Anda di halaman 1dari 12

5, 6 e 7 de Agosto de 2010 ISSN 1984-9354

ESTUDO DE CASO DE VENTILAO NATURAL E ARTIFICIAL EM UMA SALA DE BATERIAS DO TIPO CHUMBO-CIDAS
Douglas Osternack (UTFPR) Douglasosternack@yahoo.com Carlos Augusto Sperandio (UTFPR) ca.sperandio@yahoo.com Felipe Diogo Teixeira (UTFPR) felipediogo2@yahoo.com.br Rodrigo Eduardo Catai (UTFPR) catai@utfpr.edu.br Adalberto Matoski (UTFPR) adalberto@utfpr.edu.br

Instalaes de banco de baterias do tipo chumbo cidas oferecem risco de exploses. Isto se deve a formao de atmosferas explosivas, dada a emisso de gs hidrognio pelas baterias, aliado ao calor ou centelhamento de equipamentos eltricoos, inerentes a estes ambientes. A fim de se reduzir o risco de exploses investe-se na ventilao, a fim de se limitar o teor de gases gerados nas instalaes de baterias. Sendo os referenciais normativos deste trabalho: NBR IEC 60079, API RP-505 e EN 50272-2. Prope-se um estudo sobre as normas citadas, com vistas a comparar os sistemas de ventilao natural e ventilao artificial. Aplicou-se a verificao da ventilao em uma sala de baterias na regio metropolitana de Curitiba, sendo propostas melhorias para mesma. Os resultados mostraram que a sala classificou-se como risco 2, exigindo cuidados especiais nas instalaes eltricas, mas seria possvel chegar ao status de ambiente no classificado com a insero de um exaustor. Palavras-chaves: Ventilao, Eficincia energtica, Baterias, Exploso, Grau de risco.

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

1.

Introduo
Em uma planta fabril ou mesmo em prdios comerciais os acidentes mais danosos, so

os causados por exploses e em decorrncia disso os incndios, podendo ocasionar paralisao das atividades econmicas e inclusive causar perda de vidas. Hoje, em praticamente todas as indstrias e prdios comerciais onde as atividades essenciais dependem de energia eltrica existem salas com bancos de baterias, utilizadas para suprir a falta de energia eltrica durante uma falha ou manuteno do sistema de abastecimento de energia eltrica. Nestas salas, independente da forma construtiva das mesmas, liberado para o ambiente o hidrognio, um gs de alta explosividade. Pode-se formar, assim, uma atmosfera explosiva, cujo potencial explosivo depende da concentrao relativa da mistura hidrognio-oxignio. Conforme a probabilidade de formao desta atmosfera se exigir cuidados especiais, para instalao de equipamentos eltricos nas salas de baterias, no que diz respeito a provocarem centelhas ou alta temperatura, que podem se tornar fontes de ignio. Este trabalho visa, neste contexto, apresentar um estudo da ventilao de uma sala de baterias, localizado na regio metropolitana de Curitiba, e propor uma discusso de alternativas de melhorias para a ventilao desta sala.

2. 2.1.

Reviso Bibliogrfica Conceitos iniciais


- Ponto de Fulgor: Menor temperatura na qual um lquido libera vapor em quantidade

suficiente para formar uma mistura inflamvel (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2006b) - Limite de Inflamabilidade: So os limites de concentrao dos gases inflamveis que determinam a possibilidade do gs inflamar. Sendo a mnima concentrao na qual a mistura se torna inflamvel conhecida como Limite Inferior de Inflamabilidade e a temperatura a ela

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

associada chamada de Ponto Inferior de Inflamabilidade (JORDO, 2002). Lembrando que existe tambm um limite superior, de concentrao de hidrognio, ao qual no ocorre a exploso, o Limite Superior de Inflamabilidade; -Atmosfera explosiva: Mistura com ar, sob condies atmosfricas, de substncias inflamveis na forma de gs, vapor, nvoa ou poeira, na qual aps ignio, inicia-se uma combusto auto-sustentada atravs da mistura remanescente (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2006a). preciso saber que uma fasca (centelha) ou chama no indispensvel para que se produza uma exploso. Um aparelho pode, por elevao de temperatura em sua superfcie, atingir a temperatura de inflamao do gs e provocar a exploso.

2.2.

Classificao das reas de risco


A classificao das reas de risco visa identificar as diversas reas de uma instalao e

estabelecer o seu grau de risco, tornando possvel utilizar equipamentos eltricos projetados especialmente para cada rea. A classificao baseia-se no grau de periculosidade da substncia combustvel manipulada e na freqncia de formao da atmosfera potencialmente explosiva (BULGARELLI, 2006). Ambientes suscetveis a atmosferas explosivas podem ser classificados conforme a norma tcnica da IEC (International Electrical Commission) na sua traduo pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), NBR IEC-60079-10. Esta norma classifica os ambientes em zonas, conforme Quadro 1. Sendo que poderia, ainda, ter-se reas ditas no classificadas quando atendidos critrios de ventilao, em relao ao nmero de trocas de ar por hora e a vazo necessria para se manter os nveis de hidrognio abaixo de certos parmetros.
ZONAS ZONA 0 Descrio Local onde a ocorrncia de mistura inflamvel/explosiva contnua, ou existe por longos perodos. ZONA 1 Local onde a ocorrncia de mistura inflamvel/explosiva provvel de acontecer em condies normais de operao do equipamento de processo.

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

ZONA 2

Local onde a ocorrncia de mistura inflamvel/explosiva pouco provvel de acontecer e se acontecer por curtos perodos, estando associado operao anormal do equipamento de processo.

Quadro 1 Classificao em Zonas (JORDO, 2002)

2.3.

Ventilao
A ventilao um dos meios capazes de minimizar ou evitar a formao de uma

atmosfera inflamvel. essencial que esse tipo de proteo assegure que em qualquer ponto do ambiente considerado, bem como em qualquer tempo no haver a formao de mistura inflamvel. Observe-se que de fundamental importncia uma boa avaliao das condies locais de instalao e da quantidade de gs ou vapor inflamvel que pode ser liberado (JORDO, 2002). A ventilao adequada ser aquela, natural ou artificial, considerada como suficiente para evitar o acmulo de quantidades significativas de mistura inflamvel em concentraes que estejam acima de 25% de seu Limite Inferior de Inflamabilidade (LII). Caso seja realizada a medio do nmero de trocas de ar (N) do ambiente e o valor esteja maior ou igual seis (6) trocas por hora considera-se que o ambiente est adequadamente ventilado. Se o valor de trocas for obtido atravs de um mtodo matemtico, a norma API RP 500 recomenda a aplicao de um fator de segurana (fs=2) elevando o nmero mnimo de trocas para doze (12) trocas por hora. O nmero de trocas de ar por hora (N) obtido pela relao entre a vazo real do ar mecnica ou natural (Q) em m/h, e o volume do ambiente (V) em m, (N = Q/V) (Norma API RP 500, 1997). reas internas podem ser consideradas adequadamente ventiladas se a vazo de ar for no mnimo quatro (4) vezes o valor da vazo de ar necessria para diluir uma determinada liberao de material inflamvel abaixo de 25% do Limite Inferior de Inflamabilidade (LII) (Q25%LII = 4 . Q). Se a vazo de ar for tal que resultar num nmero de trocas de ar menor do que trs por hora, recomendvel que haja monitorao de presena de gs atravs de detectores de gs de instalao fixa, de modo que no seja ultrapassado o limite de 25% do Limite Inferior de Inflamabilidade (LII). Esta ventilao pode ser conseguida por meio natural ou mecnico (JORDO, 2002).

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

Caso a ventilao seja suficiente para assegurar que no haja acmulo de mistura inflamvel de hidrocarboneto em concentrao acima de 25% de seu Limite Inferior de Inflamabilidade (LII) por perodos de tempo significativos. Este conceito aplicvel para liberaes que sejam relativamente pequenas em quantidade ou curtas em durao (Norma API RP 500, 1997).

2.4.

Exigncia ventilao
Atravs da ventilao em uma sala de baterias deve ser mantida a concentrao de

hidrognio abaixo do limite inferior de inflamabilidade (LII) de 4% do volume. Salas de baterias so consideradas sem risco de exploso, quando a concentrao de hidrognio mantida abaixo do limite de segurana atravs de ventilao natural ou mecnica. O volume de ar ou vazo necessrio para ventilar uma sala de baterias, deve ser calculado com a Equao 1. Q = v . q . s . n . Igs . CN . 10-3 Onde: Q = volume de ar (vazo) em m/h v = fator de diluio do hidrognio: (100% - 4%)/4%=24; q = 0,42 . 10-3 m/Ah de hidrognio liberado; s = 5, fator de segurana; n = nmero de baterias; Igs = corrente que gera o desenvolvimento do gs, em mA/Ah da capacidade nominal , pode ser a corrente de flutuao Iflut ou corrente de carga Icarga; CN = Capacidade total das baterias em Ah.
Baterias de chumbo clulas fechadas Sb <3%1 Fator de emisso de gases (fg) Fator de segurana para emisso de gases (fs) (inclui 10% de baterias defeituosas e velhas) Tenso de flutuao (Uflut 3) 1 5 2,23 Baterias de chumbo clulas lacradas 0,2 5 2,27 Baterias de NiCd clulas fechadas2 1 5 1,40

(Equao 1)

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

V/bateria Corrente de flutuao tpica (Iflut) mA/ Ah Corrente (carga de flutuao) (Igs) mA/Ah Tenso de carga rpida (Ucarga 3) V/bateria Corrente de carga rpida tpica (Icarga) mA/Ah Corrente (carga rpida) (Igs) mA/Ah

1 5 2,40 4 20

1 1 2,40 8 8

1 5 1,55 10 50

1) Quando o teor de antimnio maior, os dados adequados devem ser verificados junto ao fabricante. 2) Em baterias de NiCd com recombinao interna, devem ser observadas as instrues do fabricante. 3) A tenso de reteno e de carga pode variar, conforme o peso especfico do eletrlito da bateria de chumbo. Quadro 2 - Valores para corrente Igs nas baterias em carga e flutuao Fonte: Norma Europia VDE: EN 50272-2, 2001.

2.5.

Ventilao natural
A maior parte do volume de ar deve preferencialmente ser garantido atravs de

ventilao natural, caso contrrio atravs de ventilao mecnica. Salas ou armrios de baterias exigem uma abertura de entrada e sada para a ventilao com rea mnima, que calculada com a seguinte equao: A = 28 . Q Onde: A = abertura livre em cm2 Q = vazo de ar efetiva em m3/h As aberturas para entrada e sada de ar devem ser bem posicionadas em local apropriado, para alcanar as melhores condies para a troca de ar, isto :

(Equao 2)

Aberturas em paredes opostas; Distncia de separao no mnimo de 2,0 m, quando as aberturas se encontram na mesma parede.

2.6.

Ventilao mecnica
Quando o volume de ar Q no pode ser assegurado atravs de ventilao natural,

necessria ventilao mecnica e o carregador precisa ser acoplado ao sistema de ventilao para que conforme a operao de carga a necessidade do volume de ar seja garantida,

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

devidamente para o estado operacional momentneo. O ar que transportado da sala de baterias deve ser enviado parte externa do prdio ao ar livre. A ventilao deve ser dimensionada conforme a corrente mxima possvel do carregador.

3.

Metodologia
A seguir so apresentadas equaes que sero utilizadas no processo de verificao

das condies de ventilao. a) Clculo do nmero de trocas de ar por hora (N) atravs das aberturas N=Q/V Onde: N = nmero de trocas de ar por hora Qefetivo = vazo de ar efetiva em m3/h V = volume do ambiente em m3 (Equao 3)

b) Clculo da vazo de ar mnima para diluir a concentrao de Hidrognio a 25% do LII - regime de Flutuao e Carga Profunda das Baterias: QminH2Flut. = 0,05 . n . Igs . CN . 10-3 Onde: (Equao 4)

n = nmero de baterias Igs = corrente que gera o desenvolvimento do gs, em mA/Ah da capacidade nominal , pode ser a corrente de flutuao Iflut ou corrente de carga Icarga CN = Capacidade total das baterias em Ah

c) Clculo da vazo de ar mnima para diluir a concentrao de Hidrognio a 25% do LII - rea interna adequadamente ventilada Para uma rea interna considerada adequadamente ventilada a vazo de ar deve no mnimo ser quatro (4) vezes o valor da vazo de ar necessria para diluir uma determinada liberao de material inflamvel abaixo de 25% do Limite Inferior de Inflamabilidade (LII) (Equao 5). Q25%LII = 4 . QminH2 (Equao 5)

4.

Resultados

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

4.1.

Anlise da situao atual


O ambiente analisado consiste em uma sala contendo baterias tipo chumbo cidas,

construda em alvenria com as seguintes caractersticas: - Dimenses da sala: Altura = 3,0 m; Largura = 1,80 m; Comprimento = 5,50 m; - Composio do Banco de Baterias: 2 bancos de baterias tipo chumbo cidas ventiladas com 24 elementos cada banco, com capacidade total de 100Ah; - Dimenses das aberturas existentes para ventilao: Uma abertura inferior tipo veneziana com 0,20 m de altura com 0,60 m de largura.Uma abertura superior com dimetro de 0,60 m com um equipamento de exausto (desativado).

Figura 1 - Sada de ar da Sala de baterias analisada em uma indstria na regio metropolitana de Curitiba. Fonte: Autor (2008).

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

Figura 2 - Entrada de ar da Sala de baterias analisada em uma indstria na regio Metropolitana de Curitiba. Fonte: Autor (2008).

a) Clculo do nmero de trocas de ar por hora (N) atravs das aberturas: Como a sala possui duas aberturas uma com 1.200 cm (20 cm x 60 cm) e outra com 2.827 cm ( dimetro de 60 cm) foi adotado como parmetro para os clculos a menor abertura, considerando rea livre de 50% de sua rea, devido a veneziana. Alm disto, no foi aplicado o ndice de correo da vazo para reas de entrada sada desiguais em um ambiente a ttulo de acrscimo no fator de segurana da instalao. Assim, tem-se o seguinte valor para a vazo de ar a partir da Equao 2. Qefetivo = 21,43 m3 / h

E aplicando esta vazo e o volume da sala (29,7 m) na Equao 3 obtm-se o nmero de trocas de ar por hora: N = 0,72 trocas de ar por hora.

b) Clculo da vazo de ar mnima para diluir a concentrao de Hidrognio a 25% do LII:

b.1)

Para o regime de Flutuao das Baterias:

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

Conforme tabela 4 o valor, Igs = 5 mA/Ah n = 48 baterias CN = 100 Ah. Aplicando na Equao 4 tem-se: QminH2Flut. = 1,2 m3 /h

b.2)

Clculo da vazo de ar mnima para o regime de Carga Profunda das

Baterias: Conforme tabela 4 o valor Igs = 20 mA/Ah. n = 48 baterias CN = 100 Ah. Aplicando estes dados na Equao 4, obtm-se: QminH2carga. = 4,8 m3 /h

b.3)

Clculo da vazo de ar mnima para diluir a concentrao de Hidrognio a

25% do LII: Aplicando a vazo calculada na alnea b.2 na Equao 5, obtm-se: Q25%LII = 19,2 m3 /h

4.2.

Proposta de melhoria
Para se conseguir um resultado de ventilao satisfatrio, com dimensionamento para

nmero de trocas de ar por hora maior ou igual a 12, ser necessrio aplicar a Equao 3.

Q = 356,4 m/h Obtm-se pela aplicao da Equao 2, que esta vazo poderia ser conseguida por uma abertura lateral de rea igual a:

A = 9979,2 cm

10

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

Mas, com a instalao de um equipamento de exausto elico ou um exaustor motorizado de parede, atingir a vazo de 356,4 m/h seria bastante simples. Um exaustor de parede da marca Vesper, modelo PE 300 M4, com 30 cm de dimetro, atende a vazo de 2400 m/h, conforme dados do fabricante. Ou ainda, com a utilizao de um exaustor elico da marca Lest, modelo Ventlesto 24, com 57cm de dimetro na exausto atende a 4.000 m/h desde que com vento de 10 km/h. Este sistema tem a desvantagem de perder em eficcia quando no h vento externo. Existe ainda um sistema combinado de exaustor elico e exaustor mecnico que poderia ser uma boa sada. Para a primeira situao, vazo igual a 2400 m/h, com a Equao 3, obtm-se: N = 112 trocas de ar por hora. A partir dos valores obtidos elaborou-se uma tabela comparativa dos resultados (Tabela 1).
Tabela 1 - Tabela comparativa entre os valores obtidos na analise da sala, com valores de referncia para se obter uma ventilao adequada. Descrio da Varivel Valor Obtido (situao atual) 0,7 trocas por hora Situao proposta Valores mnimos para a rea ser considerada no classificada. N 12 Obtido atravs de clculo matemtico

Nmero de trocas de ar (N) obtido a partir da abertura existente na sala. Vazo de ar mnimo para diluir a concentrao de Hidrognio a 25% do LII.

112

21,4 m3 /h.

356,4 m3 /h

19,2 m3 /h.

Baseado nas informaes da tabela 9 observa-se que o ambiente em anlise no possui boa ventilao, pois seu nmero de trocas de ar menor que 12, mas a vazo de ar mnima para diluir a concentrao de hidrognio a 25% do LII suficiente. Assim sendo, o ambiente pode ser classificado como: Zona de Risco 2. Conforme informado o sistema de exausto mecnica no esta em condies de uso, pode-se observar que caso este sistema entre em funcionamento garantido, o nmero de trocas de ar (N) ter um resultado melhor podendo tornar o ambiente como no classificado, conforme a situao proposta.

11

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

5.

Concluses
Conforme se observou, a ventilao natural instalada demonstrou-se de acordo com os

parmetros esperados em termos de vazo, resultando em uma classe de risco que exige equipamentos eltricos com especial proteo para o ambiente da sala de baterias. Mas seria possvel melhorar a ventilao, como proposto, o que levaria a um ambiente mais seguro pela no formao de atmosferas explosivas. Sugere-se a verificao de sistemas mistos elico-eltrico, com uso ou no de sensores fixos de gases, com a finalidade de se obter um sistema mais eficiente energeticamente.

Referncias
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR IEC 60079-10: Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Parte 10: Classificao de reas: elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, 2006a. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR IEC 60079-00: Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Parte 0: requisitos gerais: elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, 2006b. AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE. API RP-505: Recommended practice for classification of locations for electrical installations at petroleum facilities. Nov. 1997. BULGARELLI, Roberval. Projeto de classificao de reas em uma indstria petroqumica Segurana em atmosferas explosivas. Revista o Setor Eltrico. Ed. 10. Nov., 2006. JORDO, Dcio de Miranda. Manual de Instalaes Eltricas em Indstrias Qumicas, Petroqumicas e de Petrleo. Atmosferas Explosivas. 3 Ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 2002. NORMA EUROPIA VDE: EN 50272-2: Exigncias de segurana s baterias e instalaes com baterias Parte 2: Baterias estacionrias. Bruxelas , 2001.

12

Anda mungkin juga menyukai