Anda di halaman 1dari 4
Produto NOVEMER ® EC-1 INCI Acrylates/Acrylamide Copolymer (and) Mineral Oil (and) Polysorbate 85

Produto

NOVEMER ® EC-1

INCI

Acrylates/Acrylamide Copolymer (and) Mineral Oil (and) Polysorbate

85

Definição

Novo polímero multifuncional para o preparo de emulsões a frio.

Propriedades

NOVEMER ® EC-1 é um novo polímero multifuncional fácil de usar, desenvolvido para espessar, suspender, estabilizar, emulsificar e melhorar o sensorial das formulações. Composto por uma associação de polímero aniônico pré-neutralizado, óleo mineral e um emulsionante, apresenta-se na forma de um liquido leitoso, de moderada viscosidade.

NOVEMER ® EC-1 permite a formação de emulsões a frio, pela simples mistura com água + conservantes. A adição de emolientes e de outros ingredientes modificadores sensoriais permite o preparo de emulsões de diversos tipos, desde as mais leves até as mais encorpadas, mais ricas.

NOVEMER ® EC-1 apresenta características muito interessantes a serem exploradas pelo formulador:

Mantém a integridade do produto sob condições difíceis de processamento: As formulações feitas com NOVEMER ® EC-1 podem suportar alto cisalhamento e temperaturas elevadas de processamento. Curvas controladas de fluxo de alto cisalhamento mostram que ele possui excelentes propriedades de redução do cisalhamento, e se recupera imediatamente após a remoção da força.

Mantém alto desempenho na presença de eletrólitos: NOVEMER ® EC-1 ajuda a manter a viscosidade e estabilidade na presença de eletrólitos. Comparado a outros polímeros similares, ele demonstrou ter excelente tolerância aos eletrólitos monovalentes. Possui também boa estabilidade na presença de baixos níveis de eletrólitos bivalentes.

Simplifica a emulsificação e proporciona versatilidade à formulação: NOVEMER ® EC-1 é um produto versátil, que pode ser acrescentado em qualquer estágio da formulação como emulsificante primário ou secundário, sem causar impacto às propriedades finais da emulsão. NOVEMER ® EC-1 pode ser acrescentado diretamente à fase água para rápido espessamento,

ou dispersado na fase óleo, antes da emulsificação. A pós-adição do NOVEMER ® EC-1 permite

ou dispersado na fase óleo, antes da emulsificação. A pós-adição do NOVEMER ® EC-1 permite ao consumidor ajustar a viscosidade final do produto. A ordem de adição não afeta significativamente a distribuição ou o tamanho das gotículas de óleo.

Propriedades Sensoriais Intensificadas: as propriedades sensoriais de uma emulsão de NOVEMER® EC-1 foram avaliadas em um estudo comparativo realizado com 11 mulheres, com idades entre 25 a 55 anos, que utilizaram as formulações teste no antebraço. Três formulações foram avaliadas simultâneamente: Uma delas baseada em NOVEMER ® EC-1, a outra em uma combinação de polímeros Carbopol ® 980/981 e a última, uma mistura de silicato de magnésio/alumínio e goma xantana, conforme descrito abaixo:

Ingrediente

Quantidade

Quantidade

Quantidade

(%)

(%)

(%)

Água desmineralizada

89,85

89,10

80,90

Glicerina

1,0

1,0

1,0

Carbopol ® 981

 

0,20

 

Carbopol ® 980

 

0,35

 

Silicato de Magnésio e Alumínio

   

4,50

Goma xantana

   

0,20

Palmitato de isopropila

7,0

7,0

7,0

Steareth-2

0,65

0,65

0,65

Steareth-21

0,35

0,35

0,35

Novemer ® EC-1

0,75

   

NaOH (sol. 18%)

 

0,65

 

Ácido Cítrico (sol. 10%)

     

Antimicrobiano

0,40

0,40

0,40

Os resultados da primeira avaliação indicaram que a formulação com NOVEMER ® EC-1 é significativamente menos pegajosa do que as demais formulações utilizadas, e que apresenta um sensorial muito agradável, deixando menos resíduo na pele.

Uma segunda avaliação foi feita para comparar as características

do NOVEMER ® EC-1 com a de dois outros produtos de mercado semelhantes, todos preparados

do NOVEMER ® EC-1 com a de dois outros produtos de mercado semelhantes, todos preparados de acordo com a mesma emulsão básica:

Ingrediente

Quantidade

 

(%)

Água deionizada

qs

 

Glicerina

1,00

 

Palmitato

de

7,00

 

Isopropila

Ceteareth-

1,00

 

20/Cetearyl alcohol

Antimicrobiano

0,40

 

Polímero

q.s.

Obs.: a emulsão foi estabilizada e espessada até chegarem à mesma viscosidade, usando o mesmo teor de polímero ativo (quantidade de polímero presente em cada um dos produtos) .

Os resultados obtidos nesta 2ª avaliação estão resumidos no gráfico abaixo:

nesta 2ª avaliação estão resumidos no gráfico abaixo: A formulação com NOVEMER® EC-1 mostrou-se superior às

A formulação com NOVEMER® EC-1 mostrou-se superior às demais no que diz respeito à suavidade; na maioria dos demais parâmetros,

 

as 3 formulações testadas tiveram performance equivalente. Com relação ao espalhamento, é importante ressaltar que, como o NOVEMER ® EC-1 é muito mais tolerante aos eletrólitos naturalmente presentes na superfície da pele, a formulação apresenta uma quebra mais lenta e um corpo mais rico durante o espalhamento, proporcionando uma sensação única.

Aplicações

Gel-creme base para uso dermatológico e cosmético Formulações contendo eletrólitos mono e bi-valentes Loções hidratantes corporais Serum facial Loções e bálsamos pós-barba / pós-depilação Filtros solares Emulsões para peles sensíveis Loções infantis Loções pós-sol Cremes para as mãos Loções hidratantes corporais Máscaras faciais Demaquilantes e loções de limpeza Cremes e loções para celulite Emulsões para ativos termo-sensíveis (permite a produção a frio)

Informações

Concentração de Uso: 1,0 a 3,0% Estável em pH 5,5 a 11,0 COMO USAR: Pode ser acrescentado diretamente à fase aquosa, para rápido espessamento ou dispersado na fase óleo, antes da emulsificação; Outra opção é acrescentar à emulsão já pronta.

Observação: Ao ser adicionado sozinho na água, pode ocorrer a formação de um gel semi-transparente e cheio de “pontinhos brancos”, que com o passar do tempo desaparecem e dão origem

farmacotécnicas

 

a

um gel-creme branco e com aspecto perfeitamente homogêneo.

Esse fenômeno ocorre em função da presença do polisorbato-85, que precisa de um pequeno espaço de tempo para liberar

completamente o polímero. A presença de uma pequena quantidade de componentes de caráter oleoso (ésteres emolientes, conservantes com fenoxietanol, etc) acelera o

processo e permite a obtenção imediata de um gel-creme branco

e

homogêneo.

Bibliografia

1.

Informativos técnicos LUBRIZOL - Distribuição exclusiva DEG para o mercado magistral.