Anda di halaman 1dari 1
AULA PRÁTICA DE BROMATOLOGIA Profª. Tatiane Moreira Siqueri Título: Determinação de ácido acético no vinagre e

AULA PRÁTICA DE BROMATOLOGIA Profª. Tatiane Moreira Siqueri

Título: Determinação de ácido acético no vinagre e determinação do pH do vinagre utilizando métodos convencionais e Métodos instrumentais de análise.

1) Objetivo: Avaliar o porcentual de ácido acético (CH3COOH) presente em uma amostra de vinagre, através de titulação com solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,1mol/l e determinar o pH do vinagre com a utilização de equipamento específico (pHmetro).

2) Materiais e Reagentes

Bureta de 25 ml Funil de vidro Béquer de 50 ml Pipeta volumétrica 10 ml Balão volumétrico 100 ml Erlenmeyer de 250 ml Fenolftaleína Solução de Hidróxido de Sódio 0,1 mol/l Vinagre branco comercial Água deionizada

3) Procedimento Experimental

1) Colocar o hidróxido de sódio na bureta até a marca. Pipetar uma alíquota de 10 ml de vinagre e cuidadosamente transferir para um balão volumétrico de 100 ml e diluir até a marca com água deionizada. Remover uma alíquota de 10 ml do balão, com uma pipeta volumétrica, e transferir para um erlenmeyer de 250 ml. Adicionar 3 gotas de fenolftaleína. Titular a mistura com solução padrão de hidróxido de sódio 0,1 mol/l até o aparecimento de uma leve coloração rosa que persista por no mínimo 30 segundos. Realizar essa análise em triplicata. Não esqueça de encher a bureta com NaOH na segunda e terceira análise.

2) Colocar uma quantidade suficiente de vinagre em um béquer e realizar a análise de pH utilizando o pHmetro. Cuidado ao manusear o eletrodo e não encoste o mesmo no fundo e nas paredes do béquer. Verifique durante a medição se o eletrodo está bem mergulhado no produto (vinagre).

4) Questionário Entregar essa folha com o questionário respondido na próxima aula (01/09/2014)

1)

Calcular a porcentagem de ácido acético no vinagre:

% CH3COOH =

x 100

Vinagre

pH

Amostra 1

 

Vb = Volume NaOH gasto (medido na bureta) Mb = concentração de NaOH (0,1 mol/l) Valiq = volume da alíquota amostra de ácido Va = volume da amostra (está dividido por 100 devido a diluição da amostra inicial)

(Obs.: Como a análise foi realizada em triplicata esse cálculo deve ser realizado 3 x)

2)

O resultado da concentração de ácido acético no vinagre corresponde ao indicado no rótulo do produto?

Justifique.

3)

Anote na tabela acima o resultado da análise de pH.

4)

Pesquisar para responder:

  • a) Diferença entre pH e acidez.

  • b) Explicar suscintamente o processo de fabricação do vinagre destacando o nome das bactérias fermentadoras da produção do vinagre, bem como o teor de ácido acético mínimo permitido e a faixa de pH.