Anda di halaman 1dari 28

NDICE

1 aula 2 aula 3 aula

Acorde perfeito maior Arpejo de acorde maior Arpejo maior (continuao) Acorde perfeito menor Arpejo de acorde menor Arpejo menor (continuao) Notas enarmnicas Acordes enarmnicos Tons vizinhos - modo maior Tons vizinhos - modo menor Reviso Prova Acorde maior e menor com 7 Arpejo de acorde M7 e m7 Intervalos compostos Arpejo aumentado Arpejo diminuto Escala cromtica maior Escala cromtica menor Leitura rtmica Reviso Prova

2 4 6 8

4 aula 5 aula 6 aula 7 aula 8 aula 9 aula 10 aula 11 aula 12 aula 13 aula 14 aula 15 aula 16 aula

10 12 14 15 16 18 20 22 24 26 28 28

EMU II
1 aula
Acorde
Acorde: trs ou mais sons executados simultaneamente. Acorde perfeito maior: formado por uma 3M e uma 3m sobrepostas. Arpejo: as notas do acorde so tocadas sucessivamente. Solfeje os arpejos sempre partindo de D maior (C).

Ritmo a duas vozes


MD Mo direita ME Mo esquerda

Ditado rtmico

Solfejo com leitura rtmica (afine os exerccios pelo arpejo da tonalidade).

Reescrever os solfejos oitava abaixo na clave de f.

2 aula
Acorde maior (continuao)

Leitura rtmica

Ditado rtmico

Solfejo com leitura rtmica (afine os exerccios pelo arpejo da tonalidade)

Ditado

Reescrever os solfejos oitava abaixo na clave de f.

3 aula
Acorde perfeito menor: formado por uma 3m e uma 3M sobrepostas. Solfeje os arpejos comparando o menor com o maior.

Solfejo com leitura rtmica


*

Transponha o exerccio 1 uma 2M abaixo e o exerccio 2, uma 2m acima. Solfeje.

Ditado

Os dois exerccios acima so de autoria de Cacilda Borges Barbosa.

4 aula
Solfeje os arpejos comparando o menor com o maior.

Notas enarmnicas: tem o mesmo som e nomes diferentes. Exemplo:

Acordes enarmnicos: formados por notas que tm o mesmo som, porm tm escritas diferentes. Exemplo: Db e C# Encontre entre os arpejos acima, os seus enarmnicos.

Solfejo (Coral da Cantata 96 de J. S. Bach)

Execuo: a) Ler as vozes separadas; b) Ler junto as vozes do soprano e do baixo; c) Ler junto as vozes do tenor e do contralto; d) Ler as quatro vozes; e) Solfejar os acordes. Ex.:

Ditado

Bula: Soprano Contralto Tenor Baixo

clave de sol -, haste para cima. clave de sol -, haste para baixo. clave de f -, haste para cima. clave de f -, haste para baixo.

10

5 aula
Tons vizinhos (modo maior)
So os tons que tm a mesma armadura de clave do tom principal ou tm um acidente a mais ou a menos em sua armadura. Tons vizinhos diretos: o tom relativo, o tom da dominante e o da subdominante. Tons vizinhos indiretos: os tons relativos da dominante e da subdominante. Obs.: O tom homnimo considerado tom prximo. Ex.: Tons vizinhos de D maior Cm (tom prximo) F Dm C Am G Em

Vizinhos diretos: Am, G e F Vizinhos indiretos: Em e Dm

Exerccio Encontre os tons vizinhos de: G, D, A, E, F, Bb, Eb, e Ab.

11

Solfejo com leitura rtmica

Solfejo a duas vozes

Execuo: a) Solfeje a primeira voz; b) Solfeje a segunda voz; c) Dividir a turma em dois grupos e solfejar a duas vozes; d) Inverter os grupos.

Ditado

12

6 aula
Tons vizinhos (modo menor)
Da mesma forma que no modo maior, so os tons relativos, da dominante, da subdominante e seus relativos. Ex.: Tons vizinhos de L menor A (tom prximo) Dm F Am C Em G

Vizinhos diretos: C, Em e Dm Vizinhos indiretos: G e F Obs.: Para encontrar os tons vizinho no modo menor, usa-se sempre a escala menor natural. Exerccio Encontre os tons vizinhos de: Em, Bm, F#m, C#m, Dm, Gm, Cm e Fm.

Leitura rtmica

Ditado rtmico

13

Solfejo

Reescreva o solfejo 3 uma oitava acima usando a clave de sol.

Ditado

14

7 aula
Reviso
1) Encontre os tons vizinhos das tonalidades propostas. Incluir os tons prximos.

a)

b)

Em

c)

d)

F#m

e)

Bb

15

2) Classifique e cifre os acordes ou arpejos.

3) Reescrever a seguinte melodia uma oitava abaixo, usando a clave de f. Solfeje.

4) Ditado meldico. 5) Ditado rtmico.

8 aula - prova

16

9 aula
Correo da prova. Acorde maior com 7m formado por uma 3M e duas 3m. Acorde menor com 7m formado por uma 3m, uma 3M e outra 3m. Exerccio Arpeje os acordes maior e menor com 7m.

17

Com que roupa

18

10 aula
Intervalo composto
Intervalo composto: o intervalo que ultrapassa a oitava. um intervalo simples somado a uma ou mais oitavas. Classifica-se o intervalo composto como se fosse simples, somando o nmero 7 para cada oitava. Ex.:

Classifique os intervalos

Leitura rtmica

Ditado rtmico

19

Solfejo

Jesu, Jesu, do bist mein

Execuo: a) Ler as vozes separadas;

b) Ler as vozes do soprano e do baixo; c) Ler as vozes do tenor e do contralto;

d) Ler as quatro vozes; e) Solfejar os acordes. Ditado

20

11 aula
Arpejo aumentado formado por duas 3M. Arpejo diminuto formado por duas 3m. Compare solfejando os arpejos dos acordes maiores, aumentados, menores e diminutos.

21

Solfejo

Falsa baiana

Ditado

22

12 aula
Escala cromtica maior
uma escala dividida em doze semitons. As notas cromticas devem pertencer aos tons vizinhos da escala correspondente. Exemplo em DM (C) Tons viznhos G, F, Am, Em, Dm e Cm.

1) Sensvel de Dm 2) Sensvel de Em 3) Sensvel de G 4) Sensvel de Am 5) IV grau de F 6) IV grau de F 7) VI grau de Cm 8) Sensve de G 9) III grau de Cm 10) No pertence nenhum tom vizinho Exerccio Escreva as escalas cromticas de G, D, F, e Bb Use semibreves para as notas diatnicas e semnimas sem haste para as notas cromticas (ver exemplo acima).

23

Solfejo

Jesu, meine Zuversicht

Execuo: a) Ler as vozes separadas; b) Ler as vozes do soprano e do baixo; c) Ler as vozes do tenor e do contralto; d) Ler as quatro vozes; e) Solfejar os acordes.

Ditado

24

13 aula
Escala cromtica menor
Para formar escalas cromticas no modo menor, seguir as mesmas orientaes do modo maior, ou seja, as notas cromticas devem pertencer aos tons vizinhos da escala correspondente. Exemplo em Lm (Am) Tons vizinhos Em, Dm, G, C, F e A.

1) VI grau de Dm 2) Sensvel de Dm 3) Sensvel de Em 4) VI grau de Am (forma meldica) 5) Sensvel de Am (forma harmnica) Obs.: A escala descendente idntica descendente. Exerccio Escreva as escalas cromticas de Em, Bm, Dm, e Gm. Use semibreves para as notas diatnicas e semnimas sem haste para as notas cromticas (ver exemplo acima).

25

Solfejo a duas vozes

Xererem

Execuo: a) Solfeje a primeira voz; b) Solfeje a segunda voz; c) Dividir a turma em dois grupos e solfejar a duas vozes; d) Inverter os grupos.

Ditado

26

14 aula
Leitura rtmica

Ditado rtmico

27

Solfejo

Eu sei que vou te amar

Ditado

28

15 aula
Reviso
1) Classificar os intervalos.

2) Classifique e cifre os acordes ou arpejos.

3) Encontre os tons vizinhos das tonalidades pedidas. a) B b) Dm c) A d) C#m 4) Escreva as escalas cromticas pedidas. Justifique. a) A b) Fm c) F#m d) E Ditado rtmico Ditado

16 aula - prova

Anda mungkin juga menyukai