Anda di halaman 1dari 3

O calvinismo e a escravido - A escravido e o cristianismo reformado, parte 01

O princpio de escravido, pois, fora claramente denunciado pelo Cristianismo reformado desde suas origens. E uma tentativa de estabelecer novas relaes com os indgenas dos pases em via de colonizao fora mesmo empreendida por calvinistas desde a metade do sculo XVI. Procedentes de Genebra, protestantes tinham a inteno de fundar no Brasil uma colnia de novo tipo. Desejosos de respeitar plenamente as pessoas e os direitos indgenas, queriam criar uma verdadeira comunidade evanglica naquele pas.

Em maro de 1557, um contingente de refugiados franceses, acompanhados de dois pastores huguenotes, foi enviado pelo reformador Joo Calvino para junto do cavaleiro de Villegagnon. Este desembarcara, em 1555, na emborcadura do rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Desejava estabelecer l uma colnia francesa que professasse a f reformada. Naquela comunidade nova, todos os membros deviam viver em p de igualdade, no esprito do Evangelho. Um deles, Jean de Lry, telogo e arteso sapateiro, escrever mais tarde a histria de uma viagem feita s terras do Brasil, onde ele narra essa aventura que foi muito mal-sucedida, em razo do carter verstil de Villegagnon.[i] Contrariamente s idias difundidas pelos colonizadores da poca, Jean de Lry proclama que os indgenas colonizados so no apenas pessoas respeitveis, mas que possuem qualidades de que muito frequentemente carecem os cristos, mesmo aqueles que se reputam mais civilizados. "Ainda que eu tenha sempre amado e ame ainda minha ptria", escreve, "todavia, vendo no s a pouca ou quase nenhuma lealdade e fidelidade que nela existem, mas, o que pior, a deslealdade com que nela se tratam mutuamente as pessoas, lamento muitas vezes que no esteja entre os selvagens, cuja sinceridade conheci mais que a de muitos daqui, os quais, para sua condenao, levam o nome de cristo".[ii]

E como as novas descobertas geraram, nesse sculo de ardor colonizador, violentas paixes pelo ganho e especulaes financeiras pouco escrupulosas, o autor sublinha que o nvel moral dos colonizadores no poderia servir de modelo para os colonizados. "Nesta matria", escreve, "considerem detidamente o que fazem nossos ricos agiotas, que sugam o sangue e o tutano, e por conseguinte comem em vida tantas vivas, rfos e outras pobres pessoas, cujas gargantas era prefervel cortar de um s golpe a faz-los languir dessa forma"[iii]. Identificava-se, nessas observaes, a mesma linguagem de Calvino quando equipara a escravido ao assassinato. "Subtrair a liberdade a um homem", escrevia este reformador, "equivale a mat-lo". "Privar um homem de to grande bem, como que cortar-lhe a garganta" (Comentrio Gnesis, cap. 12, v. 5). Calvino no partilhava absolutamente das idias de seu tempo sobre a colonizao. Se bem que a presso da Igreja antiga sobre a sociedade ocidental tivesse levado proscrio, desde o sculo X, do comrcio dos escravos (conquanto muito remunerativo), a sede de poder e dinheiro desenvolvida na Renascena, robustecida pela descoberta dos mundos novos, levara a opinio a se acomodar a novas prticas de escravizao dos colonizados. Recordemos que, de acordo com o pensamento de Aristteles e de Santo Toms de Aquino, se pensava que, legislando-se sobre a proteo dos escravos, se protegiam estes contra a crueldade de seus senhores. Calvino no compartilhava dessa opinio. Em diversos comentrios e sermes, afirmava que a escravido era absolutamente contrria ordem natural correspondente aos desgnios de Deus. Demonstrava que essa ordem fora e continuava sendo degenerada pelo pecado dos homens. "Ainda que os primeiros que haviam sido escravizados", escrevia, "tenham sido oprimidos por direito de guerra ou porque a pobreza os haja constrangido, absolutamente certo que a ordem da natureza se corrompera violentamente". "E, se bem que seja til que uns superintendam outros, conviria mais, todavia, preservar uma condio de igualdade entre irmos" [iv].

O reformador insiste, tambm, sobre o fato de que a libertao dos escravos muito freqentemente de tal sorte explorada que os libertos tombam para a situao pior que a anterior. Por isso, ajunta, o Antigo Testamento prescreve que o escravo emancipado deve receber, no momento da libertao, toda a ajuda necessria para a assuno de sua plena liberdade. E o ensinamento do Novo Testamento e de So Paulo em particular, prossegue, confirma o do Antigo. Ele nos esclarece que a escravido, "contrria a toda ordem natural", , com muito maior razo, oposta tica crist. Mas, acrescenta ainda o reformador, a ordem da sociedade no pode ser mudada, enquanto os prprios crentes no se ajustarem Palavra de Deus de forma muito estrita, para deslanchar as transformaes necessrias da ordem poltica. Caso contrrio, esta permanece "a ordem de Deus perturbada" [v]. V-se, pois, que o pensamento original da Reforma completamente oposto aos costumes e hbitos de seu sculo e dos sculos seguintes, acerca de tudo o que se refere escravido e sorte dos indgenas colonizados.

Fonte: http://www.e-cristianismo.com.br/pt/historia-geral/157-luta-contra-discriminacao

[i] Jean de Lry, Le voyage au Brsil, Paris, 1927. Ver tambm Olivier Reverdin, Quatorze calvinistes
chez les Tupinambous, Genebra, 1957. [ii] J. de Lry, op. cit., p. 13. [iii] Ibid. p. 208. [iv] J. Calvino, Commentaire sur les cinq livres de Mose, Gense, ch. 12, v. 5. [v] Ibid.

Anda mungkin juga menyukai