Anda di halaman 1dari 2

VOCAO E MISSO PROFTICAS DO POVO DE DEUS

BORTOLINE, Jos - Roteiros Homilticos Anos A, B, C Festas e Solenidades - Paulos, 2007


* LIO DA SRIE: LECIONRIO DOMINICAL * ANO: B TEMPO LITRGICO: 15 DOM. COMUM - COR: VERDE

Ams expulso de Betel: Vidente, v embora e procure refgio na Judia; ganhe l seu po e exera l a sua 1. Ser povo de Deus no privilgio; compromisso funo de profeta (v. 12). Amasias, ao expulsar o profeta, srio que requer discernimento constante. Esse discerni- confunde-o com um membro das corporaes profticas mento provoca posicionamento decisivo e atitude proftica mantidas pelo Estado (ganhe l seu po). contra as manipulaes do poder e da religio. Como Ams, o povo de Deus no teme provocar conflitos, nem 7. A resposta de Ams resume a vocao e misso proffoge deles, mesmo que, por causa disso, seja acusado de ticas: ele no era profeta, nem discpulo de profeta, isto , conspirador (1 leitura, Am 7,12-15). Isso porque a misso no pertencia a uma corporao (no se trata de profetismo do povo de Deus em nada difere da misso de Jesus, que hereditrio). Tinha uma profisso da qual vivia: era vaprovocou rupturas, pondo-se a servio dos que no tinham queiro e colhedor de figos selvagens (v. 14). Sua vocao e liberdade (endemoninhados) nem vida (enfermos), restabe- misso tm razes profundas: no nasceram do interesse lecendo-os e integrando-os (evangelho, Mc 6,7-13). No ganancioso, nem visam lucros (cf., no evangelho, como plano do Pai, fomos feitos filhos seus e herdeiros do Reino, Jesus envia os discpulos). Pelo contrrio, sua vocao graas ao do Cristo em nosso favor. Os filhos e herdei- nasce de Deus, que o tirou (esse verbo, em hebraico, denota ros tm a tarefa de serem continuadores do projeto divino uma espcie de arrebatamento irresistvel) de junto do re(2 leitura, Ef 1,3-14). banho (v. 15a). Sua misso dirigida ao povo de Israel e em sua defesa, e no em defesa dos interesses dos poderoII. COMENTRIO DOS TEXTOS BBLICOS sos: V e fale como profeta a meu povo Israel (v. 15b). A misso do profeta provoca mudanas e rupturas radicais na 1 leitura: (Am 7,12-15): Vocao e misso do profeta sociedade: Jeroboo, com sua poltica apoiada pelos sacer2. Ams, o primeiro profeta escritor, exerceu sua ativi- dotes e profetas da corte, se apossara do povo. Deus garante dade proftica em torno do ano 760 a.C., no tempo em que que o povo lhe pertence (meu povo) e ningum poder, Jeroboo II reinava em Israel (783-743 a.C.). Esse perodo ainda que em nome da prpria religio, manipul-lo e ose caracteriza pelo expansionismo das conquistas do rei e primi-lo. Essa tomada de conscincia far com que Ams pelo crescente abismo que divide a sociedade entre ricos e no tema os poderosos, ainda que se auto-afirmem de pobres: ricos cada vez mais ricos s custas de pobres cada corpo inteiro pessoas religiosas, mas cuja prtica devez mais pobres. monstra estarem esmagando a herana de Deus! I. INTRODUO GERAL
6. 3.

Depois da morte de Salomo (931 a.C.), o reino por ele deixado dividiu-se em dois: Israel ao norte e Jud ao sul. No norte, Jeroboo I assumiu o poder. Querendo evitar que o povo continuasse indo a Jerusalm para as festas anuais, cria novo calendrio religioso e estabelece dois santurios como locais de peregrinao para as tribos do norte: D e Betel. Assim evitou que, indo a Jerusalm, o povo voltasse de l com a cabea feita contra ele. Ao mesmo tempo, evitava evaso de dinheiro destinado ao culto em Jerusalm. Nesses santurios colocou dois bezerros de ouro (1Rs 12,26-33). Betel passou, assim, a ser santurio do rei, com sacerdotes e profetas servindo-lhe de suporte ideolgico, manipulando a religio e o culto a gosto dos interesses do Estado. essa situao complexa que Ams encontra. Ele era do sul, mas fora mandado profetizar no norte. O texto de hoje o situa em Betel, santurio do rei, com sacerdotes e profetas financiados pela corte. Em troca, ofereciam ao rei uma teologia e culto de sustentao do aparato opressor.

Evangelho (Mc 6,7-13): A misso dos discpulos de Jesus


8.

O Evangelho de Marcos foi, provavelmente, o primeiro ensino de iniciao crist. Em contato com esse evangelho, as pessoas vo descobrindo quem Jesus e o que ser cristo.

9. Depois de ter chamado os discpulos (cf. 1,16-20; 2,1314), e depois de ter institudo os doze para que ficassem com ele, para envi-los a pregar com autoridade de expulsar demnios (cf. 3,13-19), Jesus os envia agora oficialmente misso. 10. O texto de hoje se situa logo aps a rejeio de Jesus em sua terra, Nazar (cf. 6,1-6; cf. evangelho do domingo passado). Isso faz parte do esquema de Marcos: o discpulo vai aprendendo quem Jesus e quem o cristo a partir dos conflitos que Jesus e a comunidade crist encontram ao longo da caminhada. Esse mesmo esquema j tinha sido empregado no final do captulo 3: depois de rejeitado pelos familiares, Jesus inicia nova etapa (cap. 4).

4.

5. Ams se apresenta em Betel decretando a morte do rei Jeroboo II. Amasias, o sacerdote, ao saber disso, acusa Ams de conspirao contra o Estado (7,9-11). Temos a uma das caractersticas do profeta: discerne quando o poder legtimo e quando no o , e mantm distncia da religio oficial que encobre os desmandos dos poderosos. Religio e culto, enquanto comunho com o Deus libertador, s tm sentido medida que servem criao da sociedade justa, igualitria e fraterna.

a. Comear tudo de novo (v. 7)


11.

O v. 7 marca novo incio (o Evangelho de Marcos sempre um comear de novo, cf. 1,1; 4,1; 6,7; 8,31). Rejeitado, Jesus chama os doze e comea a envi-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espritos maus. Temos aqui a juno da vocao com a misso dos discpulos. Sua misso a mesma de Jesus: desativar e destruir os mecanismos que geram morte, dependncia e opresso, mostrando assim a novidade do Reino. O primeiro milagre de Jesus, no E-

vangelho de Marcos, a expulso de um esprito impuro (cf. 1,21-28). Os que presenciaram o fato declaram estar diante de novo ensinamento feito com poder. Agora, esse poder est nas mos e sob a responsabilidade dos discpulos de Jesus, que iro dar continuidade misso de Jesus. Para tanto, precisam estar unidos (dois a dois) no mesmo projeto de libertao. b. Exigncias da misso (vv. 8-10)
12.

15. A misso dos discpulos (e dos cristos) em nada difere da de Jesus: todos anunciam a mudana radical no modo de viver, sintetizada na palavra converso; todos tm a comum tarefa e poder de libertar as pessoas de tudo o que opresso e marginalizao, simbolizadas pela expulso de demnios; todos tm como objetivo restaurar as pessoas, a fim de que tenham vida (curar as enfermidades).

Ser cristo estar a caminho, assumindo algumas condies bsicas. Elas no so o contedo da misso, mas formas de realiz-la com sucesso. As exigncias podem ser sintetizadas assim: 1. Estar preparados para longa e difcil jornada (levar um cajado e ter sandlias aos ps); 2. Desimpedir-se de todo suprfluo. A sobriedade caracteriza o cristo a caminho: nem po (sobriedade em relao aos alimentos, dependncia), nem sacola para guardar as possveis doaes (sacola de mendigos), nem dinheiro, nem duas tnicas (o que poderia ser ostentao de riqueza e luxo, vv. 8-9); 3. Contentar-se com a hospitalidade oferecida (a estada prolongada era devida, provavelmente, ao tempo necessrio para a fundao de uma comunidade. O evangelho, ao ser escrito, sacramentava uma prtica j existente entre os cristos). Talvez seja possvel ver aqui a superao, por parte dos discpulos, das tentaes de Jesus, no mencionadas por Marcos (posse, poder, prestgio), mas detalhadas por Mt 4,1-11 e Lc 4,1-13. c. O evangelho provoca rupturas (v. 11)

2 leitura (Ef 1,3-14): Cristo a sntese do amor de Deus por ns


16.

O hino de Ef 1,3-14 uma das grandes pginas do Novo Testamento. Dentro da carta, funciona como uma espcie de sntese ou condensao das idias principais. Sendo um texto denso de significado teolgico, no possvel aqui oferecer seno algumas pistas de orientao. O hino um louvor a Deus pelo que realizou nas pessoas por meio do Cristo. Uma breve viso panormica das aes de Deus nos permite entrar no cerne do texto. As aes que Deus realiza so estas: ele nos abenoou (v. 3), nos escolheu (v. 4), havia-nos predestinado (v. 5), derramou a graa (v. 6), fez transbordar sua graa em ns (v. 8), deu-nos a conhecer o mistrio de sua vontade (v. 9) que realizou, em Cristo, na plenitude dos tempos (v. 10). O texto bendiz (reconhece) que Deus ao misericordiosa na histria, beneficiando no a si prprio, mas s pessoas do mundo inteiro, quer judeus, quer pagos.

17.

13.

Como aconteceu com Jesus, tambm os discpulos e o Evangelho encontraro resistncias: m acolhida em relao aos discpulos e indiferena diante do anncio (v. 11). A ordem que Jesus lhes d de sacudir a poeira dos ps ao sair desse lugar. Era um gesto simblico dos israelitas que, ao ingressar de novo no prprio pas, depois de terem estado em terra pag, no queriam ter nada em comum com o modo de vida dos pagos. Libertar-se da poeira que se grudou aos ps enquanto estavam em territrio pago significava ruptura total com aquele sistema de vida. Fazendo isso, os discpulos transferem toda responsabilidade pela rejeio da Palavra queles que os acolheram mal e rejeitaram o anncio do evangelho. d. Jesus e os cristos tm idntica misso (vv. 12-13)

18. As pessoas, por sua vez, so beneficirias da graa de Deus. Basta olhar o que acontece com elas, graas ao projeto de Deus e ao do Cristo em nosso favor: ns nos tornamos herdeiros (v. 11), fomos predestinados (v. 11), e nos tornamos o louvor de sua glria, ns que espervamos em Cristo (v. 12). Isso aconteceu no somente aos que pertenciam ao povo da aliana antiga, mas a todos os que ouviram a palavra da verdade, creram no evangelho e foram marcados com o selo do Esprito Santo (v. 13). 19. O hino, pois, louva a Deus pela nova aliana realizada em Cristo, superando as barreiras de raa que condicionavam a antiga aliana. De fato, o texto pode ser entendido dentro do contexto da nova aliana que tem Cristo como cabea de tudo (v. 10). Nesta nova situao, temos os benefcios da decorrentes: o perdo dos pecados (v. 7), a filiao (v. 5) e a eleio (v. 4).

14.

Os doze partem e comeam a pregar. O contedo da 20. Tudo isso aconteceu a partir da pessoa do Cristo. por pregao idntico ao de Jesus (compare com 1,15: Con- ele e por causa dele que o Pai age em nosso favor, realizanvertam-se e creiam no evangelho), acompanhado pelas do seu projeto de vida para todos, projeto que se prolonga, mesmas aes realizadas por Jesus: expulsavam muitos mediante a ao do Esprito, na comunidade dos que crem. demnios (compare com 1,21-28.32-34.39) e curavam numerosos doentes (compare com 1,30-31.40-45; 2,3-12).

III. PISTAS PARA REFLEXO


21.

A 1 leitura (Am 7,12-15) e o evangelho (Mc 6,7-13) nos falam da vocao e misso profticas do povo de Deus. Como ser profeta hoje, em nosso pas? Que tipo de religio a nossa? Como continuar a misso de Jesus, expulsando demnios e curando doentes? Nossas pastorais so libertadoras, ou conservam as coisas como esto? Como enfrentar os conflitos? A 2 leitura (Ef 1,3-14) nos convida a olhar para as aes de Deus a nosso favor, realizadas em Cristo Jesus. O que significa pertencer nova aliana, ser filhos de Deus, povo eleito?

22.

Anda mungkin juga menyukai