Anda di halaman 1dari 34

UNIVERCIDADE

Unidade I Caractersticas da Mulher e do Homem

Prof. Dda Gilce Erbe de Miranda Silva gilce.erbe@gmail.com

Contedo programtico
Genitais feminino Mamas Genitais masculinos Sistema hormonal Masculino e Feminino Caractersticas da Personalidade Feminina e Masculina

rgos externos e internos


So relacionados com a reproduo. O aparelho genital masculino formado pela bolsa escrotal, testculos, epiddimo, ductos deferentes, vescula seminal, prstata e pnis. Ele tem a funo de produzir e sustentar os espermatozides e transferi-los ao sistema reprodutor feminino.

rgos externos e internos


O aparelho genital feminino forma as clulas sexuais femininas (vulos). Ele constitudo pelos ovrios, tubas uterinas ou trompas de Falpio, tero, vagina e vulva. Est localizado no interior da cavidade plvica.

rgos reprodutores femininos

Os rgos externos incluem a VULVA, as GLNDULAS VESTIBULARES MAIORES e o CLITRIS. Os internos incluem a VAGINA, o TERO, os OVRIOS e as TUBAS UTERINAS.

rges sexuais femininos

Caractersticas
tero: o maior rgo do sistema reprodutor feminino. Sua funo principal receber o vulo fertilizado e dar-lhe todas as condies para o seu desenvolvimento. Ovrios: So rgos pares com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura cada um. Eles esto presos ao tero e cavidade pelvina por meio de ligamentos. Na puberdade, os ovrios comeam a secretar os hormnios sexuais, estrgeno e progesterona. As clulas dos folculos maduros secretam estrgeno, enquanto o corpo lteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrgeno.

Vulva: Genitlia externa da mulher, compreendendo o CLITRIS, os lbios, o vestbulo e suas glndulas.

Genitlia Masculina
rgos reprodutores masculinos. So divididos em rgos externos (PNIS, ESCROTO e URETRA) e rgos internos (TESTCULO, EPIDDIMO, VASO DEFERENTE, VESCULAS SEMINAIS, DUCTOS EJACULATRIOS, PRSTATA e GLNDULAS BULBOURETRAIS).

Pnis

rgo reprodutor externo masculino. composto por uma massa de tecido ertil encerrada em trs compartimentos cilndricos fibrosos. Dois destes compartimentos, os corpos cavernosos, ficam lado a lado ao longo da parte superior do rgo. O terceiro compartimento (na parte inferior), o corpo esponjoso, abriga a uretra

Pnis

O pnis externo est dividido em trs partes: cabea, corpo e raiz. A GLANDE o ponto mais sensvel do pnis. - flcido, a glande envolvida pelo PREPCIO e conectado no inferior do pnis numa rea chamada freno. - ereto, o prepcio desloca-se, deixando a glande exposta.

O corpo um prolongamento flico, e a raiz a parte do pnis que est inserida dentro do corpo do homem.

O interior do pnis constitudo pelos CORPOS CAVERNOSOS, CORPO ESPONJOSO e pela URETRA. O corpo esponjoso situase na parte inferior do pnis: este tecido envolve e protege a uretra. Os dois corpos cavernosos situam-se um ao lado do outro na parte superior do pnis.

Testculo - Escroto
Testculos: Os testculos so as gnadas sexuais masculinas que produzem as clulas de fecundao ou espermatozides. Nos mamferos ocorrem aos pares e so protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Tm funo de glndula produzindo hormnios masculinos.

Epiddimo

Epiddimo: O epiddimo um pequeno ducto, com cerca de seis centmetros de comprimento, enrolado sobre si mesmo, que coleta e armazena os espermatozides produzidos pelo testculo. Localiza-se atrs do testculo, no saco escrotal, e desemboca na base do ducto deferente.

Canal deferente

O ducto deferente ou canal deferente um canal muscular que conduz os espermatozides a partir do epiddimo, que o local onde eles so armazenados aps serem produzidos nos testculos. Representam uma continuao direta da cauda do epiddimo. O tamanho pode variar entre 30 e 40cm.

Prstata

Glndula masculina, responsvel por produzir o lquido e as protenas que acompanham os espermatozides no smen. Tem forma de amndoa e localiza-se na base da bexiga, circundando a sada da uretra.
Prstata:

Corte lateral sagital da mama


Os seios so formados por glndulas (lobos, lbulos e bulbos) que produzem leite durante a amamentao. As glndulas se comunicam entre si atravs de dutos (canais) que transportam o leite at o mamilo.

A maioria dos tumores cancerosos so provenientes dos dutos.

Estgios de desenvolvimento das mamas


I II III IV V

Menopausa: as glndulas mamrias comeam a reduzir de tamanho. O tecido fibroso que suporta as mamas torna-se menos duro e, tornam-se menos firmes e, por vezes, "cadas". Mudanas no peso corporal: tendo em conta que as mamas contm uma quantidade elevada de gordura, podem ocorrer mudanas significativas, conforme se aumenta ou diminui de peso.

As mamas so glndulas secretoras e esto situadas diante dos msculos peitorais que, por sua vez, cobrem as costelas.
A mama feminina constituda por lbulos, ductos e estroma. Cada mama encontra-se dividida em 15 a 20 seces, os chamados lobos. Os lobos so constitudos por muitos lbulos, neste se encontram as clulas que produzem o leite. O leite flui atravs de uns canais finos, os ductos galactforos.

O mamilo situa-se no centro da arola.

As mamas podem ter tamanhos, formas e consistncias variadas e, durante a vida, essencialmente dependentes das alteraes hormonais que a mulher sofre ao longo da vida (idade, ciclo menstrual, gravidez, da menopausa).
Para facilitar a localizao das alteraes observadas na mama frequente a diviso em quatro partes (quadrantes); pode, ainda, ser utilizada a analogia com as horas, ou seja, recorrendo aos ponteiros do relgio para identificar um tumor.

A mama tem, ainda, vasos sanguneos que transportam o sangue e vasos linfticos, que transportam a linfa. Os vasos linfticos terminam nos gnglios linfticos.

Na regio da mama, existem vrios grupos de gnglios linfticos: axilares, supraclaviculares e retro-esternal.

A principal funo dos gnglios linfticos reter substncias estranhas como as bactrias, as clulas cancerosas ou outras substncias. Estes funcionam como se fossem pequenos filtros.

Hormnios masculinos
GLNDU Hormnio rgoLA alvo Principais aes

Hipfise

FSH
LH

Testculos Estimulam a produo de testosterona Testculos pelas clulas de Leydig (interticiais) e controlam a produo de espermatozites
Diversos Estimula o aparecimento dos caracteres sexuais secundrios

Testculos

Testosteron a

Sistema Induz o amadurecimento dos rgos reproduto genitais, promove o impulso sexual e r controla a produo de espermatozides

Os hormnios masculinos so produzidos nos testculos e

nas glndulas supra-renais.

A regulao depende da integridade do eixo hipotlamohipfise-gonadal.


A testosterona o mais importante hormnio masculino e o homem adulto produz aproximadamente 7mg de testosterona todos os dias. Valor no exame: testosterona entre 300 e 1.000 ng/dL (nanograma por decilitro). A produo de testosterona pode ser alterada por uso de alguns medicamentos, obesidade, doenas hepticas, doenas renais e doenas de algumas glndulas, principalmente da tireide, diabetes, por doenas coronarianas, depresso e at pelo tabagismo .

A testosterona facilita e promove o crescimento e a virilizao do homem, est associada s mudanas na composio corporal, como a distribuio de plos na face, trax e na regio pbica, aumento da massa muscular e funes sexuais. Na adolescncia a testosterona responsvel pelas caractersticas sexuais, como o desenvolvimento do pnis, o aumento dos pelos, as mudanas da voz e o aumento da massa muscular. Com a diminuio ou falta da testosterona surgem os sintomas da Andropausa .

Em torno dos 55 anos, pode se iniciar a perda de libido e do interesse sexual. Podendo, com o avano da idade, a dificuldade em ter ou manter a ereo, juntamente com alteraes de humor, irritabilidade, sintomas depressivos e alteraes da memria, entre outros.

Hormnios femininos
Hormnio Folculo-estimulante (FSH) responsvel pelo crescimento do folculo ovariano Hormnio luteinizante (LH) responsvel pela manuteno do corpo lteo. Prolactina responsvel por estimular o desenvolvimento dos receptores do LH. Na gravidez, parece exercer influncia na manuteno do corpo lteo gravdico. Ovrios Possui dois compartimentos ou estruturas: Teca interna e camada granulosa. Teca- concentra receptores de LH. Os andrgenos produzidos na teca so convertidos em estrognios por induo do FSH. Camada granulosa- Possui receptores de FSH, potencializada pelo estradiol. O estradiol, secretado como resultante da ao sucessiva desenvolvida nos compartimento teca e granulosa concorre para o crescimento do folculo ao potencializar a ao do FSH. FSH Estradiol Prolactina Estrognios

Ovrios Possui dois compartimentos ou estruturas: Teca interna e camada granulosa. Teca- concentra receptores de LH. Os andrgenos produzidos na teca so convertidos em estrognios por induo do FSH. Camada granulosa- Possui receptores de FSH, potencializada pelo estradiol. O estradiol, secretado como resultante da ao sucessiva desenvolvida nos compartimento teca e granulosa concorre para o crescimento do folculo ao potencializar a ao do FSH.

FSH Estradiol Prolactina Estrognios


Receptores LH OVULAO (Luteinizam-se) Progesterona

Anda mungkin juga menyukai