Anda di halaman 1dari 9

1

Latusa digital ano 6 N 37 junho de 2009

Dinmica conceitual na perspectiva do Sinthoma*

Maria Angela Maia**

Jacques-Alain Miller inicia a aula V de seu curso Coisas de fineza em psicanlise, perguntando sobre a perspectiva do sinthoma na prtica da anlise e no estatuto do psicanalista. Ele ressalta que essa perspectiva no apaga fronteiras, o sinthoma no anula os conceitos precedentes e favorece uma dinmica conceitual que permite uma visada das lgicas das conceituaes de Lacan e salientar os pontos fortes da clnica de Freud.

o que busco trazer com o esquema abaixo que no deve ser visto como cronologia, mas como articulao, envelopamento.

Texto apresentado no Seminrio da Orientao Lacaniana realizado na EBP-Rio, no dia 28 de maio de 2009, como produto do cartel composto por Romildo do Rgo Barros (mais-um), Lenita Bentes, Fernando Coutinho, Manoel Barros da Motta, Maria Angela Maia e Maria do Rosrio Collier do Rgo Barros, encarregado da apresentao das linhas gerais do curso de Jacques-Alain Miller de 2008-2009.
**

Analista praticante AP. Membro da Escola Brasileira de Psicanlise (EBP) e da Associao Mundial de Psicanlise (AMP).

AMORFO

FURO (lieu)

FALTA (place)

Real sem lei/bricolagem

Estrutura/discurso

Falasser

Sujeito do gozo (S1, a)

Sujeito do desejo (S1-S2)

Repetio encontro com o real

Repetio da cadeia significante

Recalque originrio (Freud) Foracluso generalizada (Lacan)

Recalque secundrio retorno do recalcado (Freud)

Gozo opaco

Gozo-sentido Significante asemntico

Gozo-sentido

Interpretao que visa os elementos contingentes

Interpretao que visa o objeto a

Interpretao que visa o sentido

SINTHOMA

INCONSCIENTE

Para comear, retomo como prembulo o que foi largamente discutido por Manoel Motta na ltima apresentao deste cartel, a clnica no a psicanlise, apenas marcando que entendo essa mxima de Miller a partir da articulao que ele opera entre clnica e classificao. Ele diz que a clnica um exerccio de ordenao, de classificao e de objetivao e indica que as classes clnicas antigas, herdadas de uma tradio, figuram no ensino de Lacan como estruturas na clssica tripartio neurose, psicose e perverso.

Encontramos aqui um paradoxo, pois, como Miller sublinha, um psicanalista precisa referir-se a essa classificao clssica que nos serve, mas nos aperta, arrocha o raciocnio, ao mesmo tempo em que precisa se descolar dessa classificao, o que exige um esforo do psicanalista porque h uma rotina clnica que continua a condicionar a abordagem do indivduo que se prope a fazer uma anlise. Seleciono a partir deste ponto, enunciados de Miller que nos introduzem no que viso pontuar no quadro acima.

O conceito de estrutura acrescenta ao conjunto ou ao amontoado sinaltico, uma articulao. Ao dizer estrutura, entendemos que, para alm dos fenmenos, chegamos a uma mquina, a uma matriz, da qual eles so as manifestaes, os efeitos. Assim, os sintomas em relao estrutura, tm o sentido daquilo que dela aparece, daquilo que dela manifestao. Miller pontua que Lacan apura o conceito de estrutura com a formulao dos discursos, estendendo, assim, o conceito de estrutura para fora dos limites da clnica com os quatro discursos nos quais entram as formaes sociais.

em seu carter insubstantivo condicionado pela articulao S1 S2,

que o torna sujeito da estrutura clnica. O outro elemento dessa articulao o objeto a como produto. Miller fornece ento uma definio de falasser muito interessante: o sujeito que fala e que tambm falado, um sujeito falado: no o sujeito, o sujeito mais a articulao e mais o produto da articulao. Portanto, conclumos que, considerada essa perspectiva, o conceito de falasser envelopa o conceito de sujeito. A questo que se coloca ento para Miller saber se as estruturas clnicas so apenas um artifcio de classificao, um artifcio simblico, ou se elas tratam verdadeiramente do real. Ao lado, ele ressalta que Lacan trabalha em seus ltimos textos com a clivagem entre estrutura e elementos de

acaso prvios. Portanto, no meu entender coloca-se aqui a conceituao de estrutura e de real sem lei. Trago uma passagem da coletnea Estruturalismo antologia de textos tericos1 que penso demarcar pontos importantes sobre essas

conceituaes. No estruturalismo esto implicadas as noes de totalidade e interdependncia, porque para totalizar necessrio relacionar o que se deve mostrar tambm como separvel. Logo, um mtodo ao mesmo tempo analtico e totalizante.

O estruturalismo comea quando se admite que conjuntos diferentes podem ser aproximados no a despeito de, mas em virtude de suas diferenas que se procura ento ordenar. Trata-se de comparar para construir tipos ou reconhecer evolues. Mas, procurar-se- no observar as mesmas coisas, mas pensar os laos que unem coisas diversas. Conjuntos estruturados no so fruto de uma acumulao de acasos ou da unificao acidental de vrios fatores independentes e exteriores estrutura. Para explorar essas afirmaes, parto dos elementos de acaso prvios que Miller sinaliza e proponho pensarmos sua semelhana conceituao de real sem lei de Lacan e a de bricolagem proposta pelo estruturalismo de Lvi-Strauss. Lvi-Strauss2 diz que a bricolagem, assim como o pensamento mtico, tem a caracterstica de elaborar conjuntos estruturados, mas utilizando resduos e fragmentos de acontecimentos. Os elementos so recolhidos ou

conservados em virtude do princpio de que isto sempre pode servir sem que haja qualquer ideia preconcebida do que se necessita3. Cada elemento vale por si e no por sua relao a outro elemento, de modo que o bricoleur no trabalha com qualquer sintaxe ou lei. Cada elemento utilizado na bricolagem representa em si mesmo um conjunto de relaes.
1

POUILLON, J. Estruturalismo antologia de textos tericos 1968, pp. 6-8. LVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989, p. 43. Idem, p. 39.

Por sua vez, Miller4 ao discutir a relao entre estrutura e acontecimento, alude ao pensamento de Lvi-Strauss, salientando a bricolagem como um conjunto finito de materiais heterclitos reunidos segundo os

acontecimentos. H uma reserva sincrnica e em dado momento surge o projeto que se apodera do material e o organiza, cumprindo a integrao do acontecimento na estrutura. Ento, o sujeito se relaciona com o mundo pelo vis das estruturas, conhece apenas os dados mediatizados pela estrutura, no podendo haver uma fenomenologia da percepo pura, porque a percepo organizada pelas estruturas. Lvi-Strauss ressalta a eminncia da funo do ritual de assinalar a cada ser, a cada objeto, a cada aspecto, um lugar (place) no seio de uma classe. Isso suficiente para fundar o parentesco, os ritos, as crenas mgicas e a cincia. Em seu seminrio do ano seguinte, Miller5 diferencia os termos place e lieu que poderiam, em uma primeira visada, ganhar a traduo de lugar. No entanto, penso que trazer a diferenciao desses termos importante. Place diz respeito a um elemento que se inscreve, que pode se inscrever em um lugar (lieu). [...] O que Lacan chama de discurso pode ser tomado como uma articulao dos places e dos elementos que se inscrevem. Digamos ns que o place define a inscrio, por exemplo, o elemento que ocupar o lugar (place) de agente ser o agente do discurso, j no lieu a inscrio define o lugar, por exemplo, a prpria inscrio do lugar de agente. Outra localizao de Miller que nos interessa ter sido em termos de place que Lacan traduziu o recalque articulado ao retorno do recalcado. Podemos complementar que em termos de lieu que Freud formulou o recalcado originrio.

MILLER, J.-A. Los usos del lapso (1999-2000). Buenos Aires: Paids, pp. 65-66. MILLER, J.-A. O lugar e o lao (2000-2001), aula de 15/11/2000. Indito.

Com essas formulaes chegamos ento diferenciao entre os termos falta e furo. Segundo Miller, falta diz respeito a uma ausncia que se inscreve em um lugar (place) que permanece intocado, de modo que outros termos podem se inscrever no place, graas ao que h permutao. J o furo (lieu) comporta o desaparecimento da ordem da combinatria, logo, dos places. Como ilustrao, temos que Lacan6 considera sua publicao Scilicet como um acontecimento de discurso. Este corresponde a um dizer que no de algum em particular, logo, o sujeito secundrio a ele. Lacan elaborou volumes de Scilicet sob a forma de coletnea de textos sem a assinatura dos autores, de modo que qualquer autor poderia ser substitudo por outro, melhor dizendo, cada autor poderia ocupar o mesmo lugar de um outro. O acontecimento de discurso relativo estrutura e ao acento posto na distribuio, nos deslocamentos de alguns termos. Proponho ento pensarmos essas consideraes em relao sesso analtica.

Acompanhando Miller, dispomos de seu entendimento de que, na anlise, pelo simples fato de o sujeito falar sobre si mesmo, pelo simples fato da palavra, se d uma ordenao, nem que seja sob a forma da colocao em srie do que lhe acontece. Ento uma trama se institui entre os acasos e algo como uma necessidade, uma ordem, emerge a partir de fatos de repetio. Ele localiza que se trata de axiomas para os quais caber, eventualmente, ao analista formular a trama, sendo preciso um esforo de discernimento para perceber a mutao na qual o sentido se insinua na contingncia.

Tomando ento o conceito de repetio no Seminrio 11 temos que o essencial no conceito de repetio a funo do retorno, proveniente da prpria estrutura do significante, em suas duas formas: no apenas o

LACAN, J. O Seminrio, livro 18: De um discurso que no fosse semblante (1971). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009.

Wiederkehr [retorno] no sentido do que foi recalcado a constituio mesma do campo do inconsciente se garante pelo Wiederkehr.7 Portanto, a funo do retorno se expressa em dois movimentos: o primeiro decorre do recalcado (recalcado secundrio) e o segundo sustenta a prpria constituio do inconsciente (recalcado originrio). Enquanto a repetio via retorno do recalcado se expressa na cadeia significante, a repetio que garante o inconsciente corresponde ao encontro com o real. Como diz Lacan8, encontro impossvel com o significante originariamente recalcado na ocultao constitutiva do

inconsciente em que o sujeito como X se constitui em torno do Uverdrngung pela queda de um significante primeiro. Ele esclarece que ali o significante no pode se substituir porque seria preciso ento a representao de um significante para um outro. Neste ponto, o realce que Jacques-Alain9 forneceu em sua leitura do Seminrio 16 nos interessa. Ele observa que Lacan considerou, nesse seminrio, algo sub-estrutural que se forja abaixo do sujeito representado por um significante para outro. Ele expe a aproximao feita por Lacan entre um sujeito e, em curto-circuito, o objeto a. Existe a tentativa de Lacan de situar o sujeito em uma espcie de expresso primeira, na qual o S1 correlato ao objeto a. Miller cita Lacan:

Esse a, ns sabemos, o prprio sujeito, uma vez que ele s pode ser representado por um representante que, eventualmente, S1. A alteridade primeira, a do significante s pode exprimir o sujeito sob a forma do que aprendemos na prtica analtica a cingir com uma estranheza particular.10

LACAN, J. O Seminrio, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanlise (1964). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1964, p. 50.
8

Idem, pp. 237-238.

MILLER, J.-A. Uma leitura do Seminrio, livro 16: De um Outro ao outro. Em: Opo lacaniana n 49. So Paulo: Eolia, 2007, p. 36. LACAN, J. apud MILLER, J.-A., op.cit.

10

Miller ressalta que a investigao lacaniana se dirige para o surgimento do sujeito em sua relao indizvel com o gozo11. Trata-se dos fundamentos do ser e de localizar, no sujeito, um representante mais original que o significante12 o impensvel da representao do sujeito bruto por a13, o sujeito de forma compacta, macia. Interessa-nos compreenso destacar da nas consideraes Uma acima dois modos de ao

estrutura.

relacionada

bricolagem,

acontecimento, que poderamos pensar como uma abertura contingncia dos encontros, dos arranjos. Portanto, se quisermos falar aqui de estrutura, teramos uma estrutura no submetida a uma lei de formao. Outra relacionada sintaxe, lei que estabelece lugares, cuja dinmica se reduz permutao de elementos que se inscrevem em posies que so invariveis. Logo, uma estrutura fechada segundo sua prpria lei de formao. O ltimo aspecto que gostaria de abordar diz respeito interpretao. Miller14 considera que o lapso seria uma boa palavra para dizer o inconsciente, pois, para Lacan, o tempo em relao ao inconsciente tem a conotao de lapso, intervalo, lacuna. A questo que Miller prope o uso que o prtico clnico faz desse intervalo de tempo interfaire fazer no intervalo, que demonstra o inconsciente.

Digamos que o prtico clnico trabalha com a bricolagem, lida com os dados imediatos da experincia, no mediatizados pela estrutura, que so matria para a estrutura. Ele acumula materiais singulares, como vimos segundo Miller, um conjunto finito de materiais heterclitos reunidos segundo os acontecimentos. H uma reserva sincrnica e em dado momento surge o projeto que se apodera do material e o organiza cumprindo a integrao do acontecimento na estrutura.
11

MILLER, J.-A., op.cit, p. 41. Idem, p. 42.

12

13 MILLER, J.-A. Une lecture du Seminaire Dun Autre lautre. Em: La Cause freudienne n 66. Paris: Navarin Editeur, 2007, p. 61.

14

MILLER, J.-A. Los usos del lapso (1999-2000), op.cit.

Na prtica da psicanlise trata-se de reconduzir a trama de destino do sujeito da estrutura aos elementos primordiais, fora de articulao, quer dizer, fora do sentido e, porque absolutamente separados, podemos diz-los absolutos. Trata-se de reconduzir o sujeito aos elementos absolutos de sua existncia contingente.15

Nessa perspectiva, a funo da interpretao no propor outro sentido para fazer surgir um sentido escondido. A interpretao visa desfazer a articulao do destino para mirar o fora-de-sentido, o que quer dizer que a interpretao uma operao de desarticulao.16

15

MILLER, J.-A. Seminrio de Orientao lacaniana, III, 11. Coisas de fineza em psicanlise (2008-2009), aula V. Indito. Idem, ibidem.

16

Anda mungkin juga menyukai