Anda di halaman 1dari 5

II Escola de Mestres Congresso de Professores e Lderes da Escola Bblica Tema: Entendes tu o que ls?

Atos 8:30 05 e 06 de novembro - Curitiba PR Oficina Pedaggica Promover a Interao da Criana com a Bblia - Fazendo com que a criana venha a interagir com a Bblia, aplicando-a a sua realidade presente. Daiani de Oliveira Valentini daivalentini@hotmail.com www.soseducadorcristao.com.br

Introduo. Em Provrbios 22.6 est escrito: Eduque a criana no caminho em que deve andar, e at o fim da vida no se desviar dele. A est o segredo para uma gerao que ama ao Senhor e a Sua Palavra e que faz a diferena neste mundo por toda sua vida. Acontece que muitas vezes, no educamos a criana no caminho em que deve andar, apenas despejamos informaes, e como resultado disso, ao chegar a uma idade em que se tornam independentes, nossas crianas deixam de frequentar a igreja e consequentemente de servir a Deus. urgente a necessidade de fazer com que a Palavra de Deus seja real e atual para nossas crianas. Precisamos fazer com que elas apliquem em suas vidas as lies aprendidas com as histrias bblicas.

1. O que a Bblia diz sobre as crianas. a) A Bblia nos diz que Deus as ama e se importa com elas: Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu nico Filho... Jo 3.16a. Ento ele disse: Vo pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Mc 16.15. Assim tambm o Pai de vocs, que est no cu, no quer que nenhum destes pequeninos se perca. Mt 18.14. b) A Bblia nos diz que as crianas esto perdidas e precisam ser salvas: Todos pecaram e esto afastados da presena gloriosa de Deus. Rm 3.23.

Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocs estavam espiritualmente mortos. Ef 2.1. Jesus respondeu: Eu afirmo ao senhor que isto verdade: ningum pode ver o reino de Deus se no nascer de novo. Jo 3.3. c) As crianas precisam e podem ser salvas: ...Porm quem desobedece ao Filho nunca ter a vida eterna; mas sofrer para sempre o castigo de Deus. Jo 3.36. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu nico Filho, para que todo aquele que nele crer no morra, mas tenha a vida eterna. Jo 3.16. Porm alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Jo 1.12. Por isso quem cr no filho tem a vida eterna. Jo 3.36a.

2. O que a Bblia diz sobre a relao Crianas X Palavra de Deus. No so poucas as passagens bblicas que enfatizam a importncia dos ensinamentos bblicos desde a mais tenra idade. Nosso Deus um pedagogo por excelncia e como tal muito antes que estudiosos descobrissem que nos primeiros anos de vida que se forma o carter de um indivduo, e que esta a fase em que se obtm princpios que basearo decises de toda uma existncia, Ele j havia instrudo seu povo: Portanto, tenham cuidado e sejam fiis para que nunca esqueam as coisas que viram. E contem aos seus filhos e netos. Dt 4.9. Guardem sempre no corao as leis que eu lhes estou dando hoje e no deixem de ensin-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Dt 6.6,7. Renam todo o povo homens, mulheres, crianas e os estrangeiros que moram nas cidades onde vocs vivem para que ouam a leitura, aprendam a Lei, temam o Senhor, nosso Deus, e obedeam fielmente tudo o que a lei manda. Dt 31.12. H outras referncias sobre este assunto: O Senhor deu leis ao povo de Israel e mandamentos aos descendentes de Jac. Ordenou aos nossos antepassados que ensinassem essas leis aos seus filhos para que os seus descendentes as aprendessem, e eles, por sua vez, as ensinassem aos seus filhos. Sl 78. 5,6. Eduque a criana no caminho em que deve andar, e at o fim da vida no se desviar dele. Pv 22.6. E, desde menino, voc conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva salvao, por meio da f em Cristo Jesus. II Tm 3.15.

3. Interao da criana com a Bblia.

A criana imita. Isso natural dela. Se em sua famlia a palavra de Deus amada, respeitada e obedecida, desse modo que agir. Ao ler a Bblia, os pais devem chamar seus filhos para estarem juntos, sempre tratando-a com muita reverncia, amor e alegria. muito importante que as crianas tenham uma Bblia para seu uso pessoal. As histrias bblicas so fantsticas e crianas adoram histrias. Depois do exemplo do lar, vem a igreja: pastores, lderes, educadores e tambm como comunidade. Ao ministrar a Escola Bblica ou culto infantil, os dirigentes tm que reservar um momento especial para a leitura e meditao da palavra de Deus (histria e lio). Alis, esse o objetivo! Cnticos, brincadeiras, atividades e dilogos so importantes, mas so importantes para fixar a palavra que foi ou ser ministrada e no por puro entretenimento. importante lembrar tambm que o Educador no est Educador s na igreja, ele Educador em tempo integral. D seu exemplo de verdadeiro cristo aos seus alunos em todo tempo.

4. Aplicando a Palavra de Deus na realidade da criana. a) Como so as crianas de 4 a 6 anos: - So bastante ativas e brincalhonas. - Perguntam e observam o tempo todo. - Aos 4 anos so egocntricas e aos 5 comeam a conviver melhor em grupo. - So confiantes, fceis de guiar e j sabem discernir entre o certo e o errado. b) Como ensinar as crianas de 4 a 6 anos: - D respostas claras e curtas a todas as perguntas. - Troque de atividade assim que perceber que esto perdendo a ateno. - Desenvolva atividades que movimentem os grandes msculos. - Incentive atividades que exigem movimentos dos msculos pequenos das mos. - Permita tocar e examinar coisas. - Incentive o convvio em grupo. - Use relaes familiares para explicar o plano da salvao. - Repita a Verdade Central em vrios momentos da aula/culto. c) Alguns exemplos de atividades em que crianas de 4 a 6 anos podero explorar e aprender a Bblia: - Caixa da leitura bblica: retirar o topo e um dos lados de uma caixa de papelo de fogo ou geladeira e enfeit-la com recortes de desenhos que lembrem passagens bblicas e com versculos, colocar dentro uma cadeira ou almofadas para que a criana tenha ali seu lugar separado para ler a Bblia e orar. Esta atividade pode ser desenvolvida na classe ou em casa. - Varal de Versculos: estique um barbante e pendure nele roupinhas infantis feitas de papel. Em cada roupinha escreva uma das palavras que compem determinado versculo bblico, mas no

as pendure em ordem, e sim embaralhadas. A criana que colocar o veculo em ordem certa e recitlo ganha uma lembrancinha. - Charada Quem sou eu?: nesta charada, as crianas tero de descobrir quem a pessoa que fala. O personagem d algumas dicas sobre o lugar onde morou, sobre o que fazia, etc. Cada criana s pode responder uma vez, no entanto o personagem continua dando dicas at que descubram de quem se trata. Quem acertar a resposta representar outro personagem. - Minha edio da Bblia: este um projeto pra ser desenvolvido a longo prazo. Os prprios alunos faro seus desenhos representando as principais histrias bblicas e montaro suas prprias Bblias. Depois que certo nmero de histrias do antigo e do novo testamento estiverem prontas, hora de encadernar. O Educador deve auxiliar com a marcao das referncias e seqncia bblica. - Teatro Bblico Instantneo: pode ser usado com uma histria j conhecida das crianas ou aps a contao de uma nova histria. A brincadeira consiste em dramatizar o texto bblico. Cada criana ser um personagem. - Recurso visual: use visuais condizentes com o texto do versculo a ser memorizado, isso tornar mais fcil o aprendizado da criana. Ex.: Sl 122.1 uma igreja; II Co 6.2b um relgio.

Consideraes Finais. No nosso dia a dia com as crianas temos que usar a pergunta de Atos 8.30: entendes tu o que ls?, e pararmos para refletir se o que estamos ensinando est sendo atraente e claro o suficiente para que as crianas entendam do que falamos, para que no apenas saibam a Bblia de cor, mas realmente entendam e obedeam de todo o corao. O Ensino Bblico no pode ocorrer isolado da vida das crianas, tem que estar ligado aos seus problemas, alegrias, dificuldades, quilo que est na mdia acessvel a elas, etc. Caso contrrio este ensino no passar de mais uma matria aprendida por obrigao. Temos de ensinar a ponto de despertar as crianas para que possam experimentar o poder da Palavra de Deus em suas vidas.

Referncias: Todas as citaes Bblicas so da verso NTLH. Grifos e itlicos meus. Bblia de Recursos para o Ministrio com Crianas. Editora Hagnos. 2 Edio. So Paulo. 2003. Bblia Sagrada. Nova Traduo na Linguagem de Hoje. Sociedade Bblica do Brasil. Barueri, SP. 2000. No So Pequenos Demais. Viviene Morais de Souza. APEC. 2 Edio. So Paulo. Julho/2011

Primeiros Passos Um manual simples para o ministrio Bblico com crianas. Sam Doherty. APEC. So Paulo. 2008. Evangelizao e Discipulado Infantil. Dbora Ferreira da Costa. CPAD. 52 Maneiras de Memorizar a Bblia. Nancy S. Williamson. Shedd Publicaes LTDA-ME. 52 Jogos que Ensinam a Bblia. Nancy S. Williamson. Shedd Publicaes LTDA-ME. 52 Maneiras de Memorizar a Bblia. Nancy S. Williamson. Shedd Publicaes LTDA-ME. Apostila Departamento Infantil Daiani Valentini SOS Educador Cristo. Chapec, SC. Dezembro de 2010. www.soseducadorcristao.com.br www.pime.org.br/catequese/cateqmjdinenc.htm www.montesiao.pro.br/estudos/crianca/caract_faixaetaria.html * O texto faz parte da Oficina Pedaggica ministrada na II Escola de Mestres Congresso de Professores e Lderes da Escola Bblica - 05 e 06 de novembro de 2011 - Curitiba PR

Anda mungkin juga menyukai