Anda di halaman 1dari 9

Aprenda o bsico de Photoshop em menos de 25 minutos | Gizmodo

http://www.gizmodo.com.br/aprenda-o-basico-de-photoshop-em-menos...

28 DE MAIO DE 2012

GIZMODO US

www.blinks.com.br

Anncios Google

Buscar

APP D RESULTADO PARA UMA MARCA? PARECE QUE SIM


46 COMENTRIOS Tweetar 0 0 Like 18:17

Baixar um app de uma empresa faz com que 45% dos usurios visitem as lojas, segundo uma... LEIA MAIS >>
SONY ANUNCIA NOVOS ACESSRIOS PARA ANDROID
12:07

PHOTOSHOP

Aprenda o bsico de Photoshop em menos de 25 minutos


POR - FABIO BRACHT 12 FEV 2011 - 03:11 ,

A Sony revelou novos acessrios para os smartphones da linha Xperia. Veja mais no... LEIA MAIS >>

O Photoshop uma ferramenta incrivelmente poderosa, mas no d pra negar que ela bota medo em quem nunca usou. Se voc sempre quis aprender a usar Photoshop, mas no sabia por onde comear, seja bem vindo. O vdeo acima a sua aula. Ele longo se considerarmos que est na internet, mas curto se considerarmos todos os tpicos que ele cobre. No vdeo (em ingls, mas um vdeo!), daremos uma olhada em cada ferramenta da barra de ferramentas, nas paletas do lado direito da tela e no contedo dos menus.

Mas espere! Eu no tenho Photoshop!


Ah, voc no usurio do Photoshop? A Adobe oferece um trial de 30 dias que voc pode baixar agora mesmo. tempo mais que suficiente para aprender como ele funciona. Se voc no quiser comprar o programa mesmo (ele bastante caro, especialmente no Brasil), no se preocupe. Algo do que veremos aqui pode ser aplicado no apenas ao Photoshop, mas tambm maioria dos editores de imagem padro encontrados por a (o Pixelmator uma tima alternativa de US$ 30 no Mac, e o GIMP uma opo gratuita, multiplataforma, de cdigo aberto). Ns escolhemos focar as lies no Photoshop porque ele o padro da indstria. Pronto? Vamos l?

A Barra de Ferramentas
Ns no vamos ver todas as ferramentas individualmente, mas boa parte delas esto abaixo. Este resumo vai te dar uma boa ideia do que cada uma faz, mas no deixe de encontrar alguma foto e us-las na prtica.

Mover (Atalho: V)
A ferramenta Mover permite que voc mova objetos em uma determinada camada.

TOP CATEGORIAS GADGETS INTERNET MOBILES GAMES HARDWARE ANDROID SOFTWARE VDEO APPLE NOTEBOOKS FUTURAMA GOOGLE FOTOGRAFIA TABLETS CMERAS ESPAO PERIFRICOS UDIO IPAD SMARTPHONES APPS DEALZMODO IPHONE GAMING SMART HOUSE CELULAR RUMOR VIDEOS CINCIA DESIGN ARQUITETURA SMART DRIVE FACEBOOK TOP 5 ARTE SEGURANA WTF CELULARES ROBOS IPHONE 4 HUMOR IMAGE CACHE TWITTER IMAGEM DO DIA 3D DESKTOPS MSICA ARMAZENAMENTO JAPO WINDOWS 8

Shopping

1 de 9

29/05/2012 05:41

Aprenda o bsico de Photoshop em menos de 25 minutos | Gizmodo

http://www.gizmodo.com.br/aprenda-o-basico-de-photoshop-em-menos...

Para us-la, clique em qualquer lugar da tela e arraste. O objeto selecionado se mover na camada.

Letreiro (Atalho: M)
A ferramenta Letreiro tem uma traduo esquisita. Uma traduo muito melhor, na minha opinio, seria Seleo por rea. De qualquer forma, ela serve para selecionar uma poro da tela no formato retangular ou elptico. A seleo a parte da imagem que ser afetada por qualquer edio que voc fizer posteriormente. Segurando Shift ao fazer a seleo, voc obtm um quadrado ou crculo perfeito.
Zoom.com.br

Samsung Galaxy Pocket

a partir de R$ 386,10
1 2 3 4 5

O que procura?

Buscar

Lao (Atalho: L)
O Lao uma ferramenta de seleo livre que permite a voc desenhar uma rea de seleo com o mouse, enquanto mantm o clique pressionado. Ao fechar a forma, tudo que estiver dentro dela, estar selecionado. Dentro desta mesma ferramenta voc ainda tem acesso ao Lao Poligonal, que permite criar uma seleo livre em vrios cliques, e o Lao Magntico, que tenta detectar bordas automaticamente para facilitar a sua seleo.

Varinha Mgica (Atalho: W)


A Varinha Mgica mais uma ferramenta de seleo. Ao selecion-la e clicar em uma rea da imagem, voc diz ao Photoshop que deseja uma seleo que inclua o ponto clicado e todas as reas adjacentes com colorao similar (h um ajuste no topo da tela para determinar a sensibilidade dessa medio de rea similar). A Varinha Mgica geralmente utilizada como uma forma amadora de retirar fundos de imagens.

Corte (Atalho: C)
A ferramenta de Corte usada para surpresa! cortar as suas imagens. V faz uma oc seleo retangular, e tudo que ficar de fora dessa seleo ser eliminado da imagem. possvel especificar o tamanho exato do corte, ou uma proporo, assim como cortar mo livre.

Conta-gotas (Atalho: I)
A ferramenta Conta-gotas permite que voc clique em qualquer parte da tela para copiar a cor do local clicado. Ao copiar a cor, o Conta-gotas alterar a cor primria que voc estiver usando para a cor copiada. Esta ferramenta facilita enormemente na hora de escolher uma cor exata que j exista na imagem, em vez de ter que escolher no seletor de cores.

Pincel de Recuperao: (Atalho: J)


O Pincel de Recuperao deixa voc pegar uma amostra de um ponto da imagem e us-lo para pintar sobre outro ponto dela. Quando voc terminar, o Photoshop vai examinar a regio ao redor da que voc pintou para tentar suavizar a sua edio.

Pincel e Lpis (Atalho: B)


O Pincel e o Lpis so ferramentas de desenho que atuam como os seus nomes sugerem. O lpis cria uma linha dura de espessura varivel, enquanto o pincel pode assumir centenas de formatos formatos e modelos diferentes, e geralmente produz uma linha mas suave.

Carimbo (Atalho: S)
Como o Pincel de Recuperao, o Carimbo permite que voc determine uma parte da imagem como origem de amostragem e ento use esta amostragem para cobrir outra rea. No entanto, com o Carimbo a coisa para por a. O Photoshop no far nada para suavizar a sua correo.

Pincel do Histrico (Atalho: Y)


O Pincel de Histrico permite que voc pinte o passado. O Photoshop salva todas as

2 de 9

29/05/2012 05:41

Aprenda o bsico de Photoshop em menos de 25 minutos | Gizmodo

http://www.gizmodo.com.br/aprenda-o-basico-de-photoshop-em-menos...

etapas da sua edio (bem, por padro so apenas 50 etapas), e o Pincel de Histrico capaz de pintar o passado sobre a imagem atual. Digamos que voc aumentou o brilho da imagem inteira, mas gostaria que um pedao dela voltasse a ficar escuro como estava antes. Nesse caso, voc pode selecionar o Pincel do Histrico e a etapa do histrico que representa a imagem como voc quer que ela volte a ser, ento pintar a parte desejada para trazer de volta a forma antiga.

Borracha (Atalho: E)
A Borracha uma ferramenta praticamente idntica ao pincel, com a vital diferena de que ela apaga em vez de pintar. Ao apagar, pode acontecer da regio apagada adquirir uma cor estranha. Isso se d porque a Borracha preenche o plano de fundo da rea apagada com a cor de plano de fundo selecionada (ver Ferramentas de Seleo de Cor abaixo).

Lata de Tinta e Gradiente (Atalho: G)


A Lata de Tinta funciona da mesma maneira que a Varinha Mgica, no sentido de que atua sobre a rea clicada e as reas similares ao redor, mas, em vez de selecionar, ela pinta com a cor primria ativa. A ferramenta Gradiente pega as cores primrias e de fundo ativas e clica um gradiente entre elas, mas tambm pode ser usada para criao de gradientes bem mais complexos, envolvendo transparncias e mais de duas cores.

Desfoque, Nitidez e Borrar (Atalho: nenhum)


Estas trs ferramentas funcionam como pincis, mas cada uma tem um impacto diferente na sua imagem, bastante auto-explicativos. A ferramenta Borrar muito til para em desenhos, para fazer cores com transies suaves ou para fazer elementos como fumaa.

Subexposio, Superexposio e Esponja (Atalho: O)


Estas so mais alguns exemplos de ferramentas do tipo pincel, que manipulam luminosidade e intensidade de cores. A primeira serve para escurecer reas da foto, enquanto a segunda serve para clarear, e a terceira serve para saturar ou suavizar cores na rea pintada por ela. So ferramentas muito teis para retoques em fotos.

Caneta (Atalho: P)
A ferramenta Caneta usada para desenhar grficos vetoriais. Tambm pode ser usada para criar demarcadores que podem ser usados para vrias tarefas mais avanadas.

Ferramenta Texto (Atalho: T)


Com esta ferramenta, voc pode escrever horizontalmente. Com as ferramentas escondidas abaixo desta, voc consegue escrever verticalmente e tambm criar mscaras de texto horizontais e verticais.

Seleo de Demarcador (Atalho: A)


Esta ferramenta permite mover qualquer demarcador criado. igual ferramenta Mover, mas apenas para demarcadores.

Formas (Atalho: U)
Estas quatro ferramentas permite criar retngulos, elipses, polgonos, linhas e formas personalizadas em formato vetor. Estas formas so muito teis quando se est desenhando ou criando mscaras geomtricas para fotos.

Ferramenta Mo (Atalho: H)
Esta ferramenta permite mover a sua viso da rea de trabalho inteira do Photoshop. Se a imagem que voc est trabalhando cabe inteira na tela do seu computador, esta

3 de 9

29/05/2012 05:41

Aprenda o bsico de Photoshop em menos de 25 minutos | Gizmodo

http://www.gizmodo.com.br/aprenda-o-basico-de-photoshop-em-menos...

ferramenta no serve para nada. Ela til para mover a sua viso quando voc est trabalhando em uma imagem super aproximada com a ferramenta Zoom. Dica: a Mo pode ser selecionada temporariamente segurando a tecla Espao. Quando voc soltar o Espao, estar novamente com a ferramenta anterior selecionada.)

Zoom (Atalho: Z)
A ferramenta Zoom usada para aproximar e afastar a imagem, afim de trabalhar diretamente nos pixels individuais ou em uma pequena rea. Por padro, a ferramenta Zoom s aproxima. Para afastar, clique com a tecla Option/Alt. Ou use a roda do mouse para afastar e aproximar mais rapidamente.

Ferramentas de Seleo de Cor (Teclado: D para padres, X para inverter as cores)


Estas ferramentas permitem escolher e gerenciar as cores que voc est usando. A cor de cima a sua primria, enquanto a de trs a cor de plano de fundo. A cor primria a que ser usada pelos pincis. A cor de plano de fundo entra em ao quando voc deletar ou extender algo do plano de fundo (apesar de que agora, no Photoshop CS5, possvel usar a cor primria em algumas circunstncias. Os dois cones menores acima das cores so atalhos de funes. O da esquerda, que mostra um quadrado preto sobre um branco, configura as suas cores primria e de plano de fundo para os padres, que so preto e branco (voc tambm pode usar o atalho D). A seta curva com duas pontas direita troca as suas cores uma pela outra (atalho: X). Clicar em qualquer uma das cores abre um seletor para que voc escolha com preciso a cor que quer usar agora.

Paletas
As paletas so os painis que voc v na parte direita da tela. Eles facilitam aes como navegar pela imagem, fazer alguns ajustes, alternar entre modos e outras coisas muito teis. Se quiser se livrar de alguma que considere desnecessria, ou principalmente trazer uma paleta que no esteja aparecendo, use o Menu Janelas, e, se for necessrio, arraste com o mouse para a rea de paletas direita.

Camadas
A paleta de camadas provavelmente o corao da edio de imagens. Ela mostra todas as diferentes camadas do seu documento, na ordem. Voc vai usar esta paleta mais do que qualquer outra. Nela voc vai organizar e ordenar as suas camadas, assim como configurar modos de mistura, visibilidade e opacidade, agrupar e fundi-las umas com as outras, alm de uma poro de coisas mais avanadas.

Ajustes
O painel de ajustes onde voc pode facilmente criar e editar camadas de ajustes. Estas camadas de ajustes so alteraes no-destrutivas que afetam todas as camadas abaixo delas e que podem ser facilmente ligadas ou desligadas. O seu uso mais comum para correo de cores (especificamente os ajustes de Nveis e Curvas), mas h muitos ajustes diferentes que voc pode fazer para alterar dramaticamente o visual da sua imagem.

Canais de Cores
A paleta de Canais de Cores permite analisar de modo separado as diferentes cores que formam a sua imagem. Se voc estiver em modo RGB, ter os canais vermelho (R), verde (G) e azul (B). Estes canais vo se modificar se voc estiver usando um espao de cores diferente, como CMYK ou LAB. Quando voc escolher uma cor especfica, vai notar que a sua imagem ser mostrada em diferentes verses de preto e branco. Isso porque cada canal de cor apenas uma imagem monocromtica representando a luz em cada canal (ou seja: o canal vermelho mostra apenas a quantidade de luz vermelha que a imagem emite nos diferentes pontos dela). Alternar entre esses canais diferentes til para fazer retoques especficos em cada canal de cor, melhorias gerais de contraste e tambm para converter a sua foto para uma verso preto e branco de modo mais correto.

Seletor de Cores
Esta paleta permite alterar suas cores primria e de plano de fundo de maneira mais fcil, usando comandos deslizantes com os valores individuais RGB (ou do espao de cor que voc estiver utilizando).

Amostras de Cores
A paleta de amostras de cores um conjunto de cores pr-definidas que voc pode escolher rapidamente. possvel carregar diversas outras colees de amostras, ou

4 de 9

29/05/2012 05:41

Aprenda o bsico de Photoshop em menos de 25 minutos | Gizmodo

http://www.gizmodo.com.br/aprenda-o-basico-de-photoshop-em-menos...

criar a sua prpria.

Histrico
A paleta de histrico permite ver as ltimas etapas da sua edico, e retornar a alguma delas caso voc queira. O comando Desfazer (Ctrl+Z) tem como padro apenas alternar entre o ltimo e o penltimo estado do histrico. Para voltar mais etapas, por aqui que voc chega l (at o mximo de 50 aes, por padro).

Texto
A paleta de Texto, e a sua companheira Pargrafo, permitem fazer todo o tipo de ajuste necessrio s suas camadas de texto. Estas opes so bem similares s que voc encontra em um editor de texto como o Word, mas voc tambm pode especificar coisas como espaamento entre letras e entre linhas, assim como largura relativa dos caracteres, que so ajustes mais teis no mundo do design.

Menus
Muito do que voc encontra nos menus do Photoshop pode ser feito com as ferramentas que j vimos. Ainda assim, vamos dar uma olhada rpida das principais opes de cada menu.

Arquivo
Como de costume, o menu Arquivo lida com abrir, salvar e fechar arquivos. Uma opo diferente e de destaque a Salvar Para Web, que muito til para a funo indicada pelo prprio nome.

Editar
Outro menu que previsivelmente funciona como em muitos outros programas, o Editar traz recursos como desfazer, refazer, cortar, copiar e colar. No Photoshop, aqui que voc transforma suas camadas e define seu espao de cores.

Imagem
Ajustes de imagem e de tela, incluindo efeitos destrutivos que voc tambm pode encontrar na paleta Ajustes. As opes neste menu so feitas para alterar a sua imagem como um todo, apesar de alguns ajustes serem aplicados apenas a uma camada.

Camada
O menu Camada permite fazer todo tipo de coisa que voc faria pela paleta Camadas, com algumas opes extras. Este menu tambm permite a criao de camadas de ajuste e objetos inteligentes (um grupo de camadas tratado como um objeto nico).

Selecionar
As ferramentas Letreiro e Lao sero seus principais meios de selecionar partes da sua imagem, mas o menu Selecionar ajuda a refinar a sua seleo. Tambm pode ser usado para criar selees completamente novas a partir de critrios como espectro de cor e luminosidade.

Filtro
O menu Filtro traz uma coleo de filtros inclusos no Photoshop ( possvel instalar mais filtros de terceiros), que podem borrar, focar, distorcer e alterar a sua imagem (ou algumas camadas apenas) de muitos modos diferentes e nicos. A melhor maneira de conhecer os filtros experiment-los todos. Isso pode tomar um pouco de tempo, mas divertido brincar com eles e ver o que conseguem fazer.

Anlise
Aqui voc encontra ferramentas de medio. Haver ocasies em que voc precisar delas para fazer alteraes precisas em suas imagens, mas isso tudo Photoshop avanado.

3D
Assim como o menu anterior, este aqui contm controles para manipulao de objetos 3D que so avanados o bastante para que no valha a pena entrar nos seus mritos. No entanto, encorajamos voc a experimentar com eles e aprender o que puder.

5 de 9

29/05/2012 05:41

Aprenda o bsico de Photoshop em menos de 25 minutos | Gizmodo

http://www.gizmodo.com.br/aprenda-o-basico-de-photoshop-em-menos...

Visualizar
Este menu oferece diversas opes de visualizao da sua rea de trabalho. possvel exibir ou esconder guias e rguas e fazer com que o Photoshop automaticamente alinhe objetos em relao a bordas, cantos e ou uma grade no plano de fundo. A exibio desta grade tambm pode ser ligada e desligada neste menu.

Janela
O menu Janela permite esconder e mostrar certas janelas e paletas. V tambm pode organizar as suas janelas do oc Photoshop do jeito que quiser, e salvar a sua organizao para carregar posteriormente. E isso tudo que voc precisa saber sobre o bsico do Photoshop.
TAGS:
aula bsico curso edio de imagem Lifehacker photoshop

Anterior

Prximo

Hipstamatic e a morte do fotojornalismo

Vazam informaes e fotos do Galaxy S2 e Tab 2

Comentrios (46)

Logar

Classificar por: Data Classificao ltima Atividade

Logue-se ou registre-se agora para comentar.


67 semanas atrs

Tiutin

+3

Eita materia muito boa :P Ta de parabens giz *-* Eu nao sei nada de PS suahsuahusahsu Agora sei onde comear
Responder 4 respostas ativo 67 semanas atrs Relatar

Ian Brunelli

67 semanas atrs

+8

Me lembrou aqueles livrinhos do tipo "Aprenda Pascal em 3 dias" :P


Responder 4 respostas ativo 67 semanas atrs Relatar

Eubio 117p 67 semanas atrs Depois de ler este tutorial, posso comear a fazer fotojornalismo!
Responder 1 resposta ativo 67 semanas atrs

+20

Relatar

AcquaBlue 81p 67 semanas atrs Me senti num site de tutoriais...


Responder

+15

Relatar

@awey21 67 semanas atrs depois deste tutorial, posso comear a fazer tirinhas de rage!
Responder 3 respostas ativo 67 semanas atrs

Relatar

enough is enough

67 semanas atrs

+5

Paint FTW!
Responder Relatar

cetico

67 semanas atrs

+3

Giz, tem um assunto mais interessante no?


Responder 7 respostas ativo 67 semanas atrs Relatar

LuisHPena 62p 67 semanas atrs

+6

Depois de 40 minutos acabei de ver o vdeo e ler o texto. E so tenho uma coisa a dizer VALEU A PENA!
Responder Relatar

+2

6 de 9

29/05/2012 05:41

Aprenda o bsico de Photoshop em menos de 25 minutos | Gizmodo

http://www.gizmodo.com.br/aprenda-o-basico-de-photoshop-em-menos...

gblandro 93p 67 semanas atrs ja sabia tudo uashauhe mas valeu giz um otimo resumo pra iniciantes, dificil encontrar alguma coisa completa e resumida assim na net #congrats
Responder Relatar

bryankun 89p 67 semanas atrs

+2

tima matria, realmente. Algo que vale a pena saber a existncia das camadas inteligentes (Smart Layers). Elas ajudam a vida de monto. S acho que a parte da ferramenta Zoom poderia ser melhor explicada. Ficou ambguo se voc tem que apertar ou no o Alt pra dar Zoom com o scroll. Um site que indico para todos o PSDTuts+, tem uma rea de iniciantes (Basix) at tutorais avanadssimos, alguns pagos.
Responder Relatar

Nyan Cat 98p 67 semanas atrs

+3

No ando usando o meu PSCS5 por falta de maquina. Da pena v-lo rodar em um P4 com 2GB DDRII 667MHz e sem VGA dedicada.
Responder Relatar

entreter 15p 67 semanas atrs UHuuu Dorei


Responder

+2

Relatar

Clauss

67 semanas atrs

Na verdade a matria do LifeHacker.


Responder Relatar

DanielBruno 109p 67 semanas atrs Boa matria. Agora um monte de gente j sabe como fazer assinatura pra frum. =P
Responder

+2

Relatar

Algum

67 semanas atrs

+1

Pronto, agora que o Orkut vai pro brejo. Ah, j foi n?! eu brisando... :s
Responder Relatar

Rogerio0991 72p 67 semanas atrs [ignorant] Como faz se o vdeo para mac e eu uso windows? [/ignorant]

+6

Haushaushaushaus O gizmodo poderia produzir semanalmente um videocast. Pode ser um tutorial, um review de algum gadget (ainda prefiro o termo eletrnico, mas no temos nada bem especfico para esse tipo de equipamento). Seria interessante ter esse tipo de contedo na nossa lngua, produzido especialmente para brasileiros, por brasileiros
Responder Relatar

rhss_c 134p 67 semanas atrs

+1

Bom o tutorial, o basico eu sei mas vi o video de novo pra desenferrujar, t sem o programa na minha maquina
Responder Relatar

LuisHPena 62p 67 semanas atrs Coitado do pessoal com internet discada!


Responder

+1

Relatar

LuisHPena 62p 67 semanas atrs

+1

O tutorial muito bom como disse anteriormente, uma grande lio para iniciantes. Mais estou comentando agora para complementar o posta ainda mis! Navegando pelos vdeos de youtube com de costume, encontrei um timo vdeo tuturial sobre o Photoshop e o melho de tudo que ele em portugus. Abaixo o disponiblizo para vocs.

7 de 9

29/05/2012 05:41

Aprenda o bsico de Photoshop em menos de 25 minutos | Gizmodo

http://www.gizmodo.com.br/aprenda-o-basico-de-photoshop-em-menos...

Responder

Relatar

Jos Vitor

67 semanas atrs

Pera, precisa de tutorial pr apender Photoshop ? Sempre dizem que Gimp difcil e Photoshop fcil.

Responder

Relatar

edi lopes 67 semanas atrs

Aprender photoshop na web eh facil, alem de muitas videos aulas em portugus o contedo eh muito vasto, procurando direitinho da pra aprender muita coisa mesmo, pra quem tem o velho e bom Orkut uma comunidade muito boa eh a PSS - photoshop sem segredos e pra quem quer aulas realmente detalhadas visitem este canal www.youtube.com/edilops
Responder Relatar

IsaSV 89p 67 semanas atrs No um pincel de recuperao... um band-aid!


Responder

+1

Relatar

yorgute_leitos0 86p 67 semanas atrs

+3

quando li "Se voc no quiser comprar o programa mesmo (ele bastante caro, especialmente no Brasil), no se preocupe." pensei que a proxima frase indicaria um link em torrent pra baixar ele j craqueado. haha
Responder 1 resposta ativo 67 semanas atrs Relatar

williamgugu 120p 67 semanas atrs Muito obrigado Giz.


Responder

+1

Relatar

adilso_ 64p 66 semanas atrs voltaremos com a programao normal!


Responder

+1

Relatar

1 2 Next

Gizmodo Brasil no Facebook


Curtir 15,941 pessoas curtiram Gizmodo Brasil.

Alexandre

Silas

Thiago

Aglisson

Tarciso

Thiago

Lidianne

Jordam

Eduardo

Michele

Luiz

Adriano

W illiam

Rafael

Marc

Taylon

Pedro Luiz

Rafael

Sergio

Gabriel

Joo Carlos

Pedro

Plug-in social do Facebook

8 de 9

29/05/2012 05:41

Aprenda o bsico de Photoshop em menos de 25 minutos | Gizmodo

http://www.gizmodo.com.br/aprenda-o-basico-de-photoshop-em-menos...

Shopping
Cmeras e Celulares Eletrnicos Informtica Ofertas Mais Buscados

Zoom.com.br

Zoom.com.br

Zoom.com.br

Sony Bravia 40" Full HD

Samsung Plasma 3D 43"

LG LED Cinema 3D 47"

a partir de 12 x R$ 141,58

a partir de 12 x R$ 141,50
Digite o produto que procura

a partir de R$ 2.814,54
Buscar

CONTATO

EXPEDIENTE

MANDE SUA DICA

SOBRE

9 de 9

29/05/2012 05:41

Anda mungkin juga menyukai