Anda di halaman 1dari 53

ESCOLA EB2,3 DR.

FRANCISCO CABRITA

RELATRIO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR


Ano Lectivo 2011/12

Relatrio de Actividades da Biblioteca Escolar


Escola EB2,3 Dr. Francisco Cabrita
Ano lectivo de 2011/2012

INDICE

Introduo 1. Coordenao e professores envolvidos, horrio e local de funcionamento 2. Nmero de Alunos que frequentam a biblioteca 3. Actividades desenvolvidos 4. O trabalho do PB na catalogao dos acervos, e Plano nacional de Leitura. 5. Impacto da Biblioteca junto da Comunidade Educativa 6. Consideraes Finais / Fundamentao da continuidade do projecto das Bibliotecas

INTRODUO A BE da Escola EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, alm das suas polticas de animao e dinamizao, foi alvo, tal como nos dois anteriores anos letivos, de um processo de auto-avaliao, um processo que inequivocamente se articula com a avaliao interna das escolas. Este processo continua a ser um grande desafio, dado o rigor de anlise que lhe est inerente, mas que obviamente contribui para reconhecer e aferir o papel da BE como centro de recursos e meio transformador das aprendizagens e resultados dos alunos, no seio da comunidade educativa. Por outro lado, este modelo de auto-avaliao imps-se como forma de olharmos o papel das bibliotecas, enquanto instrumentos potenciadores das aprendizagens e desenvolvimento das literacias da leitura e da informao, privilegiando os recursos digitais e as ferramentas Web, facilitadoras de pesquisa online e construtoras de competncias mltiplas dos alunos e demais utilizadores. A nova figura do PB (professor bibliotecrio) foi outra mudana nas dinmicas das bibliotecas, como gestor de recursos e facilitador de aprendizagens e resultados dos alunos, facilitando / apoiando paralelamente a presena de outros utilizadores, nomeadamente docentes e o inerente apoio ao desenvolvimento dos currculos. Como bibliotecrio procurei conjuntamente com um sistemtico trabalho de equipa com a Coordenadora de Bibliotecrios e os assistentes operacional / animadora da BE dar uma identidade pedaggica e formativa / transformativa dos alunos, no que se refere s suas aprendizagens, tendo em conta os recursos materiais e humanos disponveis, enquanto mecanismos de aprendizagem.

I. COORDENAO E PROFESSORES ENVOLVIDOS, HORRIO E LOCAIS DE FUNCIONAMENTO Biblioteca da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita
A biblioteca da EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita integra, alm do Professor Bibliotecrio (professor Joaquim Jos Veiga), um assistente operacional, Sr. Srgio Marreiros, com uma carga horria de 35 horas a tempo inteiro. Por outro lado, foram destacados dois docentes, Emdio Teodsio e Antnio Crispim, com dois blocos e um bloco semanais, respectivamente. Mais recentemente, desde meados de maio, uma animadora com a mesma carga horria de 35horas, veio a dar um maior contributo na dinamizao e animao deste espao.

Foi da competncia do assistente operacional gerir a actualizao e informatizao do registo dos acervos bibliogrfico e audiovisual (DVDS, Cassetes de VHS, CDA, Cassetes udio, CDROMs), respectiva etiquetagem desses suportes e ainda introduo dos dados dos leitores no programa de leitor. Para o efeito, teve sistematicamente, ao longo do ano, o apoio do professor bibliotecrio. Tanto este como o j referido assistente operacional geriram a presena de alunos na biblioteca, sobretudo nos intervalos, dado o elevado nmero de alunos presentes nesses momentos. Aos alunos foi facultado o apoio na realizao de trabalhos de pesquisa, realizao de trabalhos, utilizao da Internet, elaborao de folhetos e outros suportes de trabalho, de mbito curricular e cientfico, que constam na avaliao dos alunos, nas diferentes reas disciplinares e das reas Curriculares No Disciplinares de Estudo Acompanhado e de Formao Cvica. O docente Emdio Teodsio, no mbito dos dois blocos que cumpria na biblioteca, foi um elemento vital na elaborao de material decorativo e esttico para a dinamizao de inmeras atividades da biblioteca. Por outro lado, preparou um grupo de alunos para a dramatizao de um texto do qual se apresentou comunidade educativa, de todas as escolas do Agrupamento, atravs das suas bibliotecas, de uma pea de teatro relativa alimentao saudvel: Sopa de Pedra. O docente Antnio Crispim, com um bloco semanal, colaborou na vigilncia deste espao, hora de almoo, todas as quintas feiras, na ausncia do professor bibliotecrio. Tambm facultou material didtico e de carter cientfico, da sua rea disciplinar, para constar no blogue da biblioteca. A D. Ana Lcia Silva, recentemente includa na equipa (em meado do ms de maio), contribuiu no somente para acompanhar e apoiar os discentes e na vigilncia da biblioteca, mas sobretudo na animao e dinamizao deste espao (Elaborao de Jogos de Xadrez e de Damas, Peddy Paper e Teatro de Sombras Chinesas), Em parceria com a equipa da Unidade de Multideficincia, foi facultado apoio a dois alunos dessa unidade, que comearam a integrar a equipa da biblioteca, no mbito da realizao de pequenas tarefas (colocao de livros nas estantes, ligao de recursos audiovisuais [televises, leitores de vdeos e de DVD], de computadores e arrumao dos equipamentos no espao da biblioteca.

II. Nmero de Alunos que frequentam a Biblioteca


As Bibliotecas impem-se como espaos privilegiados para o desenvolvimento de hbitos de trabalho e lazer dos nossos alunos. Esta afirmao pode, facilmente, ser verificada pelos nveis de utilizao dos vrios recursos e equipamentos que a Biblioteca coloca disposio dos seus utentes. Assim, ao longo de todo o ano, contabilizmos os seguintes dados: TIPO DE REQUISIO NMERO TOTAL DE ALUNOS NA BIBLIOTECA N. DE ALUNOS EM PRESENA INFORMAL N. DE ALUNOS NA REALIZAO DE TRABALHOS E PESQUISA REQUISIES DOMICILIRIAS DE LIVROS REQUISIO DOMICILIRIA DE AUDIOVISUAIS (VHS, DVDS, HI-FI) ACESSO A COMPUTADORES REQUISIES DE LIVROS PARA A SALA DE AULA NMERO DE REQUISIO DO ESPAO DA BIBLIOTECA POR TURMAS NMERO DE DOENTES QUE UTILIZARAM A BIBLIOTECA QUANTIDADE 34471

23202 11269 617 316 16372 1814 93 31

Comparativamente com o ano lectivo anterior, os dados do quadro demonstram, que a BE teve uma maior utilizao, quer por alunos, quer por docentes. Em todo o tipo de requisies assistiu-se a uma acentuada utilizao, mesmo a nvel de audiovisuais, apesar da limitao de recursos disponveis, pois muitos docentes utilizaram este recurso no mbito de aulas de substituio. O nmero de requisies ao domiclio baixou pouco significativamente, embora no mbito do acervo bibliogrfico ter sido reforada a aquisio de exemplares nos dois ltimos anos letivos, num total de 313 ttulos. Ao longo do ano letivo, sempre que o programa de catalogao esteve disponvel, em consequncia da funcionalidade da Internet, foi como anteriormente se referiu registado, actualizado e catalogado o acervo bibliogrfico existente, nomeadamente todos os ttulos entrados no ano letivo anterior. Paralelamente, foram actualizados informaticamente todos os registos de entrada dos acervos existentes (bibliogrfico, audiovisual e digital, blogue) da 5

biblioteca, como se pode verificar no seguinte quadro as quantidades de exemplares por cada acervo: ACERVOS EXISTENTES ACERVO BIBLIOGRFICO DVDS CASSETES DE VDEO VHS CDS UDIO CDROMS MANUAIS ESCOLARES QUANTIDADE 5384 101 371 102 284 689

Relativamente ao acervo bibliogrfico disponvel, os ttulos existentes distribuem-se, por quantidades, pelas seguintes Classes CDU / Temticas:

Os livros do PNL so muito utilizados em ambiente de sala de aula (Lngua Portuguesa e Estudo Acompanhado). A BE est muitssimo bem apetrechada a este nvel, sobretudo no 2. ciclo.

No quadro seguinte tambm se apresenta a utilizao do acervo bibliogrfico, quer ao domiclio, quer na biblioteca, quer ainda em sala de aula, por temticas e Classes CDU:

Da observao do grfico concluiu-se que a Classe 8 (Dicionrios e Literatura Infanto-Juvenil Portuguesa e Estrangeira) a rea mais requisitada ao domiclio e para sala de aula, seguida das Classes 7 (Artes e Desporto) e 9 (Geografia, Biografias, Monografias, Fundo Regional e Histria) e manuais Escolares.

III. Actividades desenvolvidas na Biblioteca da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita


De acordo com o Plano Anual de Atividades, previamente elaborado conjuntamente com a equipa de todos os professores bibliotecrios das diferentes escolas que integram o Agrupamento de Escolas de Albufeira, a biblioteca da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita cumpriu integralmente todas as atividades propostas, acrescidas de inmeras outras que foram surgindo ao longo do ano, no mbito dos curricula e atividades extracurriculares.

Receo aos alunos do 5. ano de escolaridade


15 de Setembro

Dia

Como j tem sido habitual ao longo dos anteriores anos lectivos, realizou-se junto dos alunos do quinto ano de escolaridade a divulgao dos objectivos da biblioteca. Assim, no dia da recepo a estes alunos, foi-lhes entregue uma ficha de inscrio para serem potenciais leitores da biblioteca, tendo-se explicado as vantagens da decorrentes, de modo a terem acesso aos acervos bibliogrfico e audiovisual disponveis. J no mbito do Ms Internacional da Biblioteca Escolar, Outubro, foram organizadas, a este espao, visitas guiadas aos alunos do quinto ano de escolaridade com a apresentao de um Power Point relativo ao tema: A Biblioteca Apresenta-se, Foi atravs desta atividade que se props que os alunos pudessem inteirar-se das dinmicas deste espao, como local privilegiado e facilitador das suas aprendizagens, no domnio de tcnicas de pesquisa e de trabalho, especificando-se, em particular, a funcionalidade de cada espao dentro da biblioteca e a disponibilidade de recursos facultados pela equipa de professores responsveis pela biblioteca e do assistente operacional, Sr. Srgio Marreiros, de acordo com um Plano Anual de Actividades e objectivos definidos previamente, no contexto da poltica das bibliotecas do nosso Agrupamento, responsabilidade dos professores bibliotecrios.

Efemrides
Ao longo do ano letivo evocaram-se inmeras datas e acontecimentos, atravs de cartazes e pequenas exposies temticas, das quais se lembram algumas delas, pelo seu impacto junto da comunidade escolar:

1. Dia Europeu das Lnguas

Dia 26 de setembro

No dia 26 de Setembro comemorou-se o Dia Europeu das Lnguas, em todas as bibliotecas escolares do Agrupamento de Esco-las de Albufeira. Para o efeito, foram elaborados cartazes evocativos a esta efemride com a frase: Bom Dia, em inmeras lnguas faladas na Europa. Alm da equipa dos professores bibliotecrios, envolveram-se, nesta atividade, docentes das lnguas inglesa, alem e francesa.

2. Dia Mundial da Msica

Dia 1 de 0utubro

No mbito desta efemride, elaboraram-se cartazes alusivos ao tema e ouviu-se msica ambiente evocando a msica como um eco do mundo invisvel e da criatividade humana. Paralelamente foi exposta uma pequena mostra de livros alusivos a esta temtica.

3. Dia Mundial dos Animais 4 de outubro


Apresentao de livros sobre vida animal e um cartaz alusivo ao tema, alm de um documento em A3 com os Direitos dos Animais

4. Dia 5 de outubro de 1910 A implantao da Repblica

Nesta data foram apresentados alguns cartazes feitos por alunos, com o apoio da equipa da biblioteca e um cartaz evocativo, em A3, para lembrar os 101 anos da implantao da repblica em Portugal.

10

5. Dia Mundial da Alimentao Dia 16 de outubro


Exposio de cartazes e rodas de alimentos elaboradas por alunos do 6., 7. e 8. anos de escolaridade, no mbito da comemorao desta efemride e das atividades do Gabinete de Educao para a Sade, com o objectivo de promover hbitos alimentares saudveis junto da comunidade escolar. Da exposio, aps registo fotogrfico dos cartazes e trabalhos apresentados, foi elaborado um Power Point que consta no blogue da biblioteca.

6. Outubro Ms Internacional da Biblioteca Escolar


De 24 a 31 de outubro realizaram-se algumas atividades no mbito desta efemride, j habitual na dinmica das bibliotecas. Para o efeito foi apresentada uma exposio de livros do Plano Nacional de Leitura, elaborao de marcadores, Sesses de Leitura de excertos de livros em ambiente de sala de aula, para segundo e terceiro ciclos, Sesso de Leitura na biblioteca escolar com a presena da professora Helena Correia, onde estiveram presentes alunos do 5. ano B e alunos da Unidade de Multideficincia e Visitas Guiadas de alunos do quinto ano de escolaridade Biblioteca para formao de utilizadores, com a apresentao de um Power Point relativo importncia deste espao na formao cientfica e cvica dos alunos. Tambm a professora Laura Brs leu alguns contos alusivos ao livro e leitura.

11

7. Dia do Halloween Dia 31 de outubro

Exposio de cartazes, trabalhos realizados por alunos, no mbito da disciplina de ingls e exposio de livros de literatura fantstica, de acordo com ttulos que integram o acervo bibliogrfico da biblioteca. Pintura de imagens e cartazes por alunos amigos da biblioteca.

8. Dia do No Fumador Dia 17 de Novembro


Elaborao de cartazes a divulgar por todas as bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Albufeira, alm de alguns trabalhos realizados por alunos no mbito do Gabinete de Educao para a Sade.

12

9. Dia do Armistcio Dia 11 de Novembro de 1918

Elaborao de cartazes, no mbito da disciplina de Francs (9. ano de escolaridade) e exposio de trabalhos na biblioteca, evocando o fim da 1. Guerra Mundial, a primeira guerra civil da Europa, na contemporaneidade.

10.

Dia Internacional para a Eliminao da Violncia Contra as

Mulheres dia 25 de Novembro

Em parceria com o Gabinete de Educao para a Sade e o Departamento de Cincias Exatas e de Matemtica, foi feita a divulgao desta efemride, atravs de cartazes evocativos data para sensibilizar a comunidade educativa sobre a violncia imposta mulher no mundo e em casa.

13

11.

Dia Internacional dos Direitos Humanos Dia 10 de

dezembro

Exposio de cartazes e da carta da Declarao Universal dos Direitos Humanos na biblioteca. Elaborao de frases alusivas ao tema, de modo a sensibilizar a comunidade educativa relativamente igualdade de todos os cidados e cidads, o direito a uma vida digna, direito ao trabalho e segurana, direito sade e educao e direito diferenciao de cultos e credos, entre outros.

12.

Natal Evocao de uma data universal

No mbito desta efemride, foi realizada uma exposio de quinze cartazes relativos ao Natal no Mundo e exposio de imagens alusivas a esta quadra natalcia. Foi realizado e exposto, a 2 de dezembo, um prespio evocativo a esta efemride, que acabou de ser desmontado aps o dia de Reis, a 6 de janeiro. Tambm foram apresentadas, em msica ambiente, excertos de msicas de natal, em vrios pases europeus (Portugal, Frrana, Alemanha e Inglaterra).

14

13.

Dia Escolar da No Violncia e da Paz Dia 30 de Janeiro

Elaborao de frases alusivas Paz, Tolerncia e No-violncia e registo das mesmas em pequenas fitas acetinadas a afixar numa rvore Simblica a esta efemride, patente na biblioteca escolar, tal como nas demais bibliotecas do Agrupamento. Elaborao de cartazes evocativos a esta temtica e afixao em diferentes locais privilegiados do estabelecimento de ensino.

14.

Dia da SeguraNet 2012 Dia 7 de Fevereiro

No passado dia 7 de fevereiro comemorou-se o Dia da SeguraNet. Esta data um alerta para a utilizao responsvel e racional da Internet. Para isso, foi solicitado aos alunos que usassem responsavelmente e de um modo seguro a Internet, pois esta um meio onde todos nos expomos e no assim to seguro usar chats, o Facebook ou outros meios de comunicao digital, sem se saber quem est do outro lado da linha. Para o efeito foi afixado um conjunto de cartazes alusivos a esta efemride.

15

15.

Dia de S. Valentim / Dia dos Namorados Dia 14 de

fevereiro

Exposio de cartazes feitos por alunos amigos da biblioteca e escrita de Cartas de Amor, s quais foram atribudos livros como prmios pelos dois primeiros lugares, como se pode constatar no blogue da biblioteca.

16.

Revoluo do 25 de abril de 1974

Elaborao de cartazes, quer pela equipa da biblioteca (cartaz da esquerda), quer por alunos do 6. ano de escolaridade ( direita) e exposio dos trabalhos na biblioteca. Foram entregues marcadores evocativos a alunos e docentes que visitaram a biblioteca e uma pequena mostra bibliogrfica alusiva ao tema.

16

17.

Dia da Me Dia 6 de maio

Evocao desta efemride, atravs da elaborao de marcadores e postais, oferecidos a alunos na vspera da data desta comemorao. Exposio de cartazes relativa a esta data.

Presena de Escritores e Contadores de Histrias 1.

ANTNIO MOTA

ENTRE NS

30

DE NOVEMBRO DE

2011

No passado dia 30 de novembro, esteve entre ns o autor Antnio Mota numa sesso de apresentao da sua obra literria, centrada na Literatura Infanto-juvenil, com o patrocnio do grupo Editorial Leya, de forma a dinamizar o gosto pela leitura e pelo livro, junto da comunidade escolar. Nesta sesso, que decorreu entre as 10horas e as 11h30m, estiveram presentes alunos do 2. ciclo e respetivos docentes de Lngua Portuguesa. Os alunos tinham previamente preparado, com os professores titulares das turmas, algumas atividades (biografia do autor, questes a propor ao Autor e cartazes), de modo a materializar-se um ambiente de interao e empatia entre todos os presentes. O autor Antnio Mota possibilitou uma sesso de grande cordialidade, com sentido de entrega e interao, apresentando alguns excertos relativos s obras em anlise: Pedro Alecrim e Heris do 6. F, entre outras. Foram entregues a todos os presentes marcadores sobre a atividade. 17

2. PROFESSORA LAURA BRS

No mbito da Semana Cultural da sia - Encontro de Culturas, tivemos, entre ns, a habitual presena da professora Laura Brs, que se disponibilizou apresentar uma Sesso de Leitura de Contos e Histrias Orientais. Esta sesso de leitura de contos e histrias decorreu na nossa biblioteca no passado dia 14 de fevereiro, pelas 14h25m, onde esteve presente a turma do 5. Ano - C , acompanhada com o respetivo docente da disciplina. Este evento ilustrar a temtica do Oriente, isto , a cultura e as lendas de alguns pases asiticos (China, Japo), a partir de textos de Sophia Mello Breyner Andresen, Antnio Torrado e Jos Jorge Letria.

ACTIVIDADES DA SEMANA CULTURAL ENCONTRO DE CULTURAS


De 13 a 17 de fevereiro

DA

SIA

Decorao do espao Exposio de artesanato, tecidos e outros objetos decorativos e do quotidiano Sesses de cinema: O ltimo Imperador de Bertolucci; pera: Turandot, de Puccini Exposio / oficina de Origamis, da professora Sandra Caetano Sesses de leitura de Contos e Histrias com a professora Laura Brs Audio de msica tradicional da China, de Ravi Shankar e de Rao Kiao Exposio de livros temticos sobre diferentes pases da sia (contos, gastronomia, cultura, artes, entre outros); Exposio de bonecas japonesas e de papagaios de papel Cartazes, brochuras, imagens, quadros relacionados com pases asiticos.

18

Imagens da Exposio alusiva Semana da sia

ACTIVIDADES

DA A

SEMANA 9

DA

LEITURA

DE 5

DE MARO

Como tem sido tradio, desde h quatro anos a esta parte, foi definida pela Rede Nacional de Bibliotecas Escolares a implementao da Semana da Leitura, que decorre normalmente - na primeira de maro de cada ano letivo. Neste mbito, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Albufeira dinamizaram um conjunto de atividades, subordinadas ao tema Cooperao e Solidariedade, proposto pela RBE. Assim, nesta biblioteca, apresentmos as seguintes atividades: Leituras Solidrias 5 minutos de leitura nas aulas de Formao Cvica. Almoos literrios Tema + painel na cantina. Caf com Poesia Oferta de poemas no bufete. Feira do livro Painel gigante e exposio de fotografias do logotipo humano ler + em todas as lnguas articulao com o Departamento de Lnguas e professores de Educao Fsica Hora do conto. SerafimStria Encontro com o contador de histrias Jorge Serafim. Recital de Poesia com Afonso Dias. Oficina de marcadores de livros. Leituras Cruzadas Leituras interturmas. Livros com histria - Exposio de livros antigos. Sesso de leitura de excertos da obra: O Velho que ria Romances de Amor, de Lus Seplveda, com a professora Laura Brs.

19

SEMANA

DA

LEITURA:

1. Dispora do Amor com Afonso Dias

No passado dia 6 de maro, no mbito da Semana da Leitura, com Afonso Dias, a biblioteca da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, em Albufeira, vestiu-se de Disporas Poticas, centradas na temtica do Amor, no mundo da lusofonia. Aquelas disporas envolveram os presentes num sonho materializado pela oralidade e as musicais palavras do declamador que to sabiamente demonstrou a vertente multicultural da nossa lusa lngua, repartida pelas sete partidas do mundo. Em duas sesses (uma para o segundo ciclo e outra para oitavos e nonos anos de escolaridade), com aproximadamente cento e sessenta olhares, entre alunos e professores, vidos de curiosidade e sedentos de se deixarem seduzir pela melodia musical dos poemas, a biblioteca converteu-se num palco feito com a fora das palavras que imortalizaram a lusofonia. Esta dispora do Amor comeou com a cabea na lua, expressa nos Contos do Nascer da Terra de Mia Couto, o autor da reinveno potica e tropical do verbo, que nos agarrou com as razes da poesia e nos envolveu num misto de fantasia, to sabiamente inventada por si e que nos aproxima e liga, como homens, numa chama de humanidade universal.

De imediato, o amor da dispora da nossa lngua retorna ao luso retngulo para deixar a geometria de duas linhas paralelas que, finalmente, se encontraram para tomar caf, como dois namorados, no cadinho inventivo da obra potica de Jos Fanha. J com Miguel Torga, a amizade faz-se com amor e a magia de um segredo de criana que sabe onde h um ninho, para dizer ter depois um amigo que faa o pino a voare com Antnio Gedeo, tem-se uma arma secreta ao servio das naes, que se podia chamar VIDA, mas que se chama Amor, simplesmente, esse amor do tamanho do mundo, no ir e voltar, de tudo quanto livre e transparente como um Poema de Amor, cadenciado pela doura e a identidade lusfonas. De seguida, o Amor partiu para tropicais paragens, com Carlos Drummond de Andrade, sob uma brisa perfumada de inmeras e diversas flores, cheias de cor, que nos seduzem pelos aromas e cores do serto brasileiro. Mergulhados, ento, nos oceanos da poesia, fez-se a travessia para o outro lado do Atlntico Sul, com Viriato da Cruz, que descobriu o Amor, quando mandou uma carta em papel perfumado, e com letra bonita eu disse ela tinha, um sorrir luminoso to quente 20

e gaiato, como o sol de Novembro brincando de artista nas accias floridas, espalhando diamantes, e que se tornou, finalmente, realidade, quando depois de danar uma rumba com ela, Olhei-a nos olhos sorriu para mim, pedi-lhe um beijo e ela disse que sim. Como bonito o Amor quente das praias com accias floridas e to forte como as calemas, que nos envolvem na doura do amor que unem um homem e uma mulher. Retornados s lusas terras, seguimos no amor pela Ptria, de Sophia de Mello Breyner Andresen que d peso e importncia s palavras e as coloca no stio certo, palavras ditas com paixo como a nudez deslumbrante das mesmas to amadas que Nada pode apagar, o concerto dos gritos, num tempo de pecado organizado. Ainda no solo das terras lusas, seguimos com o lirismo de Sebastio da Gama, na sua cano da felicidade, porque at com uma rosa de ptalas sedentas, nos tornamos felizes, porque, como ele prprio afirma: como se andasse, procura dela, por faltar s ela, para ser feliz . Finalmente, com Fernando Pessoa, sentimos genialmente a poesia como aquela cativa que me cativa, na voz de Zeca Afonso, e que nos envolveu naquele amor feito com a alma toda e profundamente feliz, mas que se sente e convida a namoriscar com as palavras dos livros e dos poetas. Fastidioso seria estar aqui a mencionar outros poetas cantados e ritmados pela voz e os acordes da viola de Afonso Dias, pois a poesia infinita. Porm, tambm infinita foi a plenitude deste encontro com os poetas da lusofonia que deixaram partir prenhes de sonho e de fantasia todos os presentes nesta alquimia de encontros com a identidade de uma lngua universal, como o portugus, to sabiamente cantado por Afonso Dias). A poesia foi, afinal, uma brisa de encanto por mundos distantes e prximos de ns, mais um dia.

2. SerafimStria na biblioteca da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita


No ido e passado dia oito de maro, a nossa biblioteca encheu-se de histrias e estrias perdidas no tempo, essas estrias intemporais, na voz de aedos, que de gerao em gerao, deixaram o registo do imaginrio de todos ns.

Na verdade, com Jorge Serafim o aedo e cantor reviveu-se a fora e o encanto de antigos contadores de histrias, que passaram da av, da av da av, e da av da av da av da av, at o registo musical das palavras encantadas se perder num tempo pretrito nas plancies de um Alentejo imaginrio de todos ns. Foi um momento de fantasia e de sonho cadenciado pela expressividade gestual e pela fora das palavras encantadas de quem soube genialmente agarrar um pblico-alvo to heterogneo, em termos geracionais, entre diferentes ciclos e professores presentes. O imaginrio do contador Jorge Serafim reverberou na curiosidade de todos os presentes, num total de aproximadamente noventa e cinco pessoas, que viajaram para 21

um mundo fantstico e de sonho, to ao gosto da pequenada. Afinal, o gnio do contador fazer de todos os presentes, ouvintes mergulhados na sua pretrita infncia, esse retorno aos nossos primeiros tempos de criana, ao ritmo de Hip-Hop e com a fora das palavras que nos cativam, num sorriso coletivo de encantamento.

Neste espetculo de cor, feito com as palavras e a fora do gesto, viajmos pela dispora da lusofonia, quando aportmos s crioulas praias de Cabo Verde, ou ainda s florestas impenetrveis das histrias de S. Tom e Prncipe, com os seus venerados e respeitveis contadores de histrias, reinventados pela ternura e doura deste artista do presente, agarrados s razes de um passado, que, afinal, de todos ns, na sua diversidade multicultural da lusofonia, onde se vislumbraram sis de oiro e luas de prata, envolvidos de um cu de barriga a rebentar de fertilidade criativa. Passmos pela Guin, voltmos ao Alentejo profundo e ouvimos o balir de uma ovelha e sua cria, fugidas astutamente de um lobo faminto, que afinal se contentou em afiar os dentes numa pedra fora do alcance da me ovelha que retorna, s e salva, ao redil. Deixmo-nos embalar ao ritmo Hip-Hop da fantstica histria da Carochinha e do Joo Rato, que nos fascinou pela criatividade e imaginao deste genial contador de histrias.

Foi uma pera de imaginao e de criatividade, por quarenta e cinco minutos prenhes de musicalidade e gestualidade encantatrias, que somente os aedos so capazes de engendrar com a varinha mgica que todos ns transportamos de gerao em gerao, para contentamento dos mais jovens, porque a juventude em cada um de ns, independentemente da idade, a primavera que no queremos perder, e por isso anda de boca em boca, destes encantadores de almas, chamados aedos ambulantes ou contadores de estrias / histrias.

22

3. Feira do Livro

Como habitualmente, e para sensibilizar a comunidade educativa pelo gosto da leitura e do livro, realizou-se uma Feira do Livro, nesta biblioteca, no mbito das atividades da Semana da Leitura. A, todos os elementos da comunidade educativa puderam encontrar uma grande diversidade de livros, de certeza do seu agrado, com descontos excepcionais e acessveis a todas as bolsas. Da venda dos livros, as editoras patrocinadoras facultaram a aquisio de livros por parte da biblioteca, de modo a reforar o acervo bibliogrfico existente.

EXPOSIES

NA

BIBLIOTECA:

1. Pintura de Rosa Barriga


De 14 a 21 de Outubro Rosa Maria Barriga Vieira reside em Albufeira e expe desde 1993, tendo realizado exposies colectivas e individuais por todo o Sul e Centro do Pas. Recebeu a Meno Honrosa em 2001, no Concurso "Cores e Formas dos Nossos Artistas", em Albufeira. Representou o Algarve na 1 Exposio de Trabalhadores de Turismo, no Hotel Cidadela, em Cascais, em 2002. Foi aluna da Prof Ldia de Almeida, Prof. Fonseca Martins e aprende novas tcnicas com o pintor russo Serguei Sergueev. Est representada na Irlanda, Inglaterra e EUA. Possui obras em espaos pblicos, na cidade de Albufeira.

23

2. Rosas-dos-ventos trabalhos das turmas do 5. ano de escolaridade, em H.G.P.


No mbito dos contedos programticos de H.G.P. 5. ano de escolaridade, todas as turmas dos docentes Joaquim veiga e Regina Baptista apresentaram uma exposio de trabalhos relativa a Rosas dos ventos.

3. Lenda Mouras H.G.P. 5. Ano de Escolaridade

No mbito dos contedos de H.G.P. 5. ano de escolaridade, realizou-se uma exposio de cartazes alusivos a Lendas Mouras, na nossa biblioteca, de 23 a 31 de Janeiro. Esta pequena exposio foi coordenada pelos docentes Regina Baptista e Joaquim Veiga, que leccionam a disciplina de Histria e Geografia de Portugal 5. ano.

24

4. Marcadores 9. ano B / Educao Visual

Estes marcadores foram elaborados por alunos do 9. B, sob a orientao da docente Maria Ascenso Marrachinho, que se disponibilizou a expor os trabalhos na biblioteca da escola.

5. Cabea Padro
Conhecimento da arquitectura e patrimnio construdo em Albufeira anos sessenta, com base nos estudos de Cabea Padro, um nome da arquitetura portuguesa, no sculo XX.

25

7. Fotografia de Kristine Schumacher de 24 de janeiro a 3 de fevereiro

Olhares sobre o Algarve

8. Livros com Histria Exposio na Semana da Leitura

De 5 a 9 de maro realizou-se, nesta biblioteca, uma pequena exposio de Livros com Histria, isto , livros antigos, que evocam geraes e pocas mais recuadas dos nossos avs e pais. Esta pequena mostra, como momento de se reaver memrias pretritas ao gosto de todos os visitantes, fascinou a curiosidade de todas as geraes que nos contactaram

26

9. A REVOLUO

DOS

CRAVOS - 1974

No mbito da comemorao dos 38 anos da revoluo do 25 de abril, esteve patente uma exposio de trabalhos de alunos do 6. de escolaridade, sob a orientao da docente Regina Baptista. Esta efemride procurou, entre vrias coisas, divulgar os valores e princpios que nortearam o M.F.A. (Movimento das Foras Armadas) para derrubar a ditadura do Estado Novo que cerceou a nossa liberdade e direitos inerentes a um regime democrtico. Entre outros propsitos, a Revoluo dos Cravos propunha-se implementar a chamada poltica dos 3 Ds (descolonizao, democratizao e desenvolvimento). Entre os diferentes cartazes elaborados pelos alunos, foram realizadas pequenas biografias de Salgueiro Maia e Otelo Saraiva de Carvalho, alm de outros que ilustram os acontecimentos mais relevantes do 25 de abril. Tambm alguns alunos de Necessidades Educativas Especiais, do 8. Ano - D, realizaram um cravo evocativo desta efemride. A equipa da biblioteca ainda confecionou marcadores com poemas e imagens do 25 de abril. De igual modo, foi feito um cravo gigante com poemas em cada ptala evocando poetas e escritores que imortalizaram a revoluo de abril de 1974. Por ltimo, tambm estiveram expostos Cartazes do M.F.A., gentilmente cedidos pelo professor Paulo Moreira, da ESA (Escola Secundria de Albufeira), que refletem os objetivos e valores da revoluo que instaurou a democracia em Portugal.

10.

Msica de Interveno do 25 de Abril DIA 27 DE MAIO

PASSAD0 DIA 27 DE ABRIL REALIZOU-SE UMA SESSO DE MSICA DE INTERVENO, NA BIBLIOTECA DA EB2,3 DR. FRANCISCO CABRITA, NA VOZ DO DOCENTE DOMINGOS MENDES, EVOCANDO-SE NO SOMENTE O ESPIRITO DE ABRIL, COMO TAMBM A MEMRIA DE MSICOS (ZECA AFONSO, JOS MRIO BRANCO, SRGIO GODINHO, PADRE FANHAIS) E DE POETAS (CARLOS ARY DOS SANTOS, MANUEL ALEGRE, NATLIA CORREEIRA), ENTRE OUTROS.

NO

27

11.

Cartografia Portuguesa Sc. XV a XVII


Exposio

A partir do sculo XV, em estreita implicao com a navegao astronmica, d-se um profundo desenvolvimento da cartografia portuguesa. Como dizia Duarte Pacheco Pereira: a experincia a mestra de todas as coisas. Nesta aceo, o contacto com novos povos e continentes contriburam para uma grande revoluo na representao rigorosa e real cartogrfica, graas aos novos instrumentos de navegao disponveis: bssola, astrolbio, balestilha e quadrante. Apesar das representaes revelarem ainda uma certa impreciso, fornecem um novo e abundante horizonte informativo dos continentes e oceanos, povos, fauna e flora das novas terras descobertas. As Cartas Portuguesas mais antigas de que h notcia so: uma do ltimo quartel do sc. XV, outra assinada por Pedro Reinel aproximadamente de 1485, e ainda uma carta assinada por Jorge de Aguiar, de 1492. A passagem da navegao costeira navegao em alto mar e astronmica provocou a introduo da escala de latitudes nas cartas. O Planisfrio Cantino, representado na figura, o documento mais antigo conhecido, que inclui indiretamente a primeira escala de latitudes, pois apresenta o Equador e os trpicos. Neste mbito, a nossa biblioteca apresentou comunidade educativa uma rica exposio de mapas da cartografia portuguesa do sc. XV, XVI e XVII, de 21 a 30 de maio, que contribuiu para um melhor conhecimento da revoluo geogrfica, como testemunho do contributo de Portugal para esta cincia.

12. Alunos do 5. Ano Descobrimentos Portugueses

do

conhecer

os

As turmas do 5. ano de escolaridade, da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, sob a orientao dos docentes Joaquim Veiga e Regina Baptista, apresentaram um conjunto de trabalhos (mapas, biografias, monografias, jogos didcticos, reprodues de instrumentos nuticos e caravelas), temticas relativas aos Descobrimentos Portugueses, como documentam as imagens a seguir indicadas. Fascinante foi tambm o colorido e o aroma das especiarias vindas do Oriente que perfumaram o espao da nossa biblioteca e a curiosidade de todos aqueles que nos visitaram.

28

13. Sopa de Pedra dramatizao de um conto de Alice Vieira

No mbito das atividades da BE da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, o professor Emdio Teodsio encenou com alunos do 6. ano - B, a saber: Diogo Rosa, Laura Tintim, Mariana Alves e Natacha Andrade, uma pequena pea de teatro subordinada ao tema: A Sopa de Pedra, baseada e adaptada na obra A Que Sabe Esta Histria?, de Alice Vieira. Esta dramatizao tem estado a ser divulgada junto de todas as escolas do Agrupamento de Escolas de Albufeira, atravs das suas respetivas bibliotecas. Esta surgiu de um trabalho de equipa entre o professor Emdio Teodsio, como docente da turma e da equipa da biblioteca, o Gabinete de Educao para a Sade, cuja coordenao est responsabilidade da docente Maria da Conceio Vieira, que tem acompanhado a dinamizao deste projeto. Paralelamente, a equipa da biblioteca tem facultado o espao para os inmeros ensaios. Na sala de Educao Visual e Tecnolgica nmero dois tm sidos realizados os cenrios e adereos. Tambm a docente Ana Margarida Mendes, de Lngua Portuguesa, ajudou na redao do guio. A encenao deste pequeno texto tem sido dinamizada no contexto das aulas de Estudo Acompanhado e tem-se centrado na explorao e divulgao de valores, tais como: solidariedade, sentido de partilha, hbitos alimentares saudveis, mtodos de trabalho e de estudo, pesquisa, representao, relao com os outros, no seio da Comunidade Educativa. Estes itens sero avaliados no contexto daquela rea curricular no disciplinar, tendo em considerao as disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica, a dinamizadas. A calendarizao da apresentao desta pequena pea teatral a seguinte: Dia 17 de abril- duas sesses na BE da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita; Dia 24 de abril - sesso na BE da EB1/JI de Vale de Pedras; Dia 8 de maio - sesso na BE da EB/Secundria de Vale de Pedras; Dia 15 de maio - sesso na EB1/JI da Correeira; Dia 22 de maio - sesso na EB1/JI dos Calios. Lembramos que a atividade tem tido, junto da Comunidade Educativa, uma grande aceitao pelo protagonismo dos jovens atores e pela fcil apreenso das ideias em relao temtica retratada.

29

14.

Exposio de Pintura de Sandra Caetano

A professora de Educao Visual e Tecnolgica, Sandra Caetano, apresentou comunidade educativa uma mostra da sua obra pictrica nas bibliotecas das EB2,3 Dr. Francisco e EBSA. Esta docente nasceu em Beja a 25 de fevereiro de 1981 e desde cedo evidenciou um grande fascnio pela arte, assumindo-se como uma criadora plstica que busca a comunicao das paixes, vivncias e inquietaes sociais, atravs de uma linguagem carregada de forte simbolismo. A sua obra plstica materializa-se pelos tons fortes e expressivos, como forma que evidencia os sentimentos de alma e emoes por si vivenciadas, apresentando-se com uma forte carga icnica, conjugando a forma e a cor numa harmonia plstica original, com a introduo de materiais complementares (xistos e fio) cor e forma, privilegiando a figura humana. A exposio foi do agrado de todos aqueles que se deixaram fascinar pela cor e temticas apresentadas.

15. FOTOGRAFIA DOS DOCENTES DOMINGOS MENDES E RUI DE CARVALHO - EXPOSIO

Para encerrar o ano letivo de 2011/2012, as bibliotecas da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita e da EBSA apresentaram Comunidade Educativa uma exposio de fotografia dos docentes Domingos Mendes e Rui de Carvalho. Na primeira semana de Junho de 1 a 8 de Junho a exposio estar na biblioteca da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita. Na semana seguinte, de 8 a 15 do mesmo ms, a exposio estar na biblioteca da EBSA, escola sede.

30

16. Exposio de trabalhos

"Concurso para elaborao de um Slogan e ilustrao sobre o consumo de lcool"


No mbito do Programa de Educao para a Sade, os alunos desta escola realizaram Slogans relativos ao Consumo do lcool, seus efeitos na Sade, na famlia e na Sociedade. Estes Slogans foram expostos na nossa biblioteca da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, de 6 a 15 de Junho e dos quais se destacam os trs melhores slogans, que a seguir se apresentam:

17. Peddy-Paper

No mbito do encerramento do ano letivo de 2011/2012, realizaram-se duas sesses de Peddy-Paper, nos dias 8 e 14 de Junho, envolvendo alunos do 5. e 6. anos de escolaridade. Estas atividades decorreram no espao do prprio estabelecimento de ensino. Os alunos organizaram-se em pequenas equipas, de dois a trs alunos, que percorreram vrios locais, obtendo nestes, pistas, tarefas para responder a diversas questes relacionadas com vrios temas e atividades dinamizadas na Biblioteca ao longo do ano letivo. No final dos jogos, foram atribudos prmios de participao: pastas de arquivo com autocolantes, marcadores de livros e cadernos quadriculados. Para o 1, 2 e 3 prmio foram atribudos aos alunos vencedores, livros, pastas de arquivo, esferogrficas e outros materiais didcticos. Os alunos participantes mostraram grande entusiasmo nos jogos, e congratularam-se com a atribuio dos prmios. 31

18. Teatro de Sombras Chinesas

No mbito do encerramento do ano letivo de 2011/2012 e do Projeto Escola Ativa, realizaram-se vrias sesses de Teatro de Sombras Chinesas, nos dias 8, 14 e 15 de Junho, dinamizado por alunos do 5. e 6. ano de escolaridade. As sesses decorreram na Biblioteca Dr. Francisco Cabrita, no perodo da manh. A Histria teatralizada intitulase Os Dois Corvos, de Aldous Huxley e Beatrice Alemagna, uma das obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura. No mbito da Escola Ativa, esta histria foi adaptada temtica de uma alimentao saudvel e equilibrada, de modo a sensibilizar os alunos espetadores, para o efeito. Reconhecido o esforo, mrito e empenho dos alunos envolvidos neste teatro de sombras, a equipa da biblioteca e pblico espectador (alunos do 1. e 2. ciclo e jardim de infncia) aplaudiram com entusiasmo os pequenos atores.

Livro do Ms ano letivo de 2011 / 2012

SUGESTO

DE

LEITURA

Esta rbrica foi mensalmente apresentada como sugesto de leitura, desde setembro de 2011 a maio de 2012, como forma de sensibilizao leitura, no mbito das atividades dinamizadas pela equipa da biblioteca. A atividade teve um grande impacto junto dos alunos que ora folheavam o livro mensalmente proposto ou o requisitavam para leitura domiciliria, o que possibilitou a atribuio de um livro aluna (Carla Varela, n. 7, do 7. Ano A) que requisitou mais livros para casa, ao longo do ano letivo. Entre muitos, foram sugeridos os seguintes ttulos:

32

Livro Mistrio ano letivo 2011 / 2012

Descobre o livro

Esta atividade foi dinamizada mensalmente ao longo do ano letivo e correspondeu totalmente s expectativas dos alunos, que participaram ativamente. Foi atribudo todos os meses um livro como prmio ao aluno que, entre muitos, era sorteado aleatoriamente, entre todos os participantes e que identificava a obra e autor do qual se extraia um pequeno excerto de um livro de autor, cuja obra se relacionava com as atividades do ms.

Canto do Autor ano letivo 2011 / 2012


Relacionado com o Livro do Ms e o Livro Mistrio, estava disponvel uma pequena exposio da obra de autor seleccionado como Autor do Ms, como forma de sensibilizar o gosto pelo livro e pela leitura. Entre os inmeros autores seleccionados, destacam-se os seguintes:

Joachim Masannek Sophia M. B. Andresen

Joo Aguiar

33

NOTCIAS DA BIBLIOTECA Boletim de Divulgao das Actividades

NOTCIAS DAS BIBLIOTECAS


Ao longo do ano lectivo, tal como foi prtica em anos anteriores, foi possvel divulgar as atividades da biblioteca, quer atravs do boletim Notcias da Biblioteca, quer ainda atravs de pequenos cartazes ou em A4 ou em A3, espalhados pela escola, de modo a dar-se a conhecer os eventos mais determinantes realizados pela equipa da biblioteca. Os boletins Notcias da Biblioteca saram com uma periodicidade mensal de janeiro a junho de 2012. Este boletim foi divulgado Direco, Coordenadores de Departamento, Coordenadoras de Diretores de Turma, que por sua vez os remetiam aos representantes dos encarregados de educao das referidas turmas. Por outro lado, o mesmo Boletim foi remetido online Direco Regional de Educao do Algarve e presidente da Associao de Pais, D. Carla Guerreiro, que os faria chegar aos respetivos encarregados de educao, Foram editados seis Boletins de Notcias da Biblioteca, remetidos em suporte digital para todos os membros da Comunidade Educativa, anteriormente identificados.

Curiosidades ano letivo 2011 / 2012


Mensalmente, e ao longo do ano letivo, foi sugerida a rbrica: Curiosidades, que muito despertou a ateno dos nossos leitores. A pgina mensalmente proposta incidia sobre cada uma das Classes CDU (Literatura, Histria, Cincia, Geografia, Tecnologia, entre outras, como se sugere, a seguir, alguns exemplos:

Os Samurais, elite de guerreiros japoneses durante sculos, usavam armaduras que serviam de proteo na guerra e de ornamentao para fins cerimoniais?

34

O Taj Mahal um mausolu situado em Agra, uma cidade da ndia e o mais conhecido dos monumentos do pas. Encontra-se classificado pela UNESCO como Patrimnio da Humanidade e foi anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em 2007. Este sumptuoso monumento de mrmore branco foi mandado construir, como tmulo, pelo imperador Shah Jahan em memria de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal "A jia do palcio", que morreu aps dar luz o 14 filho.

As belas imagens coloridas obtidas pelo telescpio Hubble so uma combinao de pelo menos duas imagens a preto e branco, tratadas digitalmente. Essa composio permite o estudo de estruturas espaciais em detalhes.

Novidades Bibliogrficas

De acordo com parcerias estabelecidas com Editoras, encarregados de educao, docentes e a direco a biblioteca foi reforando os seus acervos, nomeadamente o de cunho bibliogrfico. Sempre que surgissem novos ttulos, os mesmos eram divulgados junto da Comunidade Educativa, atravs do Boletim de Notcias.

35

IV. O Trabalho do Professor Bibliotecrio na Catalogao dos Acervos, Plano Nacional de Leitura
Ao longo do ano lectivo fui, como professor bibliotecrio, catalogando os acervos existentes, dando continuidade ao trabalho iniciado em anos letivos anteriores. Como foi colocado na biblioteca um novo assistente operacional, durante o primeiro perodo letivo facultei-lhe um total apoio no domnio do registo de entradas dos diferentes acervos (bibliogrfico, manuais escolares e audiovisuais), Neste mbito foi possvel registar aproximadamente quatrocentos ttulos, a maior parte adquiridos no ano letivo anterior. De seguida, procedeu-se classificao e catalogao do acervo bibliogrfico. Faseadamente foram sendo enviadas, via digital, listas de alunos com livros em atraso, pelo que incumbi o assistente operacional dessa tarefa, assim como posteriores registos de entradas dos diferentes acervos, de modo a descentralizar as tarefas e atividades da biblioteca. Estas tarefas de catalogao, de impresso de cdigos de barras e etiquetagem, associadas ao trabalho de vigilncia e controle dos alunos, exigiram da equipa um trabalho hercleo que correspondeu positivamente, pois foram cumpridas todas as atividades propostas e definidas no incio do ano letivo. Os docentes Emdio Teodsio e Antnio Crispim, dentro da sua parca carga horria na biblioteca, foram uma mais-valia nas dinmicas da biblioteca. O primeiro docente, aqui referido, preparou atividades de animao ligadas s Semana da sia, Semana da Leitura, atravs da ilustrao do espao, de cartazes e outros suportes. Por outro lado, este docente foi um facilitador na animao da biblioteca, pois na sua carga horria preparou um grupo de teatro que interagiu com o Gabinete de Educao para a Sade e a Escola Ativa. Relativamente ao segundo docente, preencheu a sua mancha horria de 90ms semanais na vigilncia da biblioteca, hora de almoo, aquando da ausncia do professor bibliotecrio e assistente operacional. O mesmo docente facultou material de carter informativo e didtico, no mbito da sua rea curricular para apetrechamento de um dossi temtico, para o efeito. Como houvesse alunos do 8. e 9. ano bastante problemticos e com comportamentos disruptivos, que perturbassem o normal funcionamento deste espao, sobretudo hora de almoo, foi necessrio definir-se um conjunto de regras a ter na biblioteca, sendo estas reestruturadas no final do ano letivo, em parceria com a professora coordenadora dos bibliotecrios (professora Helena Correia), de modo a serem essas regras integradas no Regulamento Interno da Biblioteca, conforme sugesto da Vice Diretora professora Aldina Bernardino. Neste contexto, ainda no segundo perodo foi passada uma Circular, emanada pela Coordenadora de Estabelecimento, por todas as turmas, de modo a terem em considerao um conjunto de normas a respeitar, quando presentes na biblioteca. Logo de seguida, de forma transitria, o professor bibliotecrio completou essa Circular com um conjunto de 36

regras a ter em considerao pelos utilizadores, de modo a melhorar o normal funcionamento deste espao. Essas regras foram afixadas em locais estratgicos da biblioteca e entregue uma cpia Coordenadora de Estabelecimento. Posteriormente e sempre que houvesse da parte de alunos atitudes que colidissem com as normas estabelecidas, foram comunicados os respetivos diretores de turma para, em conjunto, se adotarem medidas correctivas aos alunos prevaricadores. Contudo, nem sempre as medidas tiveram o efeito desejado, sobretudo hora de almoo, quando somente estivesse o assistente operacional ou algum docente. O conjunto de regas a ter em conta na biblioteca, agora recentemente reestruturado, em parceria com a coordenadora de professores bibliotecrios, em maio ltimo, foi remetido por esta docente direco e, por mim, coordenao de estabelecimento, de modo a constar no regulamento Interno do Agrupamento, como atrs se salientou. Lembramos ainda que, dada a avaria da fotocopiadora ou em finais de outubro, ou incios de novembro, aquando da equipa que esteve a instalar os cabos da instalao eltrica, ocorreu um curto-circuito que queimou a alimentao da mquina. De imediato foi contactada a coordenadora de estabelecimento para se proceder recuperao da avaria, pois nunca mais foram tiradas fotocpias na biblioteca. Como tal reparao se no fosse feita at presente data, solicita-se que tal situao esteja resolvida aquando do arranque do prximo ano letivo. O uso sistemtico dos materiais da biblioteca, tais como: sofs e cadeiras, alm do manuseamento dos cortinados, tem-se verificado que h sofs que necessitam de um arranjo nas costuras, pois esto descosidos. Tambm os cortinados tm as bainhas descosidas e soltas, pelo que urge serem lavados e cosidos urgentemente, uma vez que do um aspeto de descuido a este espao. Outro problema se se tem verificado a manuteno dos equipamentos informticos, apesar da instalao de nova rede da Internet. Continuam dois dos computadores dos alunos com problemas, um dos quis necessita, segundo a professora Rita Guimares, de ser arranjado. Os alunos queixam-se de poucos computadores na biblioteca, pois dos oito disponveis somente seis esto a funcionar, devido avaria de dois. Apesar de ter contactado com a docente de informtica para dar soluo a esta situao, no tem sido possvel da parte dessa docente disponibilizar-se para o efeito. Do exposto, sugeria-se que, pelo menos, para o prximo ano letivo, houvesse algum docente ligado Informtica com um meio bloco, na biblioteca, atribudo no seu horrio para dar acompanhamento equipa da biblioteca. Alis, j se deu conhecimento a problemas vrios ligados Internet, quer a docentes dessa rea, quer direco e coordenao de estabelecimento para se resolver estas situaes, pois ultimamente tem havido problemas entre a rede e o programa de catalogao, provavelmente alguma incompatibilidade que tem dificultado a poltica de catalogao e de emprstimos, via digital. Relativamente ao programa de catalogao, os professores bibliotecrios souberam no incio deste semana que ir ser implementado em todo o Concelho de Albufeira o novo programa COHA, pelo que iremos ter formao nesse domnio no prximo ms de julho. 37

A colocao da animadora Ana Lcia Silva foi, tambm, uma mais-valia para as dinmicas da biblioteca. Esta animadora, chegada em meados de maio, tem revelado interesse e iniciativa no somente na animao do espao, como tambm nas tarefas dirias da biblioteca, pelo que poder futuramente ter um papel ativo nas dinmicas deste espao, nomeadamente a criao de um grupo de teatro na biblioteca. Assim, sugere-se a manuteno desta animadora na biblioteca em conjunto com o assistente operacional (Sr. Srgio Marreiros), cujo trabalho complementar de ambos possa impor-se como um contributo na animao e funcionalidade deste espao. A equipa da biblioteca, atravs do seu bibliotecrio e do assistente operacional e da animadora esto a proceder inventariao dos acervos existentes, de modo a actualizar as quantidades de ttulos disponveis. Logo que concludo esse inventrio, o mesmo ser remetido direco por correio electrnico. Por ltimo, seria conveniente referir que se procedeu faseadamente, por trs ciclos, o levantamento estatstico dos questionrios da auto-avaliao da biblioteca, cujo relatrio final comear a ser elaborado agora nesta meta final, at meados do ms de julho e, posteriormente, introduzido na plataforma da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) e enviado direco, oportunamente.

V. Parcerias e articulao com outras entidades

Nos tempos mais recentes, a escola adquiriu uma dimenso inovadora, nas suas relaes com o meio envolvente e a comunidade educativa: neste domnio que as bibliotecas se impem como um espao privilegiado para reforar as aprendizagens dos alunos, atravs de intercmbios, de modo a estruturar novas maneiras de trabalhar o currculo, de se envolver com os desafios contextualizados num meio envolvente assaz diverso, cadenciado de diferenas sociais, marcado cada vez mais pela multiculturalidade. Albufeira , nesta acepo, um reflexo destas realidades. Como espao de partilha e como um cadinho de aprendizagens, as bibliotecas escolares partiram de si e comearam a olhar-se na sua mais complexa teia de relaes sociais e institucionais, granjeando-lhe, por inerncia, uma postura tentacular e de compromissos recprocos, atravs dos diferentes agentes da comunidade educativa: alunos, professores, pais, encarregados de educao, assistentes operacionais, entidades de interesse pblico, social, econmico e cultural. No contexto das dinmicas das bibliotecas, interagimos com as demais bibliotecas escolares, quer do Agrupamento de Escolas de Albufeira, quer com as escolas do concelho de Albufeira e a Biblioteca Municipal para partilhar experincias, prticas e tcnicas organizativas de biblioteconomia. Tambm se definiram regras de intercmbio dos acervos bibliogrficos, no mbito do Plano Nacional de Leitura. Para o efeito, participmos na nica reunio concelhia, no incio do ano letivo, para se definirem estratgias conjuntas, sob a orientao do professor inter-concelhio Paulo Izidoro. Com as outras bibliotecas escolares do Agrupamento definimos um Plano Anual de Atividades e um Plano de Ao conjunto, delinemos atividades conjuntas e normas 38

de registo / catalogao, o que facilitou por vezes o intercmbio de alguns acervos em suporte livro, de modo a resolver problemas imediatos com a leitura a nvel do Plano nacional de Leitura. Para a dinamizao das Bibliotecas, alm da autarquia, sobretudo a nvel do 1. ciclo, contmos com o apoio da Direco Regional do Algarve, no sentido de viabilizar a presena de declamadores de Poesia (Afonso Dias), contadores de histrias (Jorge Serafim) e o apoio tcnico dado pelo professor Paulo Izidoro, na elaborao de Normativos e preenchimento dos questionrios relacionados com o modelo de Autoavaliao das Bibliotecas. A realizao da Feira do Livro s foi possvel graas ao apoio do Grupo LeYa (Caminho, Gailivro, Asa, Texto) e a Editorial Verbo, na divulgao do livro e gosto pela leitura. Aps a realizao desta feira do livro foi-nos facultada a aquisio, sob oferta, de alguns ttulos para o reforo do nosso acervo bibliogrfico. Por ltimo, a colaborao de algumas personalidades, a ttulo pessoal, colaboraram na realizao de algumas actividades relacionadas com a divulgao da leitura. Neste contexto, registe-se o apoio dado pela Ex.. Sr. D. Teresa Nsler e da professora aposentada Laura Brs que se disponibilizaram para a dinamizao de sesses de leitura de contos, textos, e poemas, no mbito das atividades: outubro ms internacional da Biblioteca Escolar, Semana da sia Encontro de Culturas e Semana da Leitura, que muito contriburam para o desenvolvimento das literacias da leitura, uma vez que deu a conhecer as suas experincias pessoais com o livro e a leitura.

VI. Consideraes Gerais Fundamentao da continuidade das Bibliotecas


Como referido no Projecto Educativo de Agrupamento, e pelas palavras do coordenador das bibliotecas, estas tm um papel de relevante importncia no reforo das aprendizagens dos alunos e no servio prestado junto Comunidade Educativa. As bibliotecas tm, pois, um papel primordial na estruturao de conhecimentos e no desenvolvimento de competncias (reforo das literacias e gosto pelo livro, capacidades de pesquisa e de estudo, desenvolvimento de mtodos de trabalho e consciencializao do espao fsico das bibliotecas, enquanto espaos e momentos de lazer e de bem-estar, para a efectiva e salutar ocupao dos tempos livres). Por outro lado, compete s bibliotecas promover a socializao dos alunos e outros intervenientes da comunidade educativa, j que se impem como espaos alternativos habitual sala de aula, para reforar as aprendizagens pedaggicas, sociais e educativas dos alunos, isto , fazer das bibliotecas espaos para formar cidados activos e intervenientes, no saber ser, saber estar e saber fazer. Do exposto, evidente que a continuidade deste projecto das bibliotecas dever ser uma realidade, de modo a servir a comunidade educativa. 39

Assim, as bibliotecas devero continuar a insistir no seu papel de formar cidados intervenientes e activos, promover uma cultura de cidadania, tendo como pressuposto o objectivo geral do Projecto Educativo do Agrupamento, a saber: Educar para a Vida. Em jeito de concluso, h a salientar que apesar das dificuldades verificadas e j mencionadas a biblioteca funcionou e possibilitou, aos seus potenciais utilizadores, os recursos e meios de aprendizagem adequados e necessrios para dar resposta aos desafios de uma comunidade educativa que se manifestou exigente e vida de dar solues imediatas aos objectivos inerentes a um processo ensino aprendizagem mais eficaz e rigoroso, junto dos alunos. Resta, portanto, dar continuidade a este projecto, de modo a melhorar e disponibilizar recursos e mtodos de aprendizagem mais diversificados, com base nas novas tecnologias de informao e de comunicao. A nvel da catalogao, j temos aproximadamente catalogado 85% do acervo bibliogrfico. Esperamos que a catalogao dos restantes acervos se inicie j no prximo ano lectivo. No presente ano letivo o espao da BE deste estabelecimento de ensino foi tambm reformulado, com a criao de uma nova planta que consta num folheto do utilizador, cuja divulgao j se iniciou. Por outro lado, urge reforar o acervo bibliogrfico e audiovisual para garantir uma actualizao dos mesmos, j em parte desactualizados, pelo que os departamentos curriculares e coordenadores de docentes podero apresentar as suas sugestes, para o efeito. Lembramos que nos questionrios da auto-avaliao da biblioteca, os alunos referem haver uma insuficiente coleco de DVDS e outros recursos audiovisuais, alm de livros actualizados e adaptados ao seu nvel etrio. A biblioteca BE dispe de blogue, tendo em conta os desafios e propostas dos utilizadores. Um aspeto negativo que ultrapassou a equipa da biblioteca foi o empenho da Associao de Pais e encarregados de educao na poltica pedaggica da biblioteca junto da Comunidade Escolar. Apesar dos sistemticos contactos, quer atravs do envio mensal do boletim de Notcias da Biblioteca, quer pelo correio electrnico, no houve da Associao de Pais e respectiva presidente quaisquer iniciativas de se envolverem nas dinmicas e atividades deste espao. Lembramos ainda que foram enviados, atravs dos diretores de turma, todos os Boletins de Notcias da Biblioteca e questionrios da auto-avaliao da biblioteca para os representantes dos Encarregados de Educao, que em pequeno nmero e muito esporadicamente somente mandaram alguns questionrios preenchidos, no mbito da auto-avaliao da biblioteca. Referira-se, ainda, que entre os mais de cinquenta representantes dos encarregados de educao, somente nove devolveram os questionrios preenchidos, o que mostra o pouco envolvimento destes membros da Comunidade Educativa nas polticas da biblioteca, como espao facilitador das aprendizagens, no seio da Comunidade Educativa. Para concluir, julgamos ter dado um outro passo na afirmao e no papel que a biblioteca tem junto da Comunidade Educativa, mas tal facto pressupe ter que 40

darmos outros passos num processo em crescendo, cujo fim servir da melhor forma todos os intervenientes no processo ensino/aprendizagem. O trabalho de equipa entre os dois professores bibliotecrios da Escola Sede e de Estabelecimento de Ensino foi uma poltica conjunta de definio de objetivos, critrios e atividades conjunta que facilitou a dinamizao destes espaos no seio da Comunidade Educativa.

41

ANEXOS

42

Excerto para ser lido no dia 24 de Outubro, s 10h10m, em turmas do 2. ciclo, no mbito do Dia Internacional das Bibliotecas (5. e 6. anos)

J no era uma caneta nova, diga-se de passagem. Tinha pertencido a um gegrafo, a dois escritores e a um pianista. Com todos eles tinha feito as suas viagens fantsticas. Com o gegrafo, por exemplo, sempre que ele escrevia sobre um rio, uma ilha ou um mar interior, ela saltava-lhe da mo e ia at l tomar contacto directo com as pessoas de quem ele falava, com as coisas, com os stios, com os ambientes. Foi assim que se tornou a mais viajada de todas as canetas e talvez a mais culta de quantas andam face do papel, porque viajar uma maneira de aprender to boa como outra qualquer. Com o pianista tambm viajou bastante, porque as notas de msica sugeriam-lhe outros mundos e outras paisagens. E com os escritores no fugiu regra: cada histria que eles escreviam era um excelente pretexto para ela se pr a viajar de um lado para o outro, descobrindo pessoas e stios que nem sonhara conhecer. Depois de todas estas viagens, veio parar s minhas mos, e tendo por ela uma estima muito especial, to especial que dificilmente a deixarei ter outro dono. S tenho pena que ela no fale, porque, se falasse, teria aventuras fabulosas para me relatar. Foi ento que o Andr me perguntou: - Porque no me mostras essa caneta fantstica? Era uma boa pergunta, mas eu no lha podia mostrar porque, no dia anterior, ela tinha partido em viagem para o Pas dos Sonhos. Prometendo regressar. In, A Caneta Viajante O livro que falava com o vento e outros contos, de Jos Jorge Letria, Texto Editora, Lisboa, 2009, pgs. 44-45.

43

Excerto para ser lido no dia 24 de Outubro, s 10h10m, em turmas do 3. ciclo, no mbito do Dia Internacional das Bibliotecas (7., 8., 9. e CEFS) O mata-borro que o meu av me ofereceu tinha um pequeno cavalo de bronze no stio onde se punha a mo, o que lhe dava um ar elegante e vagamente aristocrtico. Muitos anos mais tarde, j adulto, encontrei um livrinho intitulado Histrias do Mata-Borro. Comprei-o e li-o de uma assentada, constatando, com um misto de indignao e de surpresa, que aquelas eram as histrias que escrevera s escondidas quando ainda andava na escola. Santo Deus, onde chegara o atrevimento daquele mata-borro que se tornara um verdadeiro pirata da imaginao alheia! Procurei na capa o nome do autor, disposto a dar com ele onde quer que pudesse estar, mas apenas dei de caras com as iniciais M.B. A que nome podiam elas corresponder? Tanto podiam ser de algum chamado Manuel Bento como de algum chamado Margarida Braga. Enchi dezenas de pginas com as hipteses de nomes que encaixassem naquelas misteriosas iniciais. Por fim, fez-se luz no meu atormentado esprito. As iniciais M.B. queriam dizer, precisamente, Mata-Borro, significando isso que o sinistro ladro de palavras nem coragem tivera para usar o seu nome por inteiro, refugiando-se atrs de duas consoantes banais. Uns meses mais tarde, encontrei o malfadado mata-borro no sto da minha casa enquanto arrumava uns caixotes antigos. Tive logo um incontrolvel desejo de o desfazer em mil pedaos, mas contive-me e li o que estava escrito na zona que absorve a tinta. Dizia o seguinte: Desculpa l, mas no resisti tentao de ser escritor, mesmo com palavras tomadas por emprstimo. A culpa foi do cavalo, que me aconselhou a praticar este acto. Espero que j me tenhas perdoado. Guardei-o no fundo escuro e bafiento de um velho caixote Fechei o caixote, apaguei a luz e, quando ia a descer do sto, ouvi uma vozinha a dizer: - Por favor, no fiques zangado aquelas histrias no passavam de um borro das que poderias ter vindo a escrever se tivesses continuado. In, Histria com mata-borro O livro que falava com o vento e outros contos, de Jos Jorge Letria, Texto Editora, Lisboa, 2009, pgs. 49, 52 e 54.

44

Semana da Leitura de 5 a 9 de Maro Atividade: Leituras Cruzadas Interturmas 2. ciclo


Excerto para ser lido, por um aluno, na hora de Lngua Portuguesa, noutra turma do mesmo ciclo de escolaridade, na semana de 5 a 9 de maro, no mbito da Semana da Leitura

(5. e 6. anos)
Excerto do texto:

Obra: O Drago
O drago foi metido numa enorme jaula, dentro de uma enorme cerca porta da qual se cobravam cem yuans por cada visitante. Deixou de remexer no lixo, de chafurdar na gua das poas; passou a beber 10 pipas de ch por dia e dois carros de arroz chau-chau. Deixou de dormir no quarto de Ching-Ling, de fazer o jantar, de lavar a loia, de embalar o beb, de cortar lenha, de transportar meninos escola. () O drago continuava a crescer. A crescer, a crescer. Em breve atingiu os cento e cinquenta metros. Foi preciso acrescentar a jaula, aumentar a cerca. noite, sozinha no seu quarto, Ching-Ling recordava aquelas trs noites no hospital em que tinham desaparecido medicamentos experimentais: comprimidos para fazer crescer anes, cpsulas para desenvolver o crebro dos tontos, plulas para acalmar os loucos furiosos. Mil doentes ficaram sem tratamento ao longo de um ano inteiro. O drago empanzinara-se justamente nessas trs noites com plulas, cpsulas e comprimidos. A polcia havia de prender o responsvel, sabia ela. Por isso nunca contara ou contaria o sucedido a ningum. Os meses foram passando. Na casa de bambu da rua da Flor de Cerejeira, quem podia esquecer o drago? A me tinha panos de seda para bordar, todo o trabalho de casa a fazer. Por isso o beb chorava e ningum o embalava. No havia drago que ajudasse. O pai tinha loia para moldar, para pintar, para cozer, a horta para tratar, a lenha para carregar. Por isso andava mal humorado. No havia drago que ajudasse. Ching-Ling levantava-se mais cedo para ir a p para a escola. J no desenhava drages, j no lia livros sobre drages nem brincava aos drages no recreio. Estava triste. () At que num domingo ao entardecer, no meio da multido dos visitantes, Ching-Ling conseguiu furar. Baixou-se junto bilheteira, correu at s grades, grossas como troncos. - Olha para c, bicho gritava algum. - Gostas de cigarros? V se consegues acender este com a tua labareda! Insistia uma jovem. () O drago no se movia. A pele tornara-se-lhe baa, os olhos, que antes faiscavam, estavam hmidos, parados, fundos como poos. Meu amigo, meu pobre drago - suspirou Ching-Ling. O monstro ergueu pesadamente a cabea em busca daquela voz. Ento a rapariga no resistiu, esgueirou-se por entre os barrotes de ferro, no meio de exclamaes aterrorizadas do pblico, e foi abraar o drago. () At que os olhos de ambos pousaram, primeiro nas grades, depois no pblico excitado, , que exigia: - rapariga, bate-lhe para ele fazer habilidades! 45

- Manda-o bailar! - Ora dem l um beijinho Ching-Ling passou os dedos, ao de eleve, pelas escamas, duras como seixos, abraou-o de novo e exclamou: - Tu tens de ser livre. Foge! Foge! Um relmpago de fogo derreteu a jaula, asas enormes se abriram no ar. O drago voou, alto, alto, alto, longe, longe, longe. Nunca mais o conseguiram encontrar.

SOARES, Maria Lusa Ducla, O Drago, Livros Horizonte, 1982, (pgs. 20 a 27).

46

Semana da Leitura de 5 a 9 de Maro Atividade: Leituras Cruzadas Interturmas 3. ciclo


Excerto para ser lido, por um aluno, na hora de Lngua Portuguesa, noutra turma do mesmo ciclo de escolaridade, na semana de 5 a 9 de maro, no mbito da Semana da Leitura

(7., 8. e 9. anos)
Excerto do texto:

Conto: O rato de Alexandria


O rato de Alexandria era um rato como qualquer outro. Tinha o plo cinzento e pequenos olhos castanhos. Gostava de comer queijo e de dormir longas sestas em recantos resguardados da investida de gatos famintos que povoavam a cidade. Alexandria era, nesse tempo, uma cidade imensa onde se juntavam gentes vindas de todo o mundo. Tinha avenidas largas e casas de vrios andares, templos grandiosos e belos jardins onde se encontravam os poetas e os filsofos para discutirem os mais variados assuntos. Ratos tambm os havia de todas as partes, mais gordos uns, mais magros outros, mas todos igualmente atarefados nas andanas que faziam em busca de alimento e de local seguro para dormirem. O rato de que fala esta histria morava num stio muito especial: a Biblioteca de Alexandria, onde havia milhares de pergaminhos e papiros, contendo todos os conhecimentos que os homens tinham at ento conseguido acumular e passar por escrito. Um dia, no tendo nada para fazer, comeou a passar por cima das folhas cobertas de estranhos caracteres e, em vez de as roer como faziam os outros ratos, procurou descobrir se juntos faziam sentido. Foi assim que se transformou no primeiro rato a saber ler. Quanto a escrever, embora o pudesse tentar, era bem mais difcil, porque no conseguia segurar nas patas dianteiras a pena ou o estilete com que as letras eram desenhadas. (). As suas visitas aos jardins da cidade comearam a ser cada vez mais curtas e espaadas, porque preferia ficar na biblioteca a ler tudo o que estava escrito sobre astronomia, geometria, medicina e botnica. Desta maneira, tornou-se, sem esforo e com visvel prazer, um rato sbio. Muito quieto, nos recantos das amplas salas da biblioteca, assistia s animadas discusses que ocupavam, durante dias inteiros, os cientistas e os filsofos de Alexandria. s vezes, apetecialhe dar a sua opinio, mas faltava-lhe coragem e atrevimento. Que iro eles pensar de mim se me puser para aqui a dar sentenas com a minha fraquinha voz de rato? - interrogava-se ele, sem nunca encontrar resposta que lhe desse alento para falar. Conhecia todos os grandes sbios do seu tempo e, medida que os ia conhecendo, ganhava admirao por eles e ficava com pouca pacincia para ouvir as deslavadas conversas dos ratos seus irmos. - Com a mania de que sabes tudo, tornaste-te vaidoso e convencido foi com argumentos como este que os outros ratos de Alexandria o comearam a afastar dos seus convvios e brincadeiras. No gostamos de ratos sabiches costumavam acrescentar, para no lhe deixarem grandes iluses quanto possibilidade de ser aceite nos seus crculos. (.). O que eu gostava, pensava ele com os seus bigodes, era de convencer os outros ratos de que aprender to bom como roer. ()

47

De leitura em leitura, foi ficando cada vez mais sbio e, ao mesmo tempo, envelhecendo sem quase dar por isso. () Mas envelheceu com gosto, repleto de conhecimentos fantsticos sobre a vida, a natureza e o mundo. Para alm das discusses dos filsofos, gostava da geometria e da astronomia. Houve at um dia em que conseguiu subir at ao observatrio da biblioteca, avistando dali, na imensa noite iluminada, as estrelas distantes das outras galxias. () Durante as observaes feitas com as lentes que apontavam para o cu brilhante, chegou a convencer-se de que tinha descoberto uma nova estrela e baptizou-a com o nome de Alexandria. A cidade de Alexandria tambm envelheceu. Sofreu invases e ataques. Conheceu outros povos e governantes, e o rato sbio viu tudo e testemunhou a grande paz que a sabedoria era capaz de lhe dar. Um dia, um grande fogo comeou a alastrar dentro da biblioteca, e o rato teve de se refugiar para no ser engolido pelas chamas. Antes da fuga, conseguiu juntar alguns pergaminhos e levou-os at na boca, para longe do incndio que no parava de crescer. Um falava da circulao do sangue, outro de constelaes e outro de filosofia. Durante os anos que se seguiram, num templo que havia nos arredores da cidade, o rato de Alexandria no esqueceu nada do que tinha aprendido. Conseguiu mesmo transmitir os seus conhecimentos a ratos mais novos (). Um dia, poucos anos antes de morrer, embarcou num poro de uma grande nau mercantil para outras paragens. No se sabe ao certo para onde. O que se sabe que, muitos anos depois, todos os ratos desta terra sabiam ler e veneraram uma estrela estranha e longnqua chamada Alexandria. In, O rato de Alexandria O livro que falava com o vento e outros contos, de Jos Jorge Letria, Texto Editora, Lisboa, 2009, pgs. 19, 20, 21 e 22.

48

Semana da Leitura de 5 a 9 de Maro


Tema da Semana da Leitura: Cooperao e Solidariedade Atividade: Leituras Solidrias Excerto para ser lido numa aula de Formao Cvica na semana de 5 a 9 de maro, em turmas do 3. ciclo, no mbito da Semana da Leitura (7., 8. e 9. anos) Excerto do texto:

O Fim de um Voo

O gato grande, preto e gordo estava a apanhar sol na varanda, ronronando e meditando acerca de como se estava bem ali, recebendo os clidos raios pela barriga acima, com as quatro patas muito encolhidas e o rabo estendido. No preciso momento em que rodava preguiosamente o corpo para que o sol lhe aquecesse o lombo ouviu o zumbido provocado por um objecto voador que no foi capaz de identificar e que se aproximava a grande velocidade. Atento, deu um salto, ps-se de p nas quatro patas e mal conseguiu atirar-se para um lado para se esquivar gaivota que caiu na varanda. Era uma ave muito suja. Tinha todo o corpo impregnado de uma substncia escura e malcheirosa. Zorbas aproximou-se e a gaivota tentou pr-se de p arrastando as asas. - No foi uma aterragem muito elegante miou. - Desculpa. No pude evitar reconheceu a gaivota. - Olha l, tens um aspecto desgraado. Que isso que tens no corpo? E que mal que cheiras! miou Zorbas. - Fui apanhada por uma mar negra. A peste negra. A maldio dos mares. Vou morrer grasnou a gaivota num queixume. - Morrer? No digas isso. Ests cansada e suja. S isso. Porque que no voas at ao jardim zoolgico? No longe daqui e l h veterinrios que te podero ajudar miou Zorbas. - No posso. Foi o meu voo final grasnou a gaivota numa voz quase inaudvel, e fechou os olhos. - No morras! Descansa um bocado e vers que recuperas. Tens fome? Trago-te um pouco da minha comida, mas no morras pediu Zorbas, aproximando-se da desfalecida gaivota. Vencendo a repugnncia, o gato lambeu-lhe a cabea. Aquela substncia que a cobria, alm do mais, sabia horrivelmente. Ao passar-lhe a lngua pelo pescoo notou que a respirao da ave se tornava cada vez mais fraca. 49

- Olha, amiga, quero ajudar-te mas no sei como. Procura descansar enquanto eu vou pedir conselho sobre o que se deve fazer com uma gaivota doente miou Zorbas preparando-se para trepar ao telhado. Ia a afastar-se na direco do castanheiro quando ouviu a gaivota a cham-lo. - Queres que te deixe um pouco da minha comida? sugeriu ele algo aliviado. - Vou pr um ovo. Com as ltimas foras que me restam vou pr um ovo. Amigo gato, v-se que s um animal bom e de nobres sentimentos. Por isso, vou pedir-te que me faas trs promessas. Fazes? grasnou ela, sacudindo desajeitadamente as patas numa tentativa falhada de se pr de p. Zorbas pensou que a pobre gaivota estava a delirar e que com um pssaro em estado to lastimoso ningum podia deixar de ser generoso. -Prometo-te o que quiseres. Mas agora descansa miou ele compassivo. - No tenho tempo para descansar. Promete-me que no comes ovo grasnou ela abrindo os olhos. - Prometo que no te como o ovo repetiu Zorbas. - Promete-me que cuidas dele at que nasa a gaivotinha. - E promete-me que a ensinas a voar grasnou ela fitando o gato nos olhos. Ento Zorbas achou que aquela infeliz gaivota no s estava a delirar, como estava completamente louca. - Prometo ensin-la a voar. E agora descansa, que vou em busca de auxlio miou Zorbas trepando de um salto para o telhado. Kengah olhou para o cu, agradeceu a todos os bons ventos que a haviam acompanhado e, justamente ao exalar o ltimo suspiro, um ovito branco com pintinhas azuis rolou junto do seu corpo impregnado de petrleo.

SEPLVEDA, Luis, Histria de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar, 8. edio, Porto, Edies Asa,2007, pgs. 29 a 32.

50

Semana da Leitura de 5 a 9 de Maro


Tema da Semana da Leitura: Cooperao e Solidariedade Atividade: Leituras Solidrias

Excerto para ser lido numa aula de Formao Cvica na semana de 5 a 9 de maro, em turmas do 2. ciclo, no mbito da Semana da Leitura (5. e 6. anos) Excerto do texto: Um dos irmos da av do salvador, aproximou-se dele e perguntou: - Queres a companhia de um velhote, ou j ests farto de ver velhotes, nas tuas obras de caridade? - Sente-se, tio Antnio! Que histria essa de velhotes?! O tio at mais novo que a av! Alm disso, no estou farto de ver velhotes, no senhor. Os sem-abrigo no so todos idosos; h-os de quase todas as idades. - O teu pai contou-me que tu desencantaste um primo na rua, um tal Alfredo E tambm j soube que a filha foi busca-lo. Ainda bem! Tinha obrigao disso, que diabo! Eu no fazia ideia de um absurdo daqueles! Como que um homem com famlia pode ser deixado no meio da rua?! Isto no me entra na cabea, palavra de honra! - s vezes, por estranho que parea, uma opo, tio. Em todos os sem-abrigo foram expulsos de casa; muitos saram porque quiseram, ou melhor, porque no se aguentavam como estavam. - Pode l ser! Indignou-se o tio. Ento um homem acha que vai ficar melhor na rua do que na sua prpria casa?! Que coisa to estramblica! N! No acredito numa barbaridade dessas. - Bem, o que eu posso dizer a esse respeito que cada um tem a sua histria e algumas so difceis de acreditar, apesar de serem verdadeiras. Eu j me admiro muito com certas coisas que ouo e vejo. Acho que tudo possvel. At os milagres, porque tambm acontecem! De qualquer maneira, desculpe contrari-lo, mas a filha do meu primo Alfredo no era a nica a ter a obrigao de o ajudar - Tens razo. Ele tambm tem mulher, que diabo! - E no s. Tem-nos a ns, quer dizer, famlia do meu av, que tambm a dele. - Pois, mas a mulher e a filha que tm o dever de - Desculpe interrompe-lo, tio, mas isso do dever tem muito que se lhe diga Parece-me que qualquer pessoa, principalmente se for crist, e ns somos cristos e por isso que aqui estamos esta noite, deve fazer o que pode para ajudar quem precisa. Alis, qualquer um poder, um dia, ver-se na situao em que o Alfredo tem estado. - Qualquer um, no, rapaz! Isso no bem assim!

51

- Digamos que o tio nunca se veria naquela situao. Pode ser Eu, por exemplo, no tenho a certeza de no vir a precisar da ajuda de que o Alfredo precisou. H muita gente nas ruas que j teve uma vida desafogada, sabe? H at quem, como o Alfredo, tenha tirado um curso superior. - Isso no me entra na cabea, rapaz! Como que pode ser?! Devem ser pessoas que se meteram na bebida, com certeza. Na bebida ou no jogo e que acabaram por ficar na penria. - Na bebida, no jogo, na droga e noutras coisas mais, tio. Como j lhe disse, cada um tem a sua histria e, apesar de serem diferentes, todas elas tm em comum a solido e a descrena. - Ouve l, rapaz, mas tu no me digas que s andas metido com essa gente problemtica! Com a tua idade tens de procurar passar bem o tempo que te sobra dos estudos! - Mas eu passo bem o tempo livre, tio, a srio! Passo-o da maneira que escolhi. No por obrigao, acredite. E tambm me divirto, s vezes. Sou como toda a gente da minha idade, ou quase, porque h quem, com a minha idade, j tenha de trabalhar para ajudar a famlia e, felizmente, no o meu caso. Eu tenho tudo muito facilitado. Sempre tive. Os meus pais do-nos tudo, Constana e a mim. Espero nunca os dececionar muito () No pde deixar de se lembrar do Jota. Como teria sido a sua consoada? Teria aparecido em casa a horas? Em que estado estaria? Tudo indicava que a histria do Alfredo tinha virado a seu favor. E a do Jota? Sentiu necessidade de ouvir a voz do amigo e ligou-lhe, mas o telemvel estava desligado. Deixou uma mensagem breve: Sou eu. Bom Natal, Jota Falamos depois de amanh, sem falta. Um Abrao.

GONZALEZ, Maria Teresa Maia, O Salvador, Lisboa, Editorial Presena, 2011, pgs. 174 a 176 e 1 178.

52

REGRAS DA BIBLIOTECA (a incluir no Regulamento do Agrupamento Seco Bibliotecas) 1. expressamente proibido trazer comida e/ou bebida para a biblioteca. 2. Colocar as mochilas nos cacifos (e caixotes vermelhos (BE Dr. Francisco Cabrita)) entrada e no no cho. No deixar a objetos de valor, dinheiro ou telemveis. 3. O registo de entrada e a requisio dos computadores so feitos, previamente, pelo aluno, no balco de atendimento. 4. Os alunos que se desloquem biblioteca para a realizao de trabalhos, ou em turma, tm prioridade. 5. Os jogos e o acesso s contas do Facebook, s so permitidos quarta-feira com a durao mxima de 30ms, findos os quais devero dar acesso a outros utilizadores. 6. Em cada computador, s podem estar, no mximo, dois alunos. Este nmero s poder ser ultrapassado, na companhia de um docente que se responsabilize pelas atividades. 7. Das mesas de trabalho no devem retirar-se cadeiras para aceder aos computadores, pois aquelas destinam-se realizao de trabalhos e pesquisa de livros. 8. Os utilizadores no podem sentar-se nas mesas de trabalho ou nas mesas da zona de leitura informal. Devem preservar os documentos, equipamentos e instalaes. 9. expressamente proibido correr na biblioteca, abrir ou debruar-se nas janelas. No alterar a disposio do mobilirio, a configurao dos equipamentos e/ou a arrumao dos documentos. 10. Respeitar o espao da biblioteca como espao de trabalho ou u sala de aula. Os utilizadores devem respeitar as regras estabelecidas, no provocar distrbios ou comportamentos que ponham em causa o seu normal funcionamento. 11. expressamente proibida a presena de alunos na biblioteca durante o perodo das aulas, os alunos expulsos da sala de aula no podem entrar na biblioteca, salvo se tiverem tarefas definidas pelos docentes. da competncia destes disponibilizarem as referidas tarefas. 12. hora de almoo, sempre que esteja presente somente um docente ou assistente operacional / tcnico, a biblioteca restringir o nmero de presenas, salvaguardandose os utilizadores que precisem de realizar trabalhos. 13. A lotao mxima de utilizadores, ao mesmo tempo na biblioteca, de 40 (quarenta) elementos; 14. O desrespeito pelas regras e o bom funcionamento deste espao so punidos com a expulso da biblioteca.

Mantm o silncio!

53

Anda mungkin juga menyukai