Anda di halaman 1dari 55

1

O Contrato de Agncia. Tipo legal e figuras prximas.


( Na perspectiva da aplicao judiciria )

ndice

1 - Contrato de Agncia. Consideraes gerais.

1.1.Breve contexto social e econmico do contrato de agncia. Surgimento da relao de agncia.

1.2.Enquadramento legislativo. Consagrao legal do contrato de agncia.

1.3. Natureza jurdica. Regime tpico.

A) Conceito. B) Forma C) Contedo.

2 - Figuras prximas. Delimitao negativa.

2.1. Contrato de agncia e relao de trabalho subordinado. Jurisprudncia : Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 7 de Maio de 2003, ( relator Antnio Manuel Pereira ), publicado in Colectnea de

Jurisprudncia/STJ, Tomo II, pags. 253 a 254. S. - O vendedor comissionista .

Acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa de 9 de Novembro de 2005 ( relatora Maria Joo Romba ), publicitado in www.dgsi.pt. O Adjunto de Direco da Triudus . Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 13 de Julho de 2006 ( relator Sousa Grando ),publicitado in www.jusnet.pt. O vendedor de material informtico. . 2.2. Contrato de agncia e contrato de concesso comercial. Jurisprudncia : Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 3 de Maio de 2000 ( Silva Paixo ), publicado in Colectnea de Jurisprudncia/STJ, Ano VIII, tomo II, pags. 45 a 48. Comrcio de produtos qumicos. Acabou a qumica entre as partes . Acrdo da Relao do Porto de 18 de Outubro de 1994 ( Arajo de Barros ), publicado in www.jusnet.pt. Rain Bird - Comrcio para a rega . Acrdo da Relao do Porto de 9 de Novembro de 1998 ( Fonseca Ramos ), publicitado in www.jusnet.pt Simair - Distribuio de aparelhos de ar condicionado. 2.3. Contrato de agncia e franchising ( contrato de franquia ). Jurisprudncia : Acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa de 21 de Janeiro de 2010 ( relatora Ondina Alves ), publicado in www.dgsi.pt. SRM - Medicamentos no sujeitos a receita mdica . 2.4. Contrato de agncia e comisso. Jurisprudncia : Acrdo da Relao do Porto de 18 de Outubro de 1994 ( Arajo de Barros ), publicado in www.jusnet.pt. Rain Bird - Comrcio para a rega Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 8 de Junho de 1999 ( relator Tom de Carvalho ), publicitado in www.jusnet.pt.

Representante desequipado . 2.5. Contrato de agncia e de mediao. Jurisprudncia : Acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa de 27 de Janeiro de 2004 ( relator Pimentel Marcos ), publicitado in Colectnea de Jurisprudncia, Ano XXIX, tomo I, pags. 87 a 91. Real Cascais - Imvel vende-se . Acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa de 12 de Julho de 2007 ( relatora Ftima Galante ), publicitado in www.jusnet.pt. Centro comercial preenchido . 2.6. Contrato de agncia e contrato de mandato. Jurisprudncia : Acrdo do Tribunal da Relao de Guimares de 15 de Novembro de 2007 ( relatora Rosa Tching ), publicado in Contratos Comerciais, Direito Bancrio e Insolvncia ( CIRE ) , Colectnea de Jurisprudncia Temtica, pags. 31 a 37. O desconto clandestino do freelancer . 2.7.Contrato de agncia e prestao de servio inominado. Jurisprudncia : Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 3 de Fevereiro de 1999 ( relator Quirino Soares ), publicado in www.jusnet.pt. Manager de ao . Acrdo do Tribunal da Relao de Coimbra de 25 de Maio de 2010 ( relator Jorge Arcanjo ), publicado in www.jusnet.pt. Fabricando vesturio. O agente de compras.. Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 12 de Novembro de 2009, ( relator Fonseca Ramos ) publicado in Contratos Comerciais, Direito Bancrio e Insolvncia ( CIRE ) , Colectnea de Jurisprudncia Temtica, pags. 11 a 16. Modelo contrafeito . 2.8..Contratos mistos de agncia e outros.

Jurisprudncia : Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 21 de Abril de 2005 ( relator Oliveira Barros ) publicado in Contratos Comerciais, Direito Bancrio e Insolvncia ( CIRE ) , Colectnea de Jurisprudncia Temtica, pags. 25 a 31. Bolachas para a Madeira. .

Nota final

Bibliografia.

Texto -

Contrato de Agncia. Tipo legal e figuras prximas.


( Na perspectiva da aplicao judiciria ).

1 - Contrato de Agncia. Consideraes gerais. 1.1.Breve contexto social e econmico do contrato de agncia. Surgimento da relao de agncia. A tipificao legal da relao de agncia, sucedendo sua prtica enquanto modalidade de intermediao no circuito econmico1 e sua tipicidade social, satisfez, em termos gerais, a necessidade de regulao jurdica do exerccio do comrcio distncia desenvolvido, de modo estvel, com recurso colaborao de auxiliares, independentes e

1 Caracteriza, a este propsito, Manuel Janurio Gomes, in Da qualidade de comerciante do agente comercial , publicado in BMJ n 313, pag. 17 a 49, os intermedirios ( em sentido jurdico ) como todas as entidades, singulares ou colectivas, que se interpem no precurso do bem, entre a sada do produto e a sua aquisio para consumo directo ( ) e que no tm com o titular da etapa anterior ou posterior, uma relao de subordinao ( possuindo portanto a direco efectiva de pelo menos uma etapa de movimentao do bem ) .

autnomos, remunerados em funo da concretizao dos contratos por si promovidos2. A revoluo industrial, na segunda metade do sculo XIX, gerando um forte incremento do processo produtivo, com o acentuado

desenvolvimento do sector da indstria, passou a exigir a extenso da actividade econmica e comercial a novas paragens, obrigando o produtor/comerciante a dar-se a conhecer noutros nichos de mercado, potenciando a partir da os seus negcios. Sob o moderno signo da flurescente economia de mercado, com a consagrao dos princpios da livre concorrncia e da lei da oferta e da procura, intensifica-se crescentemente o fluxo de circulao de bens e servios, exponenciando-se e diversificando-se o conjunto das trocas comerciais. So redimensionados os padres de fabrico e de fornecimento que passam a acontecer em srie, designadamente atravs das grandes empresas, muitas vezes de natureza multinacional, canalizados para o consumo em massa, gerando-se necessidades especiais relacionadas com o escoamento3 dos produtos4. O aumento da distncia entre os centros de produo e os mercados obriga ao nascimento e ao desenvolvimento progressivo de novas formas de distribuio, quer de mercadorias, quer de servios. relao bipolar estabelecida entre o produtor e o consumidor sucede a relao triangular fabricante/distribuidor /consumidor, cindindose as funes produtiva e distributiva5. Autonomiza-se, neste contexto, a funo de distribuio comercial6.
Sobre a figura do denominado agente de comrcio que se assumia como um mandatrio com poderes de representao, e respectivo enquadramento legal, vide Lus Brito Correia, in Direito Comercial , pags. 204 a 205. 3 S produzir no chega ; impe-se conseguir vender o que to profusamente produzido. 4 Sobre este conceito autnomo de distribuio, diverso do de comrcio, fruto duma alterao profunda de relao produo-intermediao que tem o seu incio com a revoluo industrial no decurso do sculo XIX, vide Maria Helena Brito, in O Contrato de Concesso Comercial , pags. 1 a 20. 5 Vide, Maria Helena Brito, obra citada, pgina 2.
2

Duas

alternativas

se

colocavam,

no

plano

terico,

ao

produtor/comerciante : alargar a dimenso da empresa, engrandecendo o seu raio de actuao atravs do envio dos seus subordinados ( pessoal de si dependente ) aos territrios por conquistar , com a multiplicao de filiais e sucursais ; ou, numa perspectiva diversa, angariar os prstimos de algum que, pertencendo e conhecendo pessoalmente o meio, a promovesse a sua imagem comercial, com base no seu capital de confiana junto do pblico alvo, impulsionado pelo seu dinamismo e pela sua organizao personalizada, criando as condies objectivas para a vinculao de novos clientes aos produtos ou servios deste modo anunciados e nestes termos oferecidos. Esta segunda soluo revestia naturais e bvias vantagens : permitia, por um lado, ultrapassar as dificuldades que a ( relativa ) rigidez da relao laboral sempre comporta quanto deslocao do trabalhador do seu posto trabalho, bem como evitar os elevados custos logsticos exigidos pela multiplicao de filiais e sucursais ; contava, por outro, com o empenho pessoal, o dinamismo e o conhecimento do terreno por parte deste novo colaborador, espcie de representante econmico do produtor7. Nasce assim da prtica econmica e comercial, luz do princpios da liberdade contratual e da autonomia privada, a relao jurdica de agncia8. 1.2.Enquadramento legislativo. Consagrao legal do contrato de agncia.

6 Vide Jos Engrcia Antunes, in Direito dos Contratos Comerciais , pag. 435. Quanto s dvidas suscitadas pela integrao do contrato de agncia nos denominados contratos de distribuio comercial - entendendo-se que se trataria mais propriamente de contratos de promoo de negcios -, vide Antnio Pinto Monteiro, in Contratos de Distribuio Comercial , pag. 27, nota 1. 7 Sobre este ponto, vide Antnio Pinto Monteiro, obra citada, fls. 38. 8 Que tem o seu grmen no contrato de comisso - no qual o comissrio contratava, com independncia, em nome prprio, mas por conta do comitente, a troco de comisses sobre os contratos realizados -, constituindo a figura da agncia uma melhoria qualitativa no processo e distribuio comercial, potenciada pelo desenvolvimento dos meios de comunicao e de acesso s informaes sobre os potenciais clientes, aliada negociao de bens com base em simples amostras.

A actuao do agente comercial no plano do desbravamento de mercado em favor do principal foi sendo objecto de tratamento atento e rigoroso tanto por parte da doutrina, como da jurisprudncia, demarcandolhe, em cada situao, os seus traos definidores essenciais e procurando moldar a respectiva disciplina jurdica com recurso s figuras tpicas nas quais achasse maior afinidade, tendo em conta a comunho dos fins e dos interesses em concreto prosseguidos9. Gerada enquanto modalidade do exerccio do comrcio distncia e enquadrada no circuito especfico da distribuio de bens e servios entre o produtor e o consumidor final, beneficiando do beneplcido concedido ao poder de actuao jurgena dos particulares10, acabou o legislador11 por
Sobre a abordagem e caracterizao da figura do contrato de agncia antes da vigncia do Decreto-lei n 176/86, de 3 de Julho, vide acrdos do Supremo Tribunal de Justia de 11 de Julho de 1985 ( relator Almeida Ribeiro ) e de 17 de Abril de 1986 ( relator Frederico Batista ), publicados, respectivamente, in BMJ n 349, pags. 460 a 465, e BMJ n 356, pags. 342 a 348. No primeiro destes alude-se a que no tratando os nossos cdigos civil e comercial - do contrato de agncia, tem-se entendido com flagrante unanimidade que quele se aplicam as disposies referentes ao mandato ( aqui comercial ). ; no segundo dito : havido como contrato dessa natureza ( agncia ) o acordo em que uma das partes ( o agente ) assume, com carcter permanente ou estvel, por tempo determinado ou no, o encargo de promover, em nome e por conta de outrem ( empresrio ), mediante remunerao, a concluso de operaes mercantis, angariando encomendas em certa zona, sem estar ligado quele por um contrato de trabalho. Como contrato atpico que , so-lhe aplicveis as disposies legais dos contratos tpicos afins, no caso, as regras dos contratos de mandato ou comisso, por serem as que, na sua essncia, mais se lhes aproximam. . Salientando as divergncias de regime entre o contrato de agncia ( antes da sua tipficao legal ) e o contrato de mandato, e concluindo que o contrato de agncia, se tem afinidades com o mandato, no pode ser identificado com este, pois a especfica actividade do agente diferente do mandatrio e pode justificar solues diversas do mandato : o agente, ao contrrio do mandatario, no realiza actos jurdicos por conta da parte .e mesmo que o mandato pudesse ter por objecto actividades puramente materiais, da no resultaria necessariamente que o contrato de agncia devesse considerar-se sujeito, sem mais, disciplina do mandato, em todos os seus aspectos, pois existem nele interesses e especialidades que se no compadecem com as regras gerais do mandato. . Vide, com particular relevo sobre esta temtica, a anotao de Adriano Vaz Serra ao acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 7 de Maro de 1969, publicada na Revista de Legislao e Jurisprudncia ano 103, pags. 216 a 240 ; sobre este ponto, vide igualmente Maria Helena Brito, in O Contrato de Concesso Comercial , pags. 92 a 94. 10 A denominada lex inter partes . 11 Salienta Antnio Pinto Monteiro, na introduo ao anteprojecto do que viria a ser o Contrato de Agncia, publicado in BMJ n 360, pags. 43 a 139 : Estando o direito ao servio do homem, a liberdade contratual no s um pressuposto imprescindvel para o livre desenvolvimento da personalidade , como, igualmente um meio indispensvel de auto-disciplina jurdica, perante as constantes e aceleradas transformaes econmicas-sociais e , assim, de adequao s renovadas necessidades prticas. Como servio de vida , e dada a proverbial atitude prudencial do jurista ( espelhada no habitual atraso do legislador em intervir, perante uma realidade econmica em acelerao e
9

conferir relao de agncia a correspondente cobertura em texto de lei, tipificando-a. F-lo tendo em vista, basicamente, a prossecuo de trs objectivos essenciais : 1 - a rigorosa definio dos direitos do principal e do agente, com especial proteco deste ltimo12 ; 2 - a promoo da transparncia no seu relacionamento interno13 ; 3 - a defesa de terceiros intervenientes nos negcios agenciados, mormente em questes relacionadas com a denominada representao aparente . Na ordem jurdica portuguesa14 o contrato tpico e nominado de agncia consagrado atravs do Decreto-lei n 176/86, de 3 de Julho, que sofreu a alterao introduzida pelo Decreto-lei n 118/93, de 13 de Abril, por fora da necessidade de adaptao da legislao nacional Directiva do Conselho da Comunidade Europeia n 86/653/CEE, de 18 de Dezembro de 198615.

contnua mutao ), o direito confia aos interessados o poder de se autodeterminarem juridicamente, reservando para momento ulterior, muitas vezes, uma interveno legislativa. . 12 Sobre este ponto especfico, vide Antnio Pinto Monteiro, in Sobre a Proteco do Agente Comercial no Direito Portugus e Europeu , publicado no Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Volume LXXI, ( Separata ), onde se salienta a especial ateno conferida retribuio do agente e aos seus direitos aps a cessao do contrato. Tal especial proteco do agente ( juntamente com a segurana das relaes comerciais ) constituu um dos objectivos centrais da Directiva da Comunidade Europeia de 18 de Dezembro de 1986. 13 A que acresce um dever externo de transparncia quanto ao contedo da relao que liga o agente ao principal, na perspectiva da salvaguarda da posio de terceiros e do desenvolvimento das relaes comerciais em geral - vide 21, do Decreto-lei n 176/86, de 3 de Julho e Antnio Pinto Monteiro, in BMJ n 360, pag. 66. 14 Em termos de Direito Comparado, vide, Antnio Pinto Monteiro, in BMJ n 360, pags. 52 a 58 ; Carlos Lacerda Barata in Sobre o Contrato de Agncia , pags. 20 a 28 ; Maria Helena Brito, in obra citada, pags. 80 a 88. 15 Conforme salienta Antnio Menezes Cordeiro, in Manual de Direito Comercial , Volume I, pags. 496 a 497, o intuito das instncias europeias atravs da emisso desta Directiva foi o de procurar uniformizar os regimes nacionais da agncia, atendendo sua natureza de matriz dos diversos contratos de distribuio, consistindo no veculo jurdico privilegiado para colocar as mercadorias alm fronteiras, com repercusses em questes de concorrncia.

Esta regulamentao legal assume grande relevo no panomara da legislao comercial, uma vez que o contrato de agncia constitui hoje a matriz paradigmtica dos contratos de distribuio em geral. Trata-se de uma figura exemplar16 cujo regime jurdico tipificado pelo legislador comporta princpios que enformam todas as outras relaes jurdicas de intermediao que se desenvolvem neste domnio. incontornvel o apelo da doutrina e da jurisprudncia s regras do contrato de agncia como modelo disciplinador doutras frmulas de distribuio no consagradas em forma de lei17. 1.3. Natureza jurdica. Regime tpico. D) Conceito. A noo legal do contrato de agncia conferida pelo art 1, corresponde essncia da prpria figura cujos contornos se deixaram explanados supra, salientando-se em particular que a lei impe ao agente uma especial obrigao de empenho e diligncia ao fixar-lhe o dever de zelar pelos interesses do principal, desenvolvendo as actividades adequadas realizao plena do fim contratual ( art 6 ). So seus elementos essenciais : 1 - A obrigao a cargo do agente de promoo18 de contratos em benefcio do principal19 ; 2 - A sua actuao por conta de outrm - o denominado principal20 ;
16 17

Na terminologia de Antnio Menezes Cordeiro, obra citada, pag. 496. Designadamente atravs da aplicao analgica do regime legal do contrato de

agncia. No se trata de mera actividade publicitria dos produtos do principal ; existe a obrigao de fomentar os negcios da outra parte. 19 Manuel Janurio Gomes pronuncia-se, in obra citada supra, pags. 47, no sentido de que a actividade do agente no primacialmente a celebrao de contratos, encontrando-se a respectiva tnica no desbravamento do mercado, sendo a eventual concluso de acordos apenas acessria. 20 Quando no lhe sejam conferidos poderes de representao ( o que constitui a regra ), o agente ou contrata em nome prprio, aplicando-se-lhe as regras do mandato sem representao - inclusive o regime da representao sem poderes ( art 268, n 1, do Cdigo Civil ) -, ou proporciona apenas uma contratao directa entre o principal e o terceiro - cfr. Menezes Cordeiro, in obra citada, pag. 504.
18

10

3 - A autonomia21 do agente no desempenho da sua prestao contratual ; 4 - A estabilidade do vnculo22, visando a realizao duma pluralidade de actos de promoo comercial ; 5 - A obrigao do principal de proceder competente retribuio ao agente, commumente apelidada de comisso23.

Constituem elementos naturais do contrato de agncia : 1 - A delimitao territorial ou subjectiva - por rea geogrfica ou por crculo de clientes24. 2 - A atribuio ao agente de poderes representativos do principal ( presumindo-se neste caso o poder de realizar cobranas ( ns 1 e 2, do art 3 )25.

Sobre este ponto, enfatiza Carlos Lacerda Barata, in Anotaes ao Novo Regime do Contrato de Agncia , pags. 14 e 15, ser : indispensvel identificao da relao contratual de agncia a atribuio de uma considervel liberadade e autonomia na organizao do exerccio da sua actividade, no que concerne ao tempo de trabalho, seleco de itinerrios, ou mesmo escolha de clientes, sendo de negar a pertena a uma tpica relao contratual de agncia de qualquer forma de contrato subordinado ( como as que vinculam, as mais das vezes, o chamado agente de seguros ) ou de dependncia estrutural e funcional ( caso das filiais ou sucursais, no domnio bancrio amide designadas agncias bancrias ) . 22 Trata-se duma prestao continuada na medida em que a conduta a desenvolver pelo obrigado sua realizao se prolonga no tempo, mais ou menos longo - sobre este ponto, vide Inocncio Galvo Telles, in Direito das Obrigaes , pags. 37 a 38 ; Lus Menezes Leito, in Direito das Obrigaes , Volume I, pag. 127, que caracteriza esta modalidade de prestao pelo facto da sua realizao global depender sempre de um perodo temporal, durante o qual tal prestao no sofre qualquer interrupo ( aqui se diferenciando das prestaes duradouras peridicas - em que a prestao sucessivamente repetida em certos perodos de tempo ). 23 O que conduz a caracterizar o contrato de agncia como um negcio oneroso, sinalagmtico, acarretando atribuies e sacrifcios patrimoniais para ambas as partes. Na nossa ordem jurdica no admissvel o contrato de agncia tpico gratuito ( sobre este ponto, vide Carlos Lacerda Barata, obra citada, pag. 15 ). 24 Este elemento revestia a natureza de essencial no mbito da definio do contrato de agncia segundo a redaco inicial do art 1, do Decreto-lei n 178/86, de 3 de Julho, onde se previa : Agncia o contrato pelo qual uma das partes se obriga a promover por conta da outra a celebrao de contratos em certa zona ou determinado crculo de clientes, de modo autnomo e estvel e mediante retribuio. Por fora da Directiva 86/653/CEE, de 18 de Dezembro, tal noo foi modificada, atravs do Decreto-lei n 118/93, de 13 de Abril, nos seguintes termos : Agncia o contrato pelo qual uma das partes se obriga a promover por conta da outra a celebrao de contratos, de modo autnomo e estvel e mediante retribuio, podendo serlhe atribuda certa zona ou determinado crculo de clientes. .
21

11

3 - Concesso pelo principal ao agente de exclusividade de actuao na rea geogrfica ou no crculo de clientes pr-determinado2627.

E) Forma. No que respeita forma, o contrato de agncia assume-se como um contrato consensual, que no obriga, enquanto condio de validade, sujeio a forma especial28. Porm, o n 3, do art 1, estabelece o direito - irrenuncivel atribudo a qualquer das partes de exigir da outra documento assinado que indique o contedo do contrato e de posteriores aditamentos ou modificaes 29. Curiosamente, relativamente a elementos no essenciais do contrato de agncia, a lei impe a forma escrita, sob pena da respectiva nulidade ( art 220, do Cdigo Civil ). o caso da atribuio de poderes representativos ao agente - art 2, n 1 ; do poder de cobrar crditos - art 3, n 1 ; da concesso de exclusividade em favor do agente - art 4 ( s desse modo ficando o principal impedido de utilizar, dentro da mesma zona ou do mesmo crculo de clientes, diversos agentes agindo em concorrncia entre si ).

Constitui tal possibilidade - ao invs do que acontece no contrato de mandato uma simples actividade acessria, complementar da obrigao fundamental de promover a celebrao de contratos a favor do principal. 26 Nos termos gerais do art 4, do Decreto-lei 178/86, de 3 de Julho, na redaco introduzida pelo Decreto-lei n 118/93, de 13 de Abril, beneficia o principal, partida e como regra, da liberdade para utilizar vrios agentes, em concorrncia entre si, na mesma rea geogrfica ou crculo de clientes - em contraposio limitao imposta por lei ao agente de, salvo conveno em contrrio, no poder exercer, por conta prpria ou por conta de outrem, actividade concorrente com a do principal, a quem serve - sobre este ponto, vide Antnio Pinto Monteiro, in Contrato de Agncia , pags. 74 a 75, 27 Carlos Lacerda Barata considera que perante a redaco do art4, tornou-se insustentvel a reconduo da exclusividade ao elenco dos elementos naturais do contrato de agncia, constituindo antes um seu elemento acidental - vide Anotaes ao Novo Regime do Contrato de Agncia , pag. 27. 28 Seguindo o princpio da liberdade de forma consignado no art 219, do Cdigo Civil. 29 Quando o contrato de agncia tiver sido reduzido a escrito, encontra-se obrigatoriamente sujeito a registo, nos termos do art 10, alnea e) do Cdigo de Registo Comercial, aprovado pelo Decreto-lei n 403/86, de 3 de Dezembro, com as subsquentes alteraes legislativas, onde se dispe : Esto ainda sujeitos a registo : ( ) O contrato de agncia ou representao comercial, quando celebrados por escrito, suas alteraes e extino. .
25

12

F) Contedo. O agente est obrigado realizao duma prestao de facto que se consubstancia na prtica de actos destinados conquista e ao desenvolvimento do mercado do principal. O agente no actua para si, mas por conta do principal. Os seus actos destinam-se a ser projectados na esfera jurdica do principal, e em benefcio deste. Ao agente no assiste o poder de decidir se o contrato dever ser concludo ou no, mesmo se lhe tiverem sido conferidos poderes representativos ( no lhe cabe um poder de gesto nas relaes internas ). Neste mbito, compete ao agente, designadamente : 1 - dar publicidade aos produtos do principal ; 2 - contactar possvel clientela ; 3 - esclarec-la dos produtos e listas de preos, interessando-a na respectiva aquisio ; 4 - encaminhar as propostas recebidas ; 5 - receber reclamaes ou outras declaraes respeitantes ao negcio a promover. 6 requerer as providncias urgentes que se mostrem

indispensveis para acautelar os direitos do principal ( ns 2 e 3, do art 2 ). 7 - Acatar as instrues transmitidas pelo principal que no atinjam a sua autonomia 8 - Transmitir ao principal os elementos pertinentes sobre a solvabilidade dos clientes ; a situao do mercado e perspectivas de evoluo ; a obrigao de sigilo quanto aos segredos de que teve conhecimento no exerccio da sua actividade de agente ; a obrigao de avisar imediatamente o principal da sua impossibilidade temporria de cumprir o contrato ; e ainda o dever de prestao de contas ( nos termos acordados ou sempre que se justifique ) - arts 7, 8 e 11.

13

Actuando o agente sem poderes para a refere cobrana dos crditos do principal, aplicar-se- o regime consignado no Cdigo Civil para a prestao realizada a terceiro ( art 770 ), isto , o pagamento no extingue a obrigao, excepto se o credor a ratificar ; se o agente houver posteriormente adquirido tal crdito ; se o principal vier a aproveitar-se do cumprimento e no tiver interesse fundada em no a considerar como feita a si prprio ( n 3, do art 3 ). H, ainda, que atentar na salvaguarda que se traduz no instituto da representao aparente prevista no art 2330. Correspondentemente, a obrigao do agente no vir a exercer, aps a cessao do contrato de agncia, actividades que estejam em concorrncia com o principal, ter que constar de documento escrito, sendo que a lei fixa o limite temporal ( mximo de dois anos ) para tal obrigao de no concorrncia, circunscrita sempre zona ou ao crculo de clientes confiado ao agente ( art 9 ). Durante a vigncia do contrato de agncia, impe-se a obrigao de no concorrncia com a actividade do principal, dentro da circunscrio ou crculo de clientes em causa3132. Admite a lei que o agente garanta - desde que tal conste de conveno escrita especificando-se o contrato ou individualizando-se as pessoas garantidas - o cumprimento das obrigaes de terceiro respeitantes ao contrato em que tenha interveno nessa qualidade ( negociando-o ou concluindo-o ).

O qual se traduz numa manifestao do princpio, de carcter geral a todo o ordenamento jurdico, da tutela da confiana de terceiros de boa f. 31 Trata-se da vinculao do agente a uma obrigao de non facere que radica fundamentalmente no comando geral consignado no art 6, onde se impe ao agente o dever principal de zelar pelos interesses do principal - sobre este ponto, vide Carlos Lacerda Barata, obra citada, pag. 28. 32 Em sentido oposto, vide Pedro Romano Martinez, in Contratos Comerciais , pag. 16, o qual sustenta que o legislador alterou a lei e deixou de exigir a exclusividade do agente ( ) o exerccio de actividades concorrenciais no implica a violao do princpio da boa f, nem da obrigao de zelar pelos interesses da outra parte. A isto acresce que a no-concorrncia aps a cessao do contrato s devida caso tenha sido acordada por escrito. .
30

14

Neste caso, pode o agente exigir as comisses que lhe so devidas no momento em que o contrato celebrado - arts 10 e 18, n 4. Em contrapartida, constituem obrigaes do principal : 1 - fornecer ao agente todos os elementos necessrios ao exerccio da sua actividade, competindo-lhe inform-lo prontamente da aceitao ou recusa dos contratos que o mesmo tenha concludo sem os necessrios poderes ; 2 - comunicar-lhe de que, eventualmente, s est em condies de concluir um nmero de contratos consideravelmente inferior ao

convencionado ou quele que era de esperar ; 3 - entregar-lhe periodicamente uma relao dos contratos celebrados e das comisses devidas ; 4 - proceder ao pontual pagamento da retribuio acordada e ainda da compensao pela obrigao de no concorrncia aps a cessao do contrato - arts 13 e 14. No que concerne ao regime jurdico atiente retribuio devido ao agente, cumpre salientar33 : Corresponde ao convencionado entre agente e o principal ; supletivamente calculada segundo os usos ou, na falta destes, com recurso equidade - art 15. O respectivo direito ao recebimento nasce com o cumprimento do contrato pelo principal ou a partir do momento em que o principal estivesse obrigado a conclu-lo com terceiro ; com o cumprimento do contrato por parte de terceiro - art 18. Imperativamente constitui-se o direito ao recebimento da retribuio quando, pelo menos, se verifique o cumprimento ou o dever de cumprimento do contrato por parte de terceiro, desde que o principal j tenha cumprido a sua obrigao.

Vide, a este propsito, acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 4 de Junho de 2009 ( relatora Maria dos Prazeres Beleza ), publicado in www.jusnet.pt.
33

15

Deve ser paga at ao ltimo dia do ms seguinte ao trimestre em que o direito tiver sido adquirido. Abrange os contratos promovidos pelo agente e os concludos por clientes por si angariados antes do termo da relao de agncia ; em caso de direito exclusivo para uma zona geogrfica ou para um crculo de clientes, assiste-lhe o direito comisso pelos actos concludos com um cliente pertencente a essa zona ou crculo de clientes ; finda a relao de agncia, s existir direito comisso se o agente provar que os contratos posteriormente concludos foram por si negociados e preparados, ficando a respectiva concluso a dever-se principalmente actividade por si desenvolvida ( sendo ainda necessrio que tais contratos hajam sido celebrados num lapso de tempo razovel atento o termo da agncia ) - art 16. O direito a exigir a comisso por parte do agente subsiste se o no cumprimento do contrato ficar a dever-se a causa imputvel ao principal art 19. De salientar que As despesas do agente no desenvolvimento normal da sua actividade correm, em princpio - salvo conveno em contrrio -, por sua conta - art 20. Defesa de terceiros. Um dos objectivos primordiais da tipificao do contrato de agncia prendeu-se precisamente com a necessidade de acautelamento dos direitos dos terceiros contactados pelo agente comercial, designadamente com recurso ao instituto da representao aparente. Neste sentido, dispe a lei : A obrigao do agente informar os terceiros relativamente extenso dos poderes que possui, em especial quanto a saber se detm ou no poderes representativos e de efectuar a cobrana de crditos designadamente atravs de letreiros afixados nos seus locais de trabalho e em todos os documentos em que figure a sua qualidade de agente - art 21.

16

A sujeio dos negcios celebrados pelo agente sem poderes de representao com terceiro, ao regime previsto no art 268, n 1, do Cdigo Civil, ou seja, a sua ineficcia, salvo se for ratificado pelo principal - art 22, n 1. Opera aqui um mecanismo particular de ratificao : se o principal, ao ter conhecimento da celebrao do negcio e do seu contedo essencial, no manifestar ao terceiro de boa f qualquer oposio no prazo de cinco dias, tem-se o negcio por ratificado - art 22, n 2. De notar, ainda, com especial relevo, que : Ainda que o agente celebre sem poderes de representao o negcio com terceiro, o mesmo ser eficaz em relao ao principal se tiverem existido razes ponderosas, apreciadas objectivamente, que - face s circunstncias do caso - justifiquem a confiana desse terceiro de boa fna legitimidade do agente e desde que o prprio principal tenha igualmente contribudo para fundar a confiana de terceiro - art 23, n 1. Este mesmo regime extensivo cobrana de crditos pelo agente no autorizado art 23, n 2. 2 - Figuras prximas. Delimitao negativa. 2.1. Contrato de agncia e relao de trabalho subordinado. Critrio fundamental de distino : O seu elemento diferenciador fundamental reside na independncia e a autonomia do agente em contraposio com a subordinao jurdica a que est sujeito o trabalhador face sua entidade patronal ( cfr. art 1152, do Cdigo Civil34 ). A este propsito, cumpre referir que O conceito de subordinao jurdica traduz-se na : relao de dependncia necessria da conduta pessoal do trabalhador na execuo do trabalho

34 Onde se dispe : Contrato de trabalho aquele pelo qual uma pessoa se obriga, mediante retribuio, a prestar a sua actividade intectual ou manual a outra pessoa, sob a autoridade e direco desta. .

17

face s ordens, regras ou orientaes ditadas pelo empregador, dentro dos limites do mesmo contrato e das regras que o regem. 35. Ou seja, entidade patronal assiste o poder de orientar a actividade exercida pelo trabalhador subordinado, quando mais no seja no tocante ao lugar e ao modo da sua prestao. Atente-se, contudo, em que O agente - principalmente em regime de exclusividade - acaba forosamente por integrar-se na estrutura ou estratgia empresarial do principal. Porm, organiza livremente a sua actividade, nomeadamente no que respeita ao 1 - horrio a que entende subordinar-se ; 2 - aos itinerrios por si escolhidos ; 3 - abordagem e seleco da clientela que canalizar para o principal. Suporta, ainda, inteiramente o risco da sua actividade. No mesmo sentido, so da sua responsabilidade, em princpio e como regra, as despesas decorrentes do exerccio normal da sua actividade ( cfr. art 20, do Decreto-lei n 178/86, de 3 de Julho ). O agente poder, outrossim, ser titular duma empresa - situao inconcebvel no quadro duma relao de trabalho subordinado. Constitui afloramento desta natureza autnoma da prestao do agente a possibilidade que lhe conferida pela lei de recorrer, salvo conveno em contrrio, a sub-agentes36, nos termos do art 5, do Decretolei n 178/86, de 3 de Julho.

Definio apresentada por Monteiro Fernandes, in Noes Fundamentais de Direito do Trabalho , pag. 43. 36 E mesmo em relao a este poder-se- discutir, em cada caso concreto, se nos encontramos verdadeiramente perante um sub-agente ou um trabalhador subordinado ( vide, sobre este ponto, Manuel Janurio Gomes, in obra citada, pags. 34 a 35 ).
35

18

No fundo, o trabalhador subordinado - ao contrrio do agente - no pode ser juridicamente considerado como um intermedirio no processo de circulao jurdica de bens entre o produtor e o consumidor directo37. Jurisprudencialmente383940, veja-se : 1 - Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 7 de Maio de 2003, ( relator Antnio Manuel Pereira ), publicado in Colectnea de

Jurisprudncia/STJ, Tomo II, pags. 253 a 254. S. - O vendedor comissionista . Situao factual : O A. foi contrado por B. para prestar servios de venda de produtos de seu fabrico e/ou a comercializao na zona da Grande Porto, e ainda em quaisquer zonas do pas onde a B tivesse convenincia. Tal contrato foi denominado pelas partes como contrato de prestao de servios ; foi celebrado pelo prazo de seis meses, renovveis sendo atribuda a A. uma comisso de dois por cento sobre o valor lquido das vendas efectuadas, cuja cobrana era da sua inteira responsabilidade. O A. agia com carcter de exclusividade, ou seja, era o nico vendedor nessa rea, utilizando viatura prpria. O A. deslocava-se sede da empresa uma vez por semana, para conferncia das cobranas e o preenchimento das notas de encomenda

Vide, Manuel Janurio Gomes, in obra citada supra, pags. 30 a 31. Procurando simplificar e facilitar a anlise, sero apenas indicados os traos gerais do caso decidido que revelem interesse para a operao de delimitao - quanto sua natureza jurdica - entre o ( eventual ) contrato entre a agncia e outro. Por outro lado, os sujeitos que so partes no contrato em questo ( independentemente da sua concreta posio processual ) sero denominados de A. ( o possvel agente ) e B. ( o possvel principal ). 39 Todas as referncias e consideraes expendidas resultam da anlise do teor dos acrdos tal como os mesmos se encontram publicados ( e assim foram consultados ), sendo certo que, por vezes, no consta dessa publicao a discriminao exaustiva de todos os factos dados como provados. 40 O critrio que presidiu presente seleco de jurisprudncia teve a ver, fundamentalmente, com o seu interesse e utilidade para a delimitao do tipo legal do contrato de agncia, em confronto com outras realidades jurdicas prximas, visando-se expor o tratamento dado pelos tribunais ( em diversos graus de jurisdio ) a situaes conexas com a figura da agncia - e ainda que no sentido da sua excluso no caso sub judice.
37 38

19

segundo as directrizes fornecidas por B., sendo o custo destas deslocaes inteiramente suportado por A.. O A. apenas tinha direito dita comisso ( sem prejuzo dum prmio anual ), dependendo a mesma do volume das vendas conseguidas, nada cobrando se nada vendesse. No havia sujeio a horrio de trabalho. O A. estava colectado como empresrio em nome prprio. Nunca esteve inscrito na Segurana Social como assalariado de B.. Deciso do Tribunal : 1 e a 2 Instncias - qualificaram o contrato como de prestao de servio. Supremo - qualificou o contrato como de agncia, afastando a sua qualificao como contrato de trabalho. Razes do decidido : Segundo o STJ, No h indcios de subordinao jurdica. A deslocao semanal para preenchimento das notas de encomenda ( segundo directrizes de B. ) e conferncia das cobranas esto longe de traduzir um poder da autoridade, no beliscando com a autonomia do A.. Fez-se prevalecer a circunstncia do A. actuar sem sujeio a horrio de trabalho, gerindo o tempo de harmonia com os seus propsitos, deslocando-se em viatura prpria e suportando as inerentes despesas. Comentrio : Perante os elementos recolhidos, podem suscitar-se dvidas em relao qualificao do contrato como de agncia. Com efeito, Em face do que consta desta publicao do acrdo, o A. apenas vendia os produtos de B. No promovia os negcios que B. depois concretizaria com os clientes por si angariados. Tambm no h notcia, no acrdo publicado, de que o A. desenvolvesse qualquer especial actividade promocional em favor de B. Assim sendo, no se tratar antes de um

20

contrato de prestao de servio celebrado nos termos gerais do art 1154, do Cdigo Civil, conforme o qualificaram as instncias inferiores ? 2 - Acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa de 9 de Novembro de 2005 ( relatora Maria Joo Romba ), publicitado in www.dgsi.pt. O Adjunto da Direco da Triudus . Situao factual : A partir de 1981, o A. comeou a trabalhar para o B. ( Triudus ) como vendedor, tendo ocupado diversos cargos, sendo que ultimamente desempenhava as funes de Adjunto de Direco . O A. inseria-se na estrutura hierrquica da organizao empresarial do B ( concretamente no seu departamento comercial ) ; cumpria horrio de trabalho, embora grande parte da sua actividade fosse exercida no exterior, na visitao a clientes ; o B. controlava a assiduidade e a actividade em geral de A. ; estabelecia objectivos de venda ; autorizava a sua ida de frias, mediante a apresentao do respectivo plano ; o B. fornecia os instrumentos de trabalho e o material promocional dos produtos vendidos. Porm, O A. era retribudo em funo dos resultados e no do tempo de actividade prestado. O A. no se encontrava inscrito na Segurana Social como assalariado de B. Em Janeiro de 2001, o B comunicou ao A. que denunciava o contrato de agncia vigente entre ambos. Deciso uniforme das instncias - Qualificao do contrato como de trabalho e no de agncia. Razes do decidido : Foi salientado nos arestos - quanto questo do apuramento da subordinao jurdica, caracterizadora do contrato de trabalho - que deveria, para este efeito, buscar-se o denominado mtodo tipolgico, isto , a procura de indcios que permitissem a aproximao ao modelo tpico. Neste sentido, constituem

21

Indcios de subordinao jurdica : o denominado momento organizatrio - a vinculao a horrio de trabalho, a execuo da prestao em local definido pelo empregador ; a existncia de controlo externo do modo de prestao ; a obedincia a ordens ; a sujeio disciplina da empresa ; modalidade de retribuio ( em funo do tempo, como regra ) ; a propriedade dos instrumentos de trabalho ; a disponibilidade dos meios complementares da prestao ; a observncia do regime fiscal e da segurana social por conta de outrm ( estes ltimos, indcios de carcter formal e externo ). De notar que Cada um destes ndices pode assumir um valor significante muito diverso de caso para caso. No caso concreto, concluiu-se que : A relao estabelecida entre as partes revestia caractersticas hbridas, prprias do contrato de agncia e do contrato de trabalho. Foi predominante, na situao sub judice, a circunstncia do A. se inserir na estrutura hierquica da organizao empresarial de B. ( no departamento comercial ) ; cumprir horrio de trabalho - ainda que no definido por B. - ( sendo que grande parte da sua actividade era exercida no exterior, na visitao a clientes ) ; a sua actividade ser controlada por B., mormente no que se reporta sua assiduidade ; ser o B. quem estipulava os objectivos de venda ; ser o B. quem autorizava as frias de A. ( e dos seus colegas ), aps a apresentao dos referidos planos ; os instrumentos de trabalho serem propriedade do B., que lhos entregava para o desempenho da sua funo. Estes elementos, considerados globalmente, prevaleceram sobre a modalidade de retribuio adoptada ( no em funo do tempo, mas dos resultados ), o regime fiscal e de segurana social. Comentrio : Trata-se de uma deciso que escalpeliza detalhadamente os contornos das figuras jurdicas em confronto, revestindo o interesse

22

acrescido de incidir sobre uma situao que, segundo as palavras do julgador, contm caractersticas hbridas . Por outro lado, Salienta-se no acrdo que no so agentes certas pessoas que, apesar de ostentarem o ttulo de agentes , no passam de simples empregados, ligados por contratos de trabalho, ainda que disfrutem no exerccio da sua actividade de alguma relativa autonomia e no obstante desempenharem tambm de modo estvel, em certos casos, uma actividade de promoo negocial. o caso dos denominados caixeiros viajantes , certos tipos de agentes de seguros e agentes de vendas 41. Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 13 de Julho de 2006 ( relator Sousa Grando ),publicitado in www.jusnet.pt. O vendedor de material informtico. . Situao factual : O A. realizou um acordo com o B. atravs do qual procedia venda de material informtico pertencente a este ltimo. Porm, Ao A. competia visitar os clientes do B. ; promover os produtos comercializados, fabricados e montados por B. ; receber e encaminhar as reclamaes dos clientes de B. ; acompanhar as necessidades de fornecimento dos clientes de B. ; elaborar os respectivos relatrios de visitas
Sobre a figura do Agente de Navegao, vide Acrdo do Tribunal da Relao de Coimbra de 25 de Maro de 2003 ( relator Antonio Piarra ), publicado in www.jusnet.pt ; no que concerne ao Agente transitrio trata-se, pura e simplesmente, dum mandatrio a que so aplicveis as regras do art 231 e seguintes do Cdigo Comercial ; sobre a figura do Agente FIFA, vide Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 18 de Abril de 2006 ( relator Sousa Leite ), publicitado in www.jusnet.pt. ; sobre o Agente de Seguros, vide Acrdo da Relao de Lisboa de 20 de Setembro de 2007 ( relator Granja da Fonseca ), publictado in www.jusnet.pt. ; em matria de Agente de Viagens, vide acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 14 de Maio de 2009 ( relator Ernesto Calejo ), publicado in www.jusnet.pt ( versando sobre o pagamento de comisses s agncias de viagens pela prestao de servios de intermediao que devero incluir na base de clculo a taxa de servios a pagar pelos passageiros ) ; relativamente figura dos gerentes, auxiliares e caixeiros, vide Manuel Janurio Gomes, in Operaes Comerciais , pags. 505 a 511.
41

23

; assistir s reunies promovidas por B. ; cumprir as instrues emanadas dos seus superiores hierrquicos. O A. recebia do B. as explicaes necessrias para tomar conhecimento de preos, caractersticas e modo de funcionamento dos produtos fabricados e comercializados por B. O A. tinha de elaborar mapa dos quilmetros por si efectuados durante o desempenho das suas funes,entregando-o na empresa ; um mapa de programas de visitas, de acordo com os interesses de B e de seus clientes, sendo que era B quem delimitava geogrficamente a rea onde A. exerceria a sua actividade, compatibilizando-a com a de outros colegas de A.. O B. controlava a assiduidade de A., bem como a sua actividade. Estipulava os objectivos de vendas para o A., de acordo com o seu interesse comercial. O horrio de trabalho de A. iniciava-se s 10 horas e terminava s 22 horas, com intervalor para o almoo. A remunerao mensal era paga por B. a A. em quantia monetria varivel, apurada de acordo com um esquema em vigor de comisses e prmios, em percentagem no apurada. Era o B. quem autorizava a ida para frias de A. ( bem como dos seus colegas ), aps a apresentao do respectivo plano. O A. utilizava os seguintes instrumentos de trabalho fornecidos e colocados sua disposio por B. : material promocional de produtos fabricados, montados e comercializados por B. ; folhas, papel,

esferogrficas, computador, secretria, cadeiras, instalaes e cartes de visita ; telefone fixo e mvel ( cujo pagamento era suportado por B. ). O A. trabalhava nas instalaes de B, quando no se encontrava nas visitas aos clientes no exterior. O A. emitiu e entregou ao B. recibos de prestao de servio ( vulgamente apelidados de recibos verdes ).

24

O A. tinha sua disposio uma viatura, pertencente a B., para uso profissional, estando autorizado a utiliz-la para uso pessoal, incluindo nos fins de semana. O B. pagava a A., mensalmente, em mdia, uma quantia de 150,00, em cheque ou numerrio, a ttulo de despesas. O A. utilizava um carto Galp Frota , fornecido e pago por B, com o plafond mdio de 250,00. Em 22 de Outubro de 2001, o B. enviou uma carta a A., denunciando o contrato de agncia . Deciso uniforme das instncias : Qualificao do contrato como de trabalho e no como contrato de agncia. Razes do decidido : Privilegiou-se a prolao de um juzo global do qual sobressaiu a acentuada ingerncia do B., quer na organizao, quer no contedo e modo de exerccio da actividade do A., evidenciando que esta actividade era exercida sob a autoridade e direco daquele. Teve-se em especial considerao : ndices da subordinao jurdica : a vinculao em local definido pelo empregador ; a existncia de contrato externo do modo de prestao ; a obedincia a ordens ; a sujeio disciplina da empresa ( integrao numa organizao tcnico-laboral, predisposta e gerida por outrm ) ; a propriedade dos instrumentos de trabalho e, em geral, dos meios complementares da prestao. Factores externos : o facto do prestador de servio desenvolver a sua actividade ou actividade idntica para diferentes beneficirios ; a sua inscrio na Repartio de Finanas como trabalhor dependente ou independente e a declarao de rendimentos, a inscrio do prestador de actividade na Segurana Social e ainda o facto de se encontrar sindicalizado ( indiciadora da existncia de trabalho ).

25

Foi salientado que cada um dos referidos indcios, tomados per si, assume natural relatividade, o que implica a necessidade de formulao de um juzo global face relao jurdica concreta. A qualificao do contrato far-se-, portanto, caso a caso, comportando sempre alguma margem de indeterminao e at de subjectividade na valorao dos indcios disponveis. No que concerne autonomia do agente - ainda que no sendo absoluta, dado que deve corresponder s orientaes recebidas do principal - suficiente para impedir que o principal interfira, de algum modo, na organizao e mtodo de trabalho do agente. Concluiu-se, por conseguinte, que, analisada toda a factualidade, se revelava uma acentuada ingerncia do B., quer na organizao, quer no contedo e no modo de exerccio da actividade do A., evidenciando que essa actividade era exercida sob a autoridade e direco do B.. Comentrio : Em todas as situaes relatadas supra, a aco intentada por A. junto dos Tribunais de Trabalho, visando o peticionante beneficiar do regime especial consignado para as relaes jurdico-laborais. Compete-lhe, assim, o nus de provar a natureza laboral da relao jurdica que o liga ao demandado ( art 342, n 1, do Cdigo Civil ). As decises judiciais proferidas neste tocante so perspectivas fundamentalmente no sentido de qualificar ou no a relao jurdica apresentada como contrato de trabalho, no sendo indispensvel, nesta concreta viso processual, a exacta e profunda caracterizao da outra realidade jurdica alternativa relao laboral ( demonstrada ou no )42.

2.2. Contrato de agncia e contrato de concesso comercial.


Esta circunstncia particularmente visvel no acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa de 14 de Abril de 2008 ( relatora Albertina Pereira ), publicitado in www.jusnet.pt, onde, aps se haver desenvolvido com grande profundidade a natureza do contrato de agncia por confronto ao contrato de trabalho, se concluiu apenas e s que o A., sobre quem impendia o competente nus, no demonstrou a existncia duma relao jurdico-laboral, improcedendo a aco.
42

26

Critrio fundamental de distino : A diferena essencial entre o contrato de agncia e o contrato de concesso comercial reside na circunstncia do concessionrio, ao contrrio do agente, se obrigar a revender a terceiros os produtos do concedente - a quem previamente os havia comprado. Embora atpico e inominado, o contrato de concesso comercial encontra-se perfeitamente sedimentado na prtica da vida negocial, sendo amplamente conhecida a sua implementao em especial no ramo automvel43, material informtico, etc. Assim : O concessionrio pratica actos tipicamente jurdicos, em nome e interesse prprio, agindo por sua conta e assumindo integralmente o risco comercial da sua actividade44. O agente, tal como o concessionrio, um distribuidor. Todavia, o concessionrio proprietrio dos bens que compra ao concedente e age em seu nome e por conta prpria. A concesso comercial traduz-se na celebrao futura e sucessiva de contratos de compra e venda entre o concedente e o concessionrio,

Acerca do contrato de concesso comercial relativo ao sector da distribuio de automveis, com projeco para alm das fronteiras nacionais, vide Regulamento ( CE ) n 1475/95 da Comisso, de 28 de Junho de 1995, que substituiu o Regulamento ( CEE ) n 123/85. Tal matria foi dissecada no acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 21 de Abril de 2005 ( relator Neves Ribeiro ), publicado in Contratos Comerciais, Direito Bancrio e Insolvncia ( CIRE ) , Colectnea Temtica, pags. 149 a 159, a se tendo salientado que a vocao de aplicabilidade do dito Regulamento ( CE ) n 1475/95, que ressalta logo dos primeiros considerandos ali includos, respeita ( somente ) iseno de proibio de determinadas regras e procedimentos, em princpio no admitidos, em nome da defesa da concorrncia no mercado comum ( os mencionados n 1, do art 85 - agora 81 - do Tratado da Unio Europeia ) ; iseno programada por aquele Regulamento para certas categorias de acordos de distribuio e de servio de venda e ps-venda de veculos automveis - objectivo expressamente enunciado logo no primeiro pargrafo deste instrumento legislativo. . 44 Como salienta Manuel Janurio Gomes, in obra citada, pags. 25 : H uma linha de demarcao entre as duas figuras, apesar duma possvel zona cinzenta : a relativa liberdade de fixar o preo de revenda por parte do concessionrio ; o facto de o concessionrio comprar para revender, assumindo assim um risco comercial. .
43

27

existindo ainda a obrigao de compra para revenda por parte deste ltimo45. O concessionrio, tal como o agente, goza de estabilidade e autonomia, devendo, no obstante, realar-se quanto a este ltimo aspecto que existe a sujeio do concessionrio a certas obrigaes destinadas a assegurar a sua integrao na rede de distribuio do concedente ( poltica promocional e comercial ; assistncia ps-venda a clientes ). Atenta a estrutura do contrato de concesso comercial, no existe neste, em rigor e propriamente, a figura da retribuio devida pelo concedente. O benefcio do concessionrio - enquanto resultado da realizao do contrato de concesso - consubstancia-se na diferena obtida entre o preo de revenda a terceiro e o preo de compra ao concedente, ou seja, no lucro dessa mesma operao46. De notar que o contrato de concesso comercial constitui um contrato quadro47, apto a receber os mais diversos contedos. Conforme refere Maria Helena Brito in O contrato de concesso comercial , pag. 184 : Pode faltar alguns dos elementos no caso concreto, sem que o contrato deixe de poder ser reconduzido ao tipo. O que interessa considerar o contrato como um todo, na sua imagem global. Alguns dos elementos tipificadores do contrato de concesso comercial so sempre necessrios, embora no suficientes ; em relao a eles no possvel

45 Distingue-se o contrato de concesso comercial do contrato de fornecimento pelo facto do fornecedor no se obrigar, necessariamente, a transmitir a propriedade da coisa ao fornecido. Tal fornecimento pode ser para consumo ou para uso ; o contrato de fornecimento tem por objecto um negcio unitrio que satisfaz uma necessidade duradoura do fornecido ; j o contrato de concesso implica a celebrao de sucessivos contratos de compra e venda entre o concedente e o concessionrio ; ao fornecido no compete qualquer actividade de promoo da revenda ( sobre este ponto, vide Maria Helena Brito, in obra citada, pags. 133 a 135 ). 46 Acerca da distino entre o contrato de agncia e o contrato de concesso comercial - com particular desenvolvimento -, vide o acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa de 14 de Fevereiro de 2006 ( relator Pimentel Marcos ), publicado in Contratos Comercais, Direito Bancrio e Insolvncia ( CIRE ), Colectnea Temtica, pags. 165 a 172. 47 Sobre este ponto especfico, vide Antnio Pinto Monteiro, in Contratos de Distribuio Comercial , pags. 110 a 112.

28

considerar a maior ou menor intensidade com que se apresentam no caso concreto : ou esto presentes, ou faltam ; no pode conceber-se a existncia de um mais ou menos - so eles o carcter duradouro do contrato ; a compra para revenda ; o objecto mediato do contrato ( os produtos ). . Em termos jurisprudenciais, veja-se : Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 3 de Maio de 2000 ( Silva Paixo ), publicado in Colectnea de Jurisprudncia/STJ, Ano VIII, tomo II, pags. 45 a 48. Comrcio de produtos qumicos. Acabou a qumica entre as partes . Situao factual : O B. acordou, oralmente, com o A. que este passaria, desde o ano de 1980, a importar e a comercializar em Portugal os produtos qumicos fabricados por B. Assim, o A. comprava ( ao B. ) tais produtos, que importaria e venderia em exclusivo em Portugal, em seu nome prprio. O A. ficaria a fazer a comercializao dos produtos do B. conforme entendesse, salvo a obrigao de ostentarem a designao de origem e a marca CHT ( tal constava da etiqueta ou rtulo da embalagem, como da literatura tcnica de cada produto ). O A. sempre decidiu com inteira autonomia a sua poltica comercial, o que fazia sem prvia consulta ou consentimento de B.. O A. nunca ficou de prestar quaisquer contas a B., sendo a sua nica obrigao a de pagar os preos dos produtos que, encomenda a encomenda, lhe ia comprando. O A. no se obrigou a prestar qualquer assistncia ps-venda aos adquirente dos produtos do B.. Em 1993, o B. decide terminar este relacionamento ( de treze anos ) com A.. Soluo do Supremo Tribunal de Justia :

29

No existiu qualquer contrato de concesso comercial entre as partes. No mbito do recurso apresentado, o B. ainda tentou convencer o Tribunal de que tudo no passava de um acordo de cavalheiros , tese rejeitada pelo Supremo que qualificou o contrato como, para alm das mltiplas compras e vendas, de bilateral inominado ( ou misto ) de exclusividade . Acabou o STJ por aplicar, por via da analogia, o regime do contrato de agncia discutida indemnizao de clientela. Razes do decidido : Considerou-se que o controlo da actividade do concedente sobre o concessionrio era essencial para a existncia do contrato de concesso comercial, no se verificando esta figura na situao sub judice, uma vez que o B. no exercia qualquer controlo sobre a actividade do A., no lhe impondo em nenhuma circunstncia a sua poltica comercial. Comentrio : Trata-se duma deciso interessante, na qual se privilegia como elemento essencial, caracterizador do contrato de concesso comercial, a concreta integrao da actividade do concessionrio na estratgia empresarial do concedente, que ter que exercer sobre a aquele uma especfica actividade de controlo ( o que, numa certa perspectiva - a da concretizao dos interesses especficos do concedente/principal, a que se encontra, de certo modo, dependente ou subordinado - acaba por conferir um trao de maior aproximao ou afinidade relativamente figura do contrato de agncia ). Acrdo da Relao do Porto de 18 de Outubro de 1994 ( Arajo de Barros ), publicado in www.jusnet.pt. Rain Bird - Comrcio para a rega . Situao factual : O A. acorda com o B. a comercializao dos seus produtos, que prviamente compra e revende, com definio de regras respeitantes a preos entre ambos acertadas ; simultaneamente, o A. envolve-se com

30

regularidade na prossecuo de actividades de promoo e divulgao da imagem comercial de B., incluindo a angariao de novos clientes : organizao de seminrios, publicidade marca do B., em jornais, revistas, pginas amarelas. Deciso uniforme das instncias : Qualificao como contrato de concesso comercial. Razes do decidido/comentrio : Este acrdo faz uma delimitao precisa entre os diversos contratos de distribuio comercial. Na situao sub judice salientada a afinidade que pode existir entre as figuras do agente e do concessionrio, tomando em considerao no s o tipo de actividade contratual que desenvolvem, mas ainda a dependncia econmica que os prende pessoa do principal/concedente. salientado que no se integra no ncleo tpico da actividade do agente comercial a prpria celebrao de contratos, que constitui uma tarefa de consumao normalmente a cargo do principal. In casu, afastada a qualificao do contrato como de agncia na medida em que no obstante ambos os contraentes visarem com a sua relao de cooperao um objectivo em parte comum a promoo e venda dos produtos Rain Bird em Portugal, sempre agiram independentemente um do outro, processandose o seu relacionamento comercial atravs da venda de produtos do B e pelo B a A. para revenda dos mesmos ( por A. ) , sem qualquer interveno ( real ou aparente ) do B. . Acrdo da Relao do Porto de 9 de Novembro de 1998 ( Fonseca Ramos ), publicitado in www.jusnet.pt Simair - Distribuio de aparelhos de ar condicionado. Situao factual : O A. acordou com o B. a comercializao, em Portugal, de produtos da rea do ar condicionado, que B. produzia em Itlia.

31

O A. foi constitudo agente ( na acepo adoptada pelas partes ) com exclusivo da venda daqueles produtos no territrio nacional portugus. O A. recebia catlogos, preos e demais informao necessria divulgao e venda da gama de produtos fabricados por B.. Na sequncia deste mesmo acordo, o A. comprometeu-se perante o B. a constituir e manter no territrio portugus uma organizao eficaz de conservao e servio tcnico para venda e distribuio dos produtos fabricados por B.. O A. procurou obter e criar em todo o territrio nacional uma rede de agentes para tais produtos, de modo a torn-los conhecidos no mercado. Era o A. quem vendia os produtos do B. em Portugal. Deciso uniforme das instncias - qualificao do contrato como de concesso comercial. Razes do decidido/comentrio : O acrdo faz, desenvolvidamente, aluso diferena entre as figuras da agncia e da concesso comercial, com abundante referncia ao tratamento jurisprudencial desta temtica. Foi reconhecido no acrdo do Tribunal da Relao do Porto que dizer que A. era um mero distribuidor ou vendedor exclusivo dos produtos de B. traduz uma viso simplista da realidade . Considerou-se como relevante para a caracterizao do contrato como de concesso comercial ( e no como de agncia ) a circunstncia do A. haver assumido a obrigao contratual de manter em todo o territrio portugus uma organizao eficaz de conservao e servio tcnico para venda e distribuio dos produtos de B., encarregando-se ainda da prospeco de tal mercado e a criao de agentes para comercializao em exclusivo dos produtos de B..

2.3. Contrato de agncia e franchising ( contrato de franquia ). Critrio fundamental de distino :

32

No contrato de franquia o que objecto do acordo entre as partes , em certos moldes e genericamente, a cedncia da utilizao da imagem comercial do franqueador48. Traduz a mais forte forma de cooperao comercial pela integrao do distribuidor na rede comercial do produtor de mercadorias ou servios, gerando mesmo a iluso no consumidor de que contacta directamente com este ( ou com qualquer filial sua ), sem qualquer interposio ou intermediao. Em termos particularmente impressivos, Antnio Pinto Monteiro, alude, in Contratos de Distribuio Comercial , pag. 119, denominao de novo feudalismo com que alguns j baptizaram este contrato de distribuio comercial, salientando o intenso controlo a que se encontra submetido o franquiado. O contrato de franquia ( franchising ) tem por objecto a concesso, mediante retribuio, por uma pessoa ( o franquiador ) a outra ( o franquiado ) da utilizao, dentro de determinada rea, de marcas, nomes, insgnias comerciais,processos de fabrico e tcnicas empresariais e comerciais. O franquiado beneficia da organizao empresarial pr-existente e do xito associado a um sinal distintivo de empresa alheia ; o franquiador beneficiar, em contrapartida, do alargamento do mercado ao qual deste modo levada e propagandeada a sua imagem comercial. A actuao do franquiado sempre por conta prpria - e no, como o agente, por conta de outrm -, sendo que a promoo comercial dos produtos vendidos com a marca objecto do negcio j se encontra

Sobre a evoluo das caractersticas do contrato de franquia e o seu particular confronto com o contrato de concesso comercial, vide, entre outros, acrdos do Supremo Tribunal de Justia de 21 de Abril de 2005 ( relator Neves Ribeiro ) ; do Tribunal da Relao de Lisboa de 17 de Maro de 2009 ( relator Roque Nogueira ) e de 14 de Fevereiro de 2006 ( relator Pimentel Marcos ), todos publicados in Contratos Comercais, Direito Bancrio e Insolvncia ( CIRE ), Colectnea Temtica, pags. 149 a 156, 156 a 165 e 165 a 172.
48

33

consolidada ( sendo isso mesmo que lhe traz evidentes benefcios relacionados com o seu prestgio )49. Trata-se de uma figura contratual que traduz um mtodo de colaborao entre empresas, com vista utilizao de marcas, tcnicas empresariais, mtodos de produo, etc, abrangendo tanto produtos como servios. Poder revestir as seguintes modalidades : Na franquia de distribuio : o franquiado vende no seu estabelecimento os produtos fabricados ou s comercializados pelo franqueador - mtodo de distribuio de produtos ( exemplos - Benetton, Zara ). Na franquia de servios : o franquiado passa a dispor de servios com a marca e o sistema empresarial do franqueador, sob o controlo deste ( exemplos - Novohotel, Aviz ) . Na franquia de produo : o franquiado fabrica produtos que vende sob os sinais do franquiador ( exemplos - Coca-cola ; Mcdonalds ). No mesmo contrato de franquia poderemos encontrar

conjugadamente a franquia de distribuio e a franquia de servios. Jurisprudencialmente, veja-se : Acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa de 21 de Janeiro de 2010 ( relatora Ondina Alves ), publicado in www.dgsi.pt. SRM - Medicamentos no sujeitos a receita mdica . Situao factual : O B., detentor da propriedade da marca SRM , autoriza a sua utilizao por A., pelo perodo de cinco anos, numa loja de determinado espao comercial, obtidas que sejam todas as licenas legais exigidas. O B. fiscalizar a utilizao por A. do bom funcionamento da loja SRM , aceitando este tal fiscalizao.
49 O que torna particularmente interessante a discusso em torno da eventual atribuio ao franquiado de uma indemnizao de cliente pela cessao do contrato que mantinha com o franquiador. Sobre esta temtica, vide Lus Menezes Leito, in A indemnizao de clientela no contrato de agncia , pags. 86 a 89.

34

Ser o B. quem definir o tipo e as marcas dos equipamentos a utilizar nas referidas lojas e no seu exterior, com o objectivo de garantir a imagem de marca nas lojas SRM e de obter custos competitivos para a implantao e manuteno de harmonia com a estimativa oramental. O B. cede o programa informtico SRM , com a listagem dos medicamentos e suas equivalncias, cuja propriedade industrial se no transmite para o A.. O B. proporciona formao sobre os procedimentos a seguir quanto venda dos medicamentos segundo o SRM . O B. compromete-se a prestar o seu apoio no que concerne contratao de farmacuticos ou tcnicos para a superviso das lojas SRM . O B. autoriza a venda por A., nas lojas SRM dos medicamentos, bem como produtos de beleza, higiene, sade e outros, todos definidos no portflio de produtos da loja SRM . O B. compromete-se a prestar informaes acerca da poltica de preos a praticar de molde a aumentar a competividade da loja SRM e ainda a realizar publicidade loja e seus produtos. O A. obriga-se a fazer a entrega dos produtos ao domiclio, com funcionrio prprio, com farda e equipamento mvel identificado com a marca SRM ( comprando ainda um ciclomotor identificado com SRM ao fornecedor indicado por B. ). Soluo uniforme das instncias : Contrato de franquia50. Razes do decidido/comentrio : estabelecida no acrdo, de forma muito clara e rigorosa, a diferenciao relativamente ao contrato de agncia : o franquiado age por conta prpria e beneficia da promoo do franquiador - enquanto que no contrato de agncia o agente promove por conta do principal a celebrao de contratos em certa zona ou determinado crculo de clientes, de modo autnomo e estvel.
50

Que se aproxima aqui da modalidade de franquia de distribuio.

35

A prestao tpica do franquiador a de suportar que o franquiado utilize o seu nome, a sua marca ou as suas insgnias ; a de prestar assistncia tcnica e transmisso de know how ; em contrapartida, ao franquiado compete a obrigao de pagar o direito de entrada, tambm designado por initial fee e o direito s royalties.

2.4. Contrato de agncia e comisso. Critrio fundamental de distino : Dispe o art 266, do Cdigo Comercial : D-se contrato de comisso quando o mandatrio executa o mandato mercantil sem meno ou aluso alguma ao mandante, contratando por si e em seu nome, como principal e nico contraente. . A relao da comisso est precisamente na origem do contrato de de agncia desempenhando, no perodo que antecedeu a revoluo industrial, uma importante funo econmica e comercial - enquanto instrumento jurdico privilegiado para a colocao de produtos nos mercados aos quais o produtor no tinha pessoalmente acesso. Encontrando-se o comerciante longe das zonas onde desejava concretizar a venda dos seus produtos, confiava na actuao de algum que tratasse desse mesmo negcio, actuando com independncia em relao ao comitente, por conta deste, mas concluindo os acordos em nome prprio51. Trata-se aqui, pura e simplesmente, dum mandato comercial sem representao. Ao contrrio do agente, o comissrio age sempre em nome prprio, embora por conta do comitente. Na comisso, a figura do proponente fica oculta.

51 Quanto evoluo histrica destas figuras, vide Antnio Menezes Cordeiro, in Manual de Direito Comercial , Volume I, pags. 495 a 496 ; Manuel Janurio Gomes, in obra citada supra, pags. 20 a 21.

36

O comissrio fica directamente obrigado com as pessoas com quem contrata como se o negcio fosse seu, aplicando-se o regime previsto no art 268, do Cdigo Civil. Constitui uma representao indirecta ou imperfeita ( representao econmica ). Ao comissrio, sendo um mandatrio sem poderes, so aplicveis as regras previstas no art 1180, do Cdigo Civil52. Jurisprudencialmente, veja-se : Acrdo da Relao do Porto de 18 de Outubro de 199453 ( Arajo de Barros ), publicado in www.jusnet.pt. Rain Bird - Comrcio para a rega Situao factual : O A. acorda com o B. a comercializao dos seus produtos, que lhe compra e revende, com definio de regras respeitantes a preos entre ambos acertadas ; simultaneamente, A. envolve-se com regularidade na prossecuo de actividades de promoo e divulgao da imagem comercial do B., incluindo a angariao de novos clientes : organizao de seminrios, publicidade marca de B, em jornais, revistas, pginas amarelas. Deciso uniforme das instncias : Qualificao como contrato de concesso comercial. Razes do decidido/comentrio : Este acrdo reveste interesse na medida em que faz referncia caracterizao do contrato de comisso como um mandato comercial no representativo , pressupondo : o interesse de certa pessoa na realizao de um negcio, sem nele intervir pessoalmente ; a interposio de outra pessoa
Pugnando pela produo dos efeitos reais do acto de aquisio ou alienao praticado pelo mandatrio comercial nomine proprio ( concluindo pela sua eficcia directa na esfera jurdica do mandante ), constituindo, portanto, o contrato de comisso uma autntica especialidade de mandato comercial no representativo - que contraria o sistema da dupla transferncia do Cdigo Civil ( arts 1180 e 1181 ) -, vide Manuel Janurio Gomes, in As Operaes Comerciais , pags. 524 a 526. 53 J mencionado supra a propsito da distino entre contrato de agncia e de concesso comercial.
52

37

a fazer o negcio por incumbncia no aparente do titular do interesse ; a celebrao do negcio pela interposta pessoa sem referncia ao verdadeiro interessado ; transmisso para o mandante dos direitos adquiridos pelo mandatrio . Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 8 de Junho de 1999 ( relator Tom de Carvalho ), publicitado in www.jusnet.pt. Representante desequipado . Situao factual : O B. - sociedade italiana - nomeou o A. seu representante exclusivo em Portugal para venda dos seus equipamentos. O A. importava os equipamentos de B e revendia-os em nome prprio, facturando-os, embora agisse como representante dos produtos de B.. No foi estipulada qualquer remunerao a pagar por B. ao A.. A obrigao de B. era a de vender, em exclusivo, aqueles seus produtos ao A. ; a obrigao de A. era a de comprar tais produtos a B., medida que os fosse encomendando. Em Setembro de 1989, o B. rompeu o contrato de representao exclusiva que tinha com o A.- que se viu assim impossibilitado de vender as peas ou equipamentos de B. que tinha em armazm. Deciso das instncias : 1 instncia e Tribunal da Relao : Contrato de agncia. Supremo Tribunal de Justia : Entre o B. e o A. foram realizados diversos contratos de compra e venda. Razes do decidido/comentrio. O acrdo do Supremo Tribunal de Justia equaciona a possibilidade de qualificao da presente relao jurdica como agncia, concesso comercial ou contrato de comisso. Porm, afastou qualquer um destes enquadramentos. No h contrato de agncia porque o A. no s actuava por conta do B. como deste no recebia remunerao.

38

No h contrato de concesso comercial uma vez que no se verifica, in casu, a obrigao de A. de celebrar no futuro sucessivos contratos de compra ; a obrigao de A. de orientar a sua actividade empresarial em funo da finalidade do contrato ; a obrigao de B. de fornecer a A. os meios necessrios ao exerccio da sua actividade. Finalmente, No h contrato de comisso uma vez que o A. no se obrigou a praticar um ou mais actos jurdicos por conta de B., tendo ficado apenas estabelecido que o B. ficaria obrigado a vender ao A., em exclusivo, os seus produtos, obrigando-se o A. a compr-los medida que os encomendava.

2.5. Contrato de agncia e de mediao. Critrio fundamental de distino : A prestao contratual que impende sobre o mediador comercial consiste na obrigao de aproximar o interessado da contraparte, estabelecendo os necessrios contactos, esclarecendo-os, informando-os, mas no tomando qualquer posio de defesa dos interesses de um em relao ao outro. Trata-se duma actuao pontual, praticando actos isolados, visando em concreto determinado negcio. Contrariamente ao que sucede, como elemento essencial, no contrato de agncia, falta-lhe a estabilidade e execuo continuada da sua prestao. A actuao do agente tem em vista uma pluralidade de operaes que se prolongam no tempo. Por outro lado, a actuao do mediador imparcial. No se encontra vinculado a qualquer dos possveis contraentes, podendo vir a ser retribudo por qualquer deles, ou mesmo por ambos, assistindo-lhe total independncia. O mediador age por conta prpria, enquanto que o agente actua por conta do principal.

39

Jurisprudencialmente, veja-se : Acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa de 27 de Janeiro de 2004 ( relator Pimentel Marcos ), publicitado in Colectnea de Jurisprudncia, Ano XXIX, tomo I, pags. 87 a 91. Real Cascais - Imvel vende-se . Situao factual : O A. celebra um contrato com o B. atravs do qual se compromete a promover a venda do seu imvel, mediante a contrapartida de 3% sobre o preo de venda do imvel. Para promover tal venda, o A. elaborou e fez inserir em jornais publicidade respeitante a esse imvel ; procurou cativar interessados para a compra. Deciso uniforme das instncias : qualificao como contrato de mediao. Razes do decidido : Salienta-se neste aresto o carcter da prtica isolada de actos que diferencia a figura da mediao e da agncia, em que o agente, actuando como intermedirio, aproxima os contraentes preparando a concluso do contrato, mas neste caso com carcter de estabilidade. Comentrio : Embora conceptualmente seja clara a distino entre as figuras, o certo que quando a actividade do mediador ganha estabilidade, a figura aproxima-se bastante da do agente54. Acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa de 12 de Julho de 2007 ( relatora Ftima Galante ), publicitado in www.jusnet.pt. Situao factual : Centro comercial preenchido . O B. levou a efeito a construo e a implantao dum Centro Comercial.

54 Escreve, a este respeito, Manuel Janurio Gomes, in obra citada, a pags. 28 : A estabilizao das relaes dum mediador em relao ao proponente pode fazer dele um agente. Da que a fronteira nem sempre seja fcil. .

40

Com vista cesso da explorao das respectivas lojas, realizou um contrato com o A, atravs do qual este passou a apresentar a interessados, em nome do B, as condies de comercializao e explorao das lojas do Centro Comercial, sendo que os potenciais clientes aceitavam ou no as propostas apresentadas. Neste sequncia, o A. apresentava a B as contraproposta dos interessados, o qual, por sua vez, as aceitava ou no. Concretamente, O A. apresentou a C. uma proposta de contrato para ingresso no CC, onde constavam as lojas ns 38 e 39, o que aceite por este. Durante essa actuao, o A. apresentou-se como representante de B., com poderes para negociar esses espaos. O B., que no subscrevera tal proposta, recusa a cedncia da explorao dessas lojas dado que as havia reservado para D. Soluo das instncias : Qualificao do contrato como de mediao imobiliria. Possibilidade de aplicao do instituto da representao aparente. Soluo afirmativa - tribunal a quo ; soluo negativa - tribunal ad quem. Razes do decidido/comentrio : Conforme salientado no acrdo, a mediao imobiliria exige o requisito de autonomia que afasta qualquer tipo de representao, ao contrrio do que pode suceder no contrato de agncia. Diz-se no aresto : O contrato de agncia postula uma certa continuidade, constituindo-se para relaes duradouras ; ao invs, o contrato de mediao tem como elemento essencial a promoo de certos e determinados negcios, cessando logo que os mesmos se concluam. Enquanto que o agente actua por conta do principal, representando-o economicamente, o mediador age com imparcialidade, no interesse de ambos os contraente, sem estar ligado a qualquer deles por relaes de colaborao, de dependncia ou de representao. . Mais acrescentou que : O mediador uma pessoa independente, a quem qualquer outra pode recorrer em determinado momento, cessando a relao

41

contratual, em regra, logo que concludo o negcio, o que no sucede com o agente, por estar ligado ao principal por relaes de colaborao duradoura, sendo a estabilidade um elemento essencial da agncia. . Relativamente ao confronto entre a figura da mediao e do contrato de comisso ( com referncias comparativas ao contrato de agncia ), vide ainda o acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 19 de Janeiro de 2004 ( relator Camilo Moreira Camilo ), publicado in Colectnea de Jurisprudncia/STJ, Ano XII, Tomo I, pags. 27 a 29. 2.6. Contrato de agncia e contrato de mandato. Critrio fundamental de distino : Dispe o art 231, do Cdigo Comercial : D-se mandato comercial quando alguma pessoa se encarrega de praticar um ou mais actos por mandato de outrm. & nico - O mandato comercial, embora contenha poderes gerais, s pode autorizar actos no mercantis por declarao expressa. . Diferena da agncia em relao ao contrato de mandato : Ao agente no cabe, como primeira obrigao a prtica de actos jurdicos, mas principalmentes os actos materiais respeitantes

propaganda do comrcio do principal, bem como as actividades necessrias prospeco do mercado. A sua actividade fundamental a de estimular a celebrao de contratos entre o principal e os clientes ( terceiros ) por si angariados. Os contratos so em princpio celebrados pelo agente em nome do principal. O agente promove a celebrao do contrato e depois o potencial cliente envia a proposta contratual ao principal, a quem compete negoci-la e eventualmente aceit-la. O agente prepara o contrato, mas no o celebra. Ao mandatrio comercial compete a prtica de actos jurdicos em nome e por conta do respectivo mandante.

42

Do mandato comercial, enquanto negcio destinado prtica pelo mandatrio de um ou mais negcios jurdicos por conta do mandante, est excluda toda a actividade de angariao e prospeco que tipifica a figura do agente. Constitui elemento essencial do contrato de agncia a estabilidade do vnculo e a execuo continuada da sua prestao de facto. Distingue-se assim, facilmente, da representao comercial

ocasional, com vista promoo de um ou outro contrato concreto. O contrato de agncia pode-se eventualmente cumular com o mandato ( pense-se no agente a quem so conferidos poderes representativos ) ; porm, quando tal sucede, o elemento de agncia que absorve o mandato para efeitos de caracterizao, uma vez que a actividade representativa do agente meramente acessria da actividade principal de promoo da realizao de negcios55. Jurisprudencialmente, veja-se : Acrdo do Tribunal da Relao de Guimares de 15 de Novembro de 2007 ( relatora Rosa Tching ), publicado in Contratos Comerciais, Direito Bancrio e Insolvncia ( CIRE ) , Colectnea de Jurisprudncia Temtica, pags. 31 a 37. O desconto clandestino do freelancer . Situao factual : O B. vendeu ao C. determinado veculo automvel. Porm, Antes da formalizao deste contrato, C. havia assinado com A. um pr-contrato , onde se referia a compra do veculo e a respectiva forma de pagamento do preo. Com efeito, A negociao desta transaco decorreu num stand de automveis aberto ao pblico - cujo ttulo de ocupao por parte de A. no se apurou nos autos -, onde se ostentava publicidade firma de B.
55

Vide Manuel Janurio Gomes, obra citada supra, pags. 34 a 35.

43

Foi a que o C. contactou o A., o qual se afirmava perante aquele como scio do B., e que negociou a compra da viatura ( que se encontrava exposta para venda nesse mesmo stand ). Tal veculo havia sido importado do estrangeiro por B., que o colocou para venda no mencionado stand de automveis. O A. actuava como vendedor freelancer , angariando e mediando vendas de veculos automveis, no interesse e sob a orientao de B. Na negociao entre o A. e C., aquele introduziu uma determinada clusula contratual - deduo de 1.250,00 no preo - revelia da vontade e do conhecimento do B., que a no aceitou. O B. recusa-se a entregar a C. os documentos da viatura pelo facto de, no concordando com o desconto dos 1.250,00 concedido por A. - e que no foi por si autorizado -, entender que no se encontra integralmente satisfeito o preo devido pela aquisio do veculo. Deciso das instncias Tribunal a quo : Qualificou a relao entre o A. e o B. como contrato de mandato com representao. J quanto ao desconto no autorizado ( clusula introduzida abusivamente por A. sem o conhecimento do B. ), verificou-se, no entender do tribunal, uma situao de mandato sem representao. Tribunal ad quem : Qualificou o contrato firmado entre o A. e o B. como de agncia. Razes do decidido : Distino entre contrato de mandato ( com e sem representao ) e contrato de mediao ( se o mediador intervm na declarao negocial, ento actua j como mandatrio, com ou sem representao ). In casu, No h mandato com representao na medida em que o B. no conferiu a A. a possibilidade de realizao de actos jurdicos.

44

No h comisso, ou mandato sem representao, uma vez que o A. no actuou em seu nome prprio, antes se apresentando perante o cliente ( C ) como scio e representante de B.. Tambm no existe mediao, na medida em que o A. agia por conta, no interesse e sob a orientao do B. Tal relao encontra-se dotada de estabilidade - dado que o A actuava como freelancer, angariando e mediando vendas de automveis no interesse e sob a orientao da R.. Soluo jurdica : excesso dos poderes de representao por parte do agente A. ( art 22 e 23, do Decreto-lei n 178/86, de 3 de Julho e regime do art 268, n 1, do Cdigo Civil ). Comentrio : Trata-se duma qualificao discutvel, susceptvel de gerar reservas. partida, parece no existirem elementos de facto suficientes para a caracterizao in casu da relao de agncia56. Note-se que apenas se demonstrou que o B. colocava para venda veculos automveis ( que importava do estrangeiro ) no stand onde se encontrava o A.. Desconhece-se quem era o proprietrio daquele espao e a que ttulo o mesmo era utilizado por A.. Perante os clientes o A. apresentava-se como scio de B., envolvendo-se pessoalmente nas negociaes concernentes s vendas dos veculos que informava pertencerem a B.. Esta figura poder aproximar-se efectivamente do mandato ( com ou sem representao ). 2.7.Contrato de agncia e prestao de servio inominado. Para alm do confronto do contrato de agncia com outras figuras contratuais doutrinariamente catalogadas, importar igualmente atentar

As contingncias processuais respeitantes falta de prova de determinadas circunstncias factuais ( alegadas ou no ) importar, naturalmente, a impossibilidade de qualificao do contrato dentro de determinado tipo legal, caso tal ausncia se reporte a um seu elemento essencial ou no permita afirmar, com a segurana exigvel, a sua exacta configurao jurdica.
56

45

em situaes a enquadrar, em geral e sem qualquer particular especificao, no conceito de contrato de prestao de servio57. Jurisprudencialmente, veja-se : Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 3 de Fevereiro de 1999 ( relator Quirino Soares ), publicado in www.jusnet.pt. Manager de ao . Situao factual : Pretendendo entrar no mercado portugus, onde no tinha clientes, o B. decide instalar-se em Portugal. Com este fim, quer arranjar algum que se encarregue de fazer a prospeco de mercado e que venha subsequentemente a proceder venda das suas mercadorias. Neste sentido, B realiza com A. o acordo atravs do qual se estipula que A contratado na qualidade de comissionista para proceder venda dos seus aos em Portugal . Nesta sequncia, O A. compromete-se a trabalhar em full time para o B. ; a cumprir rigorosamente todas as instrues vindas do B., pelo que receber uma comisso de 5% sobre todas as vendas de ao. Compete ao A. as funes de manager de vendas e a coordenao do armazm. Na execuo do contrato, A. iniciou imediatamente a prospeco do mercado, visitando consumidores de aos, a quem fez a apresentao dos produtos do B.. Montou e organizou o armazm de aos do B., que ficou instalado em Tojeira de Picassinos. Seguindo as instrues do B., o A. contactava e visitava clientes, trazendo - normalmente em mo - as encomendas para os produtos do B..

57 Nos termos do art 1154, do Cdigo Civil : Contrato de prestao de servio aquele em que uma das partes se obriga a proporcionar outra certo resultado do seu trabalho intelectual ou manual, com ou sem retribuio. .

46

Em algumas situaes, os clientes enviavam as encomendas directamente para o B., pelo correio. O A., ao receber as encomendas, examinava-as, confirmando a qualidade do ao tendo em ateno o fim a que se destinava. O A. emitia ordens escritas de execuo de encomenda para o armazm, a fim de os aos serem cortados. Cortados os aos, era A. quem dava indicaes para o escritrio para a eleborao da factura, indicando-lhe o preo por Kg. Elaborada a factura, o escritrio entregava-lhe uma cpia para controlo das vendas e das comisses. O A. tinha o seu local de trabalho nas ditas instalaes pertencentes ao B. ( da fazia telefonemas, enviava faxes e todo o tipo de comunicaes relacionadas com as funes para que havia sido contratado ). As vendas eram feitas na zona Centro do pas, sendo o A. remunerado mediante a atribuio de uma comisso de 5% sobre todas as vendas efectuadas ( sendo o vendedor o B. ), ainda que no tivesse nelas participao. Deciso das instncias : 1 instncia e Relao - contrato de agncia. Supremo- Contrato de prestao de servio inominado. Razes do decidido : Fundamento da deciso do STJ : No h autonomia - elemento essencial do contrato de agncia - se o A. exerce as funes em full time, executando-as nas instalaes do B., onde utilizava telefones, faxes e servios de expedio e onde exercia, para alm disso, as funes de chefe de vendas e de coordenador de armazm. Comentrio : Acrdo interessante em relao rigorosa definio do conceito de autonomia, enquanto elemento essencial definidor do contrato de agncia, avultando neste caso concreto a circunstncia de se considerar incompatvel com tal figura o facto da A. exercer funes de

47

chefe de vendas e coordenador do armazm de aos, pertencendo as respectivas instalaes a B. . Acrdo do Tribunal da Relao de Coimbra de 25 de Maio de 2010 ( relator Jorge Arcanjo ), publicado in www.jusnet.pt. Fabricando vesturio. O agente de compras.. Situao factual : O A. passou, desde o ano de 2004, a colaborar profissionalmente com o B, nos seguintes termos : o B incumbia A. de, em nome de B, organizar e encomendar a produo de coleces de vesturio, que depois era comercializada pelo B.. Isto , Era o A. quem encomendava a prpria produo de coleces de vesturio que viriam a ser posteriormente comercializadas por B.. Para tanto, recebia de B. os projectos de coleces de vesturio e peas e procurava produtores para os tecidos e para a confeco ; acompanhava a produo; era responsvel pelos prazos e controlo de qualidade, actuando sempre em nome e por conta do B.. Como retribuio, o A. recebia do B., o valor equivalente a 5% dos fornecimento feitos. Era a R quem pagava directamente aos fornecedores e assumia a distribuio e venda dos produtos. Soluo das instncias A 1 instncia rejeitou a qualificao do contrato como de agncia, com o fundamento de que a actuao de A. se situou no mbito da organizao e desenvolvimento do processo produtivo e no no mbito do processo distributivo. Considerou que o agente algum que foi encarregue de promover, por conta do proprietrio dos produtos, a celebrao de contratos tendentes comercializao e colocao destes, sua colocao no consumidor final. Ora, o A. angariava produtores para as coleces de vesturios concebidas por B.. Ou seja, intermediava a compra,

48

em nada contribua para a distribuio e colocao no mercado. A sua actividade no gerava novos clientes e novas fontes de receitas. Posio do Tribunal da Relao O A. agia como intermedirio de B. na fase de compra e fabrico, pois contactava com os fornecedores de tecidos e fabricantes das confeces de vesturio, sendo B. quem promovia a distribuio. O A. actuava como agente de compras , isto , a sua prestao contratual consistia em promover a celebrao de contratos que proporcionavam a B. as matrias primas e o produto que este colocaria no mercado. A lei portuguesa no distingue entre agente de compras e agente de vendas ( ao contrrio do n 2, do art 1, da Directiva 86/653/CEE, de 18 de Dezembro, que define o agente comercial como a pessoa que, sendo intermedirio independente, encarregada a ttulo permanente, quer de negociar a venda ou a compra de mercadoria para outra pessoa, quer de negociar e concluir as operaes em nome e por conta do comitente ). Nada obsta a que o principal se posicione como adquirente de bens e servios e estabelea negociao com um terceiro intermedirio, seu representante econmico, para a promoo dos mesmos. O art 1, do Decreto-lei n 178/86, abrange igualmente o denominado agente de compras . O Tribunal da Relao qualificou o contrato entre o A. e o B. como contrato de agncia. Razes do decidido : Embora a lei se refira actividade de promoo de contratos atravs dos quais o principal vender os seus produtos a terceiros ( agncia enquanto contrato de distribuio ), nada impede que o conceito legal de agente abranja as situaes em que a promoo da celebrao de contratos, a cargo do agente, se dirija aquisio de bens e servios pelo principal.

49

Comentrio : este acrdo reveste muio interesse quanto questo do preenchimento da noo legal de agente que abranger, no s a angariao da venda, mas tambm a angariao da compra pelo principal58. - O acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 12 de Novembro de 2009, ( relator Fonseca Ramos ) publicado in Contratos Comerciais, Direito Bancrio e Insolvncia ( CIRE ) , Colectnea de Jurisprudncia Temtica, pags. 11 a 16. Modelo contrafeito . Situao factual : O B., modelo fotogrfico e manequim profissional ( realizando profissionalmente desfiles de moda ; passagem de modelos ; presena em acontecimentos sociais ; participao em filmes publicitrios e outros, sesses fotogrficas ) realizou com o A. um acordo atravs do qual este se obrigava a angariar, promover e encetar os procedimentos necessrios formalizao de contratos entre os seus clientes ( de A. ) e o B.. No mbito deste acordo, o A. negociou e acordou com os clientes os honorrios decorrentes da actividade de B., quer por servios prestados, quer respeitantes ao direito imagem ou nome ; orientou e geriu, atravs dos seus bookers, a carreira do B. ; recebeu os respectivos honorrios referentes actividade desenvolvida pelo B. na execuo dos contratos angariados. O A. desenvolveu a sua actividade em dois planos : junto de modelo e manequins profissionais como B., executando o referido supra ; directamente junto dos possveis interessados nos servios de modelos e manequins que o contactavam. O A. recebia contrapartida tanto dos modelos e manequins profissionais, como da parte dos clientes interessados nos servios daqueles.

58

Sobre este ponto, vide Antnio Pinto Monteiro, in Contrato de Agncia , pag.

53.

50

Tal funcionava da seguinte forma : prestado o servio pelo modelo/manequim aos clientes do A., este emite uma factura ao cliente, que contm : o valor do servio prestado pelo modelo/manequim ; sobre o mesmo incidia uma denominada comisso de agncia de 20%, ou 10% no caso de desfiles, justificados pela sociedade como representando a

contrapartida de servios e aconselhamento por si prestados aos clientes que contrataram os servios do modelo. o A. que recebe directamente dos clientes o valor facturado. Posteriormente, o A. entregava aos modelos/manequins o valor discriminado na factura relativos aos servios por este realizados, subtraindo-lhe a percentagem de 20% ou 10%, conforme os casos, correspondente contrapartida devida pelos modelos/manequins quanto aos servios por si prestados. Era o A. quem, atravs dos seus bookers ( funcionrios especializados que orientam profissionalmente o trabalho das modelos e manequins, funcionando como interlocutores entre a agncia de manequins , os clientes da mesma e os prprios modelos/manequins, cabendo-lhe oramentar custos ) orientava e geria a carreira profissional da modelo/manequim B.. Posio das instncias : 1 instncia e Tribunal da Relao - Qualificaram o contrato como de prestao de servio. Posio do Supremo Tribunal de Justia : O STJ refutou a qualificao do contrato como de agncia ( pretendida por A. ), considerando-o um contrato inominado de prestao de servio, modelado por usos sociais atendveis. Razes do decidido : F-lo com base, essencialmente, na seguinte argumentao : O contrato em causa no tem carcter duradouro, tendo em conta a natureza da prestao - a actividade profissional de uma manequim to

51

efmera quanto a beleza e a fama, como da essncia do fugaz mundo da moda. Trata-se de um contrato de prestao de servios inominado modelado pelos usos atendveis para definir o seu regime. Alude-se, em sentido assumidamente no rigoroso a uma actividade de agenciamento por parte de A. enquanto gestora da carreira de B. atravs de algum que acompanha essa funo, o booker. . Salientou-se o cariz intuito personae do contrato - sendo a relao de confiana pessoal factor essencial -, aplicando-lhe o regime previsto no art 1170, do Cdigo Civil, por fora do art 1156, do mesmo diploma legal. Comentrio : Salvo melhor opinio, este acordo no parece revestir as necessrias caractersticas tpicas do contrato de agncia. Este A., dito agente, quem verdadeiramente se encarrega ( atravs da figura dos bookers ) da gesto da carreira de B.. No se v que exista a mnima dependncia econmica ou comercial entre o B. e o A., no se encontrando sequer aquele em condies de transmitir instrues ou directrizes a este. Quem controla todo o circuito econmico/comercial nitidamente o A.. Por outro lado, no nos parece que a natureza da actividade ( esttica ) prosseguida - rea da moda, desfiles de manequins e sesses fotogrficas - possa determinar por si o carcter duradouro ou estvel do contrato celebrado entre as partes. 2.8..Contrato misto de agncia e outros. A liberdade de estipulao negocial, permitindo aos sujeitos de direito reunir no mesmo contrato regras de dois ou mais negcios, total ou parcialmente regulados na lei ( art 405, n 2, do Cdigo Civil ), proporciona a combinao de elementos definidores do contrato de agncia com outros, pertinentes a outras figuras contratuais, gerando realidades hbridas que suscitam frequentemente ao intrprete problemas de qualificao e determinao do regime jurdico aplicvel. Jurisprudencialmente, veja-se :

52

Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 21 de Abril de 2005 ( relator Oliveira Barros ) publicado in Contratos Comerciais, Direito Bancrio e Insolvncia ( CIRE ) , Colectnea de Jurisprudncia Temtica, pags. 25 a 31. Bolachas para a Madeira. . Situao factual : O A. e o B. realizaram o seguinte acordo : o A. passaria a vender aos retalhistas os produtos produzidos pelo B ( bolachas Dan ), na regio autnoma da Madeira. Por seu turno, nessa mesma regio autnoma, o B. venderia as bolachas Dan apenas ao A.. O A. vinculou-se a vender, na regio autnoma da Madeira, exclusivamente as bolhas Dan fabricadas por B.. O A. comercializava as bolachas Dan em nome do B. e mediante instrues deste. O A. apresentava-se como agente comercial do B., com conhecimento e autorizao deste. O A. realizou aces de promoo das bolachas Dan, com conhecimento e autorizao do B., que pediu autorizaes legais para algumas das iniciativas publicitrias. Mensalmente ( e por vezes semanalmente ) o B. dava instrues ao A. quanto mecnica da promoo dos produtos, preos e aquisio de quota mnima com a condio de contrapartidas acrescidas. No existia, em princpio, qualquer obrigao por parte do A., de aquisio de quota mnima de bolachas Dan, excepto nas campanhas promovidas por B., nas quais a aquisio de uma quota mnima das bolachas Dan implicava para o A. uma contrapartida comercial acrescida. O A. gastou quantias pecunirias com a participao em eventos ( Expomadeira ) - incluindo pagamento de prmios aos visitantes, com vista divulgao das bolachas Dan.

53

O A. adquiriu viaturas automveis para comercializao das bolachas Dan, pagando o respectivo preo, bem como a pintura neles de publicidade referente bolachas Dan. O A. pagou publicidade que desenvolveu s bolachas Dan : nas ruas ; noa pavilhes, em eventos desportivos, recreativos e comerciais, com a sua divulgao junto dos jovens ; com o patrocnio de trs equipas concorrentes ao Rally da Madeira e noutras competies desportivas, tendo patrocinado a Rampa de Ribeiro Frio. O A. lanou concursos para a divulgao das bolachas Dan, suportando os respectivos custos. O A. custeou a aquisio de telefones, material de escritrio, computadores, mveis de exposies, fotocopiadoras e ainda um software de formao para pessoal. Por seu turno, o B. suportou sempre os custos do transporte das bolachas para a Madeira, at realizao dum acordo em que o B. passou a praticar um desconto de 10% sobre o preo pelo qual as bolachas eram vendidas ao retalho, suportando A. o custo do transporte dos produtos. Soluo das instncias : 1 instncia - Contrato de concesso comercial. Tribunal da Relao - Contrato misto com elementos dos contratos de agncia, franquia e concesso comercial, preponderando este ltimo. No recurso de revista, a R sustenta que nos encontramos perante um contrato de mandato comercial ( art 231, do Cdigo Comercial e art 1157, do Cdigo Civil ). Supremo : Contrato atpico de distribuio. Razes do decidido : No h mandato comercial, atenta a obrigao fundamental que incumbia ao A. de promoo das bolachas D ; a relativa autonomia de que gozava A. ; a estabilidade das relaes negociais em causa e ao direito de exclusivo que lhe assistia ; no tinha direito ao reembolso das despesas gastas na execuo da prestao - o que distingue a agncia do mandato.

54

No h contrato de concesso comercial pela facto do A. comercializar os produtos em nome de B., mediante instrues desta, apresentando-se publicamente como agente de B.. Comentrio : Trata-se de um acrdo muito interessante onde ressalta bem evidente a necessidade de adaptao da realidade jurdica aos complexos desgnios dos contraentes na prossecuo dos fins requeridos pelas necessidades de desenvolvimento comercial em constante mutao e rejuvenescimento.

Nota final : O contrato de agncia traduziu-se numa melhoria qualitativa em relao antiga relao de comisso, correspondendo a um novo paradigma nas diversas etapas de circulao econmica de bens e servios, transportando em si a hodierna marca da sociedade de produo em srie e consumo em massa. Pela sua relevncia e difuso, a relao de agncia acabou por ser erigida pelo legislador na figura matriz e exemplar dos contratos de distribuio em geral. As suas fronteiras conceptuais, num universo econmico, social e comercial em clere e constante progresso, ora reclamam do intrprete um demarcao rigorosa que salvaguarde a sua inalienvel essncia, ora aceitam o esbatimento necessrio conjugao com elementos

caractersticos doutras formas contratuais. Dever vincular-se mxima de que o direito um servio de vida que possibilita ao homem o livre desenvolvimento da sua personalidade, integrando-se social e juridicamente, sempre e em qualquer caso sujeito aos ditmes da tutela da confiana, do sentido do equilbrio e aos limites inerentes aos procedimentos conformes recproca lealdade e rectido. E da estimulante promoo desta vontade de realizao plena que o jurista ter que assumir-se leal e dedicado agente.

55

Bibliografia citada : Brito Correia, Lus - Direito Comercial. Engrcia Antunes, Jos - Direito dos Contratos Comerciais. Galvo Telles, Inocncio - Direito das Obrigaes. Helena Brito, Maria - O Contrato de Concesso Comercial. Janurio Gomes, Manuel - Operaes Comerciais. Januario Gomes, Manuel - Da Qualidade de Comerciante do Agente Comercial, in BMJ n 313. Lacerda Barata, Carlos - Sobre o Contrato de Agncia. Lacerda Barata, Carlos - Anotaes ao Novo Regime do Contrato de Agncia. Menezes Cordeiro, Antnio - Manual de Direito Comercial. Menezes Leito, Lus - Direito das Obrigaes, II Volume. Menezes Leito - A Indemnizao de Clientela no Contrato de Agncia. Monteiro Fernandes, Antnio - Noes Fundamentais de Direito do Trabalho. Pinto Monteiro, Antnio - Contratos de Distribuio Comercial. Pinto Monteiro, Antnio - Contrato de Agncia. Pinto Monteiro, Antnio - Contrato de Agncia ( Anteprojecto ) in BMJ n 360. Pinto Monteiro, Antnio - Sobre a Proteco do Agente Comercial no Direito Portugus e Europeu, in Boletim da Faculdade de Direito de Coimbra, Volume LXXI ( Separata ). Romano Martinez, Pedro - Contratos Comerciais. Vaz Serra, Adriano - Anotao ao acrdo do STJ de 7 de Maro de 1969 in Revista de Legislao e Jurisprudncia, ano 103.

Anda mungkin juga menyukai