Anda di halaman 1dari 33

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 1 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 2 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

FRMULAS MATRICIAIS
1 - INTRODUO O excel, a princpio, foi criado para resolver o problema de muitos, que com suas clculadoras efetuavam enormes clculos e traduziam os complexos resultados para planilhas manuais. Estes clculos eram to importantes que vrias tomadas de decises eram neles baseados. Agora, imagine voc se alguns destes clculos estivessem errados ! Muitos negcios poderiam ser prejudicados e quantos prejuzos poderiam ser gerados nas empresas. E realmente foi isso que o excel fez, minimizou o problema de muitos com a insero de funes para a criao de frmulas, e o que melhor , no prender o usurio a um padro, ou seja, no excel cada um cria frmulas com a funo que desejar, desde que o resultado seja correto. A Microsoft percebendo o sucesso de seu aplicativo, e percebendo que algumas frmulas criadas estavam tornando-se complexas demais, resolveu simplificar tudo isso, e a nasceu as fmulas matriciais. Podemos dizer ento que frmulas matriciais o que mais avanado existe de no tocante a frmulas, e voc que estudar este tutorial se destacar em qualquer meio que suas frmulas forem apresentadas.

2 - DEFININDO FRMULA E FUNES 2.1 - Frmulas Frmulas so equaes que executam clculos sobre valores na planilha. Uma frmula tambm pode conter quaisquer dos seguintes itens: funes, referncias, operadores e constantes.

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 3 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

2.2 - Funes Funes so frmulas predefinidas que efetuam clculos usando valores especficos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funes podem ser usadas para executar clculos simples ou Complexos. Vamos citar como exemplo a funo Arred( ):

Estrutura de uma funo: Estrutura. A estrutura de uma funo comea com um sinal de igual (=), seguido do nome

da funo, um parntese aberto, os argumentos da funo separados por vrgulas e um parntese de fechamento. Nome da funo. Para obter uma lista das funes disponveis, clique em uma clula e pres sione SHIFT+F3. Argumentos. Os argumentos podem ser nmeros, texto, valores lgicos, como VERDADEIRO ou FALSO, matrizes , valores de erro como #N/D ou referncias de clula. O argumento que voc atribuir deve produzir um valor vlido para esse argumento. Os argumentos tambm podem ser constantes, frmulas ou outras funes. Dica de ferramenta Argumentos. Uma dica de ferramenta com a sintaxe e argumentos exibida medida que voc digita a funo. Por exemplo, digite =ARRED( e a dica de ferramenta aparecer. As dicas de ferramenta so exibidas somente para funes internas.

Inserir frmulas: Quando voc cria uma frmula que contm uma funo, a caixa de dilogo Inserir funo ajuda voc a inserir funes de planilha. Enquanto voc digita uma funo na frmula, a caixa de dilogo Inserir funo exibe seu nome, cada um de seus argumentos, as descries, seu resultado atual e o resulta-

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 4 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

do atual da frmula inteira. Funes Aninhadas: Em determinados casos, possvel voc precise usar uma funo como um dos argumentos de outra funo. Por exemplo, a frmula a seguir usa uma funo aninhada MDIA e compara o resultado com o valor 50.

Quando uma funo aninhada usada como argumento, ela deve retornar o mesmo tipo de valor utilizado pelo argumento. Por exemplo, se o argumento retornar um valor VERDADEIRO ou FALSO, a funo aninhada dever retornar VERDADEIRO ou FALSO. Se no retornar, o Microsoft Excel exibir um Uma frmula pode conter at sete nveis de funes aninhadas. Quando a Funo B for usada como argumento na Funo A, a Funo B ser de segundo nvel. Por exemplo, as funes MDIA e SOMA so de segundo nvel, pois so argumentos da funo SE. Uma funo aninhada na funo MDIA seria de terceiro nvel, e assim por diante. Referncias em Frmulas: Uma referncia identifica uma clula ou um intervalo de clulas em uma planilha e informa ao Microsoft Excel onde procurar pelos valores ou dados a serem usados em uma frmula. Com referncias, voc pode usar dados contidos em partes diferentes de uma planilha em uma frmula ou usar o valor de uma clula em vrias frmulas. Voc tambm pode se referir a clulas de outras planilhas na mesma pasta de trabalho e a outras pastas de trabalho. Referncias s clulas de outras pastas de trabalho so chamadas vnculos. Referncias Relativas e Referncias Absolutas: Uma referncia relativa em uma frmula, como A1, baseada na posio relativa da clula que contm a frmula e da clula qual a referncia se refere. Se a posio da clula que contm a frmula se alterar, a referncia ser alterada. Se voc copiar a frmula ao longo de linhas ou colunas, a referncia se ajustar automaticamente. Por padro, novas frmulas usam referncias relativas.

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 5 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Por exemplo, se voc copiar uma referncia relativa que est na clula B2 para a clula B3, a refern cia ser automaticamente ajustada de =A1 para =A2. Uma referncia absoluta de clula em uma frmula, como $A$1, sempre se refere a uma clula em um local especfico. Se a posio da clula que contm a frmula se alterar, a referncia absoluta permanecer a mesma. Se voc copiar a frmula ao longo de linhas ou colunas, a referncia absoluta no se ajustar. Por padro, novas frmulas usam referncias relativas e voc precisa troc-las para referncias absolutas. Por exemplo, se voc copiar uma referncia absoluta na clula B2 para a clula B3, ela permanecer a mesma em ambas as clulas =$A$1.

Uma referncia mista tem uma coluna absoluta e linha relativa,

ou linha absoluta e coluna relativa.

Uma referncia de coluna absoluta tem o formato $A1, $B1 e assim por diante. Uma referncia de linha absoluta tem o formato A$1, B$1 e assim por diante. Se a posio da clula que contm a frmula se alterar, a referncia relativa ser alterada e a referncia absoluta no se alterar. Se voc copiar a frmula ao longo de linhas ou colunas, a referncia relativa se ajustar automaticamente e a referncia absoluta no se ajustar. Por exemplo, se voc copiar uma referncia mista da clula A2 para B3, ela se ajustar de =A$1 para =B$1. Utilizando Nomes Em Clulas: Um nome definido em uma frmula pode facilitar a compreenso do objetivo da frmula. Por exemplo, a frmula =SOMA(PrimeiroTrimestreVendas) talvez seja mais fcil de identificar do que =SOMA(C20:C30). Os nomes esto disponveis em qualquer planilha. Por exemplo, se o nome VendasProjetadas referirse ao intervalo A20:A30 na primeira planilha de uma pasta de trabalho, voc poder usar o nome VendasProjetadas em qualquer outra planilha da mesma pasta de trabalho para referir-ao intervalo A20:A30 na primeira planilha. Os nomes tambm podem ser usados para representar frmulas ou valores que no se alteram

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 6 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

(constantes). Por exemplo, voc pode usar o nome ImpostoVendas para representar o valor do imposto sobre vendas (como 6,2 por cento) aplicado s transaes de vendas. Voc tambm pode vincular a um nome definido em outra pasta de trabalho ou definir um nome que se refira a clulas em outra pasta de trabalho. Por exemplo, a frmula =SOMA(Vendas.xls!VendasProjetadas) refere-se ao intervalo nomeado VendasProjetadas na pasta de trabalho chamada Vendas. Diretrizes para nomes: Quais so os caracteres permitidos? O primeiro caractere de um nome deve ser uma letra ou um sublinhado. Os demais caracteres no nome podem ser letras, nmeros, pontos e sublinhado. Nomes podem ser referncias de clulas? clula, como Z$100 ou L1C1. Os nomes no podem ser iguais a uma referncia de

possvel usar mais de uma palavra? Sim, mas espaos no so permitidos. Os caracteres de sublinhado e os pontos podem ser usados como separadores de palavras por exemplo, Imposto_Vendas ou Primeiro.Trimestre. Quantos caracteres podem ser usados? Os nomes podem conter at 255 caracteres.

Os nomes diferenciam maisculas de minsculas? Os nomes podem conter letras maisculas e minsculas. O Microsoft Excel no faz distino entre caracteres maisculos e minsculos em nomes Por exemplo, se voc tinha criado o nome Vendas e, em seguida, criou outro nome chamado VENDAS na mesma pasta de trabalho, o segundo nome substituir o primeiro. 3 - DEFININDO FRMULA MATRICIAIS Uma frmula que executa vrios clculos em um ou mais conjuntos de valores e retorna um nico resultado ou vrios resultados. As frmulas de matriz ficam entre chaves { } e so inseridas pressionando CTRL+SHIFT+ENTER.). Frmulas matriciais agem sobre um ou mais conjuntos de valores, que so conhecidos como argu mentos de matriz. Cada argumento de matriz deve ser retangular e cada argumento precisa ter o mesmo nmero de linhas e/ou o mesmo nmero de colunas que os outros argumentos.

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 7 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Alm de pouco utilizado, por parecer muito complexo, um recurso que quase ningum conhece, mas a partir de agora voc que est estudando este tutorial se tornar um expert e sempre recorrer a e las em seus trabalhos, destacando-se dentre muitos. Muitos, por preferncia, no utilizam o VBA para automatizar suas planilhas, o que acho um erro, en to as frmulas matriciais a melhor maneira para suprir algumas deficincias das frmulas tradicionais.

4 - CRIANDO FRMULA MATRICIAIS Aprender a criar frmulas no Excel igual a resolver equaes de matemtica, nada como muitos e xercicos para se tornar um expert. Vamos dividir as frmulas por categoria para facilitar o entendimento: CRIANDO EXPRESSES CRIANDO FRMULAS MATRICIAIS COM CONSTANTES CRIANDO FRMULAS MATRICIAIS PARA ANLISE DE DADOS TRABALHANDO COM DATAS E FRMULAS MATRICIAIS OUTRAS UTILIZAES DAS FRMULA MATRICIAIS

4.1 - CRIANDO EXPRESSES 1 Exemplo Criaremos a seguir uma srie de frmulas ideal para quem trabalho em depto. pessoal e precisa administrar seus dados no Excel Vamos primeiramente criar uma tabela com os seguintes dados: Nome, Depto. Qualificao e Salrio Criaremos duas consultas: a 1 verificar quais os funcionrios esto alocados no depto de Compras, e a 2 verificar quais so qualificados na categoria "Q1".
Nome Depto Qualif Salario 1 2 3

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 8 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Carlos Romeu Martin Alberto Doremi Mermoz Balu Boresco Delpont

Compras Estoque Fabrica Compras Compras Estoque Compras Fabrica Compras

Q1 Q2 Q3 Q2 Q1 Q1 Q2 Q3 Q4

R$ 2,000.00 R$ 2,000.00 R$ 800.00 R$ 2,000.00 R$ 2,000.00 R$ 2,000.00 R$ 2,000.00 R$ 2,000.00 R$ 2,000.00

TRUE FALSE FALSE TRUE TRUE FALSE TRUE FALSE TRUE

TRUE FALSE FALSE FALSE TRUE TRUE FALSE FALSE FALSE

1 0 0 0 1 0 0 0 0

=D213:D221="Compras"

=E213:E221="Q1"

=H213:H213*I213:i2210

A utilizao de expresses Matriciais agilizam muito a construo de frmulas idnticas para diversas linhas. Na 1linha da coluna que receber as frmulas digite a expresso, no nosso caso: "=B2:B10="Compras"", esta expresso far uma anlise no intervalo de 2 a 10 para verificar se o texto digitado "Compras". Aps a digitao selecione esta linha at a ltima linha que receber a expresso, nosso exemplo 10. Com a regio selecionada v at a barra de frmulas , selecione a frmula e pressione simultaneamente as teclas Ctrl + Shit + Enter e pronto nossa expresso matricial ser criada automaticamente. Repita a operao para a 2 e 3 consultas, voc ir se surpreender com o resultado! Na primeira e segunda consulta se os critrios satisfazem a expresso o termo "Verdadeiro" retornado, seno "Falso". J na 3 consulta se as duas colunas satisfizerem os critrios o valor 1 ser retornado seno zero.

Todo o segredo das frmulas matriciais esto no pressionamento simultneo das teclas Ctrl+ShiftEnter da expresso digitada! Podemos ainda incrementar ainda mais a equao consolidando todas expresses:
N Compras em Q1
2

Efetuando operaes om vetores e matrizes.


Pessoal do Depto Com Qualificao "Q1"
=SOMARPRODUTO((D213:D221="Compras")*(E213:E221="Q1"))

Somar Salarios Compras em Q1

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 9 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

=SOMARPRODUTO((D213:D221="Compras")*(E213:E221="Q1"))
R$ 2,000.00

ou =SOMARPRODUTO((D213:D221<>"Compras")*(E213:E221="Q1")*F213:F221)

2 Exemplo Para incrementar mais um pouco a frmula utilizaremos agora 2 critrios de consulta, o depto. e Qualificao.
Escolha o Depto. Escolha a Qualificao Compras Q2

NDepto. em Qual.

=SOMARPRODUTOS((B2:B10=H1)*(C2:C10=H2))

Soma Depto. Em Q1

4,000.00

=SOMARPRODUTOS((B2:B10=H1)*(C2:C10=H2)*D2:D10)

3 Exemplo Vamos tornar nossa consulta um pouco mais complexa, incrementando com a data de nascimento dos funcionrios:
Nome Carlos Romeu Martin Alberto Doremi Mermoz Balu Boresco Delpont Depto. Compras Estoque Fabric Compras Compras Estoque Compras Fabric Compras Qualif Q1 Q2 Q3 Q2 Q1 Q1 Q2 Q3 Q4 Salrio 2,000.00 4,000.00 2,000.00 2,000.00 2,000.00 3,000.00 2,000.00 2,000.00 2,000.00 Nascimento 13/12/50 14/12/50 15/12/60 16/12/60 17/12/60 18/12/50 19/12/50 20/12/50 21/12/50

Utilizaremos agora frmulas para pesquisarmos nomes e funcionrios que comear com uma deter-

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 10 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

minada letra e tambm que nasceram num determinado ano, tudo graas s formulas matriciais.
Soma dos salrios das Pessoas que comeam com a letra D
4,000.00 4,000.00

{=SOMA((ESQUERDA(E275:E283)="D")*H275:H283)} Para validar Tecle Cotrl+Shift+Enter


ou {=SOMA(SE(ESQUERDA(E275:E283;1)="D";H275:H283;0))} Para validar Tecle Cotrl+Shift+Enter

2 2

N de pessoas que comeas com letra D

{=SOMA((ESQUERDA(E275:E283)="D")*1)} Para validar Tecle Cotrl+Shift+Enter ou {=SOMA(SE(ESQUERDA(E275:E283;1)="D";1;""))}

6 6

N de pessoas que nasceram em 1950


{=SOMA((ANO(I275:I283)=1950)*1)} ou {=SOMA(SE(ANO(I275:I283)=1950;1;0))}

3,500

{=MDIA(SE(H275:H283>2000;H275:H283;""))} Para validar Tecle Cotrl+Shift+Enter

Podemos utilizar a mesma tabela para somar os salrios de funcionrios de um ou mais departamentos.
=SOMA(((Depto="Compras")+(Depto="Estoque"))*Salrio Validar Ctrl+Shift+Enter

17,000.00

A seguir vamos verificar se um mais funcionrio pertece lista de funcionrios:

Sim

=SE(SOMA((nome="martin")*(Qualif="q3")*1)>0;"Sim";"No") Validar Ctrl+Shift+Enter

4 Exemplo

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 11 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Nosso prximo exemplo uma amostra de valores com previso de recebimento e datas de efetivo recebimento. Vamos ento criar frmulas para verificar quanto foram recebidos no devido vencimento e a soma desses valores.
Fatura 1 2 3 4 5 6 7 8 Previso 01/06/06 02/06/06 03/06/06 04/06/06 05/06/06 06/06/06 07/06/06 08/06/06 Real 01/06/06 02/06/06 03/06/06 04/06/06 05/06/06 08/06/06 07/06/06 10/06/06 Valores 1,000.00 1,000.00 1,000.00 1,000.00 1,000.00 1,000.00 1,000.00 1,000.00
Nb de pagtos real>pagtos previstos =SOMARPRODUTO((Real>Previso)*1) Valores =SOMARPRODUTO((Real>Previso)*Valores)
2 2,000.00

Duas faturas foram pagas no vecto. Soma das duas faturas

A frmula acima ideal para o depto. financeiro

5 Exemplo Criaremos agora uma frmula para simular o controle de estoque de uma empresa. Com uma tabela que controla a quantidade em estoque cada cada produto, vamos criar uma frmula matricial que ir inventariar os bens em estoque.

Codigo Prod1 Prod2 Prod3 Prod4 Prod5 Prod6 Prod7 Prod8

Qte 2 2 2 2 2 2 2 2

Codigo Prod1 Prod2 Prod3 Prod4 Prod1 Prod6 Prod7 Prod8

Qte 2 2 2 2 2 2 2 2

Codigo Prod1 Prod2 Prod3 Prod4 Prod5 Prod1 Prod7 Prod8

Qte 2 2 2 2 2 2 2 2

Codigo Prod1 Prod2 Prod3 Prod4 Prod5 Prod6 Prod7 Prod8

Total 10 6 6 6 4 4 6 6

Totaliza-se as quantidades por produto


=SOMARPRODUTO((C339:G346=J339)*(N(DESLOC(C339:G346;;1))))

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 12 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Esta frmula tima, pois economiza muitas funes como "Cont.Se", "Somase" e at mesmo "Se" que teramos que utilizar para conseguir os mesmos resultados.

Vamos criar mais um exemplo agora com valores:


Valores 900.00 2,000.00 3,000.00 4,000.00 5,000.00 6,000.00 7,000.00 Cdigo AB A B CAK B KLM CA
=SOMARPRODUTO(NM(LOCALIZAR("B";Cdigo))*(Valores>800))

N de linhas com montantes >800 e cdigo que comeas com a letra B

4.2 - CRIANDO FRMULAS MATRICIAIS COM CONSTANTES O que Uma Constante ? Um item nomeado que mantm um valor constante por toda a execuo de uma frmula. Uma constante pode ser uma literal de seqncia de caracteres ou numrica, uma outra constante ou qualquer combinao que inclua operadores aritmticos ou lgicos. Como Criar Uma Constante: Criaremos uma constante numa coluna com quatro linhas. Na primeira linha desta coluna digite "={1;2;3;4}", sim digite as chaves tambm ! Quando voc "arrastar para a segunda, terceira e quarta linha todas clulas ficaro preenchidas com o nmero 1, que o primeiro valor da constante. Agora entra a frmula matricial, selecione as quatro linhas e na barra de frmulas pressione Ctrl+Shift+Enter. O resultado ser que cada linha ser preenchida com um numro da constante, ou seja 1,2,3 e 4. Se voc "arrastar" por mais de 4 linha um erro ser gerado pois a constante s permite 4.

Coluna Constante, antes do pressionamento das

Coluna Constante, depois do

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 13 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

1 1 1

Coluna Constante, antes do pressionamento das teclas ={1;2;3;4}

2 3 4

Coluna Constante, depois do pressionamento das teclas {={1;2;3;4}}

Exemplo Prtico de Utilizao de Constante:


Nmeros 4 9 2 12 6 15
3+ grandes valores 3+ grandes valores

15 15 15

15 12 9

=MAIOR(F2:F7;{1;2;3}), Antes do pressionamento das teclas

{=MAIOR(F2:F7;{1;2;3})}, Depois do pressionamento das teclas

No exemplo acima utilizamos a frmula matricial para fazer um ranking dos trs maiores valores. Podemos tambm utilizar constantes para frmulas horizontais:
3 + grandes valores 3 + grandes valores

15

15

15

15

12

=MAIOR(F2:F7;{1.2.3}) , Antes do

=MAIOR(F2:F7;{1.2.3}) ,Depois do

4.3 - CRIANDO FRMULAS MATRICIAIS PARA ANLISE DE DADOS E VALORES Mostraremos a seguir uma srie de frmulas pra pesquisa em diversas de listas, demonstrando assim a eficincia das frmulas matriciais. 1Exemplo Pesquisando o menor valor numa cotao de preos Criaremos uma tabela e vamos criar uma frmula matricial para analisar qual fornecedor nos fornece o menor preo por um determinado produto.

Prod

Fornecedor

Preo

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 14 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Prod1 Prod1 Prod1 Prod2 Prod2 Prod2 Prod3 Prod3 Prod3 Prod3

Fornecedor1 Fornecedor2 Fornecedor3 Fornecedor1 Fornecedor2 Fornecedor3 Fornecedor1 Fornecedor2 Fornecedor3 Fornecedor4

100 80 90 75 65 90 75 68 45 67

Produto: Menor Preo: Fornecedor:

Prod1

80 Fornecedor2

Para pesquisar o menor preo numa lista:


=MIN(SE(produto=i416;Preo)) Valide a frmula Ctrl+Shith+Enter

Para Saber Qual Fornecedor forneceu o menor preo:


=INDEX(forcencedor;EQUIV(i416&MIN(SI(produto=i416;Preo));produto&Preo; 0)) Valider avec Maj+Ctrl+Entre

Com estas frmulas voc ter condio de criar uma planilha toda voltada a cotaes de preos. Ideal para o depto de compras.
Lista de Produtos

Voc tem ainda a possibiliade de listar os produtos cotados: Basta digitar a frmula apelas na 1linha e com toda regio selecionada, basta teclar Ctrl+Shift+Enter para que o Excel complete a seleo. Repare na 4 e 5 linhas que no possem registros, pois na lista existem apenas 3 produtos diferente.

Prod1 Prod2 Prod3

{=SE(TEXTO(NDICE(C415:C424;MENOR(SE(CORRESP(C415:C424;C415:C424;0)=LIN(INDIRETO("1:"&LINS(C415:C424)));CORR ESP(C415:C424;C415:C424;0);"");LIN(INDIRETO("1:"&LINS(C415:C424)))))); NDICE(C415:C424;MENOR(SE(CORRESP(C415:C424;C415:C424;0)=LIN(INDIRETO("1:"&LINS(C415:C424)));CORRESP(C415:C42 4;C415:C424;0);"");LIN(INDIRETO("1:"&LINS(C415:C424)))));"")}

Esta frmula substitui o famoso auto-filtro. 2Exemplo A prxima frmula verificar numa tabela e nos fornecer o maior, mdio e menor valor de um deter minado produto informado. Alm disso , vamos tambm ordernar esses valores em ordem crescente e decrescente com o auxilio de frmulas matriciais.

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 15 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Cdigo

Valor

Cdigo

AAA AAA AAA BBB BBB BBB CCC CCC CCC CCC

11 22 33 111 444 333 1111 2222 3333 4444

BBB
O menor

={=NDICE(E455:E464;CORRESP(F455;D455:D464;0))}

111
O Intermedirio

333
O Maior

{=NDICE(Valor;CORRESP(F455;cdigo;0)+CONT.SE(cdigo;F455)1)}

444

=MAXIMO(SE(F455=codigo;Valor)) Validar pressione ctrl+shift +enter

Conforme prometido vamos ordenar estes resultados utilizando frmulas matriciais.

Totais

Ordem Decrescente

444 333 111 0 0


{=MAIOR(SE(C455:C464=F455;D455:D464;0);LIN(INDIRETO("1:"&LINS(C455:C464))))} Validar Ctrl+Shift+Enter

Totais

Ordem Crescente

111 333 444 0 0


{=SE(NM(MENOR(SE(C455:C464=F455;D455:D464;FALSO);LIN(INDIRETO("1:"&LINS(C455:C4 64)))));MENOR(SE(C455:C464=F455;D455:D464;FALSO);LIN(INDIRETO("1:"&LINS(C455:C464))) );0)} Para Validar Ctrl+Shift+Enter

Acho que voc nunca imaginou que poderia ordenar valores com o auxilio de frmulas matriciais, no mesmo ?

3Exemplo

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 16 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

No prximo exemplo utilizaremos as frmulas matriciais para filtrar dados de uma lista, como se voc utiliza-se um alto-filtro.
Nomes Seo Filtro das Sees

Ricardo Pedro Alberto Joo Terto Rogrio Rosana Srgio Espinasse Dupont Durand Espinasse

Compras Compras Compras Compras Estoque Estoque Estoque Estoque Fbrica Fbrica Marketing Pessoal

Compras Estoque Fbrica Marketing Pessoal


{=SE(TEXTO(NDICE(E491:E502;MENOR(SE(COR RESP(E491:E502;E491:E502;0)=LIN(INDIRETO("1:"& LINS(E491:E502)));CORRESP(E491:E502;E491:E502 ;0);"");LIN(INDIRETO("1:"&LINS(E491:E502))))));NDI CE(E491:E502;MENOR(SE(CORRESP(E491:E502;E4 91:E502;0)=LIN(INDIRETO("1:"&LINS(E491:E502)));C ORRESP(E491:E502;E491:E502;0);"");LIN(INDIRETO ("1:"&LINS(E491:E502)))));"")}

Essa frmula simplesmente sensacional!

O sistema o mesmo, digite a frmula apenas na primeira linha; depois selecione as linhas que deseja obter o resultado; selecione a frmula na barra de frmulas e pressione "Ctrl+Shift+Enter". Vamos agora destrinchar esta frmula.
Corresp.
4 4 4 4 8 8 8 8 10 10 11 12

Linha
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Linha
1

Com as frmulas matriciais podemos obter trs maneiras de obter as linhas correspondente a uma determinada linha.

A 1 mostra a ltima linha de itens;

A 2 mostra a linha de cada item de uma lista;


9

A 3 mostra qual linha pertence o


11 12

1 item da lista;

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 17 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Vamos agora agrupar vrias linhas de uma lista ignorando as linhas "em branco" desta lista.
Lista aaaa

aaaa Repare nesta bbb ccc ddd kkk

bbb ccc ddd

lista que a linhas sem o preenchimento

{=SE(ERROS(NDICE(C530:C536;MENOR(SE(.NO. DISP(CORRESP(C530:C536;C530:C536;0));"";CORRES P(C530:C536;C530:C536;0));LIN(INDIRETO("1:"&LINS(C 530:C536))))));"";NDICE(C530:C536;MENOR(SE(.NO. DISP(CORRESP(C530:C536;C530:C536;0));"";CORRES P(C530:C536;C530:C536;0));LIN(INDIRETO("1:"&LINS(C 530:C536))))))}

kkk

Fui obrigado a tratar o erro que essa frmula retorna (#NUM), com a funo ERROS(), com isso a frmula ficou perfeita. Ns agrupamos todos itens de uma lista com o auxlio das frmulas matriciais. 4Exemplo Voc j deve ter tentado criar uma frmula que analise duas colunas e lista os itens que no so comuns a elas no mesmo ? No se preocupe, com as frmulas matriciais isso possvel.

Lista 1 aaa bbb ccc

Lista 2 aaa bbb ccc ddd eee fff

Resultado ddd eee fff

{=SE(ERROS(NDICE(E548:E553;MENOR( SE(.NO.DISP(CORRESP(E548:E553;C548 :C550;0));CORRESP(E548:E553;E548:E553; 0);"");LIN(INDIRETO("1:"&LINS(E548:E553)))) ));"";NDICE(E548:E553;MENOR(SE(.NO. DISP(CORRESP(E548:E553;C548:C550;0)); CORRESP(E548:E553;E548:E553;0);"");LIN(I NDIRETO("1:"&LINS(E548:E553))))))}

O resultado excelente, no mesmo ? repare que novamente utilizamos o recurso de tratamento de erros com a funo erros(). Agora vamos fazer tambm uma pesquisa dos itens que fazem parte da duas lista de itens:
Resultado ccc bbb Neste caso no
{=SE(TEXTO(NDICE(E548:E553;MAIOR(SE(CONT.SE(C548:C550;E548:E5 53)>0;CORRESP(E548:E553;E548:E553;0));LIN(INDIRETO("1:"&LINS(E548:E 553))))));NDICE(E548:E553;MAIOR(SE(CONT.SE(C548:C550;E548:E553)>0; CORRESP(E548:E553;E548:E553;0));LIN(INDIRETO("1:"&LINS(E548:E553))))
www.tudosobrexcel.com

Excellencia Solues em VBA

Pgina : 18 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

aaa

foi necessrio tratar a frmula

553))))));NDICE(E548:E553;MAIOR(SE(CONT.SE(C548:C550;E548:E553)>0; CORRESP(E548:E553;E548:E553;0));LIN(INDIRETO("1:"&LINS(E548:E553)))) );"")}

#N/A

5Exemplo Nesse exemplo vamos pesquisar numa lista nomes que comeam com uma determinada letra. O detalhe desta pesquisa que iremos retornar o resultado de duas colunas.
Cidade
Salvador Curitiba Braslia Campinas Poa Guarulhos Vitria

Cep
78180 78700 75000 78980 78200 13000 78000

Critrio
C

Pesquisa: Campinas Curitiba 78980 78700


=SE(.NO.DISP(PROCV( H576;$C$576:$D$584;2;FA LSO));"";PROCV(H576;$C$ 576:$D$584;2;FALSO))

{=SE(TEXTO(NDICE(C576 :C584;MAIOR(SE(ESQUERD A(C576:C584;1)=F576;COR RESP(C576:C584;C576:C58 4;0);"");{1;2;3;4;5;6})));NDIC E(C576:C584;MAIOR(SE(ES QUERDA(C576:C584;1)=F57 6;CORRESP(C576:C584;C5 76:C584;0);"");{1;2;3;4;5;6}));" ")}

#N/A #N/A #N/A

Simplesmente o resultado desta frmula fantstico! Com tanta simplicidade pode-se obter timos resultados com frmulas matriciais. 6Exemplo O prximo exemplo demostrar para ns de uma lista de funcionrios e seus respectivos salrios os cinco maiores salrios, posio de cada salrio na tabela e os respectivos nomes dos funcionrios.
Nomes Carlos Pedro Martin Charles Lobato Salrios 2000 1970 1800 1200 3000 Top 5 3100 3000 2150 2100 2000 Posio 6 5 8 7 1 Nomes Lucas Lobato Miguel Moraes Carlos

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 19 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Lucas Moraes Miguel Liliane

3100 2100 2150 1900


{=MAIOR(D595:D603;{1;2;3;4;5})}

{=NDICE(C595:C603;CORRESP(MA IOR(D595:D603;{1;2;3;4;5});D595:D6 03;0))}

{=CORRESP(MAIOR(D595:D603;{1;2;3;4;5});D595:D603;0})

Vale a pena sempre lembrar para que no esquea do pressionamento das teclas Ctrl+Sifht+Enter para a validao das frmulas matriciais. O uso de constantes "{1;2;3;4;5}" foi escensial para o funcionamento das frmulas.

7Exemplo Quantos mais exemplos expormos aqui, melhor o aprendizado. O prximo exemplo nos mostrar um relatrio de alunas que mais faltaram num certo curso.
Nome Janeiro 12 8 16 13 20 11 16 10 5 Fevereiro 12 8 16 17 12 9 14 10 5 Maro 12 8 5 13 11 9 14 10 5 Abril 14 8 22 2 9 11 14 10 5 January Charles Carlos Carlos Carlos #NUM! February Charles Carlos Carlos Carlos #NUM! March Charles Carlos Carlos Carlos #NUM! April Charles Carlos Carlos Carlos #NUM!

Carlos Pedro Martin Charles Lobato Lucas Moraes Miguel Liliane

{=NDICE(C616:C624;CORRESP(MAIOR(NDICE(D6 16:G624LIN(D616:G624)/10^10;;{1.2.3.4});{1;2;3;4;5});NDICE (D616:G624-LIN(D616:G624)/10^10;;{1.2.3.4});0))}

O ponto forte da frmula a digitao apenas na primeira clula, aqui no nosso exemplo "i616"; Em seguida selecione toda regio, i616 a L620 e pressione Ctrl+Sfhit+Enter para que todas clulas faam parte dessa matriz.

J pensou ter que preparar manualmente esse clculo ? A partir de agora tenho certeza que voc sempre recorrer s frmulas matriciais. 8Exemplo

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 20 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Podemos tambm criar uma frmula matricial que nos traz numa determinada tabela os valores aproximados para cima e para baixo partir de uma valor dado.
1 4.9 -2 5.5 4.1 -55 1.5 2.3 5.1 5.05 4.2 7 4.9 5.05 5

Valor Maior Menor


{=MNIMO(SE(C639:D644-F640>0;C639:D644))}
{=MXIMO(SE(C639:D644-F640<0;C639:D644))}

Agora, vamos supor que no meio da lista exista dados no numricos, com isso sua frmula retornar um erro. Podemos resolver isso tambem com frmulas matriciais.
1 4.9 -2 5.5 Blabla -55 1.5 Blabla 5.1 5.05 4.2 7 4.9 5.05 5

Valor
{=MNIMO(SE(SE(NM(C649:D654);C649:D654)-

Maior F650>0;C649:D654))} Menor


{=MXIMO(SE(SE(NM(C649:D654);C649:D654)F650<0;C649:D654))}

9Exemplo Supondo que temos duas tabelas e queremos contar os valores repetidos nas duas tabelas, temos:
2 5 4 7 3 3 2 2 9 3 3 5 2
{=SOMA(SE(D660:D665=F660:F665;1;0))}

Contando n repetidos

{=SOMA((D660:D665=F660:F665)*1)}

Repare que as duas frmulas produzem o mesmo resultado! Podemos tambm somar os valores iguais em duas colunas:
5
{=SOMA(D661:D666*(D661:D666=F661:F666))}

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 21 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

{=SOMA(D661:D666*(D661:D666=F661:F666))}

{=SOMA(SE(D661:D666=F661:F666;D661:D666;0))}

Repare que as duas frmulas produzem o mesmo resultado! Assim como contamos e somamos valores iguais em duas tabelas, podemos tambm compararmos as duas e verificar se so iguais!
2 5 4 7 2 3 2 5 4 7 2 3 Iguais
{=SE(SOMA((D681:D686=F681:F686)*D681:D686)= SOMA(D681:D686);"Iguais";"No Iguais")}

10Exemplo O exemplo a seguir timo para quem deseja avaliar uma equipe de vendedores de uma loja. Vamos supor que voc tenha 6 vendedores e os mesmo tenham 4 produtos para vender. Criaremos uma tabela com a produo de cada um e atravs de frmula matricial ordenaremos do maior para o menor com para ver o desempenho dependendo do produto.
Paulo Prod1 Prod2 Prod3 Prod4 22 8 17 21 Carlos 11 15 12 11 Marta 33 33 11 33 Rosangela Miguel 55 55 55 12 12 12 18 16 Jos 14 18 14 14

Como so 4 produtos e seis vendedores utilizaremos constantes para criar a frmula. Temos que ter o cuidado de ao utilizar o pressionamento das teclas "ctrl+shift+enter" para a criao da frmula, o temos que fazer por linha. Digite a frmula na primeira clula; selecione at a sexta coluna sequenciais e pressione as teclas selecionando a barra de frmulas; faa isso at a quarta linha. Quando voc digitar por exemplo na 4 linha na 1 do relatrio, apenas um resultado ser retornado:

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 22 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Da voc seleciona todas as 6 colunas, seleciona frmula na barra de frmulas:

Prod1 Prod2 Prod3 Prod4

Rosangela Marta Rosangela Marta Rosangela Miguel Marta Paulo

Paulo Jos Paulo Miguel

Jos Carlos Jos Jos

Miguel Miguel Carlos Rosangela

Carlos Paulo Marta Carlos

Podemos ordenar os valores das vendas atravs de frmulas matriciais, mesmo que a frmula esteja na horizontal.
Paulo 22 Carlos 11 Marta 33 Rosangela 55 Miguel 12 Jos 14

11

12

14

22

33

55

{=MENOR(E725:J725;COL(INDIRETO("1:"&COLS(E724:J724))))}

Se voc ainda quizer saber os vendedores correspondentes:


Carlos Miguel Jos Paulo Marta Rosangela

11Exemplo Vamos supor que voc tenha um lista enorme de pessoas que precisa recrutar para uma determinada atividade, mas estas pessoas tem que ser acima de uma determinada idade, vamos criar uma frmula matricial para resolver este problema para ns. A tabela Filtro

Nome

Idade

Seleo

Idade
{=SE(NM(MENOR(SE(.NO.DISP(CORRESP

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 23 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

x x x x x x x

Carlos Ruan Pedro Suzana Lima Jos mama mumu toto tutu

28 18 16 34 43 22 21 17 53 55

Carlos Ruan Pedro Suzana Jos mumu toto

28 18 16 34 22 17 53

{=SE(NM(MENOR(SE(.NO.DISP(CORRESP ("x"&LIN(C747:E756);NDICE(C747:E756;;1)&LIN( C747:E756);0));"";CORRESP("x"&LIN(C747:E756); NDICE(C747:E756;;1)&LIN(C747:E756);0));LIN(IN DIRETO("1:"&LINS(C747:E756)))));NDICE(C747: E756;MENOR(SE(.NO.DISP(CORRESP("x"&LI N(C747:E756);NDICE(C747:E756;;1)&LIN(C747:E 756);0));"";CORRESP("x"&LIN(C747:E756);NDIC E(C747:E756;;1)&LIN(C747:E756);0));LIN(INDIRE TO("1:"&LINS(C747:E756))));2);"")}

Para filtrar as idades basta alterar o argumento "2" para "3" que representa o n da colunas das Idades.

4.4 - TRABALHANDO COM DATAS E FRMULAS MATRICIAIS Quando trata-se de de frmulas e datas no Excel, muitos usurios tem enormes dificuldades na construo. Vamos demonstrar vrios exemplos, onde as frmula matriciais mais uma vez pode ajudar em muito na resoluo de problemas. 1Exemplo N de dias, excluindo o domingo e feriados, de um intervalo de datas. Primeiro passo criar a tabela com dos dias que so feriados:
Ano 2006 Feriados Fixos 1/1/2006 1/25/2006 4/16/2006

Pscoa

Cidade de SP
2/27/2006 2/28/2006

Atente para os feriados municipais e estaduais de sua cidade! Como o ano voltil preencha as datas com a fmula:
=DATA(C771;1;1)

4/21/2006 5/1/2006 7/9/2006 9/7/2006 10/12/2006 11/2/2006 11/15/2006 12/25/2006

Carnaval Carnaval Paixo Corphus Cristh

Estado de SP

4/14/2006 6/15/2006

O clculo da Pscoa o mais complicado para o clculo dos outros feripados volteis: "=ARRED(DATA(C771;4;MOD(234-11*MOD(C771;19);30))/7;0)*7-6" As outras datas s ir subtraindo ou adcionando!

Com a tabela pronta e funcionando fica muito fcil criar a funo para calcular o n de dias teis entre dua datas

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 24 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

2/1/2006

2/28/2006

18

Quantos dias teis no ms ?

2Exemplo Agora podemos criar uma sequncia de dias partir de uma data utilizando frmulas matriciais. Digite a frmula smente na primeira linha; depois selecione at a ltima linha que deseja preencher com datas; selecione a frmula da barra de frmulas e tecle ctrl+shift+enter. Na primeira coluna teremos as datas do ms; na segunda coluna a anlise para saber se o dia feriado.
2/1/2006 2/2/2006 2/3/2006 2/4/2006 2/5/2006 2/6/2006 2/7/2006 2/8/2006 2/9/2006 2/10/2006 2/11/2006 2/12/2006 2/13/2006 2/14/2006 2/15/2006 2/16/2006 2/17/2006 2/18/2006 2/19/2006 2/20/2006 2/21/2006 2/22/2006 2/23/2006 2/24/2006 2/25/2006 2/26/2006 2/27/2006 2/28/2006

=LIN(INDIRETO(C784&":"&D784))

TRUE TRUE TRUE FALSE FALSE TRUE TRUE TRUE TRUE TRUE FALSE FALSE TRUE TRUE TRUE TRUE TRUE FALSE FALSE TRUE TRUE TRUE TRUE TRUE FALSE FALSE FALSE FALSE

=DIA.DA.SEMANA(LIN(INDIRE TO(C784&":"&D784));2)<6*(CO NT.SE(I770:I775;LIN(INDIRET O(C784&":"&D784)))=0)*(CON T.SE(E770:E779;LIN(INDIRET O(C784&":"&D784)))=0)

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 25 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

O resultado simplesmente fantstico. Pode-se tambm criar uma frmula s para contar os dias descontados os feriados:
26
=D784-C784-SOMARPRODUTO((E770:E779>=C784)*(E770:E779<=D784)*1)SOMARPRODUTO((I770:I775>=C784)*(I770:I775<=D784)*1)+1

3Exemplo Vamos agora calcular dias teis utilizando frmulas matriciais, Lembrando que a tabela de feriados continua sendo a utilizada no 1exemplo deste tpico.
A partir de uma data digitada:
2/24/2006

Encontramos o prximo dia til:

3/1/2006

{=MNIMO(SE((DIA.DA.SEMANA(F834+LIN(INDIRETO("1:7"));2)<6)*(CONT.SE(E770:E779;F834+{1;2;3;4;5;6;7})=0)* (CONT.SE(I770:I775;F834+{1;2;3;4;5;6;7})=0);F834+{1;2;3;4;5;6;7}))} Esta frmula foi criada com auxlio de constantes

Podemos tambm saber o prximo dia til partir de uma data acrestcentado uma quantidade de dias essa data.
9/1/2006

N de dias

10

9/18/2006

{=NDICE(MENOR(SE((DIA.DA.SEMANA(C842+LIN(INDIRETO("1:"&F842*2));2)<6)*(CONT.SE(I770:I775;C842+LI N(INDIRETO("1:"&F842*2)))=0)*(CONT.SE(E770:E779;C842+LIN(INDIRETO("1:"&F842*2)))=0);C842+LIN(INDIRET O("1:"&F842*2)));LIN(INDIRETO("1:"&F842*2)));F842)}

4.5 - OUTRAS UTILIZAES DAS FRMULAS MATRICIAIS 1 Exemplo No prximo exemplo vamos criar uma fmula para efetuar cculos numa lista, levando em considerao apenas um tipo de dbito.
Data Tipo Sadas Entradas Saldo 50.00

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 26 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

03/01/06 04/01/06 06/01/06 06/01/06 10/01/06 12/01/06 17/01/06 20/01/06 23/01/06 27/01/06 30/01/06 30/01/06 30/01/06

Gasolina Hotel Lanche Lanche Hotel Gorjeta Taxi Lanche Taxi Gorjeta Hotel Gasolina Raxi

4.00 4.00 5.00 4.00 5.00 5.00 5.00 5.00 5.00 5.00 5.00 5.00 5.00

50.00 46.00 41.00 37.00 32.00 27.00 27.00 22.00 22.00 17.00 12.00 12.00 7.00

=$H$962SOMARPRODUTO(F$963:F963*(E$963: E963<>"Taxi")*(E$963:E963<>"Gasolina "))

Repare nesta frmula, os saldos dirios no so alterados quando o tipo de despesa for Taxi ou gasolina. 2 Exemplo Neste exemplo vamos analisar numa coluna qual o ltimo valor vlido.

Neste exemplo so apenas numricos

0 Neste outro exemplo 5 existe dados no nu44 mricos.

0 5 44 aa

5
{=NDICE(E986:E995; MXIMO((E986:E995 <>0)*LIN(INDIRETO(" 1:"&LINS(E986:E995)) )))}

44 bb 0 5 0 0 0 8 0 0

{=NDICE(H986:H995;MXIM O((H986:H995<>0)*(NM(H 986:H995))*LIN(INDIRETO("1 :"&LINS(H986:H995)))))}

3 Exemplo Descobrindo qual a ltima linha preenchida de uma coluna.

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 27 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

23 CASA FBIO123 LARANJA

LARANJA

{=NDICE(C1001:C1005;MXIMO(SE(C1001:C1005<>0;CORRES P(C1001:C1005;C1001:C1005);"")))}

Se preferir podemos descobrir qual a ltima linha preenchida de uma coluna. Frmula ideal para quem utiliza o Excel como base de dados.
23 CASA FBIO123 LARANJA 1013

=MXIMO(SE(C1010:C1014<>"";LIN(C1010:C1014);0))

4 Exemplo Critrios para soma e contagem de valores.


Produtos Produto1 Produto2 Produto3 Produto4 Produto5 Produto6 Produto7 Produto8 Produto9 Produto10 Valores 100 565 110 100 100 125 567 100 100 400 Categoria A B A B C A B C A B Mximo Soma Soma

A B C

125 567 100

435 1632 200

435 1632 200

A terceira coluna utilizamos a tradicional formula Somase() para se perceber que a utilizao de matricial possibilita-se a utilizao de mais de um critrio para somar ou contar um grupo especfico.

Para localizar o maior valor de uma coluna dependendo de um critrio:


{=MXIMO((E1021:E1030=G1022)*D1021:D1030)}

Para somarmos uma coluna dependendo de um critrio:

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 28 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

{=SOMA(SE(E1021:E1030=G1022;D1021:D1030;0))}

O prprio desafio a utilizao de mltiplos critrios:


Tipo Homem Mulher Mulher Mulher Homem Homem Homem Homem Homem Homem Homem Homem Mulher Homem Homem Homem Cidade Campinas Paris Londres Paris Santos Santos Santos Santos Campinas Santos Santos Santos Paris Santos Paris Santos Salario 1,505.00 4,000.00 1,800.00 2,000.00 1,503.00 3,500.00 4,000.00 4,001.00 2,550.00 4,002.00 4,003.00 1,500.00 1,502.00 2,000.00 2,500.00 2,700.00 Qualif C C D C C C C D E E F C C E D C Seo COMPRAS COMPRAS DG DG ESTOQUE ESTOQUE ESTOQUE ESTOQUE FABRIC FABRIC FABRIC GESTO GESTO GESTO GESTO GESTO Se fossemos utilizar a tradicional funo Mximo() o resultado no seria o esperado. COMPRAS ESTOQUE FABRIC GESTO DG Homem 1,505.00 4,001.00 4,003.00 2,700.00 0.00 Mulher 4,000.00 0.00 0.00 1,502.00 2,000.00

{=MXIMO(SE(($G$1043:$G$1058=$I1046) *($C$1043:$C$1058=$J$1042);$E$1043:$E $1058))}

5 - CONCLUSO O tema abordado neste boletim muito importante, j que muitos nem sempre optam em utilizar programao em VBA para resolver seus problemas. As frmulas matriciais, em muitos casos pode sim resolver problemas que muitas vezes que s o VBA poderia resolver. achamos a

Os 70 exemplos aqui expostos sero de grande valia para todos. Com certeza ser uma rica fonte de consulta, sempre que precisar criar uma frmula. A sistemtica aqui empregada, muita prtica e pouca teoria foi necessrio, pois impossvel passar os conhecimentos de frmulas matriciais sem um exemplo claro para um perfeito entendimento.

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 29 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 30 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 31 / 34

Boletim n34

FRMULAS MATRICIAIS

Excellencia Solues em VBA

www.tudosobrexcel.com

Pgina : 32 / 34

NDICE 1 2 3 4 INTRODUO DEFININDO FRMULA E FUNES DEFININDO FRMULAS MATRICIAIS CRIANDO FRMULAS MATRICIAIS 4.1 - CRIANDO EXPRESSES 4.2 - CRIANDO FRMULAS MATRICIAIS COM CONSTANTES 4.3 - CRIANDO FRMULAS MATRICIAIS PARA ANLISE DE DADOS E VALORES 4.4 - TRABALHANDO COM DATAS E FRMULAS MATRICIAIS 4.5 - OUTRAS UTILIZAES DAS FRMULAS MATRICIAIS 5 CONCLUSO 3 3 7 7 7 12 13 22 24 26

Anda mungkin juga menyukai