Anda di halaman 1dari 8

Principais tpicos da Teoria da Comunicao

Mass Communication Research (EUA) Incio: Dcada de 20. Auge dcada de 60 Tericos: - Paul Lazarsfeld: socilogo (estudo das audincias, efeitos e opinio pblica). - Harold Lasswell: cientista poltico (opinio pblica, questo-programa). - Kurt Lewin: psiclogo (lderes de opinio). - Carl Hovland: psiclogo (influncia e mudanas de atitude). Correntes: - Escola de Chicago Interacionismo simblico: comportamento coletivo/interao social (Charles Cooley e George Mead). - Escola de Palo Alto, Califrnia Modelo circular/orquestra: oposio ao modelo linear de Shannon, sujeito ativo. A informao circula/troca sem barreiras (Gregory Bateson) *Ambas as correntes so centradas na interao. Grupos de estudo: 1) Teoria Matemtica da Informao: Shannon e Weaver (engenheiros). - Comunicao como sistema, no como processo. - Estudo: quantidade de informao que um canal poderia transmitir sem rudo (nfase nos aspectos quantitativos). - Perspectiva tcnica, sem preocupao com o sujeito. 2) Corrente Funcionalista: Lasswell, Lazarsfeld e Robert Merton. - Funes exercidas pela comunicao na sociedade. O que as pessoas fazem com os mass media? - Funes: Vigilncia, integrao, educao, status, normatizao, recreao, efeito narcotizante [disfuno]. - A comunicao era funcional se mantinha nos trilhos a estrutura social que estava em funcionamento. Preocupao com o equilbrio e bom funcionamento da sociedade (preocupao com o EFEITO). - Questo-programa de Lasswell: modelo soluciona como descrever um ato de comunicao, respondendo s perguntas: Quem? Diz o qu? Em que canal? Para quem? Com que efeito? - Dentro da corrente funcionalista: abordagem dos Usos e Gratificaes (Katz, Blummer e Eliot): Leitura negociada, receptor agente comunicao para suprir necessidades do indivduo. 3) Teoria dos Efeitos 3.1) Teoria Hipodrmica (Teoria da Bala Mgica/Correia de Transmisso): Le Bom, Ortega, Gasset, Watson. - Bases no Behaviorismo. Modelo estmulo-resposta. - Cada elemento da audincia diretamente atingido pelas mensagens de mdia (meios onipotentes, indivduos passivos = manipulao).

3.2) Teoria da Influncia Seletiva

a) Abordagem da persuaso (emprico-experimental) b) Efeitos limitados a) Abordagem da persuaso: leva em conta fatores psicolgicos (filtros psicolgicos). - Percepo seletiva (interesses diferentes). b) Efeitos limitados: avalia contexto social em que vive o indivduo. - Two step flow (comunicao em dois nveis): lderes de opinio: dos meios aos lderes, dos lderes s pessoas (influncia dos relacionamentos). *Reviso dentro da teoria dos efeitos: - Hiptese do agenda setting: teoria dos efeitos a longo prazo (no imediato). Meios no agem como formadores de opinio, mas como alteradores da estrutura cognitiva das pessoas. - Formulada nos anos 70 por Maxwell McCombs e Donald Shaw. - Mdia determina a pauta para a opinio pblica, ao destacar determinados temas.

Escola de Frankfurt (Alemanha) Incio: Escola inaugurada em 1923, na Alemanha. Com o nazismo, escola fecha e seus pesquisadores em sua maioria judeus emigram para vrias cidades. Reabre em 1950, em NY. Tericos: 1 gerao: - Theodor Adorno: filsofo, socilogo, musiclogo (junto com Horkheimer, criou o conceito de Indstria Cultural). - Mac Horkheimer: filsofo, socilogo (Indstria Cultural). - Erich Fromm: psiclogo. - Herbert Marcuse: filsofo, socilogo. - Benjamin: crtico literrio e ensasta. 2 gerao: - Jrgen Habermas: filsofo e socilogo (Esfera pblica). Abordagem: - Envolvidos com uma concepo terica global da sociedade. - Perspectiva crtica cincia, ao pensamento positivista, sociedade industrial e cultura. - Influenciados por Marx e Freud (em princpio viam o marxismo como uma proposio capaz de sanar os males do capitalismo. Com a exploso dos estados totalitrios - ditos marxistas passam a criticar o marxismo e rejeitar qualquer forma de totalitarismo). - Crtica sociedade burguesa: beirando a utopia da construo de uma sociedade onde imperasse a ordem, a justia e a superao da pobreza. - Crtica da razo: consideravam que a razo vinha sendo instrumentalizada (conhecimento vira instrumento de poder e explorao).

Conceitos e ideias centrais: 1) Indstria cultural : Adorno e Horkheimer. - Conceito na obra Dialtica do Esclarecimento (ou Iluminismo). - Converso da cultura em mercadoria. - Termo utilizado para substituir cultura de massa, que poderia ser enganoso, isso , poderia levar a se pensar que se tratava de uma cultura vinda espontaneamente das massas, de uma forma contempornea de arte popular. 2) A cultura como mercadoria principais caractersticas: - Estrutura multiestratificada das mensagens: contedo dividido, sem sequncia lgica e contextualizao. - Mensagens ocultas: contaminam a audincia sem resistncias psicolgicas. - Manipulao. 3) A obra de arte na era da tcnica: Benjamin e Kracauer. - Perda da aura da obra de arte: com a reproduo em srie, a arte torna-se uma expresso cotidiana. - Capitalismo: democratizao da cultura ao tornar bens culturais objetos da produo industrial. - Outro relacionamento das massas com a arte, o que, para Benjamin, era positivo (Benjamin era visto como otimista). Obras fundamentais: 1) Dialtica do Iluminismo/Esclarecimento (1947) Adorno e Horkheimer - Capacidade de autodeterminao dos homens. - Conhecimento como libertao. - Iluminismo = razo. - Conceito de Indstria Cultural. 2) A obra de arte na poca de sua reprodutibilidade tcnica (1936) Walter Benjamin - Perda da aura da obra de arte. - Meios tcnicos poderiam constituir uma melhora intelectual da populao (Adorno discordava, porque, para ele, a IC converteu-se em sistema). 3) Mudana estrutural da esfera pblica (1962) Habermas (2 gerao) - Antes: esfera pblica sujeitos reuniam-se para discutir sobre interesses comuns. Burguesia com conscincia crtica. - Depois: esfera pblica passou a ser colonizada pelo consumismo (cidado consumidor), perdendo contedo crtico.

Escola Francesa (Teoria Culturolgica) Incio: Anos 60. Marco inicial: lanamento do livro Cultura de massa no sculo XX: o esprito do tempo, de Edgar Morin.

Tericos: - Edgar Morin (introduziu conceito de Indstria Cultural). - Roland Barthes (semiologia e estruturalismo. Obra Mitologias mitos contemporneos sobre a mdia). - Georges Friedmann. - Braudillard (sociedade do consumo). - Pierre Lvy (comunicao todos-todos/interatividade). - Bordieu (Obra Sobre a Televiso cotidiano do campo jornalstico). - Louis Althusser (Aparelhos Ideolgicos de Estado AIE: escola, famlia, igreja, mdia). - Michel Focault (panptico / TV= panptico invertido). Foco dos estudos teoria culturolgica: - Meios de comunicao de massa, mas sob uma perspectiva diferente da Escola de Frankfurt: menos foco na mdia e no destinatrio, mais foco nos produtos da IC e na relao consumidor objeto de consumo. - Cultura produzida pela mdia (cultura de massa) uma nova forma de cultura. Entretanto, a cultura de massa corrompe e desagrega as outras culturas, que no saem imunes ao contato com a cultura industrializada. - Realidade contempornea policultural. - Contradio produo X consumo: exigncias produtivas e tcnicas de estandardizao e carter particular inovador do consumo cultural (mesmo o que padro precisa de originalidade). - Cultura nasce de uma forma de sincretismo (entre real e imaginrio). Ideias centrais pesquisadores: 1) Morin: - Tema central: industrializao da cultura. - Anlise ambiciona ser uma sociologia da cultura contempornea. - Critica os intelectuais por julgarem a existncia somente da cultura culta. - Sistemas de influncia recproca: o mundo alimenta-se da mdia, a mdia alimenta-se do mundo. 2) Barthes: - Anlise semitica em revistas e propaganda. - Semitica: o centro de preocupao a mensagem. Todos os sistemas de signos - e no s a lngua - so estudados pela Semitica. 3) Friedmann - Fenmenos de massa: produo e consumo de massa, audincia de massa. 4) Althusser: - Aparelhos Ideolgicos de Estado (escola, mdia, famlia, igreja) X Instrumentos Repressivos do Estado (polcia, exrcito). - AIE dominao ideolgica pretensamente natural. - Instrumentos repressivos: coero direta. - Releitura dos textos marxistas.

5) Bordieu: - Livro Sobre a Televiso: crtica aos jornalistas pela busca de audincia/viso estreita e manipuladora. - Jornalistas no so responsveis pelas consequncias do fenmeno miditico, mas, no mnimo, coniventes com os processos. 6) Foucault - Panptico (torre): dispositivo de vigilncia. - TV: panptico invertido (inverte o sentido da viso). Organiza o espao e controla o tempo.

Estudos Culturais (Inglaterra) Movimento terico-poltico Incio: atravs do Centro de Estudos da Cultura Contempornea da Escola de Birmingham (1964). Tericos: Fundadores estudos culturais: a) Richard Hoggart: - Obra The uses of literacy (algo como Os usos da alfabetizao) mudanas na cultura britnica causadas pela massificao. Descreve modo de vida dos operrios: trabalho, vida sexual, famlia e lazer. No livro, lamenta a perda de uma cultura popular autntica e denuncia a imposio da cultura de massa pela indstria cultural. - Foco em materiais culturais da cultura popular (antes desprezados) e nos MCM. - Afirma que no mbito popular no existe apenas submisso, mas tambm resistncia. - Fundador do CCCS. b) Raymond Williams - Obra Culture and society investiga os diferentes usos histricos do termo cultura. - Critica dissoluo entre cultura e sociedade. - Mostra certo pessimismo em relao cultura popular. c) E. P. Thompson - The making of the english working class (A formao da classe operria inglesa). - Para Thompson e Williams, cultura era uma rede vvida de prticas e relaes cotidianas. - Thompson no entendia cultura como um modo de vida global, e sim como enfrentamento entre modos de vida diferentes. Outros pesquisadores: a) Stuart Hall (jamaicano): - Obra The popular arts: trabalho centrado nas questes de hegemonia e de estudos culturais. Viso de que as pessoas so produtoras e consumidoras da cultura ao mesmo tempo. - Defensor da teoria da recepo: pblico no passivo. Significado dado ao contedo depende do contexto social. - Estudos sobre preconceito racial e mdia.

- Investigao de prticas de resistncia de subculturas. - Elenca trs tipos de decodificao: * Dominante: pblico aceita ponto de vista dominante como sendo legtimo. * Oposicional: interpreta mensagem de forma diferente do que foi apresentado. * Negociada: negocia interpretao sobre o tema. Campo de estudos: - Estudam sociedade em geral, cultura um dos focos. - Principal eixo de observao: relaes entre cultura, histria e sociedade. - Terreno de investigao: temas ligados s culturas populares e aos MCM e, posteriormente, a temticas relacionadas com as identidades (sexuais, de classe, tnicas etc). Narrativa histrica sobre os interesses de estudo: - Anos 70: Subculturas (pequenos grupos de cultura) e feminismo (gnero e identidade). - Metade anos 70: MCM - foco na cobertura jornalstica. - Anos 80: interesse na audincia (recepo). - Anos 90: Papel dos MCM na constituio de identidades. Conceitos: - Cultura no homognea, manifesta-se de maneiras diferentes em qualquer formao social ou poca histrica. - Redefinio do conceito de cultura: perpassa todas as prticas sociais. Conceito expandido: artes + vida cotidiana (prticas que antes eram vistas fora da esfera cultural). Privilegiam as atitudes dos indivduos, o papel dos sujeitos, das estruturas sociais. - Cultura popular ganha legitimidade, transformando-se num lugar de crtica e interveno. - Crtica s anlises mercadolgicas da cultura de massa e s teorias conspirativas. - Meios de comunicao no podem ser dissociados do contexto - outro modelo de transmisso da cultura.

Escola Canadense Incio: anos 50 Campo de estudos: - Primeira escola a refletir sobre o impacto das tecnologias sobre a comunicao massificada. - Primeiras ideias sobre a transformao do comportamento do receptor em funo da introduo do computador e suas possibilidades interativas (McLuhan). Principal terico: - McLuhan: filsofo e educador (aldeia global, impacto sensorial, o meio a mensagem). - Foco de interesse no so os efeitos ideolgicos dos meios de comunicao, mas a interferncia deles sobre as sensaes humanas. Obras: A Galxia de Gutenberg / Os meios de comunicao como extenses do homem / O meio a mensagem / Guerra e paz na aldeia global / Do clich ao arqutipo. Conceitos McLuhan: 1) O meio a mensagem: - O meio no simples canal de passagem de contedo. elemento determinante da

comunicao. - Infere na percepo de contedos. - O meio capaz de modificar a mensagem. Meios quentes e frios (classificao de acordo com o uso dos sentidos): *Quentes: - Prolongam um nico sentido. - Alta definio (alta saturao de dados). - Grande volume de informao. Quanto maior o volume de informao transmitido pelo meio, mais quente ele . - Menor participao dos receptores: receptores participam menos, pois a quantidade de dados que chegam a eles suficiente para que eles entendam. Ex: Fotografia, jornal, revista, rdio e cinema. *Frios: - Envolvem todos os sentidos. - Baixa definio. - Conduzem menos informao, contedo apresenta lacunas de sentido. - Permitem maior participao dos receptores, para que eles completem essa lacuna. Ex: Telefone (exige resposta do interlocutor), TV, dilogo e caricatura. OBS: - Participar no interagir, e sim, completar informaes na mente. - Um meio frio, como a TV, superestimula o receptor, que perde partes do contedo em meio aos vastos estmulos aos sentidos. Acontece o contrrio com os meios quentes. 2) Os meios como extenses dos sentidos humanos: - Meio o que serve para ligar um homem ao outro, um prolongamento dos sentidos humanos. - Assim, o rdio seria a extenso dos ouvidos, a TV, extenso do olhar. - Cada nova tecnologia cria um ambiente novo (adaptao), afetando nosso corpo e mente. A emergncia de uma nova tecnologia uma reprogramao sensorial, pois as tecnologias forjam as formas de ver o mundo, representar as coisas e perceber a nossa prpria vida. 3) Aldeia global: - Termo criado em 1960. - o mundo ligado pelos meios de comunicao eletrnicos, que permitem a volta oralidade, viso e lgica no-linear. - Mundo interligado. - Progresso tecnolgico estaria reduzindo o planeta mesma situao que ocorre em uma aldeia. - Elegeu a TV como paradigma da aldeia global ou seja, o conceito precedeu a criao da Internet. Esqueceu, entretanto, que as formas de comunicao em uma aldeia so essencialmente bidirecionais e entre dois indivduos. Somente agora, com o celular e a internet, que o conceito comea a se concretizar. - Crticas ao conceito: utpico (muitos so excludos do acesso aos meios).

Folkcomunicao (Brasil autoria de Luiz Beltro) 1 contribuio brasileira s Teorias de Comunicao. Incio: Anos 60 Campo de estudos: - Discute os impactos da mdia sobre as manifestaes culturais populares. - Comunicao popular e folclore da difuso dos MCM. - Comunicao dos marginalizados ( margem da mdia: rurais, urbanos e culturalmente marginalizados). - Aparece a figura do lder comunitrio (base em Lazarsfeld Two step flow). Lderes retransmitem a mensagem atravs de um canal folk.

Anda mungkin juga menyukai