Anda di halaman 1dari 16

O mercado da dvida soberana na Unio Europeia

Verso Resumida do Trabalho Original (com adaptaes)

Aldo Lus P. Medeiros Abril de 2011

Economia Europeia

Pgina | 1

Nota introdutria

Estaremos arruinados dentro de pouco tempo? Estaremos a levar os nossos filhos runa? Poucas vezes tais questes tero sido colocadas de forma to incisiva. Com efeito, excepo dos perodos de guerra total, nunca a dvida pblica dos pases mais poderosos foi to elevada como hoje. E nunca os riscos que tal implica para o nvel de vida e os sistemas polticos destes mesmos pases foram to ameaadores como so hoje. Poder parecer que estamos perante um assunto rido e tcnico, mas na verdade no assim, porque o que est em causa o nosso destino. Nomeadamente em Frana, se no se pe imediatamente travo ao crescimento da dvida pblica, o prximo Presidente da Repblica ver-se- obrigado a passar todo o seu mandato a impor uma poltica de austeridade; e a Frana e cada um dos franceses passaro a prxima dcada a sofrer as consequncias das loucuras cometidas na dcada que terminou. Como poupar s geraes futuras a obrigao de pagarem e de pagarem caro o cinismo dos nossos contemporneos?

Jacques Attali
Economista francs e escritor

Sumrio Executivo
O presente relatrio tem por objectivo analisar a situao histrica e actual da dvida pblica Europeia. Relativamente aos valores da dvida mais recentes na EU, importa referir 3 factos. Em primeiro lugar, a dvida mdia da EU encontra-se actualmente, assim como nos ltimos 15 anos, acima dos 60% de Maastricht, situao agravada pelo facto de serem os maiores pases os mais incumpridores. Em segundo lugar o elevado nvel de dvida (48%) detida por No Residentes, o que coloca a UE, na dependncia dos mercados financeiros. Taxas Juro sobre Dvida Soberana a 10 anos
Ano 1993 2006 2011 Avg Alemanha 6,51 3,76 3,11 Avg EU16 9,48 3,90 4,99 Avg Dif 2,97 0,13 1,88 Avg Desvio Padro 4,97 0,29 2,33 (ver tabela completa na pg 16)

A introduo do euro, ao eliminar o risco cambial, inicia um perodo de convergncia das taxas de juro da dvida soberana nos diversos pases, atingindo o seu melhor perodo em 2006 (aprox. 3.9%) diminuindo os spreads relativamente aos German Bunds para 0,13% em 2006. Esta tendncia comea a inverte-se ligeiramente em meados de 2008, agravando-se a partir de 2010 nas economias com maiores dificuldades, pois a forte presso dos mercados financeiros fez disparar o custo da dvida para valores record e aumentar os spreads da dvida de acordo com a percepo do risco pas. Existem oito formas de lidar com a dvida soberana em excesso: 1-aumento de impostos; 2-reduo de despesa: 3crescimento econmico; 4-queda das taxas de juro; 5-inflao; 6-auxlio externa (reestruturao da dvida); 7suspenso de pagamentos; 8-guerra. Face situao actual, o auxlio externo (reestruturao da dvida) poder ser uma das hipteses mais provveis de acontecer em alguns Estados Membros. Este relatrio aborda os mtodos utilizados na monitorizao e na avaliao do risco de cada pas. O desempenho de qualquer pas devedor, monitorizado sob diversas formas, sendo as mais utilizadas as notaes de rating e os Credit-default swaps. Todos os factos relevantes que decorrem no pas so tidos em conta para avaliar se o pas tem condies para pagar as suas dvidas. O risco poltico, as perspectivas de crescimento econmico, a estrutura econmica so algumas das variveis que so observadas, sendo que o nvel de endividamento tambm uma das variveis a ter em conta, mas claramente no ser a mais importante.

Introduo
Ao longo da Histria, verificamos que existiram oito formas de lidar com a dvida soberana em excesso: 1-aumento de impostos; 2-reduo de despesa: 3-crescimento econmico; 4-queda das taxas de juro; 5-inflao; 6-auxlio externo (reestruturao da dvida); 7-suspenso de pagamentos; 8-guerra. recorrente ouvir dizer por diversos autores, que, ao contrrio das empresas, os estados no vo falncia. Pelo menos no da mesma forma que uma empresa, porque os Estados possuem uma capacidade virtual de aumentar ilimitadamente as suas receitas e existindo pouco controlo sobre a qualidade e quantidade de servios prestados. Estas caractersticas tendem a favorecer os Estados maiores, na medida em que as tradicionais funes tradicionais pblicas (na maior parte servios), proporcionam baixas produtividades e tendem a penalizar a produtividade global da economia. certo que os pases no fecham as portas, sendo o incumprimento soberano frequentemente o resultado de complexas avaliaes custo-benefcio envolvendo tanto questes polticas e sociais quanto econmicas e financeiras. A Histrica ensinou-nos que em muitos casos, com grande sofrimento da populao, um pas pode reembolsar os seus credores. A questo fundamental : at que ponto um estado pode impingir sofrimento? Em Portugal, as presentes circunstncias impuseram mais impostos e reduo da despesa, conjugadas com reformas que, em princpio, sero promotoras de crescimento. No curto prazo, a procura interna ter de reduzir-se por aumento da poupana: indispensvel mas insuficiente para um modelo de crescimento mais saudvel. Por outro lado, igualmente imperativo que as instituies europeias, actuem em conformidade com a conscincia da regra de que os devedores sustentam os credores tanto quanto estes os sustentam a eles" No caso dos Pases, os credores dependem claramente da predisposio do devedor em pagar as suas dvidas e no simplesmente na capacidade de pagamento, porque a possibilidade de execuo do devedor, na prtica reduzida (como veremos no capitulo I com maior detalhe). Por este motivo, as crises de dvida soberana so, principalmente, desencadeadas pela perda de confiana dos credores e no por critrios objectivos inequvocos (ex.: rating) Assim de forma abordar a temtica da Divida Soberana na Unio Europeia, este relatrio est organizado da seguinte forma: no primeiro captulo apresentaremos brevemente as principais questes relativas dvida soberana na sua componente mais terica, com o intuito de colocar sob a perspectiva correcta e melhorar a interpretao dos dados apresentados. No segundo captulo apresentaremos dados e crticas sobre a divida soberana Europeia, comentando o enquadramento de Portugal sempre que seja oportuno.

Captulo I Divida Soberana


Para nos colocarmos na perspectiva correcta e diagnstico dos problemas existentes relacionados com a Divida Soberana, devemos primeiro estudar as peculiaridades que caracterizam o mercado de dvidas soberanas.

1.1- O que a Divida Soberana


A dvida soberana, um termo utilizado para descrever uma dvida assumida ou garantida por um ente soberano (um Estado ou o seu banco central) Segundo Jacques Attali a dvida soberana uma dvida que as geraes actuais transmitem s geraes seguintes, que acabam sempre por pag-la; seja como for, a dvida pblica pode ser muito til ao crescimento; a dvida soberana est condenada a aumentar se o soberano no compensar a tendncia natural que as suas despesas tem de aumentar mais depressa que as suas receitas; a dvida tanto mais sustentvel quanto mais for financiada pelas poupanas internas; um soberano responsvel no pode financiar o funcionamento do pas atravs de emprstimos e deve limitar os seus investimentos sua capacidade de os reembolsar.

1.2- Caractersticas da Divida Soberana


A dvida soberana pode ser interna, quando os credores so residentes no pas, e externa, quando resultante de emprstimos e financiamentos contrados no exterior. Se for externa, a dvida soberana pode ser bilateral (de um pas para com outro), multilateral (de um pas para com uma organizao multilateral) ou privada. A dvida pode, ainda, ser de curto prazo, mdio ou longo prazo (30 anos ou mais). Pode constituir-se de crditos bancrios, de emprstimos de outros Estados ou instituies oficiais, ou de ttulos emitidos pelo Tesouro do pas devedor. Esses ttulos podem ser negociados no mercado internacional de obrigaes desde que sejam emitidos em uma ou mais divisas conversveis em unidades de conta universalmente reconhecidas (Direitos Especiais de Saque, etc.)

1.3- Mercado da Divida Soberana


Segundo Cirne de Toledo, aponta quatro caractersticas peculiares ao mercado de dvidas soberanas: Possibilidade de rejeitar a dvida, no havendo uma autoridade supranacional capaz de obrigar o cumprimento dos contratos internacionais - embora haja a ameaa de perda da reputao e de acesso a emprstimos futuros, alm da possibilidade de os credores aplicarem sanes ao pas incumpridor; H poucos activos aos quais os credores podem ter acesso em caso de no cumprimento das obrigaes, por parte dos devedores; A negociao entre credores e devedores um processo repetido, ao contrrio, por exemplo, de uma negociao referente a um processo de falncia, que se realiza em um nico estgio; Assimetria de informao entre credores e devedores, quer quanto ao tipo do devedor, quer quanto escolha de variveis sob controlo do pas que afectam o montante disponvel para o pagamento (por exemplo, nvel de investimento) ou ainda o prprio nvel do produto.

1.4- Risco da Dvida Soberana


Dependendo da solvabilidade do pas emissor, os ttulos da dvida soberana podem ser considerados mais ou menos seguros do que ttulos da dvida de empresas. A possibilidade de reembolso est estreitamente ligada capacidade fiscal do pas emissor, ao seu desempenho econmico e sua execuo oramentria. A partir desses critrios, e de outros como a relao Endividamento / PIB, atribui-se uma nota de risco de uma dvida soberana (rating), por empresas especializadas neste tipo de anlises, como a Moodys ou a Standard & Poors. data da realizao deste relatrio o rating de Portugal era: Moodys: Baa Standard & Poors: BBB Ou seja, estava a um nvel de ser considerado lixo (no investir)

Para a definio/clculo de um rating, so utilizadas vrias variveis. Abaixo esto as utilizadas pela Standard & Poors: Risco Poltico Estabilidade e legitimidade das instituies polticas Participao popular nos processos polticos Probidade da sucesso das lideranas Transferncia nas decises e objectivos da politica econmica Segurana Publica Risco geopoltico Estrutura Econmica Prosperidade, diversidade e grau pelo qual uma economia orientada para o mercado Disparidades na distribuio do rendimento Efectividade do sector financeiro na intermediao de recursos; disponibilidade de crdito Competitividade e rentabilidade do sector privado no financeiro Eficincia do sector pblico Proteccionismo e outras influncias contrrias economia de mercado Flexibilidade da mo-de-obra Perspectivas de Crescimento Econmico Volume e composio da poupana e do investimento Taxa e padro do crescimento econmico Flexibilidade Fiscal Receita e Despesa do governo central e tendncias de deficit/supervit Compatibilidade da posio fiscal com factores externos e monetrios Flexibilidade de aumento de receitas e sua eficcia Eficcia / presses sobre os gastos Tempestividade, abrangncia e transparncia dos relatrios Obrigaes relativas e aposentadorias Carga da Dvida do Governo Central Endividamento bruto e liquido (de activos lquidos) do governo central Parcela da receita comprometida com juros Composio de carteiras de moedas e perfil de vencimentos Profundidade e amplitude do mercado de capitais local Passivos Contingenciais e no Exterior (Off-shore) Tamanho e solidez das empresas no financeiras do sector pblico Robustez do sector financeiro Flexibilidade Monetria

Comportamento dos preos nos ciclos econmicos Expanso monetria e do crdito Compatibilidade do regime cambial com os objectivos monetrios Factores institucionais, como a independncia do banco central Abrangncia e eficincia das ferramentas de poltica monetria, particularmente tendo-se em vista a posio fiscal e as caractersticas do mercado de capitais Indexao e dolarizao Liquidez Externa Impacto das politicas monetrias e fiscal sobre as contas externas Estrutura das contas correntes Composio dos fluxos de capitais Adequao das reservas Carga do Endividamento Externo Endividamento externo bruto e liquido, incluindo depsitos de no residentes e dvidas estruturadas Perfil de vencimentos, composio de carteiras de moedas e sensibilidade a flutuaes na taxa de juro Acesso a financiamentos concedidos por agncias de desenvolvimento (concessional funding) Carga do servio da dvida Outra forma de avaliar a solvabilidade so os CDS (Credit-default swaps). Os credit default swaps so uma medida comum utilizada em avaliaes de risco sobre a dvida pblica. Os spreads no grfico 1 so para os contratos de 5 anos em CDSs com os spreads medidos em pontos-base1. Semelhantes a um contrato de seguro, os compradores de um CDS pagam por um seguro que cobre situaes de incumprimento de crditos sobre a dvida pblica subjacente. Por exemplo, um spread de 1.000 pontos base, implica que o comprador pague um prmio de seguro de 10% ao ano sobre o valor dos ttulos. O vendedor do swap de crdito recebe os prmios e paga, se um evento de crdito acontece. O grfico 1 mostra os nveis dos CDS da dvida de alguns governos europeus. O valor inclui os dois pases com spreads relativamente baixos, a Alemanha e o Reino Unido, e quatro pases com maior cotao - Portugal, Irlanda, Grcia e Espanha (PIGS). Esses quatro pases tm considerveis dificuldades econmicas e os dfices pblicos, sem sinais de dfices oramentais sustentveis. Como resultado, as resolues de longo prazo da sua situao actual esto em dvida. Grfico n 1- Spread CDS (10 anos) intra-euro VS Alemanha

Fonte: Bloomberg centsimos de um por cento

Estes spreads CDS podem ser interpretados como uma medida do risco percebido que o governo vai reestruturar ou entrar em incumprimento da sua dvida. Os acontecimentos futuros em relao Divida Soberana, podem ser inferidos a partir dos spreads, embora a probabilidade de uma reestruturao ou default, no pode ser deduzida sem informaes detalhadas sobre o contrato de CDS subjacente ou sem outros indicadores auxiliares. Uma das principais preocupaes recentes com CDS sobre a dvida pblica, tem sido o facto de reflectirem avaliaes da probabilidade de default ou representarem "ataques especulativos" com pouca ou nenhuma base em situaes governamentais. Em Setembro de 2010, a Comisso Europeia adoptou uma proposta para regular venda a descoberto e certos aspectos dos credit default swaps. A proposta da Comisso Europeia tem duas partes. A primeira parte chama para a prestao contnua de informaes sobre as posies dos reguladores. A segunda parte permite que os reguladores financeiros para restringir as operaes CDS por at trs meses nos mercados angustiados. A razo apresentada para estas restries parar de "espiral preo negativo" em ttulos do governo, decorrentes da negociao. Tabela n 1- CDS de Dvida Soberana 5 anos
GRE last 1046 IRL 662 PT 587 HUN 254 SPA 236 IT 152 BEL 137 JAP 100 FRA 74 AUST 59 UK 55 GER USA NED DEN SWI FIL SWE

44 42 38 38 35 29 27 Fonte: CNBC Bonds and Markets; Dados: 6-Abril-2011 s 10:37H

Como podemos verificar pelas cotaes acima descritas, actualmente, Portugal 3 pas da UE com maior cotao. Piores do que Portugal, s a Grcia e a Irlanda. De referir que a cotao de CDS da Alemanha muito prxima dos USA.

1.5- Reestruturao da Dvida Soberana


Tendo em conta a situao actual, considero importante destacar uma das formas de lidar com a Dvida Soberana. Segundo, Adrian Blundell-Wignall2 e Patrick Slovik3, existem 5 critrios para decidir se vale a pena proceder reestruturao da divida. 1. Deficit primrio. Um dfice primrio relativamente pequeno indica que o governo j tomou medidas importantes para eliminar a maior parte ou a totalidade do deficit primrio e fazer qualquer coisa mais susceptvel de produzir dificuldades econmicas impopulares. 2. Valor inicial da dvida em relao ao PIB. Quanto maior o peso inicial, maior a probabilidade de que o servio da dvida em perpetuidade seja alto, o que corresponde a um fardo permanente sobre os contribuintes. A situao mais grave quando uma quantidade significativa de dvida detida por estrangeiros, o que representa uma transferncia de euros para o exterior originando e ampliao diferena entre o PIB e o PNB. 3. Hiptese de o governo obter uma ajuda de outros pases. Quanto menor a hiptese de ajuda externa existir, maior a probabilidade de existir reestruturao. 4. Dependncia do mercado de capitais. Quanto menor a necessidade de o governo para voltar ao mercado de capitais para financiamento, menor ser a hiptese de existir reestruturao. 5. Dvida detida por bancos nacionais. Quanto menor a quantidade de dvida soberana detida por bancos nacionais, menor a hiptese de existir reestruturao, uma vez que as perdas relativas a essa dvida poderiam aumentar os problemas do sector bancrio.

2 3

Adrian Blundell-Wignall um Conselheiro Especial na Diviso de Mercados Financeiros na OCD e Director da Financial & Enterprise Affairs; Patrick Slovik um conceituado economista da OCDE;

Captulo II Evoluo da Divida Soberana na EU


2.1- Divida Europeia no contexto Mundial
Mapa n 1- Relao Divida/PIB no Mundo

Fonte: Wikipdia & CIA

No panorama internacional, verificam-se grandes disparidades nos nveis de divida, por continente e at dentro do prprio continente. Claramente verificamos quatro regies do mundo, com nveis de divida superiores a 50% do PIB, onde podemos salientar: Amrica do Norte (EUA e Canad), sia (ndia), frica (Egipto, Sudo e Marrocos) e na Europa (grande parte dos pases da UE e a Noruega)

2.2- Evoluo da Divida na EU


Segundo Adrian Blundell e Patrick Slovik, recentemente a Europa sofreu 2 crises inter-relacionadas: Primeiro a crise bancria, seguida da crise da Dvida. semelhana do governo dos EUA em 1929, os governos europeus afectaram em 2008 e 2009 enormes recursos oramentais aos bancos em dificuldades. Em menos de dois anos, entre 2009 e 2010, a dvida pblica aumentou na Europa uma mdia de 14,5 pontos do PIB. Como consequncia, os bancos ocidentais deixaram de conseguir emprestar dinheiro porque procuravam reduzir as suas prprias dvidas. A sequncia de acontecimentos aps a crise do suprime, afectaram fortemente a zona euro, conduzindo a uma crise de confiana, ataques especulativos aos ttulos da dvida publica de alguns pases, turbulncia nos mercados financeiros e bolsas originando quedas do valor do Euro. Primeiramente a Unio Europeia comeou por ser afectada pela situao dbil da divida grega (endividamento de 120% do PIB; dfice oramental superior a 13% do PIB e falta de transparncia na divulgao desse mesmos indicadores). Perante esta situao a UE, atravs do BCE efectuou um plano de ajuda (emprstimos). A partir desse momento o alvo dos mercados passa a ser Irlanda, Portugal e Espanha. Esta nova condio (alvo), leva a que sejam criadas medidas de austeridade com vista a diminuir o dfice.

Grfico n 2- Divida/PIB nos Pases da EU (1995-2009)


120 110 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Divida (% do PIB)

Mdia 15 anos

Mdia 5 anos

Limite Maastricht

Fonte: Eurostat

Podemos observar no grfico acima, que a dvida mdia da UE, nos ltimos 15 anos esteve acima do limite permitido no tratado de Maastricht, devido, principalmente s dvidas elevadas nos pases de maior dimenso. Verifica-se igualmente que a divida mdia dos ltimos 5 anos, aumentou na maioria dos pases, pelos aspectos referidos anteriormente. Nos ltimos 15 anos existem 6 pases que tiveram dvidas superiores ao limite de Maastricht, (Grcia, Itlia, Blgica, Hungria4, Alemanha e Frana), sendo 4 deles, membros fundadores. Grfico n 3- Evoluo da Divida/PIB na UE
140 130 120 110 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0
EU27 Limite Maastricht Alemanha Irlanda Grcia Espanha Frana Itlia Portugal Reino Unido Blgica

% do PIB

Fonte: Eurostat

Com a ajuda da anlise grfica (srie temporal), tornam-se evidentes dois momentos: Antes e Ps crise de 2007. Antes da referida crise, verificava-se a recuperao dos nveis de dvida, por parte dos pases com mais de 80% de divida face ao PIB (Blgica, Itlia, Espanha, Irlanda).
4

Hungria entrou para a UE em 2004. Em 2004 a sua divida era de 59,1% do PIB. A partir de 2004 a sua divida cresceu em mdia 4,1 pp por ano.

Assim, em 2008, torna-se evidente a interveno dos Estados na economia emitindo divida, para tentar resolver a crise bancria, elevando os nveis de divida para mximos histricos. Mapa n 2- Mapa temporal da Divida/PIB na UE 1997 2009

Fonte: Eurostat

De 1997 para 2009, a UE mudou muito. Existiram alagamentos, novos tratados, organismos, etc. Relativamente dvida verificaram-se grandes alteraes. Pases que aumentaram a sua divida em mais 20 pp. do PIB, como a Grcia ou Portugal, e temos pases que diminuram a sua divida em mais de 20 pp., como a Dinamarca, Blgica ou a Sucia.

Captulo III - Diagnstico da Divida de 2009 na EU


Neste captulo abordaremos a Dvida de 2009, sob diversas pticas de forma a podermos compreender melhor as diferentes formas como os pases da UE encaram a dvida.

3.1 Dvida/ PIB


Visualmente os nveis mais preocupantes de dvida, localizam-se na Europa Central e Europa do Sul, o nos que poderia levar erradamente a concluir, que as opes polticas nestes pases, em relao forma como lidam com a Dvida seriam semelhantes. Mapa n 3- Mapa da Dvida como Divida/PIB em 2009

Fonte: BBC

Como verificamos anteriormente, a crise econmica resultou do aumento da dvida pblica em quase todos os pases entre 2008 e 2009, com excepo da Noruega . No grfico 4 verificamos esse padro. Grfico n 4 - Dvida de 2008 e 2009 como Divida/PIB

79,2% 74,0%

Fonte: Eurostat

Dos Estados Membros, mais a Noruega, existem 16 pases cujo rcio da Dvida/PIB est abaixo dos 60%. A Grcia(EL) detm o maior rcio de Dvida, com 126.8%, seguida da Itlia com 116.0 %. O rcio mais baixo regista-se na Estnia com 7.2 %. Quer a EU27 ou a EA16, tm rcios de Dvida em 2009, superiores aos 60% de Maastricht. Quanto ao comportamento ao longo do tempo (2008 vs 2009), verificam-se alteraes significativas. O maior crescimento da dvida verifica-se na Irlanda (IE), com mais 21.2 pp., seguida da Letnia (LT) com mais 17 pp., enquanto que a reduo maior verifica-se no Luxemburgo (LU) com menos 0.9 pp. Tambm a Noruega (NO) registou um decrscimo de 6,1 pp.

3.2 Dvida por Subsector


Grfico n 5 - Dvida por Subsector

Fonte: Eurostat

Para a maioria dos pases, a Dvida do governo central representa mais de 76% da Dvida Total. Este peso menor na Estnia (47%) e na Alemanha (60,6%), onde os governos locais representam um papel de maior importncia, do que em outros Estado-Membros.

3.3 Dvida por Detentor

Grfico n 6 - Dvida por Detentor

Fonte: Eurostat

O peso da Dvida detida por no-residentes, muito significativo na maioria dos Pases, chegando a representar mais do 50% em 11 pases (Bulgria, Frana, Blgica, Eslovnia, Irlanda, Pases Baixos, Letnia, Litunia, Portugal, ustria e Finlndia). Na Itlia, Estnia, Espanha e Alemanha, tambm existe um grande peso (mais de 40%), enquanto que no Luxemburgo a proporo diminuta. O peso da dvida detida por residentes financeiros muito elevado no Luxemburgo (com mais de 97%), seguido da Rep. Checa, Romnia, Malta, Eslovquia e Sucia com percentagens entre 61% e 70%. Apenas em Malta os residentes no-financeiros tm um lugar de maior destaque, representando mais de 28% da dvida.

3.5 Custo da Dvida


Grfico n 7 - Custo da Dvida

Fonte: Eurostat

Analisando o custo da dvida mdio (juros sobre o total da dvida nominal), podemos verificar as diferenas entre pases, relativamente s condies de acesso aos mercados financeiros. O custo mdio da dvida varia entre 2.7 % na Sucia a 8.6 % na Romnia. Comparando os valores de 2008 com 2009 data, o custo da dvida decresceu em 12 pases (Sucia, Finlndia, Bulgria, Itlia, Portugal, Malta, Blgica, Alemanha, Espanha, Letnia, Pases Baixos e Eslovquia. As maiores subidas do custo da dvida verificaram-se na Romnia (+1.8 pp.), e na Estnia (+1.6 pp.). Tendo em conta os acontecimentos mais recentes (2010 e 2011), previsvel que o custo da dvida suba, em pases como a Grcia, Irlanda, Portugal, Espanha, Hungria ou Itlia, pois todos revelam graves problemas estruturais de dvida soberana, controlo oramental e especulao dos mercados (atravs do Rating e cotaes de CDS). A partir do grfico 8, verificamos com maior detalhe a evoluo mensal da situao Portuguesa. Denota-se que a subida acentuada dos juros, teve o seu inicio nos primeiros meses de 2010, agravando-se durante o ano.

Grfico n 8 - Custo da Dvida Longo Prazo Portugal vs Zona Euro


8 7 6 5 4 3 2 1 0

Tx Juro Longo Prazo -PT

Tx Juro Longo Prazo -Euro

Dif, entre Tx de juro de longo prazo de PT e Euro Fonte: Banco Portugal

Tabela n 2: Taxas Juro sobre Dvida Soberana a 10 anos


Ano 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Mdia Avg Alemanha 6,51 6,87 6,85 6,22 5,64 4,57 4,49 5,26 4,80 4,78 4,07 4,04 3,35 3,76 4,22 3,98 3,22 2,74 3,11 4,73 Avg EU16 9,48 9,29 9,34 7,78 6,30 5,06 4,82 5,54 5,50 5,37 4,39 4,28 3,57 3,90 4,40 4,48 4,22 4,17 4,99 5,65 Avg Dif 2,97 2,43 2,49 1,56 0,66 0,49 0,32 0,28 0,70 0,59 0,32 0,24 0,21 0,13 0,19 0,50 1,00 1,43 1,88 0,93 Avg Desvio Padro 4,97 3,88 3,09 2,39 1,23 1,08 0,47 0,20 1,01 1,02 0,69 0,63 0,60 0,29 0,15 0,25 0,57 1,59 2,33 1,35
Fonte: BCE

Concluso
O mundo mudou aps a crise do suprime, um facto! A UE, cuja dvida detida por No Residentes superior a 50% na maioria dos pases, no consegue financiar com poupanas prprias uma crise que no soube prever, ficando merc de especuladores. Em 2009 e 2010 a dvida privada dos bancos transferida, atravs de nacionalizaes ou garantias (aval), para os contribuintes presentes e futuros, como forma de salvar o sistema, o mesmo sistema que criou a crise. A dvida pblica nos pases da OCDE dever aumentar nos prximos anos, devido a taxas de crescimento reais baixas, existindo uma grande possibilidade dos pases recorrerem a manobras como a dissimulao dos dfices (transferncias de fundos privados, para pblicos, etc). um facto que dvida suporta a economia e o crescimento econmico. A questo : Que dvida devemos ter? Qual o seu limite? do conhecimento comum, que um bom emprstimo pblico aquele cujo uso aumenta o activo lquido do pas e pode permitir ao Estado o seu reembolso, ou seja tem mais benefcios do que encargos. A dvida pblica m se financiar as despesas de funcionamento de soberania ou mesmo se financiar as despesas de funcionamento ou de investimento inteis. A UE fixou em 60% do PIB o limite mximo do nvel adequado na boa dvida. Torna-se evidente que um nvel histrico e no corresponde a nenhum modelo emprico, pois na realidade depende da capacidade do pas em manter a palavra. Seja como for, facto que nenhum pas est associado s boas dvidas. Sendo que, Portugal de 2005 a 2009, tem vindo a divergir dos restantes parceiros Europeus (cresce abaixo da mdia da EU) e apesar do seu fraco crescimento econmico, o pas viveu nos ltimos anos sempre acima das suas possibilidades recorrendo a financiamento externo, pois as empresas, famlias e Estado, aumentaram o seu endividamento mais para consumo, do que para investimento; Para agravar a situao perde competitividade (de acordo com World Economic Forum, passmos do 24 lugar do em 2004 para o 43 lugar em 2008). Todos os aspectos referidos anteriormente, geram uma insustentabilidade nas finanas pblicas e podem criar problemas s geraes futuras se os investimentos no presente no tenham rentabilidade (crescimento), pois aumentam encargos com os juros, que sero despesa corrente futura, que poderia ter usos alternativos (formao profissional, subsdios a pequenas e mdias empresas, bolsas a estudantes, etc.), como na amortizao da dvida anteriormente. Assim todo e quaisquer investimentos pblicos, ou parcerias pblico-privadas (PPP) que no tenham rentabilidade, sobrecarregaro as futuras geraes sobretudo quando os pagamentos do Estado s empresas forem diferidos no tempo. A principal concluso a retirar do problema das finanas pblicas e da forma como lidam com a Dvida que as instituies polticas e tcnicas (da administrao), tm sido incapazes de lidar de forma adequada com o controlo da execuo oramental e da gesto do seu endividamento. No caso de Portugal, o problema no se resolve pelo voto, mas antes por um compromisso plurianual entre agentes polticos, agentes econmicos e sociais, sobre uma reforma duradoura das instituies associadas elaborao, aprovao, execuo e controlo do Oramento de Estado.

Bibliografia
Devidamente referida no trabalho original

Anda mungkin juga menyukai