Anda di halaman 1dari 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA INSTITUTO DE CINCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

RESENHA CRTICA: UMA EUROPA ABORTADA: O MUNDO CAROLNGIO - SCULOS VIII-X

Barreiras 2012

PAULO HENRIQUE MACEDO ALMEIDA

RESENHA CRTICA: UMA EUROPA ABORTADA: O MUNDO CAROLNGIO - SCULOS VIII-X

Resenha Crtica apresentada como requisito para a obteno de nota parcial da disciplina Histria Medieval I, pelo Curso de Histria da Universidade Federal da Bahia, ministrado pelo Professor Bruno Casseb Pessoti.

Barreiras 2012

UMA EUROPA ABORTADA: O MUNDO CAROLNGIO - SCULOS VIII-X Os francos: merovngios e carolngios. Texto: Uma Europa abortada: o mundo carolngio, sculos VIII-X. In: Le Goff, Jacques. Razes Medievais da Europa. Petrpolis: Vozes, 2007, p.49-63. Jacques Le Goff (Toulon, 1 de janeiro de 1924) um historiador francs especialista em Idade Mdia. Autor de dezenas de livros e trabalhos; membro da Escola dos Annales, se empregou na antropologia histrica do ocidente medieval. Antigo estudante da cole Normale Suprieure, estudou na Universidade Charle de Prague em 1947-48, professor de histria em 1950 e membro da cole Franaise de Rome, foi nomeado assistente da Facult de Lille (1954-59) antes de ser nomeado pesquisador no CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Cientfica), em 1960. Em seguida, mestre-assistente da VI seo da cole pratique des hautes tudes (1962) - sucedeu Fernand Braudel no comando da cole des hautes tudes en sciences sociales, onde ele foi diretor dos estudos. Dentro do texto, Uma Europa Abortada: O mundo Carolngio, sculos VII-X, o autor traz algumas colocaes sobre o perodo que foi freqentemente descrito como a primeira grande tentativa de construo da Europa, onde Carlos Magno com seu imprio seriam o primeiro esboo verdadeiro da Europa. Carlos Magno foi uma figura importante neste processo de expanso dos carolngios. Filho de Pepino o Breve, depois do falecimento de seu pai, Carlos que futuramente ficaria conhecido como Carlos Magno tornou-se o nico rei Franco aps a morte de seu irmo Carlomano; com ele firma-se no trono a nova dinastia dos carolngios. O autor coloca que Carlos Magno antes de tudo, na tradio dos francos e dos brbaros, um grande guerreiro, e suas guerras sempre estiveram lado a lado com campanhas de cristianizao. Os papas buscaram e encontraram nas sociedades dos francos um brao secular que os protegeu de seus inimigos, particularmente dos lombardos. Os frutos dessa aliana so em primeiro lugar, para os soberanos franceses. a sagrao de Pepino e seus filhos. Numa segunda etapa, o papado parece pensar numa empresa de carter europeu. No Natal do ano 800, por ocasio de uma estada de Carlos Magno em Roma, o papa Leo III coroa o soberano franco como imperador.

Nisso o autor ressalta a importncia desse acontecimento para o fortalecimento de uma independncia nascente da cristandade latina ocidental em relao ao Imprio Bizantino grego ortodoxo. Durante sua vida, vrios textos atribuem a Carlos Magno o ttulo de cabea da Europa, mas apesar de vrios textos afirmarem isso, o autor mostra que se trata mais de uma homenagem, de expresso do imaginrio do que de realidades histricas. Sendo assim o autor argumenta que a Europa de Carlos Magno uma Europa restrita do ponto territorial. Foi abordado no texto outro acontecimento de suma importncia nesse perodo que foi a coroao de Carlos Magno, considerado essencialmente uma volta ao passado, um esforo de ressurreio do Imprio Romano. Tratava-se de fato, de um desafio nova Roma, quer dizer Constantinopla. Nos 46 anos de reinado, no houve campanha militar apenas durante dois anos, 790 e 807. O elemento forte do exercito a cavalaria encouraada, os homens livres mobilizados deviam, seja pessoalmente, seja por intermdio de seu senhor, fornecer seu cavalo, seu escudo e sua arma. Seja uma lana leve, seja uma espada curta de um fio para combater a cavalo. Se a campanha fosse vitoriosa, e este foi freqentemente o caso sob Carlos Magno, terminava pela coleta de butim mais ou menos rico. O Imprio Carolngio viveu em parte da conquista e do butim, como todos os grandes imprios, de Alexandre a Maom. No texto observado tambm que Carlos Magno, cuja cultura no deve ser exagerada ele tinha dificuldade de reconhecer as letras do alfabeto, no escrevia e s sabia um pouco de latim tinha, no entanto, um princpio de governo muito firme. Pensava que o saber, a instruo, era uma manifestao e um instrumento de poder necessrio. Desenvolver e proteger o saber eram um dos primeiros deveres de um soberano. Perceber que, nessa tarefa, o monarca devia se apoiar, sobretudo sobre os clrigos, que dispunha da melhor formao nesse domnio e que sua ao devia, sobretudo, dirigir-se aos filhos dos leigos poderosos, que eram seus auxiliares no governo do imprio. Consideraes Finais: Carlos Magno foi uma pessoa muito importante na historiografia medieval. Seu Perodo ficou conhecido como a renascena Carolngia, um estmulo educao e s artes, apesar de sua pouca instruo intelectual.

Anda mungkin juga menyukai