Anda di halaman 1dari 11

Diretoria Geral do Campus So Lus Monte Castelo Diretoria de Ensino Superior DESU Departamento de Mecnica e Materiais DMM

ENSAIOS MECNICOS DOS MATERIAIS


RELATRIO DE ENSAIO DE TRAO
Cssio Marcos Fonsca Leito EM 1011006-21 Dalmir dos Santos Matos EM 1011008-21 Felipe Pereira Gomes EM 1021009-21 Jos de Ribamar EM 0923003-21 Josely Vasconcelos EM 1011014-21 Thomaz Guimares EM 1021021-21

Prof. Ricardo Neves Bedoya So Lus MA 2012

Sumario

1. Introduo 2. Fundamentao Terica 3. Viso Geral do Procedimento 4. Resultados Obtidos 5. Concluso 6. Bibliografia

2 3 5 7 8 9

1. Introduo

Os ensaios de trao so realizados para medir satisfatoriamente a resistncia do material. Esses resultados so importantes para se determinar que tipo de material pode ser utilizado em determinados projetos. O objetivo principal do ensaio a obteno do grfico tensoxdeformao. A preciso dos resultados obtidos durante o ensaio depende da preciso das mquinas. Os corpos de prova, ou provete devem seguir um padro de forma e dimenses para que os resultados sejam obtidos. No Brasil, seguida a norma MB-4 da ABNT que define formatos e dimenses de cada tipo de teste. Esses ensaios possibilitam a determinao de um grfico de tenso e deformao e uma analise da parte til do corpo de prova (parte do corpo de prova til para analisar a deformao). Com esses dados e anlises podemos determinar o limite de escoamento, tenso limite, mdulo de Young e o ponto de ruptura. Essas informaes so importantes para determinar a presso e a trao que um determinado material pode suportar.

2. Fundamentao terica
2.1 Sobre a tenso A tenso definida genericamente como a resistncia interna de um corpo a uma fora externa aplicada sobre ele, por unidade de rea. A deformao definida como a variao de uma dimenso qualquer do corpo, quando esse corpo submetido a um esforo. Para exemplificar, podemos considerar uma barra metlica, cilndrica de seco transversal igual a So, onde marcado uma distancia Lo, ao longo do seu comprimento. Se essa barra submetida a uma nica fora de trao Q normal a seco transversal da barra e coincidente com o seu eixo longitudinal, a tenso mdia dada pela equao: =Q/So Chamamos tenso mdia, pois a tenso no uniforme em toda a rea So.do espcime. A anisotropia inerente aos gros de materiais metlicos, bem como a prpria estrutura no uniforme do material, colaboram para que essa tenso no se espalhe da maneira uniforme. A aplicao da tenso na barra faz com que esta sofra uma deformao e. A carga Q produz um aumento na distancia Lo, de um valor L. A deformao linear dada por: e=L/Lo A deformao, como se pode notar, uma grandeza adimensional.

2.2 Sobre a lei de hooke Essa to importante lei, estudada pelo cientista ingls Robert Hooke, relaciona a linearidade entre a tenso normal que age na pea e sua deformao dentro do regime elstico, gerando um valor chamado de mdulo de elasticidade transversal, que calculada por: E=/e Onde : E=mdulo de elasticidade transversal =tenso normal e=deformao de trao

2.3 Diagrama de tensoXdeformao O diagrama tensoxdeformao mostra a proporcionalidade entre a tenso e a deformao, portanto ilustra a lei de hooke. Ele linear no regime elstico e polinomial no regime plstico. O diagrama ilustrado na figura abaixo.

Sendo: e= Tenso de escoamento r= Tenso de ruptura u= Tenso ultima er= Deformao de ruptura

2.4 Ensaio de trao O ensaio de trao consiste em aplicar um carregamento Q dirigido do centro do corpo de prova para fora, passando pelo seu eixo longitudinal. Esse carregamento aumentado at levar o material ao ponto de ruptura. Como foi dito acima, o corpo de prova se rompe conforme a carga Q aumenta, ou seja, ela deforma o material at a tenso de ruptura. Essa deformao expressa na forma percentual pela expresso: e=L/Lo x100 Neste caso a frmula possui a mesma notao, mas s apresenta um percentual.

Alm da mudana do comprimento, tambm pode ocorrer uma variao de rea chamada estrico. Com o aumento do carregamento, a estrico vai diminuindo. A estrico dada por: Estrico=[(Sf-So)/So]x100

3. Viso Geral do procedimento: Sobre a mquina e o software: O ensaio de trao foi realizado no dia 15 de Junho de 2012 pelo Professor Carlos Neves Bedoya utilizando uma mquina de ensaios Emic DL3000N, de clula Trd 29, amparado pelo software sensorial Tesc, na verso 3.04.

Figura 01 Mquina de ensaios Emic DL3000N utilizada no ensaio

Sobre os corpos de prova: A priori, os dois corpos de prova tm as mesmas medidas. Na figura a seguir, temos o desenho tcnico do corpo de prova utilizado no ensaio:

Figura 02 Desenho tcnico do corpo de prova utilizado, cotado no software AutoCAD 2013 Student Version, com medidas em milmetros(mm)

3.1 Preparao de praxe do ensaio: O princpio da preparao da mquina e os corpos de prova a serem examinados so basicamente os mesmos. Os ajustes feitos pelo professor antes do incio da aula so de pressurizao do sistema e inicializao dos softwares de anlise. J os movimentos que puderam ser observados pela classe foram o posicionamento do corpo de prova na estrutura de fixao, a escolha dos parmetros determinados pelo tipo e dimenses da pea e a pressurizao inicial da mquina.

Figura 03 Corpo de prova posicionado na mquina de ensaios

3.2 Procedimento do ensaio: Inicialmente, deve-se medir o corpo de prova para se obter o comprimento inicial do cilindro. Utiliza-se esses dados para calcular a deformao. Depois, marca-se a parte til do corpo de prova fazendo 10 marcaes com espaamentos iguais. Esse processo permite obter o valor do alongamento desde que a ruptura ocorra na parte til do corpo de prova.

Figura 04 Demonstrao das marcaes nos corpos de prova

Aps serem levantados os dados, deve-se levar o corpo de prova para fazer uma pressurizao e prender o corpo de prova em um suporte. A mquina ento aplicar uma fora longitudinal at a ruptura do corpo. Ao longo do experimento, leituras de deformao devem ser feitas conforme o aumento da carga. Essa leitura feita por um relgio comparador fixado junto a maquina.
6

Aps o termino do experimento, so feitas as medidas dos comprimentos dos corpos de prova. O processo foi realizado com dois corpos de prova. Ao final, foram coletados os comprimentos e o diagrama de tenso e deformao.

Figura 05 Corpos de prova aps realizao dos ensaios

4. Dados obtidos Amostra 1: A amostra 1 realizou o ensaio de trao no tempo de 12113 e obteve os seguintes resultados: L2 = 15mm, L3 = 14,3mm, L = 37,9mm, L = 29,3mm, Lf = 67,2mm e 1 = 8,4mm. Amostra 2: A amostra 2 realizou o ensaio de trao no tempo de 13163 e obteve os seguintes resultados: L2 = 15mm, L3 = 13,5mm, L = 36,5mm, L = 28,5mm, Lf = 65mm e 2 = 8,4mm. A figura a seguir mostra os grficos obtidos a partir do ensaio com os dois corpos de prova de ao 4140 utilizados por nossa equipe.

Figura 06 Grficos obtidos a partir dos ensaio realizados

5. Resultados Obtidos

6. Concluso
O resultado obtido foi muito satisfatrio, pois pudemos estabelecer uma relao entre tenso e deformao e analisar o grfico dos dois corpos de prova que possuam praticamente os mesmos comportamentos. Pudemos perceber a importncia desses testes na hora de escolher um determinado material ou liga para ser usado em certos projetos. Esses dados so importantes principalmente na hora de observar como certo material comporta-se quando este sofre uma determinada carga. Com o grfico obtido pelo ensaio, pode-se observar o ponto de escoamento e a tenso de ruptura. Com esses grficos pode-se analisar se certo material dctil ou frgil. Foi possvel ver a parte terica relacionada no experimento bem como as frmulas e o grfico de tensoxdeformao.

7. Bibliografia

[1] CALLISTER Jr, William D.; Introduo a Cincia e Engenharia dos Materiais. 7 . ed. So Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2009. [2] VAN VLACK, L. H. Materials for engineering. Reading, Addison Wesley, 1982. [3] SOUZA, Sergio Augusto de. Ensaios Mecnicos de Materiais Metlicos: Fundamentos tericos e prticos. 5 .ed. So Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1984. [4] GARCIA , A.; SPIM,A.J.; SANTOS, A.C. Ensaio dos Materiais. Rio de Janeiro: Livros tcnicos e cientficos, 2000

10

Anda mungkin juga menyukai