Anda di halaman 1dari 14

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

O MAIOR DOS ESCRITORES DE SEGUNDA ORDEM: A POLMICA CRTICA CARPEAUX MANN


THE LARGEST SECOND CLASS WRITER: CARPEAUXS CRITIQUE CONTROVERSY ABOUT MANN
Ademir Luiz da Silva* (UEG)

RESUMO: Esse artigo examina a polmica viso do crtico Otto Maria Carpeaux acerca da obra literria de Thomas Mann. Em seu livro, A Cinza do Purgatrio, Carpeaux definiu-o como o maior dos escritores de segunda ordem, ao mesmo tempo em que o apontava como uma admirvel figura trgica. Essa afirmao, sob um olhar descuidado, parece uma pesada crtica negativa. Tratava-se, na realidade, de uma reinterpretao do papel de Mann, enquanto figura pblica. Alguns estudiosos afirmam que Carpeaux, ao longo do tempo, sobretudo aps o lanamento de Doutor Fausto, mudou de opinio. Defendemos tese contrria: Carpeaux manteve-se firme em sua convico inicial. PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Escritor. Crtica Literria.

ABSTRACT: This article examines Otto Maria Carpeauxs polemic view of Thomas Mann literary work. In his book, A Cinza do Purgatrio, Carpeaux defines him as the greatest writer of second order, at the same time as he indicates him as an admirable tragic character. Such statement, from a careless point of view, seems to be heavy, negative criticism. It is, however, about a reinterpretation of Manns role as a public person. Some scholars affirm that Carpeaux, as time passed, above all after the publication of Doctor Faust, changed his mind. We defend a contrary thesis: Carpeaux stuck to his early conviction. KEYWORDS: Literature. Writer. Literary Criticism.

Professor da Universidade Estadual de Gois (UEG) e da Faculdade Alfredo Nasser. Doutor em Histria pela Universidade Federal de Gois (UFG). E-mail: ademir.hist@bol.com.br.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 513

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

O Valor de um esprito se mede por sua capacidade de suportar a verdade. (Nietzsche).

No h como ler o ensaio O Admirvel Thomas Mann, de Otto Maria Carpeaux, e no ficar perplexo. Ao longo de suas sete pginas testemunhamos o mestre austraco tecer alguns dos mais surpreendentes e inesperados comentrios da literatura crtica acerca do mestre alemo. No se trata apenas de polmica, mas de nitroglicerina pura. Poderamos pensar que os editores e revisores do texto cometeram um erro, ou uma srie deles, infligindo, por incompetncia ou m f, ao pobre autor o que no disse. Nada mais falso. Impossvel tratar-se de mero equvoco. O sentido do ensaio de uma clareza cristalina. Sua argumentao pragmtica, com erudito e eloquente encadeamento de ideias. No restam dvidas, pensa o leitor, Carpeaux um herege. Negou com todas as letras um dos messias das artes do sculo XX, relegando-o ao status de profeta menor. bem verdade que o ttulo engana. O que, certamente, foi intencional. Quem abre um texto chamado O Admirvel Thomas Mann, vulgarmente espera encontrar uma apologia da personalidade citada. Uma apologia aduladora, subserviente, deslumbrada. Nesse caso, o comeo aparentemente bem comportado. Afirma que impossvel no admirar Thomas Mann. um pensador profundo, um escritor de primeira ordem, e um grande alemo; e em tudo admirvel (CARPEAUX, 1999, p. 251). A calmaria dura pouco e logo se percebe que tal frase de abertura, longe de obedecer a um sentido literal, est repleta de fina ironia. Existe somente para, adiante, ser negada. Primeiro Carpeaux diagnosticou que a generalizada louvao a Mann seria uma espcie de fetiche social de nossa civilizao, pois todos o lem, e todos o admiram, do crtico mais exigente at a girl mais engraada (CARPEAUX, 1999, p. 251). No uma moda meramente alem, ou mesmo europeia, mas mundial. Em seguida, admite que ele mesmo sente-se tentado a engrossar este, como o chamou, no isento de sarcasmo, cortejo glorioso. Sendo que, de fato, o que faz; como veremos adiante. O que provocou muita confuso. Para muito alm de seu excntrico estilo de admirao, salta aos olhos do estupefato leitor o banho de realidade desmistificadora que Carpeaux aplica no mito Mann. Pergunta e responde:
Que e que a gente admira em Thomas Mann? O pensador, o escritor, o alemo. Dizem-no um pensador profundo, um escritor de primeira ordem, e a encarnao de tudo o que foi honesto e admirvel no homem alemo. Na verdade, Thomas Mann um pensador confuso, o maior dos escritores de segunda ordem, e a alemanidade no a essncia de ser, mas o amor infeliz dum bastante fraco heri de tragdia. (CARPEAUX, 1999, p. 252.)

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 514

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

Ser possvel? Carpeaux se refere mesmo a Thomas Mann? O Mann amado e conhecido por todos! No ser um Mann de menor estatura? Um Golo ou um Klaus? Afinal, trata-se de uma famlia numerosa. Muitos escritores! No possvel que seja o Thomas, justo o Thomas!? O orgulho da famlia! Fala do Mann que, com pouco mais de vinte anos, mostrando uma gigantesca maturidade em vista da pouca idade, escreveu a saga familiar Os Buddenbrooks? Fala do Mann que escreveu A Morte em Veneza, simplesmente uma das mais perfeitas narrativas em lngua alem? Fala do Mann que produziu umas das mais ricas reflexes acerca do mundo entre as duas grandes guerras, em A Montanha Mgica? Fala do Mann que deu uma aula de egiptologia no monumental romance em quatro volumes Jos e Seus Irmos? Fala do Nobel de Literatura de 1929? Se for dele que fala, Carpeaux s pode estar mentalmente desequilibrado. Talvez afetado pelo exlio, como Stefan Zweig. Justo ele, um homem de tanta viso! O Admirvel Thomas Mann no pode estar certo. O que no se compreende facilmente pode ser negado e da para o recalque um pulo. Essa foi a trajetria de O Admirvel Thomas Mann, entre boa parte da intelectualidade brasileira. Muitos dos amigos, discpulos, leitores regulares e estudantes influenciados por Carpeaux, de ontem e de hoje, sentiram-se trados diante de suas afirmaes nesse texto. Ao invs de respeitar estas opinies, permitindo-se ao mesmo tempo discordar delas, preferiram criar um antdoto. Movidos sem dvida por intenes to boas quanto ingnuas, julgaram que estariam protegendo a reputao de seu mestre, Carpeaux. Assim, estando quase que unanimemente aceito que ele no poderia ter escrito o que escreveu em s conscincia, iniciou-se todo um malabarismo terico / retrico para desfazer o mal feito. Dar o dito pelo no dito. Negar, maquiar, reinterpretar de modo socialmente aceitvel seu malfadado ensaio. To profundo foi o trabalho de desconstruo que a certa altura criou-se um mito de redeno. Segundo essa lenda, na qual muitas pessoas idneas acreditam, Carpeaux teria colocado em seus escritos posteriores claras mensagens de arrependimento acerca do infame O Admirvel Thomas Mann. Tal qual um Saulo de Tarso, cego e arrependido, no caminho de Damasco, retira tudo o que disse e se ajoelha em adorao ao messias que um dia negou e perseguiu. Amm. Mas a coisa no to simples assim. Primeiro porque Carpeaux no mudou de ideia em momento algum. Apenas somou dados novos aos que j possua em 1942, ano em que publicou o petardo nA Cinza do Purgatrio, em sua terceira parte, convenientemente chamada de Julgamentos. Segundo porque Carpeaux no precisava mudar de ideia, pois, ao contrrio do que pode parecer em uma leitura superficial, ele no desqualificou Mann. Apenas julgou-o com critrios diferentes do usual, para, tambm, assim como todos,

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 515

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

reconhecer sua imensa importncia para seu tempo. Na verdade, poucos compreenderam a verdadeira razo da grandeza de Thomas Mann como Carpeaux. O problema foi que ainda menos pessoas compreenderam que ele compreendeu. A primeira vista esse labirinto de razes pode at parecer complicado, mas muito simples. Desfaz-se com um pequeno puxo no fio de Ariadne, sem muita fora. Na verdade no pouco provvel que Mann concordasse com o grosso das opinies de Carpeaux. Seno vejamos. Se por um lado poderia ser considerada mera insegurana juvenil sua declarao em 1895 de que no tinha o mesmo talento de seu irmo mais velho, Heinrich, sendo apenas uma criatura cheia de vontades, intelectualmente fraco e socialmente intil (PRATER, 2000, p. 41), por outro lado, j idoso, escreveu que nenhum rumor de sucesso conseguiu ofuscar a compreenso ntida da relatividade dos meus mritos. A segunda frase consta em um de seus dirios, que, de acordo com sua vontade, s foram divulgados vinte anos depois de sua morte. Improvvel considerar essa verdadeira confisso da maturidade como mera exibio de falsa modstia, ao estilo de Montaigne (MONTEIGNE, 1982, p. 113). Claro que, de modo geral, um escritor no a pessoa mais indicada para julgar os mritos de sua prpria obra. Esse papel cabe ao crtico. E, certamente, Otto Maria Carpeaux no apenas um dos melhores crticos do Brasil, um dos melhores crticos do mundo. Tal autoridade, ao mesmo tempo intelectual e tica, faz parecer elucubrao sem sentido a sugesto de que o teor azedo do texto se deveu basicamente s divergncias ideolgicas que teria com o analisado. O que significaria afirmar que condenou seu estilo em funo de suas posies (ou falta delas) polticas, negou seu talento em funo de suas opinies ditas reacionrias, ou ainda pior: julgou-o como se fosse um inquisidor medieval ou um muulmano xiita, baseado em sua orientao religiosa. Somente um crtico dos mais medocres, algo que Carpeaux definitivamente no foi, cairia em erros to grosseiros. Afinal, nem mesmo o mais radical dos neoliberais pode negar que o Manifesto Comunista estilisticamente poderoso. Ademais, Carpeaux no estava sozinho. Suas crticas no foram excentricidades sem precedentes. Quando Mann lanou A Montanha Mgica, em 1924, a Books Abroad publicou um artigo defendendo que envolver cada palavra sua numa aura de orculo o encorajou a tornar seu estilo e talento magnficos to etreos que chegam ... mesmice, alm de que descries minuciosas de sentimentos complicados pem em dvida sua criatividade artstica. Quando se contempla as pginas que faltam, temos vontade de suspirar (PRATER, 2000, p. 199). Na mesma poca, o prestigiado jornal The New York Times, em meio a uma crtica favorvel, observou que o poder de criatividade plstica de

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 516

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

Thomas Mann (...) a fora de figuras masculinas slidas e de sangue quente, foram superadas por uma intelectualidade excessiva (PRATER, 2000, p. 204). No h registro de que estas publicaes tenham se retratado posteriormente. Carpeaux escreveu pouco sobre Thomas Mann. O que no deixa de ser um indicativo de que considerava que expos o que tinha para dizer sobre ele no texto de 1942. H autores recorrentes em sua obra crtica, como Graciliano Ramos. Contudo, O Admirvel Thomas Mann seu nico ensaio especialmente dedicado ao escritor. E nem mesmo muito longo. Nos anos e dcadas posteriores referiu-se a ele de modo esparso, geralmente em textos com sentido didtico, iniciatrio ou em seus colossais trabalhos de historiador da literatura. E sempre de forma ligeira, como praxe neste tipo de publicao: mais nomes, lugares, datas e ttulos do que anlises profundas de caso a caso. O que importa so as grandes teses panormicas, no as particularidades de cada autor. Provavelmente, as duas referncias mais relevantes desta leva se encontram em A Literatura Alem, de 1963, citado depois de Heinrich Mann, e no sexto volume da Histria da Literatura Ocidental, escrito entre 1944 e 1945, lanado com reviso entre 1959 e 1966, espremido entre Roger Martin e Marie Bregendalh. Ou seja, mais de vinte anos depois de O Admirvel Thomas Mann. Neste meio tempo, Mann produziu ao menos dois volumes importantes para o conjunto de sua obra. Tendo falecido em agosto de 1955, dois anos antes, em 1953, finalmente publicou a sempre postergado novela cmica Flix Krull Cavalheiro de Indstria. Em 1947 lanou, depois de gestao dolorosa, o volumoso romance Doutor Fausto, sua mais explicita e definitiva tentativa de impor-se como sucessor de Goethe. A base dos argumentos dos profetas da retratao de Carpeaux se apia fundamentalmente em seus comentrios acerca de Doutor Fausto. Lembram sempre que em A Literatura Alem, Carpeaux escreveu que Doutor Fausto a grande epopeia da nao alem e um julgamento. Thomas Mann j tinha conquistado o direito de julgar assim: um clssico e sua obra clssica servir, no futuro, de testemunho para justificar o condenado romantismo alemo (CARPEAUX, 1963, p. 193). Correto, Carpeaux em momento algum negou a importncia da obra de Mann, e sua condio de clssico moderno. Porm, como fanticos que tomam da Bblia ou do Coro somente os versculos que lhes interessa, que lhes do razo, os tais profetas se esquecem, ou fingem ignorar, que poucas linhas acima Carpeaux escreveu que se no existisse Doutor Fausto, a obra mais eloquente e fascinante de Mann seria Consideraes de um Apoltico, de 1918, justamente por tudo o que ela carrega de politicamente condenvel, sendo Doutor Fausto justamente uma retratao tardia para esse texto. Curioso notar que da retratao que

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 517

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

Carpeaux julgou encontrar em Mann, outros viram a sua prpria retratao. Um confuso, para usar a expresso cunhada por E. P. Thompson, planetrio de erros. Ainda mais porque neste mesmo livro, A Literatura Alem, Carpeaux observou que a obra artisticamente mais perfeita de Mann A Morte em Veneza, de 1912, onde ele trata de seu tema preferido, presente tanto em Os Buddenbrooks quanto em Tnio Krueger: a relao entre a arte do artista e a doena do artista, em um contexto burgus que no o reconhece. Carpeaux insiste inclusive que A Morte em Veneza, perfeita, no s pelo estilo mas tambm pelo esgotamento do tema; de modo que o autor, depois disso, no teria de acrescentar mais nada (CARPEAUX, 1963, p. 192). No foi o que aconteceu. inegvel que em cores mais trgicas e metafricas Doutor Fausto retoma o assunto. Porm, em termos de estilo e tema, o longo romance no superou a curta novela. Um ano depois, na estratosfrica altura da pgina 2819 da Histria da Literatura Ocidental, Carpeaux escreveu que de modo inesperado, com mais de setenta anos, Mann respondeu de modo vigoroso as crticas que recebia escrevendo Doutor Fausto, um romance em que desenvolveu uma nova tcnica novelstica na qual tudo alude a tudo: tudo realidade e tudo smbolo (CARPEAUX, 1964, p. 2819). Sem dvida um elogio, mas que pouco acrescenta ao sentido das afirmaes de vinte anos antes. At porque nem sequer se constitui em uma novidade completa no contexto da literatura alem, nem como prtica nem como teoria. Lembrou-nos Harold Bloom que Goethe, j em seu tempo, tinha a poesia como uma ampla metfora onde todas as coisas sugerem todas as coisas. E Mann o imitava (imitatio) conscientemente. Incluindo em Doutor Fausto, bvio eco do Fausto, de Goethe (BLOOM, 2001, p. 201-202). No por acaso que o estranho encontro de Adrian Leverkuhn com o Demnio descrito na forma de dilogo teatral. Nesse sentido, convm recordar que em seu Livro de Ouro da Histria da Msica, Carpeaux destacou que Thomas Mann, no romance Doutor Fausto, disse palavras duras, mas justas, sobre a fabricao em srie de concerti grossi, chaconnes, passacaglias, tocatas etc, por homens que viajam de avio (CARPEAUX, 2009, p. 480). Fala de msica do sculo XIX feita no sculo XX. O mesmo vale para a literatura do sculo XIX feita no sculo XX? A acusao vira-se contra o acusador quando lembramos a emulao que ele, um homem que andava de avio, fez do estilo goetheano. Ademais, se verdade que em Histria da Literatura Alem, Carpeaux afirma que A Montanha Mgica tambm fruto de novas artes e artifcios de construo novelstica (CARPEAUX, 1963, p. 193), para construir o que chamou de romance-ensaio, tambm verdade que no se trata de modo algum de uma nova leitura do romance, pois no ensaio de 1942 j afirmava que Os Buddenbrooks e A Montanha Mgica, so dois imensos

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 518

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

ensaios sobre a decadncia da Alemanha e sobre a decadncia da Europa, compostas, laboriosamente e penosamente, de mil pinceladas de observao paciente, sem imaginao alguma (CARPEAUX, 1999, p. 253). No me parea que sua apreciao sobre Doutor Fausto, defina-o como algo muito diferente disto, acrescidas algumas pitadas de transcendncia e ironia, antes em falta. Nesse sentido, nada sugere que Carpeaux tenha deixado de considerar Mann um ensasta frustrado. Todas as suas obras foram para ele ensaios, esforos, de um Nietzsche disfarado de Flaubert. Assim, como observou Holthusen, citado por Carpeaux, se antes a nica dimenso metafsica que Mann admitia se encontrava na arte da msica, agora se estendia para as relaes simblicas entre a vida de um msico e a histria da Alemanha. Um elemento diferente, mas que no recupera por si s toda a obra anterior. O que fica evidente quando lemos que Thomas Mann muito pobre de imaginao. Em compensao, sabe compor como um msico, fazendo mil variaes engenhosas em torno de um tema montono. Thomas Mann gosta muito de msica, fala muito nela (CARPEAUX, 1999, p. 253). Impossvel no relacionar essa passagem com o longussimo captulo sobre as palestras do maestro gago, professor de Leverkuhn, acerca de Beethoven, no Doutor Fausto. Mais parecem verbetes de enciclopdia. Eruditos e bem escritos, porm maantes e professorais. Aparentemente, essas passagens foram escritas sob a consultoria de Adorno e Schoenberg. No podemos nos esquecer tambm que Doutor Fausto foi lanado em 1947. Meros cinco anos depois do incio da polmica. No h porque duvidar que Carpeaux o tenha lido logo. Ainda no estava na fase em que a poltica limitaria suas atividades de crtico literrio. Se na poca, em vista no novo romance lido, fosse de seu interesse escrever uma retratao provavelmente o teria feito. No o fez. E se no o fez nos anos 40, no teria porque fazer dcadas depois, quando, digamos, o crime j estava prescrito. Ao contrrio, Doutor Fausto apenas confirmou suas antigas impresses. Seu valor maior na obra de Mann se d justamente porque acabou por constituir-se em um jogo de espelhos no s com a histria alem como tambm com a trajetria de seu autor. Seno vejamos. Em primeiro lugar, Carpeaux no ofendeu ou desdenhou Mann, como muitos entenderam que fez. No o tachou de mau escritor, definiu-o como sempre correto, nunca grande. Mas, afinal, o mesmo pode ser dito sobre a maior parte dos ganhadores do Nobel, se formos considerar o gosto da Academia Sueca como parmetro. Claro, declarou ter reservas quanto a seu estilo empolado, mas apenas para em seguida explicar que seu valor est muito mais em sua personalidade artstica do que em sua produo propriamente dita.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 519

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

Algo, alis, que absolutamente no raro na histria da literatura. Vide, por exemplo, Rimbaud, sir Richard Burton, Oscar Wilde e mesmo lord Byron. Nos quatro casos as personas dos criadores superam em fama e importncia simblica suas criaes. O que no significa que suas respectivas obras caream de qualidade. Pelo contrrio, apenas aconteceu do elemento literrio ser obscurecida pela celebridade humana. Obviamente um aspecto deveria sempre levar ao outro. Obra e vida tendem a se completam. Mas nem sempre a amalgama ocorre de forma tranquila. Com Mann foi assim. O quarteto citado formado por homens de ao. Mann no o era. No foi um rebelde iconoclasta como Rimbaud, um aventureiro como Burton, um dndi polemista como Wilde ou um aristocrata romntico como Byron. Foi simplesmente um burgus de talento, muito talento. Foi, de modo peculiar, rebelde, aventureiro, polemista e romntico sem abandonar a escrivaninha. Como entender essa dinmica? Seria como se Carpeaux tivesse que responder em nome de Mann a provocativa pergunta-base de Antonio Abujanra: Uma obra ou um destino humano?. Carpeaux responderia que: Para Thomas, um destino humano. Isso porque sua trajetria pessoal, e a institucionalizao de sua figura, fizeram dele:
A expresso de uma poca fracassada. Hoje, depois de haver atravessado todas as fronteiras, atravessou esta fronteira tambm. J no um escritor triste, um burgus triste, um alemo triste; consciente, enfim, do seu destino, do seu fracasso, passou da tristeza para a tragdia. E como figura trgica, Thomas Mann admirvel. (CARPEAUX, 1999, p. 258).

Mann tornou-se uma espcie de personagem vivo, representante moral de muito do sculo XX. No um personagem comum, mas um personagem trgico. Semelhante, mas muito superior, ao escritor em crise Gustav Aschenbach, protagonista de A Morte em Veneza, fadado desde o incio a um fim inglrio, pattico. Aproxima-se mais de um tipo da estirpe de Adrian Leverkuhn, o seu Fausto particular. Com a diferena de que no escondeu sua produo em uma vilazinha qualquer. Ao contrrio, salvou-se atravs dela, dando-a de forma planejada ao mundo a ponto de se tornar um dolo global. Mann soube vender a si mesmo muito bem. Friamente planejou todos os passos de sua carreira, almejando alcanar todas as benesses dos confortos burgueses. Para isto era capaz de mudar de opinio acerca de uma obra sua, apenas para convergir com a interpretao mais corriqueira sobre ela. Caso de, por exemplo, Mario e o Mgico. Em 1932, em suas palavras, esta novela pouco tinha de poltica, se inserindo mais em um plano tico. Em 1948, escreveu no volume biogrfico Dezesseis que Mario e o Mgico era uma histria com fortes ramificaes polticas (MANN, 1973, p. 7). Uma declarao bastante conveniente no contexto do ps-guerra, no qual a sede por metforas sobre e contra o fascismo derrotado era uma febre.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 520

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

Defender que a primeira declarao teria sido dada por precauo mediante o contexto histrico, no convence. Primeiro porque a Repblica de Weimar s cairia no ano seguinte, em 1933, o que equivale dizer que os nazistas ainda representavam uma incgnita. Muitos no acreditavam que chegariam ao poder. Segundo Joachim Fest, biografo de Hitler, quando trata das acaloradas manifestaes nazistas do incio dos anos de 1930:
A agitao desencadeada por Hitler certamente nunca teria bastado para lev-lo ao poder. (...) Tudo indicava que Hitler tinha chegado ao limite ao limite de sua capacidade de crescimento. (...) Nessa poca, Goebbels tinha comentado o acontecimento estas palavras: Agora, deve acontecer alguma coisa. Temos de chegar logo ao poder. Seno, chegaremos mortos custa de eleies (FEST, 2005, p. 355)

Essa alguma coisa pedida por Goebbels aconteceu. Mas Roderick Stackelberg acrescenta que
A designao para chanceler coroou a estratgia de Hitler de alcanar o poder atravs de meios legais e eleitorais. Seria um grande erro, no entanto, concluir que ele foi guindado ao cargo com um enorme apoio popular, ou que, Hindenburg no teve opo seno aceit-lo como chanceler. Os nazistas nunca obtiveram mais de 37, 4% dos votos numa eleio nacional, muito aqum da maioria. (STACKELBERG, 2002, p. 141).

Tambm no possvel defender que Mann estivesse se resguardando da fria dos distantes fascistas italianos, que pouco ou nada poderiam fazer contra um cidado alemo. Mann, um escritor premiado, no era um Joo-Ningum que precisava controlar a lngua e a pena. O que tampouco era seu costume. Nessa poca ainda no havia comeado as perseguies explicitas aos intelectuais clebres, que posteriormente resultariam em exlio, priso ou morte. Pelo contrrio, durante o perodo de sua escalada ao poder, o Partido Nazista evitava esse tipo de confrontao que poderia gerar impopularidade junto aos eleitores. Segundo Hannah Arendt, os nazistas no cometeram atentados contra personalidades importantes como havia acontecido anteriormente em ondas de crimes polticos na Alemanha (ARENDT, 1989, p. 393). Sabe-se que Mann se recusou a assinar um manifesto em defesa dos intelectuais que criticavam o regime nazista. Muitos acreditam que a m vontade de Carpeaux em A Cinzas do Purgatrio, primeiro livro que publicou em seu exlio brasileiro, deve-se a seu ressentimento contra a imobilidade de Mann. Parece-me uma hiptese infundada, difcil de defender com argumentos que no sejam meramente emocionais. Se por um lado Carpeaux foi mesmo vtima do nazismo, por outro jamais foi caracterizado por ser autocomplacente. Os longos ensaios de apresentao dos dois primeiros volumes de suas obras completas publicadas pela Editora da Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro,

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 521

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

respectivamente em 1999 e 2005, escritos por Olavo de Carvalho e Ivan Junqueira, do testemunho de que Carpeaux era, acima de tudo, um abnegado da literatura. A fora de sua atuao de polemista sustentava-se no imenso prestgio intelectual que o crtico havia acumulado ao longo de trs dcadas de magistrio informal sobre a vida literria brasileira (CARVALHO, 1999, p. 17). Esse capital simblico no foi conquistado facilmente. Sua honestidade intelectual no lhe permitiria criticar negativamente nem mesmo o Minha Luta, de Hitler, se tal livro no fosse sabidamente desprezvel tanto em estilo quanto em contedo. Ivan Junqueira considera irretocveis todas suas incurses em temas literrios. Neles temos a medida cabal de sua sensibilidade e de sua inteligncia crtica (JUNQUEIRA, 2005, p. 34). Cita queles ensaios em que tratou de Machado de Assis, Manuel Bandeira, Enza Pound e Thomas Mann como casos exemplares. Conforme j mencionado, Carpeaux dedicou apenas um ensaio exclusivamente a Thomas Mann. Nem mesmo em Antes e Depois de Leverkhn, publicado no Correio da Manh em 03 de agosto de 1963, o escritor est sozinho. Mann apenas o ponto de partida para o ensasta tratar de msica na literatura, evocando Goethe, Schiller, Mozart, Wagner e uma constelao de outras personalidades artsticas. Nesse pequeno artigo, de trs laudas, Carpeaux aproveita para, levemente, em meio a elogios, expor a incapacidade de Mann em explorar completamente as possibilidades de seu personagem e as fissuras na carpintaria estilstica do romance:
Leverkhn, o compositor demonaco e tipicamente alemo de Mann, tem traos de Wagner, Hugo Wolf, Mahler, dos grandes possessos pela msica; tambm se parece um pouco, um pouqussimo, com Schummann. Mas nem Leverkhn nem seu autor sabem enquadrar a msica, est realmente mediterrnea, de Mozart (...). Beethoven aparece como mestre que, de maneira milagrosa e incompreensvel, venceu a tentao do diabo. Enfim, o romancista no sabe como enquadrar a arte meio matemtica, meio teolgica de Bach: nesse romance em que desempenha to grande papel a antiteologia diablica de Nietzsche. Esse Leverkhn um Kreisler transcendental. Corrompe tudo, assim como a Alemanha nazista est corrompida. (CARPEAUX, 2005, p. 675 676).

Apesar de sua criticada demora em se pronunciar contra o nazismo, uma vez posicionando-se, Mann no se deixou intimidar. Mesmo com a proibio de seus livros, mesmo tendo sua cidadania cassada ou seu nome riscado da lista de doutores horrios da Universidade de Bonn. Thomas Mann jamais foi um inocente til, como seu genro ator, protagonista do romance Mephisto, escrito por seu filho, Klaus Mann: um artista que se deixou seduzir pela glria artificial proporcionada pelo nazismo. Ademais, convm lembrar que a segunda declarao foi feita no ano seguinte da publicao de Doutor Fausto, este sim uma metfora poltica de nascena. No seria

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 522

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

impertinente imaginar que metforas polticas mil rondassem a mente do velho Thomas na ocasio. Hoje em dia no se coloca em dvida que a leitura de Mario e o Mgico deve ser feita privilegiando seu vis poltico. A novela, grosso modo, seria uma alegoria sobre o fascismo e ponto final. Tamanha nfase perigosa. Ameaa engessar outras possibilidades de debates, fossilizando a prpria obra-de-arte focada. Reconhecendo que o elemento poltico existe e relevante, acredito, porm, que ele no d a linha mestra da narrativa. Leio e entendo Mario e o Mgico resgatando a primeira definio que Mann deu para sua obra. Acho que os elementos polticos servem ao discurso da tica e no o contrrio. Pelo menos o que me parece sugerir os episdios da expulso do hotel e do escndalo motivado pela nudez infantil na praia, que antecedem a carnificina no espetculo de mgica. Enxergar Mario e o Mgico como uma colcha de retalhos metafrica, em que cada elemento representa um signo poltico imbricado no real, em meu entender, apesar de ser uma leitura possvel, trs em si aspectos complicadores que normalmente no so levados em conta. Aspectos estes que acabam por alimentar certas imprecises e inverossimilhanas entranhadas na narrativa. No no enredo em si, que muito bem resolvido, desde a lenta construo do clima pesado catarse final, mas quanto simbologia que se pretende extrair dele. Convenhamos: se o mgico Cipolla e seu chicote representam mesmo o Estado fascista, quem representa Mario? O que representa a ao extrema perpetrada pelo doce e melanclico garom? Os italianos se revoltando contra o Duce? Os italianos que, ao final da Segunda Grande Guerra, linchariam o Duce e pendurariam seu corpo pelo p, em praa pblica? Se for essa a resposta, teremos que lidar com o fato de que Mario e o Mgico no se trata apenas de uma belssima pea literria e, sim, de uma legitima profecia. No Doutor Fausto, de 1947, Mann conhecia o desfecho da histria. No era esse o caso de Mario e o Mgico, lanado em 1930. Portanto, se Adrian Leverkuhn era a Alemanha e seu destino era o destino da Alemanha, Mario no poderia ser a Itlia, posto que o destino da Itlia, nesse contexto, no fosse ento conhecido. Portanto, se a leitura poltica no mera falcia construda posteriori, devemos concluir que o autor adivinhou o futuro. Ou quase, visto que no encontramos na novela personagens que possam representam os soldados Aliados, que no fundo foram quem fomentaram a reao violenta dos italianos contra seu lder mtico. Pode-se argumentar que Mann apenas previu os bvios desdobramentos de uma situao insustentvel. Mas, convenhamos, esse um argumento frgil, facilmente desmontvel. Para desmont-lo basta lembrar-se dos casos de Portugal e da Espanha.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 523

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

Salazar e Franco perpetuaram-se no poder durante dcadas. O mesmo pode ser dito acerca das ditaduras totalitrias nas quais se transformaram as experincias comunistas de Stlin e Fidel Castro. Na poca, at onde sei, no havia motivos aparentes para se imaginar que o governo de Mussolini fosse menos slido. Quero crer que Thomas Mann no se rebaixaria a fazer uma imitao de vidente, prevendo a ocaso do fascismo de forma to pouco articulada. As peas deste quebra-cabea no se encaixam por a. Prega o clebre princpio da Navalha de Ockhan que a resposta mais simples tende a ser a verdadeira. Posso estar equivocado, mas prefiro acreditar que o desfecho trgico de Mario e o Mgico foi mesmo fruto nico e exclusivo da sugesto de rika Mann, como Thomas afirmou um dia, e no um exerccio esdrxulo de adivinhao histrica de seu pai. Uma boa forma de concluir uma boa histria, e s. O que no demrito nenhum, uma vez que somente na superfcie de seu enredo j h muito no que se pensar, sem precisar apelar para interpretaes mirabolantes. Tendo a crer nisso com redobrada convico quando relembro que em uma carta de junho de 1930, Thomas Mann escreveu que depois do beijo Mario fugiu, tomado de uma confuso cmica, e no dia seguinte, servindo novamente o ch, mostrou-se de bastante bom humor e cheio de admirao pelo trabalho de Cipolla. Na vida as coisas se passaram com menos paixo do que mais tarde em minha histria (MANN, 1973, p. 10). Claro que admitir em um grande artista uma atitude capciosa dessa natureza pode ser difcil para muitas pessoas. Mas, preciso deixar claro, ela apenas torna o tipo mais profundo e complexo. No o denigre. Carpeaux notou isto e, por conseguinte, identificou sua riqueza para muito alm da admirao obvia e acrtica, fundamentada muito mais no xito evidente do que na reflexo detida. Carpeaux percebeu que Thomas Mann tornou-se literalmente o ltimo dos romnticos, numa era em que no se acreditava mais na esttica romntica. Foi um homem que acreditou ser um gnio moda antiga, moda de Goethe, numa poca cnica em que se matou o conceito de gnio no rastro da morte de Deus. Foi um artista clssico num sculo to obcecado com a velocidade que fez do escndalo artstico o principio de coeso de sua vida cultural (HOBSBAWN, 1995, p. 179). Falvel a ponto de passar dcadas sem saber como terminar Flix Krull. Foi, enfim, nas palavras de Donald Prater, seu biografo, um homem mais fcil de admirar do que de gostar. Algo tpico de grandes personagens trgicos. Como se sabe, no se convida Otelo, Macbeth ou o doce e melanclico prncipe Hamlet para um ch, sem esconder uma adaga debaixo da toalha. Nesse sentido, convm notar que o personagem Mario, de Mario e o Mgico, antes de cometer o assassinato de Cipolla, foi designado como doce e melanclico pelo narrador da novela. A carnificina

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 524

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

final presente nas duas obras sugerem que os personagens mais complexos e ricos so justamente aqueles que resistem a caber em alguns poucos adjetivos. Talvez Thomas Mann no quisesse assim. Talvez tivesse preferido ter sido menos festejado e ganho postumamente um lugar na trindade dos grandes escritores do sculo XX, formada por Joyce, Proust e Kafka. Mas no aconteceu assim. Esses trs no tiveram vidas to burguesamente movimentadas, tampouco moveram multides em adorao, mas deixaram obras de maior peso literrio. Mann tambm construiu uma obra digna de figurar no cnone, mas coube a seu destino humano dar-lhe o peso que merecia aos olhos dos bons entendedores. Enfim, se um tanto extremo afirmar que toda unanimidade burra, podemos ao menos pensar que toda unanimidade bastante suspeita. Ningum conhecido debaixo do Sol, at agora, teve direito a ela. No mundo das letras, muito menos. Os exemplos somamse aos montes. Voltaire, indignado com Hamlet, considerava Shakespeare um brbaro inculto e vulgar. Virginia Woolf abominou o Ulysses, de Joyce, para ela um pretensioso desrespeitador da arte da escrita. Emile Zola achava que As Flores do Mal, de Baudelaire, no passava de mera curiosidade mrbida. No Brasil, Slvio Romero chegou a definir Machado de Assis como um rel enganador bolorento e Gondin da Fonseca sugeriu que alguma alma caridosa arremessasse uma pedra no crnio de Carlos Drummond de Andrade, para ver se pelo menos assim sairia uma ideia boa ali de dentro. Ferreira Gullar, antes de se render moda, costumava se gabar de no ter passado das primeiras setenta pginas de Grande Serto: Veredas, de Rosa, para ele uma lamentvel histria de cangao contada para linguistas. Vladmir Nabokov ento, s apreciava um conhecido escritor chamado Vladmir Nabokov, e mais ningum. Com Thomas Mann no poderia ser diferente. No poderia ficar isento das alfinetas crticas. Elas, muitas vezes, so mais do que necessrias. Nesse contexto, vejo Carpeaux como uma lembrana do annimo escravo que segurava uma coroa de louros acima da cabea de Jlio Csar durante as paradas vitoriosas pelas ruas de Roma, no retorno de seus triunfos militares. Repetia, continuamente, no ouvido do grande general: no te esqueas que s mortal, no te esqueas que s mortal.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 525

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

BLOOM, Harold. O Cnone Ocidental. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. CARPEAUX, Otto Maria. A Literatura Alem. So Paulo: Cultrix, 1963. CARPEAUX, Otto Maria. Histria da Literatura Ocidental. Vol. VI. Rio de Janeiro: Cruzeiro, 1964. CARPEAUX, Otto Maria. Ensaios Reunidos: 19421978. Volume I. So Paulo: UniverCidade Editora / Top Books, 1999. CARPEAUX, Otto Maria. Ensaios Reunidos: 19461971. Volume II. So Paulo: UniverCidade Editora / Top Books, 2005. CARPEAUX, Otto Maria. O Livro de Ouro da Histria da Msica. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009. CARVALHO, Olavo de. Introduo a um exame de conscincia. In: CARPEAUX, Otto Maria. Ensaios Reunidos: 19421978. Volume I. So Paulo: UniverCidade Editor/Top Books, 1999. p. 1576. FEST, Joachim. Hitler. Vol. I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o breve sculo XX: 19141991. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. JUNQUEIRA, Ivan. Mestre Carpeaux. In: CARPEAUX, Otto Maria. Ensaios Reunidos: 1946 1971. Volume II. So Paulo: UniverCidade Editora /Top Books, 2005. p. 1745. MANN, Thomas. Doutor Fausto. So Paulo: Record, 1995. MANN, Thomas. A Montanha Mgica. So Paulo: Circulo do Livro, s/d. MANN, Thomas. Mario e o Mgico. So Paulo: Circulo do Livro, 1973. MANN, Thomas. Tnio Kroeger & A Morte em Veneza. So Paulo: Abril Cultural, 1979. MONTAIGNE. Ensaios. Rio de Janeiro: Globo, 1982. PRATER, Donald. Thomas Mann: uma biografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. STACKELBERG, Roderick. A Alemanha de Hitler. Rio de Janeiro: Imago, 2002.

Recebido em 30 de agosto de 2010. Aceito em 30 de outubro de 2010.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 513-526, jul./dez. 2010 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae] 526

Anda mungkin juga menyukai