Anda di halaman 1dari 23

Feita de Bem

Pgina 1 de 23

Compartilhar

Denunciar abuso

Prximo blog

Criar um blog

Login

SBADO, 14 DE ABRIL DE 2012 CRIT

Aline Brazil Casos e acasos de uma construo com tijolos ecolgicos. Visualizar meu perfil completo

Forma de casa
Nossa casinha j esta tomando forma. E eu nem estou acreditando :) Vamos as fotos? Sim!

Fotos s devero ser copiadas mediante autorizao do autor. Sero dados os devidos crditos.

MARCADORES

1 etapa (1) c prata (1) canaletas (2) chcara (2) concreto (3) construo (11) cristal (1) cu (1) eletrica (1) eletrodutos (1) eucalipto (1) ferragens (1) fornecedores (4) impermeabilizao (4) instalaes hidralicas (1) laje (2) localidade (4) materiais (2) pedreiros (4) pilares eucalipto (2) pinus (1) rejuntes (2) telhado (1) terreno (1) tijolos ecologicos (7)

Como disse no post anterior o pessoal na obra s havia apoiado os tijolos na fundao. Esta semana eles iniciaram as marcaes e o assentamento dos tijolos. A primeira fiada colocada normalmente. Como uma parede de alvenaria convecional (trao 1:3 ou 1:4). Aps o assentamento eles iniciaram a perfurao para encaixe dos ferros. Esses ferros tero a funo de pilares internos. Geralmente para casa terrea tem o espaamento de 1 metro. Mas como ns somos preocupados com questo estrutural utilizamos a cada 75 cm um ferro e nos encontros de paredes onde se coloca 3 utilizamos um ferro com uma bitola maior (3/8), os demais foram 5/16. Essas barras so fixadas com um produto chamadao SIKA DUR. Ele prprio para fixao de ferros, portes em alvenarias. O que compramos tem um tempo de secagem demorado, por isso tivemos que colocar graute nos buracos do tijolo para fixar mais rpido.

ARQUIVO DO BLOG

2012 (16) Junho (1) Maio (4) Abril (5)

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 2 de 23

Os pilares esperados Ansiosa pelo lar Forma de casa Tijolos ecolgicos Impermeabilizao Maro (5) Janeiro (1)

SEGUIR.

Participar deste site


Google Friend Connect

Membros (44) Mais

J um membro?Fazer login

Essa preocupao toda com a questo estrutural da casa por que ela possui um vo de 5 metros totalmente aberto. E o telhado ser apoiado somente na alvenaria da casa. No teremos tesouras passando pela casa e a laje s ser na rea dos quartos, onde teremos um mezanino.

A casa j esta com 1 metro de parede levantada em alguns pontos. Ainda iremos fazer a parte de esgoto do banheiro. Teve que ser deixado para quando os tijolos chegassem na obra, pois o encanamento deve serguir a modulao da casa para que passe tudo por dentro dos furos.

Esta parede da cozinha e ao fundo o quarto. Esse vo aberto a porta de sada da cozinha para a varanda lateral. A experincia que estou tendo nesse tipo de construo que fizemos a coisa certa em esperar bastante at encontrar pessoas especialistas na rea do solocimento. Em um obra desse tipo deve ter ao menos uma pessoa que saiba e que j construiu com esse tijolo. So muitos detalhes, tem que existir a total organizao na obra. Todos os tijolos so assentandos na linha, no prumo e no nivel. Nem um centmetro a

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 3 de 23

mais nem a menos. Um tijolo torto nessa construo no passa batido. A primeira coisa quando algum vem visitar a obra checar o nvel da parede at engraado. Tivemos alguns problemas, pois alguns tijolos vieram mais altos que os outros. Liguei para empresa e o pessoal me pediu para que separasse para que fossem trocados. Decidimos ficar com eles, pois poderiamos "casar" com outros, afinal s vieram alguns.

E olhem s que prtico esse mtodo de assentamento. Eles utilizam um garrafa pet com um pedao de mangueira de nvel. Na massa de assentamento: Argamassa para cermica e terra vermelha.

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 4 de 23

A terra tem a funo de dar liga na mistura. E no solta mesmo Tentei arrancar alguns tijolos =D Para encher os pilares dos ferros ( a cada meio metro) estamos utilizando grautes (grouts). Ele mais resistente que o concreto e mais fluidico. Tem mais facilidade para preenchimento de espaos, sem deixar bolses de ar. Alm de ser super prtico, pois voc compra pronto e s mistura com gua. Para maior rendimento pode misturar com brita 0 e voil! Em apenas 28 dias ele atinge resistncia a compresso de 50 mpa.

Espero que daqui a 2 semanas a laje j esteja sendo montada. Toram por ns e nossa obra! Grande abrao.
Por Aline s 17:43 2 Comenta pra mim! Recomende isto no Google

TERA-FEIRA, 10 DE ABRIL DE 2012

Tijolos ecolgicos

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 5 de 23

Para quem no conhece, esses so os famosos tijolos ecolgicos. Ecolgicos? Sim! Os tijolos de solo cimento so considerados ecolgicos, pois no necessitam de queima para sua cura. So fabricados atravs de uma prensa hidrulica ou manual. Sua mistura consiste em terra(solo) e cimento. Aps sua "prensa" eles vo para a hidrocura (cura com gua). O tempo de cura depende do tipo de cimento utilizado. A hidrocura no utiliza energia oriunda da degradao do meio ambiente, tornando o tijolo ecologicamente correto. Quem trabalha, estuda ou gosta de estar por dentro das novidades da construo bombardeado por esse tijolinho. A sua fama de que alm de estar contribuindo com o meio ambiente teremos uma economia de 30% no valor final da obra e sua construo super simples. s montar! Casa rpida! Mas como dizem: O buraco mais embaixo. Ainda no cheguei na parte da to esperada economia, afinal estou na estrutura e nessa etapa no existe a palavra economia e sim segurana. O que foi constatado : Se voc quer construir com esse tijolo, mas sonha com o reboco na parede e uma bela pintura. Esquece. Voc no ter nenhuma economia. Pelo contrrio, ter mais gastos, pois o valor do milheiro fica em torno de R$ 650 a 800 (se rebocar no compensa, pode usar gesso-cola ou s pintar mesmo) No, no s fazer a fundao, assentar a primeira fiada com uma massa normal (1:4 ou 1:3 de areia e cimento) e sair levantando paredes com cola branca s por causa dos "encaixes de lego". Para executar o seu projeto voc deve ter pelo menos uma planta baixa. E devem saber que esse projeto deve ser modular, ou seja, todas as medidas sero mltiplas do tamanho do tijolo. Mas fiquem calmos que se voc j tem o projeto e quer construir com ele fcil de adaptar. J tinhamos tudo pronto e tivemos que "puxar" a casa pra um lado e mudar alguns centmetros para encaixar na modulao.

Essa uma foto dos tijolos marcados na fundao da casa.Eu s apoiei os tijolos. O pessoal da obra ainda no tinha passado a linha e tirado o esquadro para iniciar o assentamento da 1 fiada. A gente s colocou para eu ver como ficaria, afinal s via em fotos. Os nossos tijolos no foram feitos na obra. Eles foram comprados da nova fbrica da C PRATA (empresa de comrcio de mquinas, blocos de concreto, fossas ecolgicas e tijolos de solo cimento). A C PRATA uma empresa que s revendia as mquinas. Agora eles abriram uma fbrica para fornecimento dos seus tijolos. Super indico, pois a compra de tijolos desse tipo feita em uma empresa mais confivel. Isso por que no fcil fazer tijolos de solo cimento. No qualquer terra que se adequa a esse tijolo e nem toda pessoa fsica que fbrica faz os testes de carga. Um exemplo: Em Braslia eu encontrei um cara que fazia os tijolos. Ele fabricava trs cores de tijolos. Amarelo ocre, cinza e o vermelho. Eu ia comprar o tijolo amarelo, pois era a cor que mais agradava. No fim das contas no consegui mais achar esse cara e entrei em contato com a C PRATA para ver se me indicavam algum. A descobri que eles estavam fabricando. Na hora de escolher a cor do tijolo eu no podia escolher o amarelo, pois o barro que fabricava esta cor no tinha mais na regio do Distrito Federal. Quer dizer, tinha barro amarelo, mas no tinha o barro correto para a fabricao, ou seja, se eu tivesse adquirido o tijolo com o cara eu ia me dar super mal com um tijolo fabricado de forma errada, com um barro que eu no sei que procedncia tinha. por isso que devem ser feitos os teste de carga, pois o solo utilizado no tijolo faz toda a diferena na sua resistncia. Grande abrao. FORNECEDOR: C PRATA - COMERCIO DE MQUINAS VENDEDOR: LUCIANO (GENTE BOA) TIJOLO NA COR VERMELHA

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 6 de 23

SITE: www.cprata.com.br
Por Aline s 07:12 9 Comenta pra mim! Recomende isto no Google

QUARTA-FEIRA, 4 DE ABRIL DE 2012

Impermeabilizao
O fim de semana foi de muito trabalho por aqui. Era dia de fazer a impermeabilizao. Como prometido trouxe algumas fotos para que pudessem verificar como foi feita e quais produtos foram utilizados. A fundao de minha casa a viga baldrame. Nela foi utilizada o impermeabilizante asfltico WADIMEX. Ele tem uma textura de ganache :)

Mas calma l, eles no saram passando s isso na fundao. Primeiro foi feita uma imprimao. um produto chamado primer asfltico ele faz a aderncia entre o substrato e o impermeabilizante. Aps a secagem foi passada as primeiras demos do WADIMEX.

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 7 de 23

Com a secagem do WADIMEX a fundao recebeu uma tela de polister. Eles a usam para estruturar o impermeabilizante e criar uma certa espessura.

Feito isso, foram passadas mais algumas demos e pronto! Linda e impermevel.

Faltam duas varandas para concluirem o contrapiso e os tijolos chegam amanh. Teremos um post exclusivo sobre eles. Os nossos tijolinhos ecolgicos, mas para as blogueiras de planto o tijolinho vista! Beijos e agradeo os comentrios carinhos dos amigos!

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 8 de 23

Impermeabilizao: Empresa Dry Imper - Recomendo!


Por Aline s 15:31 2 Comenta pra mim! Recomende isto no Google

QUARTA-FEIRA, 28 DE MARO DE 2012

Feliz

Finalmente a fundao foi concluda. J era para estar pronta a muito tempo, mas como todos j sabem a chuva no deixou. Nesse dia tudo conspirou ao nosso favor. At a luz que ia faltar, no faltou. O cu esta azul e o sol radiante! Os pedreiros esto fazendo as marcaes das varandas e caladas ao redor da casa. Isso deve ser feito j no inco da obra, pois caso ocorra chuvas o barro no respingar nas paredes. A 2 etapa sobre a fundao. Um ponto muito importante e que deve ser feito por empresa especializada: A impermeabilizao! Uma coisa boa alm de impermeabilizar a viga baldrame colocar algum aditivo impermeabilizante quando se est fazendo o concreto para a fundao. Aqui na obra ns utilizamos o produto VEDACIT da Otto Baumgart (na quantidade de: 2 L do produto a cada 1 saco de cimento. O produto deve ser diludo a gua que ir para a massa do concreto). Ele um aditivo impermeabilizante para argamassas e concreto. Agora que a fundao est pronta, estamos deixando o concreto curar, para desenformar e a empresa Dry Imper iniciar a impermeabilizao da viga baldrame.

Abraos.
Por Aline s 08:28 6 Comenta pra mim! Recomende isto no Google

SEXTA-FEIRA, 23 DE MARO DE 2012

Pedido pro santo

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 9 de 23

J estou apelando pra So Pedro me ajudar, pois a chuva t que t. J falei pro pessoal na obra que vou colocar um santinho e pra rezar todo dia antes de iniciar. Ontem perdemos metade de um trao de concreto para as brocas, pois a chuva comeou do nada. Fiquei triste, pois odeio desperdcios, e no quero que isso ocorra em excesso. Pelo menos comeamos a ver o concreto. J d um ar de obra. Agora o que a gente v s lama.

Em meio a nossa obra e as obras da empresa tive um tempinho pra comear a organizar a decorao do aniversrio da nossa sobrinha Gabi (completando 7 anos. Idade de grandes transformaes) com minha cunhada. E uma fotinha minha cortando papel seda para fazer pompons :)

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 10 de 23

Grande abrao e timo fim de semana! Aline.


Por Aline s 08:43 2 Comenta pra mim! Recomende isto no Google

TERA-FEIRA, 20 DE MARO DE 2012

guas de Maro

As guas repentinas de maro no esto me ajudando. Como havia dito no post anterior, alguns fornecedores iriam entregar material na chcara, mas quem disse que isso aconteceu. Bom, parte sim. O caminho da empresa (Formacol - Fornecedores de areia e cascalho) chegou bem cedo com a brita para o fundao e brocas escavadas. Desceu a ladeira tranquilamente, mas na hora de descarregar a brita no terreno o caminho comeou a atolar. Ento, vamos colocar em outro lugar. A caminho de outra passagem para o terreno o caminho atola de vez. Pronto, j sabamos que aquele dia no era hora de entregas, cancelamos todas. S o que ficou foi a brita mesmo. Na segunda feira, os pedreiros e mestre de obras vieram para iniciar as medies do terreno e alinhamento da casa. Isso j estava pr concludo, pois ns mesmos decidimos tirar o esquadro. (tudo correto ^^) Eles iniciaram a perfurao das brocas escavadas para melhor sustentao e distribuio do peso. Sero 8 brocas uma em cada extremidade e nos meios.

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 11 de 23

Espero que agora s fiquemos ao som de Tom Jobim e no da chuva. Grande abrao e agradeo aos que j comentaram. Fiquei muito feliz. Aline.
Por Aline s 12:31 6 Comenta pra mim! Recomende isto no Google

SEXTA-FEIRA, 16 DE MARO DE 2012

E os 304 m
Faltam 3 dias para o pessoal iniciar a fundao de nosso lar. Mas primeiro tivemos que fazer alguns ajustes no terreno. O local onde iremos erguer nossa casinha tem um solo super frtil, pois l se fazia compostagem com matria orgnica. Com toda essa fertilidade, nasceu uma bela plantao de abboras. Escondida em muito mato no declive.

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 12 de 23

Meu sogro e o caseiro da chcara fizeram a poda das rvores para que a p mecnica no as quebrasse incorretamente e assim retiraram a maior quantidade de abboras que puderam. Feito todo esse procedimento, iniciamos a procura para o servio de limpeza e nivelamento do terreno. Esse tipo de servio feito por empresas especializadas em terraplanagem (algumas s trabalham com grandes obras e reas) ou pessoas autonmas que possuam ps mecnicas e retroescavadeiras. Geralmente eles cobram por hora trabalhada da mquina. Pesquisei por 3 pessoas (sempre, sempre pea 3 oramentos no mnimo) e a hora fica em torno de R$ 130 a R$300. O que conta muito a distncia que a mquina est do local onde voc quer que ela v. Por isso procure pessoas o mais prximo, assim voc no pagar taxa de transporte, economizando na diria da mquina. E olhem como ficou o nosso belo terreno arborizado depois de 1hora30min de limpeza e corte:

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 13 de 23

Parte da terra que foi retirada do terreno ser reaproveitada para encher algumas reas da fundao. Amanh o material para a fundao e varandas chega. As vezes no acredito que esse projeto feito com tanto carinho est tomando forma. Espero que possam apreciar e sentir a mesma alegria que estou sentindo. Abraos.
Por Aline s 08:21 1 Comenta pra mim! Recomende isto no Google

Postagens mais recentes Assinar: Postagens (Atom)

Incio

Postagens mais antigas

Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 14 de 23

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 15 de 23

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 16 de 23

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 17 de 23

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 18 de 23

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 19 de 23

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 20 de 23

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 21 de 23

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 22 de 23

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Feita de Bem

Pgina 23 de 23

http://feitadebem.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T12:14:00-07:00...

24/06/2012

Anda mungkin juga menyukai