Anda di halaman 1dari 4

Quais os significados possveis para a palavra constitucionalismo?

Glayton Robert Ferreira Fontoura

O Direito, por se caracterizar como uma cincia social, possui como uma de suas caractersticas a possibilidade de, a partir de um mesmo termo, haverem diversos parmetros conceituais diferentes dependendo do enfoque no qual pretende-se enquadrar (sociolgico, poltico, histrico etc) criando-se, mesmo dentro de uma mesma disciplina, vrias correntes doutrinrias. Assim, de acordo com Celso Ribeiro Bastos1:
Num primeiro momento pode-se identificar o constitucionalismo como um movimento poltico-social, ou com os prprios intitutos do Direito Constitucional, para depois relacion-lo com o surgimento das cartas escritas. Porm o constitucionalismo revela-se, acima de tudo, como um fenmeno social, dotado de carter jurdico. Diz-se social em razo de partir de uma presso, nascida do povo, que objetiva o esvaziamento do poder absoluto. E, jurdica, por reperesentar a formao da regularizao legal do exerccio do Poder, aliada implementao da defesa do istituto jurdico de maior status dentro do ordenamento, qual seja, a Constituio.

Neste mesmo sentido manifesta-se Andr Ramos Tavares2 ao escrever que:


O termo "constitucionalismo" costuma gerar polmica em funo das diversas acepes assumidas pelo vocbulo ao longo do tempo. Pode-se identificar pelo menos quatro sentidos para o constitucionalismo. Numa primeira acepo, emprega-se a referncia ao movimento poltico-social com origens histricas bastante remotas que pretende, em especial, limitar o poder arbitrrio. Numa segunda acepo, identificado com a imposio de que haja cartas constitucionais escritas. Tem-se utilizado, numa terceira concepo possvel, para indicar os propsitos mais latentes e atuais da funo e posio das constituies nas diversas sociedades. Numa vertente mais restrita, o constitucionalismo reduzido evoluo histrico-constitucional de um determinado Estado.

De fato, a primeira e mais utilizada concepo para o termo est relacionada ao movimento poltico-social, bastando, para que se comprove, uma rpida pesquisa na doutrina. Deoclecian Torrieri Guimares3, por exemplo, classifica o constitucionalismo simplesmente
1

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 22. ed. rev. e atual. por PFLUG, Samantha Meyer. So Paulo: Malheiros editores, 2010, pg. 148
2

TAVARES, Andr Ramos. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Editora Saraiva, 2006, Captulo I Constitucionalismo; Ttulo I Teoria da Constituio, pg. 01 a 16. Material da 1 aula da Disciplina Teoria Geral da Constituio, ministrada no Curso de Ps-Graduao Lato Sensu TeleVirtual em Direito Constitucional Anhanguera-UNIDERP | REDE LFG
3

GUIMARES, Deoclecian Torrieri (org.). Dicionrio tcnico jurdico. So Paulo: Rideel, 1995, pg. 207.

como o Sistema poltico que se embasa no regime constitucional. O oposto de autocracia.. neste mesmo sentido Maria Helena Diniz4, de forma mais robusta, define em seu dicionrio jurdico:
CONSTITUCIONALISMO. Cincia poltica. 1. Movimento poltico surgido com a Revoluo Francesa ou doutrina jurdico-poltica baseada na Constituio, opondose autocracia, com o escopo de estabelecer o regime constitucional, ou seja, com governos moderados, tendo sua a o e seus poderes limitados por uma Constituio escrita. 2. Adeso aos princpios do regime constitucional.

interessante destacar, tratando ainda do aspecto poltico do termo, a sua vinculao ideolgica ao Liberalismo. Segundo Nestor Sampaio Penteado Filho5:
o liberalismo que vai alimentar a necessidade de limitar e estruturar o Estado, segundo uma Constituio. Da a idia de que o Constitucionalismo um movimento poltico-juridico que visa estabelecer governos moderados, com poderes limitados por uma constituio escrita.

Esta mesma concepo adotada por J. J. Canotilho6 que assim leciona:


Constitucionalismo a teoria (ou ideologia) que ergue o princpio do governo limitado indispensvel garantia dos direitos em dimenso estruturante da organizao poltico-social de uma comunidade. Neste sentido, o constitucionalismo moderno representar uma tcnica especfica de limitao do poder com fins garantisticos. O conceito de constitucionalismo transporta, assim, um claro juzo de valor. , no fundo, uma teoria normativa da poltica, tal como a teoria da democracia ou a teoria do liberalismo.

Corroboram tambm este conceito Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino7 ao asseverar que:
Denomina-se constitucionalismo o movimento poltico, jurdico e ideolgico que concebeu ou aperfeioou a idia de estruturao racional do Estado e de limitao
4

DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998, pg. 807.

PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio. Manual de direito constitucional. Campinas: Millenninum, 2002, pg. 1.
6

CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. Coimbra, Portugal: Editora Almedina, 1998, Captulo I Constitucionalismo Antigo e Constitucionalismo Moderno; item A Constituio e Constitucionalismo, pg. 45 a 55. Material da 1 aula da Disciplina Teoria Geral da Constituio, ministrada no Curso de Ps-Graduao Lato Sensu TeleVirtual em Direito Constitucional Anhanguera-UNIDERP | REDE LFG.
7

PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito constitucional descomplicado. Rio de Janeiro: Impetus, 2007, pg. 1.

do exerccio de seu poder, concretizadas pela elaborao de um documento escrito destinado a representar sua lei fundamental e suprema.

Por fim, cabe ainda ressaltar um outro aspecto dado ao termo Constitucionalismo: tratase, segundo Rubens Limongi Frana8, do aspecto valorativo, conforme assevera:
Obviamente o vocbulo constitucionalismo deriva de constituio, mas enquanto esta ltima tende a um significado tcnico, o constitucionlaismo apresenta um aspecto valorativo. A valorizao da forma constitucional, ou da prpria existncia de uma constituio como base do ordenamento de um Estado, serviu como ponto de partida para a construo do ideal constitucionalista.

Este aspecto valorativo tambm pode ser encontrado em Sylvio Motta Filho9 que define o constitucionalismo como:
[] o movimento nascido da vontade do homem de comandar seu destino poltico e de participar na vida do Estado. Esta participao poderia ser como senhor do governo ou, ao menos, com a garantia de que os governantes respeitariam um rol mnimo de direitos.

Enfim, utilizando-se mais uma vez das palavras de Andr ramos Tavares10:
Fica absolutamente ntida, pois, a apresentao do constitucionalismo como movimento que, embora de grande alcance jurdico, apresenta feies sociolgicas inegveis. O aspecto jurdico revela-se pela pregao de um sistema dotado de um corpo normativo mximo, que se encontra acima dos prprios governantes a Constituio. O aspecto sociolgico est na movimentao social que confere a base de sustentao dessa limitao do poder, impedindo que os governantes passem a fazer valer seus prprios interesses e regras na conduo do Estado.

Assim, ficam evidenciados, se no todos, ao menos os principais significados possveis para o termo Constitucionalismo.

REFERNCIAS BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 22. ed. rev. e atual. por PFLUG, Samantha Meyer. So Paulo: Malheiros editores, 2010.
8

FRANA, Rubens Limongi (coord.). Enciclopdia Saraiva do Direito. SALDANHA, Nelson. Constitucionalismo II. v. 18, p. 307. So Paulo: Saraiva, 1977, pg. 307.
9

MOTTA FILHO. Sylvio Clemente da; SANTOS. William Douglas Resinente dos. Direito constitucional: teoria, jurisprudncia e 1000 questes. 14. ed. rev., ampl. e atual. at a Emenda Constitucional n 42/2003. Rio de Janeiro: Impetus, 2004, pg. 5.
10

TAVARES, Andr Ramos. Op. Cit.

CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. Coimbra, Portugal: Editora Almedina, 1998, Captulo I Constitucionalismo Antigo e Constitucionalismo Moderno; item A Constituio e Constitucionalismo, pg. 45 a 55. Material da 1 aula da Disciplina Teoria Geral da Constituio, ministrada no Curso de PsGraduao Lato Sensu TeleVirtual em Direito Constitucional Anhanguera-UNIDERP | REDE LFG. DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998. FRANA, Rubens Limongi (coord.). Enciclopdia Saraiva do Direito. SALDANHA, Nelson. Constitucionalismo II. v. 18, p. 307. So Paulo: Saraiva, 1977. GUIMARES, Deoclecian Torrieri (org.). Dicionrio tcnico jurdico. So Paulo: Rideel, 1995. MOTTA FILHO. Sylvio Clemente da; SANTOS. William Douglas Resinente dos. Direito constitucional: teoria, jurisprudncia e 1000 questes. 14. ed. rev., ampl. e atual. at a Emenda Constitucional n 42/2003. Rio de Janeiro: Impetus, 2004. 1036 p. PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito constitucional descomplicado. Rio de Janeiro: Impetus, 2007. 1028 p. PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio. Manual de direito constitucional. Campinas: Millenninum, 2002. TAVARES, Andr Ramos. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Editora Saraiva, 2006, Captulo I Constitucionalismo; Ttulo I Teoria da Constituio, pg. 01 a 16. Material da 1 aula da Disciplina Teoria Geral da Constituio, ministrada no Curso de Ps-Graduao Lato Sensu TeleVirtual em Direito Constitucional Anhanguera-UNIDERP | REDE LFG.

Anda mungkin juga menyukai