Anda di halaman 1dari 4

FORMATION

INSTIT

UT N AT

PROGRAMA LATINO-AMERICANO DO INSA DE LYON

IONA

L DES

SCIEN

AMERINSA

CES A

PPLIQ U

ES D E LYO N

AMERINSA
Um programa original e inovador para formao de engenheiros internacionais
O internacional uma prioridade na estratgia de desenvolvimento do INSA de Lyon desde sua origem. Amerinsa, criado em 2000, a diviso latino-americana do 1 ciclo integrado do INSA, escola superior de engenharia, grande escola francesa. A formao dura 2 anos e prepara os estudantes a entrar, no segundo ciclo, nos departamentos de especializao dos INSA ou nas faculdades de engenharia das universidades parceiras que tm assinado convnios com o INSA de Lyon na Europa ou na Amrica Latina. J quase 200 engenheiros diplomados do INSA seguiram os estudos na diviso Amerinsa. Hoje, Amerinsa conta cerca de 140 estudantes, com 50% vindos da Frana e 50% da Amrica Latina, de nacionalidades diferentes, principalmente do Mxico, do Brasil, da Venezuela, da Bolvia, do Chile, da Argentina ou da Colmbia.

Preparar os melhores estudantes para o mundo moderno


Amerinsa permite que estudantes Latino-americanos e Franceses, entre os melhores nos seus respectivos pases, desenvolvam sua capacidade de adaptao e de inovao, sua autonomia e sua abertura de esprito, confrontando-os com culturas cientficas, tcnicas e humanistas diferentes da sua prpria, graas a uma formao em equipes internacionais em vrias disciplinas. Amerinsa acolhe uma promoo de cerca de 75 estudantes no 1 ano, na qual h, pelo menos, 50% de estrangeiros.

Uma abertura internacional forte a partir do 1 ciclo


Amerinsa prepara os estudantes para trabalhar em equipes internacionais, para descobrir e compreender a dimenso multicultural da profisso de engenheiro: Os estudantes franceses estudam ingls e mais outra lngua (espanhol ou portugus). Os estudantes latino-americanos aprofundam o francs e tambm o ingls. Os cursos cientficos so idnticos aos da diviso clssica. Alm disso, um ciclo de conferncias Amrica Latina proposto assim que encontros com engenheiros que exercem seu ofcio em situao internacional. Um estgio como operrio, obrigatrio, de 4 a 8 semanas, no final do 1 ano, efetuado num pas latino-americano pelos estudantes franceses e na Frana pelos estudantes latino-americanos.

Possibilidade para os estudantes franceses de realizar um ano de intercmbio numa universidade parceira na Amrica Latina. As sesses de trabalhos prticos e a conduo de miniprojetos fazem-se em equipes internacionais.

Os estudos em Amerinsa
Os estudos so organizados em 4 semestres de 15 semanas, representando cada um 400 500h de ensino. A pedagogia adaptada aos estudantes estrangeiros, uma vez que representam cerca da metade do efetivo. Uma escola de vero de 6 semanas, imediatamente antes do primeiro ano, permite uma formao intensiva ao francs e uma atualizao em matemticas. Os estudantes estrangeiros tm seguidamente at 6h de francs por semana durante o 1 ano. O ensino, em todas as disciplinas, dispensado em francs.

Aps Amerinsa
No final dos dois anos de Amerinsa, os estudantes aprovados nos exames podem continuar no segundo ciclo de engenharia em um dos 29 departamentos dos 5 INSA que cobrem todas as reas (informtica, engenharia civil, engenharia mecnica, telecomunicaes) para obter em 3 anos um diploma de engenheiro INSA. Os estudantes podem igualmente decidir prosseguir seus estudos nos estabelecimentos estrangeiros que tm assinado acordos com o INSA de Lyon. Esta dimenso internacional muito apreciada e valorizada, inclusive, pelas empresas que evoluem atualmente em um contexto de globalizao.

Escolher Amerinsa, :
afirmar uma vontade de abertura para o internacional, preparar-se ao trabalho em equipe internacional na sua futura profisso de engenheiro, aprender ou aprofundar outra lngua alm do ingls, descobrir outras culturas, adquirir uma boa formao cientfica e uma viso diferente das vrias culturas, dos mtodos de trabalho e das relaes humanas, realizar um estgio como operrio na Frana logo no final do 1 ano.

Filire Amerinsa Bt. Marco Polo 20, avenue Albert Einstein 69621 Villeurbanne cedex France Tl. (+33) 4 72 43 64 38 http://amerinsa.insa-lyon.fr pcinter-applicants@insa-lyon.fr

INSA de Lyon

Anda mungkin juga menyukai