Anda di halaman 1dari 7

1

Diferentes concepes epistemolgicas de desenvolvimento e aprendizagem tm levado as prticas pedaggicas distintas. A forma como se concebe a criana e o processo atravs do qual ela alcana o conhecimento esto sempre presentes na prtica docente, mesmo que de forma implcita ou no consciente. Procuraremos apontar algumas dessas concepes que podem ser encontradas no cotidiano escolar.

P R E S S U P O S T O S :: PRESSUPOSTOS Fundamenta-se na filosofia racionalista, idealista e apriorista (elaboradas por Ren Descartes, Malebranche, Espinoza, Leibniz, Wolff e Kant) desenvolveram uma teoria baseada na crena de que as caractersticas e capacidades bsicas de cada ser humano (personalidade, valores, comportamento, formas de pensar etc) eram inatas. Ou seja, j estariam praticamente prontas no momento do nascimento ou potencialmente definidas e na dependncia do amadurecimento para se manifestar. Podemos constatar as influncias das tradies racionalistas e idealistas na psicologia nos trabalhos desenvolvidos por Johannes Muller, Ewald Hering, Jacob von Uexkull, H. R. Maturana, Mc Dougall, Francis Galton, J. Mckeen Cattell, A. Binet, Burt, Jensen e H. J. Eysenck. A noo de idias inatas e a polmica em torno do inatismo tem ressurgido na poca atual principalmente pela teoria psicolingustica de Chomsky. CARACTERSTIICAS CARACTER ST CAS A abordagem inatista promove uma expectativa significativamente limitada do papel da educao para o desenvolvimento do sujeito, na medida em que considera o desempenho individual dependente de suas capacidades inatas Entende que o processo de desenvolvimento psquico da criana se realiza segundo leis prprias, , portanto, um processo endgeno que independe de conhecimentos, da sua experincia e de sua cultura.
1

Professora Teresa Cristina Barbo Siqueira Material elaborado pela Prof ngela Dantas

A uma concepo inatista do desenvolvimento humano, v o processo de desenvolvimento como o desabrochar de caractersticas internas, genticas ou constitutivas. Na educao, esta concepo tem sido erroneamente ligada a uma atitude de laissez faire, de esperar que alunos amaduream naturalmente, ou, mais grave ainda, de no esperar muito daqueles que por herana gentica ou cultural no apresentam bom prognstico. Em suma, ao explicar as diferenas individuais, e mais particularmente a singularidade da constituio humana, atravs de posies inatistas/aprioristas, identifica-se o descrdito no papel da educao nos que defendem posies inatistas, de que as caractersticas individuais esto completamente definidas no ato do nascimento mais que admitem que estas se desenvolvero "naturalmente", em etapas sucessivas, ao longo do tempo, independente da aprendizagem. Ter sucesso na escola a criana que tiver algumas qualidades, aptides, ou pr-requisitos bsicos, que implicaro na garantia de aprendizagem, tais como: inteligncia, esforo, ateno, interesse ou mesmo maturidade para aprender. Elimina-se a influncia e ignora como a cultura e, consequentemente, o desempenho das crianas na escola deixa de ser responsabilidade do sistema educacional. A responsabilidade est na criana (e no mximo em sua famlia) e no na sua relao com o contexto social mais amplo, nem to pouco na prpria dinmica interna da escola. Portanto, o processo educativo fica assim na dependncia de traos comportamentais ou cognitivos inerentes ao aluno. Gera um certo imobilismo e resignao provocados pela convico de que as diferenas no sero superveis pela educao. Os problemas relativos ao fracasso e evaso escolar so de exclusiva responsabilidade do aluno.

P R E S S U P O S T O S :: PRESSUPOSTOS A concepo ambientalista inspirada na epistemologia empirista e positivista. Doutrina que admite, quanto origem do conhecimento, que este provenha unicamente da experincia, seja negando a existncia de princpios puramente racionais. Expoentes dessa doutrina (Francis Bacon, Toms Hobbes, John Locke e Augusto Comte) Privilegia a ao da cultura e os meio como fatores exclusivos da formao da conduta humana. Foi significativa a influncia destes postulados para a Psicologia. Uma srie de pesquisas e estudos foram elaboradas a partir destes pressupostos (como as desenvolvidas por Helmholtz, Edward Lee Thorndike, Ivan Petrovitch Pavlov, Sechenov, M. D. Bekhterev, John B. Watson, Burrhus Frederik Skinner e os trabalhos contemporneas de Kamim). O behaviorismo, paradigma predominante na Psicologia durante a primeira metade do sculo passado sculo, insere-se justamente nesta tradio epistemolgica. CARACTERSTIICAS : CARACTER ST CAS A teoria ambientalista, tambm chamada behaviorista ou comportamentalista, atribui exclusivamente ao ambiente a constituio das caractersticas humanas, privilegiando a experincia como fonte de conhecimento e de formao de hbitos de comportamento; preocupa-se em explicar os comportamentos observveis do educando, desprezando a anlise de outros aspectos da conduta humana tais como: o raciocnio, o desejo, a imaginao, os sentimentos e a fantasia, entre outros; defende a necessidade de medir, comparar, testar, experimentar e controlar o comportamento e desenvolvimento do educando e sua aprendizagem, objetivando com isso, controlar o comportamento do educando. Uma das mais graves implicaes da abordagem ambientalista para a educao est relacionada a viso de homem que esta perspectiva encerra.
3

A pressuposio de um indivduo passivo frente as presses do meio, que tem seu comportamento moldado, manipulado, controlado e determinado pelas definies do ambiente que vive. Portanto, sua capacidade de se modificar ou interferir no contexto social e poltico, no sentido de transform-lo e inov-lo residual, pois apenas reproduz as caractersticas de seu ambiente. As causas das dificuldades do aluno so atribudas ao universo social, como a pobreza, a desnutrio, a composio familiar, ao ambiente em que vive, violncia da sociedade atual, a influncia da televiso etc. Parece que em ambos os casos a escola se isenta de uma avaliao interna e no se v como promotora (ainda que no exclusiva) do fracasso (ou sucesso) escolar. tamanha a fora modeladora do aspecto social, que a escola se torna impotente e sem instrumentos para lidar com a criana, principalmente aquela proveniente das camadas populares. Este paradigma pode servir tambm para fundamentar prticas espontanestas. J que o ambiente o principal responsvel pela formao humana, pode-se entender que a construo de conhecimentos se d exclusivamente atravs das relaes que os alunos estabelecem de forma "espontnea e livre" com o seu meio fsico. como se o mero contato ou experincia com os objetos fosse definidor da aprendizagem. Esses postulados do ambientalismo servem para legitimar e justificar ainda prticas diretivistas e autoritrias. J que o aluno visto como algum que se forma a partir das influncias do meio, cabe aos professores a "modelagem" do carter e comportamento do indivduo assim como a transmisso de um grande volume de contedos e conceitos. Como se pode verificar, os postulados ambientalistas/empiristas acabam gerando, no plano educativo, posies radicais e paradoxais: num extremo justifica um grande ceticismo e desconfiana do papel da educao, no outro, uma espcie de onipotncia das instituies educativas, dentre elas a escola.

Vygotsky inspirado nos princpios do materialismo dialtico, considera o desenvolvimento da complexidade da estrutura humana como um processo de apropriao pelo homem da experincia histrica e cultural. Ele refuta as teses antagnicas e radicais que dicotomizavam o inato e o adquirido: as abordagens ambientalistas e nativistas. Ressalta a interao dialtica que se d entre o ser humano e os meios sociais e culturais que o inserem, desde o nascimento. Vygotsky rejeita os modelos baseados em pressupostos inativistas que pr-escrevem caractersticas comportamentais universais do ser humano. Ex: definies de comportamentos por faixa-etria. O homem um sujeito datado, atrelado s determinaes de sua estrutura biolgica e de sua conjuntura histrica. Discorda da viso ambientalista, pois o indivduo no resultado de um determinismo cultural, ou seja, no um receptculo vazio, um ser passivo, que s reage s presses do meio, e sim um sujeito que realiza uma atividade organizadora na sua interao com o mundo, capaz inclusive de renovar a prpria cultura. portanto na relao dialtica com o mundo que o sujeito se constitui e se liberta. Influncia do materialismo dialtico - Karl Marx e Friedrich Engels Idias Fundamentais: A matria um princpio dinmico, ainda no constitudo, est em processo, evolui dialticamente, segundo a trade tese, anttese e sntese. Existe indivduos concretos, que na luta pela sobrevivncia organizamse em torno do trabalho estabelecendo relaes entre si e com a natureza. atravs do trabalho, uma atividade prtica e consciente, que o homem atua sobre a natureza.
5

Ao produzir seus meios de vida, o homem produz indiretamente sua prpria vida material O homem um ser social e histrico e a satisfao de suas necessidades que o leva a trabalhar e transformar a natureza, estabelecer relaes com seus semelhantes, produzir conhecimentos, construir a sociedade e fazer a histria. Segundo o materialismo histrico dialtico, o processo de vida social, poltica e econmica condicionado pelo modo de produo de vida material. O sujeito produtor de conhecimento um sujeito ativo que em sua relao com o mundo, com seu objeto de estudo, reconstri, no pensamento, este mundo. O conhecimento envolve um fazer e um atuar do mundo.

ALGUMAS IMPLICAES DA ABORDAGEM DE VYGOTSKY EDUCAO Valorizao do papel da escola O bom ensino o que se adianta ao desenvolvimento

PARA A

Papel do outro na construo do conhecimento O papel da imitao no aprendizado

O papel do professor na dinmica das interaes interpessoais e na interao das crianas com os objetos de conhecimento

Anda mungkin juga menyukai