Anda di halaman 1dari 19

Davi Kiyoshi Inoue

Excel Como Ferramenta de Trabalho:


Aplicao no Lanamento de Dados e Gerao de Resultados Combinados

O resumo deste trabalho foi aprovado para:

Osasco - 2012

Dedicatria Aos meus avs: Ojitian Takayoshi Inoue (:1916 :2009) Ojitian Michiyoshi Ohara (:1917 :2011) Obaatian Keiko Ohara (:1924 :2011) Obaatian Harco Inoue .

Agradecimentos
Tia, Kasumi Inoue, bacharel / licenciada em matemtica que durante minha juventude induziram meus conhecimentos em informtica. A Professora Patrcia Matarazo, Docente em matemtica e ao Cunhado Jos Carlos da Silva que auxiliaram nas reflexes das planilhas eletrnicas. Aos Professores que incentivam continuamente os meus estudos e pesquisas: Eliane de Cssia Berte, Miguel Rodrigues Del Barco, Maria Helena Cordeiro de Souza, Hamilton de Almeida Lima, Alberto Marques, Andr Luiz da Conceio, Sandro de Miranda Colombo e Mauro Srgio Ferreira Santos. Aos Estudantes Egressos: Caio Cezar de Souza e Vincius Hess dos Santos que compartilharam seus saberes. Aos Estudantes Egressos do Ensino Mdio, Turma 2009-2011, da ETEC Professor Andr Bogasian por aceitarem os desafios.

Excel Como Ferramenta de Trabalho:


Aplicao no Lanamento de Dados e Gerao de Resultados Combinados
Metodologias integradoras e projetos de trabalho
Davi Kiyoshi Inoue davi.inoue@etec.sp.gov.br Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian

RESUMO: O presente estudo busca a melhor aplicao dos dados de investigao em funo da dificuldade em qualificar e quantificar dados das entrevistas de opinio e resultados gerados. O objetivo era verificar a possibilidade de organizar os dados lanados na planilha eletrnica Excel (Microsoft Office) possibilitando a gerao de tabelas e grficos automaticamente, sem a necessidade de fazer a contagem manual. Os mtodos aplicados para a investigao foram composio das frmulas: condicional (=SE) da qual seleciona dados qualitativos e da composio dos eventos independentes, conhecido pela Regra do E ou Regra do Produto; compondo diferentes elementos da investigao. A composio destas duas frmulas iniciais resultou em valores cdigos. Para quantificar estes valores cdigos utilizou-se a frmula CONT.SE. Diferentes testes permitiram evidenciar que os cdigos numricos na frmula condicional deveriam ser nmeros primos e estes no mais deveriam ser repetidos em outras condies de composio. Para demonstrao fez-se uso da atividade experimental da capacidade volumtrica pulmonar, onde o nmero total de voluntrios correspondeu a 354 pessoas. O layout da planilha e a composio das formulas permitiram gerar tabelas do perfil do entrevistado; tabela das diferentes classes da capacidade volumtrica pulmonar; tabela da capacidade volumtrica pulmonar entre os diferentes sexos de forma comparativa; tabela da capacidade volumtrica pela prtica esportiva; tabela da capacidade volumtrica pelos hbitos do tabagismo, tabela da capacidade volumtrica pela faixa etria, bem como a gerao dos respectivos grficos. Os resultados permitem concluir que as pesquisas de opinies e experimentao podem ser favorecidas pelo uso da planilha eletrnica Excel, gerando automaticamente tabelas e grficos, bem como facilitando as anlises quantitativas e qualitativas. PALAVRAS-CHAVE: Projetos. Excel. Gerao de Grficos e Tabelas.

1 Introduo Os estudantes foram desafiados a mensurar a capacidade volumtrica pulmonar por meio da tcnica do espirmetro da bolha de sabo, contando com 354 entrevistados. Investigando o dimetro da circunferncia e classificando o entrevistado pela sua faixa etria, sexo, hbitos de tabagismo e prtica esportiva. Para organizar os dados pela capacidade volumtrica isoladamente facilmente tabulado, contudo a problemtica enfrentada era como qualificar e quantificar as composies dos resultados da capacidade volumtrica pulmonar, isto : Volume pelo gnero, volume pela prtica esportiva, volume pelos hbitos do tabagismo e volume pela idade. Pela dificuldade na organizao dos dados fez refletir no uso das frmulas existente no software. Inicialmente pensou-se nas condies binrias; 1 para condio verdadeira e 0 para condio falsa. Para tanto especulou-se a frmula =SE. O motivo que levou o presente estudo foi em organizar automaticamente os dados obtidos em forma de tabelas e grficos, diminuindo assim os erros da quantificao manual.

1.1 Dos Objetivos O objetivo geral consiste em organizar os dados lanados na planilha eletrnica Excel. Objetivos especficos: Gerar resultado compostos na forma de tabelas e grficos: Tabelas e grficos da capacidade volumtrica pulmonar pelo gnero; Tabelas e grficos da capacidade volumtrica pulmonar pela prtica esportiva; Tabelas e grficos da capacidade volumtrica pulmonar pelos hbitos de tabagismo; Tabelas e grficos da capacidade volumtrica pela faixa etria.

1.2 Da Planilha Eletrnica: Conceitos para aplicao da Ferramenta como Metodologia de Pesquisa: O Excel, uma planilha eletrnica da Microsoft constitui-se de colunas e linhas identificadas por Letras do alfabeto e numerais respectivamente. A congruncia de um setor dado pela coluna e pela linha determina a Clula da planilha. Na planilha eletrnica possvel inserir dados e informaes variveis do objeto de estudo. O uso desta ferramenta da Microsoft permite vincular dados, submet-los a frmulas, sistematizar tabelas e quadros e delas gerar grficos como resultados da pesquisa. O smbolo igual (=) numa dada clula a abertura para vincular informaes de outra clula ou mesmo abertura para inserir frmula da lgica matemtica. O presente estudo far uso das seguintes frmulas: =SE: Verifica se uma condio foi satisfeita e retorna um valor se for verdadeiro e retorna outro valor se for falso. =PROC: Examina um valor em um vetor, move-o para a posio correspondente em um segundo vetor e retorna este valor. Use a forma vetorial quando voc tiver uma lista grande de valores para procurar ou quando os valores sofrem alteraes ao longo do tempo. =CONT.SE: A funo CONT.SE conta o nmero de clulas dentro de um intervalo que atendem a um nico critrio especfico. A presena do asterisco (*) indica multiplicao entre os valores ou clulas, precedidas pelo smbolo igual (=[clula]*[clula]). 1.3 Dos Princpios e Fundamentos do Estudo por Projeto. Dado ao princpio da United Nations Educational Scientific and Cultural Organization ou Organizao das Naes Unidas para Educao, a Cincia e a Cultura UNESCO, o saber fazer, citado por CHEIDA (2002), a prtica pedaggica norteia pelo desenvolvimento de projetos. Os Parmetros Curriculares Nacionais (s/d) ressalta que:
O ensino por meio de projetos, alm de consolidar a aprendizagem, contribui para a formao de hbitos e atitudes e para a aquisio de princpios, conceitos ou estratgias que podem ser generalizados para situao alheia vida escolar. Trabalhar em grupo produz flexibilidade no pensamento do aluno auxiliando-o no desenvolvimento da autoconfiana necessria para se engajar numa dada atividade, na aceitao do outro, na diviso de trabalho e responsabilidades e na comunicao com os colegas. Fazer parte de uma equipe exercita a autodisciplina e o desenvolvimento de autonomia e automonitoramento.

Ao trabalhar o desenvolvimento dos estudantes por meio de projetos h necessidade do planejamento do processo ensino-aprendizagem, que deve ser discutido entre o professor e o grupo de estudantes. Num projeto a participao do estudante fundamental, sua ao protagonista discorre em sua vivncia sob a inspirao dos objetivos, metas e resultados finais projetadas e que as avaliaes sejam feitas possibilitando diagnstico e ajustes (CEETPS, 2012. p. 11 e 12.). Na prtica pedaggica por projetos incentiva os estudantes escolherem temas pertinentes aos saberes. Nela recomenda-se elaborar a pesquisa de opinio, onde se busca conhecer o que as pessoas pensam sobre o assunto tratado. Neste tipo de trabalho entrevista-se uma parcela da populao, uma vez que geralmente impossvel ouvir todas as pessoas (CAMPOS et al., 1980) No exerccio da docncia fundamentada nas competncias e habilidades definidas pelos Parmetros Curriculares Nacionais. A Representao e Comunicao fazem utilizar as tecnologias bsicas de redao e informao, como computadores e Analisar qualitativamente dados quantitativos representados grfica ou algebricamente relacionados a contextos socioeconmicos, cientficos ou cotidianos. Alm da Investigao e Compreenso Aplicar as tecnologias associadas s Cincias Naturais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. (CHEIDA Op. Cit., 2002); foi motivado para aplicar o Excel como instrumento metodolgico.

2 Da Metodologia 2.1: Capacidade Volumtrica Pulmonar pelo Mtodo Bolha de Sabo Foi realizada a prtica pedaggica do Espirmetro da Bolha de Sabo na disciplina-projeto: Projeto Tcnico Cientfico (PTC); no ano letivo de 2011 na grade curricular do 3 Ano do Ensino Mdio; da Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian (ETEC) localizada na cidade de Osasco - SP e com estudantes do 6 Ano do Ensino Fundamental; sob a disciplina de Cincias da Natureza na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sandro Luiz Braga (EMEF) localizada na cidade de Barueri - SP. Conforme protocolo de atividade proposto no Programa de Educao Continuada, presente no 2 Encontro - Mdulo III O Corpo Como Sntese do Mundo a tcnica do espirmetro investiga a capacidade volumtrica do pulmo.
Espirmetro de Bolha de Sabo Material: 1 copinho; 1 vidro conta gota com glicerina; 1 vidro conta gota com detergente; 1 placa de frmica (ou superfcie da carteira escolar, se for de frmica); canudinhos e 1 pano para enxugar. Procedimento: Pegue um copinho e coloque gua at 20 mL. Adicione 20 gotas de detergente e duas de glicerina. Misture bem. Molhe bem a superfcie da frmica. Esta deve ser uma superfcie plana. Molhe bem a ponta do canudo na gua com sabo e sopre devagar, tendo o cuidado para a bolha no se afastar da ponta do canudo. Quando voc no aguentar mais soprar, deixe a bolha estourar e mea o dimetro na marca que se 3 forma na frmica. O volume da semiesfera pode ser obtido por: V=1/12 d , onde d= dimetro e = 3,14. [...] (Cooperativa Tcnico Educacional 1997. P.21 e 22).

Na investigao com os estudantes da EMEF e da ETEC foi orientado mensurar o dimetro da bolha de sabo, o sexo, se sedentrio ou atleta, se fumante ou no, bem como a idade do entrevistado. 2.2: Sistematizao da Planilha Eletrnica Excel Foram selecionadas as colunas A-G e a linha 4 como cabealho. Sendo as clulas: A4: ordem de lanamento; B4: Dimetro; C4: Volume; D4: Sexo; E4: Sedentrio; F4: Fumante; G4: Idade. Nas linhas subsequentes (5 a 358) foram lanados os dados obtidos nas entrevistas e nos procedimentos experimentais. Na coluna (A5:A358) correspondem o numeral de 1 a 354. Na coluna (B5:B358) digitao do dimetro em centmetros da bolha de sabo do entrevistado.

Na coluna (C5:C358) sob a frmula na clula C5: [=B5*B5*B5*3,1415926/12] e arrastada at C290 para calcular o volume da bolha de sabo. Na coluna (D5:D358) so inserido os smbolos m ou f significando respectivamente o gnero masculino ou feminino do entrevistado. Na coluna (E5:E358) so inseridos os smbolos s ou n significando respectivamente aos hbitos de sedentarismo ou tem prtica esportiva optado pelo entrevistado. Na coluna (F5:F358) so inseridos os smbolos s ou n significando respectivamente os hbitos de tabagismo ou no praticam o fumo optado pelo entrevistado. Na coluna (G5:G358) so digitadas a idade do entrevistado. 2.3: Da Utilizao dos Vnculos, Tabelas e Frmulas da Planilha Eletrnica Excel. Cria-se uma nova planilha denominada Tabelas e Frmulas Constroem-se tabelas de padronizao de intervalos. Intervalo de categoria do tamanho da capacidade volumtrica pulmonar e intervalos da faixa etria. Para utilizao do PROC, as tabelas devem estar em ordem crescente, estabelecido os valores mnimos e mximos. As categorias da capacidade volumtrica foram determinadas pela ordem alfabtica, da classe A at a classe I, conforme apndice1. O intervalo da faixa etria foi definido em classes de 5 a 14 anos: criana. De 15 a 39 anos: Juventude e acima de 40 anos: Senil, conforme apndice2. Aplica-se a frmula PROC na clula G5 para identificar a categoria da capacidade pulmonar do entrevistado. [=PROC(Dados!C5;'Tabelas e Frmulas'!$K$6:$K$21;'Tabelas e Frmulas'!$L$6:$L$21)]. Arrasta-se a frmula at a linha G358. Os resultados gerados podem ser os cdigos: A, B. C. D. E. F G. H e I. Aplica-se a frmula PROC na clula H5 para classificar a faixa etria em criana (C); Juventude (J) e Senil (S) dos entrevistados [=PROC(Dados!G5;'Tabelas e Frmulas'!$K$26:$K$31;'Tabelas e Frmulas'!$L$26:$L$31)]. Arrasta-se at a linha H358.

10

Aplicao da Frmula SE Na clula A5 imposta a condio dada pela formula SE. [=SE(G5="A";1;SE(G5="B";3;SE(G5="C";5;SE(G5="D";7;SE(G5="E";11;SE(G5="F";1 3;SE(G5="G";17;SE(G5="H";19;0))))))))]. A frmula arrastada at a linha A358.
A 1 B 3 C 5 D 7 E 11 F 13 G 17 H 19

A relao entre as categorias pelos respectivos cdigos numerais imposta de forma a serem impares e nmeros primos. Na clula B5 sob a frmula [=SE(Dados!D5="m";1;SE(Dados!D5="f";2;0))]. Na clula C5 sob a frmula [=SE(Dados!E5="s";1;SE(Dados!E5="n";2;0))]. Na clula D5 sob a frmula [=SE(Dados!F5="s";1;SE(Dados!F5="n";2;0))]. Na clula E5 sob a frmula [=SE(H5="C";1;SE(H5="J";2;SE(H5="S";21;0)))]. As clulas B5:E5 so selecionadas com suas respectivas frmulas e arrastadas at alinha 358 (B290:E358). Aplicao do Produto [(clula) * (clula)]. Por meios do princpio da Regra do Produto na Probabilidade de eventos simultneos e independentes podem-se identificar elementos compostos. A composio do produto entre a categoria da capacidade do pulmo e o tipo de sexo d-se resumidamente pela seguinte tabela [Sexo].
Sexo M 1 F 2 A 1 1 2 B 3 3 6 C 5 5 10 D 7 7 14 E 11 11 22 F 13 13 26 G 17 17 34

Na clulaY5 aplica-se a frmula [=A5*B5] da qual gera um dos cdigos da tabela [Sexo] acima expresso. A clula Y5 selecionada e arrastada at alinha Y358 A composio do produto entre a categoria da capacidade do pulmo e o tipo de atividade fsica est expressa na tabela [Sedentarismo].
Sedentarismo S 1 N 2 A 1 1 2 B 3 3 6 C 5 5 10 D 7 7 14 E 11 11 22 F 13 13 26 G 17 17 34

Na clula Z5 aplica-se a frmula [=A5*C5] da qual gera um dos cdigos da tabela [Sedentarismo] acima expresso. A clula Z5 selecionada e arrastada at alinha Z358.

11

A composio do produto entre a categoria da capacidade do pulmo e os hbitos do tabagismo est expressa na tabela [Tabagismo].
Tabagismo S 1 N 2 A 1 1 2 B 3 3 6 C 5 5 10 D 7 7 14 E 11 11 22 F 13 13 26 G 17 17 34 H 19 19 38

Na clula AA5 aplica-se a frmula [=A5*D5] da qual gera um dos cdigos da tabela [Tabagismo] acima expresso. A clula AA5 selecionada e arrastada at alinha AA358. A composio do produto entre a categoria da capacidade do pulmo e a faixa etria est expressa na tabela [Faixa Etria].
Faixa Etria C 1 J 2 S 21 A 1 1 2 21 B 3 3 6 63 C 5 5 10 105 D 7 7 14 147 E 11 11 22 231 F 13 13 26 273 G 17 17 34 357 H 19 19 38 399

Na clula AB5 aplica-se a frmula [=A5*E5] da qual gera um dos cdigos da tabela [Faixa Etria] acima expresso. A clula AB5 selecionada e arrastada at alinha AB358. 2.4: Da Organizao e Gerao Automtica da Tabela Resultado da Investigao Cria-se uma nova planilha de nome Resultados. Organiza-se a planilha com as tabelas resultados desejada. No caso do exemplo temos a tabela representada no apndice 3. Em cada clula aplica-se a frmula CONT.SE; esta frmula quantificar num dado intervalo de clulas quantas vezes encontram-se o referido cdigo. No caso do total de pessoas do sexo masculinos entrevistados localizados na clula F2 temos a seguinte frmula: [=CONT.SE('Tabelas e Frmulas'!B5:B358;1)] e na clula I2 o nmero de pessoas entrevistadas do sexo feminino sob a frmula [=CONT.SE('Tabelas e Frmulas'!B5:B358;2)]; lembrando que na coluna B da planilha Tabelas e Formulas 1 representava o gnero masculino e 2 representava o gnero feminino. Nas Clulas F4 e I4 quantifica o total de entrevistados que optaram respectivamente por serem sedentrios ou no sedentrios, em ambos a frmula

12

CONT.SE e o intervalo o mesmo, o que altera o cdigo, sendo 1 para sedentrios e 2 para no sedentrios. Isto , na clula F4 [=CONT.SE('Tabelas e Frmulas'!C5:C358;1)] e I4 [=CONT.SE('Tabelas e Frmulas'!C5:C358;2)]. Fumantes: Clula F6 [=CONT.SE('Tabelas e Frmulas'!D5:D358;1)] e no fumantes: Clula I6 [=CONT.SE('Tabelas e Frmulas'!D5:D358;2)]. Para as faixas etrias o intervalo presente na planilha Tabela e Frmulas!E5:E358, contudo para distinguir a faixa menores que 15 anos o cdigo 1, para o intervalo de idade entre 15 a 39 anos o cdigo 2 e para o intervalo de idade maior de 39 anos o cdigo 21. Por exemplo, Clula F8: entre 15 as 39 anos sob a frmula: [=CONT.SE('Tabelas e Frmulas'!E5:E358;2)]. Na planilha Tabela e Frmulas o intervalo A5:A358 esto definidas o tamanho do pulmo. Assim, na planilha Resultados as clulas C12:K12, sob a frmula F, G e H. Na planilha Tabela e Frmulas o intervalo Y5:Y358 esto definidas o tamanho do pulmo e o sexo. Utilizam-se os cdigos da tabela Sexo. Desta forma, na planilha Resultados as clulas C15:K16 sob a frmula =CONT.SE (Tabela e Frmula! Y5:Y358;cdigo).
Sexo M 1 F 2 A 1 1 2 B 3 3 6 C 5 5 10 D 7 7 14 E 11 11 22 F 13 13 26 G 17 17 34 H 19 19 38

=CONT.SE(Tabela

Frmula!

A5:A358;cdigo).

Os

cdigos

so

respectivamente, 1, 3, 5, 7, 11, 13, 17 e 19, que definem as categorias A, B, C, D, E,

O princpio das Formula CONT.SE repete-se na tabulao da prtica esportiva, nos hbitos do tabagismo e na faixa etria. Localizada a clula que se quer quantificar digita-se a abertura da frmula =CONT.SE([Intervalo];[critrio]). O intervalo corresponde s colunas definidas pelo produto das variveis expressas na planilha Tabelas e Frmulas. O intervalo Z5:Z358 apresenta cdigos da tabela Sedentarismo. J o intervalo AA5:AA358 apresenta cdigos da tabela Tabagismo e o intervalo AB5:AB358 apresenta cdigos da tabela Faixa Etria. O critrio estipulado o cdigo das tabelas de [Sedentarismo], [Tabagismo] e [Faixa Etria]. Como resultado tem a tabela representada no apndice 4:

13

2.5:

Da Gerao Automtica da Tabela em Porcentagem e da Investigao Cria-se uma nova planilha de nome Porcentagem. O clculo da porcentagem dado pela frmula valor parcial pelo valor total

multiplicado por 100. Na planilha do Excel simplifica-se pelo cone (%) a partir da frao. Contudo a planilha ao encontrar valores zero no denominador o resultado expressa erros ou Falhas! Por motivo esttico aplica-se a formula SE, [=SE((Clula Total)=0;0;(Clula Parcial)/(Clula Total))]. O princpio da frmula anterior nos d duas condies; caso o valor total for igual a zero ento o resultado ser 0, ou se for diferente de zero, ento o valor corresponde a frao entre o valor da clula parcial dividido pelo valor da clula total. Na clula F2 expresso a porcentagem do gnero Masculino com a frmula [=SE(Resultados!C2=0;0;(Resultados!F2/Resultados!C2))]. Na Clula I2 expressa a porcentagem do gnero Feminino com a frmula [=SE(Resultados!C2=0;0;(Resultados!I2/Resultados!C2))] Entre as clulas C15:C29 considerou o total indicado na clula Resultados!C12; portanto, a frmula para indicar a porcentagem da clula C15 ser: [=SE(Resultados!C12=0;0;(Resultados!C15/Resultados!C12))]. Nesta clula indica a porcentagem de pessoas do sexo masculino com capacidade pulmonar menor que meio litro de ar expirado. Entre as clulas D15:D29 considerou o total indicado na volumtrica pulmonar entre meio a um litro de ar expirado. Nas colunas seguintes obedecem aos mesmos critrios. O apndice 5 configura o formato da planilha Porcentagem. Nas clulas C32:J32 Considerou o total de pessoas menores que 15 anos. Assim, a clula C32 est sob a frmula [=SE(Resultados!C8=0;0;(Resultados!C27/Resultados!C8))]. Nas clulas C33:J33 Considerou o total de pessoas entre 15 a 39 anos. Nas clulas C34:J34 Considerou o total de pessoas maiores que 39 anos. 2.6: Da Gerao Automtica dos Grficos Resultados da Investigao A gerao de grficos inicia-se pela seleo dos dados desejados. Clica-se nos respectivos cones. clula Resultados!D12. Em Resultado!D12 o total de pessoas com capacidade

14

Podem se gerar neste exemplo os seguintes grficos. Distribuio do Perfil dos Entrevistados. Distribuio por Faixa Etria dos Entrevistados. Distribuio da Capacidade Volumtrica Pulmonar Pelo Sexo. Distribuio da Capacidade Volumtrica Pulmonar Pela Prtica Esportiva. Distribuio da Capacidade Volumtrica Pulmonar Pelos Hbitos do Tabagismo. Distribuio da Capacidade Volumtrica Pulmonar Pela Faixa Etria Distribuio da Faixa Etria Pela Capacidade Pulmonar Como exemplo, usa-se a construo do grfico da Distribuio da Capacidade Volumtrica Pulmonar Pelos Hbitos do Tabagismo. Selecione os valores correspondentes e click sobre o cone do grfico.

Escolha uma das opes das formas grficas. Selecione Mover Grfico. Selecione Nova Planilha.

15

Utilize as ferramentas das barras de tarefas para formatar a apresentao grfica. (Selecionar Dados; Layout Rpido; Legenda, Rtulo de Dados, Tamanho e Cores das Fontes, Cores das Barras/Setor do Grfico).

Aps a construo das planilhas com suas formataes, layout, frmulas percebeu-se que possvel constru-las antes mesmos do lanamento dos dados. Novas planilhas foram criadas para outras investigaes com seus respectivos critrios e suas respectivas frmulas. Desta maneira o processo torna-se dinmica, pois a cada lanamento de dados pode-se observar o preenchimento automtico da tabela, como a variao nos grficos.

16

3 Consideraes Finais O desafio lanado durante as aulas do Projeto Tcnico Cientfico fez mover grupo de estudantes e professores de diversas reas do conhecimento para ento propor frmulas e condies. A vivncia e os saberes permitiram congregar conhecimentos da matemtica em sua lgica da condicional, seja da probabilidade seja da matriz. Esta composio garantiu o sucesso do desafio. Um saber importante para os cdigos critrios foram os nmeros primos no repetidos. Por motivos da limitao do nmero de pginas e a grande quantidade de informaes consideradas vlidas, o presente artigo enriquece os procedimentos da planilha nos apndices. Os resultados desta investigao possibilitaram a organizao dos dados de entrevista de opinio e a experimentao em seus vrios critrios pr-estabelecidos podendo ser lanados diretamente na planilha eletrnica e assim por meio das frmulas compostas gerarem tabelas e grficos simultaneamente permitindo uma melhor anlise dos resultados quantitativos e qualitativos.

4 Referncias CAMPOS, A. et al. in: So Paulo (Estado) Secretaria da Educao. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas. Atividades de Biologia. Volume 1 - Ecologia Coord Norma Maria Cleffi. So Paulo. SE/CENP. 1980. CEETPS: Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza. Atualizao da Proposta de Currculo Por Competncia Para o Ensino Mdio do Centro Paula Souza. So Paulo. 2011. Disponvel em < http://www.etecitaquera.com.br/tcc/ATUALIZACAO_DA_PROPOSTA_DE_CURRICU LO_COMPETENCIA_ENSINO_MEDIO_2012.pdf >. Acessado em: 24 de abril de 2012. CHEIDA, L. E. Biologia Integrada: Manual do Professor. So Paulo. FTD. 2002. COOPERATIVA TCNICO EDUCACIONAL (CTE) Programa de Educao Continuada Cincia: Mdulo II: O Corpo Como Sntese de Mundo. 2 Encontro. Secretaria de Estado da Educao: Delegacia de Ensino: Barueri, Carapicuba, Cotia, Itapecerica da Serra, Itapevi, 1 de Osasco, 2 de Osasco e Taboo da Serra. So Paulo. 1997. Ministrio da Educao. Secretaria da Educao Mdia e Tecnolgica. PCN MAIS: Ensino Mdio. Orientaes Curriculares aos Parmetros Curriculares Nacionais, (s/d), Disponvel em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf >. Acesso em: 30 de junho de 2010.

18

APNCIDE Apndice 1: Intervalos e Critrios para a frmula PROC.


[=PROC(Dados!C5;'Tabelas e Frmulas'!$K$6:$K$21;'Tabelas e Frmulas'!$L$6:$L$21)].
A capacidade volumtrica est sob as seguintes categorias: A categoria A: de 10 ml at 499 ml. A categoria B: de 500 ml at 999 ml. A categoria C: de 1000 ml at 1999 ml. A categoria D: de 2000 ml at 2999 ml. A categoria E: de 3000 ml at 3999 ml. A categoria F: de 4000 ml at 4999 ml. A categoria G: de 5000 ml at 5999 ml. A categoria H: de 6000 ml at 10000 ml. Na tabela os dados localizam-se K6:K21 intervalo que define o volume da capacidade volumtrica em militros (ml) e L6:L21 as respectivas categorias.

Apndice 2: Intervalos e Critrios para a frmula PROC.


Na tabela os dados localizam-se K26:K31 intervalo que define a faixa etria do entrevistado (em Anos) e L26:L31 as respectivas classes. Classe C: Menores que 15 anos (Crianas); Classe J: Entre 15 aos 39 anos (Juventude); Classe S: Maiores que 39 anos (Senil).

Apndice 3: Modelo da Planilha Resultados

19

Apndice 4: Resultado aps incluso das respectivas frmulas.

Apndice 5: Layout da planilha Porcentagem

Anda mungkin juga menyukai