Anda di halaman 1dari 25

CURSO 014859/11 RIO BRANCO 3 AVALIAO

Aluno: Josu da Silva Santos Matricula: 3411200581 Curso/Turma: 014859/11 Turma 01 CGC Cidade: Rio Branco - AC

Rio Branco Acre Junho de 2012

Gerente de Cidades Rio Branco-AC

Contextualizao: Cenrio Econmico, Poltico e de Gesto em Pestanpolis

O Municpio de Pestanpolis possui uma populao de 185.551 habitantes e cinco bairros. A vocao econmica deste Municpio est voltada para algumas reas especificas, em cada um dos cinco bairros, a saber: editorao no bairro de Mirandpolis, artesanato no bairro da Sade, Produo de filmes de curta e longa metragem no bairro Vila das Mercs, equipamentos de Radiologia no bairro Ponte e forte atividade ligada comrcio e prestao de servios no Centro.

No cenrio da articulao poltica, alm destas demandas, o Prefeito Claro Pestana depende de dois votos para obter a maioria na Cmara Municipal, e h a tendncia do Ministrio Pblico colocar em juzo a maioria das aes da Prefeitura, principalmente aquelas voltadas ao uso e parcelamento do solo e aquelas voltadas ao meio ambiente, e a Juza Angelina Jordo ter despachado a maioria das aes contrariamente ao Prefeito. Ento, deve-se pensar urgentemente em aes voltadas para o Planejamento Urbano, bem como para um desenvolvimento urbano sustentvel. Alm disso, o Municpio apresenta um quadro poltico instvel, ou seja, existem denncias de nepotismo na atual administrao, fora o cenrio acima descrito. Alm disso, temos problemas na Comunicao Social, baixa qualidade dos indicadores de educao e saneamento bsico, problemas na Poltica de Gnero, denncias de corrupo e enriquecimento ilcito. Alm de problemas de pessoas da cidade com a Violncia Poltica durante o perodo militar, incluindo desaparecimentos. Desse modo, iremos analisar essas diversas questes, luz das disciplinas estudadas no mdulo, a saber: Cincia Poltica, tica na Administrao Municipal , Cidadania, Terceiro Setor e Responsabilidade Social e Gnero e Polticas Sociais.

Gerente de Cidades Rio Branco-AC

1. Anlise da gesto de Pestanpolis luz da Cincia Poltica

A perspectiva da Cincia, ou propriamente a Cincia implica, segundo inumerveis autores, a tomada de determinada ordem de fenmenos, em cuja pluralidade se busca um princpio de unidade, investigando-se o processo evolutivo, as causas, as circunstncias, as regularidades observadas no campo fenomenolgico (BONAVIDES,2000, p.26). Analisando a Cincia como vocao, Weber (1968) afirma que na atualidade criou-se o habito de falar insistentemente numa cincia sem pressupostos, para ele isso ir depender, sempre e primeiramente da validade das regras da lgica e da metodologia, constituidoras dos fundamentos gerais de nossa orientao no mundo. E considerando a questo dos pressupostos, a cincia implica que o resultado a que o trabalho cientifica leva importante em si mesmo, quer dizer, merece se conhecido. Na poca da anlise, a Poltica no possua um lugar de destaque entre as cincias do conhecimento:
costume dizer, e eu concordo que a poltica no tem seu lugar nas salas de aulas das universidades. A poltica est mais do que nunca, deslocada. Certamente, uma coisa tomar uma posio poltica pratica, e outra coisa analisar cientificamente as estruturas polticas e as doutrinas dos partidos. Se, numa reunio publica, discute democracia, no se faz segredo da posio pessoal adotada e a necessidade de tomar partido de maneira clara se impe, ento, como um dever maldito.

Em sua anlise, Weber contrape Cincia e Poltica afirmando que na atualidade, a cincia uma vocao alicerada na especializao e posta a servio de uma tomada de conscincia de ns mesmos e do conhecimento das relaes objetivas. A cincia no produto de revelaes, tampouco graa que um profeta ou um visionrio houvesse recebido para assegurar a salvao das almas. A esfera da Poltica irracional, influenciada pela paixo e a esfera da cincia racional, imparcial e neutra. O homem poltico apaixona-se, luta, tem um principio de responsabilidade de pensar as conseqncias de seus atos. O poltico entende por direo do Estado, tem uma relao mutua de fora, capacidade de impor sua vontade a demais pessoas e grupos polticos. J o cientista deve ser neutro, amante da verdade e do conhecimento cientifico, no deve emitir opinies e sim pensar segundo os padres cientficos, deve fazer cincia por vocao.

Gerente de Cidades Rio Branco-AC

Weber entende, portanto, a Poltica como um conjunto de esforos feitos visando participao no poder ou a influncia na diviso do poder.
De modo geral, essa definio corresponde ao uso corrente do vocbulo. Quando de uma questo se diz que poltica, quando se diz de um ministro ou funcionrio que so polticos, quando se diz de uma deciso que foi determinada pela poltica, necessrio entender, no primeiro caso, que os interesses de diviso, conservao ou transferncia do poder so fatores essenciais para que se possa esclarecer aquela questo. No segundo caso, impem-se entender que aqueles mesmos fatores condicionam o campo de atividade do funcionrio em estudo, bem como, no ultimo caso, determinam a deciso. Qualquer homem que se entrega a poltica aspira ao poder seja porque o considere como instrumento a servio da consecuo de outros fins, ideais ou egostas, seja porque deseje o poder pelo poder para gozar do sentimento de prestigio que s o poder confere (WEBER, 1968, p. 58)

Na tica weberiana, portanto, a Poltica no goza do mesmo status da Cincia, mas podemos entender a partir de seu pensamento, que a juno entre uma especialidade, entre a Cincia e a Poltica desejvel para o avano das decises polticas. Antes de adentramos na discusso acerca do conceito de Cincia Poltica, importante elencarmos as distines que Weber faz das diversas formas de exerccio do poder, da dominao. Weber define primordialmente trs razes internas que justificam a dominao, existindo, consequentemente, trs fundamentos da legitimidade. Inicialmente, a autoridade do passado eterno, ou seja, dos costumes justificados pela validez imemorial e pelo hbito, enraizado nos homens, de respeit-los. Assim se apresenta o poder tradicional, que o patriarca ou senhor de terras exercia antigamente. Em segundo lugar, existe a autoridade que se baseia em dons pessoais e extraordinrios de um individuo (carisma) devoo e confiana estritamente pessoais depositadas em algum que se diferencia por qualidades prodigiosas, por herosmo ou por outras qualidades exemplares que delem fazem o chefe. Desse jeito o poder carismtico, exercido pelo profeta ou no domnio poltico pelo dirigente poltico eleito, pelo soberano escolhido por meio de plebiscito, pelo grande demagogo ou pelo dirigente de um partido poltico. Em suma, existe a autoridade que se impe pela legalidade, pela crena na validez de um estatuto legal e de uma competncia positiva, estruturadas e regras racionalmente estabelecidas ou, em outras palavras, a autoridade fincada na obedincia, que reconhece obrigaes concernentes ao estatuto estabelecido. Assim o poder, tal qual o exerce o
Gerente de Cidades Rio Branco-AC

servidor do Estado atualmente e como o exercem todos os detentores do poder que dele se aproximam sob esse aspecto. (WEBER, 1968). importante distinguir dois momentos em relao investigao poltica durante a histria: a passagem de uma abordagem normativa para uma abordagem emprica da poltica. O que chamamos de abordagem normativa distingue-se caracteristicamente por uma Filosofia Poltica, onde Scrates, Plato e Aristteles, principalmente este ltimo, so os precursores de uma investigao filosfica sobre a poltica que ter como tarefa precpua a teorizao da tima repblica, ou seja, do modelo ideal de Estado. No apenas os gregos, mas pensadores medievais, tais como Agostinho e Toms de Aquino, e mesmo modernos, a exemplo de Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau e Kant, tambm constituram essa vertente do pensamento poltico normativo (ALBUQUERQUE, XXXX). Apesar dessa passagem da abordagem normativa para abordagem emprica da Poltica ter se dado de maneira gradual, uma mudana fundamental no sentido da construo de uma investigao mais emprica da poltica se deu com Maquiavel, pensador florentino da Renascena que lanando mo da observao como mtodo, acresceu-lhe um elemento que redundaria numa mudana fundamental. O Prncipe uma obra elaborada a partir do estudo da poltica na Antiguidade, onde o poder foi frequentemente tomado, mantido e perdido segundo os meios apontados por Maquiavel. Revoluciona a Teoria do Estado e da Conspirao e cria as bases da Cincia Poltica. Em o Prncipe, Nicolau Maquiavel elabora uma teoria realista e sistemtica, separando a tica individual da tica do Estado (fundada na noo do bem comum). Essa distino cada vez maior entre Poltica e Moral, a nosso ver, entre Filosofia Poltica (condio tima, aquilo que deve ser) e a Poltica (descrever o Poder Poltico factualmente) ir abrir caminho para abordagens empricas cada vez mais aliceradas em uma metodologia indutiva: Montesquieu, Tocqueville, Marx e Comte so pensadores que contribuiro enormemente nesse sentido.

As ltimas dcadas do sculo XIX e mais propriamente o sculo XX, constituem o momento da construo, desenvolvimento e consolidao da Cincia Poltica como cincia positiva. O que precede imediatamente a isso uma construo de vrias abordagens dos fenmenos polticos atravs de outras disciplinas tais como Gerente de Cidades Rio Branco-AC

a filosofia poltica, a sociologia poltica, a economia poltica, a histria poltica, o direito poltico. Assim, de acordo com Fernandes (1995:29) O que constitua a Cincia Poltica passa a pertencer prioritariamente a outras cincias ento mais evoludas e, por consequncia, em melhor situao para promoverem o estudo e fazerem progredir o conhecimento. Ainda segundo ele, esse o momento em que 1 a Cincia Poltica cede o seu lugar s cincias polticas.

No enfoque do autor supramencionado, o surgimento de uma investigao efetivamente cientifica da Poltica situa-se no sculo XX, somente nele as metodologias e as tcnicas mais rigorosas das cincias comearam a ser utilizadas pelos que se debruam sobre a problemtica poltica, principalmente, na Amrica. O autor analisa duas abordagens fundamentais para desenvolvimento da Cincia Poltica como uma investigao emprica do fenmeno poltico, quais sejam o behaviorismo e o neoinstitucionalismo. Essas duas abordagens, relacionando-se a Cincia Poltica, podem ser resumidades da seguinte maneira:

a) As questes centrais da abordagem behaviorista da cincia poltica , em primeiro lugar, investigar o comportamento dos grupos, dos processos e dos sistemas dentro dos quais os comportamentos podem ser explicados; em segundo lugar, tratar de um novo conjunto de tcnicas cientficas que devem ser adotadas e acompanhadas das explicaes tericas; e, em terceiro lugar, descobrir, explicar e confirmar o delineamento de um sistema poltico pluralista;

b) O novo institucionalismo constitui uma perspectiva terica da Cincia Poltica que surge nas ltimas dcadas do sculo passado em reao ao behaviorismo. Diversamente do institucionalismo clssico (que se caracteriza por uma tradio formal legalista que leva em considerao instituies polticas tais como, as legislaturas, o sistema legal, os partidos polticos, o Estado, etc.), o novo institucionalismo incorpora no apenas estruturas formais, mas tambm as informais tais como as normas e os papis. Suas principais caractersticas so: a) muda o foco das instituies formais para as informais; b) das organizaes para as regras; c) de uma concepo esttica, para uma concepo dinmica da sociedade; d) de uma concepo holstica para uma concepo desagregada das instituies.

ALBUQUERQUE Armando, CINCIA www.armandoalbuquerque.kit.net/

POLTICA:

UMA

INTRODUO.

Disponvel

em

http://

Gerente de Cidades Rio Branco-AC

Considerando a anlise aqui proposta, ou seja, de verificarmos em que medida os preceitos da Cincia Poltica esto sendo seguidos pela administrao de Pestanpolis, iremos abordar agora a tendncia moderna de profissionalizao poltica do Legislativo. Os processos de modernizao poltica passam, sobretudo por uma crescente diferenciao do Sistema Poltico face s outras esferas sociais. No entendimento de Freire (2001) isso se d por uma crescente autonomia do Sistema Poltico face sociedade envolvente, seja atravs da criao de normas prprias pra regular as suas atividades, seja pela profissionalizao de seus membros. Para esse autor, a profissionalizao poltica dos parlamentares, representa tambm um processo de certa maneira contraditrio face aos ideais democrticos de maior inclusividade. Assim, parafraseando Best e Cotta (2000), Freire (2001) afirma que a profissionalizao poltica representa certo fechamento do acesso s carreiras polticas, e por isso, colide com o ideal de incrementar as possibilidades de participao poltica e a abertura do acesso a cargos pblicos. Di Martino (2010) Logo vale perguntar: onde andaro os polticos profissionais? Essa questo torna-se relevante uma vez que a produo recente sobre recrutamento poltico sugere que, no Brasil, a ampliao dos instrumentos formais da democracia, especialmente a liberalizao e o aumento da competio para ingresso na carreira poltica, estaria se revelando antittica reteno no Parlamento dos polticos profissionais, compreendidos, nos termos weberianos, por profissionais que vivem da e para a poltica; e no personagens que fazem da poltica uma atividade descartvel. Percebemos, nessa cobrana maior por polticos profissionais que o que se almejava era encontrar incentivos institucionais que possibilitassem a emergncia de um Legislativo orientado para questes programticas, capaz de produzir uma sntese entre as demandas sociais e a agenda do Executivo. Codato (2008) entende que no foi preciso esperar pelas descobertas da Cincia Poltica da segunda metade do sculo XX para afirmar que "interesses polticos" no so sempre e em todos os casos - a converso, em outra esfera, de interesses sociais. Assim como h uma profisso poltica, com seus cdigos prprios, h interesses

especificamente polticos, sendo ambos a confisso da autonomia do poltico (i.e., o

Gerente de Cidades Rio Branco-AC

espao social), da autonomia da poltica (a prtica social) e da sociologia especfica que governa e dirige essa prtica. Na Administrao Pblica, seja ela no mbito municipal, estadual ou federal a profissionalizao tem se mostrado bem mais premente, ou seja, os mecanismos institucionais para implementao de uma tendncia gerencial tem sido bem mais eficazes. Evidentemente, esse fator deve-se ao cenrio de demandas crescentes e recursos escassos, que requer um corpo tcnico e poltico preparados para uma Administrao Pblica cada dia mais profissionalizada. Essa tendncia, apesar de estar se evidenciado contemporaneamente e somente agora alcanando as administraes pblicas municipais, remete chamada Nova Administrao Pblica que voltada para voltado para a eficincia, a eficcia e a efetividade do aparelho do Estado, com foco em resultados:
A Nova Administrao Pblica ou revoluo gerencial um dos movimentos mais recorrentes e atualmente discutidos em todo o mundo, tendo surgido na segunda metade do sculo XX como alternativa para superar os problemas causados pelas chamadas buropatologias estatais associado incapacidade de os governos atuarem com eficcia, eficincia e efetividade em determinados 2 setores da economia (p.12) .

Nesse modelo de Administrao, a gesto de pessoas e aquisio de conhecimento por parte do servidor essencial para o exerccio das funes pblicas de sua responsabilidade. Essa percepo, no adentrou a Administrao Pblica por acaso. Atualmente, com a competio e a mudana cada vez mais aceleradas, as demandas acerca das responsabilidades gerenciais crescem e este investimento em educao tende a aumentar, medida que as organizaes passaram a enxergar nas experincias de desenvolvimento em sala de aula uma alternativa de desenvolvimento das competncias dos gestores.3 Frente s essas novas tendncias, tanto no Legislativo quanto no Executivo, diversos vcios ainda permanecem na Administrao Pblica como um todo, estes so
2

Confederao Nacional dos Municpios CNM. Nova Administrao Pblica: Gesto Municipal e Tendncias Contemporneas / Confederao Nacional dos Municpios Braslia : CNM, 2008. 3 ANTONELLO, Cludia Simone and RUAS, Roberto. Formao gerencial: ps-graduao lato sensu e o papel das comunidades de prtica. Rev. adm. contemp. [online]. 2005, vol.9, n.2, pp. 35-58. ISSN 19827849. Gerente de Cidades Rio Branco-AC

estudados pela Cincia Poltica. Iremos tratar aqui de alguns relacionados aos problemas ocorridos em Pestanpolis. O Patrimonialismo vem sendo estudo a bastante tempo pela Cincia Poltica, caracterizado por uma confuso entre o pblico e o privado, a falta de separao entre a esfera pblica e esfera privada. Uma das suposies fundamentais a respeito do Estado Moderno a separao entre o pblico e o privado. Esta concepo emergiu na Europa ocidental com o pensamento liberal, foi incorporada pelos diversos socialismos, encontra-se formalmente vigente na totalidade dos pases europeus e nas Amricas. O patrimnio estatal, agora pblico, dissociou-se dos seus governantes e funcionrios, cujos recursos eram indistintos em relao aos do Estado ou advinham da explorao daquelas posies e cargos como prebendas que lhes permitiam extrair benesses pessoais.4
Patrimonialismo a substantivao de um termo de origem adjetiva: patrimonial, que qualifica e define um tipo especfico de dominao. Sendo a dominao um tipo especfico de poder, representado por uma vontade do dominador que faz com que os dominados hajam, em grau socialmente relevante, como se eles prprios fossem portadores de tal vontade, o que importa, para Weber, mais que a obedincia real, o sentido e o grau de sua aceitao como norma vlida tanto pelos dominadores, que afirmam e acreditam ter autoridade para o mando, quanto pelos dominados, que creem nessa autoridade e interiorizam seu dever de 5 obedincia.

No Brasil, alguns tericos afirmam que a histria da corrupo, inicia-se com o patrimonialismo ibrico, outra linha a segunda acredita que a ausncia de uma histria feudal seria o passo inicial para a falta de separao entre a esfera pblica e a privada, sendo similar ao patrimonialismo oriental. A obra Os Donos do Poder Formao do Patronato Poltico Brasileiro, de Raymundo Faoro, traz como tema central uma explicao para as mazelas do Estado e da nao brasileiros: a estrutura de poder patrimonialista estamental plasmada historicamente pelo Estado portugus, posteriormente congelada, transplantada para a colnia americana, reforada pela transmigrao da Corte lusa no incio do sculo XIX e transformada em padro a partir do qual se organizaram a Independncia, o Imprio e a Repblica no Brasil.6 A elite brasileira completamente enraizada com o patrimonialismo se relaciona com os fenmenos do coronelismo e clientelismo, constituintes da base histrica do
4

Campante, Rubens Goyat. O Patrimonialismo em Faoro e Weber e a Sociologia Brasileira. DADOS Revista de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 46, n 1, 2003, pp. 153 a 193. 5 Idem; 6 Campante, Rubens Goyat. O Patrimonialismo em Faoro e Weber e a Sociologia Brasileira. DADOS Revista de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 46, n 1, 2003, pp. 153 a 193. Gerente de Cidades Rio Branco-AC

populismo e do assistencialismo brasileiro. Ambos esto completamente ligados ao desenvolvimento do pas, pois originalmente sempre a elite controlou a economia de mercado. No caso de Pestanpolis, os preceitos da Cincia Poltica, tais como orientao para o bem comum e sobreposio do interesse pblico ao interesse privado no esto sendo observados, havendo mais uma tendncia ao patrimonialismo, ou seja, existe uma confuso dos interesses privados com a Coisa Pblica, sem respeito aos princpios republicanos. A nomeao direta ou indireta de parentes, a contratao de ONG pertencente a parentes, enriquecimento ilcito, peculato e diversos outros crimes e atos irregulares, que alm de serem moral e eticamente inadequados, no se orientam pelos princpios de uma Poltica sria, entendida em sua definio cientifica.

2. tica na Administrao Municipal de Pestanpolis A preocupao recente com a tica est associada ao reconhecimento dos efeitos perversos que a corrupo acarreta sobre o sistema econmico, a governana pblica e a legitimidade das instituies do Estado, como vimos, existe uma herana histrica, no Brasil, que aponta o patrimonialismo ibrico, ou seja, a falta de separao entre o pblico e privado que existe alm-mar, em Portugal e que veio junto com a colonializao, como um dos fatores iniciais dessa cultura da corrupo. Podemos entender:
A tica (do grego ethos) e a moral (do latim mos) so termos que, etimologicamente, significam a mesma coisa, isto , denotam um conceito similar a costume ou hbito. Mas, como marco de estudo cientfico, haveremos de situar a tica como uma das disciplinas, ou ramos, da filosofia geral, que tem por objeto o estudo da moral. Essa concepo, portadora de maior apelo tcnico e cientfico, percebida inclusive nas definies usadas hodiernamente por nossos dicionrios, que estabelecem ser a tica a Parte da filosofia que aborda os fundamentos da moral e a moral como aquilo que est de acordo com os bons 7 costumes.

Weber, analisando questes relacionadas a tica afirma que h uma antinomia entre a tica da convico (Gesinungsethik) e a tica da responsabilidade (Verant wortungsethik). A primeira fundamenta a ao do indivduo num valor sem tomar em considerao as consequncias; a segunda encara a ao unicamente segundo a relao entre meios eficazes e fins prosseguidos. O pacifista que recusa ir guerra em conformidade com a sua conscincia e com uma representao global do mundo incontestvel enquanto ele acreditar que assim pode mudar o mundo. O poltico que, para atingir um objectivo nacional,
7

LIMA JUNIOR, Oswaldo Pereira de (2010). Revista Cincias Humanas Universidade de Taubat (UNITAU) BRASIL VOL. 3, N. 1. Gerente de Cidades Rio Branco-AC

utiliza meios eficazes, mesmo reprovados pela moral, age segundo a tica da responsabilidade. 8

Modernamente, o Estado Nacional tem emergido como o grande rbitro de um cdigo de regras, pois, mesmo moldando o comportamento de toda sociedade, a tica e a moral instituda a partir do mundo trabalho, no possua fora motriz suficiente para se fazer valer por si mesma, havia que se estabelecer um ordenamento jurdico-poltico que seja capaz de modelar e legislar sobre todas as possveis questes que surgiram desse modelo. Essa organizao ficou a cargo do Estado Nacional e se constituiu por meio do arcabouo jurdico-poltico-administrativo tendo como modelo burocrtico o tipo ideal de sua criao e manuteno.9 Na anlise do referido autor, a emergncia do novo paradigma que pauta na integrao econmica em nvel global, o Estado tem requerido para suas instituies novos valores. A perspectiva de aumentar sua abrangncia at que essa nova tica se torne assente com valores de toda a sociedade. Esses valores por sua vez, intentam fortalecer e seus princpios coletivos.10 Relacionando tica e servio pblico vemos que
Quando comeamos a refletir sobre um comportamento tico, de imediato nos deparamos com dilemas, por exemplo, a exigncia, por um lado, de regras para o servidor pblico baseadas em valores coletivos e universais e por outro percebermos a constituio de sujeitos atomizados, individualizados, numa sociedade que nivela as relaes e sentimentos tendo como parmetro as relaes de mercado competio individualizada e o enfraquecimento do 11 coletivo como entidade moralizante e reguladora.

Logo, existe a necessidade lgica de um cuidado maior para com a coisa pblica. A administrao pblica, portanto, representada por seus agentes pblicos, tem em seu poder a capacidade de gerir o Estado e, consequentemente, de ditar as regras e os caminhos que sero tomados para que se perfaam os seus objetivos institucionais. A consecuo do bem comum passa, portanto, pela noo de quais so valores adotados e entendidos como corretos pela populao em geral, bem tambm por aquilo que pode ser considerado como aes corretas Administrao na qualidade de gestora de patrimnio alheio.12

8 9

Weber (1921b, 1922b) in Aron, Raymond. Dicionrio de Sociologia. Mendes, Annita Vallria Calmon, tica na administrao pblica federal: a implementao de comisses setoriais: entre o desafio e a oportunidade de mudara o modelo de gesto. Braslia: FUNAG, 2010. P: Il. 10 Idem; 11 Ibidem; 12 LIMA JUNIOR (2010) Oswaldo Pereira de Lima Junior. REVISTA CINCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE DE TAUBAT (UNITAU) BRASIL VOL. 3, N. 1, 2010. Gerente de Cidades Rio Branco-AC

Conforme sublinha o autor, a consecuo do bem comum passa pela noo de quais so os valores adotados e entendidos como corretos para a Administrao Pblica, isso cria a necessidade de um conjunto de normas e regras que disciplinem a conduta do agente pblico na gesto do patrimnio alheio. Transportando-se os valores ticos lgica profissional administrativa, podemos vislumbrar a construo de um modelo tico prprio ao Poder Pblico com esteio na premissa de atender e observar sempre o bem-comum. O agente pblico tem por objetivo laborar em prol do interesse coletivo. E o interesse coletivo respeitado em uma sociedade pluralista como a nossa por meio da concretizao de atos que venham, da melhor forma, estabelecer a harmonia entre os diversos grupos que fazem parte do Estado.13
Os valores ticos, como se sabe, no so dados uma vez por todas nem so universais nem absolutos. Atualmente, em virtude da elevao do nvel de conscincia poltica e da informao disponvel no que se refere ao interesse pblico e ao uso do dinheiro do contribuinte, h como que uma exigncia geral de que a moralidade, a legalidade, a impessoalidade, a publicidade e a eficincia (fazer mais com menos, more with less) devem prevalecer como princpios norteadores da conduta dos agentes de polticas pblicas e gestores governamentais, princpios esses que em nosso ordenamento possuem dignidade constitucional, constantes do art. 37 da CF, que em seu 4. comina pena aos atos de improbidade de suspenso dos direitos polticos, perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e a obrigao de ressarcir o errio. A leso moralidade administrativa constitui fundamento inequvoco para a anulao do ato lesivo ao patrimnio pblico mediante Ao Popular prevista no art. 5., inciso LXXIII, da CF.

Para os fins propostos no trabalho, cabe analisar o que o ordenamento jurdico ptrio diz sobre enriquecimento sem causa, instituto legado pelo Direito Romano, principal fonte de nosso sistema jurdico que encontra-se capitulado nos arts. 884 a 886 do Cdigo Civil brasileiro, e na Lei 8. 429/1992. Segundo a Lei 8. 429/1992, os atos de improbidade administrativa encontram-se aglutinados em trs grupos distintos: os que importam enriquecimento ilcito (art. 9); os que causam prejuzo ao errio (art. 10); os que atentam contra os princpios da Administrao Pblica (art. 11). O art. 9 trata especificamente dos atos de improbidade administrativa que importam enriquecimento ilcito:
Art. 9. Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio

LIMA JUNIOR (2010) Oswaldo Pereira de Lima Junior. REVISTA CINCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE DE TAUBAT (UNITAU) BRASIL VOL. 3, N. 1, 2010.;
13

Gerente de Cidades Rio Branco-AC

de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1 desta Lei, e notadamente.

Dentre as situaes, o legislador enumera, nos incisos do art. 9, algumas situaes que configuram atos de improbidade administrativa que importam

enriquecimento ilcito, dentre eles destacamos:


I receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem mvel ou imvel, ou qualquer outra vantagem econmica, direta ou indireta, a ttulo de comisso, percentagem, gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico; VII adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico.

Em Pestanpolis, observamos que o Diretor de Aprovao de Edificaes, Armando Massa responsvel pelo aval dos empreendimentos imobilirios de mdio e grande, o referido Diretor responsvel pelo Aprov. Qualquer prdio para ser construdo precisa da liberao do Aprov e, aps a concluso, cabe ao mesmo rgo liber-lo aos moradores. O Diretor Armando Massa possui uma evoluo patrimonial incompatvel com o seu salrio. Existem acusaes de prevaricao, corrupo e formao de quadrilha, j que o Presidente da Cmara, Regis Nota, tambm possui uma evoluo patrimonial incompatvel com seus proventos. O caso do Diretor Armando Massa se enquadra nas situaes descritas que configuram ato de improbidade administrativa, pois possivelmente recebeu para si ou para outrem, dinheiro, bem mvel ou imvel, ou qualquer outra vantagem econmica, direta ou indireta, a ttulo de comisso, percentagem, gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies de sua responsabilidade. Da mesma sorte, se enquadra na segunda situao, em que o agente pblico adquiriu em funo de seu cargo, nesse caso especfico, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do seu patrimnio ou renda.

Comprovada a ao delituosa do Diretor Armando Massa, conforme estabelece a Lei 8. 429/1992 em seu Art. 9 (enriquecimento ilcito):

Gerente de Cidades Rio Branco-AC

1. Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio; 2. Ressarcimento integral do dano, quando houver; 3. Perda da funo pblica; 4. Suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos; 5. Pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial; 6. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou recebe benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos.

O Presidente da Cmara, Regis Nota, tambm possui uma evoluo patrimonial incompatvel com seus proventos, nesse caso, o Decreto-Lei n 201 de 27 de fevereiro

de 1967 que dispe sobre a responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores, e d outras providncias. Esse Decreto estabelece, em seu Art. 1 alguns casos em que podem se enquadradas as atitudes do Vereador:

I - apropriar-se de bens ou rendas pblicas, ou desvi-los em proveito prprio ou alheio; Il - utilizar-se, indevidamente, em proveito prprio ou alheio, de bens, rendas ou servios pblicos; Ill - desviar, ou aplicar indevidamente, rendas ou verbas pblicas;

No caso do Presidente da Cmara de Vereadores de Pestanpolis, comprovados os crimes, o art.1, inciso VII do supramencionado decreto, dispe que estes so crimes de ao penal pblica que acarretam, alm da pena de priso, a perda do cargo e a inabilitao, pelo prazo de cinco anos, para exerccio de cargo ou funo pblica, eletivo ou de nomeao, a teor dos artigos 1 e 2 da legislao in fine. Relacionando tica e Administrao Pblica em Pestanpolis, outro caso deve ser analisado: os seguintes secretrios so, de forma direta e/ou indireta, parentes do Prefeito: Secretario de Governo, Esprito Santo da Ponte, Secretaria de Educao, Maria Anglica Evangelista e o Secretrio de Fazenda, Manoel do Carro Forte. O nepotismo, segundo explica o Ministro do STF, Ricardo Lewandowski, "tem origem no latim, derivando da conjugao do termo nepote, significando sobrinho ou

Gerente de Cidades Rio Branco-AC

protegido, com o sufixo "ismo", que remete idia de ato, prtica ou resultado"14. Nepotismo, portanto:
O favorecimento dos vnculos de parentesco nas relaes de trabalho ou emprego. As prticas de nepotismo substituem a avaliao de mrito para o exerccio da funo pblica pela valorizao de laos de parentesco. Nepotismo prtica que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilgios em funo de relaes de parentesco e desconsidera a capacidade tcnica para o exerccio do cargo pblico. O fundamento das aes de combate ao nepotismo o fortalecimento da Repblica e a resistncia a aes de concentrao de poder que privatizam o espao 15 pblico.

No caso da nomeao de Agentes Polticos (Secretrios de Pestanpolis), existe distino entre os cargos em comisso e funo de confiana e os cargos polticos, a posio esposada pelo Ministro Ayres Britto no julgamento do citado RE n 579.951 emblemtica nesse sentido:
() quando o art. 37 refere-se a cargo em comisso e funo de confiana, est tratando de cargos e funes singelamente administrativos, no de cargos polticos. Portanto, os cargos polticos estariam fora do alcance da deciso que tomamos na ADC 12, porque o prprio Captulo VII da Administrao Pblica enquanto segmento do Poder Executivo. E sabemos que os cargos polticos, por exemplo, os de Secretrio Municipal, so de agentes do Poder, fazem parte do Poder Executivo. O cargo no nem em comisso, no sentido do art. 37. Somente os cargos e funes singelamente administrativos como penso so alcanados pela imperiosidade do art. 37, com seus lapidares princpios (sem 16 grifos no original). (BRASIL, RE n 579.951, 2008, p. 38).

Alguns autores, afirmam que as distines entre governo e administrao demonstram que, segundo o desenho institucional cunhado pelo Constituinte Originrio, os cargos pblicos (inclusive os de provimento em comisso) e as funes polticas (inclusive os cargos de natureza especial, a serem ocupados por Ministros de Estado, Secretrios de Estado e Secretrios Municipais) submetem-se a regimes jurdicos distintos. E essa distino autoriza concluir que as nomeaes para os cargos de agentes polticos no devem ser censuradas pelo s fato do nomeado ser parente de outro agente poltico, mesmo que do prprio nomeante.17

14

STF. RE 579951, Relator (a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI, Tribunal Pleno, julgado em 20/08/2008, REPERCUSSO GERAL MRITO DJe-202 DIVULG 23-10-2008 PUBLIC 24-10-2008 EMENT VOL02338-10 PP-01876. 15 Conselho Nacional de Justia in In: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5771&Itemid=668. 16 FILHO, Joo Trindade Cavalcante e LAGO, Rodrigo Pires Ferreira (2010). A vedao ao nepotismo e as nomeaes de agentes polticos: Uma anlise sobre a jurisprudncia do STF e a Smula Vinculante STF n13 in http://www.osconstitucionalistas.com.br/a-vedacao-ao-nepotismo-e-as-nomeacoes-de-agentes-politicos.
17

Idem; Gerente de Cidades Rio Branco-AC

A redao da Smula Vinculante n 13 foi elaborada nos seguintes termos: "A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica, investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana, ou, ainda, de funo gratificada na Administrao Pblica direta e indireta, em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal". Apesar da Smula Vinculante proibir o nepotismo, tanto direto quanto cruzado, existe uma a diferenciao entre funo de governo e funo administrativa, quanto a ntida distino de regime jurdico-constitucional entre agentes polticos e agentes administrativos, tem se que, por mais que possa se enquadrar em fraude lei ou o abuso de poder, no caso de nomeao parentes para os cargos de agentes polticos no viola os princpios constitucionais.

3. Cidadania, Terceiro Setor e Responsabilidade social em Pestanpolis

De incio importante apontar a distino conceitual entre as duas terminologias Estado e Nao. H neste caso divergncia de quem nasceu primeiro Estado ou a Nao? Para Maluf (2007)18, a Nao precede o Estado, podendo existir

independentemente deste. Citando Carr de Malberg, este autor afirma que a Nao um dos elementos formadores do Estado, sendo este constitudo por trs elementos: populao, territrio e governo. O Estado, de acordo com este, a nao politicamente organizada. A fuso da Nao e do Estado, de acordo com Nandy (2000)19 teve incio depois do Tratado de Wetflia, em 1648, na medida em que deu status de instituio formal ao conceito de Estado que emergia naquele continente. No entanto, segundo este mesmo autor, o conceito alcanou o poder que tem hoje com a Revoluo Francesa (1789), pois esta ligou a histria do Estado do Nacionalismo. O Nacionalismo passa a ser
18 19

MALUF, Sahid. Teoria Geral do Estado. 26 ed. So Paulo: Saraiva, 2007. NANDY, A. Estado. In: Sachs. W. (ed.) Dicionrio do desenvolvimento: guia para o conhecimento como poder. Petrpolis: Vozes, 2000. Gerente de Cidades Rio Branco-AC

considerado o melhor mecanismo capaz de garantir a estabilidade do Estado, freando qualquer sensao de insegurana. De acordo ainda com este autor,
Desde seu incio a construo de uma Nao um termo gentil para a homogeneizao cultural e ideolgica da populao de um pas tornou-se uma das metas, declarada ou no, do Estado Moderno. E, claro, sempre havia alguma minoria isolada que poderia ser excluda por esses Estados. Essas minorias s tiveram algum espao 20 prprio em umas poucas naes fragmentadas.

Assim se formaram os Estados Nacionais europeus, os quais, na realidade, no correspondiam a naes homogneas, mas agrupavam populaes de distintas origens tnicas, com diferentes graus de miscigenao, com distintas tradies e, s vezes, religies.21 O Estado Moderno se estabelece como uma comunidade humana que chama para si o monoplio legtimo da fora, da coao fsica legtima, dentro de seu prprio territrio. Logo, essa coao evidentemente, no o meio normal ou nico de agir do Estado, mas seu meio especfico.22 Modernamente, alguns tericos afirmam que de fato, no mbito internacional, os processos de globalizao (esgaramento de fronteiras) e de integrao (consrcio de Estados), levam os estudiosos a questionar a manuteno do paradigma de instituio poltica mantida na Idade Moderna. Internamente, aponta-se para um processo de recolhimento do Estado com a emergncia de outros atores capazes de desempenhar as tarefas das quais se incumbia at ento o ente estatal, sendo enaltecidas as noes de sociedade civil e de parceria com a iniciativa privada.23 Esses outros atores, que esto sendo incumbidos atualmente de desempenharem algumas tarefas antes incumbidas ao Estado vem sendo denominadas de Terceiro Setor,

[...] identificado como ente intermedirio entre o Estado e o mercado que atua, freqentemente, na proviso de bens de interesse de amplos segmentos da sociedade. Nesse conceito, esto includas tanto as instituies de cunho mais recente, como as organizaes no-governamentais (ONGs), que se destacaram
20 21

Idem; GUIMARES, Samuel Pinheiro. Nao, nacionalismo e Estado. Estudos Avanados 22 (62), 2008. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v22n62/a10v2262.pdf>. Acesso em: 31 de maio de 2009. 22 WEBER, Marx (2004). Economia e sociedade, vol. I e II. Braslia, DF: Editora Universidade de Braslia.
23

FERNANDES, Luciana de Medeiros. Reforma do Estado e terceiro setor. Curitiba: Juru, 2009. Gerente de Cidades Rio Branco-AC

durante a dcada de 80 por sua luta em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, como as fundaes e associaes mais identificadas com filantropia 24 empresarial e com movimentos sociais de base.

O que sabemos que nas ltimas dcadas, os brasileiros estiveram engajados no processo de redemocratizao do pas, buscando reformar o Estado e construir um modelo de gesto pblica capaz de torn-lo mais aberto s necessidades dos cidados brasileiros, mais voltado para o interesse pblico e mais eficiente na coordenao da economia e dos servios pblicos. O Processo de Reforma do Estado, conduzido pelo Governo Social liberal de Fernando Henrique Cardoso (FHC) em 1998 reestruturou o Aparelho de Estado, dividindo suas atividades em dois tipos25: a) as atividades exclusivas do Estado: a legislao, a regulao, a fiscalizao, o fomento e a formulao de polticas pblicas, que so atividades que pertencem ao domnio do ncleo estratgico do Estado, composto pela Presidncia da Repblica e os Ministrios (Poder Executivo), e que seriam realizadas pelas secretarias formuladoras de polticas pblicas, pelas agncias executivas e pelas agncias reguladoras; b) as atividades no-exclusivas do Estado: os servios de carter competitivo e as atividades auxiliares ou de apoio. No mbito das atividades de carter competitivo esto os servios sociais (e.g. sade, educao, assistncia social) e cientficos, que seriam prestados tanto pela iniciativa privada como pelas organizaes sociais que integrariam o setor pblico no-estatal. J as atividades auxiliares ou de apoio, como limpeza, vigilncia, transporte, servios tcnicos e manuteno, seriam submetidas licitao pblica e contratadas com terceiros.

O papel do Terceiro Setor, nesse sentido, caberia as atividades no-exclusivas do Estado, muito embora atualmente, em diversos pases, o TS mostra uma presena de vulto, em termos de recursos humanos e materiais, e vem se ampliando com os
24

Idem, 2009, p. 35; Ibidem, 2009, p. 38. Gerente de Cidades Rio Branco-AC

25

condicionamentos

que

as

transformaes

no

capitalismo

engendram

para

as

competncias do Estado Tradicional. No Brasil, considerando as assimetrias e dificuldades oriundas do processo de desenvolvimento desigual, com os enormes obstculos que o Estado enfrenta para implementar as polticas pblicas, so conhecidas as iniciativas que o referido Setor vem assumindo, com destaque para as reas da educao e da criana e adolescente, por exemplo. Desse modo, a designao Terceiro Setor aplica-se ao conjunto de iniciativas e organizaes privadas, baseadas no trabalho associativo e voluntrio, cuja orientao determinada por valores expressos em uma misso e com a atuao voltada ao atendimento de necessidades humanas, filantropia, direitos e garantias sociais. Damos destaque aqui ao papel que os grupos sociais desempenham ao apresentar para abordagem de questes relativas solidariedade e cooperao, ao papel da comunidade e da famlia e responsabilizao social por problemas econmicos, culturais, educacionais, de meio ambiente, de sade e de assistncia. Essa relativizao do papel do Estado e expressivo aumento numrico e em importncia das Organizaes do Terceiro Setor chama ateno para a questo da Cidadania no Brasil. Alguns estudiosos da Cidadania no Brasil afirmam que essa pode ser entendida por meio de trs dimenses: direitos civis (direito liberdade, propriedade e igualdade perante a lei); direitos polticos (direito participao do cidado no governo da sociedade voto) e direitos sociais (direito educao, ao trabalho, ao salrio justo, sade e aposentadoria). No Brasil no houve um atrelamento dessas trs dimenses polticas. O direito a esse ou quele direito, digamos liberdade de pensamento e ao voto, no garantiu o direito a outros direitos, por exemplo, segurana e ao emprego. No mesmo sentido, a agudizao dos problemas sociais no pas, nos ltimos anos, serve de apoio para o autor contrastar as dimenses dos direitos polticos, via sufrgio universal, com os direitos sociais e os direitos civis. A negao desses direitos, vez ou outra no Brasil, utilizada pelo historiador para dar sustentao sua tese de que se tem gerado

Gerente de Cidades Rio Branco-AC

historicamente neste pas uma cidadania inconclusa como na Inglaterra nos sculos XVIII e XIX.26 O autor observa que da passagem do perodo colonial independncia brasileira, o conjunto de direitos, civis, sociais e polticos, que poderiam gerar um Estado de cidados, praticamente inexistia. A prpria independncia no foi capaz de introduzir mudanas radicais no conjunto desses direitos. Apesar de constituir um avano no que se refere aos direitos polticos, independncia, feita com a manuteno da escravido, trazia em si grandes limitaes aos direitos civis. Houve, inclusive, retrocesso no que concerne aos direitos polticos, 59 aps a independncia, pois aos analfabetos no mais foi concedido o direito ao voto. A partir da, somente os mais abastados e letrados estariam aptos a participar do processo poltico.27 Aps 1985, quando da queda do regime militar, os direitos civis estabelecidos antes do regime militar, tais como a liberdade de expresso, de imprensa e de organizao, foram recuperados, embora muitos deles, a base da seqncia de Marshall, continuem inacessveis maioria da populao. Ainda assim, o cerne do problema longe permanece de ser cronolgico. A forma esdrxula como os direitos que do sustentao idia de cidadania tm sido introduzidos ou suprimidos no Brasil que faz a diferena. E muito embora os direitos polticos tenham adquirido amplitude nunca antes atingida a partir de 1988, a democracia poltica no resolveu os problemas mais urgentes, como a desigualdade e o desemprego. Permanecem os problemas da rea social e houve agravamento da situao dos direitos civis no que se refere segurana individual. Em Pestanpolis, considerando a necessidade de melhoria dos indicadores de educao e saneamento, bem como a necessidade da melhoria da comunicao institucional, houve a contratao da OSCIP EDUCAREPERTUTTI, dirigida por Valrio Pestana, com sede em Pestana Seca, municpio distante 2.827 km de Pestanpolis. No aludido caso pode ser analisado a luz do DECRETO N 7.203, DE 4 DE JUNHO DE 2010 que dispe sobre a vedao do nepotismo no mbito da administrao pblica federal.

26

CARVALHO, Jos Murilo de. 2005 (2001). Cidadania no Brasil o longo caminho. 7 ed. Rio de Janeiro : Civilizao Brasileira.
27

Idem, 2005, p. 212. Gerente de Cidades Rio Branco-AC

Podemos analisar o caso a luz da legislao federal, tendo em vista no haver em Pestanpolis legislao municipal ou estadual que verse sobre nepotismo. O Art. 7 do supramencionado decreto diz que
Os editais de licitao para a contratao de empresa prestadora de servio terceirizado, assim como os convnios e instrumentos equivalentes para contratao de entidade que desenvolva projeto no mbito de rgo ou entidade da administrao pblica federal, devero estabelecer vedao de que familiar de agente pblico preste servios no rgo ou entidade em que este exera cargo em comisso ou funo de confiana.

Quanto questo especfica da terceirizao de servios, no caso de Pestanpolis por meio da contratao de OSCIP Organizao Social de Interesse Pblico, tem-se que o art. 7 do normativo prev a necessidade de os editais de licitao para contratao de empresa terceirizada vedarem expressamente que "familiar de agente pblico preste servios no rgo ou entidade em que este exera cargo em comisso ou funo de confiana". Por mais que a legislao seja federal, deve-se observar os princpios expressos, e editar norma local para regular tal situao. Desse modo, no deve ser viabilizada a contratao da referida OSCIP, pois alm da distncia (se deveria priorizar os entes locais) a contrao vai de encontro aos princpios da moralidade e impessoalidade da Administrao Pblica, alm de estar expressamente vedado no mbito da Administrao Pblica Federal. Em relao ao Legislativo, tendo em vista a necessidade de das aes do legislativo de consultas pblicas que no possuem a devida e correta divulgao inclusive por inapropriado portal existente deve-se implantar o Sistema de Informaes ao Cidado SIC conforme estabelece a Lei Federal n 12.527, de 18 de novembro de 2011. Para os municpios a necessidade de processos eletrnicos integrados entre rgos pblicos via internet, frente aos constantes desafios sociais, financeiros e polticos nos municpios tm exigido dos seus gestores uma atuao mais competente para propiciar qualidade de vida adequada aos seus muncipes. Por outro lado, a participao dos muncipes na conduo do municpio uma necessidade inexorvel. Uma das formas para contribuir nesses desafios o planejamento estratgico trabalha do de forma

Gerente de Cidades Rio Branco-AC

coletiva, onde as informaes sistematizadas so pr-requisitos para as atividades de organizao das prefeituras e dos municpios.28 Essas demandas remetem cada vez mais necessidade de implementao de um Planejamento Estratgico da Tecnologia da Informao (PETI). O PETI pode ser entendido como um conjunto de ferramentas e tcnicas que possibilitam a definio de estratgias de ao ao longo de um perodo de aproximadamente um a trs anos, visando29: 1. Identificar os modelos de informaes municipais e os mapas de conhecimentos necessrios gesto da prefeitura ou municpio, para tomada de decises em todos os nveis (estratgicos, tticos e operacionais); 2. Estabelecer ferramentas de controle de qualidade, produtividade, efetividade, prazos e custos; 3. Elaborar plano de desenvolvimento (ou aquisio), implantao, implementao de sistemas de informao (estratgicos, de gesto e operacionais) e sistemas de conhecimentos; 4. Planejar recursos humanos; padronizar e simplificar a tecnologia da informao; 5. Planejar recursos da tecnologia da informao e 6. Identificar planos de ao imediatos e de curto prazo.

Como vimos os constantes desafios sociais, financeiros e polticos nos municpios tm exigido dos seus gestores uma atuao mais competente para propiciar qualidade de vida adequada aos seus muncipes, seja atravs dos servios diretos ou da adoo de solues de Tecnologia da Informao (TIs) para prestao de servios com agilidade, eficincia e baixos custos.

Em relao as trs famlias que desse de 1972 at hoje no sabem o paradeiro de maridos ou filhos que participaram de aes contra a ditadura militar de 1964, pois no conseguem informaes a respeito, a presidenta Dilma Rousseff afirmou
28

REZENDE, Denis Alcides. Planejamento de informaes pblicas municipais: sistemas de informao e de conhecimento, informtica e governo eletrnico integrados aos planejamentos das prefeituras e municpios. Rev. Adm. Pblica [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 505-536. ISSN 0034-7612. 29 REZENDE, Denis Alcides. Tecnologia da informao integrada inteligncia empresarial: alinhamento estratgico e anlise da prtica nas organizaes. So Paulo: Atlas, 2002. Gerente de Cidades Rio Branco-AC

que com a instalao da Comisso da Verdade, que o Brasil e as novas geraes merecem a verdade. Segundo Dilma, a comisso, que ter prazo de dois anos para apurar violaes aos direitos humanos ocorridas no perodo entre 1946 e 1988, que inclui a ditadura militar (1964-1985), no ser pautada pelo revanchismo e pelo dio.

Segundo a presidenta, a criao da Comisso da Verdade no foi movida pelo desejo de reescrever a histria. Para Dilma, a instalao da comisso a celebrao da transparncia da verdade de uma nao que vem trilhando seu caminho na democracia.
Ao instalar a Comisso da Verdade no nos move o revanchismo, o dio ou o desejo de reescrever a histria de uma forma diferente do que aconteceu, mas nos move a necessidade imperiosa de conhec-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibies.

4. Gnero e Polticas Sociais

No Brasil, ao longo do sculo XX, o acesso escola e outros servios foi ampliado para os grupos populacionais anteriormente excludos do processo educacional formal. Com isto, as mulheres passaram a ter maior acesso educao, o que se reflete em sua maior e melhor insero neste espao em comparao aos homens. Tal vantagem, no entanto, ainda no se reflete no mercado de trabalho e to amplamente em outros campos de lutas de gnero. O posicionamento de defesa de autonomia dos movimentos em geral, e das feministas em particular, como ausncia de relao com o Estado, favorecia a reproduo da privatizao do pblico, com um Estado defensor de supostos interesses gerais sem ancoragem nos interesses dispersos na sociedade. Nesta perspectiva, analisando alguns pressupostos tericos, as propostas de polticas pblicas devem ser forjadas nos movimentos ou na sociedade civil, portanto, fora do Estado, engendrando assim um carter democratizador do campo poltico institucional com demandas que se formam de fora para dentro do Estado. Isto no significa que a ao poltica dos movimentos e da sociedade civil se esgotam no mbito do Estado.

Gerente de Cidades Rio Branco-AC

Elas perpassam os diversos setores da Sociedade, passam pelo entendimento das desigualdades entre mulheres e homens bastante especfico cultura, classe e etnias e envolve um esforo consciente de entendimento e compromisso com mudana para enfatizar a necessidade de conscientizao e empoderamento coletivo. 30

O conceito de gnero foi incorporado pelo feminismo e pela produo acadmica sobre mulheres nos anos 1970 e, desde ento, tem sido interpretado de formas distintas por diferentes correntes do feminismo. Segundo Marlia Carvalho, o uso ainda hoje mais frequente do conceito o proposto pelo feminismo da diferena. Este rejeitou pressupostos do feminismo da igualdade, que afirmava que as nicas diferenas efetivamente existentes entre homens e mulheres so biolgicassexuais, e que as demais diferenas observveis so culturais, derivadas de relaes de opresso e, portanto, devem ser eliminadas para dar lugar a relaes entre seres iguais. Para as tericas e os tericos da diferena, o conceito de gnero remete a traos culturais femininos (ou, no polo oposto, masculinos) construdos socialmente sobre a base biolgica. Constri-se assim uma polarizao binria entre os gneros, em que a diferena concebida como categoria central de anlise, fundamental na definio de estratgias de ao. As diferenas entre homens e mulheres so enfatizadas, estabelecendo-se uma polaridade entre masculino e feminino, produo e reproduo, e pblico e privado. Para o feminismo da diferena, o poder concentrarse-ia na esfera pblica, 31 estando nessa polaridade a origem da subordinao das mulheres.

No mbito das polticas pblicas sociais, a constituio das mulheres como sujeito poltico deu-se inicialmente por meio de sua mobilizao em torno da democratizao do regime e de questes que atingiam os trabalhadores urbanos pobres em seu conjunto, tais como baixos salrios, elevado custo de vida e questes relativas inexistncia de infra-estrutura urbana e ao acesso precrio a servios coletivos, manifestao perversa no espao urbano do modelo de desenvolvimento capitalista adotado no pas, caracterizado pela articulao entre crescimento e pobreza.32 Os movimentos sociais urbanos organizavam-se em torno de questes como falta de gua e de saneamento nas periferias urbanas e de reivindicaes por equipamentos coletivos como escolas, creches e postos de sade. Do mesmo modo, superada a resistncia inicial colaborao com o Estado, as propostas no campo das polticas pblicas, emanadas de movimentos e entidades feministas, passaram a integrar, como um de seus componentes fundamentais, a idia da
30

Brasil. Presidncia da Repblica. Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres. II Plano Nacional de Polticas para as Mulheres. Braslia: 2008. 236 p. 31 FARAH, Marta Ferreira Santos. Gnero e polticas pblicas. Estudos Feministas, Florianpolis, 12(1): 360, janeiro-abril/2004 32 FARAH, Marta Ferreira Santos. Gnero e polticas pblicas. Estudos Feministas, Florianpolis, 12(1): 360, janeiro-abril/2004 Gerente de Cidades Rio Branco-AC

articulao de aes governamentais e nogovernamentais para a prpria formulao das polticas. Alm da nfase na incluso das mulheres como beneficirias das polticas, reivindica-se a sua incluso entre os atores que participam da formulao, da implementao e do controle das polticas pblicas.33 Conforme dados do IBGE, a diferena entre os salrios pagos a homens e mulheres no Brasil cresceu em 2010. Em 2009, os salrios dos homens eram 24,1% acima do das mulheres, no ano seguinte, essa diferena alcanou 25%. Os dados do IBGE demonstram que em mdia as mulheres receberam 2,8 salrios mnimos, enquanto a remunerao dos homens foi de 3,5 salrios. No mesmo ano, 57,9% do pessoal assalariado ocupado eram homens, enquanto as mulheres representavam 42,1% do total. Em Pestanpolis, existe uma diferena de 32,5% entre os salrios dos homens e das mulheres, sendo que estas ganham mais do que aqueles, embora representem somente 22,5% do efetivo do municpio. No caso de Pestanpolis, embora o nmero de homens representem a maioria dos empregados (87,5 %) as mulheres recebem mais. Essa tendncia positiva, carecendo de polticas que incentivem a contratao de mais mulheres para o setor pblico. Somente o fator da faixa salarial feminina, sua remunerao, ser maior que a dos homens, demonstra uma tendncia contrria ao que ocorre no resto do pais.

33

Idem, 2004, p. 54 Gerente de Cidades Rio Branco-AC

Anda mungkin juga menyukai