Anda di halaman 1dari 18

4.

Redes pticas de Acesso

Uma rede de acesso a rede local em cidades que faz a conexo entre diferentes Usurios e a Operadora, que ligada ao ncleo da rede. Interessa-nos particularmente as caractersticas da camada fsica da rede. As redes de acesso so mais comumente compostas de cabos coaxiais (usando tecnologia do modem a cabo), fios de cobre (tecnologia DSL), linhas de energia (PLC), fibras pticas ou conexo sem fio. Com o crescimento exponencial do trfego na internet, tornou-se necessrio trocar as tecnologias mais comuns de DSL e cabos coaxiais. As limitaes fsicas destas tecnologias tornam a redes de acesso um gargalo nas redes de comunicao e as aplicaes emergentes como Vdeo sob Demanda (VoD), HDTV, cinema digital, Educao sob Demanda (EoD), esquemas de vigilncia on line, jogos interativos e transmisso de udio com alta qualidade tornam invivel a continuao do uso dos cabos e fios de cobre. Neste contexto, a alternativa mais vivel atualmente a de substituio destas tecnologias pelas redes pticas de acesso, que possuem maiores taxas de transmisso bidirecional (tanto upstream, direo usurio-operadora quanto downstream, direo operadora-usurio) e menores taxas de erro. Alm disto, as redes pticas permitem maiores distncias entre os usurios e a Operadora (5,5 km do DSL comparados a 20 km para redes pticas passivas) e torna mais fcil fazer ampliaes para taxas mais elevadas ou implantao de canais adicionais. Na rede ptica de acesso, a camada fsica composta por guias de onda pticos e a camada de enlace por enlaces pticos. As fibras pticas so transparentes e por isso tm taxas de transmisso simtricas. A capacidade das fibras pticas permite prover o chamado servio triple-play, de voz, vdeo e dados em um mesmo canal. As redes pticas so organizadas no modelo FTTx (fiber to the Node, Home, Curbe, Bulding, Cabinet etc), de acordo com o ponto de terminao da rede, associado distncia alcanada pela fibra ptica com relao ao usurio final, como indicado na Figura 14.

Figura 14 Diferentes esquemas FTTx. (Wikipdia =


http://en.wikipedia.org/wiki/File:FTTX.png)

Os sinais pticos so transportados da Operadora at um ponto prximo do usurio final, o terminal da rede ptica (ONT Optical Network Unit), ou ONU (Optical Network Unit), em portugus URA (Unidade de Rede de Acesso). Em esquemas utilizando fibra

ptica na topologia ponto-multiponto, diversos usurios compartilham uma fibra at um determinado n remoto (NR). A partir deste NR cada usurio dispe de um enlace ptico prprio. As redes pticas podem ser ativas ou passivas, de acordo com os componentes usados nos NRs, dependendo se eles so eletricamente alimentados ou no. A arquitetura que requer componentes alimentados em potncia chamada Rede ptica Ativa (AON Active Optical Network). Os elementos ativos podem ser roteadores ou switches, alm de amplificadores ativos. Uma AON em configurao tipo estrela pode ser vista na Figura 15. Nesta topologia, a rede faz a multiplexao dos dados para at

500 URAs (multicasting) mediante o uso de um roteador ativo, de forma que cada enlace a partir do roteador contm apenas as informaes associadas ao respectivos usurios. Observa-se tambm que os comprimentos das fibras podem ser maiores (at 90 km da Operadora s URAs).

Figura 15 Rede ptica Ativa com configurao em estrela.

Por outro lado, a Rede ptica Passiva (PON Passive Optical Network), em vez de usar um switch ativo, usa um separador (splitter) passivo. A PON constituda apenas de componentes passivos como, alm do separador, combinadores, couplers. Uma PON em configurao tipo estrela pode ser vista na Figura 16. Na topologia mostrada, o uso de mltiplos splitters (que podem ser conectados at 32 URAs cada) permite replicar os dados vindos da Operadora para todas as URAs associadas, nesta caso, cabe URA filtrar quais dados devem ser enviados aos usurios associados. Neste caso, o comprimento da fibra necessariamente menor que no para a rede ativa, devido ausncia de elementos ativos podendo a distncia ser de at 20 km.

Figura 16 Rede ptica Passiva com configurao em estrela.

A vantagem em utilizar PONs que a implantao de uma rede ptica passiva relativamente simples, sem haver a necessidade da instalao de multiplexadores e demultiplexadores nos pontos de separao de forma a tambm reduzir os esforos de manuteno e alimentao dos circuitos, e os componentes ativos podem ser enterrados no solo durante a instalao. Alm disto, operao e ampliaes do sistema so mais fceis e econmicas. A soluo de acesso ptico mais difundida a multiplexao por diviso no tempo (TDM Time Division Multiplexing). E, alternativamente, a PON baseada em multiplexao por diviso de comprimento de onda (WDM Wavelenght Division Multiplexing) explora de forma mais eficiente a capacidade da fibra ptica, sem necessariamente fazer grandes alteraes na infra-estrutura da rede. O detalhamento de ambas as solues de acesso em redes pticas (TDM- e WDM-PON) so abordadas nas Sees 4.1 e 4.2. Assim como discutida a provvel soluo para o futuro prximo, de multiplexao conjunta, TDM seguida de WDM, na Seo 4.3.

4.1 TDM-PON Muitos pases tm adotado a primeira gerao de TDM-PONs, que fornece taxas de dados para downstream de at 1,25Gbps. Neste esquema, o envio simultneo de diversos sinais feito basicamente a partir da diviso de canais no tempo. Como mostrado na Figura 17, o tempo de transmisso de um bit, TB, dividido em janelas temporais.

Figura 17 Separao de canais no tempo: cada canal corresponde a uma janela de TB/4. A cada tempo TB, os canais so somados e transmitidos. Na recepo, cada receptor associado a um canal recupera o sinal apenas durante o tempo reservado ao seu canal. A comunicao downstream feita ponto-a-multiponto, em que cada usurio (ONU) recebe toda a informao provida pela operadora (OLT) e seleciona apenas os dados que lhes so destinados, como pode ser observado na Figura 18. A faixa de comprimento de onda utilizada nesse sentido de trfego varia entre 1480nm a 1500nm. E sinais de vdeo correspondentes ao servio CATV (Community Access TV) transmitido sempre m1550 nm, independente do padro utilizado. No sentido upstream, cada ONU tem uma janela temporal pr-determinada e, durante este intervalo, pode usar toda a largura de banda provida pelo canal ptico. O splitter, neste caso, funciona combinando as sequncias de dados e mandar as

informaes de todos os usurios Operadora. A faixa de comprimento de onda utilizada no upstream varia entre 1260nm e 1360nm.

Figura 18 Arquitetura TDM-PON.

A separao dos canais pode ser feita mediante o uso de uma codificao de linha que ocupe apenas o tempo da janela representando o canal. Os codificadores de linha so responsveis para obter a transformao de uma sequncia binria na sua representao eltrica, de acordo com a aplicao. Exemplos desses codificadores so o RZ (Return-to-Zero) e NRZ (Non-Return-to-Zero), ilustrados na Figura 19.

(a)

(b)

Figura 19 (a): Codificao RZ da sequncia binria. (b): Codificao NRZ da sequncia binria.

Observa-se que se o duty-cycle (razo entre o tempo de representao, tc e o tempo de bit TB) for 1/(Node usurios) na codificao RZ, estabelece-se um tempo de incio e fim para a representao dos bits cada usurio e a separao de canais temporais pode ser feita contanto que cada janela seja determinado a um usurio especfico. Este esquema de janelamento pode ser visto na Figura 20, em que mostrada a multiplexao de 4 usurios TDM, em que os bits de mesma cor fazem parte da mesma sequncia binria e correspondem ao mesmo usurio.

Figura 20 Janelamento para esquema TDM de 4 usurios, com uso da codificao de linha RZ. A Operadora responsvel por alocar as janelas temporais de cada usurio. E de maneira complementar, os usurios devem negociar com a Operadora quando elas podem transmitir seus dados, levando-se em considerao as diferentes distncias que pode haver entre eles. Outros exemplos de codificao de linha so mostrados na Figura 21.

Figura 21 Diferentes tipos de codificao de linha (para sequncia binria mostrada no topo da imagem).

Os padres regulam as comunicaes nos enlaces pticos de forma a garantir a operao na rede, mantendo a compatibilidade entre sub-redes que utilizem diferentes tecnologias. As organizaes reguladoras principais em telecomunicaes so o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e a ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization Sector).

As tecnologias TDM-PON mais utilizadas so: Broadband PON (BPON). Regulado pela norma ITU G.983 (conhecida anteriormente como ATM-PON); Ethernet PON (EPON). Regulado pela norma IEEE 802.3ah; Gigabit PON (GPON). Regulada pela norma ITU G.984;

E, devido crescente demanda para redes de acesso com taxas maiores, para que novas e mais rpidas tecnologias possam se expandir em utilizao, as prximas geraes de padres so: 10 Gigabit PON (10G-PON). Regulada pela ITU-T G.987. 10 Gigabit EPON (10G-PON). Regulada pela IEEE 802.3av.

Estas tecnologias so detalhadas nas subsees seguintes, tendo em vista que as simulaes TDM apresentadas na Seo 5 adotam as normas referentes aos dois padres EPON e GPON, principais padres da chamada terceira gerao para sistemas PON.

4.1.1 BPON (SERIE ITU-T G.983) A BPON regulado pela especificao ITU-T G.983.1, que caracterizado pela capacidade de transmisso de 622 Mbps na direo downstream e 155 Mbps para upstream. Cada fibra BPON dividida em 16 ou 32 canais mediante o uso de um divisor de potncia ptico. Tanto a BPON quanto a GPON so otimizados para trfego TDM nas fibras, e se apiam em estruturas de janelamento com requerimentos de temporizao e sincronizao bastante estritos.

Em BPON, para upload, cada quadro (bloco de informaes na camada de rede) compreende 53 janelas de tempo, em que cada janela composta de uma clula ATM1 e 3 bytes de cabealho. Quando duas janelas de tempo consecutivas so dadas a diferentes usurios, estes 3 bytes so suficientes para desligar o laser no primeiro usurio e lig-lo no segundo, desempenhar um ajuste de ganho e relgio de sincronizao na Operadora.

4.1.2 GPON (SERIE ITU-T G.984) BPON foi o padro para as primeiras implantaes de redes pticas de distribuio. Porm, as redes BPON no poderiam passar por atualizaes gradativas para nenhuma das geraes de tecnologias posteriores. A logstica de atualizao de toda uma rede PON simultaneamente era impraticvel e as despesas de instalao de uma rede ptica mais atual paralela eram proibitivas. Por esse motivo, quando nos estgios iniciais do desenvolvimento do padro GPON, uma exigncia importante foi que as atualizaes das prximas geraes da tecnologia pudessem ser feitas gradativamente na mesma rede (TELECO, 2011). O GPON segue a regulao da ITU-T G984.1 e implicou em um avano grande comparado ao BPON, tanto em largura de faixa quanto em eficincia de banda, mediante o uso de pacotes maiores e de comprimentos variveis. GPON tambm implicou no uso de lasers mais custosos e de alta velocidade nas Unidades de Rede de Acesso (URAs). Nesta especificao permite-se o uso de variadas taxas de transmisso (havendo uma converso da industria para a taca de 2,488 Gbps upstream e 1,244 Gbps

downstream) e proposta a utilizao do mtodo GEM (GPON Encapsulatioin Method), que consiste no empacotamento eficiente dos dados dos usurios a partir de segmentaes em frames.

Asynchronous Transfer Mode Cell clula correspondente a unidade bsica de transferncia de dados

na tecnologia ATM que baseada no chaveamento de clulas que garante capacidade e atrasos de transmisso constantes. A clula composta de 53 bytes, em que 4 bytes so de cabealho, o que permite altas velocidades de chaveamento.

O padro GPON permite at 64 unidades de rede de acesso (URAs) para cada OLT. Todavia, considerando-se a evoluo dos mdulos pticos, a camada de convergncia de transmisso deve considerar razes de 1:128 para a diviso. Basicamente, quando maior esta razo, mais atrativo para as Operadoras, contudo isto implica em maiores oramentos de potncia. Os valores tpicos de alcance da fibra so de 10 e 20 km, havendo duas especificaes distintas da norma para a potncia e perdas do enlace, correspondentes s duas distncias. assumido que 10 km a distncia mxima na qual um Laser FabryPrrot pode ser usado na URA para altas taxas, como 1,25 Gbps. O alcance lgico para o padro de 60 km, representando o alcance mximo, atingvel com o uso de potncias maiores. Pode-se usar uma fibra para transmisso bidirecional, com auxlio de acopladores direcionais para separar as informaes transmitidas nas duas direes. Neste caso, lasers pticos atuam entre 1290 e 1330 nm, na URA e no OLT. Alternativamente, possvel utilizar uma fibra para transmisso downstream (em que os lasers no OLT operam na faixa 1480-1500 nm) e uma fibra para transmisso upstream (com lasers na URA operando na faixa 1290-1330 nm). O padro foca em taxas acima de 1,2 Gbps e identifica duas combinaes de transmisso upstream e downstream: 1,2/2,4 Gbps e 2,4/2,4 Gbps. (ITU-T, 2008)

4.1.3 EPON (SERIE IEEE 802.3ah) O padro EPON refere-se utilizao a famlia de protocolos de redes de computadores Ethernet para a determinar a forma de comunicao entre a Operadora e os Usurios, sendo o meio de comunicao a rede de fibras pticas. O grupo de trabalho IEEE teve como principal nfase no desenvolvimento do padro EPON, a preservao da arquitetura da Ethernet, e das estruturas de formatao dos dados. Com relao camada fsica, a EPON determina taxas de 1,25 Gbps, em que 250 Mbps so reservados codificao (como para o Fast Ethernet, que tambm usa 25% da taxa para codificao). A comunicao full duplex e simtrica significando

que os dados so transmitidos em ambas as direes em uma mesma fibra, e que a taxa mxima nas duas direes a mesma. Todavia, a transmisso na direo downstream feita com lasers centrados em 1490 nm e na direo upstream em 1310 nm. Os alcances estabelecidos para o EPON so equivalentes aos GPON, sendo as distncias entre a Operadora e a URA de at 10 e at 20 km. E o padro EPON permite, tipicamente, at 32 URAs para cada OLT. Tendo uma razo 1:64 se houver correo de erros (FEC Foward Error Correction). Alm do fato de que os equipamentos nas URAs e os algoritmos de fragmentao para EPON so mais simples que no caso GPON, o que influi num custo dos aparelhos EPON com cerca de 10% do valor dos GPON.

4.1.4 10G-PON (SERIE ITU-T G.987) A prxima gerao de padres da ITU prev a utilizao do 10G-PON (tambm conhecida como XG-PON), da srie de recomendaes ITU-T G.987 que foi aprovada em junho de 1012. Esta srie tem como caracterstica o acesso a taxas de at 10Gbps, downstream e at 2,5 Gbps upstream, sobre redes pticas passivas j existentes. Caracteriza uma razo de at 1:256 para as OLTs e URAs na rede. E com lasers operando entre 1260 e 1280 nm para upstream e 1575 a 1580 nm (1575 a 1581 para aplicaes externas) para downstream. A regulamentao j prev a coexistncia e subsequente transio da gerao 10G-PON para a prxima, 10G-PON 2. (ITU-T, 2011)

4.1.5 10G-EPON (SERIE IEEE 802.3av) O 10G-EPON foi aprovado em setembro de 2009 como a srie de recomendaes IEEE 802.3av e prev a coexistncia com a srie anterior, aqui descrita na Seo 4.1.3 como EPON.

Quanto s taxas de transferncia, o 10G-EPON prev arquiteturas simtricas de 10Gbps/10Gbps e assimtricas, de 1Gbps(upstream)/10Gbps(downstream). A razo entre OLTs e URAs definida como at 128:1. O comprimento de onda no qual centrado o laser na direo downstream 1565 nm e para upstream 1530 ou 1310 nm. Havendo uma faixa de comprimento reservado apenas para vdeo no sentido downstream: 1550 nm. (IEEE 802.3av, 2009)

4.2 WDM-PON Embora a TDM-PON seja uma boa alternativa para prover acesso banda larga ao usurio final, ela tem a desvantagem de no ser escalvel devido perda por diviso de potncia nos divisores pticos (o que limita o nmero de URAs). Para resolver este empecilho tem-se a opo de utilizar multiplexao por diviso de comprimento de onda, dividindo-se a largura de banda total em bandas menores (iguais ou no). Aumentando a largura de banda de uma PON e melhorando o oramento de potncia. Estas redes recebem o nome de WDM-PONs, em que a transmisso multicanal, havendo uma frequncia central de operao para cada canal. A transmisso usando WDM se tornou possvel com o surgimento de materiais para composio de fibras pticas capazes de operar em diversos comprimentos de onda, mantendo atenuao e disperso em valores aceitveis para o sistema. Redes WDM-PON tm sido alvo de grande interesse tanto para comunidade acadmica quanto para empresas atualmente, destacando-se principalmente os pases asiticos (LEE, 2007). Na Figura 22 pode-se ver um sistema WDM, em que os canais de informao so carregados sobre uma mesma fibra, cada um usando um comprimento de onda individual.

Figura 22 Sistema WDM. O equipamento principal de uma rede WDM-PON o Arrayed Waveguide Grating (AWG), que um elemento passivo (similar a um prisma) que faz a multiplexao e demultiplexao dos canais pticos de uma dada porta de entrada para uma sada, baseado nos diferentes comprimentos de onda do sinal. Na Figura 23 pode ser vista a ilustrao de um AWG: A luz em (1) atravessa um espao livre em (2) e entra em diversas fibras em (3), as fibras possuem comprimentos distintos e, logo, fases distintas. Em (4) a luz atravessa outro espao livre e adentra as fibras em (5) de tal forma que cada fibra recebe apenas a luz de certo comprimento de onda. A tcnica de multiplexao WDM est ilustrada na Figura 24. Pode-se ver o esquema de transmisso de diferentes sinais usando WDM. Uma fonte de mltiplos comprimentos de onda na Operadora usada para transmitir os comprimentos de onda que so roteados para as diversas URAs (downstream). Na direo upstream, a Operadora equipada com um demultiplexador WDM para receber os comprimentos de onda das URAs. Uma fibra com WDM pode suportar at mais de 30 canais, podendo manter a mesma taxa por canal. O sistema WDM opera com comprimentos de onda bastante prximos entre si devido a lasers com larguras espectrais bastante curtas, de at 1 nm, e da aplicao de EDFA (Erbium Doped Fiber Amplifier), que um trecho de fibra cujo ncleo uniformemente dopado com ons de rbio que bombeado por ftons com comprimento de onda de usualmente 1480 nm de forma que funcionam como amplificadores para dezenas de canais WDM.

Figura 23 Esquema de um AWG. Na direo (1) para (5) ele realiza uma demultiplexao e na direo (5) para (1), uma multiplexao. (WIKIPEDIA, 2012)

Figura 24 Esquema de transmisso WDM. Neste caso a fibra comporta 16 canais, associados a 16 comprimentos de onda distintos.

A topologia lgica do esquema WDM mostrado na Figura 23 ponto-a-ponto (diferente do esquema ponto-multiponto do TDM-PON) e o sistema rene mltiplos comprimentos de onda tanto na direo downstream como na direo upstream, normalmente a comunicao em cada direo se d por canais separados. Diferentes URAs podem operar em diferentes taxas de bits, da uma variedade de servios pode ser oferecida em uma mesma rede.

O uso de WDM em redes de transporte a longas distncias reduz consideravelmente os problemas de capacidade em largura de banda e, atualmente os sistemas WDM so o ncleo da rede global de Telecomunicaes, responsvel pelo transporte em longa distncia e resolvendo o problema de capacidade e com um custo relativamente baixo. A implantao de redes de acesso WDM ainda limitada pelo sucesso das tecnologias TDM, todavia, a demanda por maiores taxas torna essencial a migrao para um sistema suportado por WDM. A ITU-T desenvolveu as recomendaes para a aplicao de WDM-PON em comunicaes: Normatizou em 1998 (com atualizaes at 2005) o WDM pela srie G.692: Optical Interfaces for Multichannel Systems with Optical Amplifiers. Em 2003 a verso final da norma para CWDM foi publicada, na srie G.694.2: Spectral grids for WDM applications: CWDM wavelength grid. E em 2012 foi publicada a verso final das normas para DWDM, na srie G.694.1: Spectral grids for WDM applications: DWDM frequency grid.
Estas tecnologias so detalhadas nas subsees seguintes.

4.2.1. WDM (SRIE ITU-T G.692) Segundo a recomendao G.692, a freqncia central de laser estabelecida em 193.1 THz (equivalente a 1552,52 nm), pois se aproxima da Frequncia de Referncia Absoluta (AFR) de diversas substncias. A separao dos canais feita com um espaamento de 100 GHz (equivalente a ~0,8 nm em torno de 1550 nm) ou de 50 GHz (0,4 nm) e mltiplos destes. Estes valores mnimos de espaamento provm a flexibilidade necessria para ir ao encontro de vrias outras exigncias da norma. Os espaamentos entre canais podem ser iguais ou diferentes. A quantidade de canais determinada como 16- e 32- ou mais canais de transmisso, podendo a transmisso ser unidirecional ou bidirecional. A sugesto da norma de que se aplique a utilizao de 16 canais com espaamento de 100 GHz ou 200 GHz. Ou o uso de 32 canais com espaamento de 100 GHz.

As taxas de transmisso estabelecidas so 2,5 Gbps e 10 Gbps por canal. Tendo em vista que cada canal ocupa uma banda de aproximadamente duas vezes a taxa de transmisso aplicada, pois a transmisso feita OOK (On-Off Keying). Para ampliar o nmero de canais em um sistema necessrio que o operador tenha previsto o funcionamento dos sistema ampliado, o que significa que a ampliao deve ser projetada desde a fase inicial e os parmetros do sistema inicial devem ser equivalentes ao do sistema na prxima fase. (ITU-T, 1998)

4.2.2 CDWM (SRIE ITU-T G.694.2) A recomendao G.694.2 surgiu em 2002, foi atualizada pela ltima vez em 2003 e tem o propsito de suportar aplicaes com multiplexao com espaamento entre canais maior, permitindo a transmisso simultnea de vrios comprimentos de onda com separao suficiente para o uso de fontes no refrigeradas, tolerncias de seleo de comprimento de onda de laser relaxadas e filtros passa-faixa larga. A distncia alvo para o CWDM 50 km em fibras monomodo, sistemas CWDM podem ser usados em redes de transporte em reas metropolitanas para uma variedade de usurios, servios e protocolos. A recomendao determina uma quantidade de canais estabelecida de 17 ou 18 canais definidos dentro do intervalo de 1271 nm a 1611 nm, com um espaamento de no mnimo 20 nm entre canais. (ITU-T, 2003)

4.2.3 DWDM (SRIE ITU-T G.694.1) A recomendao G.694.1 tem a funo de definir uma grade de freqncias para suportar aplicaes para multiplexao densa de comprimentos de onda. caracterizada por espaamentos mais estreitos que para WDM e CWDM. Geralmente, os transmissores usados em aplicaes DWDM requerem um mecanismo de controle de estabilidade de freqncia. Sistemas DWDM tm alto grau de qualidade de servio e so propcios para aplicaes em redes de alcance metropolitano (MAN Metro-Area Network) e redes de grande abrangncia geogrfica (WAN Wide-Area Networks). O espaamento entre canais so estabelecidos variando entre 12,5 GHz (0,1 nm) a 100 GHz (0,8 nm) e para espaamentos mltiplos de 100 GHz. Tambm, uma grade

flexvel, com espaamentos variados, permitida. Desta forma, a quantidade de canais por fibra da ordem de centenas. (ITU-T, 2012)

Figura 25 Espaamento entre canais num sistema DWDM.

Anda mungkin juga menyukai