Anda di halaman 1dari 13

Software Tarifao

MEDIDOR ELETRNICO DE INSUMOS

MANUAL DO OPERADOR

RASCUNHO

Software de Tarifao Manual do Operador O software de tarifao uma soluo destinada a rateio de custos de insumos em sistemas prediais, tais como shopping centers. O manual do sistema dividido em dois volumes: 1) MANUAL DO INTEGRADOR Manual destinado aos instaladores do sistema, com informaes de configurao. MANUAL DO OPERADOR Este documento, destinado aos usurios finais do sistema, com explicaes detalhadas de operao.

2)

1. CONCEITOS
O diagrama da figura 1.1 mostra a estrutura bsica para o software de tarifao.

Figura 1.1 Estrutura do software de tarifao. O sistema de tarifao dividido em 4 mdulos: a) Servio de comunicao o mdulo responsvel pela comunicao com os equipamentos na rede, buscando os dados histricos disponveis e inserindo-os no banco de dados. b) Banco de dados responsvel pela armazenagem dos dados histricos e dados de configurao do sistema. c) Configurador o aplicativo utilizado para configurar o sistema. Permite a modificao dos equipamentos, variveis disponveis, hierarquia da planta e programao dos rateios. d) Visualizador o aplicativo usado na operao do sistema. Ele permite a visualizao dos dados histricos, gerao de relatrios e execuo dos rateios de custos. Como indicado na figura 1.1, os mdulos banco de dados, servio de comunicao e configurador devem rodar em um PC servidor, com ligao direta s redes de comunicao do prdio. O aplicativo visualizador pode ser executado simultneamente em outras mquinas na rede TCP/IP da instalao, inclusive permitindo acesso remoto ao sistema.

Pgina 2 de 13

Software de Tarifao Manual do Operador

O servio de comunicao responsvel pela aquisio dos dados do sistema e deve permanecer em execuo para que novos dados sejam lidos da rede. Este aplicativo executado como um servio do Windows, rodando em segundo plano e no necessita nenhuma ao por parte do usurio. A ferramenta de visualizao o principal aplicativo utilizado pelo operador, permitindo a visualizao dos dados histricos e execuo dos rateios. Este aplicativo no precisa estar sendo executado para que novos dados sejam coletados dos equipamentos. Na figura 1.2 temos um diagrama da hierarquia do sistema.

Figura 1.2 Hierarquia do sistema. Os seguintes tens esto presentes: a) Clientes So as empresas ou pessoas que utilizam diretamente os servios da instalao. b) Locais So os ambientes fsicos do prdio, tais como uma loja, quiosque, etc. Cada ponto que se deseja uma medio de consumo de insumos deve ser configurado como um local no sistema. c) Canais Cada canal representa um ponto de medio nico no sistema. Por exemplo, a medio de consumo de energia eltrica da loja 101. O canal representa unicamente o insumo de um determinado local. d) Variveis As variveis (no mostradas na figura 1.2) representam os insumos disponveis para monitorao e rateio de custos. Diferentes canais de medio do mesmo insumo so associados mesma varivel. e) Equipamentos So os mdulos responsveis pela medio dos insumos na instalao. Em geral, cada equipamento possui diversos canais de medio. Com base na figura 1.2, podemos observar que cada equipamento da instalao possui diversos canais de medio. Por exemplo, o medidor eletrnico de insumos (MEI), possui diversos canais: energia

Pgina 3 de 13

Software de Tarifao Manual do Operador

eltrica ativa, energia eltrica reativa, consumo de ar-condicionado, entrada de pulsos, etc. Cada uma destas medies considerado um canal dentro do sistema de tarifao. Cada canal associado a uma varivel, ou seja, um insumo dentro do sistema. Desta forma, o software de tarifao pode mostrar de forma agrupada os consumos dos diversos insumos. Para cada varivel pode ser programado uma srie de perodos distintos durante o dia, permitindo a tarifao diferenciada para cada um destes perodos. Por exemplo, a varivel Energia Eltrica Ativa se divide em dois perodos: ponta e fora de ponta. possvel a criao de diversos perodos para cada varivel, conforme as necessidades de cada instalao. Na configurao dos locais, permitido a criao de grupos, cada um com outros grupos ou locais associados. Esta programao permite montar uma hierarquia que facilita a navegao e anlise dos dados da instalao. Na visualizao dos histricos, os grupos permitem a visualizao totalizada de consumo de todos os locais/grupos abaixo dele. Durante a configurao, os canais devem ser associados aos locais configurados. Cada local pode ter diversos canais associados. Observe que no h uma associao direta entre locais e equipamentos, o que permite que um equipamento mea dados de diferentes locais, isolando a estrutura fsica da estrutura lgica da instalao. Os locais podem ser associados clientes, para gerao das contas de insumos. Cada cliente pode ter mais do que um local associado. Estes locais so agrupados na conta de insumos, por cliente. permitido que locais no tenham nenhum cliente associado, utilizado em reas comuns, sem um responsvel direto pelo pagamento dos insumos. Estes locais so usados para a visualizao dos dados de consumo ou usados nos rateios de custo.

2. USURIOS
Para acesso ao sistema, necessrio possuir um usurio cadastrado. Para limitar a ao de cada usurio, existem 4 nveis de senha no sistema: a) b) c) d) Visualizao Operao Gerenciamento Configurao

A senha de visualizao permite apenas acesso de leitura ao sistema. permitido visualizao dos histricos e alarmes, mas sem possibilidade de execuo de rateios ou alterao das configuraes. O usurio com nvel de operao pode acessar todo o sistema, executar rateios e imprimir contas. O usurio com nvel de operao pode alm das funes de operao, gerenciar usurios, criando ou alterando os existentes. O usurio com nvel de configurao pode alterar todas as caractersticas do sistema, atravs da ferramenta de configurao. No recomendvel que a operao normal do sistema seja executada por um usurio com este nvel. Qualquer usurio pode alterar a sua senha clicando com o boto direito na barra de status, na parte inferior da tela (sobre o nome do usurio atualmente logado) e selecionando a opo Alterar senha. O dilogo da figura 2.1 mostrado, permitindo a troca da senha.

Pgina 4 de 13

Software de Tarifao Manual do Operador

Figura 2.1 Alterao de senha. Um usurio com nvel de gerenciamento ou configurao pode selecionar a opo Gerenciar Usurios e criar ou remover usurios do sistema.

Figura 2.2 Gerenciamento de usurios.

3. HISTRICOS
A seo de histricos do software de visualizao permite o acesso aos dados coletados dos equipamentos da rede, mantidos no banco de dados. A tela principal mostrada na figura 3.1.

Pgina 5 de 13

Software de Tarifao Manual do Operador

Figura 3.1 Tela de histricos. LOCAIS A tela de histricos permite a navegao pelos dados da instalao atravs da lista de locais e grupos esquerda da tela. Um local representado pelo cone e um grupo pelo cone . Quando um local selecionado, na lista inferior so apresentados os canais disponveis. Selecionandose um destes canais, os dados so apresentados no grfico. Quando um grupo selecionado, os dados totalizados de todos os locais e grupos pertencentes quele grupo so apresentados. Para variveis de consumo, os dados so a soma dos consumos individuais. Para variveis do tipo grandeza, os dados so a mdia dos valores individuais e, para variveis de fator de potncia, o valor mnimo dos dados individuais. Na lista inferior, so apresentadas as variveis (insumos) disponveis para visualizao do grupo selecionado. PERODO / RESOLUO Acima do grfico temos o painel de seleo do perodo e as datas de visualizao. O perodo pode ser selecionado entre as opes: dia, ms ou ano. Na seleo dia, os dados so apresentados na resoluo nativa, em geral 1 hora para variveis de consumo e 5 minutos para grandezas, mas pode variar conforme o equipamento onde os dados foram coletados. Para selecionar o dia de visualizao, selecionar a data desejada ou usar os botes e . Na seleo ms, a resoluo do grfico de um dia. Para canais de consumo, os dados representam o total de consumo naquele dia, separados por perodo. Para canais de grandeza, a mdia de cada dia apresentada. Para os canais de fator de potncia, o mnimo de cada dia, por perodo. Neste modo, possvel indicar a data inicial e final para visualizao. Os botes e permitem um fcil avano ou retrocesso para os meses seguintes ou anteriores. Na seleo ano, a resoluo do grfico de um ms. Da mesma forma que o modo anterior, o grfico apresenta a totalizao do consumo ou a mdia do valor da grandeza para cada ms e perodo do ano selecionado.
Pgina 6 de 13

Software de Tarifao Manual do Operador

GRFICO Na parte central da tela de histricos apresentado o grfico com os valores do canal ou varivel selecionada, para o perodo especificado no painel superior. O grfico apresentado de diferentes formas, conforme o tipo de varivel. Variveis de consumo so apresentadas em grficos de barra e as grandezas so apresentadas em grficos de linha. O fator de potncia apresentado em um grfico caracterstico de barras, onde o eixo central representa fator de potncia unitrio. Barras acima do eixo central representam fatores de potncia indutivos e abaixo, capacitivos. Quanto maior a barra, menor o fator de potncia. Se a varivel possuir perodos diferenciados, o grfico apresenta os dados com as cores selecionadas para cada perodo. No modo ms ou ano, possvel remover um dos perodos do grfico para uma visualizao mais detalhada. Isto feito desmarcando-se o perodo desejado na legenda ao lado do grfico. Clicando-se com o boto direito do mouse sobre o grfico, um menu com funes adicionais apresentado. Atravs deste menu possvel alterar os limites do grfico, conforme mostrado na figura 3.2.

Figura 3.2 Limites do grfico. A seleo Automtico permite o ajuste automtico aos dados apresentados. Atravs deste menu possvel salvar o grfico no formato bitmap ou imprim-lo. TABELA Alm do grfico, todos os dados apresentados podem ser visualizados em forma de tabela. Basta clicar na aba Tabela abaixo do grfico para selecionar o modo. Com o boto direito do mouse sobre a tabela, possvel exportar os dados da tabela para arquivo texto ou Excel (se instalado na mquina). ESTATSTICAS O painel abaixo do grfico apresenta as estatsticas para os dados apresentados no grfico ou tabela. possvel a visualizao dos valores mnimo, mdio, mximo e a soma dos dados (em variveis de consumo). Estas informaes so apresentadas para cada perodo existente. O tem Todos apresenta as estatsticas sem considerar os perodos apresentados. O painel de estatsticas pode ser escondido atravs do boto existente acima dele.

4. RATEIOS
A seo Rateios do software de visualizao permite a execuo dos rateios existentes e visualizao de dados dos rateios anteriormente executados. A janela de rateios mostrada na figura 4.1.

Pgina 7 de 13

Software de Tarifao Manual do Operador

Figura 4.1 Janela de rateios. O lado esquerdo da janela contm os rateios disponveis na instalao. A lista na direita apresenta as execues realizadas para o rateio selecionado. A lista de rateios apresenta o tipo de cada rateio (consumo ou rea), qual varivel (insumo) associado e qual perodo deste insumo ser considerado no clculo dos custos. Os rateios de consumo dividem os custos proporcionalmente ao consumo individual deste insumo. J no rateio por rea, os custos so divididos proporcionalmente ao espao fsico ocupado por cada cliente dentro da instalao. Em alguns casos, uma varivel dividida em perodos durante o dia permitindo a tarifao diferenciada para cada um destes perodos. Neste caso, provavelmente existir um rateio para cada um dos perodos. Um rateio com perodo Todos ignora os perodos existentes e calcula o consumo baseado em todos eles. Na lista de execues, podemos verificar que h uma data de referncia (ms/ano) para cada uma delas. atravs deste ms de referncia que o sistema agrupa os diversos rateios nas contas de insumos. Em geral os rateios so executados independentemente, conforme a disponibilidade dos custos dos insumos. Aps a execuo de todos, para um perodo de referncia, as contas sero geradas e enviadas aos clientes. Cada execuo apresenta o perodo em que foi considerado o consumo (data inicial e final). O sistema no permite que ocorra buracos ou sobreposies na execuo dos rateios. A coluna Custo total na lista de execues, apresenta o valor total que foi rateado nesta execuo. Este custo a soma de todos os tens que compem o rateio. Da mesma forma, apresentado o consumo total do insumo para o perodo indicado. A coluna Custo/unidade calcula automticamente o custo unitrio do insumo nesta execuo. Com esta informao, possvel acompanhar um histrico dos custos de cada insumo. Atravs do boto Detalhes ou com um duplo clique na execuo desejada, o dilogo da figura 4.2 apresentado, com os detalhes da execuo.

Pgina 8 de 13

Software de Tarifao Manual do Operador

Figura 4.2 Detalhes da execuo do rateio. A lista superior apresenta os custos de cada tem do rateio. Estes tens so inseridos pelo operador no momento da execuo ou calculados na execuo de outros rateios. Na lista inferior, apresentado o percentual de participao de cada local includo no rateio, o consumo individual do insumo e o valor correspondente. A barra inferior apresenta a soma destes valores. EXECUO Quando os custos de um determinado insumo esto disponveis, possvel a execuo de um rateio. Isto feito selecionando-se o rateio na lista e clicando no boto Executar. Neste momento, a janela de seleo das datas mostrado (figura 4.3).

Figura 4.3 Seleo do perodo para execuo. O primeiro tem apresenta a data de referncia desta execuo. O sistema calcula automticamente, baseado no ltimo rateio executado. S permitida a alterao desta data na primeira execuo do rateio. Os tens seguintes selecionam o perodo que ser utilizado para clculo do consumo. A data
Pgina 9 de 13

Software de Tarifao Manual do Operador

inicial tambm calculada automticamente pelo sistema, permitindo somente a definio da data final. Os diversos rateios no precisam possuir a mesma data inicial e final, mas so agrupados pela data de referncia (ms/ano). Em geral a data inicial e final so determinadas pelo perodo de medio da concessionria, informados na conta do insumo. Se este rateio for um rateio derivado (depende de custos gerados em outro rateio), o sistema verifica se o rateio principal j foi executado para a data de referncia indicada. Se no, um aviso mostrado e o rateio no executado. Se os dados necessrios de outros rateios estiverem disponveis, o sistema solicita ao operador a insero de cada um dos tens de custo no rateio, como por exemplo o mostrado na figura 4.4.

Figura 4.4 Custo para rateio. Esta janela apresentada para cada um dos tens existentes no rateio, conforme configurado pelo integrador na instalao do sistema. Estes valores so retirados das contas de insumos recebidas da concessionria. Observar com ateno os custos para perodos distintos quando for o caso. Aps a entrada de todos os valores de custo, o sistema apresenta uma janela de confirmao, conforme mostrado na figura 4.5.

Figura 4.5 Confirmao dos dados do rateio. O operador deve verificar estes dados com muita ateno, pois aps a confirmao, no h possibilidade de alterar a execuo deste rateio. Com os dados confirmados, o sistema calcula a diviso de custos. Este clculo pode levar alguns minutos, conforme a quantidade de participantes. Durante o processo, uma mensagem mostrada ao operador.

Pgina 10 de 13

Software de Tarifao Manual do Operador

Com o rateio finalizado, uma nova execuo aparece na lista.

5. CONTAS
A seo Contas do software permite a impresso das contas de insumo de cada cliente. A tela principal mostrada na figura 5.1.

Figura 5.1 Visualizao das contas de insumos. A lista da esquerda apresenta todos os clientes cadastrados no sistema. A lista da direita, apresenta todas as contas geradas para o cliente selecionado. Atravs do boto Imprimir Conta possvel a visualizao e impresso de uma conta individual, como mostrado na figura 5.2.

Figura 5.2 Conta de insumos.

Pgina 11 de 13

Software de Tarifao Manual do Operador

A conta apresenta para cada local associado ao cliente, o valor da sua participao em cada um dos rateios existentes. O sistema permite a impresso de contas parciais, onde nem todos os rateios foram executados. Nestes casos, o rateio no executado mostrado com valor No disponvel, como apresentado na figura 5.2 para o rateio Custos Administrativos. Na janela da conta, possvel salv-la em PDF ou HTML e imprim-la, atravs dos botes na barra de ferramentas. Na janela principal, o boto Imprimir Todas permite a impresso de todas as contas de um ms/ano de referncia. A mesma janela da conta individual mostrada, com uma conta por pgina.

6. ALARMES E EVENTOS
A seo de Alarmes permite a visualizao dos alarmes e eventos do sistema, conforme mostrado na figura 6.1.

Figura 6.1 Alarmes e eventos da instalao. A lista de locais e grupos na esquerda permite a visualizao de alarmes referentes a todos os equipamentos que possuam algum canal associado a este local. Para a visualizao de todos os alarmes do prdio, basta selecionar o local raiz. A lista na direita apresenta os dados dos alarmes e eventos. Cada tem pode ser de um dos seguintes tipos: a) Alarme: b) Normal: c) Evento: Ativao de um alarme. Desativao do alarme (retorno ao normal). Uma ocorrncia qualquer, sem informao de estado.

A lista segue uma codificao de cores, para facilitar a visualizao. Para alarmes/eventos relativos a um determinado equipamento, a coluna Equipamento indica em qual equipamento na rede este alarme foi gerado. Atravs do painel superior, possvel a filtragem da lista de alarmes. O filtro pode ser definido para um determinado perodo e/ou por tipo de ocorrncia.

Pgina 12 de 13

Software de Tarifao Manual do Operador

Alarmes e eventos do sistema so ocorrncias que no possuem uma ligao direta com algum equipamento.

SOFTWARE DE TARIFAO MANUAL DO OPERADOR Reviso A 20100526

A critrio da fbrica e, tendo em vista o aperfeioamento do produto, as caractersticas aqui constantes podero ser alteradas sem aviso prvio.

Pgina 13 de 13

Anda mungkin juga menyukai