Anda di halaman 1dari 11

A ERA VARGAS A Revoluo de 1930 e o papel da igreja e das foras armadas O movimento de 1930 foi interpretado durante muito

tempo como a tomada de poder por um grupo social especfico, a burguesia industrial. Da parte dos revolucionrios havia um inimigo comum: as estruturas enfraquecidas mantidas pela oligarquia cafeicultora da Primeira Repblica. Entretanto, suas metas continham muitos interesses paralelos, divergentes e at conflitantes: os velhos oligarcas queriam transformaes mnimas que reforassem seu poder pessoal; os tenentes, que representavam a rebeldia militar e nacionalista contra o governo da oligarquia cosmopolita, reivindicando um Estado forte e centralizado, semi-autoritrio, no lugar do Estado liberal e descentralizado da Primeira Repblica. Esta revoluo somente pde sair vitoriosa a partir de acordos entre todas as tendncias acima, os quais garantiram a substituio do antigo poder oligrquico, baseado nas foras estaduais e locais (estas ltimas mais reais) pelo novo poder oligrquico, mais centralizado e menos dependente destas foras locais. A dita revoluo tambm criou no Brasil o poder da burguesia industrial, at ento pouco expressivo. O governo que se seguiu, o provisrio de Getlio Vargas, promoveu o capital nacional apoiado nas foras armadas, nos trabalhadores urbanos que eram reunidos por conta do sindicalismo patronal e na burguesia nacional. A Igreja Catlica teve um papel importante na educao neste perodo, pois no governo revolucionrio ela solicitou no apenas o direito de ministrar aulas de religio nas escolas pblicas, mas uma posio explicitamente contrria ao Estado neutro da oligarquia. As foras armadas como educadoras do povo tambm foi um projeto longamente desejado, mas pelos prprios militares. Na Primeira Repblica ele se manifestou no modelo quartel como escola. Depois, com o exrcito desempenhando papel poltico na Revoluo apareceu o modelo escola como quartel, segundo o qual os militares teriam ao preventiva e repressiva em nome da segurana nacional, mediante duas estratgias: a educao pr-militar, que seria dada nas prprias escolas, e o controle do importante ensino da educao fsica, to enfatizado nas dcadas anteriores, assumindo a formao dos seus professores na Escola de Educao Fsica do Exrcito. Essa proposta no se concretizou, mas a permanncia dos ideais militaristas pde ser observada na Escola Nacional de Educao Fsica e Desportos, criada em 1939, segundo este modelo.

O SIGNIFICADO DA REVOLUO PARA A ESCOLA BRASILEIRA O significado da Revoluo de 30 para a escola brasileira foi sua renovao desencadeada pelos liberais republicanos, adeptos da Escola Nova desde os anos 20. Responsvel pela reconstruo educacional do Brasil por meio da criao do Ministrio de Educao e Sade; da neutralidade da influncia catlica, atravs da IV Conferncia Nacional de Educao (1931), que resultou no "Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova"(1933) e da consagrao a uma tendncia democrtica da poltica escolar escritas na constituio de 1934, que se tornaram ainda mais acentuadas na constituio de 1937, com a educao profissional da classe operria. O Ministro da Educao e Sade, Francisco Campos, dentre suas reformas, instituiu no ensino superior a substituio do modelo de faculdades isoladas pelo modelo universitrio centralizador, e no ensino secundrio, reforando a reforma Rocha Vaz (1925)_modelo formador para o ensino superior, decretou que os cursos deveriam ser regulares e seriados de 5 anos de durao (Curso Ginasial Fundamental) acrescidos de mais 2 anos. A Constituio de 1934 procurou o atendimento de vrios grupos scioideolgicos ao consagrar: o ensino religioso facultativo; a fixao de um percentual mnimo obrigatrio de aplicao das verbas pblicas ao ensino: a descentralizao das competncias administrativas; sistema de ensino bsico com orientao metodolgica da Escola Nova, nos demais nveis separado em popular e de elite e deu nfase educao musical, fsica, moral e cvica para o desenvolvimento dos valores nacionais. O ESTADO NOVO O novo estado delineado a partir de 1935, distinguiu-se do estado oligrquico da Primeira Repblica pela: Centralizao e maior autonomia do poder central em relao s foras locais; Atuao econmica voltada progressivamente para promover a industrializao; Atuao social tendente a proteger o trabalhador urbano, reprimindo sua organizao quando fora do controle do Estado; Pelo papel central atribudo s foras armadas como fator de manuteno da ordem interna e da criao da indstria de base no pas.

Para construir a imagem de um regime moderno e nacional, Getlio Vargas manteve uma linha de atuao autoritria, intervencionista e centralista, exercida em dois planos, so eles: Organizou o Estado com a criao de instituies tecnoburocrticas com poder de deciso racional para comandar as massas irracionais. Definiu e propagou o nacionalismo como a cultura oficial do regime, controlando assim os meio de comunicao de massa na poca (rdio, cinema e imprensa) para censurar as manifestaes as manifestaes do liberalismo e do comunismo. Com isso o Estado Novo procurava orientar a mentalidade da sociedade para instituir a moderna nao brasileira.

A nova educao O novo estado necessitava de uma nova educao que promovesse os valores atribudos a famlia, religio, ptria e ao trabalho, para ser aceita nacionalmente por toda sociedade, com base na nao moderna. Sendo assim, a escola servindo a nao, serviria tambm ao Estado, instituidor da nao. As linhas que definem a poltica educacional do perodo se orientam pelas matrizes instituintes do Estado novo, que so: centralizao, autoritarismo, nacionalismo e modernizao. CENTRALIZAO: A educao entrou no compasso da viso geral centralizadora, diz B. Fausto. A escola, na medida em que representada como instrumento de controle da sociedade, tendo alta importncia poltica, no poderia ser cargo das foras locais, descentralizadoras, como propunham os pioneiros liberais do Manifesto.

AUTORITARISMO: O Estado Novo desenvolveu uma poltica educacional de molde autoritrio e uniforme. Segundo o ministro da educao Gustavo Capanema, a educao instrumento do Estado para preparar o homem para uma ao necessria e definida, uma ao certa: construir a nao brasileira. O que afirma claramente a ideia do molde autoritrio. NACIONALISMO: Para reforar o nacionalismo o Estado Novo destacou no currculo dos cursos elementares e secundrios a importncia da educao fsica, do ensino da moral catlica e da educao cvica pelo estudo da Histria e da Geografia do Brasil e das festividades cvicas, como Semana da Ptria. No ensino primrio a formao deveria dar um sentimento patritico e no secundrio uma conscincia patritica. MODERNIZAO: Foram criados rgos federais que instalaram a estrutura administrativa do ensino e estabeleceram regras a serem cumpridas no plano estadual, o que levou a modernizao. Entre os rgos criados estavam: o Ministrio de Educao e Sade; Conselho Nacional de Educao; a Comisso Nacional do Ensino Primrio, o Fundo Nacional do Ensino Primrio; o INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos); o Instituto Nacional de Estatstica, que deu origem ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica); entre outros. Para garantir a modernidade da sociedade brasileira, o governo central regulamentou minuciosamente a organizao de todos os tipos de ensino do pas, atravs das Leis Orgnicas do ensino. AS LEIS ORGANICAS As Leis Orgnicas foram criadas no governo de Getlio Vargas, editadas por meio de decretos- leis, pelo ministro Capanema, entre os anos de 1942 e 1946, na seguinte seqncia: ensino industrial (1942), ensino secundrio (1942), ensino comercial (1943), ensino primrio (1946), ensino normal (1946) e ensino agrcola (1946). Elas visavam a construo de um sistema centralizado, as quais atingiram os ensinos pblicos e particulares. Com essa nova reformulao o ensino secundrio foi formado pelos cursos ginasial e colegial somando, ento sete anos de estudo. Este focava nas individualidades condutoras e tinha em vista o aluno ideal, isto , catlico de formao clssica e disciplina militar, os quais constituiriam as classes superiores. Nesta modalidade de ensino no se permitia a co- educao e o ensino para as meninas tinham como tarefa principal a preparao para a vida domstica.

Porm segundo alguns autores o ensino priorizado foi o secundrio tcnico, que abordava as modalidades agrcola, industrial e comercial, os quais tinham como objetivo a preparao de mo- de- obra qualificada para exercer as novas funes de trabalho destinadas a iniciao do mercado interno. A caracterstica mais importante do ensino tcnico, era o seu carter formador, que alm de oferecer formao continuada, destinava-se as camadas populares. Dessa forma possvel dizer que o principal objetivo foi promover o desenvolvimento econmico sem transformar a ordem social. Por fim, relatado que, nas escolas as Leis Orgnicas tentaram proporcionar aos alunos e professores prescries como, por exemplo, a padronizao da arquitetura escolar e programao curricular, controle do recreio e da disciplina, o uso do uniforme, incentivo a criao de bibliotecas e clubes de leitura, jornais escolares, grmios, entre outros. A ESCOLA BRASILEIRA NA REPBLICA POPULISTA. REPBLICA NOVA (1946-1963) notvel que parte da legislao decretada por Capanema tenha sido editada aps o fim do Estado Novo e prosseguiu por 20 anos. A constituio de 1946, que veio a substituir a de 1937 mostra muito mais um continusmo do debate passado do que prospectivas em relao ao futuro, pois os discursos eram: quem e como conseguir o controle da educao escolar, entendida como formadora de mentalidades. Esse perodo histrico ser caracterizado por um confronto entre os defensores de duas ideologias, no interior do qual se encontrava o Estado, sempre desenvolvendo um esforo de conciliao, uma vez que as duas tendncias ideolgicas representavam duas faces dominantes de cujo consenso o prprio Estado dependia. A diferena entre os dois grupos- o dos catlicos e dos liberais, sendo o primeiro identificado-se mais com a burguesia agrria tradicional, buscava recuperar a concepo religiosa de vida com uma viso tico-teolgica, entendendo ser a educao instrumento adequado para isto; e o segundo identificado mais com a burguesia industrial, buscava reconstruir a sociedade com base em idias puramente humanos de convivncia e de solidariedade. Tambm para esse projeto a educao era vista como caminho eficaz. Assim, o grupo catlico assumiu uma posio tradicionalista, conservadora, restauradora, pois s nessa restaurao vai dar condies para uma nova reordenao social. J o grupo liberal assumia uma posio progressista, transformadora, instauradora, pois s assim seria possvel criar uma nova sociedade livre e democrtica e justa. Nesse sentido diz se que catlicos e liberais, vo ter os seus pontos programticos inscritos nessa nova constituio. Do ponto de vista do sistema escolar, os anos de 1946 a 1964 so conservadores. Na Assemblia Constituinte de 1946 foi pautados segundos os alinhamentos ideolgicos mais amplos concernentes aos direitos da Igreja e do Estado sobre a educao. Revestidos de disputas em torno do ensino publico versus o ensino privado, configurando-se como momento de luta entre os pioneiros e os catlicos. Simultaneamente postergavam-se para a futura etapa da aprovao de uma Lei de Diretrizes e Bases (LDB) as principais definies da poltica educacional nacional. Depois de 13 anos de acirradas discusses foi promulgada a Lei 4.024 em 20 de Dezembro de 1961, sem a pujana do ante projeto original, prevalecendo as reivindicaes da Igreja Catlica e dos donos de estabelecimentos particulares de ensino no confronto com os que defendiam o monoplio estatal para a oferta da educao aos brasileiros. Ou seja, reativou a velha disputa descentralizao x centralizao, o que parece ter servido para desviar a ateno da sociedade do problema que os educadores consideram bsico, que era como tornar acessvel (democratizar) o ensino aos 50% de analfabetos do pais. Os termos propostos de apoio a iniciativa privada, no alterava a organizao existente desde Capanema (1942), exceto pela proposio de currculos flexveis e de mecanismos democratizantes do tipo possibilidade de aproveitamento de estudos. O que inovador vem dos movimentos de base popular, no institucionais, dirigidos ao povo trabalhador e organizados pela ao conjunta de populares e grupos de intelectuais. Dentre eles esto movimentos de difuso da cultura popular como os Centros Populares de Cultura, criados pela UNE em 1961 e as iniciativas de educao de adultos, como: o Servio de Educao Supletiva do Estado de So Paulo, criada em 1948, o Movimento de Educao de Base (MEB) patrocinado pela Confederao dos Bispos do Brasil, de 1961, que atuava na zona rural pelo uso do radio, e o Mtodo de Alfabetizao de 40 horas, de Paulo Freire, que, mediante o domnio cognitivo do letramento e a sua conscientizao como ser de valor, pretendia alcanar a insero do educando no processo histrico e se constituiu em Ncleo do Plano Nacional de Alfabetizao de Adultos que funcionou de Janeiro a abril de 1964. Um estudo de caso: o legislativo Paulista

A atuao dos deputados Estaduais Paulistas nesse perodo segundo Celso Beisiegel, consta que eles agiam de forma conservador e disfuncional ao ponto de vista da racionalidade pedaggica. Eles passaram criar individualmente, pelo menos um estabelecimento oficial em todos os municpios mesmo que as concluses do curso primrio no alcanassem o numero mnimo exigido por lei (60 alunos, em 1949), ou no houvesse infra-estrutura material e de recursos para sustent-los. J os educadores que ocupavam os rgos tcnicos do ensino e influenciavam a prpria comisso de Educao e Cultura da Assemblia Legislativa, no queriam essa criao desordenada de ginsios e escolas normais, preferindo abrir um estabelecimento por regio, com o argumento que no havia professorado habilitado para tantas escolas. Resumidamente, os polticos de So Paulo atuaram como agentes do processo de democratizao, apesar de s apresentarem projetos de criao de escolas nas pocas que precediam as eleies. Populismo: entre a Poltica Racionalista e a clientelista Segundo Francisco Weffort, com a inexistncia desde 1930 de uma classe hegemnica que dominasse os meios de produo, e mais a expanso do mercado de trabalho. O populismo surge e revela a emergncia das classes populares e a necessidade de incorporao delas ao jogo poltico, uma vez que ameaavam os grupos dominantes, junto com o aparecimento de polticos que se propunham a satisfazer as reivindicaes dessa classe. Para atender a demanda por mais vagas nas escolas publicas, resultante do explosivo crescimento urbanoindustrial da capital paulista no perodo, Janio aplicou em relao escola elementar: A reduo dos perodos letivos dos grupos escolares, que passaram a funcionar, desde 1956/57, em trs ou quatro dirios, ou seja, com 2,20 horas-aulas de durao; A instalao das classes de emergncia; O aumento do numero mdio de alunos por classe, que passou de 25 em 1935, para 40 em 1959; A construo de galpes de madeira, mobiliados com moveis feios de caixotes, para a instalao das escolas elementares. Quanto ao ensino secundrio, Janio adotou os mecanismos de: Aprovao compulsria de 80% dos alunos matriculados nos ginsios e nas escolas normais, para desocupar vagas para alunos novos; Criao de escolas normais e ginsios noturnos; Instalao de seces, ou seja, extenso dos ginsios tradicionais, que passaram a funcionar em prdios de grupos escolares ou de escolas privadas, configurando um verdadeiro derramamento de escolas secundaria acadmicas em todo o Estado. Com essas medidas ficava assegurada a matricula de todos os egressos do curso primrio. As iniciativas adotadas por Janio no tinham o apoio do Poder Legislativo principalmente dos representantes da UDN, nem dos intelectuais nem de educadores da Secretaria da Educao (inclusive dos prprios secretrios), que se manifestaram pela imprensa, falando em falta de critrios, perda de qualidade da cultura, derrama de escolas e desqualificao da profisso docente. De fato os professores, medida que passaram a trabalhar nos ginsios noturnos, ou nas seces, sem recursos adequados de infra-estrutura, sem garantias trabalhistas e sem concurso, vivenciaram um processo de proletarizao. A aprovao compulsria dos alunos tambm foi apontada, poca, como fator de esvaziamento do trabalho docente. Fica a polemica: essa expanso dos (precrios) ginsios acadmicos e escolas normais, na dcada de 50, representaram um ganho ou um desvio na formao do trabalhador? Da ditadura militar aos nossos dias. Poltica Desenvolvimentista e Governo Militar Desde a revoluo de 1930 foi sendo construdo no Pas um modelo poltico econmico conhecido como Nacional-Desenvolvimentista. Tornou-se moda o chamado Desenvolvimentismo em que tudo fica em um segundo plano, mesmo o desenvolvimento social. Desenvolvimentismo chama-se assim qualquer tipo de poltica econmica baseada na meta de crescimento da produo industrial e da infra-estrutura com participao ativa do estado. uma poltica de resultados e foi aplicado essencialmente em sistemas econmicos capitalistas como no Brasil (no governo JK) e no governo militar quando ocorreu o milagre econmico. Este milagre econmico a denominao dada poca excepcional de crescimento econmico ocorrida durante o regime militar. No perodo do governo militar havia um regime centralizado e coercitivo e sua poltica era de desenvolvimentismo, ou seja, etapa da economia embasada na indstria e dependente do capital estrangeiro. Nesta poca desenvolvimento no podia ser separado de segurana. De acordo com a doutrina que vinha sendo definida pela Escola Superior de Guerra (instituies fundadas em fins da dcada de 40, que funcionavam como

um centro de estudos sobre a segurana nacional promovendo cursos para oficiais e civis com altos postos na estrutura do governo), tanto a manuteno da ordem poltica social e econmica vigente quanto o combate s ideologias estrangeiras (representada pela ameaa comunista que objetivaria distanciar a sociedade brasileira de seus valores morais, religiosos e culturais) eram fatores de desenvolvimento; No campo da educao se investia na melhoria do capital humano para adequar a sociedade brasileira aos patamares das exigncias modernas da produo internacional. A teoria do capital humano foi importada dos Estados Unidos e prope que o processo de educao escolar seja considerado como um investimento que redunda em maior produtividade e consequentemente em melhores condies de vida para os trabalhadores e a sociedade em geral. Muitas agncias financiadoras, principalmente as norte-americanas, propagaram a teoria do capital humano garantindo que a conquista de graus escolares mais elevados proporcionava ascenso social.A estratgia de ajuda internacional para o desenvolvimento da educao representava uma forma de criao ou expanso de mercado que favorecia os pases assistentes:se fornecida na forma de capital o investimento retorna ao pas de origem;Se dada na forma de bolsas de estudo promove a evaso de crebros para esses pases; Estes programas envolviam em primeiro lugar aspectos quantitativos do sistema escolar por que buscam obter maior rentabilidade com maior economia de recursos. Em segundo lugar aspectos qualitativos do sistema escolar por promoverem treinamento de pessoal, uso de aparelhagem e reorganizao curricular para formar pessoal para as empresas em expanso. No caso brasileiro o apoio veio por meio dos acordos assinados entre o Ministrio da Educao e Cultura e uma agncia norte-americana. Em 1964 1 1968 foram assinados 12 acordos MEC Usaid, com a finalidades de diagnosticar e solucionar problemas da educao brasileira na linha do desenvolvimento internacional baseado no capital humano. Marcas da poltica educacional do perodo: Desenvolvimentismo, produtividade, eficincia, controle e represso.

As Reformas Educacionais de 1968 e 1971 As caractersticas da poltica educacional do perodo da ditadura: desenvolvimentismo, produtividade, eficincia, controle e represso, possibilitaram que os acordos entre o MEC e a USAID (Agncia Interamericana de Desenvolvimento dos Estados Unidos) fossem tidos como base para as reformas. As Leis n 5.540/68 e 6.952/71 reformaram os ensinos superior e secundrio. Demerval Saviani (Apud HILSDORF, 2003, p.125) ao compar-las com a Lei anterior n 4.024 de 1961 apontou as seguintes caractersticas: Lei n 4.024/61 (Linha liberal) autonomia do indivduo Qualidade cultura geral nfase nos fins (ideais) Leis n 5.540/68 e 5.692/71 (Linha tecnicista) adaptao sociedade quantidade cultura profissional nfase nos meios (metodologias do tipo microensino, mquinas de ensinar, enfoque sistmico, teleensino, ensino programado, ensino distncia e outros)

A partir da filosofia do sistema, essas reformas segregaram a educao dos contextos social e poltico, pois no apenas substitui a participao popular, que se dava desde 1946, pelo critrio da eficincia como ainda objetivou despolitizar a sociedade atravs da compartimentao do trabalho. Essa legislao, partindo dos princpios do capitalismo, de concentrao de renda, recomendou a concentrao do sistema escolar alm de incentivar a difuso do ensino privado, principalmente, no ensino superior, causando assim, a conteno do sistema escolar pblico. Por trs da medida de expanso do ensino superior estava a transformao da educao, pelo Estado, em um grande comrcio que possibilitou, aos donos de escolas, o acmulo de capital; pois estes recebiam verbas pblicas que, no entanto, no eram aplicadas no ensino. Outro aspecto desta concepo educacional, imposta pelo governo, est na diviso do trabalho pedaggico entre os profissionais da educao, pois, atravs da reforma dos cursos de Pedagogia em 1969, foram atribudas as funes de aplicar e controlar as novas tcnicas pedaggicas adotadas. Para servir a essas bases que estruturaram o ensino, a Reforma Universitria de 1968, adequou as universidades ao modelo educacional tecnomilitar da poca. Segundo Hilsdorf (2003), esse modelo era de aumento da produtividade com conteno de recursos, implantando as bases de uma organizao estrutural sustentada em:

departamentos ao invs de ctedras; cursos semestrais e sistema de crditos no lugar dos cursos anuais; vestibular unificado e classificatrio, que antes era eliminatrio; ciclo bsico; licenciaturas de curta durao, as chamadas licenciaturas curtas; aumento de vagas, principalmente nas escolas privadas, alm da implementao do regime de ps-graduao. A reforma de 1971, que modificou os ensinos primrio e secundrio, instituiu as escolas de 1 Grau para administrar um nico curso, seriado, obrigatrio e gratuito com oito anos de durao, oriundo da fuso entre os antigos grupos escolares e ginsios. Definindo ainda, o 2 Grau como curso profissionalizante, para a formao de tcnicos para as indstrias, com o objetivo implcito de diminuio da presso social por aumento das vagas nas universidades. Causando ainda, a descentralizao do currculo, pois cada escola organizava o plano de estudos a ser seguido. O papel do Congresso Nacional, no que tange essas reformas, foi apenas o de aprovar ou aperfeioar os projetos enviados pelo poder Executivo tendo como base as indicaes dos tcnicos norte-americanos. Alm de que, as verbas para o ensino deixaram de ser fixas, s retornando a ser, apenas em 1983, com a famosa emenda Calmon (emenda constitucional n 24/83 que acrescentou pargrafo nico do artigo 176 que dispe sobre a destinao mnima de recursos pela Unio, Estados e Municpios para a educao). Portanto, o poder Legislativo, nesse perodo, funcionava para reforar o sistema autoritrio imposto pelos militares. Assim, demonstrava a quem servia e representava: os militares, os tecnoburocratas e as empresas privadas. Facilitando a privatizao do ensino, esses setores polticos atriburam ao ensino a poltica educacional que lhes era mais conveniente, apesar das mudanas quanto obrigatoriedade de oito anos de durao do 1 grau, como j ocorria nos pases democrticos. Assim, ela se fez necessria ao regime por permitir que o Estado no se desviasse de suas diretrizes de poltica econmica, que compunham a predominantemente sua ao.

A(s) Dcada(s) Perdida(s) O texto aborda os aspectos econmicos, durante o perodo dos anos 80 e 90, no qual vem sendo chamado de dcadas perdidas, pois se considera que este perodo no houve melhorias na situao econmica do pas, embora tenha havido crescimento na economia de alguns setores, nos anos 90 o pas cresceu menos ainda e aumentou o desemprego em relao aos anos 80, os autores concordam que o controle da inflao foi obtido em troco de uma grave crise social. O resultado descrito por Romualdo P. de Oliveira (1992) retrata uma brutal excluso social e escolar, onde no Brasil, em 1980, quase 60% da populao era constituda de pobres (39%) e de indigentes (17%) e a permanncia dos ingressantes no sistema escolar no se alterou de forma expressiva. Houve uma perda das oportunidades educacionais e rebaixamento no padro da escolarizao da populao brasileira. Caiu a frequncia/permanncia na escola elementar, comparativamente quelas do perodo Vargas, crescendo, no entanto, quase trs vezes a matrcula no superior, como ele mostrou ao acompanhar a vida escolar de trs geraes de brasileiros. A preocupao agora no se dava mais em funo a universalizao da escola no sentido da permanncia deste aluno na escola, pois no basta ele ingressar no sistema educacional mas continuar e conclu-lo. Servios foram oferecidos para manter os alunos na escola, entre eles, merenda, transporte escolar subsidiados pelo governo, livros didticos entre outros. Havia muitas diferenas socioculturais do alunado e isso contribuiu para um choque cultural sofrido pelas camadas mais populares que chegavam a uma escola pensada para as camadas mdias, provocando a repetncia e a evaso das mesmas. Nos anos 80 uma das solues levantadas foi a criao do ciclo bsico de dois anos no ensino de 1 grau, quando o governo estadual de So Paulo (PMDB), ao postergar a avaliao do processo de alfabetizao da 1 para a 2 srie de 1 grau, conseguiu manter os alunos por mais um ano na escola. Com essa medida democrtica o aspecto poltico da escolarizao ficava atendido. Em meados da dcada de 80 houve uma nova configurao educacional no pas com a presena da iniciativa privada, visto que a igreja catlica no fazia mais a defesa do ensino particular, desde a sua opo preferencial pelos pobres dos anos 70. Quando falavam opinio pblica, os porta-vozes da organizao destacavam que apoiar a escola particular significava tratar a educao como investimento e apostar na qualidade, pois ofereciam um ensino formador, personalizado, flexvel etc. preciso dizer, no entanto, que as duas dcadas em foco no foram inteiramente perdidas: para D. Saviani, a dcada de 80, em particular, merece ser vista sob o prisma dos ganhos em relao aos aspectos da organizao e mobilizao dos educadores, da poltica educacional de interesse popular e do desenvolvimento da conscincia dos professores.

A Escola brasileira de hoje Houve um processo de redemocratizao no pas, onde produziram uma nova Constituio em 05/10/1988 no que se refere a educao popular, mas como se estivssemos no perodo da ditadura militar pois a nova lei LDB (20/2/1996) teve uma longa tramitao no congresso nacional e demorou muito para entrar em vigor. E ainda hoje podemos sentir as marcas da ditadura militar, pois, sabemos que estas marcas ficaram gravadas na mentalidade de quem passou por este momento e que as novas medidas no contemplaram as necessidades da sociedade. Haviam trs grandes blocos polticos que estavam discutindo questo da educao escolar quando o projeto da LDB estava sendo debatido. Eram eles, os invariantes compostos dos partidos conservadores, como PFL,PPR,PTB e PP interessados em manter o status quo e a vigncia do capitalismo expropriador e que combatiam propostas de mudanas ou de melhorias salariais dos professores,davam prioridade a iniciativa privada, os mudancistas que englobava o PSDB, o PMDB e o PL e propunha algumas mudanas para que o capitalismo se voltasse aos direitos sociais e a abertura do sistema educacional com nfase na parte tcnica, e os transformadores que queriam uma democracia de massas, um sistema econmico distributivo e uma escola pblica voltada para as transformaes sociais, grupo formado pelos representantes do PCdoB,PT,PSB,PPS e PV. Estes trs grupos continuam no congresso nacional e a controlar os rgos do poder executivo e acentuam a orientao neoliberal, identificada pela privatizao do pblico. Pelo entendimento neoliberal, o estado passa a delegar ao setor privado a maior parte de suas obrigaes, de maneira tal que os interesses do mercado definem os objetivos, as instituies e os valores da sociedade e para a educao isso significa que o desejo das camadas populares de ter acesso e sucesso na educao est sendo contrariado nos aspectos dos objetivos, por exemplo: - formao profissional X formao crtica para a cidadania; - ensino de grupos particulares X ensino leigo e pblico; - competitividade individual X cooperao e solidariedade; O pensamento neoliberal tem como pontos centrais a privatizao e a crtica ao Estado-empreendedor e a aceitao da concepo do estado-mnimo; O que a sociedade brasileira precisa justamente do contrrio: investir mais e melhor nas polticas sociais em lugar de defender a privatizao necessrio reformar o Estado para que ele assuma as funes que legitimam a sua existncia de provedor de bens pblicos.

O LEGADO EDUCACIONAL DO LONGO SCULO XX BRASILEIRO Histria da educao no Brasil Se nos guiarmos pelo processo interno podemos considerar como marco inicial da educao brasileira a chegada dos jesutas em 1549. Esse perodo se estende at 1759, quando os jesutas foram expulsos por Pombal. O ensino jesuta contava com incentivo e subsdio da coroa portuguesa, constituindo a verso da "educao pblica religiosa". Esse ensino podia ser considerado pblico por ser mantido com recursos pblicos e pelo carter de ensino coletivo,mas no preenchia os demais critrios, pois as condies tanto materiais quanto pedaggicas encontravam sob controle dos jesutas, que caracteriza o domnio privado. Pedagogia Pombalina (1759-1827) Foi determinado o fechamento dos colgios jesutas ,comeando ento as aulas rgias,a serem mantidas pela coroa ,este foi o primeiro ensaio para se instituir uma escola pblica estatal. As reformas pombalinas inspiravamse no iluminismo, com base nas idias laicas,contrapondo-se s idias religiosas ,surgiu ento a nossa verso da educao pblica estatal.Tambm nesse caso a responsabilidade do estado se limitava ao pagamento do salrio do professor e as diretrizes curriculares do contedo a ser ensinado . A cargo do professor ficava a proviso das condies relativas ao local, que era geralmente na sua casa, tambm a infra-estrutura e recursos pedaggicos. Ato Adicional de 1834 As escolas primrias foram colocadas sob responsabilidade das provncias , renunciando assim o projeto de escola pblica nacional. Somente aps o advento da repblica, foi que a escola pblica fez-se presente na histria da educao brasileira. E a partir da que o poder pblico assume a tarefa de organizar e manter integralmente as escolas, tendo como objetivo a divulgao do ensino toda a populao. partir de 1890, no estado de So Paulo se materializou-se a tarefa da escola graduada, que acabou irradiando para todo pas. Procurou-se ento

preencher os requisitos bsicos para a organizao dos servios educacionais na forma de sistemas ,que foram : -organizao administrativa e pedaggica do sistema como um todo; -construo ou aquisio de prdios especficos para funcionar como escolas; -manuteno desses prdios; -instituio de um corpo de agentes, com destaque para os professores; -definio das diretrizes pedaggicas; -organizao das escolas na forma de grupos. Essa reforma pblica paulista trata-se de uma reforma geral, abrangendo os ensinos primrios,normal,secundrio e superior, mesmo no se consolidando, a tendncia que ela representava acabou por se impor,e tornou-se referncia para os demais estados ao longo da primeira repblica. O ministrio da educao e sade foi criado aps a vitria da revoluo de 1930, a educao comea ento ser reconhecida como uma questo nacional . Na sequncia tivemos uma srie de medidas relativas educao : Em 1932, o manifesto dos pioneiros da educao nova, que era dirigido ao povo e ao governo, apontava na direo da construo de um sistema nacional de educao. A constituio de 1934 que exigia a fixao das diretrizes da educao nacional e elaborao de um plano nacional de educao; "leis orgnicas de ensino". A constituio de 1946 , que determinou a Unio a tarefa de fixar as diretrizes e bases da educao nacional teve como consequncia a formulao de um projeto, que aps algumas vicissitudes, veio a converter-se na lei de diretrizes e bases da educao nacional, promulgada em 20/12/1961. Essa lei sofreu modificaes em 1968 e 1971, e foi substituda pela atual LDB promulgada em 20/12/1996. Etapas da periodizao Primeira etapa: Compreendida em trs perodos que so os seguintes: -Pedagogia jesutica 1549-1759. -Aulas rgias 1759-1827. -Tentativas de organizar a educao como responsabilidade do poder pblico 1827- 1890 . As escolas graduadas e o iderio do Iluminismo republicano (1890-1931) No final do imprio era intenso as manifestaes e debates sobre a instruo pblica. O foco dos debates era a construo de um sistema nacional de ensino , tendo como destaque a instruo pblica. O estado de So Paulo , detinha a hegemonia econmica , sendo o principal produtor e exportador de caf e coube ao estado dar a largada no processo de organizao e implantao da instruo pblica . Em 1890 , pela escola normal inicia-se a reforma da instruo pblica e Caetano de Campos ( diretor da escola normal ) , entendia que esta reforma podia resumir-se na questo do mestre e dos mtodos , entendendo que deveria ocorrer uma adaptao destes mtodos a nossa necessidade . Caetano de Campos acreditava que antes de reformar a instruo pblica do estado, era necessrio instalar as escolas-modelo de 2 e 3 graus ,anexos a escola normal. As escolas modelo eram como um ncleo de renovao do ensino normal , com novas prticas escolares , composta por uma classe feminina e outra masculina , administradas por pessoas diferentes . O decreto de 12 de maro de 1890 ,estabelecia a condio prvia de uma adequada formao para os professores , sendo esta condio que determinou a deciso de se iniciar a reforma pela escola normal . Uma grande inovao consistiu na criao dos grupos escolares, que vieram para substituir as escolas isoladas. O grupo escolar reunia cerca de quatro a dez escolas e, um s prdio , possua um diretor e vrios professores , conforme o nmero de escolas reunidas no prdio . Os grupos escolares eram tambm chamados de escolas graduadas , porque eram seriados , isto , o agrupamento dos alunos se dava de acordo com o grau ou a srie em que estavam , o que gerava um progresso na aprendizagem. O primeiro grupo escolar foi implantado na cidade de So Paulo em 1892 , chegando a 101 em 1910 , sendo 24 na capital e 77 no interior. Os grupos escolares se alastraram por vrios estados brasileiros como Minas Gerais , Paraba , Rio Grande do Norte , Santa Catarina , Paran entre outros .

Afirma-se que essa a principal herana educacional que a fase inicial do longo sculo XX nos deixou . Infelizmente , no foi s um legado apenas positivo , teve o seu lado negativo pois a reforma paulista de 1892 no chegou a se consolidar . Em 1 de agosto de 1896, o cargo de diretor geral da instruo pblica e a secretaria geral so suprimidos pela lei n 430 . Um ano depois , em agosto de 1897 , a lei n 520 extingue o conselho superior de instruo pblica e as inspetorias distritais, ficando a direo e a inspeo do ensino sob a responsabilidade de um inspetor geral em todo o estado , auxiliado por dez inspetores escolares . Com isso , volta-se a prtica anterior a reforma , onde a fiscalizao das escolas estaduais de seus respectivos municpios so exercidas por delegados ou representantes das municipalidades . A reforma Sampaio Dria de 1920, tinha como propsito encontrar uma frmula para resolver o problema do analfabetismo , essa reforma segundo Dria resultaria em um tipo de escola primria , aligeirada e simples . O grande desafio a ser enfrentado pelo Brasil em termos educacionais, a tarefa de organizar e instalar um sistema de ensino capaz de universalizar o ensino fundamental e por esse caminho erradicar o analfabetismo .

2.2 Regulamentao nacional do ensino e o iderio pedaggico renovador (1931-1961) A repblica manteve as escolas primrias existentes no imprio e diferenciou-se pela laicidade. Em contraposio a revoluo de outubro de 1930 teve como conseqncia, a criao do Ministrio da Educao e da Sade e o restabelecimento do ensino religioso nas escolas. Em 1925 a Reforma Rocha Vaz do governo de Artur Bernardes estabeleceu um acordo entre a unio e os estados a fim de promover o ensino primrio, isto no se concretizou. Em abril de 1931 a Reforma Francisco Campos apesar de ter dado grandes passos na regulamentao da educao brasileira, ainda no contempla o ensino primrio. Decretos da Reforma Francisco Campos: a)Decreto n. 19.850, de 11 de abril de 1931: Cria o Conselho Nacional de Educao; b) Decreto n. 19.851, de 11 de abril de 1931: Dispe sobre a organizao do ensino superior no Brasil e adota o regime universitrio; c) Decreto n. 19.852, de 11 de abril de 1931: dispe obra a organizao da universidade do Rio de janeiro; d) Decreto n. 19.890, de 18 de abril de 1931: dispe sobre a organizao do ensino secundrio. e) Decreto n. 20.158, de 30 de junho de 1931: organiza o ensino comercial, regulamenta a profisso e d outras providncias; f) Decreto n. 21.241, de 14 de abril de 1932: consolida as disposies sobre a organizao do ensino secundrio. Como coroamento do processo que se desenvolvia desde a criao da Associao Brasileira de Educao (ABE) em 1924, foi lanado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educao nova que se propunha a realizar a reconstruo social pela reconstruo educacional, baseado nos princpios da laicidade, gratuidade, obrigatoriedade, co-educao e unicidade da escola, esboa as diretrizes de um sistema nacional de educao abrangendo os diferentes nveis de ensino. Todos estes esforos ainda no conseguem criar um sistema escolar altura das necessidades modernas e das necessidades do pasp.33, formula-se ento o plano de reconstruo educacional. O Manifesto se coloca em defesa da escola pblica, e no apenas da Escola Nova, o que uma originalidade do Brasil, pois na Europa esta ela ficava restrita s escolas privadas, e quando tentou atuar no mbito do ensino pblico fracassou, como no caso de Freinet, que acabou sendo demitido por sua tentativa. Dezembro de 1931-IV Conferencia Nacional de Educao (Getlio Vargas Chefe do governo provisrio solicitou aos presentes colaborao na definio da poltica educacional do novo governo, que resultou no Manifesto, provocou o rompimento entre o grupo de renovadores e grupo catlico., que fundou sua prpria associao Fundao da Conferencia Catlica Brasileira de Educao- 1933, realizando em 1934 o 1 Congresso Nacional Catlico de Educao. O Manifesto tambm influenciou no debate que culminou na Constituio de 1934, art. 150: fixa o plano de educao, compreensivo do ensino de todos os graus e ramos, comuns e especializados e coordenar e fiscalizar a sua execuo em todas as em todo o territrio nacional, traa as diretrizes da educao nacional, consagrou CNE atribuindo-lhe a funo de elaborar o PNE

Na constituio do estado novo em 1937 estabelece como competncia da unio: Fixar as bases e determinar os quadros da educao nacional, traando as diretrizes a que deve obedecer a formao fsica, intelectual e moral da infncia e juventude-> Educao primria. Na dcada de 30 havia uma preocupao com a Formao de professores, principalmente para o ensino secundrio. Ento Francisco Campos props no decreto do Estatuto das Universidades Brasileiras a criao de uma Faculdade de Educao, Cincias e Letras. (instituto de alta cultura), tendo que ter um carter misto e especial sendo provida de funes culturais e de um papel utilitrio e prtico, esta no chegou a ser instalada Em 1939 o Ministro da Educao Gustavo Capanema reorganizou a Faculdade Nacional de Filosofia (filosofia, cincias, letras, pedagogia e depois a didtica)Estruturado da seguinte maneira: Bacharelado 3 anos e licenciatura 1 ano, a pedagogia tambm foi considerada bacharelado e o diploma de licenciado era obtido por meio do curso de didtica pelos alunos de todos os cursos. (esquema 3+1) Gustavo Campanema com as Leis Orgnicas organizou o sistema educacional da seguinte maneira: Ensino primrio fundamental: de 7 a 12 anos: (Ensino Primrio Elementar 4 anos e Ensino Primrio Complementar 1 ano); Ensino primrio supletivo: 2 anos- Jovens e adultos que no tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade adequada. Ensino Mdio: (Ginasial 4 anos, Colegial 3 anos Vertical / Secundrio e tcnico-profissional.Horizontal);Profissional: Industrial, comercial e agrcola /Normal: secundrio. Apesar de todas as modificaes, pode-se perceber que as reformas eram sempre parciais, e ainda se fazia necessrio um plano de conjunto que organizasse a educao nacional como um todo, esta exigncia se manifestou na Constituio Federal de1946 Definiu como privativa as Unio a competncia para fixar as diretrizes e bases da educao nacional. Clemente Mariani a partir do trabalho de um comisso, encaminhou ao presidente da repblica um projeto que se converteu na Primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, promulgada em 20 de dezembro de 1961, que do ponto de vista da organizao do ensino manteve a estrutura da reforma de Capanema com alguma flexibilidade. Com a LDB tornou-se possvel o aproveitamento para passar de um ramo para outro, e aps concluir qualquer ramo deste nvel do Ens. Mdio, prestava-se vestibular para o ingresso no ensino superior. Podemos ver que no segundo perodo do longo sec. XX caminhou-se muito para a regulamentao do Ensino Brasileiro em termos institucionais, em relao s idias educacionais fortaleceu-se o Movimento renovador (escola nova), o que se mostra na comisso formada para a elaborao da 1 LDB em 1947: Pedagogia nova: (Ansio Teixeira, Loureno Filho, Fernando de Azevedo, Almeida Junior, Faria Gis. Grupo Catlico: Leonel Franca, Alceu Amoroso Lima. Outro sinal da influncia da escola nova foi a movimentao das prprias escolas catlicas para aderirem a este movimento renovador. Surge ento, depois de divulgaes das novas idias no meio catlico, uma espcie de Escola Nova Catlica. 2.3 Unificao normativa da educao nacional e a concepo produtiva de escola (1961-1996) . A dcada de 1960, foi de muita experimentao educativa. Neste perodo surgiram os ginsios vocacionais com renovao do ensino da matemtica e de cincias, colocando em ebulio o campo da Pedagogia e a consolidao dos colgios de aplicao. No final da dcada de 60 foram fechados o centro brasileiro de pesquisas educacionais e os centros regionais a ele ligados por haver um esgotamento do modelo renovador. Em 1964, com a implantao do regime militar, houve uma reorganizao geral do ensino no pas. Foi criado em 1961 o IPES ( instituto de pesquisas e estudos sociais) por iniciativa de um grupo de empresrios . O IPES funcionou como um partido ideolgico e teve papel decisivo na deflagrao do golpe militar de 64. No ano de 1964, o IPES organizou alguns eventos que trouxeram vrios subsdios as reformas de ensino , e o governo foi procedendo a assinatura dos acordos MEC-USAID , o qual o Brasil contou com os EUA para o desenvolvimento internacional para promover a reforma do ensino brasileiro .

O golpe militar exigiu adequaes na legislao educacional. O governo fez ajustes, com a aprovao da nova lei de diretrizes e bases da educao nacional. Ajustou a organizao com a lei 5540/68 que reformulou o ensino superior e a lei 5692/71 que alterou os ensinos primrio e mdio, modificando sua denominao para ensino de primeiro e segundo grau. Com o projeto da reforma universitria, dividiu-se em duas demandas contraditrias . Quando houve a aprovao da lei pelo congresso, aqueles relativos ao exerccio da autonomia universitria foram vetados pelo presidente da repblica. O decreto lei n 464/69 ajustou-se melhor a implantao da reforma aos designos do regime . Princpios bsicos da lei 5692/71: a) b) c) d) e) f) g) Integrao vertical e horizontal Continuidade e terminalidade Racionalizao Flexibilidade Gradualidade de implantao Valorizao do professorado Sentido prprio para o ensino supletivo

Com base nesses princpios houve mudanas na estruturao do curso primrio e do ensino mdio. A lei n 7044/82 revogou a profissionalizao e perdeu o carter universal e compulsrio de que se revestia na lei n 5692/71. Um legado que nos foi deixado neste perodo refere-se a institucionalizao e implantao dos programas de psgraduao . As reformas educacionais institudas pela ditadura militar, logo se tornou alvo da crtica dos educadores, que organizavam-se em associaes , esse processo comeou na dcada de 70 e se intensificou nos anos 80 . Essas associaes eram caracterizadas por dois vetores, um marcado pela preocupao com o significado social e poltico da educao e o outro marcado pela preocupao com o aspecto econmico-corporativo, portanto de carter reinvindicativo , cuja expresso marcante o fenmeno das greves . A exigncia de modificar o arcabouo da educao nacional, implicava na mudana da legislao que teve oportunidade com a instalao de um governo civil chamada nova repblica, e a elaborao da nova constituio federal promulgada em 05 de Outubro de 1988. Dois meses depois, em virtude da atribuio a Unio ter a competncia para fixar as diretrizes e bases da educao nacional , deu-se incio ao processo de elaborao da nova LDB . Com a LDB foi unificado, a regulamentao do ensino no pas. A responsabilidade pela educao infantil dos municpios que juntamente com o estado que pertence o ensino fundamental. Aos estados a responsabilidade pelo ensino mdio e, em conjunto com os seus municpios, pelo ensino fundamental. A Unio cabe coordenar e articular os sistemas, exercendo funes normativas, redistributivas e supletivas em relao as outras instncias . Outra atribuio da unio estabelecer as diretrizes para os currculos de todos os nveis de ensino e avaliar o rendimento escolar dos alunos e das instituies, somente no foi definido pela LDB quem faria a manuteno do ensino superior. O projeto Darcy Ribeiro que surgiu no senado, no qual a referncia foi a nfase na qualidade social da educao, transformou-se na nova lei de diretrizes de bases da educao nacional. Este mais um legado do sculo XX que persiste atualmente na educao brasileira.

Anda mungkin juga menyukai