Anda di halaman 1dari 14

ESCOLA SECUNDRIA DE MALHAMPSENE

DISCIPLINA:

EDUCAO VISUAL

TEMA: ARTE CLSSICA GREGA E ROMANA

9 CLASSE

TURMA 5

NOME DA ALUNA: EUNICE MARIA MATHE

21 DE FEVEREIRO DE 2012

2 NDICE Introduo Arquitetura ... Pintura . 3 4 6

Escultura ... 8 Arte Romana Como a arte Grega chega a Roma A importncia de Roma na preservao da cultura Artistas Gregos em Roma Como a arte Romana sofreu transformaes ... Os ltimos dias de Pompia . Como era a vida nas cidades antigas Concluso . 10 10 10 11 11 12 12 14

Introduo

A arte grega a representao da realidade, cuja manifestao sempre precria e fragmentada. O grego cultivava a arte pela arte, porque o cidado pertencia poltica e menosprezava a sua dignidade se fizesse da arte uma produo, um meio de sustento. Para os helnicos, a natureza era a norma e a cincia dava a virtude. Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, at os dias de hoje, pela beleza e perfeio. Na Grcia, a beleza e a racionalidade do universo eram as manifestaes mais elevadas do Bem. Enquanto a arte egpcia uma arte ligada ao esprito, a arte grega liga-se inteligncia, pois os seus reis no eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. Na sua constante busca da perfeio, o artista grego cria uma arte de elaborao intelectual em que predominam o ritmo, o equilbrio, a harmonia ideal. Os artistas gregos buscavam representar, atravs das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos histricos e, principalmente, temas religiosos e mitolgicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.

ARQUITETURA

A principal manifestao da arquitetura foram os templos gregos. Suas origens devem ser procuradas no megaron micnico. Este aposento era a acomodao principal do palcio do governante, uma sala retangular, qual se tinha acesso atravs de um pequeno prtico (pronaos), e 4 colunas que sustentavam um teto parecido com o atual telhado de duas guas. Os templos eram construdos normalmente sobre uma plataforma de um metro de altura chamada esterebato. No princpio, os materiais utilizados eram o adobe, para as paredes, e a madeira, para as colunas. Mas, a partir do sculo VII a.C. foram substitudos pela pedra. Essa inovao permitiu que fosse acrescentada uma nova fileira de colunas na parte externa (peristilo) da edificao, fazendo com que o templo obtivesse um ganho no que toca monumentalidade. A princpio as colunas obedeceram a dois estilos: o Drico, mais simples e "mais pesado" , e o Jnico, considerado "mais suave". No sculo V surgiu o estilo Corntio, considerado mais ornamentado, refinado. Foi neste sculo V, tambm sculo de Pricles, que a arquitetura conheceu seu maior desenvolvimento, tendo como grande exemplo o Partenon de Atenas, do arquiteto Ictino. O Partenon de Atenas a mais evidente ilustrao desse brilhante perodo arquitetnico grego. Um dos templos gregos mais conhecidos a Acrpole de Atenas, que foi construdo no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Alm das funes religiosas, o templo era utilizado tambm como ponto de observao militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetnico drico (veja abaixo). A arquitetura grega antiga pode ser dividida em trs estilos:
1. Corntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso

de detalhes. Os capitis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas. 2. Drico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensao de firmeza. 3. Jnico - este estilo transmitia leveza, em funo dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construes. Outra caracterstica deste estilo era o uso de base circular. Exemplos de construes da Grcia Antiga: Esttua de Zeus em Olmpia Parneton de Atenas Colosso de Rodes Tempo de rtemis em feso Farol de Alexandria

PINTURA

Para falar da pintura grega necessrio fazer referncia cermica, j que foi precisamente na decorao de nforas, pratos e utenslios, cuja comercializao era um negcio muito produtivo na antiga Grcia, que a arte da pintura pde se desenvolver. No comeo, os desenhos eram formas geomtricas elementares - de onde se originou a denominao de geomtrico conferida a esse primeiro perodo (sculos IX e VIII a.C.) - que mal se destacavam na superfcie. Surgiram ento os primeiros desenhos de plantas e animais guarnecidos por adornos chamados de meandros. Numa etapa prxima, j no perodo arcaico comeou a ser includa nos desenhos a figura humana, que apresentava um grafismo muito estilizado. As cenas eram apresentadas em faixas horizontais paralelas que podiam ser visualizadas ao se girar a pea de cermica. Com a substituio do cinzel pelo pincel, os traados se tornaram mais precisos e ricos em detalhes. Um exemplo so os vasos gregosatraves dos quais se contava uma historia. A histria da pintura pode ser dividida estilisticamente em: Protogeomtrico de aproximadamente 1050 a.C.; Geomtrico de aproximadamente 900 a.C.; Arcaico de aproximadamente 750 a.C.; Pinturas negras do aproximadamente entre 700 a 600 a.C; Pinturas vermelhas de aproximadamente 530 a.C. Durante os perodos Protogeomtrico e Geomtrico a cermica grega foi decorada com projetos abstratos. Em perodos posteriores, com a mudana esttica os temas mudaram, passando a ser figuras humanas. A batalha e cenas de caada tambm eram populares. Em perodos posteriores, temas erticos, tanto homossexual quanto heterossexual, tornaram-se comum. Como na escultura, no perodo arcaico a pintura grega lembrava a egpcia, com todos os smbolos e detalhes usados de forma a simplificar o desenho, como os ps sempre de lado os rostos de perfil com o olho virado para a frente, alm da firmeza e do equilbrio comum a esta. As pinturas representavam o cotidiano das pessoas e cenas mitolgicas, como deuses e semideuses. As Pinturas negras forampintadas por Exquias e os personagens da nfora foram pintados de preto, permanecendo o fundo com a cor natural da argila. Essas so as chamadas figuras negras. Note que aps a pintura o contorno e o interior do desenho eram riscados com uma ferramenta pontiaguda, de forma que a tinta preta fosse retirada. Em 530 a.C. ocorreu uma revoluo na pintura de cermicas. Um discpulo de Exquias resolveu inverter o esquema de cores, ficando o fundo preto com as figuras da cor vermelha do barro cozido, as Pinturas vermelhas.

A pintura grega tambm foi muito importante nas artes da Grcia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religio, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representao artstica. Estes artistas tambm pintavam em paredes, principalmente de templos e palcios.

ESCULTURA
Entre os sculos XI e IX a.C. a escultura produziu pequenas obras, representando figuras humanas, em argila ou marfim.

Durante o perodo arcaico a pedra tornou-se o material mais utilizado, comum nas simples esttuas de rapazes ( Kouros ) e de moas (Kors) e ainda refletiam a influncia externa. As figuras esculpidas apresentavam formas lisas e arredondadas e plasmavam na pedra uma beleza ideal. Essas figuras humanas guardavam uma grande semelhana com as esculturas egpcias, as quais, obviamente, lhes haviam servido de modelo. Com o advento do classicismo a estaturia grega foi assumindo um carter prprio e acabou abandonando definitivamente os padres orientais. Foi o consciencioso estudo das propores que veio oferecer a possibilidade de se copiar fielmente a anatomia humana, e com isso os rostos obtiveram um ganho considervel em expressividade e realismo. O apogeu da escultura ocorreu no perodo clssico, durante o sculo V , quando as obras ganharam maior realismo, refletindo a perfeio das formas e a beleza humana. Mais tarde introduziu-se o conceito de contraposto - posio na qual a escultura se apoiava totalmente numa perna, deixando a outra livre, e o princpio do dinamismo tomou forma nas representaes de atletas em plena ao. Entre os grandes artistas do classicismo esto: Policleto, Miron, Praxteles e Fdias. H aimda Lisipo que, nas suas tentativas de plasmar as verdadeiras feies do rosto criou os primeiros retratos. Posteriormente ganharam dinamismo, como se percebe no Discbolo de Miron. O resultado disso foi o surgimento de obras de inigualvel monumentalidade e beleza, como O Colosso de Rodes, de trinta e dois metros de altura.

As esculturas gregas transmitem uma forte noo de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao mximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, msculos, veias, expresses e sentimentos so observados nas esculturas. A temtica mais usada foi a religiosa, principalmente, representaes de

deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas s Olimpadas) tambm foram abordadas pelos escultores gregos.

ARTE ROMANA
Como a arte grega chega a Roma

10

No se pode dizer que a arte grega tenha desaparecido com o advento do Imprio Romano. A arte romana era, essencialmente, a arte grega temperada com elementos etruscos e os etruscos, por sua vez, foram tambm intensamente influenciados pelos gregos durante o Perodo Arcaico. A arte de Roma, naturalmente, tinha caractersticas e tradies prprias, como por exemplo o gosto por retratos fiis e as obras comemorativas realistas. Desde os ltimos sculos do Perodo Helenstico, porm, a expresso artstica sempre se pautou por modelos gregos clssicos. Foi um verdadeiro "casamento" entre o gosto romano e a habilidade grega... Durante o Imprio, romanos de posses continuaram a contratar artistas gregos para decorar suas suntuosas residncias. O governo romano, igualmente, tornou-se tambm um grande patrocinador de arte e financiou, alm da criao de novas cidades, templos, monumentos e esculturas para a glorificao dos imperadores. O declnio do imprio, a partir do sculo III, foi acompanhado pelo declnio da tradio clssica e o crescente prestgio do cristianismo, em detrimento do paganismo, trouxe novos temas arte greco-romana. Mesmo assim, a arte grega no desapareceu: as mais antigas imagens de Jesus Cristo, por exemplo, seguiam fielmente o estilogrecoromano "pago" e mostravam-no jovem e sem barba. Do sculo IV em diante, com o estabelecimento do Imprio Romano do Oriente, a arquitetura e o mosaico, especialmente, tiveram grande impulso. Novas influncias orientais vieram ento se unir aos elementos gregos, romanos e cristos dos sculos anteriores e moldar o estilo bizantino primitivo, caracterstico dos sculos V e VI. Roma, aps libertar-se dos etruscos, iniciou uma expanso extraordinria. ETRUSCO Adj. - Da, ou pertencente ou relativo Etrria ou Tirrnia (Itlia antiga); tirreno, tirrnio. ~ V. alfabeto --. S. m. - O natural ou habitante da Etrria; tirreno, tirrnio. Gloss. A lngua dos etruscos. A partir do sculo III foi ganhando o controle das cidades gregas do sul da Itlia, grande parte da Espanha, a prpria Grcia e a Macednia, regies da sia Menor, Gaules, Sria e Egito. A importncia de Roma na preservao da cultura Os romanos ajudaram a preservar aspectos que, no fosse sua entrada em cena, poderiam estar perdidos para sempre na Histria. Era costume desse povo assimilar e adaptar a cultura dos povos conquistados, talvez at numa prova de orgulho, devido superioridade militar.

11

Apesar de os romanos terem sido influenciados pelas culturas dos mais diferentes povos que passaram a compor seu Imprio, h uma ntida supremacia da influncia grega, em especial os perodos clssicos e helensticos. CLSSICO Adj. - Relativo arte, literatura ou cultura dos antigos gregos e romanos. Que segue, em matria de artes, letras, cultura, o padro desses povos. HELENSTICO Adj. Referente ao helenismo (2). Diz-se do perodo histrico que vai desde a conquista do Oriente por Alexandre at a conquista da Grcia pelos romanos. Muito provavelmente, essa valorizao da cultura grega foi tomada dos etruscos, povo que a apreciava muito. Artistas gregos em Roma Artistas gregos foram morar na capital romana e a arte de seu pas de origem era extremamente apreciada pelas classes mais abastadas da cidade. Recebiam inmeros pedidos de cpias das obras gregas, preservando assim trabalhos da Grcia antiga que estariam irremediavelmente perdidos. Na engenharia civil, devemos grandes modelos aos romanos. Suas estradas, aquedutos e edifcios grandiosos at hoje pautam nossas construes. O desenvolvimento do concreto romano foi uma tcnica e grande ajuda. Costumava ser trabalhado com materiais como o mrmore, tijolos ou pedras em geral para apresentar uma aparncia mais finalizada. O uso de arcos e abbadas alcanou grandes avanos na engenharia romana, que costumava misturar suas prprias estruturas s formas gregas. Como a arte romana sofreu transformaes Para efeito de estudo, dividiremos a arte romana:

da Repblica e comeo do Imprio. do auge do Imprio Romano. do declnio do Imprio Romano.

Como construes dessa primeira poca romana podemos citar o "Templo da Fortuna Virilis", em Roma. Construdo no Sculo 1 a.C., fortemente influenciado pela arquitetura etrusca (por exemplo, sua realizao em cima de pequenas bases) e lembra, por suas colunas e capitis, um templo jnico.

12

Os templos circulares, influncias gregas, como o "Templo de Vesta", em Tivoli, tambm so bastante freqentes na Roma Republicana. Um exemplo de construo bastante freqente em pocas posteriores j aparece nessa poca, exemplificado pelo monumental "Santurio da Fortuna Primignia", na Palestina, com seus arcos orlados por colunas. Essa obra um complexo, em vrios nveis, construdo num vale, bastante facilitado pelo concreto. Rampas e escadas permitem o acesso aos planos mais altos da construo. Era utilizado para um culto pr-romnico. Os ltimos dias de Pompia A descoberta dos stios arqueolgicos de Pompia e Herculano, no Sculo 18, destruda pelas cinzas do Vesvio, facilitaram o estudo da arte desse primeiro perodo da vida romana. As lavas do vulco atingiram as pessoas desprevenidas, preservando cenas exatas da vida romana. Apesar de a catstrofe ter acontecido j no comeo do Imprio, a maioria dos artefatos, tanto como o modelo das cidades, remonta ao perodo republicano. Pompia, principalmente por ser uma cidade mais rica, forneceu-nos os melhores exemplos arquitetnicos, como o templo pr-romano de Apolo, o templo de Jpiter e o mercado (Macellum), em seu centro. Banhos, teatros e anfiteatros tambm foram encontrados nas escavaes. Alm disso, conforme j foi mencionado ao falarmos de arte helenstica, foram encontradas na cidade inmeras obras, desde as mais vulgares a obras de real valor artstico nos interiores das casas. Como era a vida nas antigas cidades Tais trabalhos nos mostram um pouco da arte apreciada pelos habitantes do Imprio: especialmente a arte grega clssica e a helenstica, uma e outra representadas normalmente por cpias. Na Vila dos Mistrios, arredores de Pompia, foram encontradas elegantes pinturas em paredes (frisos), representando a iniciao aos cultos dionsicos, em tamanho quase natural e poses helensticas. Especula-se que as mulheres do local eram adeptas desses cultos perdidos. Alm disso, foram encontradas pinturas de paisagens, cenas mitolgicas e buclicas, naturezas-mortas e arquitetura fantsticas. Essas obras causaram grande impresso no Sculo 18, quando foram descobertas, influenciando a arte do perodo.

13

CONCLUSO
Aps esta breve vista da arte Grega e Romana, pode-se concluir que a arte Grega teve grande impacto na arte Romana de tal forma que faz mais sentido, quando se fala da arte Romana, em denomin-la Arte Greco-Romana. Pode-se falar da arte Grega sem

14

se falar da Romana, mas ao falar da arte Romana tem-se necessariamente de falar da Grega, visto que esta teve uma grande influncia naquela.

Anda mungkin juga menyukai