Anda di halaman 1dari 2

COMERCIAL DE 30 SEGUNDOS

C O M O S E R B E M - S U C E D I D O E M E N T R E V I S TA S E E M R E D E S D E C O N TAT O S
O QUE O COMERCIAL DE 30 SEGUNDOS? A declarao do Comercial de 30 Segundos uma forma simples de apresentar a outra pessoa informaes importantes sobre si mesmo. Agua o interesse do ouvinte que faz o convite: Fale-me algo sobre si mesmo, e oferece uma resposta breve e pertinente pergunta Por que eu devo contrat-lo? O QUE DEVE INCLUIR? Quando bem elaborada, sua declarao do Comercial de 30 Segundos incluir: Uma breve apresentao pessoal, inclusive seu objetivo prossional ou o tipo de posio a que aspira. Trs ou quatro realizaes especcas comprovando que voc atende ou excede os requisitos para essa posio. Alguns traos de carter ou habilidades adaptativas que o fazem sobressair-se entre os candidatos comuns. Com sua rede de contatos, conclua sua declarao do Comercial de 30 Segundos com perguntas investigativas que no possam ser respondidas com sim ou no para iniciar uma conversa que possa levar a referncias ou oportunidades de emprego. Por exemplo: QUEM voc conhece que trabalha com ______________? QUAIS empresas existem na rea que _______________? QUEM voc conhece que conhea muita gente? OUTROS PONTOS A CONSIDERAR Mantenha breve a sua declarao do Comercial de 30 Segundos. As pessoas em geral s ouvem atentamente por 30 ou 60 segundos, e gostam de respostas concisas s perguntas feitas. Isso indica que voc est evidentemente concentrado e no perde tempo para dizer o que precisa. Fale no tempo presente para mostrar que suas habilidades so atuais e aplicveis ao mercado de hoje. Lembre-se de seus ouvintes. Ajuste o nvel de detalhamento e o jargo de acordo com o interesse e a experincia da pessoa a quem voc se dirige. Evite pretenses comuns como: Sou uma pessoa convel, leal, prestativa, corts, bondosa, etc. No s essas armativas so feitas pela maioria dos que procuram emprego, mas, sem exemplos detalhados, elas no transmitem seu real valor para um empregador em potencial. Faa seu Comercial de 30 Segundos com naturalidade. Trata-se de uma genuna forma de comunicao que o ajudar a organizar, em pensamentos breves e coerentes, tudo o que voc .

De pequenas coisas provm aquilo que grande


DOUTRINA E CONVNIOS 6 4: 33

EXEMPLOS DE DECLARAES Exemplo de declaraes do Comercial de 30 Segundos para a rede de contatos: Meu nome Randy Patterson, e atualmente procuro emprego na rea de servios juventude. Tenho 10 anos de experincia trabalhando com agncias de jovens. Sou formado em educao itinerante. Eu junto dinheiro, treino lderes e organizo unidades. Consegui juntar mais de cem mil dlares em cada um nos ltimos seis anos. Eu me considero um bom orador, e tambm tenho bom senso de humor. Voc conhece algum que trabalha com os jovens? Meu nome Lucas Martin, e gosto de conhecer pessoas novas e descobrir maneiras de ajudlas a terem experincias edicantes. Tive uma variedade enorme de oportunidades de servio ao cliente, por meio das quais consegui fazer diminuir a devoluo de produtos e aumentar a carteira de clientes, se comparado aos colaboradores externos. Sou dedicado, despojado e trabalho em equipe. Com quem eu poderia falar, no seu departamento de servio ao consumidor, sobre as necessidades de servio do cliente de sua organizao?

Exemplo de declarao do Comercial de 30 Segundos para uma entrevista: As pessoas dizem que sou otimista, que trabalho motivado na equipe, e que tenho excelentes habilidades de comunicao. Nos ltimos anos, trabalhei em qualicao de lideranas, telemarketing e servio ao consumidor, na indstria de tecnologia. Minha experincia inclui chamados bem-sucedidos de pessoas em posies de diretoria nos departamentos de tecnologia, bem como o desenvolvimento de lideranas viveis. Tenho registros de manter consistncia nas ligaes e no volume de atividade, e costumo sempre estar entre os dez primeiros nas vendas, e posso fazer o mesmo em sua organizao. Sou absolutamente dedicado a uma famlia de quatro pessoas. Gosto muito de ler, e o conhecimento e a perspectiva oferecidos pela minha leitura fortaleceram minhas habilidades didticas e de apresentao em pblico. Sou bem-sucedido com relao criao de minha famlia, e atribuo esse sucesso a minha capacidade de planejar, organizar e lidar com muitas tarefas diferentes ao mesmo tempo. Essa exibilidade vai-me ajudar na sala de aula, onde h tantas personalidades diferentes e estilos de aprendizado.

SERVIOS DE RECURSOS DE EMPREGO SUD O Curso de Auto-Sucincia Prossional, disponvel por meio do Centro de Recursos de Emprego ou do especialista de emprego em sua estaca, ajudar voc a desenvolver um slido resumo de declaraes do Comercial de 30 Segundos. Usando o resumo de declaraes do Comercial de 30 Segundos, senti-me vontade para responder s perguntas que o supervisor fez a meu respeito. Johanesburgo, frica do Sul A parte mais til do que aprendi no Curso de Auto-Sucincia Prossional foi a capacidade de falar sobre mim mesmo em 30 segundos e sentir-me seguro ao faz-lo. No tenho dvida de que o treinamento e a autoconana que adquiri no curso fez toda diferena para que eu conseguisse um emprego. Hyderabad, ndia

Para mais informaes ou para localizar um Centro de Recursos de Emprego perto de voc, visite o site www.ldsjobs.org

2008 IRI. Todos os direitos reservados. 12/07. 12/07. Traduo de Me in 30 Seconds. Portuguese. 37137 059.

Anda mungkin juga menyukai