Anda di halaman 1dari 31

Sistema Cardiovascular Funo: Transporte de oxignio e nutrientes para as clulas e auxlio na remoo dos metabolitos de modo a manter tanto

a Homeostasia quanto o equilbrio dinmico (steady state estado estvel). O corao um circuito fechado, sai sangue, entra sangue. Anatomia Funcional do Corao Azul Vermelho Sangue Venoso = Pouco Oxignio Sangue Arterial = Bastante Oxignio Cabea, pescoo e parte superior do corpo.

Tronco e Extremidade inferior Figura 1

Tipos de Circulao 1. Pequena Circulao ou Circulao Pulmonar: O trio direito recebe o sangue desoxigenado (sangue venoso sem oxignio) proveniente dos tecidos corporais atravs das veias cava superior e inferior. O sangue passa atravs da vlvula atrioventricular (vlvula tricspide) para o ventrculo direito. O ventrculo direito ejeta o sangue para dentro da artria pulmonar passando pela vlvula bilunar (pulmonar). O sangue distribudo entre a artria pulmonar direita e esquerda, posteriormente chegando at pulmo direito e esquerdo. Nos alvolos do pulmo acontece a troca gasosa (o oxignio inspirado entra no sangue e do prprio sai o dixido de carbono). Aps a troca gasosa o sangue redirecionado ao pulmo pelas veias pulmonar direita e esquerda, chegando at o trio esquerdo (figura 1). Principal funo: eliminar o dixido de carbono e receber oxignio. trio direito vlvula atrioventricular (vlvula tricspide) ventrculo direito vlvula bilunar (vlvula pulmonar) artria pulmonar artria pulmonar direita e esquerda pulmo direito e esquerdo veia pulmonar direita e esquerda (4) trio esquerdo. 2. Grande Circulao ou Circulao Sistmica: O sangue oxigenado (sangue arterial com oxignio), proveniente do pulmo, enviado atravs da veia pulmonar (direito e esquerdo) para o trio esquerdo. O sangue passa atravs da vlvula mitral (bicspide) para o ventrculo esquerdo (atrioventricular). O ventrculo esquerdo ejeta o sangue atravs da vlvula artica (vlvula semilunar) para dentro da aorta (artria aorta). Agora o sangue ser transportado para os tecidos atravs das artrias, arterolas e capilares arteriais chegando at os tecidos (clulas), nutrindo as clulas corporais. O retorno do sangue para o corao acontece seqencialmente pelos capilares venosos, vnulas e veias, retornando para o corao pelas veias cava superior e inferior, chegando ao trio direito do corao (figura 1). Principal funo: levar para as clulas oxignio e nutrientes. trio esquerdo vlvula mitral (vlvula bicspide) ventrculo esquerdo vlvula artica (vlvula semilunar) artria aorta tecido corporal veia cava superior e inferior trio direito. Volume Sangneo rea Corporal Corao Artrias Capilares Veias Aorta, grandes artrias Pequenas Artrias Capilares Pequenas Veias Grandes Veias Total de Sangue ml 360 Pulmes 130 110 200 Circulao Sistmica 300 400 300 2.300 900 5.000 6,0 8,0 6,0 46,0 18,0 100.0 2,6 2,2 4,0 Por cento 7,2

Propriedades do Msculo Cardaco (Miocrdio) 1. 2. 3. 4. Contratibilidade. Excitabilidade. Condutibilidade. Automatismo.

1. Contratibilidade: a propriedade que o miocrdio (msculos do corao) tem de contrair-se, funcionando o corao como um todo. Ele responde segundo a lei do tudo ou nada, ou seja, ou responde com uma contrao total ou no responde. 2. Excitabilidade: a propriedade que o miocrdio tem de reagir (potencial de ao e contrao) quando estimulado. 3. Condutibilidade: a propriedade que as clulas miocrdicas possuem como caracterstica funcional, so capazes de transmitir um estmulo gerado em um ponto do corao para o restante do miocrdio (figura 2). Ex: Musculatura Esqueltica Musculatura Cardaca

O que garante a contrao a inervao que esta em todas as fibras musculares. Quando acontece um impulso motor o estmulo acontece em todas as fibras.

Discos Intercalares: fazem uma comunicao entre as fibras musculares. A inervao pode ocorrer em uma nica fibra, e o disco intercalar vai passar a informao da contrao quase que imediatamente. Figura 2

4. Automatismo: tem a capacidade celular de gerar estmulos. A zona do Automatismo possui freqncia mais alta, passa a comandar a ativao cardaca submetendo excitao de todas as fibras ao seu prprio ritmo. Torna-se assim, o marca passo propriamente dito. O Ndulo Sinoatrial (marca passo) est localizado no trio direito (figura 3). ele que dita o ritmo da contrao do miocrdio.

Figura 3

Ciclo Cardaco Um Ciclo Cardaco compreende todos os eventos relacionados com um batimento Cardaco. Existem duas fases no batimento Cardaco: Fase de Ejeo = Contrao = Sstole. Fase de Enchimento = Relaxamento = Distole.

Enquanto os trios fazem a contrao (sstole) para ejetar o sangue nos Ventrculos, esses relaxam (distole) para receber o sangue. Depois deste processo, os Ventrculos contraem para impulsionar o sangue para as Artrias (Pulmonares e Aorta) enquanto os trios relaxam para receber mais sangue proveniente das Veias (cava superior e inferior e pulmonares).

A Sstole tem uma presso maior para impulsionar o sangue A Distole tem uma presso menor para receber o sangue.

Sstole: fase mais rpida. Em repouso: 0,3 s de durao. uma fase que quase no sofre alterao devido aos exerccios fsicos (0,2 segundos). Distole: fase duas vezes mais demorada que a Sstole. Em repouso: 0,5 s de durao. a fase que mais sofre alteraes devido aos exerccios fsicos (0,2 segundos), podendo chegar a 0,3 a 0,2/ 0,13 s. A Distole pode chegar a 0,13s durante um exerccio de alta freqncia (atividade aerbia), esse ciclo prejudica a oxigenao e o envio de nutrientes para o corpo, porque o corao no consegue captar a quantidade necessria de sangue para ejetar para os tecidos musculares. Bulha (Sons) Cardaca

Os Sons Cardacos (chamado de Bulha) no causado pela contrao muscular e sim causado no momento em que a Vlvulas Atrioventricular e Semilunar se fecham impedindo que o sangue retorne. O som mais Agudo (Tum) causado pelo fechamento das Vlvulas Atrioventriculares. O som mais Grave (T) devido ao fechamento das Vlvulas Semilunares. Contrao do Miocrdio (impulso eltrico no miocrdio)

FC intrnseca = automotivado. 100 bpm = Sem a ao do Sistema Parassimptico. Ndulo (Nodo) Sinoatrial / Sinusal Regio especfica do Automatismo Regio posterior aonde acontece a Excitabilidade e Condutibilidade.

1 O SNC envia um impulso eltrico pela regio ventral da medula espinhal. O impulso enviado da medula at o corao pelo Nervo Vago, chegando at o Ndulo Sinoatrial. 2 O Ndulo Sinoatrial manda o impulso para os trios ocorrendo despolarizao (a clula do miocrdio possui discos intercalares que facilitam a despolarizao), promovendo a contrao (Sstole Atrial). 3 Aps a passagem pelos trios, o impulso nervoso chega no Ndulo Atrioventricular, recebendo a despolarizao. O Ndulo Atrioventricular retm (segura) o batimento cardaco fechando a Vlvula Atrioventricular e Semilunar. 4 Do Ndulo Atrioventricular o impulso nervoso conduzido at o pice do corao pelo Feixe de His, que se encontra entre os dois Ventrculos. 5 No pice do corao acontece uma despolarizao por toda a membrana ventricular. Esta despolarizao ocorrida tem o intermdio de fibras condutoras especializadas, que recebem o nome de Fibras de Purkinje. As Fibras de Purkinje transmitem o impulso cerca de seis vezes mais rapidamente que a velocidade de transmisso das fibras musculares do Ventrculo normal. Ndulo Sinoatrial trios Ndulo Atrioventricular Feixe de His (Fibras de Purkinje) Ventrculos. Taquicardia: uma inervao da FC acima de 100 bpm em repouso. Bradicardia: FC abaixo de 60 bpm em repouso (comum em atletas). Eletrocardiograma (ECG) (Impulso Eltrico do Corao)

O ECG s diagnstica o impulso eltrico que acontece no corao e no a contrao do Miocrdio. 1 Onda P (despolarizao Atrial): a onda P representa a despolarizao de ambos os trios. A onda P a primeira deflexo do ECG. Intervalo P-R: a transmisso eltrica dos trios para os ventrculos inclui a onda P e o segmento P-R.

2 Complexo QRS (despolarizao ventricular): o complexo QRS indica a despolarizao ventricular. A onda R a deflexo positiva inicial; a deflexo negativa antes da onda R a onda Q. A deflexo negativa aps a onda R a onda S. Segmento S-T (repolarizao ventricular): fase de Repolarizao mais precoce que se estende do final do QRS at o incio da onda T. O ponto J (juno) representa o segmento S-T unindo-se ao incio da onda T. 3 - Onda T (repolarizao ventricular): a onda T representa a repolarizao de ambos os ventrculos. O segmento S-T e a onda T so indicadores sensveis da demanda de oxignio estado do suprimento de oxignio do miocrdio ventricular. Intervalo Q-T (despolarizao e repolarizao ventricular): o intervalo Q-T inclui o complexo QRS, o segmento S-T e a onda T. 4 Intervalo R-R: um ciclo da freqncia cardaca. O aparelho (ECG) o capta porque o ponto mais alto (impulso eltrico maior) da contrao do miocrdio. A sstole ventricular tem uma fora superior sstole atrial, pois o sangue ejetado dos ventrculos para as artrias Pulmonar e Aorta precisa de mais fora para chegar no pulmo e nas extremidades do corpo (principalmente este segundo). O intervalo R-R dura normalmente 0,8s. A onda eltrica de despolarizao maior do que a onda de repolarizao. Dbito Cardaco Dbito Cardaco (DC) a quantidade (volume) de sangue ejetado pelo ventrculo esquerdo em um minuto, que fica em torno de 5 litros em repouso (quantidade mnima ou essencial para manter a Homeostasia). O valor mximo para o dbito cardaco reflete a capacidade funcional do sistema cardiovascular de atender as demandas da atividade fsica. O rendimento (dbito) do corao, como ocorre com qualquer bomba, depende de sua velocidade de bombeamento (freqncia cardaca; FC) e da quantidade de sangue ejetado com cada golpe (volume sistlico de ejeo; VS). Para calcular o dbito cardaco necessrio multiplicar a FC pelo VS. Dbito Cardaco = Freqncia Cardaca X Volume Sistlico de Ejeo Volume Sistlico de Ejeo a quantidade de sangue ejetado para os tecidos pelo ventrculo esquerdo numa nica contrao (ejeo). FC do Homem: 70 bpm (em repouso), um pouco maior do que a mulher. FC da Mulher: 50/ 60 bpm (em repouso). DC (l/min): Dbito Cardaco (litros de sangue por minuto). FC (bpm): Freqncia Cardaca (batimentos por minuto. VS (ml): Volume Sistlico de Ejeo (quantidade de sangue que sai do ventrculo esquerdo em uma ejeo). DC (l/min) = FC (bpm) X VS (ml)

Dbito Cardaco em Repouso DC (l/min) 5 l/min 5 l/min = = = FC (bpm) 70 bpm 50 bpm X X X VS (ml) 71 ml 100 ml

Destreinados: Treinados:

Dbito Cardaco durante o Exerccio (mximo) DC (l/min) 22 l/min 35 l/min = = = FC (bpm) 195 bpm 195 bpm X X X Vs (ml) 113 ml 179 ml

Destreinados: Treinados:

Numa pessoa treinada e uma pessoa destreinada, o DC em repouso deve ser o mesmo, cerca de 5 litros. Mas como isso ir ocorrer diferente, porque um sedentrio ter uma quantidade maior de contraes (ejees) ventriculares para chegar ao resultado final de 5 litros. J um atleta, o aumento acontece na quantidade de sangue a ser ejetado numa sstole ventricular (volume sistlico de ejeo), causando uma reduo na freqncia cardaca (o ventrculo ter uma maior capacidade de enchimento sangneo e fora na ejeo do sangue). Devido ao treinamento fsico, um atleta (indivduo treinado) tem um significante aumento da parede muscular do corao, principalmente nos ventrculos (hipertrofia ventricular). Aumentando a espessura do msculo cardaco (miocrdio), o ventrculo esquerdo de um atleta ter uma elasticidade maior para o enchimento diastlico e esvaziamento sistlico superior ao de um indivduo destreinado. Desta forma, na fase diastlica o ventrculo consegue encher-se com um volume maior de sangue e na fase sistlica o mesmo tem fora suficiente para ejetar este sangue para os tecidos. Este processo causa uma reduo na FC do atleta, pois com o VS aumentado, o ventrculo esquerdo ter capacidade de ejetar mais sangue na artria aorta, suprindo assim o DC com menos batimentos cardacos. O VS aumenta gradualmente conforme a intensidade do exerccio realizado, o VS aumenta para que a demanda sangnea tecidual seja maior (conforme o que os tecidos musculares ativos necessitam) e no sobrecarregue o corao (aumentando a FC num limite).

Volume Sistlico de Ejeo: Enchimento Diastlico Versus Esvaziamento Sistlico Trs mecanismos fisiolgicos acarretam um aumento no volume sistlico de ejeo do corao durante o exerccio. O primeiro, intrnseco ao miocrdio, envolve um enchimento cardaco aprimorado na distole, seguido pro uma contrao sistlica mais vigorosa. A influncia neuro-hormonal governa o segundo mecanismo, que envolve o enchimento ventricular normal seguido pro ejeo e esvaziamento vigorosos durante a sstole. O terceiro mecanismo para aumentar o volume sistlico de ejeo resulta das adaptaes ao treinamento que ampliam o volume sangneo e reduzem a resistncia ao fluxo sangneo nos tecidos perifricos.

Retorno Venoso Retorno Venoso (RV) a quantidade de sangue que retorna ou flui das veias cava superior e inferior para o trio direito a cada minuto. O RV e o DC devem ter a mesma proporo, sendo que fatores como metabolismo, prtica ou no de atividade fsica, idade e tamanho corporal podem variar o DC.

Como j havamos dito, o corao trabalha como um circuito fechado, a mesma quantidade de sangue que sai retorna. Ao sangue proveniente dos tecidos corporais que retorna para o corao pelas veias cava superior e inferior dado o nome de sangue venoso, porque este est sem oxignio (maior concentrao de dixido de carbono) e baixo teor de nutrientes. Quando menor a pessoa mais rpido o RV. Ficar muito tempo parado (principalmente estando de p) pode causar uma dificuldade no RV, causando um formigamento nos MMII ou at causando desmaio. Recomendasse que o indivduo fizesse pequenas contraes na musculatura dos MMII, causando uma compresso nos vasos sangneos, e como a presso sistlica menor nas veias do que nas artrias, est ao de contrao faz com que o sangue seja ejetado pelas veias, assemelhando-se a sstole gerada no corao, ajudando no RV. Desmaio (mecanismo de defesa do organismo): pode ser causado pela falta do retorno do sangue venoso, recomendasse que o indivduo que desmaiou seja colocado deitado na posio horizontal (decbito dorsal) melhorando assim o RV. Hemodinmica

Hemodinmica como o sistema vascular se comporta para manter a demanda de oxignio do nosso organismo. Mtodo do sistema vascular de adaptar-se para compreender a demanda residual para os tecidos. Presso: fora sobre algo

O Fluxo resultante das diferenas de presses sobre a resistncia

Fluxo diretamente proporcional presso. Fluxo inversamente proporcional resistncia.

Resistncia: Depende do raio (dimetro) do vaso. Depende do comprimento do vaso. Depende da viscosidade do lquido.

Seqncia da intensidade da presso nos vasos sangneos:

Artria > arterolas > capilares arteriais > capilares venosos > vnulas > veias

Hiperemia Hiperemia: maior fluxo local de sangue Distribuio do sangue com maior qualidade. Quando a pessoa fica vermelha (vermelhido local), aquela regio que se destaca pela vermelhido est sendo mais irrigada. Hiperemia Reativa (hiperemia durante o exerccio fsico): um tipo de mecanismo metablico compensatrio, que controla o fluxo sanguneo local. Trata-se do mesmo mecanismo metablico que controla o dimetro dos vasos atravs das substncias vasodilatadoras e da concentrao de O2. Porm, a hiperemia reativa, o faz de forma acentuada, podendo aumentar o fluxo sanguneo em at sete vezes. Com a finalidade de compensar um longo perodo de Hipoxia (falta de O2) tecidual. A vasodilatao causada pela hiperemia reativa permanece at que o dficit tecidual de oxignio seja reposto. A potente ao dos mecanismos metablicos controladores do fluxo sangneo mais um indcio sangneo. Da mesma forma, a soma de todos os dbitos locais responsvel pelo controle fino do dbito cardaco.

Hipoxia: falta de O2 EPOC: acmulo de O2 EPOC significa consumo excessivo de oxignio aps o exerccio e proporcional ao dficit inicial de O2. Quando maior a hipoxia tecidual durante o exerccio, maior ser a EPOC aps o exerccio. A hiperemia reativa um indicador de atividade de predominncia aerbia, porque indica a falta de O2 necessrio ao indivduo. A reposio do O2 s ira ocorrer se houver uma descompensao do mesmo. A hiperemia reativa s ira parar quando voltar compensao do O2 necessrio ao indivduo naquele momento. Presso Arterial

Ao entrar em sstole ventricular, o corao ejeta o sangue para os tecidos pelas artrias, a fora aplicada pelo ventrculo esquerdo para ejetar o sangue faz com que esse gere uma tenso (presso) nas paredes das artrias. Este processo denominado de presso arterial. A presso arterial representa a fora (presso) exercida pelo sangue contra as paredes arteriais durante um ciclo cardaco. A presso sistlica, a mais alta das duas mensuraes da presso, ocorre durante a contrao ventricular (sstole) quando o corao impulsiona 70 a 100 ml de sangue para dentro da artria Aorta. Aps a sstole, os ventrculos se relaxam (distole), as artrias sofrem um recuo e a presso arterial declina continuadamente medida que o sangue flui para a periferia e o corao volta a encherse de sangue. A presso mais baixa alcanada durante o relaxamento ventricular representa a presso arterial diastlica. A presso sistlica normal em um adulto varia entre 110 e 140 mm Hg e a presso diastlica varia entre 60 e 90 mm Hg. A presso sistlica ou diastlica elevada (denominada hipertenso) definida como uma presso sistlica de repouso superior a 140 mm Hg e uma presso diastlica acima de 90 mm Hg. Presso do pulso se refere diferena entre as presses sistlica e diastlica. Presso Arterial Sistlica (PAS): presso maior exercida pelo sangue nas paredes arteriais.

Presso Arterial Diastlica (PSD): presso menor exercida pelo sangue nas paredes arteriais. Presso Arterial Normal PAS: 120 e 110 mm Hg (milmetro de mercrio) PAD: 80 e 70 mm Hg Formas de Mensurao da Freqncia Cardaca Ausculta Palpao da artria radial (pulso) e da artria cartida (pescoo) Telemetria (eletrocardiograma, frequencimetro)

Equipamentos utilizados para aferir a Presso Arterial

Ver, tirar ou medir a presso arterial so termos errneos a serem utilizados. Aferir ou mensurar a presso arterial so termos corretos a serem utilizados.

Procedimentos para a aferio (mensurao) da Presso Arterial A presso arterial, medida indiretamente por ausculta (ouvindo os sons), utiliza um estetoscpio e um esfigmomanmetro, consistindo em um manguito para presso arterial e um calibrador de presso tipo aneride ou coluna de mercrio. O indivduo que vai ter a presso aferida fica sentado em um ambiente tranqilo, expe o brao (que fica estendido na altura do corao). O esfigmomanmetro deve ser posicionado em torno do brao do indivduo e inflado at interromper o fluxo na artria braquial (localizado no lado interno do brao, aproximadamente a 25 cm acima da articulao do cotovelo). A campnula do estetoscpio e colocada abaixo do espao antecubital sobre a artria braquial. O manguito deve ser insuflado com bombadas rpidas e uniformes at 180 a 200 mm Hg, neste momento a presso do manguito superior a presso arterial sistlica (artria braquial fica fechada, ausncia do fluxo sangneo e de qualquer som). Posteriormente o registro ou vlvula do esfigmomanmetro dever ser aberto de forma lenta e gradual ocasionando a diminuio da presso dentro do esfigmomanmetro. A primeira percepo auditiva resulta da turbulncia do jato de sangue quando a artria previamente fechada se abre subitamente durante a presso mais alta no ciclo cardaco. Isso representa a presso sistlica (o fluxo sangneo esta sendo restabelecido). Este som ira permanecer por algum tempo e posteriormente desaparecer (fluxo sangneo plenamente restaurado ausncia de som), aonde neste momento o rudo desaparece caracterizado com presso arterial diastlica. A PAS tem que ser alta para vencer a resistncia dos vasos sangneos e fazer com que o sangue chegue com eficincia nas extremidades do corpo. A PAD a presso que permanece nos vasos sangneos. adequado que exista um intervalo de 40 mm Hg entre a PAS e a PAD. Presso Arterial Mdia (PAM) Determina a taxa do fluxo sangneo atravs da circulao sistmica que determinada pela seguinte equao: PAM = PAD + 0,33 (PAS - PAD) = 80 + 0,33 (120 - 80) = 80 + 0,33 . 40 = 80 + 13 PAM = 93 mm Hg Esta equao s deve ser levada em considerao, basicamente, em repouso, pois ela prega que 33% do tempo do ciclo cardaco gasto com a sstole. J em uma situao de exerccio fsico esta relao se altera. Duplo Produto Meio para estimar a demanda metablica aumentada imposta ao corao durante o exerccio. Ele calculado pela seguinte equao DP (duplo produto) = FC x PAS. A aplicao do DP serve como orientao na prescrio de exerccios fsicos para indivduos com obstruo coronariana.

Valores da Presso Arterial Normal 120 x 80 mm Hg; 110 x 70 mm Hg Tendncia a Hipertenso 140 x 100 mm Hg; 130 x 100 mm Hg; 140 x 90 mm Hg Quadro de Hipertenso Nvel I 150 x 100; 150 x 110 Nvel II 160 x 100; 160 x 110; 160 x 120 (tratamento com atividade fsica) Nvel III 180 x 120; 180 x 130; 180 x 150 Nvel IV 190 x 150; 190 x 160; 200 x 170; 210 x 170 (tratamento farmacolgico) Hipertenso Arterial (presso alta) a elevao persistente dos nveis da PA a igual ou maior do que 140 mm Hg (cento e quarenta milmetros de mercrio) por 90 mm Hg, determinados em mais de duas medies com aparelho calibrado e por profissional treinado. Muitas pessoas podem apresentar esses valores, mas no significa que sofrem de hipertenso. Para diagnosticar que uma pessoa seja hipertensa devem ser feitas mensuraes em diferentes lugares, condies e posies (repouso, deitado ou sentado), e se a presso mantiver elevada caracteriza a hipertenso arterial. A hipertenso arterial pode no apresentar sintomas, nesse caso, a pessoa permanece meses e at anos sofrendo os danos causados sem sentir nada. Presso Arterial durante o Exerccio Durante uma atividade fsica, o fluxo sangneo aumenta, gradativamente, para atender a demanda tecidual. Os msculos esquelticos ativos precisam de uma maior demanda sangnea, pois esto produzindo CO2 em maior concentrao. Ento o CO2 deve ser retirado dos tecidos e repor o O2 para poder gerar energia e assim poder continuar o exerccio. Devido a esse dficit de O 2 e excesso de CO2 que ocorre a hiperemia reativa. Durante uma atividade fsica a PAS aumenta e a PAD se mantm, isso ocorre para aumentar a demanda do fluxo local (melhora da vascularizao sangnea local).

Manobra de Valsalva A manobra de Valsalva realizada ao exalar foradamente o ar para os pulmes e segurar esse por um tempo. Esta manobra aumenta a presso intratorcica, diminui o retorno venoso ao corao e aumenta a presso arterial. Esta manobra utilizada, instintivamente, para proteger a coluna de leses quando um indivduo vai erguer do cho ou segurar um peso e/ou tentar vencer uma resistncia superior ou equivalente a sua fora. No entanto, essa manobra aumenta o pique hipertenso, porque aumenta a presso arterial e diminui o retorno venoso.

Prescrio do exerccio fsico tendo a freqncia cardaca como parmetro de intensidade

Como diagnosticar a Freqncia Cardaca Mxima (FC Max) Predita (equao) FC Max Observada (teste esforo) Varivel mais utilizada para diagnosticar a FC Max a idade Idade o fator chave para fazer a prescrio *Karvonen = 220 idade (erro de 10bpm para cima ou para baixo) *Jones = 210 (0,60 x idade) (erro de 7bpm para cima ou para baixo) *Calvert = 201 (0,60 x idade) (erro de 7bpm para cima ou para baixo) A FC Max diminui conforme o envelhecimento do indivduo

FC Max = 220: a FC Max de um beb.

220

Idade

= varivel de correo 1x.

fixo No muda

Varivel

No bom fazer um teste de esforo (FC Max) em pessoas sedentrias, pois esse teste muito desconfortante e o estresse muito grande, podendo acarretar problemas para o indivduo. Mtodo de prescrio para % da FC Max (utilizando o mtodo de Karvonen) FC Max = 220 idade = 220 20 FC Max = 200bpm A Freqncia Cardaca utilizada em treinamento de 60 a 90%. Sendo 60% para pessoas sedentrias e 90% para atletas preparados (ativos). FC trei. 75% FC Max = 0,75 x 200 = 150bpm FC trei. 85% FC Max = 0,85 x 200 = 170bpm FC Max: o treinamento deste indivduo deve ser acima de 150bpm e abaixo de 170bpm para alcanar o objetivo desejado. Mtodo de prescrio para % FC reserva FC reserva = FC mxima FC repouso *FC Basal: a menor FC que um indivduo pode chegar (dormindo). *FC repouso: normalmente, diagnosticado quando o indivduo acorda. Para se diagnosticar a FC repouso coloca-se o indivduo em Decbito Dorsal por aproximadamente 10 minutos (chegando, s vezes, h 30 minutos). No tem como deduzir a FC repouso, tem que ser observada. Exemplo: FC repouso = 68bpm FC Max FC repouso = FC reserva 200 68 = 132bpm FC trei. 57% FC reserva = (0,57 x FC reserva) + FC repouso = (0,57 x 132) + 68 = 75,24 + 68 = 143,24 = 143bpm (arredondado para baixo) FC trei. 65% FC reserva = (0,65 x FC reserva) + FC repouso = (0,65 x FC 132) + 68 = 85.8 + 68 = 153.8 = 154 bpm (arredondado para cima)

Sistema Respiratrio Funo: atender as demandas metablicas em termos de suprimento de O 2 (1) e eliminao do CO2 (2). Regulao do pH trabalha em conjunto com o sistema cardiovascular Composio: nariz, cavidade nasal (fossa nasal), faringe, laringe, traquia, brnquios (direito e esquerdo), pulmes (direito e esquerdo), bronquolos e alvolos.

Surfactante: lquido que reveste os alvolos. Facilitao da interface entre o alvolo e o sangue na troca gasosa. O O2 empurrado para dentro do sangue e o CO2 e empurrado para dentro dos alvolos, desta forma, o sangue venoso que chega nos alvolos volta para o corao com O2. Quatro processos respiratrios (do gradiente de maior presso para o de menor presso) 1 Ventilao Pulmonar: a mobilizao (incurso) do ar para dentro e para fora dos pulmes (inspirao e expirao). 2 Difuso Pulmonar: a troca de O2 e CO2 (troca de gases) entre os alvolos (pulmes) e o sangue, sendo do gradiente de maior presso para o de menor presso (salvo o transporte ativo). 3 Transporte dos Gases: so os transportes dos gases pelo sangue, o O2 que levado do pulmo para as clulas (tecidos) e CO2 que levado da clula para o pulmo. 4 Troca Gasosa Tecidual/ Capilar: a troca de O2 e do CO2 entre o sangue e as clulas (tecidos).

Ventilao Pulmonar: consiste no processo de inspirao (incurso do ar para dentro dos pulmes) e expirao (incurso do ar para fora dos pulmes) (figura 18). O fluxo ocorre sempre do local de maior presso para o local de menor presso (mecnica respiratria).

Figura 18 Difuso Pulmonar: tambm conhecido com hematose. a troca de gases entre os alvolos (O2) e o sangue venoso (CO2) (figura 19). A passagem de gases para dentro e para fora do sangue acontece por causa da diferena de presso.

Figura 19 Respirao: ocorre na mitocndria, que nica organela celular que consegue utilizar o O2 para gerar energia e como metablito final produz CO2.

Presso Atmosfrica (PATM) Presso Atmosfrica do Nvel do Mar: 760 mmHg

Msculos Respiratrios (msculos auxiliares na inspirao e expirao) Inspirao: o diafragma e os intercostais externos se contraem aumentando o volume da caixa torcica, isso ocasiona uma diminuio da presso pulmonar, fazendo com que o ar atmosfrico entre nos pulmes. Sendo que o principal msculo inspiratrio o diafragma auxiliado pelos intercostais externos (figura 21).

Figura 21 Expirao: os msculos abdominais e intercostais internos se contraem aumentando a presso intra-abdominal diminuindo o volume da caixa torcica e gerando uma compresso nos pulmes fazendo com que o ar seja saia do pulmo (figura 22). Sendo que os principais msculos expiratrios so os msculos abdominais auxiliados pelos intercostais internos.

Figura 22 Mecnica ventilatria: no momento da inspirao, o diafragma desce (pois se contraiu) e os pulmes acompanham, e os intercostais externos expandem a costelas aumentando o volume da caixa torcica. J no momento da expirao, os msculos intra-abdominais se contraem fazendo com que o diafragma suba (esse relaxa) e os intercostais internos comprimem a caixa torcica. Nota: O pulmo no um msculo, esse membranoso. Os msculos auxiliam na expansibilidade e contratilidade. A costela tem uma retratibilidade que ajuda na expansibilidade do pulmo. o sistema Autnomo que controla a normalidade da mecnica respiratria, porm o sistema Somtico pode fazer o controle da respirao, principalmente em casos em que o sistema Autnomo for prejudicado, lesionado. Respirao Ativa: mais presente durante uma atividade fsica e/ou exerccios fsicos. Respirao Passiva: sistema Autnomo/ Somtico. Lquido Superficial que Reveste os Alvolos (LSRA): tem a funo principal de gerar uma tendncia de colabamento que favorece a sada do ar durante a expirao.

Volumes Respiratrios

Volumes Respiratrios Volume Corrente (VC) Volume Reserva Expiratrio (VRE) Volume Reserva Inspiratrio (VRI) Volume Residual (VR) Capacidade Vital (CV) Capacidade Pulmonar Total (CPT)

Homens (ml) 600 1200 3000 2400 4800 6000

Mulheres (ml) 500 800 1900 1800 3200 4200

Volume Corrente (VC): o volume inspirado e expirado a cada incurso respiratria. Quantidade de ar que inspirado e expirado numa incurso normal, em repouso. Volume Reserva Expiratrio (VRE): o volume expirado aps uma expirao normal. Capacidade que temos de soltar um pouco a mais de ar durante a expirao. Volume Reserva Inspiratrio (VRI): o volume inspirado aps uma inspirao normal. Capacidade que temos de colocar mais ar para dentro dos pulmes. Volume Residual (VR): aquele que nunca sai dos pulmes evitando o colabamento dos mesmos. Uma quantidade de ar que fica dentro dos alvolos, para evitar um colabamento das paredes desses. Capacidade Vital (CV): a soma do VRE + VC + VRI, para diagnosticar a capacidade pulmonar. (espirometria o nome do teste para diagnosticar a CV). Capacidade Pulmonar Total (CPT): a soma do VRE + VRI + VC + VR.

A inspirao um processo mais difcil de ser captado atravs de aparelhos. Dificuldades na espirometria: Restritiva, no acontece a expanso dos pulmes; Obstrutiva, obstruo das vias respiratrias. Conforme as pessoas envelhecer, o VR aumenta e o CV diminui. Realizar constantemente atividades fsicas reduz o aumento do VR. Valores de Ventilao Freqncia respiratria (incurses/min) Repouso 12 Exerccio Moderado Exerccio Intenso 50 3,0 150 0,5 06 VC (l/incurso) Ventilao Pulmonar (l/min)

30

2,5

75

Aumento gradativo para manter a homeostasia.

Presso Parcial dos Gases (ar atmosfrico) PATM = 760 mmHg (nvel do mar) PN2 = 600,7 mmHg PO2 = 159,1 mmHg PCO2 = 0,2 mmHg 79,04% 20,93% 0,03%

Ar que respiramos

PN2: presso parcial de nitrognio PO2: presso parcial de oxignio PCO2: presso parcial de dixido de carbono

Transporte de O2
98% pela hemoglobina 02% dissolvido no plasma Hemoglobina (Hb): presente nos glbulos vermelhos (eritrcitos) e que permite o transporte de O2 pelo sistema circulatrio. Hemoglobina saturada: agrupa-se com quatro molculas de O2. Parcialmente Saturada (PS): agrupa-se com trs ou menos molculas de O2 (complexo oxi-hemoglobina)

Condio Alveolar (pulmonar) = maior afinidade Condio tecidual (clulas) = menor afinidade A distribuio do O2 ocorre atravs da interao da Hb com o O2 (HbO2). Essa interao leva o O2 at as clulas do organismo, onde o O2 liberado e o sangue arterial passa a ficar venoso. A Hb aps liberar o O 2 pode fazer o transporte do CO2 at os alvolos. Depois do transporte de O2 feito pela Hb (transportador), essa se torna desoxiemoglobina. O aumento de glbulos vermelhos no sangue (eritrocitose) geralmente se d por uma adaptao fisiolgica do organismo em locais de altitude elevada. Uma vez que o aumento de glbulos vermelhos favorece o transporte de O 2 pelo sangue, seu uso melhora o desempenho de atletas, principalmente em esportes que necessitem muita resistncia. Quando os atletas realizam treino em locais de alta altitude, a pequena concentrao de O2 estimula a produo natural de EPO (eritropoietina)* e ao retornar s baixas altitudes, seu corpo est mais preparado e sua resistncia est maior (Wikipdia, 2008). *EPO ou Eritropoeitina um hormnio glicoprotico produzido nos seres humanos pelos rins e fgado (em menor quantidade) que tem como funo principal de regular a eritropoiese (produo de eritrcitos).

Transporte de CO2
Existem trs formas de transportar o CO2: Dissolvido no plasma, cerca de 7 a 10% (tanto o O2 como o CO2 podem ser transportados desta forma); Ligado a Hb (desoxiemoglobina), quando o CO2 est unido a Hb, leva o nome de carbaminoemoglobina (carboxiemoglobina) cerca de 60 a 70%; on Biocarbonato (principal tipo de transporte). O O2, que foi transportado dos alvolos at a clula pela Hb, lanado para dentro da mitocndria, onde sintetizada para gerar energia (sistema aerbio). Como substrato final, a mitocndria produz CO2 (dixido de Carbono) e H2O (gua metablica) metablica, esses metablitos so lanados para fora da mitocndria e, conseqentemente, para fora da clula, atravessando a membrana celular chagando nos capilares venosos. As molculas de CO2 e de H2O se unem para facilitar o seu transporte at os alvolos pela corrente sangnea, transformando-se em cido carbnico (H2CO3) e, posteriormente, no on Bicarbonato (H+HCO3). Nesta forma, esses metablitos so transportados at os alvolos. Chegando aos alvolos, o on Bicarbonato sofre uma nova transformao, voltando a sua forma de CO2 e H2O. O CO2 lanado para dentro dos alvolos e eliminado na expirao, o H2O metablico continua na corrente sangnea para servir como nutriente celular.

CO2 + H2O
Aerbio Mitocndria

H2CO3
cido Carbnico

H+HCO3
on Bicarbonato Melhora o Transporte

Instvel Dissocia-se rapidamente

CO2 + H2O

H2CO3

Circulao sangnea para os pulmes

Entra nos alvolos e eliminado na expirao

Continua na corrente sangnea e nutri as clulas

Circulao Pulmonar

Circulao Sistmica
O O2 atravessa a membrana celular (camada biolipdica) pela diferena de presso, j o CO2 tem uma maior facilidade de atravessar a camada lipdica.

Se a PO2 cai de 100% para 85 82% no comprometem a saturao da Hb. Abaixo de 80% dificulta a saturao da Hb. O exerccio fsico aumenta o percentual de CO2 e o Lactato no organismo, acarretando um aumento da temperatura corporal e do pH+. Ambiente em que a temperatura baixa a saturao da Hb quase completa. J em ambientes com temperatura elevada saturao muito menor.

Regulao da Ventilao Pulmonar

Tronco Enceflico Centrais respiratrios Bulbo e Ponte

Controla o aumento ou a diminuio da freqncia respiratria

Quimiorreceptores Centrais PCO2 e pH+

Quimiorreceptores perifricos PCO2

Identifica as alteraes da PCO2 e do pH+

pH+ alto pulmo pH+ baixo musculatura Facilita o transporte de oxignio

Corpusculos Articos e Carotdeos

Quando ocorre um aumento da PCO2, os quimiorreceptores perifricos e centrais mandam uma aferncia para o bulbo, esse envia uma eferncia estimulando a expirao. A expirao diminui o PCO2 do organismo. A manuteno do equilbrio homeosttico da Presso parcial de oxignio (PO 2), presso parcial de dixido de carbono (PCO2) e pH+ do sangue exige um alto grau de coordenao entre o sistema circulatrio e respiratrio. A regulao ocorre atravs dos centros respiratrios, que so centos autnomos localizados no bulbo e na ponte que estabelece a freqncia respiratria e o volume corrente (profundidade). As alteraes qumicas no organismo resultam em um reajuste na ventilao (respirao), essas alteraes so identificadas pelos quimiorreceptores localizados no arco artico (corpsculos artico) que resultam em uma hiperventilao. A elevao do PCO2 parece ser um estmulo mais forte no controle respiratrio, por exemplo, a hipercapnia ( o aumento de CO2 no sangue) estimula os quimiorreceptores centrais (bulbares). Na bifurcao da artria cartida (corpsculo carotdeos) que resulta em uma hiperventilao.

Alteraes na Ventilao 1. Taquipnia (hiperpnia): aumento da freqncia respiratria (fribose pulmonar). Aumento da necessidade de eliminar o CO2. De acordo com a demanda aumentada de CO2 aumenta a ventilao pulmonar e profundidade ventilatria. 2. Bradipnia (hipopnia): Diminuio da FR (freqncia respiratria). Respirao mais pausada, tranqila (asma) Pode levar ao dficit de O2 (obstruo das vias areas) Depende da quantidade de O2 inspirado. 3. Apnia: parar de respirar. Aumento da hipercapnia (aumento do CO2 no sangue) Respirao parada, ausente; no est ventilando. 4. Eupnia: respirao normal (idia) Inspira e expira bem, sem qualquer dificuldade Respirao adequada para manter a homeostasia. Consumo de Oxignio VO2 (consumo de oxignio): a capacidade do indivduo em captar o O 2 do ar atmosfrico, transportar este O2 pelo sangue e direcion-lo de dentro do sangue para dentro do msculo (ou tecidos). Dentro da clula, utilizar esse O 2 para gerar energia de forma aerbia. VO2Mx (consumo mximo de oxignio): a capacidade mxima do indivduo de captar, transportar e utilizar o O2. Absoluto (l/min) Relativo (ml/kg/min) Absoluto Indivduo A Indivduo B 3,0 l/min 3,0 l/min Peso corporal 50kg 80kg VO2 60 ml/kg/min 37 ml/kg/min

Preditor: capacidade e desempenho fsico. Diferena artero-venosa a diferena do contedo de O2 entre o sangue arterial e venoso, o qual reflete a quantidade de O2 removido pelo organismo (tecidos). Exemplo: Dez partculas de O2 so captadas, cinco so consumidas e as cinco partculas restantes so eliminadas na expirao.

Fatores Determinantes

Avaliao VO2mx Testes Campo (que simula a realidade) ex.: pista de atletismo Laboratrio (ambiente controlado, pode perde a especificidade) Ex.: preciso/ esteira (aparelhos ergmetros) Mxima at a exausto; mximo do exerccio (para pessoas bem treinadas) Submxima abaixo do mximo (recomendado para indivduos destreinados) Direta ex.: quantidade de gases inspirados e expirados. Indireta

Protocolos

Medida

Anda mungkin juga menyukai