Anda di halaman 1dari 3

O discurso eletrnico

Trs so os grandes discursos de poder, pela sua influncia e fora social podem confundir ao princpios de que discurso nada tem a ver com a ao: 1) no discurso poltico; 2) o discurso dos meios de comunicao; e o 3) o discurso da cincia e da tecnologia. O discurso da mdia procura convencer pela abrangncia e penetrao; o poltico pela sua abundancia e formalizao e o da cincia e tecnologia pela sua forte promessa de verdade. Em geral o discurso, pea oratria ou escrito um palavreado romanesco e espetaculoso, um enunciado querendo substituir uma atuao no acontecida. O discurso poltico se referencia ao poder pela inteno de reconstruo ou modificao dos fatos sociais e econmicos em uma determinada ambincia. Quando transformado em ao o discurso poltico intervm em nossa relao com a realidade fsica que habitamos. O discurso dos meios de comunicao lida com a formao ou deformao da opinio pblica para homogeneizar um maior pblico comum impingindo uma viso dos fatos e ideias que atendem a seus interesses. O discurso dos meios obedece a fatores e interferncias externas voltadas para seus fins e mostrando ao pblico o cotidiano como espetculo em um palavreado oco que quer moldar opinies e no apregar para uma transformao social.

Como os outros, o discurso da cincia e tecnologia e inovao s uma pea de informao. um discurso de poder por conta da esperana que coloca para um melhor destino do homem. , portanto, um discurso utpico quando contextualiza para possvel realizao de uma ao e se esquece de tratar das aes complementares para sua realizao. Mas, em um mundo cada vez mais totalizado, o vigor da conexo online reposiciona poderes. Estima-se que bilhes de pessoas e instituies estejam interligados via web. Estamos vivendo conectados em um ciberespao que nada tem a ver com as condies da realidade fundeada que habitamos presencialmente com sua perspectiva de percepo O ciberespao tem novo contorno permitindo representar de modo esttico a diversidade de emoes e sentimentos que ele suscita no homem. uma perspectiva livre de qualquer referncia anterior carregada de profunda vivncia pessoal podendo suscitar em outros um desejo de prolongamento ou renovao continua. O linguagear [1] dos conectados nesta realidade no padronizado, pois uma coordenao de condutas e opera em comunidades de convivencia. Estas trocas de enunciados induzem para uma possvel finalizao, com afetividade organizacional, mais que atendem a um poder central. Assim os poderes se reposicionam na nova conduta dos receptores ao receber os discursos tradicionais.

Esta enunciao em conexo um dialogo social livre e em rplica, um discurso interior que se exterioriza no espao ciberntico, mas que no existe fora de um contexto de troca entre seres humanos. A nova perspectiva mudar todos os discursos e suas formas de poder. O estranhamento e a individualidade dos discursos em convivncia mostra a diferena e no o consenso. A sensao da percepo dos significados no universal em sua condio e marca a destruio do discurso tradicional pela situao instvel de um linguageamento que coincide com um o estado emotivo do pensamento e que, ainda, procura as palavras certas para finalizar o que quer dizer. [2] Aldo de A Barreto

[1] Como seres humanos, vivemos imersos em um fluir incessante de aes que Humberto Maturana chama de linguagear. A linguagem usualmente entendida como a transmisso de informao simblica. Mas, em seu trabalho, Maturana deixa o conceito de informao completamente de fora; diz que os smbolos so secundrios ao ato de linguagear que uma coordenao de condutas. Ento, o linguagear um modo de viver caracteristicamente humano, no qual somos imersos. Em Vaz, M.N. O Linguagear o modo de vida nos trabalhos humanos, Revista Cincia e Cultura da SBPC, nmero 60, especial 1, julho de 2008. [2] Lyotard, Jean-Franois. The Differend: Phrases in Dispute. Minneapolis: University of Minnesota , USA 1988.

Anda mungkin juga menyukai