Anda di halaman 1dari 10

Definio

DireitoAdministrativo PoderesAdministrativos Poderes Administrativos


ProfessorAlmirMorgado

So o conjunto de prerrogativas de direito pblico que a ordem jurdica confere aos agentes administrativos com o objetivo de permitir que o Estado alcance suas finalidades. So os instrumentos que a Administrao Pblica utiliza para a consecuo de suas atribuies.

PoderesAdministrativos
Para Hely Lopes Meirelles, na clssica lio, os poderes administrativos, utilizados pela organizao administrativa do Estado so o Hierrquico, o Disciplinar, o Vinculado, o Discricionrio, o Regulamentar e o de Polcia.

PoderHierrquico(oudecorrentedaHierarquia) o poder do qual se utiliza a Administrao Pblica p para escalonar as funes de seus rgos e agentes, g g estabelecendo os vnculos de hierarquia, sendo compreendida esta, como a relao de subordinao que h entre os diversos rgos e agentes da Administrao.

PoderHierrquico(oudecorrentedaHierarquia)
Desdobrase o poder hierrquico, ainda nas palavras do mestre Hely Lopes Meirelles, nas faculdades de ordenar, coordenar, coordenar controlar e corrigir as atividades administrativas administrativas. Avocar consiste no chamamento a si prprio de competncia originariamente atribuda a um subordinado. A avocao tratada no art. 15 da Lei Federal n 9.784/9, matria j tratada no captulo referente ao estudo dos atos administrativos.

PoderHierrquico(oudecorrentedaHierarquia)

Delegar conferir a outrem (o chamado agente delegado), atribuies que originariamente deveriam ser exercidas pelo delegante delegante. O controle hierrquico como conseqncia de poder hierrquico importa nas aes de reviso, manuteno, suspenso e desfazimento dos atos praticados por subordinados.

PoderDisciplinar O poder disciplinar e o poder hierrquico so correlatos, constituindo os pilares de toda a organizao administrativa administrativa. O Poder Disciplinar definido como a faculdade conferida ao administrador para reprimir as infraes funcionais de seus subordinados, no mbito interno da administrao.

PoderDisciplinar o poder que compete Administrao pblica para apurar as infraes funcionais e aplicar penalidades aos seus servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios, tais como aqueles que com ela contratam.

PoderDisciplinar
Possui as seguintes caractersticas: administrativo (para distinguilo do poder punitivo do Estado, que exercido p pelo Poder Judicirio); punitivo; discricionrio (quanto ); p ; (q escolha da pena); poderdever de agir, e motivado, obrigando o administrador a expor as causas da punio. Para ser aplicado impe ao administrador o dever de prvia apurao e de motivao da punio disciplinar (princpio do devido processo legal).

PoderDisciplinar A sano disciplinar e a sano penal apresentam naturezas distintas. A sano criminal especfica, prevista em lei e regida pelo princpio constitucional de que no h pena sem prvia cominao legal.

PoderDisciplinar J a punio disciplinar em regra, precedida de processo disciplinar ou de prvia apurao mediante sindicncia ( i di i (ou processo administrativo d rito d i i t ti de it sumrio) no exigindo a tipificao rgida, vale dizer, a prvia correlao escrita entre a pena e a falta, com o ocorre com a infrao penal.

PoderDisciplinar

O exerccio do poder disciplinar obrigatrio, devendo a a toridade administrati a q e tomar conhecimento autoridade administrativa que de qualquer irregularidade no servio tomar as providncias imediatas para a sua apurao e aplicar a sano cabvel se caracterizada a infrao administrativa.

PoderDisciplinar As punies disciplinares aplicveis aos servidores p g variam de estatuto para estatuto, mas geralmente so: A advertncia, repreenso, censura, suspenso, demisso, destituio de cargo em comisso, cassao de aposentadoria e a cassao de disponibilidade.

PoderVinculado

Tambm chamado de poder regrado, referese ao poder que impe atividade administrativa a vinculao estrita lei, significando que o administrador ao utilizar o poder vinculado fica inteiramente adstrito ao comando contido no texto legal.

PoderVinculado Destinase apenas prtica dos chamados atos vinculados, quais sejam, aqueles cujos elementos e requisitos encontramse totalmente previstos em norma legal, devendo a Administrao apenas verificar a ocorrncia dos pressupostos fticos previstos em lei e que determinam a sua pratica.

PoderVinculado

No exerccio do poder vinculado no h escolha escolha, no h opo nem liberdade, devendo o administrador decidir e agir segundo a lei.

PoderDiscricionrio o poder que permite ao administrador, segundo a lei, optar entre o que for de melhor acerto, avaliando o que oportuno e conveniente para a o atendimento do interesse pblico. Chamase discricionariedade a faculdade de escolher certos elementos do ato administrativo a ser praticado e escolher meios para o adequado exerccio da funo pblica.

PoderDiscricionrio A discricionariedade limitada internamente, tanto p pela razoabilidade, pelo interesse pblico e pela p p p moralidade administrativa, como externamente, pelos princpios gerais do direito e pelo ordenamento jurdico, ou seja, pelo arcabouo constitucional e pelas leis vigentes.

PoderDiscricionrio

PoderRegulamentar

Utilizase o poder discricionrio para a prtica dos atos discricionrios, sendo, portanto, discricionrios sendo portanto a liberdade para a escolha dos motivos e do objeto do ato, o fundamento para a distino entre poder vinculado e poder discricionrio.

Poder Regulamentar a faculdade conferida somente aos Chefes do Executivo, para explicitar a lei. O Poder regulamentar exteriorizase atravs do decreto.

PoderRegulamentar A finalidade do poder regulamentar possibilitar a p correta execuo da lei pela Administrao. A explicitao da lei fazse mediante a expedio de decretos. o decreto que pe em vigncia o regulamento, que por sua vez ir explicitar a lei.

PoderRegulamentar

A nossa atual Constituio no acolheu, originariamente, os chamados d h d decretos autnomos todavia, a recente Emenda Constitucional n 32/2001, alterando o inciso VI do artigo 84 da CRFB, criou dois casos de decretos autnomos.

PoderRegulamentar O poder regulamentar deve ser exercido nos limites da lei, vale dizer, no pode o Executivo invadir as reservas da lei, tratando de matrias que s por lei podem ser disciplinadas. O Regulamento contra legem no admitido no nosso ordenamento, que s o aceita quando secundum legem.

PoderdePolcia Hely Lopes Meirelles o define como sendo a faculdade q que dispe a Administrao Pblica para condicionar e p p restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado.

PoderdePolcia O Cdigo Tributrio Nacional define o poder de polcia no artigo 78, onde temos: Poder de polcia a atividade da administrao pblica que limitando ou que, disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblica concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes,

PoderdePolcia disciplina da produo e do mercado, ao exerccio das atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do poder pblico, tranqilidade pblica, ou ao respeito propriedade ou aos direito individuais e coletivos.

PoderdePolcia Polcia administrativa e polcia judiciria: Costumase apontar como trao diferenciador entre ambas, ambas o fato de que a polcia administrativa atua preventivamente e a polcia judiciria atua repressivamente. A primeira ter como objeto impedir a prtica de aes antisociais, e a segunda punir os infratores da lei penal.

PoderdePolcia No entanto, a verdadeira linha divisria encontrase na ocorrncia ou no do ilcito penal. Logo, quando atua na rea do ilcito puramente administrativo (quer prevenindo sua prtica quer reprimindo sua ocorrncia) a polcia administrativa. Quando o ilcito penal praticado a polcia judiciria que age.

PoderdePolcia A primeira se rege pelo Direito Administrativo, e incide sobre bens, direitos e atividades. A segunda incide sobre pessoas e se rege pelo Direito Penal e Processual Penal.

PoderdePolcia O Poder de polcia administrativa destinase preservao do bem estar em geral, impedindo atravs de ordens, proibies e apreenses o exerccio anti social, e abusivo, pois ilimitado, de determinados direitos individuais passveis de interferncia na esfera jurdica de outrem.

PoderdePolcia A polcia administrativa est disseminada por diversos setores da Administrao repartida entre vrios r os Administrao, rios rgos e agentes pblicos. Como atributos do poder de polcia, os autores mais abalizados destacam a discricionariedade, a executoriedade e a coercibilidade.

PoderdePolcia A discricionariedade a livre escolha da oportunidade e convenincia, conforme as opes permitidas em lei, para o exerccio d Poder d Polcia e para a aplicao i do d de l i li das sanes. A discricionariedade a regra, quando do emprego do poder de polcia, porm, em certos casos, o poder de polcia pode se apresentar vinculado.

PoderdePolcia o que ocorre com as licenas em geral: para dirigir veculos, para obras, para o exerccio de profisso, onde a lei estabelece todos os requisitos para o seu deferimento, e onde, o atendimento s exigncias legais faz surgir para o requerente o direito subjetivo de exigir da administrao o pertinente consentimento

PoderdePolcia A autoexecutoriedade o atributo que permite Administrao pblica exercer ou executar a sua deciso, deciso sem necessidade de interveno do Judicirio Judicirio. Esse atributo autoriza a prtica do ato de polcia sem prvia aprovao judicial, mas no se encontra presente em todos os atos de polcia.

PoderdePolcia A coercibilidade o atributo que se caracteriza pela p p imposio coativa das medidas adotadas pela Administrao, tornandoas obrigatrias.

PoderdePolcia A extenso do poder de polcia o seu campo de atuao e compreende diferentes seguimentos, tais como: polcia de costumes, polcia de logradouros, polcia sanitria, polcia funerria, polcia de pesos e medidas, polcia de trnsito e trfego, guas, florestal, ambiental, polcia das profisses.

PoderdePolcia

PoderdePolcia Todo ato de polcia coercitivo e vem acompanhado p p p das sanes correspondentes, a prpria autoridade administrativa que aplica a sano, porque o ato de polcia executrio e independe da interveno de outro poder para efetivlo.

Art. 37, XVIII da CRFB a administrao fazendria e , seus servidores fiscais tero, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei

PoderdePolcia As sanes so impostas ou fixadas em lei e como exemplos temos, a multa, a interdio de atividade, a demolio de construes, a destruio de coisas, a inutilizao e o embargo de obras, o fechamento de estabelecimento, etc.

10

Anda mungkin juga menyukai