Anda di halaman 1dari 3

TIPOS DE RELACIONAMENTOS EM UM BANCO DE DADOS RELACIONAL

Um banco de dados relacional um conjunto de tabelas relacionadas entre si gerenciadas por um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), que utilizada, por padro, a linguagem SQL (Structured Query Language linguagem de Consulta estruturada). Nele a manipulao dos dados pode ser feita sem necessidade do uso ou criao de programas gerados por alguma linguagem de programao, embora seja comum, em um sistema, a gerao de tais programas para atendimento a necessidades especficas dos usurios e criao de interfaces mais amigveis.

Alm de ser possvel a criao de tabelas de dados, em um banco de dados relacional possvel fazer-se o relacionamento dessas tabelas, o que garante a integridade dos dados que essas iro receber, impedindo, por exemplo, que algum dado de uma tabela utilizado por outra tabela possa sem excludo sem que antes tal relacionamento no seja mais necessrio, coisa que nos sistemas que gravam dados em arquivos feita por programas desenvolvidos especificamente para este fim, aumentando em muito o nmero de linhas de cdigo que o programador tinha que desenvolver.

Os relacionamentos entre dados de diferentes tabelas podem ser de trs tipos:

- 1 1 (um para um); - 1 N (um para vrios); - N N (vrios para vrios);

RELACIONAMENTO DO TIPO UM PARA UM

Este tipo de relacionamento se d, de forma direta entre duas tabelas, quando a chave primria do registro de uma determinada tabela pode ser utilizada uma nica vez em um dos registros da outra tabela. No exemplo que segue, tem-se duas tabelas, uma para cadastro de funcionrios e outra para cadastro de cnjuges (esposa ou marido), sendo este, um tpico exemplo de relacionamento um para um, pois neste caso, o cdigo de cada cnjuge poder ser especificado uma nica vez na tabela de funcionrios, visto que para cada funcionrio existir apenas um cnjuge.

RELACIONAMENTO DO TIPO UM PARA VRIOS

Tipo de relacionamento que tambm acontece de forma direta entre duas tabelas sempre que a chave primria do registro de uma determinada tabela utilizada vrias vezes em outra tabela, sendo este, o tipo de relacionamento mais comum entre tabelas de um banco de dados relacional. O prximo exemplo mostra a relao entre uma tabela para cadastro de produtos e uma tabela para cadastro de fornecedores, onde um mesmo fornecedor vende vrios produtos, podendo o seu cdigo ser informado vrias vezes em diferentes registros da tabela de produtos.

RELACIONAMENTO DO TIPO VRIOS PARA VRIOS

um tipo de relacionamento que acontece de forma indireta entre duas tabelas, pois para que ele possa ser concebido necessrio a gerao de uma terceira tabela. Na prtica o relacionamento vrios para vrios no existe de fato, o que existe dois ou mais relacionamentos um para vrios, que ganha o sentido de vrios para vrios. Ocorre sempre que surge a necessidade de se relacionar duas chaves primrias de registros de diferentes tabelas em vrios registros de uma terceira tabela. O exemplo mostrado a seguir considera um sistema em que o cliente de uma empresa possa fazer reserva de produtos para serem comprados. Neste caso, tem-se uma tabela para cadastro de produtos, uma tabela para cadastro de clientes e uma tabela para registro de reservas. Observe que na tabela para registro de reservas, um mesmo cliente pode fazer reserva de vrios produtos e um mesmo produto pode ser reservado por vrios clientes. Com isso, surgem duas relaes um para vrios, que ganha o sentido de vrios para vrios.

Convm destacar nos exemplos mostrados neste artigo, dois elementos vitais para o relacionamento de tabelas de dados, chave primria e chave estrangeira, onde chave primria o principal campo dos registros de cada tabela, o campo que distingue cada registro de forma inequvoca, que nunca se repete dentro de uma mesma tabela, e chave estrangeira a chave primria de uma tabela quando informada em outra tabela para estabelecer o relacionamento de dados. Artigo redigido em Agosto de 2009.

Autor: PROF. RONI MRCIO FAIS

Anda mungkin juga menyukai