Anda di halaman 1dari 24

Para propor publicao na revistapodologia.

com

A Hipermobilidade do membro inferior em corrida e a limitao da sua amplitude com calado desportivo.

Introduo: A hipermobilidade do membro inferior tem sido relacionada por vrios autores como uma das principais causas de uma srie de leses de esforo. O Jogging/Corrida hoje em dia o desporto aerbico de eleio para milhares de praticantes de actividades desportivas regulares. Diversos estudos sugerem que os corredores parecem lesionar-se com maior frequncia que os praticantes de outros desportos, como natao, ginstica aerbica, caminhadas, etc (6) O podologista pode e deve desempenhar um papel importante de preveno, atravs dos conselhos acerca do calado desportivo mais adequado. Observa-se frequentemente que alguns profissionais de sade do conselhos sobre o calado adequado para a prtica desportiva, baseados em modelos ou tecnologias h muito desactualizados, este factor explica-se simplesmente pelo facto de na sua formao o calado desportivo no ser aprofundado, os profissionais so muitas vezes confrontados com pedidos de ajuda para a seleco do calado para correr mais adequado, no tendo um domnio absoluto sobre o assunto, a maior parte desses profissionais acaba por no conseguir satisfazer correctamente o pedido dos seus clientes/pacientes, muitos tambm menosprezam a eficcia do calado de corrida no papel da preveno das leses, finalmente os materiais e tecnologias do fabrico do calado para correr tem evoludo a um ritmo alucinante, que mesmo os vendedores especializados por vezes sentem dificuldades em obter informao sobre as caractersticas destes novos materiais e tecnologias. O calado desportivo hoje em dia uma indstria de Milhes de dlares, sendo o mercado inundado com centenas de modelos diferentes cada ano, se somarmos a esta oferta a fora do Marketing, constatamos que muitas vezes a informao que chega aos praticantes e profissionais de sade pode ser, pouco clara ou mesmo confusa. Neste texto pretendo reunir dados sobre de que forma a hipermobilidade afecta o membro inferior em corrida, identificar quais so as principais leses por esta provocadas, perceber a evoluo e composio do calado desportivo moderno e quais so as caractersticas e tecnologias a procurar no calado desportivo de Corrida/Jogging de forma a poder utiliza-lo como um dos intervenientes na limitao do raio de aco da hipermobilidade.

O p e a sua funo: O p humano uma pea de engenharia e uma obra de arte, esta afirmao de Leonardo Da Vinci (1452-1519), no podia ser mais verdadeira. O p um rgo com um duplo propsito, sendo que ambos os propsitos so opostos. Em primeiro lugar o p um rgo de amortecimento de choques ou impactos, adaptando-se ao solo irregular, em segundo tambm precisa de ser uma alavanca rgida para permitir a deambulao, e para que o mesmo rgo consiga fazer estes dois trabalhos, o seu comportamento deve sofrer alteraes dramticas durante as diferentes fazes do seu ciclo mecnico. (1)

O ciclo mecnico em corrida: Durante a corrida, o contacto com o solo normalmente ocorre com o lado lateral do calcanhar, com o p em ligeira supinao (abduo, inverso e flexo plantar), segue-se ento um perodo rpido de pronao (aduo, everso e dorsiflexo), permitindo a dissipao da energia de impacto, associada a esta pronao acontece a rotao interna da tbia, que por seu lado cria rotao no plano transvrsico do joelho. (2) A cerca de 35% da fase de contacto no solo (apoio monopodal), este movimento de pronao termina, comeando ento o p a resupinar, a cerca de 50% da fase de apoio, a articulao subastragalina, j voltou sua posio neutra e a articulao mediometatrsica est na sua pronao mxima, permitindo ao p passar de uma plantaforma de amortecimento de impactos para uma alavanca de propulso (3).

Apesar da necessidade deste movimento de pronao como forma de adaptao ao solo e amortecimento de impactos, em certas ocasies ocorre um excesso de mobilidade, o p acaba por rodar mais do que deve, inibindo a sua funo de amortecimento de

impactos e dificultando a passagem para a propulso, esta hipermobilidade tem sido relacionada com um nmero significativo de leses, incluindo as mais citadas em estudos e inquritos a corredores (4).

A Relao p Joelho: Entre 70-80% de todas as leses relacionadas com a corrida localizam-se entre os joelhos e os ps (7), sendo as mais comuns: Fracturas de esforo Entorse tibiotrsico (tornozelo) Fascete plantar Bolhas, hematomas Sndrome iliotibial Condromalacia Patelar Outras (no especficas, dor no arco plantar, no p ou tornozelo) (8) A tbia roda internamente mais rapidamente que o fmur, este movimento contribui para o desbloqueamento da articulao do joelho. Rotao interna em excesso, no entanto pode estar relacionada com excesso de pronao do p. A razo pela qual os problemas no p podem afectar o resto do membro inferior explicvel pelo princpio da cadeia cintica fechada. A cadeia cintica fechada implica que o p esteja em contacto com o cho, quando o p se encontra em contacto com o solo, qualquer movimento numa parte do membro afecta as restantes partes. A rotao interna da tbia provoca pronao no p na articulao subastragalina. De igual modo o movimento de pronao do p provoca uma rotao interna da tbia e do fmur, seguido pela rotao de toda a perna, atravs de movimentos de supinao a tbia e todo o membro inferior rotaro externamente. (5)

Uma das articulaes chave nesta capacidade do p em adaptar-se e aguentar estas cargas extremas conseguindo ao mesmo tempo impulsionar o corpo sem dvida a articulao subastragalina, o ciclo biomecnico, durante a fase de apoio do p ou apoio monopodal (comea quanto o p est em contacto total com a superfcie do solo) o p est a pronar pela articulao subastragalina, estando simultaneamente a perna a rodar internamente e o p a absorver as foras de impacto, adaptando-se superfcie do solo, na fase seguinte a impulso ou perodo de propulso (que inicia com o calcanhar a despegar do solo e finaliza com o despegue dos dedos) a articulao subastragalina deve supinar para que o p consiga agir como uma plantaforma rgida de impulso (5). A hipermobilidade e as leses: Quando ocorrem anormalidades nos tempos e aces do ciclo biomecnico do p em apoio, a transferncia de foras no normal, acabando por criar movimentos compensatrios que so extremos, como a pronao/hiperpronao (o desvio normalidade mais comum) e a supinao (mais rara). Os pronadores (hiperpronadores) sofrem muito frequentemente de uma srie de leses tais como: Dor no especfica no tornozelo, dor lateral no joelho, canelite (dor no especfica nas canelas), fracturas de esforo, joanetes fascete plantar e tendinite aquilina (9). Apesar da verdadeira supinao ser relativamente rara, os atletas que posuem o ciclo mecnico com estas caractersticas sofrem igualmente de leses consideradas severas, o p supinador rgido, no distribuindo as foras convenientemente, assim as foras de impacto com o solo so mal dissipadas podendo resultar em fracturas de esforo. A fasceite plantar e entorses no tornozelo so tambm muito frequentes entre os supinadores (9).

Supinao

Neutro

Pronao

O calado desportivo A corrida/Jogging, tal como outras modalidades desportivas, requer calado desportivo especfico, j que um modelo de calado bem adequado, pode ser a melhor orttese preventiva que um desportista possa usar. (15)

A evoluo do calado desportivo: No incio da dcada de 1900 a Spalding produziu o primeiro calado designado especificamente para a prtica desportiva. Os atletas utilizavam-no para a competio e era constitudo por uma sola e uma estrutura superior ambas em couro macio, com atacadores. Alguns desportos exigiam bicos, travasou Pitons de metal, no entanto o calado, qualquer que fosse o desporto, apenas era constitudo por uma estrutura superior simples e uma sola, mesmo no incio da dcada de 1960 o calado desportivo mais popular como Converse ou Keds apenas possua uma sola rasa e uma estrutura superior em lona. As escolhas de um atleta variavam entre uma bota para Basquetebol ou um sapato para Tnis.

Na dcada de 1970 o calado desportivo comeou a modificar-se, com a vitria do Norte-americano Frank Shorter na maratona de Munique nos jogos olmpicos de 1972, o boom comeou, forando ao desenvolvimento de novas tecnologias. Quanto mais

pessoas comeavam a correr, a procura de calado mais protector e confortvel aumentava, ao mesmo tempo outros desportos comeavam cada vez a ser mais populares, houve necessidade do desenvolvimento de sapatos cada vez mais especficos. Estas mudanas foraram a aplicao de novos materiais e tecnologias. O desenvolvimento tecnolgico mais importante foi o aparecimento da sola intermdia. Com o advento do calado desportivo moderno cincias como a biomecnica e a podologia, passaram a fazer parte da indstria e terminologia como: ciclo biomecnico, pronao, supinao, estabilidade, amortecimento de impactos, passou a fazer parte das palavras utilizadas para descrever as caractersticas do calado desportivo. O desenvolvimento de uma srie de tecnologias e formatos de calado que so muito comuns hoje em dia, o resultado da influncia da podologia e outras disciplinas mdicas no desenvolvimento do calado desportivo, assim como da constatao que a biomecnica do membro inferior desempenha um papel importante na performance, quer se trate de um atleta de elite, ou de um praticante recreativo.

Desde os anos 70 que vrias conceituadas marcas de calado desportivo, em conjunto com diversos podologistas, desenvolveram diferentes tecnologias, um dos mais notveis exemplos talvez a colaborao de Joe Ellis, DPM de La Jolla, Califrnia, que juntamente com a marca Asics, desenvolveu a primeira sola intermdia que incorporava espuma mais firme no lado medial. (5)

Tecnologias do calado desportivo: Para poder recomendar qual o calado mais adequado, devemos primeiro conhecer quais so os seus componentes, as suas caractersticas e os benefcios que oferecem: Os componentes do calado desportivo:

Todos os sapatos desportivos possuem quatro componentes bsicos, cada um individualmente contribui com uma srie de caractersticas que ajudam a criar a melhor interaco possvel entre o p e o solo. 1#Estrutura superior/ Corte A funo da estrutura superior abraar e acomodar o p e oferecer apoio. As estruturas superiores podem ser constitudas por diferentes materiais tais como: couro, rede de "nylon" ou outros materiais sintticos, o tipo de materiais usado depende da natureza do desporto. Por exemplo: os sapatos de tnis geralmente possuem estruturas superiores em couro para aumentar a durabilidade e o apoio, enquanto os sapatos de corrida possuem estruturas em "nylon" e couro para respirao e flexibilidade. Alguns fabricantes reforam a estrutura superior com componentes de apoio como contrafortes externos ou barras estabilizadoras que contribuem para o aumento da estabilidade, apoio e aumento do tempo de vida til da mesma. O contraforte outro componente importante da estrutura superior, minimiza os movimentos mediais/laterais do calcanhar. Alguns fabricantes utilizam material reflector na caixa dos dedos, contraforte ou lngua dos sapatos de corrida e cross-training por motivos de segurana (visibilidade). Em resumo estes componentes possuem benefcios que oferecem uma estrutura superior com apoio, estabilidade e alguma proteco dos elementos, alm claro est contriburem para o aspecto final do calado.

2#A sola interior ou palmilha O componente seguinte a sola interior (mais conhecido por palmilha) Normalmente as palmilhas so removveis e feitas em poliuretano ou em E.V.A. com uma face em tecido, algumas possuem um apoio para a arcada longitudinal medial que se adapta ao p depois de alguns dias de utilizao. A vantagem das palmilhas removveis o facto de poderem ser lavadas ou substitudas, como veremos mais adiante. Os utilizadores devem ser avisados que as palmilhas perdem a sua eficcia a cerca de do tempo de vida til do sapato, e que devero substitui-las quando perderem a sua eficcia. (provocada pela compresso). As palmilhas removveis hoje em dia so praticamente standard na indstria, permitindo a sua substituio por outras de melhor desempenho ou ortoteses. 3#A sola intermdia : A sola intermdia como o maior avano tecnolgico da evoluo do calado desportivo A principal funo da sola intermdia dispersar as foras geradas pelo ciclo mecnico. A sola intermdia vital em todas ou quase todas as categorias de sapatos desportivos. As solas intermdias variam em materiais e em "design", os materiais mais comuns so: etil vinil acetato (E.V.A.) ou poliuretano (P.U.). O E.V.A. o material mais comum das solas intermdias, trata-se de um material esponjoso e elstico com a aparncia de borracha, a elasticidade do E.V.A. significa que possui alguma capacidade de voltar a sua forma original, o que muito importante, quanto maior for a sua elasticidade (memoria) maior ser o seu tempo de vida til. Com os avanos tcnicos foram aparecendo novos materiais para a fabricao das solas intermdias, em regra mais leves e mais elsticos. O E.V.A. moldado (tambm conhecido como E.V.A. de compresso moldado) um desses materiais, durante o processo de fabrico o E.V.A. aquecido, comprimido e introduzido num molde, este processo produz um material mais leve, no entanto mais denso e mais elstico. O poliuretano um material com propriedades semelhantes, no entanto torna-se relativamente pesado e inflexvel, existem no entanto novos tipos de poliuretano que so mais leves e flexveis. Tecnologias da sola intermdia: Alguns fabricantes desenvolveram tecnologias que funcionam na sola intermdia. A Nike por exemplo desenvolveu o Nike Air que consiste num gs encapsulado numa membrana de uretano. O resultado uma sola intermdia que amortece mais e que possui um tempo de vida til mais longo porque no comprime to rapidamente (pois o Nike Air mantm a memoria do conjunto por mais tempo). O Reebok Dmx, Asics gel, Brooks Hidroflow, Sauconi Grid, e Converse React, Adidas Adiprene so outros exemplos de tecnologias colocadas na sola intermdia. 4#A sola Finalmente a sola, a sola a superfcie de ataque ao solo e construda de modo a oferecer: traco, durabilidade e flexibilidade. Os materiais utilizados na sua composio influenciam estas propriedades. Materiais: a borracha utilizada principalmente em sapatos de tnis e basquetebol, utilizada para oferecer durabilidade e traco. A borracha com carbono, utilizada principalmente em sapatos de corrida devido as suas caractersticas de durabilidade.

A borracha expandida utilizada principalmente em corrida devido sua leveza, flexibilidade e capacidade de amortecimento de impactos. A borracha natural utilizada em sapatos de indoor (Voleibol, Squash, Futebol de salo etc.) pois este tipo de material oferece boa traco em superfcies de madeira. Design: os sapatos de "court" (basquetebol, tenis,voleibol, etc.) possuem uma zona chamada de "cupsole" na caixa dos dedos normalmente muito bem cimentada com a estrutura superior este tipo de design promove a durabilidade e algum apoio lateral, os sapatos de corrida devido ao facto do desporto no possuir movimentos laterais no possuem este tipo de sola. Pequenos pitons no rasto da sola dos sapatos (principalmente corrida) oferecem traco. Muitos fabricantes possuem solas de vrias densidades para oferecer durabilidade (no calcanhar) e leveza e flexibilidade no ante p. Os sapatos de pitons ou travas so construdos primariamente com o objectivo de oferecer traco, uma vez que as actividades a que se destinam so praticadas em relvados. Estes pitons so normalmente em poliuretano e dispostos em padres de acordo com as necessidades de traco do desporto a que se destinam.

A Forma:

Um dos aspectos mais importantes do calado desportivo a forma em que este construdo. A forma a pea de metal ou madeira volta da qual construdo o sapato. A forma afecta dois aspectos do sapato: O formato do sapato que resulta do formato da prpria forma. A construo do sapato que resulta da forma como o sapato construdo (a forma como a estrutura fechada conta a forma). Formatos O formato afecta as caractersticas de apoio do sapato e acomodao do sapato, existem trs tipos bsicos de formato:

1-Direito: o mais direito, o que oferece maior apoio e menor flexibilidade de todos sendo recomendado para o p plano/pronador 2-Semicurvo: o formato mais comum no calado desportivo o formato mais universal dando para quase todos os tipos de ps, devido ao equilbrio entre estabilidade e flexibilidade. 3-Curvo: o formato mais cavado e curvo, sendo o que oferece menor apoio e maior flexibilidade, podendo ser usado por p cavo/supinador, so mais usuais em sapatos de competio.

Construes:

Embora existam Trs tipos bsicos de construes, hoje em dia a maioria do calado desportivo utiliza a construo cosido, por oferecer maior leveza, flexibilidade e capacidade de resposta ao calado.

Classificao do calado para correr As categorias do calado para correr: Hoje em dia com toda a oferta de calado para correr existente no mercado natural que o consumidor se sinta confundido no acto da compra, afinal perguntando-se: qualquer sapato de corrida adequado para qualquer corredor? No, os sapatos de corrida so fabricados para oferecer caractersticas e benefcios diferentes de acordo com as necessidades de cada corredor, para ser mais fcil identific-los podemos agrupa-los por caractersticas comuns categorizando-os de acordo com o pblico-alvo a que se destinam: Classificao simples: Classificao pelos formatos dos sapatos (esta classificao uma tentativa de super simplificar um assunto muito complexo, no entanto mais adiante vamos ver a classificao tradicional): Os formatos podem ser usados para classificar os sapatos, assim existem: Formato direito Controlo biomecnico Formato semicurvo Estabilidade / Amortecimento Formato curvo Competio Este o mtodo mais simples de classificao, pois alm da reduo de todas as categorias a apenas trs tambm coincide com a classificao dos trs tipos de ps facilitando o casamento entre os ps e os sapatos mais adequados para os mesmos; P plano/pronador/Formato Direito; P normal/Formato semicurvo; P cavo/supinador/ Formato curvo.

Claro que todas as regras tm a sua excepo, mas de um modo geral estas classificaes ajudam a encontrar os sapatos mais adequados de uma forma muito simples.

Como ver o formato do sapato? O formato do sapato pode ser verificado virando o sapato de sola para cima e colocando um atacador desde o centro da biqueira at ao centro do calcanhar, confirmando em qual dos dois lados do atacador aparece mais material, se aparecer do lado lateral (fora) do sapato trata-se de um sapato de formato curvo, se observar do lado medial (dentro junto arcada do p) trata-se de um sapato direito, finalmente o formato semicurvo apresentar um maior equilbrio dos dois lados.

Formatos dos sapatos e tipos de ps Classificao Tradicional: O guia que se segue pretende orientar a escolha do calado para correr mais adequado s caractersticas individuais de cada praticante, primeiro atravs da categorizao do calado, dividindo-o por famlias, descrevendo um pouco quais so as caractersticas a procurar nos sapatos de cada categoria e em seguida exemplificando o pblico-alvo a que se destinam os sapatos da mesma. Antes de mais os sapatos de corrida dividem-se em dois grandes grupos: Sapatos de treino Sapatos de competio Sapatos que pesem menos que 250g sero considerados de competio (de notar que o peso aferido de um sapato tamanho 9 na escala Americana masculina e um tamanho 6 na escala feminina).

Nos sapatos de treino por seu lado encontramos as seguintes categorias: Controle biomecnico (Motion Control), tambm traduzido como controlo de movimentos Estabilidade Amortecimento Performance (ligtweigth trainers), tambm traduzido como: Treino-competio O principal factor deste tipo de classificao o grau de estabilidade que o sapato oferece: Os sapatos de controlo biomecnico so assim chamados porque oferecem um grande controlo sobre o eixo de transio dos ps no solo evitando os movimentos laterais e mediais, graas essencialmente utilizao espuma de dupla densidade na sola intermdia (normalmente identifica-se pela sua cor cinzenta), contrafortes extra fortes e dispositivos em plstico TPU. Devem utilizar estes sapatos: Corredores pesados (Homens> 80Kg, Mulheres> 70Kg), corredores que possuam o p plano, sejam pronadores severos e procurem estabilizar a hipermobilidade o mximo possvel.

Sapato da classe controlo biomecnico Os sapatos da classe estabilidade so todos aqueles que ofeream suporte, mas sem conseguir chegar a reorientar o ciclo mecnico do utilizador, essencialmente graas utilizao de espumas de dupla densidade na sola intermdia. Devem utilizar estes sapatos: Corredores leves, que possuam o p normal, pronadores ligeiros a moderados, que procurem alguma estabilizao da hipermobilidade, corredores pesados que procurem um sapato mais leve para a competio ou para os treinos mais rpidos.

Sapato da classe estabilidade

Amortecimento, nesta classe so colocados todos os sapatos que no ofeream qualquer tipo de apoio medial ou lateral, pelo que o seu principal benefcio a capacidade de amortecimento de impactos. Devem utilizar estes sapatos: Corredores que procurem o maior amortecimento, sem precisarem de estabilidade, corredores com o p normal ou cavo, corredores supinadores, corredores pesados neutros/p normal, que procurem um sapato para competio ou treinos rpidos.

Sapato da classe amortecimento Finalmente os sapatos de performance, destinam-se queles corredores que querem um sapato de treino extremamente leve (Menos de 300g) para treinos dirios. Devem utilizar estes sapatos: Corredores leves (Homem <60Kg, Mulher <50Kg), p neutro, corredores leves, pronadores ligeiros (caso os sapatos possuam tecnologias de stabilidade) que procurem um sapato para treinos dirios rpidos ou para provas a um nvel recreativo.

Sapato da classe performance Sapatos para corrida de montanha; se se definisse os sapatos para correr em montanha a definio seria; "sapatos firmes e estveis para correr fora de estrada Os sapatos para trail (corrida de montanha), normalmente so mais firmes e slidos que os primos para estrada, com solas bastante agressivas, para tentar oferecer alguma estabilidade nos terrenos instaveis, e evitar sentir o terreno mais irregular (como as pedras), linguetas costuradas nos lados para impedir a entrada de elementos estranhos nos sapatos, e caixas dos dedos mais firmes para evitar magoar os dedos ao bater em algum elemento, como pedra ou galho) seriam ideais para quem pratica em terrenos acidentados, podem ou no apresentar tecnologias de impermeabilidade, como por

exemplo membranas. Devem utilizar estes sapatos: Corredores que pratiquem em trilhos acidentados, com declives acentuados, corredores que corram em terrenos extremamente irregulares. Tal como os sapatos de estrada os sapatos de trail, tambm possuem diferentes nveis de estabilidade de acordo com a necessidade do corredor.

Sapatos para trail (corrida de montanha)

Sapatos de competio: Os sapatos de competio dividem-se em duas famlias: Distncias at meia maratona Distncias at maratona O factor de diferenciao essencialmente o peso at aos 200g podemos considerar que o sapato para distncias at meia maratona, at aos 250g ser sapato de distncias at maratona.

Distncias at meia maratona

Sapatos competio at 21Km Os sapatos de competio para distncias at meia maratona, so extremamente leves, possuindo por isso menos materiais na sua constituio, e oferecendo desta forma um peso extremamente reduzido, custa do apoio, estabilidade e amortecimento de impactos. Devem utilizar estes sapatos: Corredores leves e biomecnicamente eficientes, para provas curtas (at meia maratona) a um nvel competitivo. Distncias at maratona

Sapatos competio at Maratona Os sapatos de competio para distncias at maratona so extremamente leves, possuindo por isso menos materiais na sua constituio, e oferecendo desta forma um peso extremamente reduzido, custa do apoio, estabilidade e amortecimento de impactos, alguns sapatos desta famlia possuem caractersticas muito semelhantes ao calado da famlia performance.. Devem utilizar estes sapatos: Corredores leves e biomecnicamente eficientes, para provas de todas as distncias at maratona a um nvel competitivo

As tecnologias utilizadas no calado desportivo para estabilizar a hipermobilidade: Desde o incio dos tempos que o homem se cala para se proteger dos elementos com o calado, a partir do momento que algum se queixou a um arteso de dores nos ps, comearam a surgir formas de melhorar o desempenho e conforto do calado. Primeiro tero aparecido as palmilhas com apoios para os arcos plantares nos finais do sculo XIX, e nos anos 70 do sculo XX, durante o primeiro boom do exerccio fsico apareceram as primeiras tentativas para compensar ou alinhar o movimento anormal do membro inferior atravs de tecnologias incorporadas no calado desportivo. Nos nossos dias existem diversas e variadas tecnologias desenvolvidas e patenteadas com o objectivo de estabilizar a Hipermobilidade do membro inferior, no entanto todas elas actuam sob os mesmos 3 princpios: Influenciar a velocidade do movimento Modificar o tempo de passagem do p em cada fase, do ciclo mecnico em apoio. Influenciar o comportamento mecnico do membro inferior. Exemplos: Influenciando a velocidade do movimento Uma das primeiras formas de influenciar a mobilidade o design do calado para que a velocidade do membro inferior seja alterada, modificando desta forma a amplitude do gesto, um exemplo muito claro deste tipo de tecnologia a colocao de materiais mais macios na zona posterior lateral dos sapatos, que por serem muito macios deformam, atrasando assim a velocidade de rotao medial do p no contacto do calcanhar, abrandando-o ligeiramente.

Modificando o tempo de passagem do p em cada fase, do ciclo mecnico em apoio. Outro factor que se pode influenciar muito eficazmente o tempo que o p tarda a completar as fazes do ciclo em apoio, um exemplo desta tecnologia a utilizao de diferentes densidades na espuma da sola intermdia, muito comum a colocao de espuma mais densa na zona medial da sola intermdia dos sapatos de forma a atrasar a pronao extrema do p e apoio, alinhando-o e ajudando-o a passar para a fase de impulso.

Sola intermdia de dupla densidade

Com sola de dupla densidade e sem sola de dupla densidade

Dispositivos anti-pronao Para ps com um excesso de mobilidade, a simples sola intermdia de dupla densidade no suficiente para ajuda a realinhar o eixo de transio do p em movimento, simplesmente porque a espuma da sola intermdia, por mais densa que seja uma espuma expandida, pelo que vai compactando sob o efeito dos impactos repetidos, assim os fabricantes encontraram uma forma de reforar a firmezas destas compensaes: Uretano Termo Plstico (em ingls TPU), este plstico por ser bastante leve e resistente, refora de uma forma significativa o apoio oferecido pelas solas intermdias de dupla densidade.

Influenciando o comportamento mecnico do membro inferior. Uma das mais recentes tendncias nas tecnologias de compensao ou alinhamento do membro inferior na corrida com o calado desportivo a construo do calado de forma a influenciar o comportamento mecnico do prprio membro inferior evitando a utilizao de mtodos muito correctores tipo barreiras, um exemplo muito claro a construo de calado com design incorporado para influenciar o Windlass Mechanism. O Windlass Mechanism pode ser explicado como a aco coordenada dos msculos, tendes, ligamentos e estrutura ssea, para manter as arcadas e a rigidez do p, necessrias para que este possa actuar como uma alavanca de impulso no perodo de impulso (10).

O windlass Mechanism

Alguns modelos de calado possuem materiais incorporados no seu design de forma a optimizar o funcionamento do Windlass Mechanism, ao promoverem a dorsiflexo da 1 articulao metatarsofalangica modificam o comportamento do p promovendo a passagem da fase do apoio para a fase impulso, diminuindo desta forma a hipermobilidade.

A espuma de baixa densidade colocada sob o 1 metatarso promove a dorsiflexo Solas intermdias em varus Um tipo de design tambm utilizado para influenciar o comportamento mecnico do membro inferior a sola em varus. A sola em varus condiciona o comportamento do p na fase do contacto do calcanhar, obrigando-o a entrar em contacto com o solo numa posio ligeiramente mais em varus, mas facilitando a passagem para o apoio de uma forma mais gradual que o movimento dos sapatos com o design tradicional. Esta tecnologia utilizada frequentemente com materiais mais macios na sola intermdia.

O papel das Palmilhas/Ortteses Muitos corredores julgam que por terem comprado um par de sapatos de 150 ou mais todos os seus componentes so de primeira qualidade. A verdade outra; salvo raras excepes, a maior parte das palmilhas que vm com os sapatos de desporto que compramos no possui qualidades adequadas para a prtica intensiva de desporto, perdendo as suas qualidades demasiado rapidamente. A maior parte das palmilhas de srie dos principais fabricantes de calado desportivo feita de E.V.A. (Etil Vinil Acetato), uma espcie de borracha expandida com o toque de uma espuma densa. Acontece que com os impactos repetidos essa espuma vai-se compactando lentamente perdendo praticamente todas as propriedades de amortecimento passados poucos

quilmetros (estima-se que quando o sapato alcana cerca de 200 quilmetros ou 50 horas de utilizao j perderam as suas qualidades essenciais). por isso recomendvel substituir as palmilhas originais dos sapatos de corrida por outras com maior capacidade de amortecimento de impactos e maior tempo de vida til. Existem muitas palmilhas no mercado no entanto qualquer palmilha que seja fabricada num material que no perca as caractersticas de impactos como o E.V.A. (como por exemplo o PU), ir aumentar significativamente a capacidade de amortecimento de impactos dos sapatos. Tipos de palmilhas de substituio: Palmilhas simples em EVA, so as mais acessveis, normalmente encontram-se em super/hipermercados Palmilhas em espumas de melhor qualidade, Encontram-se normalmente numa boa loja de artigos desportivos. Palmilhas "ortopdicas" semi-prontas, apenas recomendveis para que no tem necessidades mecnicas srias, venda em farmcias, ortopedias e algumas lojas de material desportivo. Palmilhas Termo Moldveis, encontram-se em boas lojas de desporto ou ortopedias, so moldadas ao formato exacto dos nossos ps, alm dos benefcios de melhora de amortecimento de impactos e estabilidade, conseguimos melhorar a distribuio da presso nos ps. Palmilhas com apoios compensatrios: ortteses (conhecidas como ortopdicas ou suportes plantares) Normalmente feitas medida por um podologista ou tcnico Ortoprotsico qualificado (sob prescrio de um medico ortopedista). As ortteses: Orttoses (palmilhas ortopdicas) As orttoses, so utilizadas para muitas condies e leses diferentes, pois trata-se de um dispositivo de apoio biomecnico projectado para controlar a movimentao das estruturas do p. As ortteses so especialmente eficazes no controle de ps hipermveis (pronadores), evitando por exemplo a everso do calcneo mantendo a articulao subastragalina numa posio correcta, existem orttoses de variados materiais dependendo das actividades e do grau de controlo que se pretenda. So usadas ortteses rgidas, de plstico, carbono ou outros materiais compsitos quando se pretende muito apoio, quando a necessidade de maior amortecimento e mobilidade utilizam-se espumas, na maioria dos casos, no entanto, acabam por se utilizar os dois tipos de materiais na mesma orttese. Um ponto interessante que cerca de 40% por cento da populao norte americana sofre de discrepncias entre o comprimento das suas pernas usando por vezes palmilhas para compensar estas discrepncias (12). Para que as palmilhas ou ortteses se encaixem dentro dos sapatos necessrio retirar as palmilhas originais, o que poder gerar relutncia por parte dos usurios, por pensarem que assim o sapato no ter as mesmas propriedades, nestes casos importante lembramo-nos que as propriedades de amortecimento de impactos se encontram na sola intermdia e no na palmilha.

P esquerdo com orttese

O protocolo de acomodao: Utilizar um par de sapatos com as tecnologias mais indicadas, ou as palmilhas/ortteses mais preparadas para combater a hipermobilidade por si s no uma forma eficaz de prevenir o aparecimento de leses, os diferentes factores a ter em considerao so: Calado, Palmilhas e Meias Sem contar com os factores externos, tais como; terreno, erros de treino, excesso de treino. Etc. Estes intervenientes devem trabalhar em conjunto para melhorar a eficcia de cada um deles individualmente. O Instituto para a preveno da sade dos ps www.ipfh.org , alm de outras instituies, e entidades relacionadas com a sade e bem-estar dos ps recomendam o seguinte protocolo para a correcta acomodao dos ps: 1. Medio correcta dos ps descalos, utilizando um Brannock device ( www.brannock.com), seguida da escolha das meias adequadas actividade a realizar e nova medio dos ps com as meias caladas (um estudo efectuado por Douglas H. Richie, Jr demonstrou que a utilizao de meias especificas de desporto com felpa densa aumenta o tamanho medido em 77% dos casos) (11). 2. Escolher as palmilhas ou ortteses adequadas (se necessrio). 3. Escolher o calado adequado, s necessidades especficas da modalidade e s necessidades individuais do praticante, (tipo de p, morfologia, biomecnica, etc.)

Concluso: O papel do calado de corrida na preveno de leses no membro inferior (nomeadamente as derivadas da hipermobilidade) de um modo geral subestimado, (incluindo por muitos profissionais de sade) O p um rgo com um duplo propsito, sendo que ambos os propsitos so opostos. Em primeiro lugar o p um rgo de amortecimento de choques ou impactos, adaptando-se ao solo irregular, em segundo tambm precisa de ser uma alavanca rgida para permitir a deambulao, em certas ocasies ocorre um excesso de mobilidade, o p acaba por rodar mais do que deve, inibindo a sua funo de amortecimento de impactos e dificultando a passagem para a propulso. Quando ocorrem anormalidades nos tempos e aces do ciclo biomecnico do p em apoio a transferncia de foras no normal, acabando por criar movimentos compensatrios que so extremos (hipermobilidade), facilitando o aparecimento de uma srie de leses, nomeadamente de esforo. O calado para correr moderno incorpora uma srie de tecnologias e formatos, como resultado da influncia da podologia e outras disciplinas mdicas no seu desenvolvimento com o objectivo de estabilizar a hipermobilidade do membro inferior. As orttoses, so utilizadas para muitas condies e leses diferentes, pois trata-se de um dispositivo de apoio biomecnico projectado para controlar a movimentao das estruturas do p. Com este texto, podemos entender melhor quais so essas tecnologias e como utiliz-las para melhor ajudar os nossos clientes/pacientes a escolherem o calado mais adequado s suas necessidades. Embora no existam estudos que demonstrem inequivocamente que o calado e as ortteses desempenham um papel crucial na preveno de leses no membro inferior, a maioria dos especialistas concorda que o movimento mecnico afastado do normal indesejvel e coloca esforo extra no sistema msculo-esqueltico, podendo levar ao aparecimento de leses (14), assim ao diagnosticar o tipo de p e acomoda-lo com o calado e as ortteses que ofeream a relao de Amortecimento/Estabilidade adequados sua morfologia, conseguimos uma reduo dos movimentos indesejveis (pronao/supinao), reduzindo desta forma as possibilidades do aparecimento de leses (descontando os factores externos tais como; excesso ou treinos inadequado) (13). Utilizar um par de sapatos com as tecnologias mais indicadas, ou as palmilhas/ortteses mais preparadas para combater a hipermobilidade por si s no uma forma eficaz de prevenir o aparecimento de leses, os diferentes factores a ter em considerao so: acomodao, calado, palmilhas e meias.

Bibliografia

1-Michael L. Pryce, MD- Orthoses: Forefoot focus offers alternative for pronation control- Biomechanics Mag, June 1998 2-Peter H. Edwards Jr MD- Custom Ortoses: Hyperpronation an ACL injury: How strong is the link? Biomechanics Mag, October 1997 3-Howard Marshal, DPM- Gait evaluation and ortthotic choice- KLM Newsletter October 1996 4-Joe Hamil, PHD, and Timothy R. Derrick- Orthoses: Foot/custom: The Mechanics of Foot Orthoses for Runners- Biomechanics Mag February 1996 5-Stephen M Pribut, DPM- Gait Biomechanics- Dr Pributs sport pages January 2004 6- Stephen M Pribut, DPM- A Quick Look at Running Injuries-Podiatry Management January 2004 7- Van Mechelen, 1992, p.322 8- Parfitt -Injuries sustained by middle distance and marathon runners, 1994, p.134 9- Kathleen M. Naughton, D.C., CCSP-Dynamic Chiropractic July 31, 1992, Volume 10, Issue 16 10-Asics Amrica, em linha: http://www.asicsamerica.com/asicstech/gait_cycle.htm 11- Douglas H. Richie, Jr., D.P.M. Socks & your Feet, article for American academy of podiatric sports medicine. 12- Thomas F. Roinestad, em linha: http://www.telosnet.com/eaglesgate/painfree.html 13- CPT Donald Lee Goss, MPT, OCS, ATC, John R. Tortorelli, MPT, and Michelle H. Saylor, RT, RDMS- Fitting Efficacy- Biomechanics Mag August 2005 14- Ogon M, Aleksiev AR, Spratt KF, et al. Footwear affects the behaviour of low back muscles when jogging. Int J Sports med 2001; 22(6): 414-419 15- Jos Luis Moreno de la Fuente- Podologa Deportiva- Masson, SA 2005, 54

Paulo Silva-MSSF www.calcadodesportivo.com Member of the Society of Shoe Fitters (http://www.shoefitters-uk.org/)

Pode ser reproduzido desde que citando a fonte.

Anda mungkin juga menyukai