Anda di halaman 1dari 2

"Caro presidirio:

Esse termo, senhor, que estou usando para evitar que macule sua imagem ao lhe chamar de bandido, marginal, delinquente ou outro atributo que possa ferir sua dignidade, conforme orientaes de entidades de defesa dos Direitos Humanos.

Durante vinte e quatro anos de atividade policial, tenho acompanhado suas "conquistas" quanto preservao de seus direitos, pois os cidados, e especialmente ns policiais, estamos atrelados s suas vitrias, ou seja, quanto mais direito voc adquire, maior nossa obrigao de lhe dar segurana e de lhe encaminhar para um julgamento justo, apesar de muitas vezes voc no dar esse direito s suas vtimas. Todavia, no cabe a mim contrariar a lei, pois me ensinaram que o Direito Penal a cincia que protege o criminoso, assim como o Direito do Trabalho protege o trabalhador, e assim por diante.

Questiono que hoje em dia voc tem mais ateno do que muitos cidados e policiais. Antigamente voc se escondia quando avistava um carro da polcia; hoje, voc atira, porque sabe que numa troca de tiros o policial sempre ser irresponsvel em revidar. No existe bala perdida, pois a mesma sempre encontrada na arma de um policial ou pelo menos a arma dele a primeira a ser suspeita. Sei que voc um pobre coitado. Quando encarcerado, reclama que no possumos dependncias dignas para voc se ressocializar. Porm, quero que saiba que construmos mais penitencirias do que escolas ou espao social, ou seja, gastamos mais dinheiro para voc voltar ao seio da sociedade de forma digna do que com a segurana pblica para que a sociedade possa viver com dignidade. Quando voc mantm um refm, so tantas suas exigncias que deixam qualquer grevista envergonhado. Presena de advogados, imprensa, colete prova de balas, parentes, at juzes e promotores voc consegue que saiam de seus gabinetes para proteg-lo. Mas se isso seu direito, vamos respeit-lo. Enfim, espero que seus direitos de marginal no se ampliem, pois nossa obrigao tambm aumentar. Precisamos nos proteger. Ter nossos direitos, no de lhe matar, mas sim de viver sem medo de ser um policial. Dois colegas de vocs morreram, assim como dois de nossos policiais sucumbiram devido ao excesso de proteo aos seus direitos.

Rogo para que o inqurito policial instaurado, o qual certamente ser acompanhado por um membro do Ministrio Pblico e outro da Ordem dos

Advogados do Brasil, no seja encerrado com a concluso de que houve execuo, ou melhor, violao aos Direitos Humanos, afinal, vocs morreram em pleno exerccio de seus direitos."

Autor: Wilson Ronaldo Monteiro Delegado da Polcia Civil do Par.

Anda mungkin juga menyukai