Anda di halaman 1dari 3

Estrutura do romance (Aguiar e Silva)

Termo Anacronia Cenas Conto Diegese Elipses Significao Desencontro entre a ordem dos acontecimentos no plano da diegese e a ordem por que aparecem narrados no discurso. Segmentos do discurso constitudos exclusiva, ou predominantemente, por dilogos. Histria breve, de enredo simples e linear, caracterizado por uma forte concentrao da diegese, do tempo e do espao. Histria. O significado ou contedo narrativo. Excluso do discurso, pelo narrador, de determinados acontecimentos diegticos, dando assim origem a mais ou menos extensos vazios narrativos. um processo fundamental na narrativa, j que nenhum narrador pode Elipses implcitas relatar com estrita fidelidade todos os pormenores da diegese. Importante no romance contemporneo, elide intencionalmente do discurso elementos diegticos fundamentais que o leitor ter de reconstituir, Foco narrativo, Ponto de vista, ou Focalizao. In medias res baseando-se nas informaes fragmentrias que o texto lhe oferece. Compreende as relaes que o narrador mantm com o universo diegtico e tambm com o narratrio.
Processo pelo qual o comeo do discurso corresponde a um momento j

adiantado da diegese, obrigando tal tcnica a narrar depois no discurso o que acontecera antes na diegese. Tanto o incio da narrativa In medias res como In ultimas res (v.) obriga o romancista a narrar posteriormente os antecedentes diegticos dos episdios e das situaes que figuram na abertura do romance. Quer dizer, em relao temporalidade do segmento diegtico primeiramente narrado, o romancista institui uma temporalidade
In ultimas res

segunda, dando assim lugar a uma anacronia (Flash-back ou, analepse). No qual as pginas iniciais narram, eventualmente com ligeiras modulaes, a situao com que se encerra a sintagmtica diegtica.
Tcnica que tem por fim representar os meandros e as complicaes da corrente

Monlogo interior / fluxo da conscincia Narrao Narrador

da conscincia de uma personagem e assim poder analisar a urdidura do tempo interior. Ato narrativo produtor e, por extenso, o conjunto da situao real ou fictcia na qual se situa. Instncia produtora do discurso narrativo, no devendo ser confundido, na sua natureza e na sua funo, com o autor, pois o narrador uma criatura fictcia como qualquer outra personagem.
O narrador em que, no estando concretamente representado, funde-se sua

Narrador Heterodiegtico

funo com a do autor implcito, esse segundo eu do autor que se esconde Narrador Homodiegtico Narratrio na narrao. O narrador presente na histria narrada, sob a forma de um eu que pode assumir caractersticas vrias. O receptor do texto narrativo, aquela criatura ficcional a quem se dirige o emissor/narrador.

Estrutura do romance (Aguiar e Silva)


Termo Narratrio Extradiegtico Narratrio Intradiegtico Novela Significao Aquele que pode identificar-se com o leitor virtual; Aquele que, implcita ou explicitamente o narrador invoca. Que apresenta o estatuto de personagem concreta e a quem, no romance, o narrador interpela para ouvir suas histrias, sem nelas interferir. Representao de um acontecimento, sem a amplido do romance no tratamento das personagens e do enredo. As longas digresses e descries prprias do romance desaparecem na novela, bem como as exaustivas anlises Personagem : a partir do sc. XIX, c/Dostoievski psicolgicas das personagens.
O estatuto da personagem bem definida pelos seus predicados e pelas

circunstncias - elementos caracterolgicos, traos fisionmicos, meio social, ocupao profissional, etc. - entrou em crise na segunda metade do sc. XIX, com os romances de Dostoievski. Aps sua leitura, impem-se obsidiantemente as teorias, as disputas ideolgicas, as dvidas, as raivas, os desesperos das suas personagens, mas dificilmente se rememoram os seus rostos, cor dos olhos, decorao de suas casas, etc. O heri interessa a Dostoievski como ponto de vista particular sobre o mundo e sobre ele prprio, como a posio do homem que busca a sua razo de ser e o valor da realidade circundante e da sua prpria pessoa. Definida linearmente apenas por um trao, por um elemento caracterstico bsico que a acompanha durante toda a obra. Tende freqentemente para a caricatura e apresenta, muitas vezes, uma natureza cmica ou humorstica. No altera seu comportamento no decurso do romance e, por isso, nenhum ato ou reao de sua parte podem surpreender o leitor. Personagem-tipo. Multiplicidade de traos. Por sua complexidade, pode surpreender, com suas reaes, o leitor. Fragmentos do discurso, utilizados pelo narrador para relatar velozmente acontecimentos diegticos ocorridos em longos perodos de tempo. Onde no existe uma diegese com princpio, meio e fim bem definidos: os episdios sucedem-se, interpenetram-se ou condicionam-se mutuamente, mas no fazem parte de uma ao nica e englobante. Contrariamente ao que ocorre no romance fechado (v.), o autor no elucida os seus leitores acerca do destino definitivo das personagens ou acerca do eplogo da diegese. Caracterizado por intriga concentrada e fortemente desenhada, com princpio, meio e fim. Situaes e episdios ocupam o primeiro plano, relegando a secundrio a anlise das personagens e a descrio dos meios. Caracterizado pela primazia que concede pintura do meio histrico e dos ambientes sociais nos quais decorre a intriga. Caracterizado pela existncia de uma nica personagem central, que o autor desenha e estuda demoradamente, e qual obedece todo o desenvolvimento do romance.

Personagem desenhada (plana)

Personagem modelada (redonda) Resumos Romance aberto

Romance de ao ou de acontecimento Romance de espao Romance de personagem

Estrutura do romance (Aguiar e Silva)


Termo Romance fechado Significao Caracteriza-se por possuir uma diegese claramente delimitada, com princpio, meio e fim. Apresentao metdica das personagens e descrio dos meios em que elas vivem e agem, narrando uma intriga desde o seu incio at ao seu eplogo.

AGUIAR E SILVA, Vtor Manuel de. A estrutura do romance. Livraria Almedina, Coimbra, 1974.

Anda mungkin juga menyukai