Anda di halaman 1dari 4

Aramando um Bonsai

A aramao de um bonsai ocorre quando voc deseja definir melhor sua forma. s vezes voc quer abaixar algum galho, ou levant-lo, direcion-lo para outro lado O arame quem vai te ajudar a fazer isso, o ideal que se use arames de cobre ou alumnio (por serem mais maleveis), mas podemos utilizar outras tcnicas tambm, como veremos abaixo Importante: Lembrem-se que quando decidirmos recorrer tcnica de aramar um Bonsai, no podemos esqueer:

O arame deve ser constantemente vigiado, para evitar cortes no tronco ou nos ramos. As rvores conferas (pinheiros, junperos, ciprestes...) devem ser aramadas no Inverno, mantendo o arame durante aproximadamente um ano. As rvores decduas (macieiras, laranjeiras, limoeiros...) devem ser aramadas no Vero, mantendo o arame por trs meses, ou seja, at ao Outono. Uma vez retirado o arame, certifique-se que a rvore no volte posio inicial. Se assim acontecer, pode voltar a usar a mesma tcnica no ano seguinte.

Dica: Se existirem marcas do arame na rvore, pode pint-las com vedante para cortes ou pasta selante. Primeiro passo: Analise sua rvore, veja as opes de galhos, s vezes no possvel aramar todos os galhos que voc quer, alguns podem j ser velhos e duros, e tentar aram-los pode resultar na quebra dos mesmos (um detalhe, possvel que voc quebre um ou outro galho, no fique com medo, normal nas primeiras vezes), outros podem ser muito jovens e mais fceis ainda de quebrar. O ideal que voc crie espao entre os galhos, o suficiente para que as folhas possam respirar melhor, mas no tanto a ponto de ficar com grandes buracos no tronco. A aramao deve ser feita em espiral, como nos exemplos abaixo:

Mas lembrem-se de s dobrar para dar forma aps a completa aramao!

Escolhendo o calibre do arame


Conforme a necessidade voc pode iniciar com um arame de calibre mais grosso e depois mudar o calibre conforme mostra este diagrama. Procure iniciar o arame mais fino sempre pela parte posterior; questo de esttica apenas.

Aramando galhos
O diagrama sugere iniciar a aramagem do tronco para os galhos mais finos. Baseado no desenho a cores da primeira imagem, procure identificar o encaminhamento dos arames neste caso.

Iniciando a Modelagem
1. Enfie o arame no solo na parte de trs do tronco.

2. Tora o arame em volta no tronco paralelo ao solo.

3. A partir dai procure trabalhar com um ngulo de 45 graus conforme a figura.

4. Quando mais de um arame for necessrio devido a grossura do tronco trabalhe os dois juntos.

Ficando dessa Forma na rvore

Neste ltimo exemplo, estamos usando o mesmo pedao de arame para prender dois galhos, um servindo de ncora para o outro, o que nos leva a outro detalhe: Apenas enrolar o arame em espiral, no vai adiantar nada, preciso prender o incio do arame em algum lugar (e no deixar o final pendurado tambm), pode-se usar o tronco como ncora, a base do Y que as ramificaes do galho fazem, ou at mesmo o prprio vaso, como no exemplo abaixo.

Outro detalhe Segundo as normas estticas do cultivo de bonsai, o correto no cruzar arames. Se voc for passar outro arame, por um lugar que j exista um, o segundo precisa seguir o movimento do primeiro. Pode acontecer disso no ser possvel, algumas vezes, ento ou voc procura outro lugar para usar como ncora, ou ento quebra as normais estticas. Veja bem, essas normas so para bonsai em exibio, no algo que precise ser seguido, cruzar arames no vai matar o bonsai, s no vai deix-lo to bonito quanto os que foram aramados seguindo as normas. A aramao de um bonsai um assunto bem extenso, vou dividir o post em duas partes ento, para no ficar to cansativo de se ler.

Outro detalhe importante : No esmague as folhas e no estrangule o ramo. O primeiro desenho a forma correta de se fazer, repare como as folhas esto esmagadas no segundo desenho, isso s prejudicar a planta. O arame s para educar o ramo (ou galho, como quiser chamar) e no para torturar o bonsai. preciso fazer a aramao com cuidado, como eu j disse anteriormente, sem quebrar os ramos ou machucar a planta, mas ao mesmo tempo voc precisa ter a mo firme, e no deixar o arame folgado. Basicamente isso, espiral, com uma boa angulao, sem esmagar as folhas e sem fazer malabarismos com o ramo. O tempo de permanncia dos arames varia de planta para planta, mas o ideal que no ultrapasse 6 meses, mesmo que voc tenha que remov-los e coloc-los no mesmo lugar, porque em 6 meses, normal que os ramos engrossem, assim como o tronco, e o arame pode acabar deixando marcas no ramo/tronco, e voc no quer um bonsai com essas marcas, certo? Pode ser que seu bonsai j mantenha a posio que voc definiu em seus ramos, com apenas 2 meses de aramao, o tempo varia mais ou menos nessa faixa, de 2 a 6 meses. Como saber? Bom, se voc achar que 2 meses j est de bom tamanho, retire os arames, se perceber que no adiantou, coloque-os novamente. Ao remover os arames, use SEMPRE o alicate, no reutilize os arames, pois j foram deformados e voc pode acabar machucando a planta ao tentar remov-los sem o alicate. Esqueci de falar, n? O dimetro dos arames Procure usar um arame que tenha metade do dimetro do ramo que est sendo aramado. Caso voc coloque um arame muito fino, perceber que o ramo no ficar na posio que voc quer. Pela prpria flexibilidade do arame, voc conseguir ver quais ramos ele poder educar. Vou colocar aqui mais um exemplo de aramao, que feita utilizando um peso, para puxar o ramo para baixo, algumas vezes melhor usar essa tcnica, ao invs de se aramar o ramo inteiro.

Muito cuidado ao usar essa tcnica, para no colocar algo muito pesado e quebrar o galho. Outro detalhe importante, nunca deixe as pontas dos arames soltas, caso no consiga enverg-las com as mos, corte as sobras com um alicate. Caso voc deseje aramar um galho muito velho (e pouco flexvel), utilize proteo (rfia vegetal ou borracha), para no machucar o bonsai. A proteo deve ser colocada entre o galho e o arame. Basicamente aramar isso, claro que existem formas mais agressivas de se educar um galho ou tronco (inclusive aparelhos que mais parecem instrumentos de tortura), mas acredito que essas dicas iniciais sejam o suficiente para quem est iniciando na arte de cultivar bonsai. Espero ter ajudado e sanado algumas dvidas. Qualquer coisa, j sabem, s deixar um comentrio que eu respondo.

Anda mungkin juga menyukai