Anda di halaman 1dari 21

Estrutura sedimentar

Estruturas sedimentares

a chave para interpretao do ambiente deposicional das rochas sedimentares

Estruturas Sedimentares
Entre os fatores fsicos mais importantes dos ambientes de sedimentao, que condicionam a formao das estruturas sedimentares, esto: o meio de deposio, a energia das correntes e ondas, a profundidade da gua, etc. O estudo do ambiente fsico significa primordialmente a determinao das condies hidrodinmicas sob as quais determinados sedimentos foram depositados. As informaes sobre as condies hidrodinmicas podem ser obtidas do estudo cuidadoso e detalhado das estruturas sedimentares primarias, tanto orgnicas como inorgnicas.

Estruturas Sedimentares
A maioria das estruturas secundrias resulta de processos qumicos, tais como os que levam formao diagentica das concrees. As estruturas sedimentares podem ser estudadas em afloramentos: escarpas, pedreiras, barrancos de rios, cortes de estradas e outros cortes artificiais. Podem ser grandes estudados em afloramentos, pequenos e as microestruturas, que so visveis s com o auxlio de instrumentos pticos (lupas de bolso binocular).

GRUPOS

EXEMPLOS - Canais; - Escavaes e preenchimento; - Turboglifos (principalmente a gua em ambientes lagunares e fluviais); - Marcas de Sulcos; - Marcas de Objetos; - Marcas Onduladas. - Macia; - Estratificao Plana; - Estratificao Cruzada; - Estratificao Gradacional; - Laminao Plana; - Laminao Cruzada. - Escorregamento e deslizamento; - Estrutura de deformao plstica; - Laminao convoluta; - Acamamento convoluto; - Camadas frontais recumbentes; - Estruturas de sobrecarga; - Marcas de pingo de chuva; - Gretas de contrao; - Diques clsticos; - Boudinage (produzido por esforos de tenso)

ORIGEM

Classificao de estruturas sedimentares segundo Selley (1976)


Inorgnicas I. Primrias Orgnicas Petrofbrica Estratificao cruzada etc. Tubos e pistas
Macroscpicas

Antes Prdeposicional (Interstratal ou entre os extratos)

Principalmente erosiva

Microscpicas

Durante Sindeposicional (Intraestratal ou dentro da camada)

Principalmente deposicional elica ou fluvial

Ps-deposicional (deformadas)

Principalmente deformacional

II. Secundria Diagenticas

Concrees, etc.

Miscelneas

1. Estruturas Pr-deposicionais: so aquelas que ocorrem nas superfcies entre as camadas e so formadas antes das camadas imediatamente. 1.1. Canais: podem ter km de largura e centenas de metros de profundidade, ocorrendo em vrios tipos de ambientes. Os paleocanais podem ser representados por reservatrios de hidrocarbonetos, guas, jazidas aluvionar de minerais metlicos (cassiterita, ouro, etc.); 1.2. Turboglifos: escavaes assimtricas a alongadas em fundo lamoso (1-5 cm de largura e 5-20 cm de comprimento). Escavaes feitas por correntes em zonas de forte turbulncia.

2. Estruturas Sindeposicionais ou superpostas: compreendem as estruturas formadas contemporaneamente deposio das camadas. 2.1. Macia: ausncia de laminao, constituindo estrutura macia. Sugere deposio muito rpida a partir da suspeno ou de disperso sedimentar altamente concentrada. encontrada em rochas sedimentares como o argilito; 2.2. Estratificao 2.3. Estrato uma camada de rocha que visualizada ou fisicamente distinguida de outros estratos, acima e abaixo, por superfcies definidas. Fatores que determinam a ocorrncia de estratificaes: a) mudana na granulao do material depositado; b) mudana na composio mineralgica; c) mudana na forma dos gros; d) orientao das partculas depositadas.

2.3.1. Estratificao Plana: apresenta atitude horizontal. Ocorre em vrios ambientes de sedimentao, canais fluviais a praias e frentes delticas. Comumente encontrase em leitos arenosos; 2.3.2. Estratificao Cruzada: definido como o arranjo de camadas depositadas em um ou mais ngulos em relao ao mergulho original da formao. So encontradas em todos os maiores ambientes de sedimentao: fluvial, litornea, marinha e elica. Tambm ocorrem em depsitos clsticos, exemplo de silte fino: conglomerado grosso, com espesura variando de mm at aproximadamente 30 m. So importantes elementos de reconstituio paleogeogrficas. 2.3.3. Estratificao Gradacional: uma unidade de sedimentao, nas quais, existe gradao de granulao, de grosso a fina, em geral da base para o topo da unidade. A gradao definida ao gradual decrscimo na competncia do agente de transporte.

3. Estruturas Ps-deposicionais: abrangem as estruturas formadas por deformao ou rompimento da estrutura dos dois grupos precedentes. 3.1. Estrutura de Deformao Plstica: estas estruturas envolvem movimentos verticais de matriais ainda plsticos. Ex: camadas arenosas fluidificadas, que so chamadas de camadas convolutas, que seriam produzidas por liquefao diferencial de unidades de sedimentao sobrecarga (choque ssmico). 3.2. Estrutura de sobre carga: as interfcies entre as areias e a lama. A mais tpica a formao de bolas de areia penetrando na lama pseudondulos ou estruturas de sobre carga. Causa: sobre carga de materiais de densidade diferente (areia + densa = menos plstica ; lama densa = mais plstica)

Estruturas pr-deposicionais
So feies que ocorrem nas superfcies entre as camadas e so formadas antes da deposio das camadas sedimentares imediatamente superpostas. Estas estruturas so frequentemente designadas de marcas basais (bottom structures) ou marcas de sola (sole marks) e so interestratais, isto , situadas entre as camadas. As suas origens so principalmente erosivas.

Exemplos de estruturas

Os canais so estruturas em geral grandes, que podem exibir at alguns quilmetros de largura e centenas de metros de profundidade, podendo ter vrios quilmetros de comprimento. Eles podem ser encontrados em ambientes diversificados, desde plancies aluviais subareas at margens continentais submersas a maiores profundidades (centena a alguns milhares de metros).

Turbogrifos (Flute marks): so originados a partir de sries de pequenas (cm) escavaes assimtricas e alongadas, dispostas paralelamente sobre o substrato lamoso. As escavaes so, a seguir, preenchidas por areia da camada superpostas, constituindo contramoldes de escavao, formando os turboglifos.

Formao dos Turboglifos

Turboglifos

Fonte Chamley, 1987

Marcas de sulcos
So feies sedimentares, tambm de natureza erosivas, originadas provavelmente por objetos (seixos, conchas, etc.). Elas tambm tendem a ser escavadas sobre um fundo lamoso que, a seguir, coberto por camadas arenosas de maneira anloga aos turboglifos.

Alguns tipos de marcas de objetos descontnuas, formadas por objetos movendo-se sobre um sedimento mole e coesivo (argiloso). Nos trs primeiros casos, a produo de diferentes tipos de marcas devida a variaes nos ngulos de incidncia dos objetos sobre o fundo. Nos dois casos restantes, as marcas se devem s formas de transporte diversas (modificado de Ricci-Lucchi, 1970).

Sulcos como forma de fundo

Marcas onduladas
As marcas onduladas so superfcies produzidas sobre materiais incoerentes e arenosos por correntes aquosas e ondas ou elicas quando intensidades apropriadas a cada granulao so atingidas. Elas podem ser designadas tambm como marcas de ondulao (Nowarzki et al., 1984)

Linhas de preenchimento resultado de objetos que foram arrastados no fundo lamoso e posteriormente preenchido por areia

Fonte Net!

Classificaes e descries
Segundo Tanner (1967) as marcas onduladas podem ser, em geral, subdivididas em:
A) simtricas:
Marcas onduladas de vagas; Marcas onduladas de oscilao;

B) assimtricas;
Elicas; Subaquosas:
Marcas onduladas de oscilao; Marcas onduladas de correntes.

Segundo os comprimentos de onda, as marcas onduladas podem ser classificadas em:

A) pequenas marcas onduladas at 0,60m; B) megamarcas onduladas de 0,60 a 30m; C) marcas onduladas gigantes acima de 30 m.

Hierarquia das formas de fundo formadas por fluxos

fonte Southard & Boguchwal 1990

Estruturas sindeposicionais
Compreendem as estruturas formadas contemporaneamente como estruturas intraestratais, isto , situadas no interior das camadas. Alm disso, sendo originadas durante a sedimentao so essencialmente construtivas (ou deposicionais).

Estratificao ou acamamento
Conforme Campbell (1967), o plano de estratificao (ou acamamento) representa fundamentalmente uma superfcie de no-deposio ou de mudanas abruptas nas condies deposicionais (como hidrodinmicas), ou ainda uma superfcie de eroso. O esquema de nomenclatura proposto por Ingram (1954) e modificada por Campbell, (1967) bastante prtico.

Camada ou estratificaes
uma unidade litolgica que pode variar de espessura, desde alguns milmetros at dezena de metros, embora seja mais comumente medida em centmetro ou seus mltiplos. A camada pode ser internamente homognea (ou macia) ou composta de unidades menores denominadas lminas.
Nomenclatura de acamamentos (ou estratificaes) e laminaes de rochas sedimentares, baseada em suas espessuras (modificado de Ingram, 1974 e Campbel, 1967)

Laminaes
Lminas so as menores estruturas identificadas em uma sequncia deposicional, delimitada acima e abaixo por:

Laminaes em ripples e dunas de correntes


Com exceo da dimenso, no h variao entre a estrutura interna de um ripple e de uma duna. A estrutura interna caracterizada por:
-Poucas, ou apenas uma, lamina na face cavalgante; -Vrias lminas na face deslizante (constituinte principal); -poucas, ou apenas uma, lmina de base.
Lmina Frontal Lmina dorsal

-1 - superfcies de no deposio;
-2 superfcies que marcam alteraes abruptas nas condies de deposio ou, -3 superfcies erosivas

Lmina basal

Fonte: Reineck & Singh, 1975

Lminas frontais podem ter forma


Angular Tangencial Sigmoidal

Em baixas velocidades de fluxo, o sedimento transportado por trao, acumula-se no topo da face dorsal e move-se em avalanche na face de deslizamento.

Com aumento da velocidade, parte do sedimento transportado em suspenso, levada alm da face de deslizamento e depositada na base da ondulao. O contato passa a ser tangencial, e o ngulo de repouso da face deslizante reduzido. Ondulaes de fluxo reverso tem condio de surgir. O aumento da carga em suspenso gera perfil sigmoidal.

Velocidade Tenso de cisalhamento Profundidade adimensional Transporte por trao

Comportamento da Lminas frontais

Comportamento da Lminas frontais

Transporte em suspenso

-Com o aumento da velocidade diminui o nmero de lminas por rea e aumenta o nmero de ondulaes de fluxo reverso; -A melhor definio entre as lminas ocorre com quantidade moderada de transporte em suspenso, e com velocidades altas as lminas tornam-se menos distintas.

Camada ou estratificaes
A geometria de uma camada depende das relaes entre os planos de acamamento, que podem ser paralelos ou no e, por sua vez, apresentam-se planos, ondulados, irregulares, etc. Uma seqncia de camadas pode ser simples, quando constituda de duas ou mais camadas semelhantes, e composta, quando formada por duas ou mais camadas de natureza diferentes.

Terminologia empregadas na descrio de estratificaes ou acamamentos: lmina, camada, sequncia de camadas simples, sequncia de camadas compostas e tipos de camadas (Segundo Reineck & Singh, 1975)

Camada ou estratificaes
A mudana de cor, por si s, dentro de uma sequncia vertical de rochas sedimentares, no define uma verdadeira estratificao, mas uma pseudo-estratificao. Entre os principais fatores que determinam a ocorrncia da estratificao tm-se:
Mudana de granulao do sedimento; Mudana de composio mineralgica; Mudana de morfometria das partculas; Orientao das partculas inequidimensionais; Intercalaes de lminas argilosas.

Estratificao Macia
Diferentes unidades de sedimentao podem exibir rochas sedimentares aparentemente macias, que podem ser originadas por causas variadas. Ela pode ser adquirida por recristalizao diagentica, como acontece com alguns calcrios e dolomitos. Existem tambm casos de arenitos aparentemente macios em que as estratificaes originais foram completamente destrudas por bioturbaes.

Estratificao plana
A mais simples das estruturas intraestratais a estratificao plana que, em geral, apresenta-se com atitude horizontal. Ela pode ser encontrada em vrios ambientes de sedimentao, desde canais fluviais e praias at em frentes deltaicas, mas comumente composta por leitos arenosos, tanto quartzosos (mais comuns) como calcrios (carbonticos)

Face de Praia, Pleistoceno - Bahamas

Estratificao cruzada
A estratificao cruzada pode ser definida, segundo Makee & Weir (1953), como um arranjo de camadas depositadas com um ou mais ngulos em relao ao mergulho original, consistindo em leitos inclinados em relao superfcie principal de sedimentao, distinguindo-a da inclinao adquirida por uma camada posteriormente a sua sedimentao por causas tectnicas (ou diastrficas) e atectnica (ou adiastrficas)

Estratificao cruzada
As idias de Mckee & Weir (1953) forma sumarizadas por Potter & Pettijohn (1963), que esquematizaram apenas dois tipos bsicos de estratificaes cruzadas:

Estratificao cruzada

Estratificao cruzada tabular; Estratificao cruzada acanalada.


Terminologia utilizveis nas denominaes das partes componentes de seqncias de estratificaes cruzadas (Segundo Potter & Pettijohn, 1963)

Estratificao cruzada
Vrias denominaes tm sido usadas para designar padres especficos de estratificaes cruzadas, que podem apresentar certas implicaes genticas, e portanto tornam-se bastante importantes. Alguns desses exemplos so os seguintes:
Estratificao cruzada espinha-de-peixe; Estratificao cruzada recumbente; Estratificao cruzada cncava; Estratificao cruzada de preenchimento de canal; Estratificao cruzada de microdelta; Estratificao cruzada de praias e bancos costeiros; Estratificao cruzada de dunas elicas.

Estratificao cruzada espinhade-peixe


Formada por fluxos unidirecionais alternantes, como mars de enchente e vazante ou em na zona de surf com inverso da deriva.

Significados gentico das estratificaes cruzadas


Sistema padro de referncia para estruturas direcionais (ou estruturas verticais). A linha paralela ao vetor mdio do sentido de transporte; B representa a direo (strike), que e perpendicular a A e C e ao plano AB. O Sp situa-se no plano principal de deposio; H horizontal e Sf a camada frontal da estratificao (Segundo Potter & Pettijohn, 1963). A seta indica o sentido de fluxo das paleocorrentes.

Estratificao gradacional (ou gradativa)


Esta estrutura representada por unidades de sedimentao planoparalelas e mais ou menos horizontais, nas quais ocorre gradao granulomtrica geralmente passando de partculas mais grosa na base para mais finas no topo.

Graded Beds
Transporte em suspenso associado com turbiditos nos leques submarinos
Estrutura Gradacional: a) uma gradao na granulometria da rocha, com a frao mais grosseira ocupando a base e a mais fina ocupando o topo. chamado de normal ou completo, quando a gradao vai de areia a argila, passando por silte (Ksiazkiewicz, 1954, e outros). b) a segunda maneira, resulta de uma corrente de sedimentos qualquer, onde haja finos e grossos, e que devido a sua massa os grossos sempre se depositam primeiro, mas sempre havendo tambm um pouco de finos.

O tamanho dos gros diminuem em direo ao topo

10 cm

Fluxos turbidticos de densidade baixa

Flujo de detritos

Laminao Plana
A laminao plana composta por leitos, cujas espessuras corresponde soma dos dimetros de alguns gros, podendo ser determinada pela alternncia entre horizontes, com diferentes teores de minerais pesados mficos,ou ambos. As laminaes mais finas so bem desenvolvidas em areia fina e silte

Diferenciao de Lminas
O desenvolvimento das lminas deposicionais relacionado:
1 Transporte e decantao seletiva associados a pulsos intermitentes do transporte de sedimentos (cada lmina leva entre 1 e 2 minutos para se formar). 2 Rpida mudana na composio dos sedimentos que se desloca na face deslizante variaes na composio textural e mineralgica associada a segregao durante o transporte. QUANTO MAIOR A ONDULAO MAIOR A SEGREGAO TEXTURAL

10

Laminao cruzadas e as marcas onduladas


As marcas onduladas so definidas como feies de ondulaes que aparecem nas superfcies dos sedimentos, geralmente arenosos e depositados por correntes de trao sob condies de regime de fluxo inferior.

Segundo o plano do acamadamento, os tipos de linhas de crista so:

reta

sinuosa

lingide

lunada

Tipos de cristas de uma ondulao.

Segundo uma seo perpendicular ao movimento, a migrao das camadas produz os seguintes padres de acamadamento com as laminaes associadas: - cristas retas, laminao plano-paralela; - cristas sinuosas, lingides ou lunadas, estratificaes cruzadas e festonadas.

Ondulaes e estratificao cruzadas


Ondulaes retilnea Planos de acamamento

CRUZADAS TABULARES

Fonte Reineck & Singh, 1975

PLANAS E PARALELAS

Marca ondulada linguide na superfcie de areia misturada com lama em sedimentos recentes.

Ondulaes e estratificao cruzadas


Ondulaes sinuosas

Ondulaes e estratificao cruzadas


Ondulaes Linguides

CRUZADAS LIG. FESTONADAS ACANALADAS CRUZADAS MTO. FESTONADAS ACANALADAS

Transio entre baixa energia e alta energia ondulaes linguoide

11

Ondulaes e estratificao cruzadas


Ondulaes Rombides lamina dgua no excede 2 cm Pequena altura no desenvolvem estruturas

Formas de fundo & ondulaes de correntes de mar

Formas de fundo e mega ondulaes de correntes compostas

Estratificao Hummocky
Forma-se em condies de tempestade, quando dunas tridimensionais localizadas abaixo da profundidade de base da onda de tempo bom agradam sob influencia combinada de ondas (primariamente) e correntes (secundariamente).

Vrios tipos de estruturas sedimentares internas, produzidos por migrao de formas de leito com marcas onduladas. Os tipos de laminaes, associados s marcas onduladas, dependem das taxas de carga em suspenso/carga de fundo. O incremento da carga em suspenso faz com que a laminao cruzada passe para laminao com sedimentao em ambos os lados da crista (fora de fase) chegando at marcas onduladas sinusoidais (em fase) segundo Jopling & Walker (1968) e Selley (1976).

12

Flaser - so pequenas marcas de corrente (ondulaes) formadas por lentes de areia e lentes menores de lama, nas quais a lama depositada, ao final de um ciclo de mar. O ciclo seguinte, em sentido oposto, deposita nova srie de ripples arenosas com lama, e assim sucessivamente.

Wavy - formadas pelo mesmo processo da estrutura, porm com razo areia/lama menor, formando camadas onduladas e contnuas de areia e lama intercaladas

Lenticular - so pequenas lentes de areia intercaladas dentro de uma camada lamosa, a razo areia/lama menor do que nas estruturas flaser e wavy

Esquema mostrando as relaes entre as estratificaes (ou acamamentos) fraser ondulada e lenticular em funo das condies ambientais favorveis sedimentao e preservao de areia ou de lama (segundo Reineck & Singh, 1975)

Estruturas deformacionais

Estruturas de Escorregamento movimentao e deslocamento das lminas sob ao da gravidade Estruturas de Desidratao movimentao de lminas devido movimentao ascendente da gua Estruturas de Carga deformao das lminas lamosas (plsticas) devido ao afundamento da camada arenosa Estruturas Convolutas resultado de dobramentos e contores das lminas sobre efeito de cisalhamento da superfcie e liquefao do sedimento

Estruturas de Deformao: estas estruturas se formam em sedimentos macios, plsticos, saturados com gua, prximas interfaces gua/sedimento, e as suas deformaes no so de carter tectnico.

Dobras Convolutas: so pequenas dobras, com padro estrutural no muito bem definido, formadas em sedimentos finos, na granulometria de silte ou areia fina, no coesos, muito plsticos e saturados com gua. So formadas pela ao de foras internas ao sedimento que facilmente o deformam pela sua alta plasticidade

13

Bola e travesseiro
Estruturas de sobrecarga

Bola e travesseiro: trata-se de estruturas em forma de bolas, constitudas de sedimento arenoso envolto em sedimento lamoso. causada pelo rompimento de camadas arenosas que descem para dentro das camadas lamosas situadas abaixo, devido ao peso do soterramento ou a qualquer onda de choque. s vezes estas bolas ficam isoladas, mas geralmente mantm a conexo com a camada arenosa que lhe deu origem.

Bola e travesseiro
Gerao da estrutura em chama

Estruturas em Chama
Estruturas em Chama

14

Gretas de Contrao

Gretas de Contrao: a ressecao dos sedimentos argilosos faz surgir rachaduras que mais tarde so preenchidos por sedimentos arenosos. Caractersticos de um tipo de ambiente onde chove e aps ocorre ressecamento com conseqente rachadura.

Cyanobactria ressecao e contrao Cyanobact resseca contra

15

Abu Dhabi Polgonos de Polgonos Halita

Precipitao e expanso do sal

Marcas de pingos de chuva


Essas feies formam-se sobre sedimentos slticos e argilosos, podendo ser preservadas pelo recobrimento por areias finas. Em planta elas apresentam-se como microcrateras de formas circulares ou elipsoidais (caso de chuva de vento), formando grupos pouco espaados entre si.

Fonte Net!

Vulces de lama

16

Vulces de lama

Estruturas sedimentares biognicas


Podem ser considerados como estruturas biognicas os rastros (ou pegadas) de vertebrados, as pistas de invertebrados, os tubos de origem orgnica, os coprlitos, os estromatlitos, as bistromas e as bioermas.

Os restos fossilizados de importncia sedimentolgica foram classificados por Reineck & Singh (1975) nas seguintes categorias: A) partes duras de esqueletos, tais como conchas, dentes e escamas (mais comumente calcrios ou quitinosos); B) estruturas de bioturbao; C) matrias excretadas, tais como, as pelotas fecais ; D) matria orgnica (em geral, carbonosa).

Aysheaia

Thaumaptilon

Annelid Canadia

Sidneyia

Pikaia

Spongier Choia

17

Bioturbao

Traza Opiomorpha (Ichnofacies Skolithus)

Ichnofacies Cruziana

Outras estruturas biognicas


Entre outras estruturas biognicas tem-se feies essencialmente bioconstrudas, cujo arcabouo formado por organismos sedentrios. Muitos afloramentos carbonferos com espessuras e extenses considerveis so compostos exclusivamente de corais ou de estromatlitos

Estromatlitos - Bahamas

18

Shark Bay - Australia

Pr-Cambriano Grupo Great Slave Canad

Pr-Cambriano Grupo Great Slave Canad

Estruturas sedimentares qumicas


Embora existam algumas estruturas sedimentares qumicas de origem singentica (primria), elas so mais caractersticas de origem secundria por resultaram na maioria das vezes da diagnese dos sedimentos.

Shark Bay Shark Bay Australia Australia

Calcrio Ooltico
Os oolitos contm, em geral, em seu ncleo, fragmentos angulosos de conchas ou minerais (quartzo, feldspato) que funcionaram como a semente, ao redor das quais se precipitaram as camadas concntricas de carbonato de clcio.

Concrees (ou ndulos)

Amostras provenientes da Bacia Sedimentar de So Jos de Itabora, Rio de Janeiro.

19

Estillitos

Septrias

20

21

Anda mungkin juga menyukai