Anda di halaman 1dari 34

MATRIZ DE OBJETOS DE AVALIAO DO PAS/UnB

INTERPRETAR H1 H2 H3
Identificar linguagens e traduzir sua plurissignificao Inter-relacionar objetos de conhecimento nas diferentes reas.

PLANEJAR H4 H5
Organizar estratgias de ao e selecionar mtodos.

H6

EXECUTAR H7 H8
Formular e articular argumentos adequadamente. Aplicar mtodos adequados para anlise e resoluo de problemas.

H9
Fazer inferncias (indutivas, dedutivas e analgicas).

CRITICAR H10 H11 H12


Analisar criticamente a soluo encontrada para uma situao-problema. Confrontar possveis solues para uma situaoproblema. Julgar a pertinncia de opes tcnicas, sociais, ticas e polticas na tomada de decises.

HABILIDADES

Identificar informaes centrais e perifricas, apresentadas em diferentes linguagens, e suas interrelaes.

COMPETNCIAS

C1

Domnio da Lngua Portuguesa, domnio bsico de uma lngua estrangeira (Lngua Inglesa, Lngua Francesa ou Lngua Espanhola) e domnio de diferentes linguagens: matemtica, artstica, cientfica etc. Compreenso dos fenmenos naturais, da produo tecnolgica e intelectual das manifestaes culturais, artsticas, polticas e sociais, bem como dos processos filosficos, histricos e geogrficos, identificando articulaes, interesses e valores envolvidos. Tomada de decises ao enfrentar situaes-problema.

C2

C3

C4

Construo consistente.

de

argumentao

C5

Elaborao de propostas de interveno na realidade, com demonstrao de tica e cidadania, considerando a diversidade sociocultural como inerente condio humana no tempo e no espao.

Objetos de conhecimento
(correspondentes ao smbolo )

Primeira Etapa

1 2 3 4 5

- O ser humano como um ser no mundo - Indivduo, cultura e identidade - Tipos e gneros Estruturas Energia, equilbrio e movimento

6 Ambiente 7 - A formao do mundo ocidental 8 - Nmero, grandeza e forma 9 - A construo do espao 10 - Materiais

Selecionar modelos explicativos, formular hipteses e prever resultados. Elaborar textos coesos e coerentes, com progresso temtica e estruturao compatveis.

Objeto de Conhecimento 1 O ser humano como um ser no mundo

O que ser humano? O que torna o ser humano diferente dos seres no-humanos? O que nos aproxima dos outros seres vivos e distingue-nos deles? O que mundo? Por que somos capazes de formular questes dessa natureza? A partir desses questionamentos, vrios objetos de conhecimento orientaro o debate de questes envolvendo diversos campos do saber, de modo que a relao entre a escola e os saberes possa se transformar em via para a transformao de prticas cotidianas, de prticas educacionais e dos prprios seres humanos. Assim, a pergunta o que somos ns, seres humanos? ganha destaque e fundamenta o percurso de uma complexa transformao. A Filosofia, um modo de saber que envolve reflexes e investigaes, torna-se ponto de partida nesse processo. Perguntar o que ser humano uma questo que surgiu na histria da Filosofia e desdobrou-se em diversas correntes de pensamento e perspectivas muito distintas umas das outras, sem que, no entanto, fosse formulada qualquer resposta definitiva. Nesse conjunto de perspectivas e respostas formuladas pelos pensadores, convm identificar as que servem para pensar e compreender o agora e fundamentar os projetos de futuro. Assim, podemos ressaltar as contribuies da leitura da obra O Discurso da Servido Voluntria, de La Boetie1 para a discusso do assunto. Ser humano implica ser singular, ter capacidade de pensar a respeito disso e encontrar caminhos para a insero no mundo a partir de um projeto de existncia; ter capacidade suficiente para distinguir os seres humanos de todos os outros seres que simplesmente so, existem, sem contar com a possibilidade de pensar e de projetar-se. A reflexo a respeito do ser humano desenvolve-se a partir de um foco existencial, tendo como ponto de partida algumas contribuies da Filosofia e suas relaes com outras reas do conhecimento. A Filosofia se apresenta como uma rea do saber que cultiva a reflexo a respeito da condio humana: referente a todos ns e a cada um em especial. A reflexo filosfica coloca-se para alm do mbito deste objeto de conhecimento ao contribuir para a construo dos demais objetos, propondo, por exemplo, questes a respeito dos fundamentos existenciais, epistemolgicos e ticos das produes humanas as linguagens, as expresses artsticas, as identidades, as cincias, as estruturas e os materiais. Nessa perspectiva, o ser humano visto no aspecto universal e como experincia particular. Um ser natural que se apresenta contextualizado no mundo, que obra humana, portanto, artificial. Um ser localizado no tempo e no espao, imerso em uma cultura e em uma lngua, entre saberes j constitudos, e em relao a outros seres que, como ele, so desafiados a humanizar-se e a assumir a sua condio rumo singularidade e maioridade, constituindo-se um ser autodeterminante.
1

Com exceo do Almanaque Brasil Socioambiental 2008, publicao do Instituto Socioambiental (ISA: http://www.socioambiental.org/home_html), os livros propostos para o Subprograma 2009 so de domnio pblico, ou seja, podem ser livremente baixados da Internet e reproduzidos por escolas e candidatos. Stios recomendados: Biblioteca Nacional Digital do Brasil (http://www.bn.br/bndigital) e Ministrio da Educao (http://www.dominiopublico.gov.br).

Um ser em transformao que se constitui a si mesmo a partir de escolhas, em um mundo j dado, criado pelos humanos, e que o antecede e suceder a ele. O mundo j existente o condiciona, mas no completamente, pois no um ser determinado. Temos uma existncia indeterminada, um modo de ser aberto a possibilidades e contingncias, regulado no somente por necessidades; vivemos em tempos e espaos em constante transformao. Entre a plasticidade do mundo e o seu conjunto de possibilidades, esse ser desperta para o mundo e para si mesmo e torna-se, portanto, responsvel pelo seu projeto de vida e pelas intervenes que realiza na interao com os outros. Depara-se, ento, com questes: Quem sou?, "Quem somos ns"?, "O que posso e o que podemos fazer?". O Artigo 5. da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988, contribui para essa discusso e a compreenso do eu inserido no mundo. So referncias de estudo, para pensar e compreender melhor essas questes, as obras A pele do lobo, de Arthur de Azevedo, e Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga, revelando o sentido trgico ou dramtico da perspectiva existencial. Trata-se de um ser que se forma e transforma-se em um contexto sociocultural em dada poca e lugar. Consequentemente, compartilha concepes e percepes artsticas, linguagens, cdigos, valores, sentimentos e projetos com outros seres, iguais e diversos em relao a ele e, por isso, confrontado muitas vezes com questes que remetem a Como nos tornamos o que somos? questo presente na obra O Discurso da Servido Voluntria, de La Boetie. Essa indagao percorre ainda a obra litrgico-musical de Hildegard Von Bingen, Symphoniae, principalmente a antiphona O quam mirabilis est, De patriarchis et prophetis, as canes Hino de Duran e O casamento dos pequenos burgueses, da pera do Malandro, de Chico Buarque; a cano Eu nasci com fama, do grupo Mveis Coloniais de Acaju; e Eu nasci h dez mil anos atrs, de Raul Seixas e Paulo Coelho, cantada pelo grupo brasiliense Mveis Coloniais de Acaju . Cabe, aqui, pensar existncia como dada, a partir da qual so feitas escolhas que constituiro a essncia da pessoa, sua essncia histrica, temporal, singular. A leitura da obra A alma encantadora das ruas, de Joo do Rio, de Este mundo da injustia globalizada, de Jos Saramago, Orao dos desesperados, de Srgio Vaz, bem como de Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga, oferecem elementos para a compreenso da relao do ser humano com o meio, contextualizando-o em questes ticas e existenciais. No que diz respeito s escolhas musicais, essas so especialmente importantes na fase da vida em que os jovens se encontram. As preferncias musicais so referncia para o conhecimento das pessoas, j que essas preferncias revelam quem so e o que querem ou no ser. Assim, as escolhas nem sempre se ligam a critrios musicais, mas ao que a msica representa para si ou para o grupo sociocultural em que se insere. Essa tendncia observada nas msicas das tribos urbanas formadas por adeptos do funk (Olhos coloridos, Macau, nas

verses de Sandra de S e do grupo Funk como le gusta), do rock (Raul Seixas e Mveis Coloniais de Acaju), da MPB (Chico Buarque e msicas da pera do Malandro). A existncia humana pressupe que o ser humano pode desenvolver a conscincia de si e dos outros, da sua vida e da sua morte, das mltiplas possibilidades e contingncias na sua trajetria. O ser humano um sujeito ativo que se defronta com a possvel liberdade e, em outro sentido, com a busca de autotranscendncia. Algumas vises do mundo e do ser humano, como as perspectivas religiosas, cientficas, artsticas e filosficas, podem apresent-lo como o ser vivo por excelncia; por outro lado, outras abordagens o consideram um ser vivo entre outros. Por isso, alm das questes principais O que distingue e o que aproxima os seres humanos de outros seres vivos, e em que medida os seres humanos so iguais e diferentes entre si h outras, como: As diferenas significam privilgios?, Com que bases o ser humano pode se afirmar superior aos outros seres vivos?, Que direito lhe permite dispor de outras formas de vida?; Qual o seu lugar na natureza e sua responsabilidade diante dela?, Em que medida o especismo pode ser um preconceito? Como atribudo o valor da vida humana?, Como os seres humanos se tornam seres singulares?, O que significa ter um projeto de vida? As discusses motivadas por essas perguntas podem ser ampliadas e fundamentadas com a leitura das obras Almanaque Brasil Socioambiental 2008, Atlntico negro na rota dos Orixs, de Renato Barbieri; Pro dia nascer feliz, de Joo Jardim; e Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de c, de Silvio Tendler. Na perspectiva do significado de um projeto de vida e do entendimento da atitude existencial como realidades pelas quais somos responsveis, so consubstanciadas outras questes. Entre elas, as de temas contemporneos de carter interdisciplinar relativas ao cuidado consigo mesmo como um aspecto da liberdade e da autonomia, a relao com as demais pessoas, o respeito ao corpo, gravidez precoce, interrupo de gravidez, nutrio, ao uso de drogas, intimidade, afetividade, violncia, ao racismo, sensibilidade, criatividade, gestualidade e sexualidade. Esses assuntos devem ser discutidos, tambm, com a leitura do Artigo 5. da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988. As discusses que remetem a esses temas so enriquecidas com referncias s

espetacularidades cnicas, aos bailes funk, ao estilo musical angolano Kuduro, s festas rave, ao jeito de ser emo e, cultura hip-hop. Esses assuntos envolvem aspectos existenciais, ticos e afetivos que devem ser vistos no contexto da adolescncia, fase que traz uma srie de transformaes anatmicas, fisiolgicas e psicolgicas com repercusso na forma de se perceber uma nova constituio comportamental. Ressalta-se que a palavra adolescncia tem origem no verbo latino adulescere, que significa crescer, e apresenta, no seu particpio, a forma adultus, que, originalmente, significa crescido o conceito de adolescncia construdo em tempo e espao determinados. Trata-se de uma fase marcada por escolhas, feitas por algum que no se reconhece

ainda como um adulto, mas que j tem certeza de que no mais criana. Escolhas que se manifestam nos gostos musicais, como na msica do NX Zero, Daqui pra frente ou Cedo ou tarde, ou em cones juvenis, como Cazuza e sua msica Pro dia nascer feliz. Em relao a isso, as obras A pele do lobo, de Arthur de Azevedo e A alma encantadora das ruas, de Joo do Rio; Este mundo da injustia globalizada, de Jos Saramago, Orao dos desesperados, de Srgio Vaz, e O Discurso da Servido Voluntria, de La Boetie, servem de apoio para discusses. No cinema, interessante observar as anlises e os questionamentos que os jovens fazem das situaes-limite existenciais pelas quais passam pessoas e personagens, que so mostradas por meio de imagens, ritmos, movimentos tpicos da linguagem dos adolescentes, como evidenciam os filmes Atlntico negro na rota dos Orixs, de Renato Barbieri; Pro dia nascer feliz, de Joo Jardim; e Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de c, de Silvio Tendler. - uma linguagem marcada por sons, cones e movimentos. Identificam-se cdigos dessa linguagem no uso dos diversos smbolos, como os manifestados no vesturio, no gestual, nas tradies, nas heranas tnico-culturais, nas grias, nas msicas, nos grafites urbanos e nas tatuagens. A busca da autocompreenso do ser humano ao longo da histria, sua liberdade e autonomia possvel como indivduo e como coletividade, o fato de sua existncia estar constituda tambm da sua morte, a possibilidade de individualizar-se, de vir a ser singular e prprio, sua capacidade de conhecer o mundo em que se situa e gerar expresses artsticas, bem como a capacidade de sentir e valorar so alguns temas que permeiam os objetos de conhecimento. Esses fatores tambm so consubstanciados no Artigo 5. da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988. A reflexo a respeito do ser humano como um ser singular e autodeterminante desenvolve-se a partir de conceitos-chave como condio humana, situaes-limite, vida, morte, existncia, essncia, natureza, cultura, determinismo, liberdade, possibilidades, escolhas, imanncia, transcendncia, conscincia, afetividade, sensibilidade, criatividade, racionalidade, maioridade, responsabilidade, alteridade, autonomia, projeto de vida, mundo, o universal, o particular, o singular, o plural, o esttico, o tico, o antitico, o atico. Esses conceitos podem ser reconhecidos na obra Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga; na pea A pele do lobo, de Arthur de Azevedo; nas reflexes filosficas de O Discurso da Servido Voluntria, de La Boetie; no livro A alma encantadora das ruas, de Joo do Rio; e nos textos Este mundo da injustia globalizada, de Jos Saramago, e Orao dos desesperados, de Srgio Vaz Os questionamentos sobre o que ser humano fundamentaram diversas cincias, conhecidas como Cincias Humanas, entre as quais nomeamos a Geografia, a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia, a Cincia Poltica e outros modos de saber, como o Direito, a Histria, a Economia, a Ecologia, a Medicina, as Artes Visuais, as Artes Cnicas e a Msica. No entanto, a questo no se encerra nas respostas oferecidas por conhecimentos relativos a

essas reas, razo pela qual a Filosofia ainda preserva o estatuto de um modo de pensar que nico e distinto da Arte, da Religio ou da Cincia. Este objeto de conhecimento indica o foco existencial e evidencia a complexidade prpria do que ser humano. Isso nos leva a percorrer, tambm, a riqueza das ideias dos pensadores acerca de outras questes relacionadas tica, esttica, poltica, sociedade, fisiopsicologia, lingustica e ontologia. As reflexes a respeito do ser humano despertam para a necessidade de ampliar conhecimentos e para abordagens alm do mbito deste objeto, redimensionando saberes sobre relaes entre identidade e cultura, tipos e gneros, nmero, grandeza e forma, energia, equilbrio e movimento, ambiente, espao, materiais, estruturas e formao do mundo ocidental.

Objeto de Conhecimento 2 Indivduo, cultura e identidade

Por que vivemos em grupo? Por que temos necessidade de nos agrupar? O que significa dizer que o ser humano um ser social? Por que vivemos em sociedade? O que nos diferencia de outros animais que tambm se organizam em grupos? Ns, assim como as formigas, as abelhas e vrios outros animais, dependemos da vida em grupo para sobreviver como espcie. Mas, o que diferencia as atividades por ns empreendidas, visando sobrevivncia, das desenvolvidas pelos outros animais? Podemos denominar trabalho tanto umas quanto outras atividades? De modo semelhante ao funcionamento dos formigueiros, nas coletividades humanas h diviso de tarefas e desempenho de papis. Em vrias manifestaes populares, como no marabaixo e no carimb, por exemplo, h papis e tarefas especficas a ser desempenhadas por seus participantes. Em alguns casos, a questo do gnero determina o papel ou a tarefa a ser realizada (tocar determinados instrumentos, danar, cantar etc.). Entretanto, diferente, por exemplo, dos grupos das formigas, entre os humanos, a diviso de tarefas gera desigualdade na apropriao dos resultados, ou seja, renda e aquisio de bens em qualidade e quantidade distintas. A obra Almanaque Brasil Socioambiental 2008 mostra-nos, por meio de tabelas, grficos e mapas algumas faces da distribuio desigual na sociedade brasileira. Desigualdade tambm explcita nas imagens de Atlntico negro na rota dos Orixs, de Renato Barbieri; Pro dia nascer feliz, de Joo Jardim; e Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de c, de Silvio Tendler; alm da cano Se eu fosse o teu patro ou Tango do covil, da obra pera do Malandro, de Chico Buarque. Sabe-se que, nos grupos humanos, o indivduo desenvolve seus papis de acordo com normas, regras e valores. No Artigo 5. da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988; na obra A pele do lobo, de Arthur de Azevedo; na pera do Malandro, de Chico Buarque, e na pera Carmen, de Bizet, h elementos consubstanciados para essas questes. Mas, o que acontece com aquele que no se adapta? Em A pele do lobo, de Arthur de Azevedo, alguns personagens no se ajustam a determinada norma e, por isso, so submetidos a um conjunto de sanes simblicas e fsicas evidentes em diversas passagens. Nos grupos sociais em geral, como so aplicadas as sanes? Qual a relao entre papis, normas e sanes? Nessa relao, qual seria o grau de autonomia do indivduo? Por intermdio de que processos ele se torna membro da sociedade? Enfim, como nos tornamos quem somos? O que ser homem? O que ser mulher? O que ser branco? O que ser negro no Brasil? O que ser indgena no Brasil? Qual o papel da famlia, da escola e de outras instituies? Como esses processos so mediados pelas novas tecnologias da informao? O indivduo compartilha valores, sentimentos, smbolos, ideias, representaes sociais que tendem a influenciar suas aes, que colaboram para formao da identidade individual e coletiva. Como o encontro com a diversidade artstica, cultural, tnica, religiosa e com as

diferenas de orientao sexual e de gnero interfere na constituio dessa identidade? Como podemos constatar isso? A Antropologia, a Sociologia e a Cincia Poltica, por exemplo, oferecem contribuies com as tcnicas de entrevista, observao e pesquisa de campo. Parte dessas questes est contemplada nos filmes Atlntico negro na rota dos Orixs, de Renato Barbieri; Pro dia nascer feliz, de Joo Jardim; e Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de c, de Silvio Tendler. As obras A pele do lobo, de Arthur de Azevedo; a pera do Malandro, a pera Carmen, a cano Olhos Coloridos e a obra religiosa de Hildegard Von Bingen exemplificam, tambm, aspectos relacionados s questes anteriores. importante lembrar que as pessoas podem desempenhar o papel de artistas e, ento, tanto elas como suas criaes tm repercusso na formao da identidade cultural do grupo. So indivduos que deixam registros de suas criaes nas mais diversas sociedades e culturas. Vale remeter queles dos perodos pr-histricos, inclusive, nas Amricas, nas sociedades tradicionais, equivocadamente consideradas primitivas ainda na contemporaneidade. Cabe mencionar, ainda, as pinturas rupestres encontradas na Europa e no Brasil e comparar os registros rupestres da Regio de Lagoa Santa com os grafites dos artistas brasileiros conhecidos como Os Gmeos. Na msica, tambm a relao esttica entre passado e presente rompe com a temporalidade. Observamos novas leituras de canes tradicionais africanas na msica eletrnica do Deep Forest, Sweet Lullaby, e dos ndios brasileiros na obra de Marlu Miranda, assim como influncias da cultura chinesa na obra I Ching, do grupo mineiro Uakti, e do canto gregoriano na msica Sadeness, do Enigma. As relaes entre indivduo, cultura e identidade podem, ainda, ser contextualizadas a partir da anlise das escolhas musicais. Elas esto diretamente ligadas construo da identidade do indivduo, relacionadas ao contexto sociocultural e geogrfico e, simbolicamente, aos grupos com os quais se quer ou no se identificar. Nesse sentido, o jovem poder ampliar a conscincia a respeito das escolhas musicais e da relao com sua identidade a partir de questes como as postas a seguir. Que tipo de msica ouvem as pessoas com que convivo? Com que msicas eu me identifico? Por qu? Com que critrios julgo as msicas de que gosto e as de que no gosto? At que ponto as msicas com as quais me identifico determinam minha forma de pensar, agir, vestir, comportarme? O que representa a msica na minha vida? O que me leva a ouvir ou rejeitar determinadas msicas ou estilos? Por que algumas pessoas gostam de pera e outras, no? Umas gostam de msica sertaneja, e outras, de caipira, de techno ou de MPB? Por que funkeiros, emos, metaleiros e sertanejos tendem a ser tribos distintas? Por que quem gosta de msica de concerto , s vezes, visto como careta? Quais so realmente os critrios para considerar uma msica feia ou bonita, boa ou ruim? Questes dessa natureza contribuem para que os jovens se conscientizem de que suas escolhas esto ligadas (e so dependentes delas, portanto) familiaridade que determinadas msicas lhes inspiram. Nesse sentido, devem apreender a importncia do papel

da mdia na formao do gosto, do comportamento e das preferncias; o vis com o qual analisam, criticam, aceitam ou rejeitam msicas (vis social, religioso, cultural; conceitos e preconceitos), a relao com o grupo ao qual querem ou no pertencer. O indivduo tambm sujeito e produto de um contexto social mais amplo. um ser histrico inserido no processo de formao das identidades nacionais ocidentais, da identidade brasileira e suas relaes com as transformaes cientficas, culturais, religiosas, tecnolgicas, artsticas e literrias desde o incio dos tempos modernos. Essas transformaes e alguns aspectos que contribuem para a compreenso do indivduo como ser social inserido em um grupo podem ser observados em Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga, em A alma encantadora das ruas, de Joo do Rio, Este mundo da injustia globalizada, de Jos Saramago, e Orao dos desesperados, de Srgio Vaz. So observadas, tambm, nas msicas de Hildegard von Bingen; Eu nasci com fama, de Mveis Coloniais de Acaju; Eu nasci h dez mil anos atrs, de Raul Seixas e Paulo Coelho, cantada por Mveis Coloniais de Acaju; nas canes Hino de Duran, O Casamento dos Pequenos Burgueses , Tango do Covil, pera, da pera do Malandro; nas rias Lamour est un oiseaux rebelle, em forma de habanera; na cano do Toreador Votre toast, je peaux vous le rendre; Pro dia nascer feliz, de Cazuza; e Cedo ou Tarde ou Daqui pra frente, do NX Zero. Cabe destacar, ainda, como o indivduo se expressa cenicamente e como ele visto nas suas mais variadas formas de atuao dramtica no decorrer da Histria da humanidade, as mensagens contidas nos diversos textos, nas manifestaes espetaculares populares, como marabaixo, carimb ou capoeira. importante focalizar o indivduo inserido no contexto das transformaes literrias, sobretudo aquelas desencadeadas nos sculos XVII e XVIII. O texto literrio deve ser apreendido como parte integrante do contexto cultural de uma poca, como instrumento de socializao da cultura e da construo da identidade brasileira e como um conjunto de cdigos artsticos. Deve ser abordado como recriao subjetiva da realidade. Esses aspectos podem ser observados na obra Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga; na pea A pele do lobo, de Arthur de Azevedo; no livro A alma encantadora das ruas, de Joo do Rio; e nos textos Este mundo da injustia globalizada, de Jos Saramago e Orao dos desesperados, de Srgio Vaz. Na interlocuo com esses textos, importante o reconhecimento e a anlise de aspectos formais e temticos, amplamente relacionados aos objetivos deste objeto cultura e identidade. A relao entre cultura e identidade transcende os limites temporais tambm na msica, exemplo que encontramos na obra de Heitor Villa-Lobos que comps sua srie de Bachianas Brasileiras, influenciado pela obra musical de Bach, composta no sculo XVII. A Bachiana n 4 para piano, por exemplo, apresenta um preldio e uma ria com tema de cantiga de roda brasileira inspiradas pelo estilo do compositor barroco. Ressalta-se a importncia da identificao e da comparao dos gneros nas artes visuais, relacionando esttica e questes sociais, como indica o conceito de kalokagathia, que

vincula noes de beleza e virtude, como nos retratos Moa com brinco de prola, 1665, de Jan Veermer; A velha (Rainha de Tunis), 1513, de Quentin Massys; os diversos autorretratos da artista mexicana Frida Kahlo e a fotografia de Sebastio Salgado no Acampamento de Sem Terra em Rio Bonito do Iguau, Paran, Brasil,1996. O indivduo, at aqui compreendido como parte de classes e grupos sociais, econmicos e culturais, com identidade em formao no tempo histrico e autobiogrfico, tambm pode ser dimensionado filosoficamente como um ser em desenvolvimento em um mundo que o antecede e no qual ele se insere de diversas maneiras, estabelecendo relaes com geraes passadas, presentes e ainda vindouras. A partir de tudo que o circunda, seu comportamento e o de outros, pode perceber-se como inserido em um mundo e participante desse mundo que foi feito, construdo coletivamente, mas que, tambm, pode ser pensado, questionado e alterado pela presena de novas geraes. A construo de ideias, valores e representaes sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo tambm um processo no qual participa como pessoa. Dessa forma, a possibilidade de formar ideias a respeito de classes, castas, estamentos, grupos e categorias nas quais se insere , ainda, uma oportunidade de pensar em conceitos mais abrangentes, como ser humano e humanidade. Do mais especfico ao geral, todas as reas do conhecimento podem colaborar para a formao de uma autoconscincia do indivduo sobre os processos que o condicionam e sobre suas possibilidades de autonomia pessoal e coletiva. A leitura da obra O Discurso da Servido Voluntria, de La Boetie, ajuda a compreender esse processo. E assim, nesta etapa, mesmo que os conceitos de indivduo, cultura e identidade tenham como ponto de partida uma perspectiva antropolgica, eles adquirem novos significados a partir da articulao de conhecimentos e mtodos das diversas reas.

Objeto de Conhecimento 3 Tipos e gneros

Nos objetos anteriores, abriram-se discusses a partir de questionamentos, entre eles: Como nos tornamos quem somos? Como nos construmos seres humanos? Agora, vamos ampliar os questionamentos. Como construmos a realidade? Por que temos necessidade de classificar fatos, objetos, pessoas ou lugares? Classificar inerente ao ser humano? O que se entende por tipos e gneros? Quais so as diferentes percepes de gnero? Qual a concepo de gnero ao se referir sexualidade? Como atribuir aos gneros caractersticas de prticas sociodiscursivas? Que traos caracterizam os diversos gneros? O conhecimento de diferentes gneros abre-nos possibilidades? Entende-se o termo gnero de vrias formas. Por exemplo, gnero como distino de sexo, como classificao textual, gnero artstico. Assim como existem tipos de textos, h tipos de organizao social, tipos de figuras geomtricas, tipos de linguagem. No presente objeto, trataremos de classificaes referentes a algumas reas do conhecimento relativas a esse aspecto. Exemplo muito comum de classificao refere-se ao desenvolvimento humano: infncia, adolescncia, fase adulta, melhor idade. Vale lembrar que, na adolescncia, nem sempre a maturidade fsica corresponde psicolgica. E isso, s vezes, provoca situaes que podem constituir problemas, como a gravidez precoce, fato que revela que ter cincia nem sempre supe construir conscincia. Esse tema merece abordagem e discusses especficas, que s tero impacto positivo em uma educao significativa. A questo do gnero relativo s entidades sociodiscursivas relevante e significativa para este objeto de conhecimento. O contato com os diversos gneros textuais, alm de ampliar a competncia lingustica e a bagagem cultural em lngua materna e em lngua estrangeira moderna (LEM) abre ao indivduo variadas formas de participao social e cultural. Para que se torne crtico, reflexivo e atuante, ele dever ser capaz de interlocuo com a diversidade textual que a sociedade produz, de forma que possa proceder anlise crtica de textos em diferentes nveis de compreenso e interpretao, como construo social, esttica e histrica do conhecimento. Para isso, so necessrios o entendimento da plurissignificao da linguagem, o conhecimento das funes da linguagem e a identificao dos fatores bsicos de textualidade coeso e coerncia. A leitura das obras citadas nos vrios objetos de conhecimento oferece experincias com vrios tipos/gneros textuais, colabora para a construo dessas noes e proporciona, ainda, em alguns casos, diferentes leituras de uma mesma obra. Pela leitura, em lngua materna, faz-se a apreenso textual ideia principal, parfrase, sntese, progresso temtica e o exame de fatos, argumentos e opinies que possibilitem analogias e inferncias, alm do reconhecimento e da comparao dos modos de organizao textual, dos tipos textuais narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo e relato e da

diversidade de gneros a eles relativos. Esses aspectos tambm so observados nas obras citadas nos vrios objetos de conhecimento. Em lngua materna, necessria, ainda, a competncia para produo e reelaborao de textos adequados ao nvel de linguagem e aos tipos textuais constituidores dos diversos gneros. Assim, o texto dever revelar domnio da expresso escrita (norma culta e demais variaes lingusticas), autonomia intelectual e pensamento crtico. Os textos, produzidos ou reelaborados em lngua materna, devem-se caracterizar pelo emprego dos fatores de textualidade (intertextualidade, informatividade, mecanismos de coeso e de coerncia), pela estruturao de ideias e progresso temtica, pela organizao textual (ideias principais e secundrias, parfrase, sntese, modo de organizao, tese e argumentao, pressupostos, analogias e inferncias), pelas estruturas lingusticas

constituidoras de significao e de sentido. Na construo de proposies, fundamental que se observem as normas da lgica formal, o uso correto das implicaes lgicas de hiptese e tese e a aplicao precisa dos conectivos e e ou. Em lngua estrangeira moderna (LEM), espera-se um leitor-aprendiz no que diz respeito capacidade discursiva e extralingustica. Ele dialogar com textos escritos ou visuais, produzidos pela sociedade, que sejam narrativos, descritivos, argumentativos, expositivos, relatos (por exemplo, cartas pessoais simples, pequenos recados, fazendo referncias aos tempos verbais passado, presente e futuro) de nvel bsico inicial. Com esses textos, demonstra-se capacidade lingustica de nvel bsico inicial no idioma escolhido ao lidar com vocabulrio de uso cotidiano na apreenso textual verbal e no-verbal e ao proceder seleo, organizao e s relaes de dados e de informaes, considerando os aspectos filosficos e socioculturais ligados ao idioma, interligando-os aos diferentes objetos de conhecimento. Alm disso, so necessrios a compreenso e a interpretao autnomas, o domnio de fatores bsicos de textualidade coeso e coerncia para abordagens globais ideia principal, parfrase, sntese, progresso temtica e o exame de fatos que possibilitem analogias e inferncias. Considerando os gneros das linguagens artsticas nas diversas sociedades e em contextos distintos, necessrio identific-los, bem como direcionar um olhar especial para o Brasil, no que se refere s produes que reflitam a diversidade cultural. importante o reconhecimento de diferenas e semelhanas, significados e signos entres as pinturas em Lagoa Santa e os grafites de Os Gmeos, da mesma forma o juzo de valor e suas implicaes estticas e ideolgicas nos autorretratos da artista mexicana Frida Kahlo e os outros retratos, citados anteriormente. Alguns gneros musicais esto associados exposio do corpo e sexualidade e constituem o retrato vivo do modo de ser de indivduos das periferias urbanas, como ocorre com o Kuduro angolano e ao funk carioca. Este objeto consolida a necessidade de estudo dos tipos de figuras geomtricas os poliedros. Nesses slidos, destacam-se as relaes mtricas entre os elementos e as

aplicaes de suas formas. necessrio perceber os diversos tipos de interao possveis entre dois ou mais desses slidos, e, tambm, de um deles com planos que com intersecionam. Alm desse conhecimento, o respeito s relaes de gnero constitui fato relevante no mundo moderno. A percepo clara da necessidade de se observarem as diferenas entre os gneros e respeit-las, tornando o convvio humano mais justo e fraterno, deve constituir importante objeto de estudo, assim como a percepo de que tipos diferentes de organizaes sociais no so, necessariamente, conflitantes, mas, sim, muitas vezes, complementares. o que se pode observar, tambm, em Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga. Qual o papel da mulher? Qual o papel do homem? Questionar a imagem da mulher no Brasil remete-nos s etnias (indgenas, africanas e europeias) que nos constituram. Que papis exercem as mulheres brasileiras? Como a mulher se v, por exemplo, no trabalho de Hildegard Von Bingen, na pera Carmen e na pera do Malandro e na Violeira, de Chico Buarque e Tom Jobim, na voz de Monica Salmaso? importante conhecer como ocorreram as diferenas de gnero, masculino e feminino, em diversos espaos e momentos das formaes culturais ocidentais, na medida em que os papis so atribudos a partir de contextos especficos, construdos historicamente. Constatase que a formao patriarcal da sociedade colonial brasileira repercute at nossos dias, sobretudo na atuao social, poltica e econmica da mulher. Em outras formaes culturais, como as islmicas, chinesa e tribais, observam-se fenmenos semelhantes que contribuem para condies de submisso e resistncia. Cabe refletir a respeito dos atos de violncia, como infanticdio feminino, castrao, prostituio, abuso sexual e discriminao. Diante dessas realidades, como o homem tem reagido? As msicas so classificadas em gneros e estilos diferentes. A partir de determinados critrios, podem pertencer ao gnero concerto, popular, folclrico ou tnico. O advento da globalizao e da mistura de estilos em uma mesma msica, como em Sweet Lullaby, do grupo Deep Forest, e Sadeness, do grupo Enigma, torna a classificao difcil e at mesmo desnecessria. Rock ou pop? Sertaneja ou caipira? Msica de concerto, folclrica ou popular? Classificar ou rotular? A recepo da ao dramtica apresenta-se de diversas formas no processo de interao. A identificao e a classificao das formas teatrais ocorrem por meio da compreenso de um conjunto de convenes e normas que diferenciam e reconhecem as linguagens estticas dos gneros (trgico, cmico e drama). Assim, o gnero constitudo alm das normas e convenes exigidas pelas poticas por um conjunto de codificaes que informam o tipo de discurso que o texto representa. O que caracterizaria uma ria? Como os materiais sonoros e expressivos so trabalhados na ria da Bachiana n 4 e na ria Toreador, de Carmen? Uma mesma pea musical pode apresentar variaes de arranjo, o que gera relaes intertextuais, como ocorre

com melodias da pea pera, da pera do Malandro, que apresenta verses de rias de pera, inclusive a ria Toreador, de Carmen. Para investigao e compreenso de diversos fenmenos, a linguagem cientfica deve ser conhecida e empregada de forma a descrever as transformaes, utilizando conceitos associados a sistemas, representando-as por meio de smbolos, equaes, cdigos, tabelas, modelos geomtricos e grficos, nomenclaturas que expressam grandezas fsicas de acordo com o Sistema Internacional de Medidas (SI).

Objeto de Conhecimento 4 Estruturas

Nos objetos anteriores, foram propostas questes a respeito do ser humano, seu processo de construo, sua capacidade de classificar, entre outras. Agora, cabem novas indagaes. Por que temos necessidade de identificar estruturas? Elas existem por si ou so criaes humanas? Seriam as estruturas modos humanos de perceber as coisas? Que relaes h entre estrutura e poder? Quais as relaes e implicaes das estruturas populacionais? Como reconhecer uma rede de dependncias e implicaes que um elemento pode manter com outros? Esses elementos assumem determinada forma ao se articularem em um processo interativo? A atuao de um elemento influi no funcionamento das partes e do conjunto? Que elementos so fundamentais em uma estrutura e quais so dispensveis? Um conceito de estrutura amplamente difundido o de que essa palavra designa um conjunto de elementos solidrios entre si, ou de elementos cujas partes so funes umas das outras, j que cada um dos componentes se relaciona com os demais e com a totalidade. Assim, os membros do todo se entrelaam de tal forma que no h independncia de um em relao aos outros. Portanto, para que se apreenda uma estrutura, so necessrias a significao e a ressignificao contnuas, possibilitando relaes de mltiplas naturezas ou configuraes, individuais, sociais, econmicas e culturais, procedendo anlise contextualizada de cada parte ou objeto. Considerando essas ideias, podemos nos defrontar com questes relativas ao modo como se articulam dominao, hegemonia cultural, religiosa, econmica, militar e poltica nos mais diferentes grupos humanos, tempos e espaos. A viso de estrutura deve ser aplicada tambm na abordagem e no estudo da dinmica do espao mundial e suas contradies, nas estruturas lingusticas articuladas entre as atividades lingusticas estruturantes dos sentidos em detrimento da memorizao de nomenclaturas e classificaes. Deve-se estimular a curiosidade de explorao e de conhecimento de novos cenrios no ambiente, para construir, pouco a pouco, novos elementos na estrutura que habitamos, e para resolver problemas que possam surgir. H estruturas lgicas preponderantes no pensamento. O raciocnio possibilita a articulao de ideias, a aceitao do novo e a compreenso de que as estruturas sociais no so to rgidas como em princpio possam parecer. O entendimento da constituio das diferentes estruturas socioeconmicas, culturais e polticas vigentes passa pela comparao entre elas, localizando-as no espao e no tempo. Esse fato ilustrado na obra Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga.

A discusso a respeito do perfil demogrfico dos diferentes grupos de pases suscita reflexes acerca das diferenas socioeconmicas e culturais no cenrio internacional em transio e da transformao da estrutura produtiva e ocupacional. O conhecimento dessas estruturas possibilita novas questes e delineamento de outras prioridades. Existem diversos tipos de estrutura e distintas relaes entre seus elementos. Na geometria dos poliedros, encontramos as estruturas rgidas e as flexveis, estudadas tambm por meio dos princpios fsicos fundamentais da mecnica, em uma perspectiva de aplicao, por exemplo, na construo civil. As relaes entre as arestas de um prisma e suas diagonais so fatores determinantes da rigidez da estrutura cuja base a forma prismtica. A produo artstica vinculada s possibilidades dos materiais, como os utilizados em O Beijo, 1967, de Valdemar Cordeiro, e rigidez das estruturas polidricas de Mauritius Cornlius Escher, artista holands,1898/1972. A arquitetura geralmente se submete s mesmas determinaes, notadamente quando h preferncia por estruturas angulares. Nesse sentido, importante conhecer as formas arquitetnicas do Teatro Nacional, edifcio de Oscar Niemayer, em Braslia, que se configura como presena slida na paisagem da cidade, e com os azulejos do artista Athos Bulco presentes em vrias construes e nas decoraes de fachadas na cidade.. importante, ainda, fazer uma anlise do propsito das pirmides astecas, no Mxico, e uma comparao com o Teatro Nacional, em Braslia, a partir de questes estticas e funcionais. As estruturas geradas pelas formas estticas exigem uma interlocuo que leve ao entendimento da expressividade e do nvel de interao criados pelo poder da imagem, pois elas provocam reflexes e conhecimentos do ser humano e de sua cultura, a exemplo da Capela Nossa Senhora do Rosrio, 1951, Vence, Frana, decorada com desenhos e vitrais de Henri Matisse, e a Igrejinha, Igreja Nossa Senhora de Ftima de Braslia, 1958, decorada com azulejos de Athos Bulco. Nas produes visuais, importante a identificao do uso, dos elementos estruturantes da imagem (ponto, linha, plano, espao e cor) e a utilizao deles na composio visual, alm do reconhecimento dos efeitos intelectuais, simblicos e expressivos encontrados nos autorretratos de Frida Kahlo, nas produes ilusrias de Escher e demais retratos citados. Sem a pretenso de exaurir as inmeras possibilidades que se apresentam no campo das diversas aes espetaculares, a comunicao teatral se d no envolvimento dos elementos referentes estrutura dramtica, identificados, principalmente, em ao, espao, personagem e pblico. Por meio desse arcabouo, a ao cnica se desenvolve em um processo interativo entre todos os elementos da cena, dando forma ao espetculo. Na msica, a estrutura pode ser percebida e analisada a partir da identificao de partes contrastantes da obra. As diferenas podem ser apreendidas ao observar parmetros sonoros, como textura, andamento, ritmo e instrumentao. Isso se exemplifica na Bachiana n 4, preldio e ria, nas msicas de Hildegard Von Bingen, nas canes da pera do malandro, no preldio do 1. Ato, e nas rias da pera Carmen. Nas msicas populares,

comum encontrarmos uma parte que se repete, denominada refro, como podemos observar em Cedo ou Tarde, Daqui pra frente, Pro dia nascer feliz, Olhos Coloridos e Eu nasci h dez mil anos atrs. No que se refere ao domnio do vernculo, as atividades visam formao de um indivduo crtico, reflexivo, independente, capaz de usar com autonomia a lngua e de analisar as estruturas que fazem do idioma um instrumento comunicativo e interacional; ento, torna-se essencial o enfoque da lngua em funcionamento. Surge da o texto unidade mnima de significao como unidade comunicativa e significativa por excelncia. O aspecto considerado relevante o texto como atualizao lingustica privilegiada na avaliao do usurio competente em lngua materna. Consequentemente, as estruturas lingusticas no devem ser tratadas isolada nem linearmente, pois, dessa forma, no revelam toda a complexidade da natureza tentacular da lngua ou do texto. Assim como um leitor competente e crtico formado na prtica de leituras que se processam em vrios nveis de profundidade, um usurio competente na lngua escrita deve ter conscincia de como os mecanismos lingusticos contribuem para a construo de sentidos. Portanto, a compreenso e a utilizao adequada dos sistemas simblicos que constituem o vernculo so, antes de tudo, o reconhecimento do valor social da linguagem e do papel que ela representa no estabelecimento de distines sociais e na legitimao dos saberes escolares. Cabem, pois, na abordagem da lngua, reflexes sobre suas formas de estruturao em seu funcionamento textual. Todas as obras citadas nesta primeira etapa servem de referncia e exemplo desses aspectos. Um primeiro olhar para a instncia de concretizao da lngua em funcionamento o texto costuma ser atribuio daquilo que se faz sob o ttulo de leitura e interpretao. Nessa aproximao inicial, importante que os fatores que constroem o texto sejam recuperados. Assim, as palavras e as construes lingusticas, em geral, constituem portas para o acesso construo do conhecimento e da comunicao. E, como tal, s podem ser plenamente compreendidas em uso, ou seja, integrando texto e contexto, para que as experincias prvias dos leitores se articulem com as experincias de leitura propostas pelo texto e construam-se significados relevantes no processo lingustico da leitura. Desse modo, torna-se possvel no apenas compreender o mundo e os outros como tambm compreender nossas experincias e nossa insero nesse mundo de palavras escritas. No teatro, essa relao se d a partir da percepo do texto encenado, permitindo a compreenso dos significados e a identificao entre palco e plateia, relao observada na obra A pele do lobo, de Arthur de Azevedo. No aspecto da lngua, o objetivo no se restringe ao domnio da norma culta, mas a buscar conscientemente comportamentos lingusticos adequados s variadas situaes de uso. O acesso norma culta convive, assim, com o respeito s demais variantes, reconhecendo-se os valores associados a cada uma das formas de comunicao e expresso, como na obra A alma encantadora das ruas, de Joo do Rio, Este mundo da injustia globalizada, de Jos

Saramago, e Orao dos desesperados, de Srgio Vaz, com marcas de oralidade em diversos nveis de elaborao. O estudo das estruturas lingusticas (morfossintaxe no perodo simples) mantm como privilegiado o espao da interao verbal, seja oral ou escrita. A culminncia de um processo de reflexo a respeito das estruturas da lngua se d em atividades de produo de textos. Em uma sociedade tecnolgica e letrada como a nossa, o fenmeno da escritura perpassa vrios nveis do desempenho humano. A elaborao de um texto escrito sempre consequncia no s de aprendizados lingusticos como tambm da assimilao de comportamentos lingusticosociais. Buscar as estratgias adequadas para uma produo satisfatria de textos escritos representa o reconhecimento tanto do suporte das estruturas lingusticas ou gramaticais como das funes da variao lingustica. Por conseguinte, no que se refere s estruturas lingusticas, devem-se reconhecer as variaes no uso social, bem como suas implicaes nos diferentes nveis e aspectos de significao vocabular e textual (denotao, conotao, polissemia, homonmia, sinonmia, antonmia, parfrase). Para isso, necessria a compreenso de que a lngua se organiza semntica e sintaticamente em relaes de equivalncia (coordenao) e de dependncia (subordinao) nos nveis lexical, oracional e textual. So necessrios a distino de marcas de variantes lingusticas, o reconhecimento do padro culto escrito, a identificao dos elementos das estruturas lingusticas, a anlise dessas estruturas, o estabelecimento de relaes entre elas, a identificao e a anlise das consequncias nas suas alteraes nos perodos . Na anlise das estruturas lingusticas, devem-se identificar determinantes do nome e do verbo no texto, relaes de regncia e de concordncia na orao e no perodo e o emprego das classes de palavra. Em lngua estrangeira moderna (LEM), tambm se busca um indivduo crtico, aberto, reflexivo, independente, comunicativo e interessado no apenas em sua cultura, mas, tambm, nas de sociedades de lngua espanhola, francesa ou inglesa. Nesse mbito, os compromissos de interao voltam-se para o desenvolvimento de habilidades lingusticas. Por isso, buscam-se, por meio de materiais em lngua escrita provenientes dos diferentes pases de lngua espanhola, francesa ou inglesa, as contribuies que estabelecem contato com esse universo lingustico to diversificado. Como os princpios so fundamentados na contextualizao, no desvinculados do uso da lngua, insiste-se no enfoque da anlise das estruturas lingusticas, que abrange todo o universo gramatical que organiza o desempenho em lngua espanhola, francesa ou inglesa. Assim, as estruturas, focalizadas em conjunto e contextualizadas de acordo com o idioma em questo, para a apreenso textual por meio de analogias e inferncias tanto em textos literrios como no-literrios servem de sustentao para a compreenso da lngua estrangeira e reflexo sobre ela.

No que se refere s estruturas lingusticas em LEM, espera-se o reconhecimento de algumas variaes no uso social bem como suas implicaes em alguns nveis e aspectos de significao vocabular e textual (denotao, conotao, sinonmia, antonmia, parfrase). Na anlise dessas estruturas em LEM, deve-se identificar a frase simples nas suas diferentes formas declarativa afirmativa, negativa, interrogativa direta , as classes gramaticais variveis e invariveis, os aspectos morfossintticos e semnticos como, por exemplo, habilidades de comparar, quantificar, localizar, nomear, identificar. A estrutura pode indicar que as partes constituintes de um texto so organizadas de forma a produzir o sentido do todo. Espera-se, ento, que se distingam vrios sistemas na representao teatral a ao, os personagens, as relaes de espao e tempo, a configurao da cena e, em sentido amplo, a linguagem dramtica. A leitura da obra A pele do lobo, de Arthur de Azevedo, possibilita compreender melhor os referidos sistemas. Ampliando o estudo e a interao dos seres vivos entre si e deles no seu ambiente, possvel chegar s estruturas no mbito ecolgico, categorizando os diversos nveis de organizao: populao, comunidade, biomas e biosfera. Por isso, importante o reconhecimento de que o ecossistema o ambiente bsico de interao entre os seres vivos, de forma intra ou interespecfica, e de que a espcie humana integrante dessa relao que se d no tempo e no espao e, na biosfera, pela qual somos responsveis, por meio do trabalho. A obra Almanaque Brasil Socioambiental 2008, apresenta questes que constituem temas imprescindveis para a construo da cidadania, que podem estimular o empenho cada vez mais ativo na tarefa de garantir situaes de sustentabilidade.

Objeto de Conhecimento 5 Energia, equilbrio e movimento

Nos objetos anteriores, ns, humanos, fomos vistos como seres que constroem modos de apreender, classificar e estruturar a realidade. Mas ser que tambm no construmos nossas prprias realidades? A Cincia no seria uma forma de tentar classificar ou estruturar a natureza? O que movimento? O que equilbrio? O que energia? A energia a condio para a existncia dos fenmenos? Sistemas orgnicos existem quando so capazes de absorver, transformar, armazenar e empregar energia? A energia pode ser criada ou est dispersa na natureza? As formas de utilizao da energia ajudam na compreenso das tecnologias ao longo da Histria? O uso inadequado da energia pode comprometer a vida? A qualidade de vida de uma sociedade est associada ao seu acesso s diferentes fontes de energia e ao uso que se faz delas. A sociedade deve estar apta a desenvolver tecnologias de produo e de utilizao de energia, relacionando-as ao desenvolvimento econmico e tecnolgico e qualidade de vida, de forma racional, para garantir o uso sustentvel, que est relacionado a diversas polticas tecnolgica, energtica, organizao no espao e gesto ambiental. A importncia do estudo da energia no decorrer da Histria e a ampliao da capacidade produtiva das sociedades tiveram como contrapartida o aumento do consumo de energia e a contnua incorporao de novas fontes. Diante disso, deve-se estabelecer a relao entre o consumo energtico, os impactos ambientais, a distribuio desigual dos recursos energticos no mundo e a importncia dos fluxos internacionais de energia nem sempre os maiores produtores so os maiores consumidores e vice-versa. O princpio da conservao da energia essencial na interpretao de fenmenos naturais e tecnolgicos. Por meio dele, pode-se quantificar a energia, suas transformaes mecnica e biolgica, sua dissipao e consumo, estabelecendo uma utilizao racional. Esses fatos so de grande importncia, j que ocorrem em qualquer processo fsico, qumico e biolgico. Como exemplos deles, citam-se transformaes da energia nos vegetais nos processos fotossintticos e quimiossintticos, basilares para o incio de toda e qualquer relao trfica; fluxo de energia do ambiente no-vivo para o ser vivo; captao, transformaes, armazenamento e perda de energia nos seres vivos; fluxo nos compartimentos corporais e nos diversos nveis de organizao que formam o ser vivo. Na maioria dos seres vivos, a liberao da energia contida nas molculas de glicose pode ocorrer por meio de dois processos biolgicos: a respirao aerbica e a fermentao. O estudo dos movimentos, das aplicaes das leis de Newton e de suas contribuies para fundamentao das tecnologias que auxiliam a construo da sociedade so pontos que tambm devem ser abordados. Nas Humanidades, os conceitos de equilbrio e movimento esto ligados a permanncias e rupturas, mudanas e desigualdades nas formaes histricas, culturais e sociais. Assim, torna-se importante discutir, no processo de construo do mundo ocidental,

questes como as que se seguem. Que fatores geram desequilbrio e desigualdade social? As sociedades aparentemente equilibradas foram socialmente justas? Os movimentos

socioculturais questionam as noes de equilbrio social? Que papis desempenham os movimentos sociais na construo dos sistemas polticos? Questes dessa natureza podem ser discutidas com a leitura do Artigo 5. da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988; de Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga; de A alma encantadora das ruas, de Joo do Rio, Este mundo da injustia globalizada, de Jos Saramago, e Orao dos desesperados, de Srgio Vaz, textos cuja leitura contextualiza e enriquece o assunto. Outro aspecto que colabora para as boas condies da vida humana a conscientizao de como se estabelecem as condies necessrias para que se mantenham os equilbrios fsico, biolgico e emocional. Essa busca exemplificada na obra Almanaque Brasil Socioambiental 2008, como, tambm, nos filmes Atlntico negro na rota dos Orixs, de Renato Barbieri; Pro dia nascer feliz, de Joo Jardim; e Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de c, de Silvio Tendler. Um compositor tambm busca o equilbrio esttico e formal em sua msica, o que deve ser abordado considerando as referncias estticas da sociedade em diferentes lugares e momentos histricos. Esse equilbrio esttico e formal analisado em fuso de estilos, como se observa nas msicas Sadeness, de Enigma, e Sweet Lullaby, de Deep Forest. O equilbrio especialmente importante no arranjo e na orquestrao de grupos musicais de acordo com seus timbres (metais, madeiras, cordas, percusso), funo (solista ou acompanhador) e extenso das vozes (soprano, contralto, tenor, baixo). O movimento de uma msica pode ser dado pelo andamento (se uma msica mais rpida ou lenta, e as variaes entre uma e outra) e pelo ritmo. Na literatura, como em outras formas de arte, a disposio harmoniosa de elementos expressivos e estticos, com alternncia ou repetio de sons, por exemplo, atribui ritmo linguagem. Especialmente no texto em verso s vezes, tambm, em textos em prosa a distribuio e combinao de sons, a regularidade de intervalos, a acentuao atribuem ritmo ao texto. A ideia de energia, equilbrio e movimento pode ser visualizada simbolicamente nos grafites de Os Gmeos, nos quais se combinam elementos da linguagem visual e criam cones da sociedade. Em relao a esse aspecto, consideram-se tambm as obras arquitetnicas anteriormente citadas. Neste objeto de conhecimento, vale destacar, ainda, o que diz respeito ao movimento dos corpos cuja compreenso ocorre por meio das leis da energia, da conservao de momento linear, da anlise do momento linear e do impulso, da discriminao de potencialidades e limitaes inerentes aos sistemas mecnicos, inclusive do prprio corpo. A compreenso dos movimentos requer associao com as interaes que os originaram, evidenciando as relaes de causa e efeito. O estudo dos movimentos dos corpos nos permite tomar conscincia deles e conhecer as vrias possibilidades de utiliz-los em benefcio prprio. Por exemplo, no teatro, o corpo

matria-prima para o exerccio da linguagem artstica. O trabalho teatral tem, no movimento corporal do ator, o centro irradiador das aes fsicas originadas das energias interiores criadoras. A expressividade do ator na interpretao do texto dramtico, aliada aos demais elementos teatrais (cenrio, figurinos, luz, som etc.) agregados execuo do espetculo cnico, d forma ao equilbrio harmnico necessrio recepo da cena. O entendimento macroscpico dos gases requer a compreenso do modelo cintico da matria e das variveis: presso, volume, temperatura e quantidade de matria. No nvel microscpico, os constituintes esto em movimento e interagem, superando a viso daltoniana da estrutura da matria. Nesse caso, importante identificar e compreender os fatores que alteram a taxa de desenvolvimento de uma reao a partir de exemplos simples de natureza ambiental, cotidiana e tecnolgica. Em um mundo cada vez mais globalizado, importante identificar os movimentos de mercadorias, capitais, pessoas, servios e informaes os quais geram redes hierrquicas e interdependentes. Nas bases desses fluxos, esto os meios tecnocientfico-informacionais, garantindo o processo da produo e do consumo mundial.

Objeto de Conhecimento 6 Ambiente

Como a espcie humana se reconhece no ambiente? Quais as relaes entre o desenvolvimento tecnocientfico-informacional e os impactos socioambientais? Economia e ecologia podem se relacionar sem colocar em risco o equilbrio ambiental? O que ambiente ecologicamente sustentvel? A poluio inevitvel quando se pensa em crescimento econmico? A amplitude dessas discusses e a importncia do ambiente conduzem para o estudo de trs aspectos relevantes: o ambiente-biosfera, o ambiente-biodiversidade e o ambientecorpo. Nesta etapa, a reflexo a respeito de ambiente deve ter como foco a sustentabilidade, pois, como espcie e como seres scio-histricos, os humanos, muitas vezes, adotam comportamentos e atitudes que precisam ser reavaliados devido repercusso que alcanam. Portanto, somente a viabilizao de um desenvolvimento autossustentvel, que considere a produo e o consumo, e que preserve a base ecolgica e a justia social, pode oferecer condies dignas para a vida. A leitura do Artigo 5. da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988, estimula a reflexo a respeito desses princpios. O Planeta sustentou-se e desenvolveu-se por muito tempo sem a ao antrpica. No entanto, em poucos sculos, houve mudanas entre os modos de produo, na inter-relao dos povos, na urbanizao e alterao dos fluxos de energia para criar novas situaes; a Terra no mais a mesma. As transformaes e os impactos ambientais esto relacionados expanso industrial. O crescimento sistemtico da produo de mercadorias, a partir do sculo XVIII, passou a exigir cada vez mais matrias-primas, fontes de energia, infraestruturas de produo e circulao, levando ao avano do uso e ocupao das diversas paisagens naturais do mundo e, consequentemente, provocando impactos ambientais. Faz parte desse processo a capitalizao do campo com a modernizao da agricultura na maioria dos pases. Neles, as reas dedicadas ao cultivo passaram a consumidoras de insumos agrcolas e adotaram o sistema de irrigao e prticas de monocultura com uso intensivo das terras, avanando sobre os diversos biomas. O exerccio dessas tcnicas provocou fragmentao ecossistmica, desmatamento, poluio ambiental e eroso, que quebram a teia alimentar dos ecossistemas. importante, neste objeto, a compreenso dos problemas ambientais urbanos. O aumento no ritmo de crescimento das cidades, a distribuio do fenmeno urbano pelos continentes, o desenvolvimento das metrpoles modernas e a expanso da urbanizao configuram o ambiente que mais expressa a interveno humana no meio natural. Alguns desses aspectos so observados na leitura de A alma encantadora das ruas, de Joo do Rio, Este mundo da injustia globalizada, de Jos Saramago, e Orao dos desesperados, de Srgio Vaz. Nas cidades, a expressiva diminuio da vegetao, a movimentao de massas de terra, as edificaes, a canalizao dos rios e o lanamento de poluentes na atmosfera e

nos cursos de gua causaram diversos efeitos sobre todos os aspectos do ambiente. Esses efeitos afetam no apenas o ambiente urbano, mas tambm a sade de seus habitantes. Em um mundo cada vez mais globalizado, em que produo e consumo passam a funcionar em circuito mundial e provocam presses sobre o uso dos recursos naturais, inevitvel a preocupao com as questes relacionadas ao ambiente. Questes essas que tambm so observadas historicamente em Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga. Atualmente, no entanto, surge a perspectiva do desenvolvimento ecologicamente sustentvel, do manejo de biomas/ecossistemas, preocupaes presentes em discusses e

encaminhamentos originados em Estocolmo 72, no Relatrio Brundtland, na Rio/ECO 92, no Protocolo de Kyoto e na Rio + 10. Parte das questes acima est contemplada nos filmes Atlntico negro na rota dos Orixs, de Renato Barbieri; Pro dia nascer feliz, de Joo Jardim; e Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de c, de Silvio Tendler. Ganham destaque os estudos de biosfera, bioma e ecossistema; os conceitos de espcie, de populao e de comunidade, de habitat e de nicho ecolgico, necessrios para entender os processos de interao entre os seres vivos e apreend-los como unidades dinmicas nos ecossistemas. A terminologia ecolgica importante para a compreenso e o debate a respeito da educao ambiental, como ilustra o Almanaque Brasil Socioambiental 2008. relevante o estudo de patologias relacionadas contaminao do ambiente no meio urbano e rural, uma vez que os micro-organismos tm importncia econmica e social no que se refere ao aspecto ecolgico, em virtude do papel que exercem na ciclagem de nutrientes. A relao trfica assume papel importante, pois os seres vivos podem ser vistos como unidades energticas que estabelecem um vnculo de troca. Por meio desse vnculo, torna-se evidente o processo cclico da matria nos ecossistemas e seus fluxos de energia, considerando os ciclos do nitrognio, gua, carbono e oxignio e as relaes resultantes dos processos bioenergticos, como a respirao (aerbica e anaerbica), a fotossntese e a quimiossntese, visto que esses se relacionam com os movimentos de substncias no ambiente. Cabe, ainda, perceber a relevncia das relaes harmnicas e desarmnicas, intra e interespecficas, que se estabelecem entre os seres e na diversidade de relaes em diferentes circunstncias, e atentar para a dinmica das populaes. Quando se consideram essas questes, percebe-se que os ecossistemas esto (ou deveriam estar) em equilbrio dinmico. No entanto, sofrem alteraes decorrentes da natureza e das aes antrpicas. A espcie humana tem, logo, papel de participante da natureza e no somente de expectador dela. o que se observa nos biomas brasileiros, em especial, o cerrado e suas fitofisionomias. Ocorrem a ocupao desordenada do solo e a fragmentao intensa de ecossistema problemas que esto diretamente ligados sinergia ambiental dos meios rural e urbano.

As expresses artsticas tm papel relevante no ambiente. Atualmente a msica est presente em vrios lugares e tem uma funo neles, mas nem todas so apropriadas para qualquer ambiente. Por isso, necessrio entender o papel, as possibilidades, as funes da msica e adequ-la aos diversos locais, conhecendo os limites e respeitando o espao dos outros a fim de que se evite a poluio sonora. A construo de instrumentos musicais noconvencionais pelo grupo Uakti tem contribudo para criao de novos sons, bem como para a reutilizao, ou uma nova utilizao, de objetos do cotidiano transformados em fontes de produo sonora. Nas manifestaes cnicas, o local onde se desenrola a cena e os diversos elementos que a compem criam ambientes imaginrios e dinamizam o texto. O ambiente, na cena teatral, manifesta-se no plano macro, no contexto sociocultural em que est inserida a ao cnica, e no microplano em que so concebidos o cenrio e outros elementos componentes da cena, que identificam simbolicamente o ator na sua interpretao. A obra A pele do lobo, de Arthur de Azevedo, auxilia a compreenso do ambiente na cena teatral. Ainda no que diz respeito s artes, a poluio visual contribui para dissimular o que se compreende por arte visual. preciso distinguir grafite, pichao e arte pblica. E, finalmente, compreender o valor das manifestaes e dos protestos annimos visuais no espao urbano, como as intervenes realizadas frequentemente nas cidades. Nessa perspectiva, ressaltamse as obras arquitetnicas j citadas, bem como a interveno exposio das Vacas espalhadas pela Avenida Paulista, em 2005, evento importante e pacfico que transformou, momentaneamente, a paisagem da cidade de So Paulo-SP, o caminho e o cotidiano de muitas pessoas.

Objeto de Conhecimento 7 A formao do mundo ocidental

A formao do mundo ocidental no pode ser determinada com preciso cronolgica. Processos de desenvolvimento so marcados a partir de variados elementos em diferentes tempos e espaos. Como comeou a ideia de ocidente? Quais as permanncias culturais gregas, africanas, rabes e renascentistas nas sociedades ocidentais? Que elementos so formadores das Cincias e da Arte? Como aconteciam as descobertas cientficas? Que papis desempenharam os intelectuais? Como se construram as identidades ocidentais? Que elementos indgenas e africanos constituem nossa identidade? Para compreender as particularidades da nossa formao, necessrio buscar as origens dos diversos grupos tnico-sociais constituidores da sociedade brasileira e suas contribuies para as mltiplas reas do conhecimento no limitadas reproduo de informaes pautadas, exclusivamente, em referenciais eurocntricos. Esses referenciais esto presentes nos textos e informaes do Almanaque Brasil Socioambiental 2008. Parte deles tambm se encontra no stio www.socioambiental.org.br. Assim, temos a incorporao das Amricas sob a lgica do colonialismo ibrico e a parte atlntica da frica que sofreu a explorao escravista. Portanto, o Mundo Ocidental mais que uma definio cartogrfica, pois engloba um amplo campo conceitual: antropolgico, sociolgico, artstico, literrio, cientfico, econmico, poltico e todo o espao que sofreu influncia das sociedades da Europa Ocidental at o incio do sculo XVII. Esses elementos so abordados nos filmes Atlntico negro na rota dos Orixs, de Renato Barbieri; Pro dia nascer feliz, de Joo Jardim; e Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de c, de Silvio Tendler. O foco deste objeto de conhecimento a compreenso dos elementos de continuidade e ruptura na formao das sociedades nas dimenses sociais, econmicas, culturais, polticas e territoriais da Europa Ocidental. Na pea A pele do lobo, de Arthur de Azevedo, so discutidas algumas dessas ideias. Diante disso, cabe a anlise do processo de desagregao do sistema de poder romano para a formao das sociedades tpicas do feudalismo na Europa e os posteriores elementos que levaram superao desse sistema para a construo do capitalismo. fundamental a compreenso das permanncias e das rupturas nas mentalidades da Europa (imaginrio e representaes sociais) nos sculos XV e XVI. No que diz respeito construo da cultura ocidental, devem-se conhecer os elementos constitutivos das identidades nos diversos Estados europeus, em especial os da Pennsula Ibrica, como indica a obra Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga. Procede, tambm, o exame dos antecedentes histricos que levaram formao da cultura ocidental, a partir das relaes entre diferentes culturas cujos contatos se estabeleceram pelo Mar Mediterrneo e pelo Oceano Atlntico, dos processos de desenvolvimento do pensamento cientfico e filosfico, da influncia do pensamento grecoromano, africano e oriental-rabe.

Para se apreender a arte na formao das sociedades ocidentais e ocidentalizadas, preciso conhecer conceitos estticos e estilos norteadores das manifestaes artsticas que foram produzidas no contexto. Vale destacar a importncia do conhecimento do processo de estudo dos cientistas nas diversas reas do saber (Matemtica, Qumica, Medicina, Artes, Msica, Biologia e Fsica). Como exemplo, cita-se o percurso da Matemtica e da Filosofia a partir da Hgira Islmica e sua influncia na forma de se fazer clculos matemticos na Europa. necessrio confrontar o processo de estudo cientfico com o pensamento religioso, com os movimentos de contestao e ruptura e com os fundamentos ideolgicos da Igreja Catlica nos sculos XIV a XVI. importante considerar o Renascimento como um momento da transio do teocentrismo medieval para o antropocentrismo moderno. Complementa, ainda, este objeto a compreenso dos processos pelos quais passaram as sociedades nativas do continente americano e africano, com a interferncia dos europeus, alm do conhecimento de questes relativas constituio dos sistemas de poder, como se desenvolvem os conflitos e de que forma os agentes sociais se comportam nesses cenrios. Esses elementos so abordados na obra O Discurso da Servido Voluntria, de La Boetie. Na Amrica pr-colombiana, destaca-se a importncia das distintas formas de organizao poltica, social, econmica e territorial dos diversos grupos da regio Andina e da Amrica Central. Tornam-se relevantes as relaes entre os aspectos da vida cotidiana e a religiosidade. H manifestaes artsticas na produo de objetos sacros e utilitrios encontrados em diversos stios arqueolgicos de nosso territrio. No Brasil, ressalta-se a organizao dos povos Indgenas no perodo pr-cabralino (anterior invaso portuguesa), sua territorialidade, modos de vida, cosmoviso, religiosidade, hbitos alimentares e cultura material. No stio www.socioambiental.org.br e no Almanaque Brasil Socioambiental 2008, esses elementos so abordados. Alm disso, tem-se como indispensvel a abordagem dos elementos relativos histria dos povos africanos, s caractersticas dessa imigrao e sua influncia no processo de formao do sistema colonial na Amrica Ibrica, particularmente no Brasil. Devem-se valorizar, portanto, as heranas materiais, culturais e, sobretudo, intelectuais africanas (elementos ligados a tcnicas de agricultura, minerao e metalurgia), assim como a influncia da religiosidade e da musicalidade na nossa formao cultural, ou seja, como se operou o sincretismo religioso entre as culturas indgenas, africanas e europeias. Os vestgios das religies africanas, no Brasil, podem ser exemplificados na produo do artista plstico Mestre Didi e nas manifestaes carnavalescas e populares, como capoeira, carimb e marabaixo.

Objeto de Conhecimento 8 Nmero, grandeza e forma

O que nmero? Galileu tinha razo quando dizia que a natureza era um livro escrito em caracteres matemticos, cabendo a ns decifr-los? Os nmeros existem na natureza ou so criaes humanas? Todas as sociedades tm noes matemticas? Como se desenvolveu a cincia dos nmeros? Como seria a vida humana se no houvesse essa ferramenta de compreenso? Existem coisas ou situaes que s podem ser descritas numericamente? E quanto s palavras, como seria o mundo sem elas? E quanto s imagens, aos gestos e aos sons? Seria possvel um mundo sem expresses artsticas? Essas indagaes nos possibilitam refletir e conduzem a conhecimentos significativos. Entre eles, o fato de que as cincias desenvolvidas pela humanidade para descrever fenmenos naturais utilizam nmeros a fim de expressar grandezas. Sendo assim, no se pode dispensar, no estudo das cincias, a percepo das diferenas inerentes s grandezas, como as vetoriais e as escalares, e o uso correto da linguagem cientfica (SI), por exemplo, nos estudos de Qumica e de Fsica. O emprego de algarismos e a construo da Matemtica resultam da contribuio de povos da cultura rabe que, durante o Perodo Medieval, encontraram-se e confrontaram-se com os povos europeus, propiciando o resgate de conhecimentos oriundos do perodo helenstico. No teatro, os nmeros esto presentes na organizao dos tempos, ritmos e na apresentao dos elementos que constituem a cena. O ritmo o nmero de grandeza; , sobretudo, a pulsao do tempo da ao e de seu movimento; o desenho da ao do tempo que determina o desenrolar da cena. A forma a esttica da cena. So os estilos conceituais que identificam os gneros dramticos. A escrita tradicional de ritmo, em msica, um exemplo de aplicao de nmero, de grandeza e de forma. A relao do valor entre as figuras musicais indica, nitidamente, uma progresso geomtrica. Na msica ocidental, a organizao dos valores, do tempo, da forma e dos padres rtmicos e o agrupamento de compassos, com subdivises binrias ou ternrias, so manifestaes desses conhecimentos. No lbum I Ching, o grupo mineiro Uakti explora a relao de valores (durao) com padres rtmicos na representao dos trigramas formados por linhas contnuas (durao maior) e linhas interrompidas (durao menor). Por sua origem e por suas caractersticas, os poemas esto muito ligados msica. Em geral, cada palavra tem seu papel no apenas por seu significado, mas por seu ritmo, pela sua sonoridade, pela forma como se relaciona com as outras palavras. Movimento, ritmo e forma tambm podem ser observados nas obras Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga, A alma encantadora das ruas, de Joo do Rio, Este mundo da injustia globalizada, de Jos Saramago, e Orao dos desesperados, de Srgio Vaz. Os padres numricos, no s em sequncias numricas, mas tambm em formas geomtricas, so aspectos que tm importncia, assim como as sequncias, entre as quais se

destacam a progresso aritmtica, a progresso geomtrica e a de Fibonacci, associadas aos conceitos de simetria, de mdia e de funo, relacionando-os determinao de leis de formao. A sequncia de Fibonacci e a razo urea esto presentes nos efeitos de harmonia alcanados com a combinao de arte e cincia, identificados na produo artstica do holands Murcius Cornlius Escher, 1898/1972, que, em seu fantstico trabalho de preciso, as formas so fundamentadas em nmeros e produziram imagens ilusrias cuja esttica inquestionvel admirada pelos matemticos. Inserem-se aqui, ainda, os problemas de aplicao dos princpios da divisibilidade de nmeros inteiros, dentre outros problemas nos quais se apliquem raciocnios lgicos elementares, e os que envolvem a matemtica financeira como aplicao de conceitos relativos s progresses geomtricas em clculos de juros compostos, financiamentos ou prestaes, comuns na vida moderna. Cabe ressaltar a leitura do Artigo 5. da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988, como uma prerrogativa para o exerccio da cidadania no que diz respeito vida econmica do indivduo. A apreenso desses conceitos leva-nos a considerar relevante o estudo de indicadores econmicos e sociais, tabelas, ndices e grficos. Tomemos como exemplo a cartografia que, como forma de representao do espao, utiliza escalas numricas e grficas, imagens e coordenadas cartesianas, aplicadas gesto de recursos humanos e naturais. Em modelos de situaes reais, podemos observar o emprego de conhecimentos bsicos a respeito do conceito de funo, tendo, como exemplos as funes afim, linear e quadrtica, em anlises algbrica e grfica, em que podem ser reconhecidas simetrias, translaes e regies de crescimento e decrescimento de uma funo. A geometria dos poliedros trata de conceitos relativos s figuras planas

correspondentes s intersees de um plano com um ou mais desses slidos, conceitos de paralelismo e perpendicularismo no espao, posies relativas de pontos, retas e planos localizados em poliedros, clculo de reas das superfcies das faces, volumes de prismas e pirmides. Mais uma vez, a obra de Escher se torna um exemplo desses aspectos matemticos. O uso da geometria em produes artsticas possibilita o emprego dos conceitos de equilbrio, ritmo, perspectiva e profundidade, que so aplicados nas esculturas Meteoro, 1967, de Bruno Giorgi, no Palcio do Itamaraty, Braslia, e em Condor, 1979, do mesmo artista, localizada na Praa da S, em So Paulo, bem como nos exemplos arquitetnicos do Teatro Nacional em Braslia, nas pirmides astecas no Mxico, e nas runas de Stonehenge, na Inglaterra.Tendo em vista o que envolve este objeto de conhecimento, no se podem dispensar referncias utilizao das leis de Lavoisier e de Proust, ao significado e ao balanceamento de equaes qumicas pelo mtodo de simples inspeo, luz do modelo daltoniano. Destacam-se o uso e a compreenso dos clculos proporcionais em reaes qumicas, envolvendo massa e quantidade de matria. Esses clculos aplicam-se, tambm, a figuras semelhantes, por exemplo, a reas e volumes dos troncos de pirmides. Os polgonos

regulares e as relaes mtricas e trigonomtricas dos tringulos retngulos so encontrados no estudo dos poliedros.

Objeto de Conhecimento 9 A construo do espao

A noo de espao, de tempo e de movimento bem como os conceitos de nmero, estrutura, funo, grandeza e forma esto nos domnios, princpios, conceitos e noes que perpassam as reas do conhecimento. O que espao? Trata-se de uma categoria universal? Todas as sociedades compartilham a noo de espao? Ns constitumos o espao ou somos constitudos por ele? Dentro e fora so lugares do espao? O que determina rupturas e permanncias no espao? De que forma se deve apreender a paisagem como um ponto de partida para o estudo do espao? Por que a construo do espao geogrfico , ao mesmo tempo, efeito e condio do movimento de uma sociedade global, aliada a uma sociedade local? Seria importante compreender que, alm das formas naturais e sociais, o espao tambm abrange a nossa rede de relaes, mediada pela tcnica e pelas tecnologias? Quais os efeitos da difuso desigual das infraestruturas do meio tecnocientfico e informacional no espao contemporneo? H influncias ideolgicas nas formas de construo e representao do espao? Esses questionamentos suscitam reflexes e anlises a respeito do processo de formao e construo do espao. Possibilitam construir conceitos que norteiam a perspectiva geogrfica para apreender a realidade, isto , o conhecimento essencial do processo da formao do meio geogrfico e no apenas a descrio da forma que meramente a paisagem. Essa apenas a dimenso sensvel do espao, o conjunto que, em um dado momento, exprime as heranas que representam as sucessivas relaes localizadas entre homem (sociedade) e natureza. Essas reflexes e anlises esto presentes na obra A alma encantadora das ruas, de Joo do Rio, e tambm em textos como Este mundo da injustia globalizada, de Jos Saramago, e Orao dos desesperados, de Srgio Vaz. O meio geogrfico, alm das formas naturais e sociais, abrange nossa rede de relaes e nossa interveno intermediada pela tcnica. Assim, ele incorpora a diversidade natural que caracteriza a interveno. O espao geogrfico produto social, histrico e poltico. Para analisar esse fato, preciso entender que, ao construir o espao, imprimimos marcas de nossas formas de organizao, estruturao e expresso. Se estamos divididos em classes sociais, essas marcas, inevitavelmente, demonstram contradies e desigualdades. A leitura do Artigo 5. da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988; da pea A pele do lobo, de Arthur de Azevedo; bem como de Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga, contribuem para essa anlise. Isso se reflete nas msicas que se preferem ouvir e nos valores atribudos a elas pela classe que as aprecia, exemplificado na pera Carmen, pera do Malandro, nas msicas de Hildegard Von Bingen. Alm disso, podemos considerar os espaos destinados e consagrados a alguns tipos de msica, como o Festival de Inverno de Campos de Jordo, para a msica de concerto; os festejos populares para as manifestaes de cultura popular.

Nas Artes Visuais, as desigualdades e diferenas esto presentes nos retratos Moa com Brinco de Prola e A velha, nos autorretratos de Frida Khalo, em espaos pblicos como as pirmides astecas no Mxico, no Pelourinho, em Salvador, Bahia, nas runas de Stonehenge, nas intervenes como as Vacas, na esttua de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, Rio de Janeiro obra de Leo Silveira, que faz referncia ao poema Fala, Amendoeira. Para compreender melhor o processo da construo do espao, importante refletir sobre sua natureza. O caminho percorrido em cada lugar se d de maneira particular e com diferentes arranjos: meio natural, tcnico e tecnocientfico-informacional. Os espaos tecnizados passam a atender, sobretudo, aos interesses dos atores hegemnicos da economia, da cultura e da poltica e so incorporados s novas correntes mundiais. No se pode prescindir, neste objeto, do entendimento de que a diferena entre os arranjos do meio geogrfico vem da lgica global que acaba por se impor a todos os territrios e a cada um. Outro ponto a anlise crtica da estruturao do espao mundial a partir dos elementos riqueza, poder e tecnologia; da organizao em rede hierrquica,

interdependente, marcada por uma fronteira socioeconmica. Na escala mundial, essa fronteira que separa o Norte (pases centrais) do Sul (pases perifricos) definiu-se pelo controle dos estoques de capital e das tecnologias da revoluo tecnocientfica-informacional. Uma discusso das consequncias desse processo est presente em Atlntico negro na rota dos Orixs, de Renato Barbieri; em Pro dia nascer feliz, de Joo Jardim; e em Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de c, de Silvio Tendler. O uso de dados apresentados em grficos e as representaes do espao por meio do conceito de ngulo e de posies relativas de retas so instrumentos significativos para o estudo do espao, aplicveis Cinemtica Vetorial e Dinmica. Essa forma de investigao possibilita analisar as transformaes pelas quais passa o espao urbano mundial a partir das primeiras formas de construo de que se tem notcia, bem como reconhecer os estilos arquitetnicos, vinculados aos perodos de desenvolvimento das artes e aos juzos de valor quanto s dimenses estticas e ideolgicas. importante observar esses aspectos na arte pblica como, por exemplo, nos grafites. A noo de espao no teatro usada em vrios aspectos do texto e da representao. Graas sua propriedade de signo, oscila entre o espao significante (cnico) e o espao significado (dramtico). O cnico o que se percebe concretamente, o espao real do palco onde evoluem os atores, quer se restrinja ao espao propriamente dito da rea cnica, quer evolua no meio do pblico. O espao dramtico aquele em que fala o texto, o espao abstrato, em movimento contnuo, em que a construo se d a partir da imaginao do espectador, guiado pelas indicaes do texto, aspectos esses observveis na pea A pele do lobo, de Arthur de Azevedo.

Objeto de Conhecimento 10 Materiais

O que matria? O que so materiais? De que so constitudos? Como so obtidos? O que podemos obter deles? Como so utilizados? Existe relao entre os materiais e a energia? E entre os materiais e a poluio? Os recursos materiais provocam conflitos? Como a utilizao de materiais produz arte? Como gera msicas to diversas? Para investigar o assunto, pode-se considerar o universo sob dois sistemas que se relacionam energia e matria. Nesse sentido, o globo terrestre, a atmosfera, a hidrosfera, a biosfera e a litosfera so subsistemas, isto , fontes de materiais que possibilitam obteno dos recursos necessrios s atividades e sobrevivncia dos seres vivos em uma perspectiva de desenvolvimento sustentvel. As disputas por recursos materiais constituem permanncia na histria ocidental, provocam rupturas guerras, conflitos e explorao nas sociedades e entre povos. A obra Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga, ilustra essa abordagem. Do sculo V at o XVI, percebe-se inovao e aplicao de diferentes materiais, como consequncia do desenvolvimento das tecnologias blicas, o que se refletiu na construo de novas relaes de poder que contriburam, significativamente, para a expanso do processo de ocidentalizao em grande parte do Planeta. No perodo de expanso martima europeia, o foco volta-se para as diferenas entre as culturas materiais dos povos africanos, europeus e indgenas. Trabalhando com materiais, a humanidade desenvolveu as cincias, as artes e promoveu interaes culturais. No teatro, os materiais alm deles, o corpo do ator, os efeitos visuais e sonoros, o texto falado e mesmo o completo silncio, a ausncia de luz podem ser apresentados sob vrios tipos e formas, destinados a ilustrar, sugerir ou servir de quadro para a ao. .Esses aspectos podem ser observados na pea A pele do lobo, de Arthur de Azevedo. Nessas obras, objetos e formas, corpos em movimento, luz e som estes compreendidos restritamente nos seus aspectos artsticos figurino, cenrio e maquiagem representam o papel de materiais veiculados em uma cena teatral. Os materiais mais expressivos, naturais ou artificiais, so trabalhados e investigados para produzir cultura, como ilustra a obra Almanaque Brasil Socioambiental 2008. Materiais podem ser empregados como fontes sonoras (instrumentos e vozes) para produzir msicas diversas, combinando elementos meldicos, rtmicos e harmnicos de forma expressiva e significativa dentro de cada cultura ou grupo socioeconmico e cultural. Apesar de no se ter ainda um conceito universal do que seja msica, sabe-se que o som sua matria-prima. Ele pode ser produzido pela natureza, por instrumentos, pela voz, pelo corpo, e combinado em mltiplas possibilidades. Assim, as msicas so distintas, mas os materiais so os mesmos conforme se observa nas msicas citadas.

Vale destacar a importncia da identificao dos materiais e das tcnicas de linguagens artsticas desenvolvidas a partir deles, de acordo com as funes nos contextos socioculturais, cientficos e tecnolgicos. Nessa perspectiva, significativo entender a utilizao de materiais naturais na criao, em diversas tcnicas de pintura, de desenho, de escultura e em estruturas arquitetnicas e tridimensionais. Analisa-se a semelhana de materiais utilizados em tcnicas diferentes, como nas pinturas rupestres, nos grafites de Os Gmeos, nas estruturas tridimensionais de Mestre Didi, no mrmore, no bronze, nas palhas usadas por Mestre Didi. So avaliados resultados expressivos, equilbrio, durabilidade em todas as obras de artes visuais j referidas. O espao geogrfico ganha destaque a partir de sua compreenso e representao, considerando-se o uso tcnico e ideolgico do globo, das cartas geogrficas, das informaes de satlites, da bssola e das maquetes como materiais. A obra Cartas Chilenas, de Toms Antnio Gonzaga, ilustra esse aspecto. Outra caracterstica dos materiais que eles podem ser transformados pela natureza e, tambm, pelo trabalho humano, como ilustra o Almanaque Brasil Socioambiental 2008. H transformaes que so reaes qumicas e, nesse caso, interessa o reconhecimento do princpio da conservao da matria, das evidncias macroscpicas e da alterao de propriedades. Para tentar explicar como so constitudos os materiais, suas propriedades e transformaes, a Cincia utiliza modelos. O modelo proposto por Dalton defende a natureza corpuscular da matria e entende as substncias como constitudas por partculas. A partir desse modelo, outros conceitos foram desenvolvidos, como os de massa atmica, massa molecular, massa molar, assim como o Princpio de Avogadro que so utilizados na realizao de clculos proporcionais em transformaes qumicas. Mudana de estado de agregao de materiais e substncias e conceitos de processos exo e endotrmicos so exemplos de fenmenos que envolvem a relao entre matria e energia. Para entend-los, til a anlise de representaes, como grficos, diagramas, esquemas. As substncias podem ser extradas dos materiais por diversas tcnicas e so identificadas, principalmente, por suas propriedades fsicas: temperatura de ebulio, temperatura de fuso, densidade e solubilidade. A toda poro de matria associam-se duas propriedades intrnsecas: massa e volume. O clculo dessas grandezas pode ser feito em formas prismticas e piramidais e em seus troncos. Massa e volume relacionam-se tambm com a grandeza, quantidade de matria, qual se agregam constantes teis para o entendimento das propriedades da matria.

Anda mungkin juga menyukai