Anda di halaman 1dari 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO B 18 DOMINGO TEMPO COMUM TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA (*)

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html)

DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

A VIDA QUE DEUS D DESAFIO, DOM E CONQUISTA


1 Leitura: Desafios da caminhada 4 ... Eis que vos farei chover do cu po... Leitura do Livro do xodo (Ex 16,2-4.12-15) [Naquele tempo:] a congregao dos filhos de Israel murmurou contra Moiss e Aro no deserto; 3 disseram-lhes os filhos de Israel: Quem nos dera tivssemos morrido pela mo do SENHOR, na terra do Egito, quando estvamos sentados junto s panelas de carne e comamos po a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome toda esta multido. 4 Ento, disse o SENHOR a Moiss: Eis que vos farei chover do cu po, e o povo sair e colher diariamente a poro para cada dia, para que eu ponha prova se anda na minha lei ou no. [...] 12 Tenho ouvido as murmuraes dos filhos de Israel; dize-lhes: Ao crepsculo da tarde, comereis carne, e, pela manh, vos fartareis de po, e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus. 13 tarde, subiram codornizes e cobriram o arraial; pela manh, jazia o orvalho ao redor do arraial. 14 E, quando se evaporou o orvalho que cara, na superfcie do deserto restava uma coisa fina e semelhante a escamas, fina como a geada sobre a terra. 15 Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que isto? Pois no sabiam o que era. Disse-lhes Moiss: Isto o po que o SENHOR vos d para vosso alimento.
2 Toda

Evangelho: "Eu sou o po da vida"

35 ... O que vem a mim jamais ter fome; e o que cr em mim jamais ter sede Evangelho de Jesus Cristo segundo Joo (Jo 6,24-35) [Naqueles dias:] pois, viu a multido que Jesus no estava ali nem os seus discpulos, tomaram os barcos e partiram para Cafarnaum sua procura. 25 E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram: Mestre, quando chegaste aqui? 26 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vs me procurais, no porque vistes sinais, mas porque comestes dos pes e vos fartastes. 27 Trabalhai, no pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dar; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo. 28 Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? 29 Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus esta: que creiais naquele que por ele foi enviado. 30 Ento, lhe disseram eles: Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti? Quais so os teus feitos? 31 Nossos pais comeram o man no deserto, como est escrito: Deu-lhes a comer po do cu. 32 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: no foi Moiss quem vos deu o po do cu; o verdadeiro po do cu meu Pai quem vos d. 33 Porque o po de Deus o que desce do cu e d vida ao mundo. 34 Ento, lhe disseram: Senhor, d-nos sempre desse po. 35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o po da vida; o que vem a mim jamais ter fome; e o que cr em mim jamais ter sede.
24 Quando,

Salmos responsorial: Sl 78,1-2,5-6,9.12 (R./ 24b) R. 24b [O SENHOR] ... lhes deu cereal do cu.
3O

que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, 4bc contaremos vindoura gerao os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez. R.
23 Nada

obstante, ordenou s alturas e abriu as portas dos cus; 24 fez chover man sobre eles, para aliment-los, e lhes deu cereal do cu. R.
25 Comeu

cada qual o po dos anjos; enviou-lhes ele comida a fartar. 54 Levou-os at sua terra santa, at ao monte que a sua destra adquiriu. R. 2 Leitura: Os desafios do Homem Novo 24 ... Revistais do novo homem, criado segundo Deus... Leitura da Carta de Paulo aos Efsios (Ef 4,17.20-24) [Irmos:] portanto, digo e no Senhor testifico que no mais andeis como tambm andam os gentios, na vaidade dos seus prprios pensamentos, [...] 20 ... no foi assim que aprendestes a Cristo, 21 se que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instrudos, segundo a verdade em Jesus, 22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscncias do engano, 23 e vos renoveis no esprito do vosso entendimento, 24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justia e retido procedentes da verdade.
17 Isto,

Orao do dia Prprio 12 (Livro de Orao Comum LOC, pg. 130) Permite, Senhor, que a tua contnua misericrdia purifique e defenda a tua Igreja; e, porquanto ela no pode continuar em segurana sem teu socorro, preserva-a sempre com teu auxlio e bondade; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm. Beno (Livro de Orao Comum LOC, pg. 67): E a Bno de Deus Onipotente, Pai, Filho e Esprito Santo, seja convosco, e convosco habite eternamente. Amm

Aclamao ao Evangelho (Mt 4,4b) ... No s de po viver o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

Anda mungkin juga menyukai