Anda di halaman 1dari 36

CURSO DE MANUTENO NOTEBOOKS

INDICE
CONSIDERAES GERAIS........................ 2 MTODO DE TRABALHO ........................... 6 PESQUISA DO DEFEITO ............................ 18 DEFEITOS INTERMITENTES ..................... 33

MANUTENO DE PLACA ME:


CONSIDERAES:
O primeiro passo ter certeza que o defeito realmente na placa me:

Devemos fazer todos os testes necessrios para descartamos defeitos em perifricos e softwares. Concentramos, ento, a suspeita sobre a placa me. Devemos retira-la do notebook e coloca-la numa bancada de trabalho, onde ser testada separadamente. O teste de funcionamento f eito com o mnimo de dispositivos conectados, isso significa apenas o processador e cooler e um mdulo de memria. Na bancada precisamos ter: 1. Uma fonte universal para notebooks (testada). 2. Mdulos de memria DDR, DDR2 e DDR3 (testadas). 3. Um monitor externo. 4. Processador reserva compatvel (se possvel). 5. Uma placa de diagnstico. Devemos retirar todos os perifricos conectados placa, como mdulo de CD/DVD, HD e placa rede sem fio. A placa me do notebook deve ter apenas o processador, um mdulo de memria (testada) e estar conectada a uma fonte de alimentao, tambm, testada anteriormente. Podemos conectar um monitor externo para teste. Quando nestas condies a placa no ligar, devemos procurar o defeito nos componentes da placa como: Circuito regulador de tenso, capacitores, mosfets, CIs ou chipsets. Neste caso o uso de uma placa de diagnstico poder indicar possveis

componentes defeituosos.
Como funciona a placa de diagnstico:

A corrente eltrica tem seu caminho na placa me pr-determinado. O processador ao ser energizado, automaticamente, procura o endereo do BIOS para ler e executar suas instrues. Este conecta e ativa todo o hardware da placa me e inicializa os testes de todos os componentes. Este teste chamado de POST e possui etapas pr-determinadas. Cada etapa ou teste que o POST realiza esta associada a um cdigo e a placa de diagnstico busca este cdigo e m ostra em tempo real no display. Quando o POST encontra algum hardware com defeito ele interrompe o teste, mas o cdigo referente a este teste j est capturado no display da placa de diagnstico. Desta maneira s verificar a qual hardware este cdigo esta associado e descobrir o componente ou circuito danificado (A relao de cdigos e seus significados vm junto com o manual da placa de diagnstico). Observando a placa de diagnstico em funcionamento (quando uma placa me est perfeita) iremos notar que os cdigos vo mudando conforme evolui o teste e somente para quando o monitor comea a dar vdeo. Este ltimo cdigo armazenado refere-se ao ltimo teste significando que a placa me passou por todos os testes de hardware e est perfeita. Ateno: A placa de diagnstico s tem utilidade na busca de defeito se o computador no der vdeo. Isso porque no momento que aparece vdeo no monitor significa que o POST foi completo e at a est tudo OK com a placa. Desta

maneira se ainda existir algum defeito ter que ser descoberto por outros meios. Quando existe algum defeito na placa o cdigo apresentado no display refere-se ao hardware com problema. Existem vrios tipos de placa de diagnstico, mas o pr incpio de funcionamento o mesmo. Algumas mostram o cdigo do ltimo teste bem sucedido e o cdigo do teste com problema, algumas tem dois dgitos e outras quatro. No deixe de ler o manual.
Como funciona a placa me:

A placa me tem a funo de conectar todo o hardware do sistema proporcionando a comunicao entre todos os perifricos interno ou externo. Ela fornece o caminho para circulao dos dados e tambm o caminho para circulao da energia eltrica necessria para o perfeito funcionamento dos equipamentos ligados a ela. Cada dispositivo eletrnico ligado placa me desempenha uma funo especfica e importante no sistema. A placa me tem a funo de receber a energia eltrica da fonte de alimentao e fornecer em quantidades e valores exatos exigidos por cada dispositivo. Todos estes pequenos componentes eletrnicos, coloridos, de vrias formas e tamanhos conectados a placa me (capacitores, resistores, transistores, circuitos integrados, etc.) realizam funes especficas, moldando a energia eltrica em valores de tenso, corrente, sentido de fluxo, interrupo ou circulao de acordo com o que aquele circuito ou dispositivo exige para funcionar. Quando todos os componentes da placa me esto perfeitos seu funcionamento automtico e sem erros. Mas, apenas um componente com defeito para todo o sistema.

O que o tcnico precisa conhecer:

O tcnico precisa ter conhecimento no mnimo bsico de eletrnica, conhecimento em hardware, conhecer os principais circuitos de energia da placa: O que alimenta o processador, o que alimenta a memria Ram e o circuito do chipset. Conhecer todos os componentes e saber suas funes no circuito. Precisa ainda saber como retirar os componentes (dessoldagem) suspeitos da placa, como testar corretamente cada componente, como encontrar um componente substituto e como soldar novamente na placa.
Conserto:

O conserto da placa me consiste em encontrar os componentes com defeito, ou suspeitos. Dessoldar corretamente e retirar da placa. Testar, confirmar o defeito ou no, encontrar o substituto e soldar novamente na placa. Podese dizer, ainda, que o correto manuseio, solda e retrabalho com componentes eletrnicos parte fundamental no conserto.
O curso:

O curso terico e apostilas de eletrnica iro ajudar muito no conhecimento da placa me e a familiarizao com os componentes, as pesquisas na internet sobre termos desconhecidos ou informaes mais detalhadas so indispensveis. O curso em vdeo ir mostrar ao vivo e em tamanho real como realizar os procedimentos, mas somente o treinamento com placas me sucatas daro a segurana e o domnio indispensvel para realizao de consertos. Sua dedicao e empenho sero proporcionais ao sucesso.

No tenha pressa de aprender.

Estude por captulos assistindo os vdeos, explorando o material terico de apoio e realizando treinamentos prticos com placas defeituosas. Estamos inteira disposio para esclarecer quais quer dvida sobre o curso. Desejamos a voc muito sucesso. Que Deus ilumine seus estudos!!
.

PLACA ME: MTODO DE TRABALHO:


Muitos tcnicos conseguiriam facilitar consideravelmente sua rotina de trabalho, sua vida e de s eus clientes se utilizassem um mtodo racional de trabalho. Est a palavra-chave: MTODO, qualquer trabalho, em qualquer campo, que seja desordenado e sem mtodo, se no chegar a ser desastroso, fatalmente redundar em desperdcio de tempo, frustraes, e at prejuzos financeiros, e isto se aplica com muita propriedade eletrnica e seus problemas de manuteno. Frequentemente, tcnicos de manuteno gastam tempo precioso tentando encontrar defeitos que no so realmente defeitos, ou que poderiam ser achados mais rapidamente se fosse seguido um mtodo ordenado de trabalho. Este mtodo o que propomos conceituar aqui. Ele baseado em uma sistemtica abrangente, e p ode ser aplicado praticamente a qualquer tipo de equipamento, desde um simples radiozinho de bolso at equipamentos profissionais de alta complexidade, podendo abreviar a pesquisa de defeitos, muitas vezes, de forma surpreendente. claro que no se trata de um procedimento milagroso, que possa resolver qualquer problema de manuteno em minutos, mas pode ajudar bastante. como a famosa a brincadeira que se faz com principiantes em centros de reparao: do-lhes um determinado aparelho para achar o defeito, e o i nfeliz do tcnico passa horas tentando fazer o equipamento funcionar, para depois ficar sabendo que no havia energia na tomada em que estava ligado o aparelho, ou que, simplesmente, o m esmo era para 220V e estava conectado a uma tomada de 110 V.

Por incrvel que possa parecer, isto realmente existe. Isto e muito mais; j presenciei o caso de um tcnico gastar meia hora pesquisando um defeito e finalmente descobrir um fusvel aberto. E outros casos em que um conhecimento apenas superficial do equipamento levou o tcnico a procurar um defeito inexistente, pois bastava girar um determinado controle, ou retocar um ajuste, para trazer o equipamento de volta ao funcionamento normal. Estes e outros problemas de manuteno poderiam ser facilmente resolvidos seguindo um mtodo racional de pesquisa de defeitos. Mas, para tanto, so necessrios inicialmente certos pr-requisitos bsicos, como veremos a seguir.

PR-REQUISITOS:
A todos aqueles que se propem executar manuteno, corretiva ou preventiva, so necessrios alguns pr-requisitos sem os quais estaro desarmados para enfrentar uma batalha dura, e podero sair perdendo. Eles so apenas quatro, mas em volume e custo chegam a ser bastante extensos o que frequentemente a causa de sua no existncia. So eles: 1) Conhecimento; 2) Equipamento; 3) Ferramentas; 4) Componentes de reposio.

CONHECIMENTO:
Por conhecimento entendemos uma slida formao terica, com muito bom conhecimento das leis princpios bsicos da eletrnica e da eletricidade, capacidade anlise de circuitos, amplo conhecimento de componentes e ainda o conhecimento especfico do equipamento com o qual se vai trabalhar. A tudo

isto ai nda desejvel aliar-se uma boa experincia na parte prtica. claro que este conhecimento varia em grau e nmero de tcnico para tcnico e em proporo direta com sua competncia, como resultado. Devemos ainda levar em considerao aquela parte do conhecimento que no esta na cuca, mas sim armazenada, por assim dizer, em esquemas, manuais de instruo, livros de dados, descries de circuitos, et. Estas so to importantes quanto a formao tcnica e muitas vezes so totalmente imprescindveis para o sucesso de um trabalho. Como este item Conhecimento um tanto complexo, vamos subdividi-lo e analisar um pouco aquela parte que no est diretamente relacionada com a formao escolar. 1.1 - Conhecimento do aparelho: a compreenso de sua finalidade e da maneira de oper-lo corretamente, ou s eja, faz-lo funcionar de forma que cumpra sua finalidade com a mxima eficincia. Isto implica em ter conhecimento da operao e funcionamento de t odos os seus controles, sejam eles externos ou internos, isto , controles de operao e controles de ajuste e calibrao. Muitas vezes um aparelho que parecia pifado volta a funcionar quase que milagrosamente, com o simples girar de um boto ou ajuste de um controle interno. claro que h casos em que necessria uma recalibrao total, mas isto ser discutido mais adiante. 1.2 Compreenso do funcionamento dos circuitos: No basta saber o que um aparelho faz preciso que se saiba tambm como o faz, isto , como ele funciona, para se puderem

acompanhar seus diversos estgios e v erificar se esto ou no executando a tarefa para a qual foram projetados, e da maneira que deveriam. Se assim no for corre-se o risco de, durante a manuteno, aprofundarmo-nos mais e mais em um labirinto de circuitos e componentes, sem que se vislumbre uma sada. 1.3 Esquema: O esquema ou diagrama deve estar disponvel e, sempre que possvel, com voltagens e formas de onda nos diversos pontos de teste. De preferncia, deve ser acompanhado dos circuitos. A maioria dos equipamentos profissionais, e alguns de entretenimento, possuem manuais de servio contendo todas as informaes necessrias. 1.4 - Literatura tcnica: Por literatura tcnica entende-se o conjunto de manuais de componentes, grficos, tabelas, livros de consulta, revistas, manuais de s ervio, etc. Tudo m uito importante, pois ningum, por mais privilegiado que seja, conseguiria guardar na memria toda a i mensa quantidade de informao necessria a este trabalho.

EQUIPAMENTO:
Este o requisito mais difcil de s er satisfeito, em virtude do empate de capital em que implica, mas, quando se usa equipamento adequado, o retorno r pido e gar antido (desde que o equipamento seja realmente usado e saiba como us-lo com eficincia). Infelizmente, na maioria dos casos, o que se faz improvisar ou usar equipamento insuficiente ou inadequado, com a consequente ineficincia. Por equipamento entendemos o conjunto de instrumentos de teste e m edio necessrios, ao bom desempenho do trabalho de manuteno. Se nos restringirmos apenas ao reparo do

aparelho, j necessitaremos de al gum equipamento, mas, se, alm disto, tivermos de executar calibrao e ajustes, tudo se complica, pois, neste caso, necessitaremos de padres e geradores de alta preciso, e cujo custo muito elevado. Alguns equipamentos so de uso geral, aplicveis nas mais diversas circunstncias, e out ros de us o mais especfico, como por exemplo, o frequencmetro, o gerador de pulsos, o analisador de espectro, etc. Os equipamentos de uso geral que todo tcnico deve ter so: Multmetro, ou multitester, como querem alguns. Este bsico e obrigatrio em qualquer bancada, pois utilizado para medir as quantidades bsicas da eletricidade: voltagem (contnua e alternada), corrente e r esistncia. Alguns tipos medem ainda outras quantidades, como capacitncia e i ndutncia, alm das sempre presentes, mas nunca usadas, escalas de dB. Um multmetro digital de grande valia, pois oferece maior preciso e alta impedncia em todas as escalas, inclusive as mais baixas, em que p ermite medir tenses da or dem de milivolts. Atualmente j possvel adquirir um DVM, como tambm chamado, a um custo razovel. Osciloscpio. Para execuo de r eparos de nvel pouco acima da tentativa e erro, haver necessidade de um osciloscpio. Ele atualmente o nico meio de se ver com preciso e clareza o que est acontecendo dentro de um circuito eletrnico. Com ele pode-se medir voltagens e c orrentes de qualquer tipo, desde CC at as formas de onda mais complexas; verificar a presena de rudos; etc.

Com o osciloscpio pode-se medir e a nalisa praticamente qualquer coisa; basta que se disponha do transdutor adequado.

O osciloscpio um instrumento de grande utilidade no laboratrio. Este um modelo porttil, pesando apenas trs quilos, e operado bateria, especial para trabalhos de campo.

FERRAMENTAS:
Por isto elas devem ser fortes e resistentes, da melhor qualidade possvel. E claro que as ferramentas de boa qualidade so caras, mas, neste item, no vale a pena economizar, pois ferramentas baratas, consequentemente de baixa qualidade, duram pouco, s vezes pouqussimo, e, em muitos casos, mais aborrecem do que ajudam.

Um jogo de ferramentas bsico indispensvel. Acrscimos podem ser feitos medida que forem sendo necessrios. Ferramentas bsicas 1. Estilete - Por incrvel que parea a primeira ferramenta utilizada pelo montador de computadores. Lembre-se

que necessrio a desembalagem do equipamento e que normalmente vem lacrado com fitas adesivas e caixa de papelo que precisam ser abertas, ou no caso de importao do pas vizinho, vem embalado em matria plstica inviolvel que s um bom estilete pode superar. 2. Chave Philips - Esta a principal ferramenta de um mantenedor ou montador de computadores. Todos os parafusos do gabinete que vem acomodados em um saquinho plstico so do tipo Philips. De acordo com muitos profissionais o simples uso de uma chave Philips o suficiente para a substituio de qualquer componente de um microcomputador PC, por isso, recomendado compra da melhor marca de chave que voc possa encontrar, verifique junto a uma loja de ferramentas quais so as marcas de confiana. 3. Alicate de bico - Um alicate de bico extremamente necessrio. Muito verstil, substitui uma pina, principalmente na hora de retirada de um determinado jumper da placa de sistema ou do jumper do display que determina o clock que aparecer para o usurio. Eventualmente pode ser usado para pegar aquele parafuso difcil que caiu exatamente entre dois pontos de difcil acesso no computador.

4. Alicate de corte - Como o nome diz serve para cortar ou aparar determinados componentes do computador. Em eletrnica tem a funo bsica de descascar fios ou corta-los, aqui em informtica, usamos para este fim, mas tambm, para aparar os suportes de nylon da placa de sistema que no possuem furos apropriados na placa metlica do gabinete, fazendo assim um apoio improvisado da placa ao gabinete.

5. Vasilhame de parafusos - Na verdade no s de parafusos de todos os tamanhos ou tipos , mas de arruelas, suportes de nylon para a placa de sistema, arruelas isoladoras, parafusos de fixao da placa de sistema ao gabinete, elsticos ou amarras, Straps etc. Podemos afirmar que guarda as miudezas necessrias para que o mantenedor tenha tudo a mo em qualquer hora.

6. Chave de fenda - No item anterior falamos que o obrigatrio uma chave Philips, no mentimos, mas o uso de uma pequena chave de fenda necessrio para conectar ou desconectar uma impressora da LPT1 ou mesmo para equipamentos que fogem do padro genrico. Da mesma forma verifique as marcas de conceito, na verdade todas suas ferramentas devem obedecer ao princpio da qualidade.

7. Chave tipo canho - ferramenta necessria para a montagem ou substituio da placa de sistema. com ela que fixamos

firmemente os parafusos sextavados que unem a placa de sistema ao gabinete. Ferramental complementar 1. Multitester - um instrumento mais elaborado que no deve faltar na mala do mantenedor. Usado para verificao de tenses na fonte de alimentao, quando usado em escala de Volts. Bem como verificao de continuidade nos diversos flat cables ou possveis curtos em cabos de rede coaxial por exemplo. 2. Caixa de micro chaves - De uso eventual para pequenos parafusos de fenda ou do tipo Phillips.
3.

Borracha - Normal do tipo que apaga caneta, usada quando precisamos limpar contatos de placas do micro que com o tempo podem zinabrar, causando mau contato e consequente defeito. Lanterna de inspeo - Usada principalmente em manuteno quando necessrio enxergar nos cantinhos escuros do gabinete para verificar se determinado strap est habilitado ou desabilitado, ou mesmo o nmero de um chipset qualquer. Para facilitar a operao a lmpada est posicionada na ponta de uma haste flexvel. Lupa com lmpada - com funo semelhante a da lanterna de inspeo, a lupa aumenta, e a lmpada ilumina o detalhe a ser observado. Pina trplice - Usada normalmente para pegar aquele parafuso que caiu bem no meio dos chips da placa me.

4.

5.

6.

Agarra e dispensa o uso de presso pela mo humana, segurando o parafuso automaticamente.


7.

Pincel - Usado normalmente para limpar possveis sujeiras incrustadas nos slots de memria ou de placa de expanso. Recomenda-se tambm aps a pincelada o uso de um limpa contato qumico que vendido em lojas de eletrnica. Canivete Suo - Vocs no podem imaginar a utilidade que um canivete suio pode proporcionar em todos os campos incluindo a manuteno de computador. S na hora que voc precisar de uma... tesourinha, no canivete vai encontrar, ou aquela... serrinha, tudo est l. Pina metlica - Para pegar pequenos objetos ainda uma excelente ferramenta essencial na mala de ferramentas. de chip - raro o uso, mas quando precisar a melhor ferramenta para fazer o procedimento, normalmente j vem junto com o kit de ferramentas.

8.

9.

10. Sacador

Para completar o arsenal de ferramentas, podemos ainda citar algumas ferramentas especiais e outras de bancada: Morsa - Uma pequena morsa tem-se mostrado de extrema utilidade na hora que precisamos daquela terceira mo, como por exemplo, na hora de soldar um conector de rede. Ferro de solda e sugador de solda - Algumas atividades podem exigir eventualmente o uso de solda, o que justifica a compra de um pequeno ferro de solda de 24 ou 30 Watts.

Parafusadeira eltrica - Para quem trabalha com montagem de micros em grande escala esta ferramenta dinamiza bastante tal trabalho. Luminria de bancada ajustvel com lupa - pode ser usada em servios de montagem de micro para melhor visualizao do local de trabalho. Pulseira anti esttica - A eletricidade esttica a maior inimiga dos componentes do computador, usando uma pulseira, voc vai proteger seu trabalho de possveis prejuzos.

Outro cuidado com as ferramentas no deix-las enferrujar, e, para isto, existe uma infinidade de produtos disposio no mercado, desde o corriqueiro leo de cozinha, at a sofisticada graxa de silicone. E qualquer um deles serve para evitar a ferrugem.

Esta uma maleta de ferramentas usada para trabalho de campo. Alm das ferramentas, contm multmetro, peas de reposio, congelador, lubrificante, etc.

COMPONENTES DE REPOSIO:

Nenhum dos itens anteriores pode ser considerado mais, ou menos importante do que o outro; todos so igualmente importantes, mas este ltimo , decididamente, de importncia vital e absolutamente indispensvel. Suponha que um timo tcnico, com o manual de servio, com ferramentas e equipamento adequados, est fazendo manuteno de um aparelho que conhece muito bem, e descobre que um determinado estgio est defeituoso, estgio este constitudo de um circuito integrado e mais alguns componentes; e des cobre, ainda, que algumas voltagens esto incorretas. O prximo passo ser substituir o CI e c omprovar o funcionamento correto do equipamento. Mas ele no possui o CI. Ento o que fazer? No h o q ue fazer. Sem componentes adequados para substituir, simplesmente no h manuteno corretiva. Muito mais poderia ser dito a respeito dos pr-requisitos necessrios manuteno em eletrnica; o que f oi dito apenas um resumo, mas mesmo assim, a muitos parecer exigncia de mais, e podem pensar que s empre do um jeito. A esses eu temeria confiar at mesmo manuteno de um ferro eltrico de p assar roupa. Um servio mal feito (quebra galho) pode vir a dar prejuzos muito maiores no futuro.

PESQUISA DO DEFEITO:
Uma vez determinado que certo aparelho no esteja funcionando corretamente, ou simplesmente no est funcionando, passamos s etapas necessrias para a localizao do defeito. E a primeira providncia, antes de pesquisar o defeito, diz respeito limpeza. Quando um aparelho vai para manuteno, geralmente est sujo e empoeirado, muitas vezes com camadas de poeira, na parte interior, assustadoramente espessas. Neste caso, antes de tudo, deve-se proceder retirada da poeira com ar comprimido ou com um aspirador de p. Frequentemente necessrio ajudar a desgrudar a poeira com um pequeno pincel chato. H casos mais severos em que o aparelho est e/ou graxa (principalmente quando foi submetido lubrificao de chaves rotativas, por algum curioso) nos quais a poeira adere, e se torna muito difcil a sua remoo. Em outros casos o acmulo progressivo de sujeira, durante anos, forma uma camada grossa resistente que no sai com o pincel. Nestes casos, o melhor proceder a uma lavagem do aparelho completo, ou de parte dele, com gua e detergente, pondo-o em seguida para secar em uma estufa. Dividimos em seis etapas a tarefa de localizao de defeitos: Mas, antes de abrir o aparelho e mergulhar na sua complexidade, devemos tomar conscincia de uma regra bsica, que muitas vezes ajuda a poupar tempo e fosfato: Procure primeiro as causas simples. Na figura acima

algumas das provveis falhas que podem fazer com que a alimentao no chegue ao aparelho. Muitas vezes o tcnico perde um tempo enorme tentando localizar um defeito, quando o simples reaperto de um conector em um soquete, por exemplo, poderia resolver o problema. Em equipamentos complexos, com cabos de interligao e placas de circuito impresso com conectores, isto muito comum. a verso moderna do famoso fiozinho solto, a que todos os leigos atribuem todos os defeitos de todos os equipamentos eletrnicos. As seis etapas so as seguintes: 1) Assegurar-se de que todas as condies necessrias para o funcionamento do aparelho sejam satisfeitas. 2) Assegurar-se que todos os controles estejam corretamente posicionados 3) Verificar se no h problemas de calibrao e ajuste 4) Efetuar rigorosa inspeo visual 5) Localizar o estgio defeituoso 6) Localizar o componente defeituoso. Para o fim de analisar cada uma destas etapas, vamos nome-las abreviadamente assim: 1) Condies; 2) Controles; 3) Calibrao; 4) Inspirao; 5) Estgio; 6) Componente.

CONDIES:

Uma trilha de circuito impresso que parece normal a olho nu pode revelar uma rachadura quando examinada com lente de aumento. Todo equipamento eletrnico necessita de determinadas condies para seu correto funcionamento, e a mais elementar dessas condies a alimentao de energia eltrica. Portanto, as verificaes iniciais so as seguintes: verificar se h tenso na rede que o alimenta e se essa tenso a correta para o aparelho. Por exemplo, um equipamento para 220 V ligado em rede de 110 V no funcionar corretamente. Se o aparelho for alimentado por pilhas ou baterias, medir a voltagem das mesmas com carga, pois se as baterias podem apresentar voltagem normal em circuito aberto. Podem arriar quando ligadas a uma carga. No caso de um aparelho completamente morto, verificar se a tenso de alimentao est realmente chegando ao aparelho, isto , se no h um fusvel aberto (muitos equipamentos possuem mais de um), se o interruptor est funcionando, se o cordo de fora no est interrompido, etc. Alm das condies gerais, aplicveis a qualquer equipamento, existem outras, mais especficas e aplicveis somente aos equipamentos a que se referem. Estas devem ser verificadas nos prprios manuais de instruo dos aparelhos. Por exemplo, certo instrumento pode ter seu funcionamento correto assegurado somente se um determinado plug estiver encaixado em algum soquete meio escondido na parte traseira do mesmo;

outro pode necessitar de uma conexo de gua para resfriamento, a uma determinada presso, etc. Outro fator muito importante que se deve ter em mente, principalmente no nosso clima, a temperatura. Todos os fabricantes de aparelhos profissionais estabelecem uma faixa de temperatura para seu bom funcionamento. Na maioria dos casos, se esta faixa for ligeiramente ultrapassada, nada acontecer, mas, se, por exemplo, um determinado instrumento for especificado para funcionar em temperaturas entre 10 C e 25 C, e estiver em um ambiente cuja temperatura 40 C (o que no to difcil como possa parecer) muito provavelmente apresentar problemas. Finalmente, deve-se considerar algo muito importante: todo equipamento eletrnico sempre um sistema que opera sob o princpio de estmulo e reao. Todos eles tm sempre uma ou mais entradas e uma ou mais sadas. Todos devem produzir um determinado efeito quando estimulados corretamente. Esse efeito pode ser muito simples, como em um oscilador de udio, ou muito complexo, como em um computador. O efeito a razo da existncia do aparelho, mas, para que o produza, ele deve receber um ou mais estmulos, ou seja, devem existir fatores que atuem sobre sua entrada. Por exemplo, um rdio receptor tem como efeito o som fornecido por seu alto-falante, que a sada, e o fator ou estmulo que vai produzir a sada a onda eletromagntica que atinge sua antena, que a entrada.

CONTROLES:
Existem muitos casos em que o usurio de um determinado equipamento chama o tcnico de manuteno, alegando que o mesmo est defeituoso, somente para descobrir desconcertado, que o simples girar de um ou mais botes de controle faz com que o aparelho volte a funcionar normalmente. No havia defeito, mas apenas erro de operao.

Se for desagradvel acontecer isto com o usurio, com o tcnico de manuteno desastroso. Por isso imperativo que o tcnico conhea bem o aparelho e sua operao. E, caso ele venha a se defrontar com um equipamento que desconhea, o melhor que tem a fazer ter um pouco de pacincia, ler o manual de instrues e familiarizar-se com o antes de comear a trabalhar nele, caso contrrio correr o risco de perder muito mais tempo enredando-se em controles e conceitos desconhecidos, e somente chegar a um resultado satisfatrio por acaso. Se chegar. Portanto, a segunda coisa a fazer verificar se todos os controles esto operando satisfatoriamente e se consegue com eles fazer o aparelho funcionar. Muitos aparelhos possuem controles meio escondidos, no painel traseiro, ou nas laterais, que podem ser inadvertidamente movidos, causando uma perturbao qualquer inexplicvel. Tambm o ajuste incorreto de um controle pode indicar falsamente um defeito que no existe. Por exemplo, um determinado osciloscpio pode ter o controle de estabilidade de trigger Fora de ajuste, fazendo com que o trao desaparea da tela. E, se, por acaso, a lmpada piloto estiver queimada, (o que bastante comum) ele aparentar estar completamente morto, quando na realidade no tem problema algum exceto a lmpada queimada.

CALIBRAO:
A constatao de problemas , na maioria dos caos, bastante fcil, pois eles raramente fazem um aparelho deixar de funcionar. O que geralmente acontece que ele funciona perfeitamente, mas, fora das especificaes originais. Isto no quer dizer que no existam casos em que uma descalibrao cause a paralisao do funcionamento. Estes casos existem, mas so raros e geralmente acontecem com

equipamentos de baixo custo, nos quais os controles de calibrao tm normalmente, faixa mais ampla de atuao, para compensar a maior tolerncia nos valores dos componentes. Um aparelho sai de calibrao geralmente devido alterao dos valores dos componentes com o tempo. Em certos casos, a alterao assume propores muito grandes, passando ento assumir caractersticas de defeito. Neste caso, uma recalibrao no ir restaurar o funcionamento normal e o componente normal e o componente alterado dever ser substitudo. De qualquer forma, sempre que um aparelho se apresenta defeituoso, uma verificao de sua calibrao se faz necessria, durante e depois do reparo.

INSPEO:
Esta , talvez, a parte mais tediosa de um servio de manuteno, mas frequentemente mais do que compensadora, pois descobre defeitos sem que seja necessrio efetuar anlises e medies. Parte da inspeo visual j deve ter sido efetuada durante a limpeza do aparelho, se esta foi necessria, pois tais coisas como um conector solto ou a falta de alguma vlvula, CI ou transistor soqueteado (isto realmente existe!) so facilmente perceptveis. A inspeo pode realmente descobrir defeitos, mas necessrio que seja feita de maneira certa, pois se pode examinar um aparelho vrias vezes, e no encontrar a falha que l esteja, e no se souber o que procurar. As falhas mais comuns que se podem encontrar pela inspeo dos circuitos so: soldas frias, conexes dessoldadas e Fios partidos (principalmente junto a pontes, soquetes, conectores, terminais e circuitos impressos);

fios descascados ou pontas de fios fazendo curto com outras partes do circuito; circuitos impressos danificados ou com fios de solda fazendo curto entre trilhas adjacentes; componentes queimados ou descorados; vlvulas embranquecidas; capacitores inchados ou vazando; conectores ou placas de circuito impresso deslocados; porcas e parafusos soltos ou perdidos dentro do aparelho; Insetos e aracndeos em geral ( srio: j encontrei uma fonte de alta tenso de um osciloscpio Tektronix pifada porque uma barata se meteu entre o terminal vivo e o chassi). No trabalho de inspeo algumas ferramentas simples so de grande utilidade: a) um alicate de bico, para puxar fios e conexes; b) um objeto pontudo que pode ser uma alavanca feita com agulha de sapateiro que mencionei nas ferramentas para mover coisas, afastar coisas e raspar circuitos impressos; c) um pincel chato, para remover poeira; d) uma lente de aumento para examinar soldas e possveis curtos nos circuitos impressos; e) um espelho de dentista, cujo uso evidente. Outros sentidos, alm da viso, podem, e deve ser usados neste passo da pesquisa: o olfato, o tato, o sentido trmico, a audio, e ainda aquele dcimo quinto sentido que todo eletrnico deve ter: a desconfiana.

ESTGIO:
Esta etapa , sem dvida, a mais complexa e trabalhosa, e a que mais exige do tcnico em conhecimentos e habilidade. Toda aquela bagagem de conhecimentos, de familiaridade com o aparelho sob teste, de desembarao no uso de instrumentos auxiliares, e toda a literatura tcnica de consulta, devero estar a

postos para serem usados neste passo. E quanto mais complexo for o aparelho, tanto mais eles sero necessrios. Mas, antes de continuarmos, vamos rever o que se entende por

estgio. Veja a figura acima: Exemplo de estgio. Cada bloco representa um estgio de um receptor de rdio e em conjunto com os outros, perfazem o receptor completo. um termo bastante relativo, que pode significar um simples diodo, acompanhado por um capacitor e um resistor, formando um estgio detector, at um computador completo, com 32 kbytes de memria, e que um estgio de um Sistema Automtico de Testes Lgicos. Um estgio pode ser qualquer coisa, desde que faa parte de um sistema maior. Por exemplo, um motor eltrico que seja ligado por uma chave magntica, a qual ligada e desligada por uma botoeira, um sistema de trs estgios. Coloquemos, ento, a questo da seguinte forma: Estgio um conjunto de componentes que executam uma funo bem determinada, dentro de um sistema maior que inclui, necessariamente, outros estgios Isto posto, vamos ver os vrios modos de se pesquisar o estgio defeituoso em um equipamento eletrnico.

5.1) Acompanhamento de sinal: o modo pelo qual, munido de um sensor-indicador apropriado, tal como um osciloscpio, voltmetro ou pesquisador de sinal, o tcnico tenta acompanhar um sinal injetado no aparelho, ou produzido por ele, atravs de seus vrios estgios, para descobrir qualquer anomalia introduzida por algum deles. 5.2) Injeo de sinal: o modo inverso do anterior. O tcnico, ao invs de acompanhar o sinal, injeta um sinal apropriado no aparelho; nas entradas de seus vrios estgios. Este mtodo, naturalmente, s pode ser usado quando o prprio aparelho sob teste serve de indicador, mostrando a sada de sinal atravs de um ponteiro, uma tela, um display, etc. 5.3) Injeo: Acompanhamento de sinal uma combinao dos dois anteriores, e normalmente utilizado quando o aparelho sob teste no fera um sinal prprio, ou no recebe de um acessrio, e tambm no pode servir de indicador.

Esta barata meteu-se entre o terminal vivo da alta voltagem e o chassis, foi eletrocutada e causou a paralisao no aparelho. 5.4) Medies De voltagens, correntes e resistncia. Este o modo mais trabalhoso e difcil de ser usado para localizar o estgio defeituoso ( normalmente usado para localizao do componente defeituoso), pois, alm de se ter de provar o maior nmero de pontos no circuito , talvez, o mais frequentemente usado. Muitas vezes o tcnico acredita que perderia muito tempo em familiarizar-se com o aparelho e

aprender como funciona, e acaba por perder mais tempo ainda tentando consert-l0 mediante o expediente de suspeitar de certos componentes, sem nenhuma dose razovel de argumentos para isto, e troc-los, apenas para descobrir que no era aquele o responsvel, continuando o processo at acertar, geralmente, por acaso. certo que muitas vezes este processo tem de ser usado, mas, em conjunto com outros, e de uma forma racional, isto , quando j se tem uma ideia bastante razovel da regio do circuito onde mais provvel estar o defeito, e os componentes suspeitos devem ser testados mediante substituio direta. Estes so os processos mais prticos e acessveis para pesquisa do estgio defeituoso. Existem outros, mais sofisticados e que exigem equipamentos mais complexos e, portanto. Caros e difceis de serem, conseguidos. Falaremos deles em outra ocasio. Quanto a qual dos modos de teste acima descrito usar, depende de vrios fatores: at que ponto o tcnico est familiarizado com o equipamento; tipo de aparelho que est testando; tipo e quantidade de equipamentos auxiliares disponveis; etc. De nada adianta, por exemplo, desejar-se usar o mtodo de injeo de sinal se no se dispuser de um gerador apropriado. O caso mais frequente que se usa mais de um processo, separada ou simultaneamente, e aquele mais usado em conjunto com outros o de medida de resistncia, voltagem e corrente, mas isto geralmente feito quando se chegou a um estgio suspeito, e j se procura o componente defeituoso. Quando o defeito parece ter atingido mais de um estgio, geralmente apenas porque eles esto interligados e, consequentemente, uma falha em um deles se propaga aos outros.

Quando ocorrer que todos os estgios parecem ter problemas, bvio que o responsvel mais provvel a fonte ou as fontes de alimentao. Mas no se deve esquecer que um estgio defeituoso pode sobrecarregar a fonte de alimentao e assim, afetar todo o sistema. Mais adiante trataremos de alguns casos especiais como intermitentes e circuitos de malha fechada.

Exemplos de malha fechada. No oscilador, esquerda, o elo de realimentao B determina a frequncia e a amplitude do sinal de entrada do amplificador, o qual vem de sua sada. No regulador de tenso, direita, o sinal de entrada do amplificador/comparador uma amostra da tenso de sada, que, por sua vez, depende da sada do amplificador.

COMPONENTES:
Uma vez localizado o estgio defeituoso, o passo lgico seguinte procurar o responsvel para troc-lo. Nesta etapa os processos usados so essencialmente os mesmos que para a localizao do estgio, apenas em escala menor. Vejamos alguns procedimentos: 6.1) Verifique as voltagens e formas de onda um componente defeituoso fatalmente alterar voltagens e/ou formas de onda. Por comparao com as normais, verifica-se as alteraes que

normalmente sero maiores, quanto mais perto do componente defeituoso. 6.2) Verifique os componentes - certos componentes como, por exemplo, diodos e capacitores, podem ser verificados no prprio circuito quanto a curtos ou abertos. Outros devem ser retirados e medidos fora do circuito, ou substitudos. Algumas verificaes podem ser feitas como segue:

Vlvulas - o mais eficiente teste para vlvulas a substituio

direta. a nica maneira de se assegurar se a vlvula est ou no operando satisfatoriamente. Os testadores comuns de vlvulas apenas indicam se ela est emitindo razoavelmente e nada mais. claro que curtos podem ser verificados com o ohmmetro. Um caso particular de vlvula o Tubo de Raios Catdicos, ou Cinescpio, que pode ser testado pela observao da imagem, desde que se meam antes as voltagens nos seus eletrodos e se assegure que esto todas corretas.

Transistores O melhor teste para transistores tambm a

substituio direta, mas no o nico vlido. Ao contrrio das vlvulas, os transistores so componentes resistivos, suas junes podem condies podem ser verificadas com o ohmmetro. Mas, outros tipos de falhas somente podem ser percebidos mediante testes mais elaborados, ou por substituio. De qualquer forma um testador de transistores mais conveniente, e um traador de curvas, o ideal, pois testar o componente sob condies dinmicas simuladas. Mas mesmo este teste no assegura 100% de certeza em todos os casos, pois, como dissemos, as condies so simuladas e,

consequentemente, no so idnticas s condies reais do circuito. Deve-se ter o mximo de cuidado com os MOSFET, pois so facilmente danificveis por cargas estticas, e estas podem existir em nosso corpo ou em nossas roupas em quantidades impressionantes.

Diodos podem ser testados com o ohmmetro ou com o


traador de curvas. Valem aqui as mesmas consideraes que para os transistores.

Resistores podem ser testados com o ohmmetro ou com o


traador de curva. Em alguns casos necessrio usar um megohmmetro.

Indutores podem ser testados com o ohmmetro, somente quanto continuidade. Quanto a espiras em curto, somente com aparelho especial ou com ponte de indutncias. Os transformadores podem, muitas vezes, ser testados com voltmetro de CA, medindo-se as tenses nos seus terminais. Capacitores podem ser testados com ohmmetro quanto a curtos ou fugas. O melhor usar uma ponte de capacitncias ou um capacmetro digital, de preferncia um que mea tambm o fator de dissipao. Circuitos integradosEstes so os componentes mais complexos e, consequentemente os mais difceis de serem testados; existem em uma infinidade de funes diferentes. Primeiramente, devemos considerar que existem duas grandes categorias de Cls, os lineares e os digitais, sendo que os primeiros so os que apresentam maior diversidade de funes.

Existem meios de testar Cls, tanto lineares como digitais, mas so mtodos que empregam equipamento muito especial, sofisticado e caro, e s se justificam quando a quantidade a ser testado muito grande e constante. No caso de manuteno os mtodos usados so basicamente os mesmos j descritos para estgios, principalmente os mesmos j descritos para estgios, principalmente acompanhamento de sinal. Isto quando se tratar de Cls simples. Para os mais complexos, com maior nmero de funes, ou de entradas e sadas, o mais prtico substituio direta. praticamente impossvel testar, por exemplo, um microprocessador, um chip de memria, ou mesmo um multiplexador por meio dos mtodos convencionais j descritos. Quanto aos componentes eletromecnicos, como chaves, conectores, cabos, etc., o procedimento de teste pela inspeo visual e medio de continuidade com o ohmmetro. Algumas vezes esses componentes apresentam fugas que no so perceptveis com o ohmmetro. Nestes casos, a soluo a medio com megohmmetro, ou a substituio. Uma vez localizado e trocado o componente defeituoso, uma completa verificao do funcionamento ser efetuada, juntamente com uma verificao da calibrao. Caso necessrio (e geralmente o ) faz-se uma recalibrao, parcial ou total. Muitas vezes suficiente um pequeno retoque em alguns controles. E, finalmente, dar um pouco de ateno aparncia externa do aparelho. uma boa ideia dar uma esfregada com cera lquida para automvel, se o mvel for pintado, ou mesmo com WD-40, que tambm bom para limpeza. Se o mvel for de madeira, um pouco de leo ou cera, dar uma tima aparncia. Quase sempre, uma caprichada na aparncia externa de um aparelho influencia muito mais a opinio do cliente (ou do patro) a respeito do tcnico, do que um servio

de manuteno tecnicamente bem executado. So coisas de humanos...

CASOS ESPECIAIS:
Um circuito constitui uma malha fechada quando a sua entrada est conectada sada de tal forma que uma funo da outra. Os trs exemplos tpicos so os osciladores, as fontes de alimentao reguladas e os servomecanismos. No cabe aqui uma descrio destes dispositivos, portanto, vamos nos limitar a mencionar uma linha de procedimento possvel para pesquisa de defeitos neste tipo de circuito. Provavelmente, o mtodo mais aconselhvel abrir a malha em um ponto onde se conhea bem os parmetros que devem existir, e simul-los mediante dispositivos externos. Por exemplo, em um registrador potenciomtrico, pode-se desligar o potencimetro da pena registradora e simular sua ao por meio de uma fonte e um potencimetro externo. Por tudo isso, um dos mtodos que se mostra mais eficiente para o diagnstico a medio de voltagens, resistncias e correntes. relativamente demorado e trabalhoso, mas o que produz os resultados mais satisfatrios.

DEFEITOS INTERMITENTES:
Se h algo capaz de deixa um tcnico de cabelos brancos, insone, doido, babo, ou simplesmente louco furioso, um defeito intermitente. Procurar este tipo de defeito mais ou menos como tentar pegar uma nica pulga saltitante no meio de um bando de cachorros. Intermitente aquele defeito geralmente produzindo por um mau contato, solda fria ou componente quebrado. Que voc tem certeza que achou e consertou, e deixa o aparelho funcionando quatro dias, devidamente submetido pancadinhas, chacoalhadas, sacudidas e exorcismos a intervalos regulares, somente para v-lo retornar, no quinto dia, zombeteiro e cnico, apenas por alguns minutos, e faze- lo comear tudo de novo. claro que o intervalo de tempo entre desaparecer e aparecer de novo nem sempre de quatro dias, pode ser to curto como poucos segundos, ou to longo como alguns meses. Seu aparecimento pode depender de absolutamente nada, isto , sem nenhuma causa aparente, e pode tambm depender das circunstncias mais estapafrdias como, por exemplo, uma pancadinha com o cabo de uma chave Philips n 1, vermelha no lado direito a cinco centmetros da base e 27 cm da frente. Ou o aparelho pode funcionar muito bem no cho e ficar completamente morto em cima da mesa. Ou pode ser que funcione quando inclinado 37 graus e meio para a esquerda.

De qualquer forma, o mais frequente que pancadinhas com qualquer objeto, ou mesmo com os dedos, provoquem o aparecimento do defeito. O mais frustrante, no entanto, quando nem as pancadinhas provocam mais o aparecimento defeito e sabemos que ele existe e voltar. A nica coisa quase comum a todos os defeitos intermitentes que eles no so eltricos, e sim mecnicos: soldas frias, conectores rachados, trilhas de CI partidas, soquetes defeituosos, terminais de componentes soltos, chaves e interruptores com mau contato, etc. Eu disse acima quase comum por que existem intermitentes eltricos. So raros, mas quando surgem, podem assumir as formas mais estranhas. J encontrei um diodo que somente conduzia quando a tenso nos seus terminais, no sentido direto, ultrapassava trs volts, e, com as flutuaes no aparelho, isto acontecia esporadicamente. Em eletrnica tudo possvel: Esta frase reflete uma realidade, s vezes desconcertante. Mas, se for sempre lembrada e principalmente quando todos os recursos normais falharem poder levar procura das causas mais absurdas para os defeitos mais simples. E isso muitas vezes o que resolve o problema.

CONCLUSO:
Aos tcnicos que, devido s circunstncias, esto habituados a trabalhar sempre com a mesma marca e tipo de aparelho, tudo o que foi dito aqui poder parecer muito rebuscado,

trabalhoso e at confuso. Eles devem reparar sempre os mesmos defeitos, e por isso j decoraram os sintomas e as causas, e podem fazer manuteno de olhos fechados. Mas se um deles tiver de consertar um aparelho diferente da sua linha, e que nunca tenha visto, no conseguir. Primeiro porque no tem o conhecimento especfico daquele tipo de equipamento, e segundo, porque no despe dos recursos necessrios. Mas se ele puder vir a conhecer e se familiarizar com o equipamento, e se lhe for, cedidos os recursos e ele seguir um bom mtodo de trabalho, certamente conseguir. A concluso a que chegamos, que um tcnico que seja inteligente, tenha boa formao, tenha suas fontes de consulta, tempo e os recursos materiais necessrios, conseguir consertar qualquer coisa, desde que siga um mtodo racional de trabalho.

Anda mungkin juga menyukai