Anda di halaman 1dari 7

COMO MANUSEAR AS PEAS?

Conservar o bom estado das peas do seu computador tambm depende muito do jeito com que voc as manuseia. Descubra como segurar corretamente os componentes do seu computador e evite dores de cabea!

Para quem nunca o fez antes, montar computadores pode ser uma tarefa um pouco complicada. So dvidas de vrios tipos e que tm diferentes solues. Porm, muita gente se prende ao montar, propriamente dito e esquece que para poder fazer isso preciso manusear as peas. nesse momento que muitos erros e danos so causados s peas do seu computador. Como sabemos, os computadores so compostos por circuitos eletrnicos que exigem cuidado ao serem tocados. O corpo humano produz eletricidade esttica e justamente esse tipo de conduo de energia que compromete as peas do seu computador. Por isso, importantssimo que voc procure sempre fazer descargas estticas em objetos que no sejam os componentes do seu PC.

Para fazer isso procure alguma superfcie metlica no pintada pode ser a fonte de alimentao do computador (desde que no tenha sido pintada), partes do gabinete ou ento janelas metlicas sem camadas de tinta. importante lembrar que se deve tocar essas superfcies metlicas com as duas mos.

Porm, se voc tocar a fonte, certifique-se de que ela est ligada ao fio terra da rede eltrica da sua casa, se no for possvel, verifique se h alguma ligao neutra. Isso far com que a descarga seja mais eficaz. Toque superfcies metlicas a cada 15 minutos para evitar choques eletrostticos Verifique se a fonte do seu computador est conectada a um filtro de linha ou estabilizador que tenham sido desligados nos botes. Isso garantir que no existe energia circulando pelos circuitos nesse momento, mas permite que a esttica seja descarregada nesses objetos. Outra opo bastante utilizada a pulseira anti-esttica.

Como geramos esttica?


Todos devem lembrar daquela brincadeira de esfregar uma bexiga cheia de ar em um pedao de tecido e depois pass-la prxima aos cabelos. O que acontece depois ficar com os cabelos em p, devido eletricidade esttica. Quando existe atrito com objetos similares pode gerar esse tipo de energia. Um bom exemplo acontece quando andamos sobre carpetes e o ambiente em que estamos seco. A voltagem gerada por esse processo pode chegar at 35.000 Volts, se a umidade relativa do ar for muito baixa.

Ento existe um choque?

Sim, existe um choque. Contudo, ele acontece to rpido que no somos capazes de senti-lo, nesses casos. No sentir o choque acontecer no significa que ele nunca existiu. Os transistores que compem os circuitos do seu computador so to pequenos (em mdia eles tm 0,0001 milmetros) que so rapidamente queimados por uma descarga dessas. Trata-se de uma questo de proporo. Para o nosso corpo, que milhares de vezes maior que um transistor, os efeitos desse choque so irrelevantes. Entretanto, o tamanho nfimo da pea no a confere capacidade para aguentar o choque e o equipamento acaba sendo danificado. O que fazer para proteger os circuitos? O grande segredo est no jeito com que seguramos as peas. Depois de ter feito as descargas em objetos metlicos ou ento ter colocado a pulseira anti-esttica e conectado-a ao terra da rede eltrica, hora de aprender como segurar os componentes para a montagem correta e segura do seu computador. O problema est em tocar os circuitos diretamente com as mos. O procedimento correto envolve segurar as placas e outras peas pelas laterais, de modo que os dedos no fiquem sobre os contatos metlicos. Quando se toca uma pea sem qualquer um dos cuidados citados aqui o risco de t-las danificado para sempre muito grande!
Abaixo voc v as imagens de Certo e Errado quanto ao modo de segurar uma pea.

Estragou, e agora?

Se voc ou qualquer pessoa que tenha ficado responsvel de consertar o seu computador no tomou as providncias de proteo, sem dvidas o computador ir apresentar algum tipo de problema. Esse tipo de dano no escolhe tempo de uso. Por isso, aquele computador novinho em folha que voc montou ou comprou de algum j est apresentando problemas, pode preparar o bolso para comprar novas peas. Sempre que se toca uma pea sem o devido cuidado, pode-se causar dois tipos diferentes de dano: os imediatos (e catastrficos) e os latentes. A diferena entre eles est no tempo para a manifestao do problema. Os danos imediatos so notados logo que se instala a pea e realiza-se o teste. O computador ir funcionar mal ou at mesmo no funcionar, caso um dano imediato tambm chamado de catastrfico tenha ocorrido.

J os danos latentes so aqueles que podem demorar algum tempo at se fazerem notar. Pode levar meses at que a pea comece a apresentar sintomas de mau funcionamento. A partir desse momento, o componente pode parar de funcionar logo no primeiro erro ou ento manter uma intermitncia, isto , funcionar bem em um momento e logo depois no operar mais. A nica soluo verificar se os produtos esto dentro da garantia (se houver uma) e procurar a loja em que o computador foi comprado para realizar uma troca. Caso no haja nenhum tipo de garantia da loja ou do tcnico responsvel pela montagem do seu computador, o prejuzo, infelizmente, ser todo seu.

Anda mungkin juga menyukai