Anda di halaman 1dari 12

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 150 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

O mundo do trabalho tem mudado numa velocidade vertiginosa e, se os empregos diminuem, isso no quer dizer que o trabalho tambm. S que ele est mudando de cara. Como tambm est mudando o perfil de quem acaba de sair da universidade, da mesma forma que as exigncias da sociedade e por que no? do mercado, cada vez mais globalizado e competitivo. Tudo indica que mais de 70% do trabalho no futuro vo requerer a combinao de uma slida educao geral com conhecimentos especficos; um coquetel capaz de fornecer s pessoas compreenso dos processos, capacidade de transferir conhecimentos, prontido para antecipar e resolver problemas, condies para aprender continuamente, conhecimento de lnguas, habilidade para tratar com pessoas e trabalhar em equipe.
Revista do Provo, n. 4, 1999, p. 13 (com adaptaes).

10

13

16

19

Muitas coisas nos diferenciam dos outros animais, mas nada mais marcante do que a nossa capacidade de trabalhar, de transformar o mundo segundo nossa qualificao, nossa energia, nossa imaginao. Ainda assim, para a grande maioria dos homens, o trabalho nada mais do que puro desgaste da vida. Na sociedade capitalista, a produtividade do trabalho aumentou simultaneamente a to forte rotinizao, apequenamento e embrutecimento do processo de trabalho de forma que j no h nada que mais nos desagrade do que trabalhar. Preferimos, a grande maioria, fazer o que temos em comum com os outros animais: comer, dormir, descansar, acasalar. Nossa capacidade de trabalho, a potncia humana de transformao e emancipao de todos, ficou limitada a ser apenas o nosso meio de ganhar po. Capacidade, potncia, criao, o trabalho foi transformado pelo capital no seu contrrio. Tornou-se o instrumento de alienao no sentido clssico da palavra: o ato de entregar ao outro o que nosso, nosso tempo de vida.
Emir Sader. Trabalhemos menos, trabalhemos todos. In: Correio Braziliense, 18/11/2007 (com adaptaes).

A partir do texto acima, julgue os itens subseqentes.


1

Julgue os seguintes itens a respeito do texto acima.


7

A opo pelo emprego das formas verbais tem mudado (R.1) e est mudando (R.4) indica que a argumentao do texto mostra as mudanas do trabalho como durativas, estendidas no tempo. A conjuno se (R.2) introduz uma condio para que o trabalho diminua. A interpretao coerente das idias do texto permite associar ele (R.4) tanto com trabalho (R.3) quanto com mundo do trabalho (R.1). Ambigidades assim devem ser evitadas na redao de textos oficiais. Respeitaria as regras de pontuao e de redao de documentos oficiais a insero da expresso por que no? (R.6-7) no corpo de um ofcio, tanto entre vrgulas quanto entre travesses, como aparece no texto. O emprego da flexo de plural em vo (R.10) respeita as regras de concordncia com mais de 70% do trabalho (R.9). Da organizao das idias do ltimo pargrafo do texto, correto que se interprete coquetel (R.11) como conhecimentos especficos (R.11).

No primeiro perodo do texto, o pronome nada integra, como auxiliar da nfase, uma expresso comparativa; mas, no terceiro perodo, o mesmo pronome perde o sentido comparativo pela presena do no. A retirada da preposio em de transformar (R.3) violaria as regras de gramtica da lngua portuguesa, j que essa expresso complementa capacidade (R.2). A argumentao do texto se organiza em torno de duas idias opostas de trabalho: o trabalho como puro desgaste da vida (R.6) e o trabalho como capacidade de transformao e emancipao de todos (R.14). A ausncia do sinal indicativo de crase em a to forte (R.7-8) indica que nesse trecho no foi empregado artigo, mas apenas preposio. As substituies de Preferimos (R.10) por Prefere e de temos (R.11) por tem preservam a correo gramatical do texto, mas enfraquecem a argumentao de que a maioria de ns homens (R.5) que prefere comer, dormir, descansar, acasalar (R.12). Subentende-se, pela argumentao do texto, que seu contrrio (R.16-17) corresponde a contrrio do capital. A organizao das idias no ltimo perodo do texto mostra que a informao apresentada depois do sinal de dois pontos constitui uma definio de alienao (R.17).

2 3

10

11

12 13

TST / Nome do candidato:

Cargo 1: Analista Judicirio rea: Judiciria

Texto para os itens de 14 a 22 e 29

Texto para os itens de 23 a 29


1

10

13

16

19

22

Um cenrio polmico embasado no desencadeamento de um estrondoso processo de excluso, diretamente proporcional ao avano tecnolgico, cuja projeo futura indica que a automao do trabalho exigir cada vez menos trabalhadores implicados tanto na produo propriamente dita quanto no controle da produo. Baseando-se unicamente nessa perspectiva, pode-se supor que a sociedade tecnolgica seria caracterizada por um contexto no qual o trabalho passaria a ser uma necessidade exclusiva da classe trabalhadora. O capital, podendo optar por um investimento de porte em automao, em informtica e em tecnologia de ponta, cada vez mais barata e acessvel, no mais teria seu funcionamento embasado exclusivamente na explorao dos trabalhadores, cada vez mais exigentes quanto ao valor de sua fora de trabalho. Embora no se possa falar de supresso do trabalho assalariado, a verdade que a posio do trabalhador se enfraquece, tendo em vista que o trabalho humano tende a tornar-se cada vez menos necessrio para o funcionamento do sistema produtivo.
Gilberto Lacerda Santos. Formao para o trabalho e alfabetizao informtica. In: Linhas Crticas, v. 6, n. 11, jul/dez, 2000 (com adaptaes).

A figura acima mostra uma janela do Word 2007, com um documento em processo de edio. Com relao a essa janela, ao Word 2007 e ao texto que est sendo editado, julgue os itens a seguir.
14

15

16

17 18

19

Os tempos verbais usados nas perguntas apresentadas nas linhas de 1 a 3 indicam que, na viso do entrevistador, as respostas a essas perguntas independem do entrevistado e so atemporais. O trecho a seguir est coerente com os argumentos apresentados na resposta da entrevistada: o conceito mais apropriado de trabalho seria, por assim dizer, uma ao para a reproduo da vida e dignificao do ser humano. O pronome voc, nas linhas 8, 10, 11 e 12 do texto, tem a funo de representar um sujeito indeterminado no texto, equivalente, em um texto de redao oficial, partcula se. A funo textual do advrbio ento (R.10) a de excluir o trabalho que voc vende (R.8) do conceito de trabalho. Na linha 13, o sinal indicativo de crase em quilo resultado da presena da preposio a, regendo o complemento do verbo corresponder e do pronome demonstrativo aquilo. No documento Word apresentado, sabendo-se que a palavra Articulao est formatada em negrito, para que essa formatao seja desfeita, suficiente: selecionar essa palavra, pressionar e manter pressionada a tecla

Julgue os seguintes itens a respeito das idias e da organizao do texto acima.


23

Preserva-se tanto a correo gramatical quanto a coerncia textual ao se empregar o infinitivo desencadear, com funo de substantivo, em lugar do substantivo desencadeamento (R.2). Devido s relaes de sentido entre as palavras do texto correta a substituio do pronome cuja (R.4) pela preposio de para expressar noo de posse entre avano tecnolgico (R.3-4) e projeo futura (R.4). Mantm-se a noo de voz passiva, assim como a correo gramatical, ao se substituir seria caracterizada (R.9) por caracterizaria-se. O valor de adjetivo do gerndio em podendo optar (R.12) fica preservado se essa orao reduzida for substituda pela subordinada adjetiva correspondente: que pode optar. Essa substituio manteria a coerncia e a correo gramatical do texto. No texto, o aposto cada vez mais barata e acessvel (R.14) qualifica apenas automao(R.13). Caso se substitusse Embora (R.18) por Apesar de, a idia de concesso atribuda a essa orao seria mantida, assim como a correo gramatical do perodo.

24

25

26

; teclar B; liberar a tecla .

20

possvel alterar o tamanho da fonte de uma palavra selecionada no documento Word mostrado por meio do uso dos botes . 21 Operando-se apenas com o boto esquerdo do mouse e utilizando-se de recursos disponibilizados na janela do Word mostrada, possvel alterar para maiscula, simultaneamente, apenas a primeira letra de todas as palavras do seguinte trecho do documento: trabalhos que no so remunerados, mas que so trabalho (R.9).
22

27 28

Ao se pressionar simultaneamente as teclas e , todo o texto no documento em edio ser selecionado. Se, em seguida, for clicado o boto , todo o texto ser marcado com uma cor previamente definida, criando-se um efeito semelhante ao de um marca-texto.

Considerando o desenvolvimento das idias dos dois textos anteriores, julgue o item abaixo.
29

correto concluir que a ressignificao do trabalho mencionada no texto contido na janela do Word vem desencadeando o estrondoso processo de excluso descrito no texto acima.

TST / Nome do candidato:

Cargo 1: Analista Judicirio rea: Judiciria

A planilha mostrada na janela do Excel 2007, ilustrada acima, apresenta dados referentes importao de materiais para trs empresas diferentes, em que foram informados as quantidades e os valores unitrios dos materiais. Para armazenar essas informaes, as clulas de
B3 a B5

A figura acima ilustra parte de uma pgina do stio do TST, acessado por meio do Internet Explorer 6 (IE6), que est sendo executado em um computador cujo sistema operacional o Windows XP. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir acerca do IE6 e de conceitos de Internet e correio eletrnico.
32

esto formatadas para nmero, enquanto as clulas

de C3 a C5 e de D3 a D5 esto formatadas para moeda. Para cada empresa, o valor total da compra de material realizada deve ser obtido pelo produto da quantidade de material importado pelo seu valor unitrio em reais. Com base nessas informaes, julgue os itens subseqentes, relativos planilha mostrada e ao Excel 2007.
30

Na janela Opes da Internet, que pode ser executada a partir de opo do menu , possvel encontrar, em uma das guias dessa janela, a ferramenta ilustrada a seguir, que permite bloquear a exibio de pop-ups. Por meio de funcionalidades disponibilizadas ao se clicar o boto , nessa ferramenta, podem-se especificar endereos de stios para os quais permitida a exibio de pop-ups.

Sabendo-se que a clula D3 est selecionada, para se preencher as clulas de D3 a D5 de acordo com as informaes apresentadas, suficiente que seja realizado o seguinte procedimento: digitar =(B3*C3) e teclar ; clicar a clula D3; clicar o canto inferior
34 33

direito da clula D3, mantendo o boto do mouse pressionado; arrastar o ponteiro do mouse at o canto inferior direito da clula D5; liberar o boto do mouse.
31

As pginas que so visitadas na Internet em uma sesso de uso do IE6 podem ser armazenadas em uma pasta especial para exibio rpida em uma outra sesso de uso do IE6. O usurio no tem acesso aos arquivos armazenados nessa pasta, no entanto, possvel definir o tamanho do espao em disco a ser usado de modo que, quando esse espao for completamente ocupado, a referida pasta automaticamente esvaziada.

Considere-se o seguinte procedimento: clicar a clula


C3;

pressionar e manter pressionada a tecla

clicar a clula C5; liberar a tecla

; clicar o boto

. Nessa situao, sabendo-se que a clula C6 tem a mesma formatao das clulas de C3 a C5, aps a realizao desse procedimento, a clula C6 ficar preenchida com o valor 2.521,00.

No menu , existe opo que permite enviar o endereo da pgina mostrada acima como link em uma mensagem de e-mail. Dessa forma, clicando esse link, o destinatrio do e-mail poder dar incio a procedimento de acesso referida pgina do TST. 35 Na janela Painel de controle do Windows XP, encontra-se ferramenta que permite especificar o Mozilla Thunderbird como o aplicativo a ser usado para edio de pginas web. Porm, uma pgina web criada por meio do Mozilla Thunderbird no pode ser exibida no IE6, porque esses dois aplicativos so incompatveis. 36 O IE6 no permite a proteo do computador contra vrus de Internet, mas disponibiliza ferramenta inicializvel por meio do menu que permite a proteo contra outros tipos de ameaas, incluindo as denominadas ferramentas de hacking, que, apesar de no serem vrus nem terem efeitos destrutivos, podem provocar danos.

TST / Nome do candidato:

Cargo 1: Analista Judicirio rea: Judiciria

Julgue os itens subseqentes, com base no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
41

A antiguidade dos ministros do TST, para efeitos legais e regimentais, regulada: pela data da posse; pela data da nomeao; pelo tempo de investidura na magistratura da Justia do Trabalho; pelo tempo de servio pblico federal; e pela idade, quando houver empate pelos demais critrios. O corregedor-geral e o ouvidor-geral da Justia do Trabalho exercem cargos de direo do TST, sendo nomeados pelo presidente desse Tribunal, aps aprovao do Senado Federal. Os ministros do TST recebero o tratamento de Excelncia e usaro, nas sesses, as vestes correspondentes ao modelo aprovado. Aps aposentadoria, os ministros do TST conservaro o ttulo e as honras correspondentes ao cargo, salvo no exerccio de atividade profissional. O corregedor-geral da Justia do Trabalho no concorre distribuio de processos, embora, quando no estiver ausente em funo corregedora, participe, com direito a voto, de sesses de rgos judicantes do TST dos quais integre a composio. Durante o perodo de frias, o presidente do TST ou seu substituto poder convocar, com antecedncia de 24 horas, sesso extraordinria do rgo competente para julgamento de aes de dissdio coletivo, de mandado de segurana e de ao declaratria alusiva a greve que requeiram apreciao urgente. Os processos de competncia originria e recursal do TST sero distribudos por classe, na ordem cronolgica de ingresso no Tribunal, observadas a competncia e a composio dos rgos judicantes, concorrendo ao sorteio todos os ministros do Tribunal, exceto os membros da direo e os presidentes das turmas. Competem exclusivamente s turmas do TST julgar, entre outros, os recursos de revista interpostos contra deciso em grau recursal dos tribunais regionais do trabalho (TRTs), assim como os agravos de instrumento contra as decises dos presidentes de TRT que deneguem seguimento a recurso de revista. Para atender a finalidades especficas, podero ser institudas, pelo Tribunal Pleno, comisses temporrias, que sero desconstitudas quando cumprido o fim a que se destinavam. O Ministrio Pblico do Trabalho (MPT) atua nas sesses do TST, representado por seu procurador-geral e por subprocurador-geral, que tm assento direita do ministro-presidente do respectivo rgo julgador. Os procuradores regionais do MPT, mediante delegao do procurador-geral, podem apenas oficiar nos autos em que caiba ser exarado parecer pelo MPT. No so remetidos a parecer da Procuradoria-Geral do Trabalho os autos de processos oriundos de aes originrias nas quais essa Procuradoria for autora, nem aqueles de remessa facultativa pelo relator que versem sobre matria pacificada na jurisprudncia, ou para os quais seja exigida urgncia no julgamento.

42

43

44

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do PowerPoint 2007 contendo uma apresentao em elaborao, julgue o prximo item.
37 45

A partir da figura mostrada, correto afirmar que a apresentao em elaborao contm quatro slides, no primeiro dos quais foi inserida uma caixa de texto e uma figura, e que, caso se deseje personalizar a apresentao desses slides, possvel faz-lo por meio de funcionalidades encontradas em .
47 46

Com relao ao Windows XP, julgue os itens que se seguem.


38

Quando devidamente configurado, o Windows XP pode permitir que um arquivo excludo e enviado para a Lixeira seja restaurado. Existe, entretanto, a possibilidade de se configurar a Lixeira de forma que os arquivos excludos no sejam para ela movidos.
48

39

No Windows XP, ao se clicar o boto Iniciar, exibido um menu. O Windows XP permite a exibio desse menu em mais de um estilo, e o usurio pode, por meio de operaes com o mouse, definir o estilo a ser usado no computador.
49

40

Ao se clicar o cone correspondente a um arquivo que armazena um documento Word 2007 presente na desktop do Windows XP, o Word no ser aberto. Por outro lado, se for aplicado um clique simples com o boto direito do mouse sobre o referido cone, o Word 2007 ser aberto e o contedo do arquivo associado ao cone ser exibido na tela do computador.
50

TST / Nome do candidato:

Cargo 1: Analista Judicirio rea: Judiciria

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Acerca do Direito Constitucional, julgue os itens a seguir.
51

Seria inconstitucional a concesso de emprstimo pelo Banco Central do Brasil ao TST, com o objetivo de financiar projeto de modernizao da Justia do Trabalho. No plano federal, existe lei oramentria anual especfica para o Poder Judicirio, de iniciativa privativa do Supremo Tribunal Federal (STF), que define as receitas e despesas dos tribunais superiores, bem como das justias do trabalho, militar e federal. O controle externo da execuo oramentria do TST realizado pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio (TCU). Um ministro do STF hierarquicamente superior a um ministro do TST. A Constituio da Repblica atribui Justia do Trabalho a competncia para julgar causas trabalhistas em que a Unio figura como r. Recente alterao constitucional introduziu no rol dos rgos que formam a Justia do Trabalho os Juizados Especiais do Trabalho, que so competentes para julgar causas trabalhistas de menor complexidade. Considere que uma emenda Constituio Federal (CF) revogue o dispositivo que atribui Unio competncia privativa para legislar sobre direito do trabalho. Nessa situao, a competncia para legislar sobre essa matria passaria a ser estadual. Considere que determinado empregado entenda que uma clusula de seu contrato de trabalho seja invlida porque ela tem por base lei federal que ele julga inconstitucional. Nessa situao, o referido empregado no pode impugnar essa lei mediante ao direta de inconstitucionalidade, mas pode impugnar a validade do seu contrato de trabalho mediante argio de descumprimento de preceito fundamental. Considere que Andra, nascida na Frana e naturalizada brasileira h cinco anos, uma advogada de 37 anos, que h doze anos exerce essa profisso no Brasil. Nesse caso, Andra pode ser nomeada juza de um tribunal regional do trabalho (TRT), mas no pode ser nomeada ministra do TST. compatvel com a Constituio Federal (CF) o custeio de programas de assistncia social mediante a utilizao de receitas provenientes de contribuio para a seguridade social.

Considere que o STF, em sede de controle difuso de constitucionalidade, tenha declarado a inconstitucionalidade de lei municipal que atribua aos empregados domsticos direito a receber gratificao de 200% pelo trabalho efetuado em domingos e feriados. Com relao a essa situao, julgue os itens que se seguem.
63

52

Essa deciso seria incompatvel com a CF, pois o STF no competente para controlar a constitucionalidade de leis municipais. A referida lei seria inconstitucional porque a CF no atribui aos empregados domsticos direito a remunerao do servio extraordinrio.

53

64

54 55

56

57

Considere que, recentemente, tenha sido aprovada emenda Constituio de Sergipe, inserindo dispositivo que estabelece a impenhorabilidade de imveis residenciais que sirvam como residncia ao proprietrio do bem. Sabendo disso, um deputado federal de Alagoas ingressou com ao direta de inconstitucionalidade (ADI) perante o STF, argumentando que a referida emenda viola a Constituio Federal, na medida em que de competncia privativa da Unio a legislao acerca de direito civil e de processo civil. Essa ao, contudo, foi extinta, sem julgamento de mrito, em funo da ilegitimidade ativa da parte autora. Acerca dessa situao hipottica, julgue os prximos itens.
65

58

A extino da ADI pelo STF foi correta, pois deputados federais somente tm legitimidade para impugnar, mediante controle concentrado, leis do estado cuja populao eles representam. O estado de Sergipe tem competncia para legislar sobre a referida matria, pois se trata de regulamentao do direito social de moradia, que previsto na prpria Constituio Federal.

66

59

60

O presidente da Repblica apresentou projeto de lei criando uma autarquia federal vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente, tendo sido essa proposio legislativa aprovada por ambas as casas do Congresso Nacional. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens subseqentes.
61

Considere que Rodrigo, servidor do TST, ocupante de cargo efetivo, tenha solicitado o parcelamento de suas frias em duas etapas iguais, com a marcao da primeira etapa para fevereiro de 2008. Essa solicitao, porm, foi indeferida, em virtude de Rodrigo somente completar um ano de efetivo exerccio no cargo em abril de 2008. Rodrigo, porm, dirigiu autoridade que indeferiu sua solicitao um pedido de reconsiderao, argumentando que seria lcita a marcao de metade de suas frias para o ms de janeiro, pois nesta data ele j teria cumprido mais da metade do perodo aquisitivo. O mrito desse pedido, porm, no foi apreciado, pois foi indeferido sob o argumento de que no cabe pedido de reconsiderao de ato administrativo vinculado. Acerca dessa situao hipottica, julgue os seguintes itens.
67 68

O pedido de reconsiderao formulado por Rodrigo embasado em argumento juridicamente incorreto. Rodrigo deveria ter encaminhado o seu pedido de reconsiderao autoridade imediatamente superior que negou a solicitao inicial por ele encaminhada, e no diretamente a esta ltima. juridicamente incorreto o argumento utilizado pela autoridade para indeferir o pedido de reconsiderao.

Esse projeto dever ser submetido sano do presidente da Repblica, que poder vet-lo, mesmo que ele tenha sido aprovado pelo Congresso nos termos em que foi proposto. compatvel com a CF determinao no sentido de que os agentes pblicos da referida autarquia sejam empregados pblicos regidos pelo regime trabalhista.

62

69

TST / Nome do candidato:

Cargo 1: Analista Judicirio rea: Judiciria

Considere que, h sete anos, Adriano empregado da Caixa Econmica Federal (CAIXA), que uma empresa pblica federal. Nessa situao hipottica, julgue os itens a seguir.
70 71

A jurisdio a atividade desenvolvida pelo Estado por meio da qual so resolvidos conflitos de interesses visando-se pacificao social. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
81 82 83 84

A empregadora de Adriano entidade integrante da administrao federal indireta. Por fora constitucional, o fato de a CAIXA ser uma empresa pblica impede que Adriano possa ser demitido sem justa causa.

A jurisdio pode ser dividida em ordinria e extraordinria. A jurisdio pode ser classificada em comum ou especial. Por seu inegvel alcance social, a justia trabalhista exemplo claro de jurisdio comum. Considerando-se a sistemtica federativa vigente no Brasil, a justia comum dividida em federal e estadual.

Considere que Carlos seja servidor pblico ocupante de cargo comissionado em um tribunal regional do trabalho (TRT). Nessa situao hipottica, julgue os itens que se seguem.
72

A respeito da competncia do juzo, julgue os itens que se seguem.


85

Caso Carlos e sua esposa adotem uma criana, ele ter direito a licena-paternidade de cinco dias, independentemente da idade da criana adotada. Carlos no pode acumular remuneradamente esse cargo pblico com outro cargo comissionado na administrao pblica federal.

critrio geral que a competncia se estabelece pelo local em que ocorreu o fato. Segundo a lei processual em vigor, somente um juiz brasileiro competente para proceder ao inventrio e partilha de bens situados em territrio brasileiro, ainda que o de cujus seja um diplomata estrangeiro. O nico meio processual para se questionar a incompetncia relativa do juzo a exceo, a qual suspende o feito at que seja definitivamente julgada. A incompetncia absoluta poder ser argida pelo ru por ocasio da contestao. No o fazendo nesse momento processual, ele somente poder suscit-la em alegaes finais.

86

73

87

Considere-se que o TST tenha realizado licitao do tipo tcnica e preo para adquirir vinte impressoras e que o resultado da licitao tenha sido homologado, mas ainda no tenham sido celebrados os respectivos contratos. Com base nessa situao, julgue os itens subseqentes.
74 75 76

88

O tipo de licitao referido incompatvel com o procedimento da modalidade licitatria prego. Uma vez homologada a licitao, ela deixa de ser sujeita a revogao ou anulao por parte da administrao pblica. A homologao da licitao confere ao licitante direito a que os contratos sejam celebrados no prazo de trinta dias, contados da publicao do ato homologatrio. Uma vez adquiridas pelo TST, as referidas impressoras se tornaro bens pblicos de uso especial.

Julgue os itens a seguir, no que se refere a formao, suspenso e extino do processo.


89

Em regra, o processo nasce com a propositura da ao, e a relao jurdica processual aperfeioa-se com a citao vlida. A petio inicial, a jurisdio e a citao so pressupostos de existncia do processo. Ainda que inepta, a petio inicial indica sempre a validade do processo, pois demanda um pronunciamento jurisdicional. A litispendncia, a coisa julgada e a conexo so consideradas pressupostos processuais negativos.

90 91

77

92

Acerca do Direito Administrativo, julgue os itens a seguir.


78

Considere-se que um servidor do TST, no exerccio de sua funo, submeteu um advogado a constrangimento que configurou dano moral. Nessa situao, por tratar-se de dano moral, a responsabilidade do TST subsidiria. Considere-se que um servidor do TST esteja sendo submetido a processo administrativo disciplinar que apura o recebimento de vantagem econmica para que fosse adiado um ato que ele deveria praticar de ofcio. Nessa situao, embora a conduta imputada ao servidor configure ato de improbidade administrativa, o referido processo administrativo no pode resultar em aplicao de pena de suspenso de direitos polticos. Em regra, os atos administrativos so auto-executveis, o que significa que eles tm fora de ttulo executivo extrajudicial.

As decises proferidas por juiz singular, em regra, so recorrveis por meio de embargos, agravo de instrumento e apelao. A esse respeito, julgue os itens subseqentes.
93

79

Uma vez distribudo o agravo de instrumento a um relator, o magistrado prolator da deciso agravada no mais poder reform-la em juzo de retratao. Se, no prazo de trs dias, o agravante no requerer a juntada nos autos principais do comprovante de interposio do agravo, o mesmo dever ser inadmitido pelo relator. A apelao um recurso cabvel somente das sentenas proferidas em aes de conhecimento e nas cautelares com natureza satisfativa. Ao apelante, no basta que proteste de forma genrica contra o teor da sentena, fundamental que deduza o pleito de uma nova deciso, que pode ser a reforma ou mesmo a anulao do decisum, conforme o caso.

94

95

80

96

TST / Nome do candidato:

Cargo 1: Analista Judicirio rea: Judiciria

Representao, assistncia e substituio so institutos que dizem respeito capacidade processual e legitimidade. Com relao a esse tema, julgue os seguintes itens.
97

Quanto prescrio e decadncia, institutos fundamentais para a pacificao das relaes jurdicas, julgue os itens seguintes.
109 Embora seja incontestvel o seu amplo espectro de

A representao e a assistncia so formas de integrao da capacidade processual, que s ocorre em relao a pessoas fsicas, jamais em relao a pessoas jurdicas. 98 A situao em que o denunciado da lide se manifesta processualmente em defesa do interesse do denunciante exemplo de substituio processual. 99 A substituio processual pode ser inicial ou superveniente, exclusiva ou concorrente. 100 O substitudo pode ingressar no processo como assistente simples nos casos de substituio processual concorrente. O cientista francs Philippe Charlier trouxe tona uma revelao inimaginvel: os restos mortais da guerreira e mrtir francesa Joana dArc so falsos e, na realidade, podem ser de uma mmia egpcia.
Isto, 11/4/2007, p. 75 (com adaptaes).

abrangncia, que permeia todos os direitos, a prescrio encontra limitaes, pois o legislador estabeleceu algumas aes imunes a ela, a exemplo das que versam sobre bens confiados guarda de terceiros, a ttulo de depsito, mandato ou penhor.
110 A renunciabilidade uma das diferenas fundamentais entre

a prescrio e a decadncia. Enquanto a renncia pode ocorrer em relao prescrio, ela vetada em relao decadncia fixada em lei. Alm disso, se a prescrio s pode sobrevir de expressa disposio legal, a decadncia mais flexvel, pois, alm da lei, pode advir do testamento e do contrato. Acerca da Justia do Trabalho, julgue os itens que se seguem.
111 So rgos da Justia do Trabalho: o Tribunal Superior do

Considerando a notcia acima e a legislao civil brasileira, julgue os itens a seguir.


101 Se Joana dArc fosse brasileira, a personalidade jurdica

dessa herona teria se iniciado no momento em que foi concebida, pois a partir desse momento estariam legalmente assegurados os seus direitos. 102 A divulgao da referida descoberta, feita pelo cientista francs imprensa, classifica-se como um fato jurdico stricto sensu. 103 O nome do renomado pesquisador faz parte de seus direitos de propriedade, o que lhe assegura compensao financeira pelo uso no autorizado de seu nome. 104 Se o cientista em questo fosse de nacionalidade brasileira, porm domiciliado na Alemanha, as regras relativas ao princpio e trmino de sua personalidade jurdica seriam as contidas no direito alemo. Um programa de TV, na Inglaterra, fez sucesso ao listar algumas das leis mais bizarras do mundo. A vencedora foi uma norma de Ohio, nos Estados Unidos, que probe embriagar peixes.
poca, 12/11/2007, p. 24.

Trabalho (TST) e os tribunais regionais do trabalho (TRTs), que detm competncias originrias ou recursais, e os juzes do trabalho, integrantes do primeiro grau de jurisdio trabalhista, que processam e julgam as causas no-previstas na competncia originria dos referidos tribunais.
112 O Tribunal Superior do Trabalho (TST) composto por

ministros escolhidos entre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos de idade, nomeados pelo presidente da Repblica aps aprovados pela maioria absoluta do Senado Federal. A Constituio Federal vigente prev que 21 (vinte e um) dos ministros sejam necessariamente oriundos da magistratura de carreira, indicados pelo TST ao presidente da Repblica dentre juzes de tribunais regionais do trabalho; trs dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e trs dentre membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio, estes ltimos seis a partir de listas trplices encaminhadas ao presidente da Repblica pelo TST, depois de reduzidas as listas sxtuplas encaminhadas pelos rgos de classe das respectivas corporaes.
113 A competncia do Tribunal Superior do Trabalho prevista

Considere-se que, desconhecendo essa inusitada lei, um cidado brasileiro tenha ido pescar com amigos no mencionado estado americano e acabou por embebedar algumas trutas. Descoberto o fato pelas autoridades locais, ele foi condenado ao pagamento de multa de dez mil dlares. O processo correu revelia, pois, a essa altura, o ru j havia retornado ao Brasil. Considerando a situao hipottica descrita, julgue os prximos itens.
105 A referida sentena poderia ser executada no Brasil se o ru

em lei complementar, qual cabe regular, ainda, o funcionamento do Conselho Superior da Justia do Trabalho e da Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho.
114 A Justia do Trabalho, atualmente, dividida em vinte e

fosse um cidado americano aqui domiciliado, mas jamais pode ser aplicada a cidado brasileiro. 106 A sentena mencionada poder ser executada no Brasil desde que atenda a certos requisitos, entre eles, haver sido homologada pelo STF e estar traduzida por especialista devidamente autorizado. 107 Sob nenhuma hiptese a citada sentena poder ser executada no Brasil, pois trata-se de lei esdrxula e o ato praticado no ser considerado ilcito pela legislao ptria. 108 A sentena proferida pela corte americana precisa ser homologada, condio necessria para que qualquer sentena estrangeira possa produzir efeitos e ser executada no Brasil.

quatro Regies, cada qual possuindo um TRT e tantas varas do trabalho quantas criadas por lei, nas quais exercem sua jurisdio os juzes do trabalho, segundo os limites de competncia territorial prprios. Os TRTs podem funcionar descentralizadamente, constituindo cmaras regionais, e instalar juzos itinerantes, observados os limites territoriais da respectiva jurisdio a que esto vinculados.
115 Os juzes de direito podem, excepcionalmente, nos termos da

lei, quando as respectivas comarcas no integrarem jurisdio de vara do trabalho, exercer jurisdio trabalhista, mas, nesse caso, o recurso interposto contra suas sentenas deve ser remetido ao tribunal de justia estadual ao qual estejam vinculados, que absorve, por conseqncia, a jurisdio trabalhista em grau recursal.

TST / Nome do candidato:

Cargo 1: Analista Judicirio rea: Judiciria

Carlos ajuizou, perante a vara do trabalho, reclamao trabalhista, com valor de causa igual a vinte salrios mnimos, pretendendo verbas salariais e rescisrias da empresa que fora sua anterior empregadora e, ainda, a responsabilizao subsidiria da autarquia federal, qual teria, por meio daquela empresa interposta, prestado servios. A ao apresentou pedidos lquidos e endereo adequado das partes reclamadas. Assistido o trabalhador pelo sindicato da categoria obreira, postulou na petio inicial, ainda, honorrios advocatcios em favor da entidade assistente, juntando declarao de que, no obstante perceba salrio superior a dois salrios mnimos, no tinha condies de suportar os nus do processo sem prejuzo ao sustento prprio e ao de sua famlia. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens seguintes.
116 A reclamao trabalhista deve seguir o rito sumarssimo,

No que concerne a acidente do trabalho e molstia profissional, julgue os seguintes itens.


122 O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) deve

anotar o acidente do trabalho na carteira de trabalho e previdncia social (CTPS) do trabalhador acidentado.
123 Compete Justia do Trabalho processar e julgar as aes de

indenizao por dano patrimonial decorrentes da relao de trabalho, nelas includas as aes nas quais o empregado pleiteia do empregador o pagamento de indenizao material decorrente de acidente do trabalho.
124 Ante a natureza jurdica cvel da pretenso deduzida,

devido ao valor dado causa e observncia da exigncia de pedido lquido e de correto endereamento da parte reclamada, j que a autarquia federal apenas est sendo chamada a integrar a lide como responsvel subsidiria, e no como devedora principal.
117 Dada

compete Justia Comum processar e julgar as aes nas quais o empregado pleiteia do empregador o pagamento de indenizao por danos morais decorrentes de acidente do trabalho.
125 Falecendo o empregado em decorrncia de acidente do

a irregularidade da prestao dos servios terceirizados, seria correto que o juiz decidisse pela nulidade do contrato entre a autarquia e a empresa interposta e declarasse que o vnculo de emprego foi estabelecido diretamente entre Carlos e a autarquia. judiciria, j que somente quem percebe remunerao em valor igual ou inferior a dois salrios mnimos faz jus a esse benefcio. Por isso, tambm no cabe eventual condenao em honorrios advocatcios, se Carlos for vencedor.

trabalho, no corre prazo prescricional para ajuizamento de ao indenizatria por seus dependentes menores, enquanto durar a incapacidade civil absoluta. Em relao ao mandado de segurana na Justia do Trabalho, especialmente perante o TST, julgue os itens seguintes, considerando a Constituio Federal, as leis de regncia especfica e o regimento interno do TST.
126 O mandado de segurana pode ser impetrado perante

118 Nessa situao, no pode ser concedida gratuidade

Em assemblia geral, aps frustrada negociao coletiva com o sindicato patronal, os motoristas e cobradores de nibus de empresas de transporte coletivo de certo municpio resolveram deflagrar movimento paredista. Comunicaram s empresas de transporte coletivo das quais eram empregados a deliberao pela greve e, no dia seguinte, aps anncio em jornais, rdio e televiso, pararam de trabalhar, mantendo, contudo, colegas incumbidos de trafegar com parte dos nibus, nos horrios de pico, exceto nas linhas que passam pelos lugares mais movimentados da cidade, que continuam sem atendimento de transporte pblico algum. Com base na situao hipottica apresentada, julgue os itens a seguir.
119 A paralisao legal porque a deciso sobre a oportunidade

qualquer juzo ou tribunal do trabalho, mas, originariamente, os juzes do trabalho detm competncia para processar e julgar os mandados de segurana coligados matria de sua jurisdio, enquanto os tribunais apreciam os mandados de segurana impetrados contra seus prprios atos ou dos seus membros, ou, no caso dos TRTs, tambm quando a autoridade impetrada juiz do trabalho vinculado a esses tribunais.
127 Julgado mandado de segurana por TRT, a competncia para

apreciar eventual recurso ordinrio interposto da Seo de Dissdios Individuais do TST, exceto quando se tratar de recurso em mandado de segurana coletivo, caso em que a competncia da Seo de Dissdios Coletivos do TST.
128 No TST, apenas as sees especializadas processam e

do exerccio do direito de greve compete apenas aos trabalhadores, e, no caso, houve observncia da exigncia da comunicao prvia aos empregadores e sociedade.
120 O Ministrio Pblico do Trabalho, conta do interesse

julgam, em grau originrio, os mandados de segurana impetrados contra atos do prprio Tribunal ou de seus ministros.
129 Compete ao presidente do TST, monocraticamente, decidir

pblico e do servio envolvido, pode ajuizar dissdio coletivo perante o competente TRT para deciso acerca do referido conflito.
121 Eventual deciso do TRT acerca da abusividade da greve,

sobre o pedido de suspenso de segurana concedida por TRT.


130 No cabe mandado de segurana contra ato judicial em

julgando dissdio coletivo que tenha sido ajuizado, est sujeita a recurso de revista para o TST, cabendo, em tal caso, respectiva Seo de Dissdios Coletivos o reexame da deciso regional.

execuo trabalhista que determine a penhora em dinheiro do executado, em execuo definitiva, para garantir crdito exeqendo, por ter sido observada a gradao legal.

TST / Nome do candidato:

Cargo 1: Analista Judicirio rea: Judiciria

Quanto aos recursos no processo trabalhista, julgue os itens subseqentes.


131 O prazo de interposio dos recursos trabalhistas previstos

Com relao ao Direito do Trabalho, julgue os itens a seguir.


142 Conveno coletiva de trabalho o acordo de carter

132

133

134

135

136

137

na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), inclusive dos embargos de declarao, de oito dias. Na Justia do Trabalho, as decises interlocutrias no ensejam recurso imediato, exceto quando suscetveis de impugnao mediante recurso para o mesmo tribunal, quando houver acolhimento de exceo de incompetncia territorial com remessa dos autos para TRT distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, ou ainda quando a respectiva deciso do TRT for contrria smula ou orientao jurisprudencial do TST. Sendo recorrvel a deciso interlocutria proferida, cabe agravo de instrumento instncia superior, admitida a reconsiderao da deciso agravada pelo prprio rgo prolator. Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, somente ser admitido recurso de revista ao TST quando houver violao direta Constituio Federal pela deciso do TRT. O relator, no TST ou no TRT, pode negar seguimento ou dar provimento a recurso, por deciso monocrtica, nas hipteses previstas no art. 557 do Cdigo de Processo Civil (CPC), tambm aplicvel ao processo do trabalho, sujeita a deciso a agravo para o rgo colegiado do respectivo tribunal que seria, em princpio, competente para o exame do recurso trancado. Contudo, se contra a deciso do relator forem opostos embargos de declarao, esses sero decididos pelo prprio relator quando pretenderem suprir mero vcio tcnico e no, a modificao do julgado; se o embargante postular efeito modificativo, os embargos sero convertidos em agravo para exame, como tal, pelo rgo colegiado. Os embargos em recurso de revista das decises das turmas para a Seo Especializada em Dissdios Individuais (SDI) do TST apenas so cabveis quando houver divergncia entre a deciso recorrida e outra proferida por turma ou pela SDI, se j no restar a questo pacificada por smula ou orientao jurisprudencial do TST ou do STF no sentido da deciso recorrida. Provido o agravo de instrumento, o tribunal ou seu rgo fracionrio competente deve deliberar sobre o julgamento do recurso principal antes denegado no juzo ou tribunal de origem, observando-se, se for o caso, da em diante, o procedimento relativo a esse recurso.

normativo firmado por uma ou mais empresas da correspondente categoria econmica e pelo sindicato representativo da categoria profissional, em que so estipuladas condies de trabalho aplicveis no mbito da empresa ou das empresas convenentes s respectivas relaes individuais do trabalho. 143 As convenes coletivas de trabalho devem conter obrigatoriamente a designao dos sindicatos convenentes; o prazo de vigncia; as categorias ou classes de trabalhadores abrangidos pelos respectivos dispositivos; as condies ajustadas para reger as relaes individuais de trabalho durante sua vigncia; as normas para a conciliao das divergncias surgidas entre convenentes por motivos da aplicao de seus dispositivos; as disposies sobre o processo de sua prorrogao e de reviso total ou parcial de seus dispositivos; os direitos e deveres dos empregados e empresas; as penalidades para os sindicatos convenentes, os empregados e as empresas em caso de violao de seus dispositivos. 144 de responsabilidade do empregador o pagamento da indenizao devida em face de paralisao temporria ou definitiva do trabalho motivada diretamente pela promulgao de lei que impossibilite a continuao da atividade. 145 Salvo quando houver sido instaurado procedimento especial para a ao fiscal com o objetivo de orientao sobre o cumprimento das leis de proteo ao trabalho e para a preveno e o saneamento de infraes legislao mediante termo de compromisso, toda verificao em que a autoridade administrativa competente para a fiscalizao do trabalho concluir pela existncia de violao de preceito legal deve corresponder a lavratura de auto de infrao, sob pena de responsabilidade administrativa. Acerca da organizao sindical, sua natureza, criao, administrao, atribuies e dissoluo, julgue os itens seguintes.
146 Conquanto caiba aos trabalhadores organizarem-se em

No tocante a carteira de trabalho e previdncia social (CTPS), julgue os itens que se seguem.
138 Ao contratar empregado em localidade onde emitida a

CTPS, o empregador deve, obrigatoriamente, anotar no respectivo documento, no prazo de 48 horas, a data de admisso, a remunerao e as condies especiais, se houver. 139 A CTPS obrigatria para o exerccio de qualquer emprego, excetuados os de carter temporrio. 140 Esgotando-se o espao destinado a registros e anotaes, o interessado deve obter outra CTPS, hiptese na qual se conserva a srie da anterior, alterando-se apenas o nmero respectivo. 141 autorizado ao empregador efetuar anotaes desabonadoras ao empregado em sua CTPS.

sindicatos, o princpio da unicidade sindical revela que o Ministrio do Trabalho e Emprego pode intervir nas entidades sindicais criadas em desacordo com a legislao ou que passem a funcionar fora da base territorial determinada, nesse caso podendo interferir para que haja o desmembramento do sindicato em desacordo ou mesmo sua extino. 147 Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas. 148 A estrutura sindical observa a seguinte ordem: sindicatos, federaes e confederaes sindicais. Julgue os itens seguintes, relativos a prescrio.
149 A prescrio do direito de reclamar o Fundo de Garantia por

Tempo de Servio (FGTS) no-recolhido trintenria, observado o binio a partir do trmino do contrato de trabalho. 150 O trabalhador urbano tem direito de reclamar crdito oriundo da relao de trabalho at cinco anos do fato, observado o binio a partir do trmino do contrato de trabalho, enquanto ao trabalhador rural se aplica o prazo bienal para reclamar direitos trabalhistas.

TST / Nome do candidato:

Cargo 1: Analista Judicirio rea: Judiciria

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, que vale dez pontos, faa o que se pede, usando os espaos indicados no presente caderno para rascunho. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no ser avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de trinta linhas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. Certa fundao pblica estadual, por ordem do respectivo diretor-presidente, contratou trabalhadores como empregados, sem concurso pblico, sob a premissa de que executariam apenas trabalhos por perodos determinados de trinta e seis meses. Logo em seguida, aps anotadas pela fundao as carteiras de trabalho, os referidos empregados foram cedidos Unio para laborar em servios de digitao em diversos Ministrios, onde permaneceram por dois anos, sempre com a fundao pblica estadual pagando o valor do salrio bsico e a Unio assumindo o encargo de recolher o FGTS, assim sendo feito sem soluo de continuidade. Findos os dois anos, a Unio, devolveu todos os trabalhadores ao rgo cedente, tendo estes sido imediatamente demitidos quando do regresso aos empregos na fundao pblica estadual, recebendo apenas a liberao do FGTS j depositado de forma integral, assim tendo sido dada a ordem para a resciso dos contratos. Os empregados demitidos ajuizaram reclamao trabalhista perante a Justia do Trabalho contra a Unio e a fundao pblica estadual que os havia contratado, postulando verbas rescisrias (aviso prvio indenizado, frias vencidas e proporcionais e respectivos adicionais de 1/3, dcimos terceiros salrios vencidos e proporcionais, multa de 40% sobre o FGTS depositado), alm do seguro-desemprego.

Com base na Constituio Federal e na Consolidao das Leis do Trabalho, alm da jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, disserte sobre eventuais nulidades e responsabilidades administrativas e trabalhistas e, em tese, o que seria ou no devido aos trabalhadores citados na situao hipottica acima.

TST / Nome do candidato:

Cargo 1: Analista Judicirio rea: Judiciria

10

Rascunho
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

TST / Nome do candidato:

Cargo 1: Analista Judicirio rea: Judiciria

11

Anda mungkin juga menyukai