Anda di halaman 1dari 11

0

UNIDADE INTEGRADA SESI SENAI CATALO CURSO TCNICO EM MECNICA

Adevaldo Fonseca de Souza Jesus Leandro Cardoso Walter Francisco

MELHORIA NO PROCESSO DE FURAO DO CONSOLE PARA INSTALAO DO CABO USB.

CATALOGO 2012

Adevaldo Fonseca de Souza Jesus Leandro Cardoso Walter Francisco

MELHORIA NO PROCESSO DE FURAO DO CONSOLE PARA INSTALAO DO CABO USB.

Projeto apresentado como requisito parcial para obteno do ttulo de Tcnico em mecnica, na Escola SENAI Catalo.

Orientador: Esp.Hereson Giese Danilo Corinto de Mesquita Mrcio Florisbelo Mendes

CATALO-GO 2012

Adevaldo Fonseca de Souza Jesus Leandro Cardoso Walter Francisco MELHORIA NO PROCESSO DE FURAO DO CONSOLE PARA INSTALAO DO CABO USB.

Proposta para trabalho de concluso de curso apresentada Componente Curricular Desenvolvimento de Projetos como requisito para obteno parcial de nota.

Parecer:__________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _________________________________

Catalo, 26 de junho de 2012.

Banca Examinadora

Prof. Esp. Hereson Giese

Prof. Danilo Corinto de Mesquita

Prof. Mrcio Florisbelo Mendes

SUMRIO RESUMO .............................................................................................................. 4 1. JUSTIFICATIVA .............................................................................................. 5 1.1HIPTESE ....................................................................................................... 6 2.OBJETIVOS....................................................................................................... 6 2.1 OBJETIVO GERAL ....................................................................................... 6 2.2OBJETIVOS ESPECFICOS........................................................................... 6 3. REFERENCIAL TERICO ............................................................................. 7 4. METODOLOGIA ............................................................................................. 7 5.CRONOGRAMA ............................................................................................... 8 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................... 9 ANEXO A - TTULO ......................................................................................... 10

RESUMO

Esse projeto tem como objetivo apresentar uma forma de adequar o processo de retrabalho do console (moldura plstica de acabamento da alavanca de marchas de veiculo automotivo) de forma que atenda a produtividade e garanta a qualidade do produto final, automatizando o processo aplicando um sistema pneumtico mecnico constitudo de cilindro pneumtico, mangueiras de ar comprimido, lubrifil, acionamento por dupla botoeira para segurana do operador e uma base metlica para fixao do dispositivo usando material interno tudo isso com baixo custo pois utilizaremos material interno existente na prpria planta.

Palavras chave: Prensa pneumtica, Acionamento mecnico, Reduo de tempo operacional, Esforo fsico.

JUSTIFICATIVA Observando o processo de retrabalho do console, foi detectado uma oportunidade de melhoria, onde a operao de furao do console para a instalao do cabo USB realizada utilizando uma furadeira eltrica com uma serra copos, o que representa um alto potencial de acidente, alto ndice de scrap/retrabalho das peas e gera muita sujeira na rea devido aos fiapos gerados durante a furao, com a automatizao do processo esperamos reduzir o tempo operacional no mnimo em 50% ganhando em produo, melhorar a organizao da rea eliminando a sujeira causada pelos fiapos gerados pela serra copos, padronizar o processo melhorando a qualidade do produto final e reduzir o esforo ergonmico melhorando a qualidade de vida dos colaboradores desta empresa automotiva da regio.

Figura 1- Posio atual do operador para realizar a operao.

Figura 2- Furao do console utilizando serra copos. HIPTESE Nossa inteno implementar um equipamento pneumtico que realize a operao de forma eficiente e segura onde reduziremos o tempo operacional da operao no mnimo pela metade e o operador possa realizar a operao sem esforo fsico bastando o mesmo posicionar a pea no dispositivo e acionar o dispositivo pneumtico onde um pisto avance e realize o furo do console atravs de acionamento por dupla botoeira usando material interno da empresa para confeccionar o dispositivo.

OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Temos o objetivo de implementar a automatizao do processo implementando um dispositivo pneumtico que proporcionar maior produo juntamente com a qualidade do produto que atenda as expectativas operacionais e produtivas na planta de forma a dar mais praticidade ao colaborador.

2.2. OBJETIVOS ESPECFICOS

Aplicar automatizao atravs de sistema cilindro pneumtico; Reduzir tempo operacional da operao; Eliminar retrabalho das peas; Eliminar riscos de acidentes; Melhorar acabamento da pea; Melhoria na qualidade de vida do operador;

REFERENCIAL TERICO

1. Elementos de mquina; 2. Mecnica de manuteno; 3. AutoCad; 4. Resistncia dos materiais; 5. Tecnologia dos materiais; 6. Processos de soldagem; 7. Gesto de pessoas;

METODOLOGIA

1. Pesquisa terica sobre tipos de prensas pneumticas; 2. Definio do tipo de prensa que usaremos em relao a necessidade; 3. Estudo da situao problema e escrita do captulo 1; 4. Dimensionamento dos materiais aplicados; 5. Clculos; 6. Desenho tcnico; 7. Sistema de funcionamento e finalizao do captulo 2; 8. Elaborao de um plano de manuteno e escrita do captulo 3; 9. Cotao, oramento, custo beneficio e finalizao do captulo 4; 10.Formatao do TCC.

CRONOGRAMA
RECURSOS ATIVIDADES HUMANOS RESPONSVEL Pesquisa terica 1 sobre tipos de prensas pneumticas Definio do tipo de 2 prensa pneumtica /necessidade Estudo da situao 3 problema e escrita do captulo 1 Dimensionamento 4 dos materiais aplicados 5 6 7 Clculos Desenho tcnico Sist.funcionamento e finalizao do cap. 2 Elaborao de um 8 plano de manuteno e escrita do captulo 3 Cotao, oramento, 9 custo beneficio e finalizao do captulo 4 10 Formatao do TCC Jesus 16/11/12 30/11/12 15 Adevaldo 01/11/12 15/11/12 15 Walter 16/10/12 30/10/12 15 Walter Adevaldo Jesus 21/09/12 01/10/12 06/10/12 30/09/12 05/10/12 15/10/12 10 05 10 Jesus 01/09/12 20/09/12 20 Adevaldo 23/07/12 30/08/12 07 Walter 16/07/12 23/07/12 07 Walter/Adevaldo/Jesus 01/07/12 15/07/12 15 INCIO (DATA) PRAZO FIM (DATA) TOTAL (DIAS)

BIBLIOGRAFIA

10

ANEXO A - TTULO

Anda mungkin juga menyukai