Anda di halaman 1dari 2

O Eclipse da Razo Max Horkheimer

Ascenso e declnio do indivduo

A crise da razo se manifesta na crise do indivduo, por meio da qual se desenvolveu. O indivduo antes acreditava que a razo era seu instrumento; hoje, ocorre o inverso. A mquina expeliu o maquinista. Faz-se pensar sobre o atual conceito de indivduo. O modelo deste conceito provm da Grcia; o heri grego audaz e autoconfiante, triunfa na luta pela sobrevivncia e se emancipa da tradio assim como da tribo. A polis grega, muito embora superior ao indivduo, facilitou a projeo do sujeito na medida em que permitiu um equilbrio entre a liberdade individual e o bem-estar da comunidade. O habitante da cidade o indivduo por excelncia.

O antagonismo entre a individualidade a as condies econmicas e sociais da sua existncia, tal como foi expressa por esses autores, um elemento essencial da prpria individualidade. Hoje, esse antagonismo suplantado na mente consciente dos indivduos pelo desejo de se adaptarem realidade. Esse processo sintomtico da crise atual do indivduo.

A personalidade o microcosmo que corresponde a uma hierarquia social e natural imutvel. A insistncia sobre a ordem imutvel do universo, que implica uma viso esttica da Histria, impede a esperana de uma emancipao progressiva do sujeito de uma eterna infncia tanto na comunidade quanto na natureza. A transio da razo objetiva para a razo subjetiva foi um processo histrico necessrio.

A individualidade prejudicada quando cada homem decide cuidar de si mesmo. medida que o homem comum se retira da participao nos assuntos polticos, a sociedade tende a regredir lei da selva, que esmaga todos os vestgios da individualidade. O indivduo totalmente isolado foi sempre uma iluso. As qualidades pessoais mais estimadas, tais como a independncia, o desejo de liberdade, a simpatia e o senso de justia, so virtudes to sociais quanto individuais. O indivduo totalmente desenvolvido a consumao de uma sociedade totalmente desenvolvida. A emancipao do indivduo no uma emancipao da sociedade, mas o resultado da liberao da sociedade da atomizao. Uma atomizao que pode atingir o cume nos perodos de coletivizao e cultura de massas.

O individualismo o prprio corao da teoria e prtica do liberalismo burgus, que v a sociedade como um todo que progride atravs da interao automtica de interesses divergentes em um mercado livre. O indivduo poderia manter-se como um ser social apenas procurando

seus prprios interesses a longo prazo custa das gratificaes efmeras imediatas. As qualidades da individualidade elaboradas pela disciplina asctica do Cristianismo foram, dessa forma, reforadas. O indivduo burgus no se via necessariamente como oposto coletividade, mas acreditava, ou estava fortemente inclinado a acreditar ser ele o membro de uma sociedade que s podia atingir o mais alto grau de harmonia atravs da competio irrestrita dos interesses individuais. Pode-se dizer que o liberalismo considerou-se como o patrocinador de uma utopia que se tornou verdade, precisando, para isso, alisar pouco mais que algumas rugas incmodas. No se pode incriminar os princpios liberalistas por tais rugas, mas os lamentveis obstculos no-liberalistas que impediram a completa fruio daqueles. O princpio do liberalismo conduziu ao conformismo atravs do princpio do liberalismo conduziu ao conformismo atravs do princpio nivelador do comrcio e das trocas que manteve unida a sociedade liberalista.

Em nossa era de trustes econmicos e cultura de massas, o princpio do conformismo liberou-se da sua capa individualista, proclamou-se abertamente e elevou-se posio de um ideal per se.

O sujeito da razo individual tende a tornar-se um ego encolhido, cativo do presente evanescente, esquecendo o uso das funes intelectuais pelas quais outrora era capaz de transcender a sua real posio na realidade. Essas funes so hoje assumidas pelas grandes foras sociais e econmicas da poca. O futuro do indivduo depende cada vez menos de sua prpria prudncia e cada vez mais das disputas nacionais e internacionais entre os colossos do poder. A individualidade perdeu a sua base econmica (p.145). Momento da risada do cinema, no filme The Crowd: Composio na massa: o impacto das condies existentes sobre a vida do homem mdio tal que o tipo submisso mencionado anteriormente tornou-se esmagadoramente predominante. Desde o dia do seu nascimento, o indivduo levado a sentir que s existe um meio de progredir neste mundo: desistir de sua autorealizao suprema. Isso ele s pode atingir pela imitao. Ele reage continuamente ao que percebe sobre si, no s conscientemente mas como o seu ser inteiro, imitando os traos e atitudes de todas as coletividades que o rodeiam seu grupo de jogo, seus colegas de turma, seu time esportivo, e todos os outros grupos que, como j indicado, foram um conformismo mais estrito, uma entrega mais radical completa assimilao, do que qualquer pai ou professor poderia impor no sculo XIX. Atravs da repetio e imitao das circunstncias que o rodeiam, da adaptao a todos os grupos poderosos a que eventualmente pertena, da transformao de si mesmo de um ser humano em um membro das organizaes, do sacrifcio de suas potencialidades em proveito da capacidade de adaptar-se e conquistar influncia em tais organizaes, ele consegue sobreviver. A sua sobrevivncia se cumpre pelo mais antigo dos meios biolgicos de sobrevivncia, isto , o mimetismo.

Anda mungkin juga menyukai