Anda di halaman 1dari 12

Como gravar seriados/filmes em DVD

No podemos ignorar. Hoje em dia uma parcela grande de usurios no assistem ou esperam por aquele episdio do seu seriado preferido aparecer na televiso. Vo, sim, correr em sites de downloads ou a programas de compartilhamento de arquivos como o eMule ou Torrent para baixar o episdio assim que lanado. A grande dificuldade, teoricamente, est em gravar o vdeo em um DVD de forma que consiga v-lo num DVD player qualquer. Para executar essa funo e outras, como passar o vdeo de sua cmera para o DVD por exemplo, com maestria, normalmente indicamos o software ConvertXtoDVD. Voltado para usurios com pouco contato em edio de vdeo, o software converte vrios tipos de arquivos (por isso o X no nome do programa) para o DVD, sem requisitar que o usurio tenha um certo conhecimento prvio sobre o assunto. A variedade de arquivos suportados to ampla (suporta arquivos do tipo DivX, DviX, WMV, AVI, MPEG, MOV, RM, RMVB e at legendas no formato .SRT) que, de certa forma, torna o software como uma unanimidade entre os usurios. Nesse tutorial, ensinaremos como utilizar o software e a entender o seu mtodo de funcionamento.

A interface do software muito intuitiva. Ao clicar no boto de "adio", voc j poder comear processo para converter o vdeo e grav-lo no formato compatvel com o seu DVD. Mas, antes disso, clique na aba "Configuraes" e depois em clique na opo "Geral".

Ao entrar na opo de configuraes gerais, voc ter que ajustar apenas uma opo: a da pasta "Pasta de Trabalho". A pasta escolhida ser a utilizada quando voc terminar de converter o vdeo. A alterao indicada para quem nunca acessou o programa. Tendo ajustado a pasta, voc no precisar preocupar-se em localizar o vdeo. Acredite, muitos usurios "esquecem" desse detalhe e depois ficam alguns minutos procurando pelo arquivo. O resto das opes, voc poder ignorar, pois no trazem relevncia ao tema.

Ainda na opes gerais, clique na aba "Captulos" para definir o tempo de reproduo de cada captulo. Na opo "Inserir Captulo a cada" voc definir a cada quantos minutos o programa ir definir um captulo automaticamente. Na segunda opo, "Para vdeos maiores", voc indicar para o programa que a opo de cima s ser valida em vdeos acima de tantos minutos. Por exemplo, imagine um epsodio comum de 40 minutos. Nesse caso, voc indicar para o programa gerar novos captulos a cada 10 minutos apenas se o vdeo for maior do que 40 minutos. Ajustar essa opo significa que voc poder passar o vdeo rapidamente e, caso queria ver determinada cena novamente, basta no clicar no boto para o vdeo ser reproduzido entre os comeos de cada captulo. semelhante ao menu de capitulos de um DVDs mesmo, quando voc escolhe pra ver de determinado ponto.

Depois de ajustar quando ser a parada para os captulos, clique em "Menu" para "autorar" seu DVD ( o processo de design e criao de DVD). Entre as opes disponveis, escolha a opo "Auto-Iniciar" para o DVD ser reproduzido assim que voc introduz-lo na bandeja, "Tocar continuamente" para a reproduo do DVD recomear assim que terminar a exibio, "Tocar em sequncia" para os vdeos serem reproduzidos em sequncia e "Pular para o menu principal" para adicionar um menu padro ao DVD e, facilitar assim, a interao com o contedo.

As outras opes serviro para voc ajustar o fundo, o nome do DVD e o nmero mximo de filmes mostrados no menu. Em "Template padro" voc definir qual ser a imagem de fundo para o menu do DVD.

Definido o menu e as opes de design do contedo, voc poder definir o formato de cores da sua televiso na aba "Formato de TV". importante frisar que varia de televiso para televiso, mas o recomendado selecionar no drop "Vdeo Padro" o formato NTSC e, em "Tela de TV", o formato tela cheia 4:3.

Aps setar as opes do formato da televiso, vamos definir o que software vai fazer quando terminar o processo de converso. Clique na aba "Gravao" e selecione a opo "Gravao resulta em DVD" para gravar da converso direto para o DVD. Antes disso, selecione no drop, abaixo da opo "Gravao resulta em DVD" o drive do gravador de DVD. Pronto, voc nem precisar se preocuparar em gravar o DVD aps converter, o software far isso pra voc. importante avisar que alguns usurios relataram problemas com esse tipo de ao (do tipo no conseguir gravar). Nos testes realizados pelo Superdownloads, todos os DVD foram gravados com perfeio.

Como penltimo passo de configurao, falta ajustar as opes padres da legenda. Clicando na opo "Idioma padro" e escolha o idioma padro em Portugus.

Depois, logo abaixo, clique na opo "Configuraes de renderizao do texto das legendas". Voc poder escolher em qual rea da tela a legenda aparecer em relao ao topo do vdeo. Definindo o valor "90%", por exemplo, a legenda ficar 90% distante do topo da imagem. Esse costuma ser o valor padro para as legendas serem bem visveis no vdeo. Na mesma rea, voc poder escolher a fonte, cor e tamanho do texto das legendas.

O ltimo passo da configurao: escolher como ser a converso. Clique na aba "Codificar" para definir como ser feita a converso. Em "Velocidade/Qualidade da Codificao" voc poder definir a qualidade/velocidade da converso do vdeo. Se voc for um daqueles usurios que preza pela qualidade da imagem e no se importa pelo tempo que levar a converso, escolha a opo "Qualidade Alta/Codificao baixa". Caso prefira priorizar o tempo, escolha a opo "Qualidade baixa/Codificao alta" para ter uma converso mais rpida mas com menos qualidade. Ainda na aba "Codificao", escolha a opo DVD-5 dentro do drop-down "Tamanho Final". Finalmente clique em OK para terminar as configuraes!

Pronto! Com o software devidamente configurado, resta importar os vdeos que sero gravados. Volte para a tela principal do programa e clique em no menu "File" e depois na opo "Adicionar arquivo de vdeo" para adicionar os arquivos. importante, mais uma vez, lembrar que adicionar muitos vdeos resultar muita compresso e, consequentemente, a perda de qualidade ser inevitavel. Procure adicionar no mximo 2 horas de filmes.

Outro dica importante colocar o nome da legenda exatamente igual ao do vdeo. Caso faa isso, o software carregar a legenda automaticamente. Mas, se as legendas no forem adicionadas automaticamente, voc poder adicion-las manualmente. Basta clicar com o boto direito em "Legenda" e depois selecionar a opo "Adicionar Legenda".

Por fim, basta clicar na opo "Converter" para dar nicio ao processo de converso e esperar pelo DVD! Simples e fcil, com o ConvertX voc poder assistir aos DVDs na sua televiso.

Anda mungkin juga menyukai