Anda di halaman 1dari 5

DIREITO CONTITUCIONAL AULA 01 TEMA: PODER CONSTITUINTE 1.

Conceito o poder de criar uma nova Constituio ou de alterar uma Constituio j existente. Criar = Poder Constituinte Originrio Alterar = Poder Constituinte Derivado O Poder Constituinte se subdivide em Poder Constituinte Originrio e Poder Constituinte Derivado. O primeiro aquele que cria a Carta Magna. J o segundo aquele que altera a Constituio criada pelo primeiro.

- ORIGINRIO PODER CONSTITUINTE - REFORMADOR - DERIVADO - DE EMENDA - DE REVISO

- DECORRENTE

- INSTITUCIONALIZADOR - DE REFORMA ESTADUAL

2. Poder Constituinte em espcie

2.1. Poder Constituinte Originrio (PCO)

2.1.1. Inicialidade O PCO inicial, pois no se reconhece a existncia de nenhum outro poder superior ou paralelo anterior.

Qual o efeito da manifestao do PCO sobre a Constituio anterior?

O efeito jurdico sobre a Constituio anterior ser o da ab-rogao, que significa a revogao total da Constituio anterior.

Qual o efeito da manifestao do PCO sobre a legislao anterior? As leis anteriores a nova Constituio que no entrarem em conflito com a nova Constituio sero recepcionadas.

Qual o efeito da no-recepo? At o presente momento, o efeito de uma nova Constituio sobre a legislao anterior ser a da recepo ou no-recepo, fazendo com que a norma no-recepcionada seja revogada em parte ou como um todo. Ocorre que a ADIN 2231 ainda no foi julgada pelo STF, razo pela qual aps o julgamento, caso seja improcedente, o STF reconhecer a possibilidade de ocorrncia da Inconstitucionalidade Superveniente.

2.1.2. Ilimitao O PCO, na ordem jurdica, ilimitado, razo pela qual no existe nenhuma norma que limite a sua atuao. Embora o PCO no sofra limitaes na ordem jurdica, poder sofrer limitaes extrajurdicas, como por exemplo, os costumes, bem como a opinio pblica e o lobby.

Os tratados e convenes internacionais podem limitar a atuao do PCO? Embora exista uma certa divergncia entre os doutrinadores, a doutrina moderna entende que os tratados e convenes que versem sobre os direitos humanos podero limitar a atuao do PCO.

2.1.3. Incondicionamento O PCO no sofre nenhuma condio estabelecida, uma vez que inicial, ou seja, no possui nenhum poder superior a ele. Entretanto, existem formas tradicionais de manifestao do PCO:
Outorga = as Constituies outorgadas so aquelas que so elaboradas sem a

participao da populao, seja de forma direta ou indireta, ou seja, independente da vontade popular.
Promulgao = as Constituies promulgadas so aquelas elaboradas por um

processo de participao popular, seja de forma direta ou indireta (atravs de representantes).

Mtodo bonapartista ou cesarista = as Constituies criadas por este mtodo,

inicialmente comeam sendo outorgadas, passando posteriormente para promulgao, por meio de referendo. So as chamadas Constituies Referendadas.

2.2.Poder Constituinte Derivado (PCD) o poder de alterar a Constituio de acordo com as regras estabelecidas pelo PCO.

2.2.1. Derivao O PCD deriva de outro poder, o PCO. Logo, o PCD dever obedecer s normas estabelecidas pelo PCO.

possvel haver inconstitucionalidade de (inconstitucionalidade da prpria Constituio)?

norma

inserida

no

texto

constitucional

A ADIN 918 no permite a inconstitucionalidade dentro da prpria Constituio devido ao princpio da supremacia constitucional. Logo, no pode haver inconstitucionalidade entre normas constitucionais produzidas pelo PCO.

Como resolver conflitos de normas constitucionais? A tcnica utilizada para resoluo dos conflitos a da harmonizao. Por esta tcnica, interpretam-se as normas constitucionais conflituosas de forma a no excluir (ou prejudicar) nenhuma delas.

Pode haver inconstitucionalidade de norma constitucional produzida pelo PCD? As normas produzidas pelo PCD (Emenda Constitucional ou Reviso) podero ser declaradas inconstitucionais tendo em vista que o PCD deve seguir as normas estabelecidas pelo PCO. Ao se violar as normas estabelecidas pelo PCO, o PCD cometer uma inconstitucionalidade.

2.2.2. Limitao O PCD est limitado em suas atribuies, ou seja, alterar a Constituio, segundo normas estabelecidas pelo PCO. As limitaes so de ordem:

2.2.2.1. Temporal As limitaes temporais so aquelas que impedem o PCD de alterar a Constituio durante determinado tempo. So elas:

- O artigo 3, do ADCT (Ato das Disposies Constitucionais Transitrias) prev que a Constituio no poderia passar por processo de reviso durante o perodo de 5 anos aps a sua promulgao. Note-se que se trata de uma limitao s revises constitucionais e no s emendas constitucionais. - O artigo 60, 5, da CF, estabelece uma limitao temporal relacionada s emendas constitucionais. Tal limitao condiciona a uma nica apresentao de projeto de emenda constitucional na mesma sesso legislativa (ano legislativo). Dessa forma, um PEC (Projeto de Emenda Constitucional) rejeitado em uma sesso no poder ser novamente proposto na mesma sesso (somente na prxima).

2.2.2.2. Circunstancial (artigo 60, 1, CF) As limitaes circunstanciais impedem que a Constituio seja alterada durante determinadas circunstncias (situaes). Em regra, essas circunstncias repercutem na manuteno da ordem pblica ou da segurana do Estado. Assim, a constituio no poder ser alterada durante a vigncia de interveno federal (interveno da Unio nos estados), estado de stio (situao emergencial), e estado de defesa (guerra).

2.2.2.3. Material
Explcitas Clusulas Ptreas (artigo 60, 4, Constituio)

A limitao material aquela que tange ao contedo constitucional expressamente previsto. Logo, determinadas matrias constitucionais no podero ser objeto de modificao significativa.
Artigo 60, 4, CF no ser objeto de EC a proposta tendente a abolir:

I a Forma federativa do Estado; II o Voto direto, secreto, universal e peridico; III a Separao dos poderes; IV os Direitos e garantias individuais.

O rol das clusulas ptreas previsto no artigo 60, 4 da Constituio, um rol taxativo? Este rol exemplificativo, pois no poderia ser taxativo, uma vez que existem limitaes materiais implcitas.

Implcitas

So aquelas que no esto expressamente previstas no texto constitucional, mas decorrem da interpretao constitucional e dos princpios constitucionais. As limitaes implcitas reconhecidas de forma unnime pela doutrina so:
Art. 1, par. nico, da CF titularidade e exerccio do poder. Art. 60 Processo de Reforma Constitucional

A titularidade e exerccio do poder que pertence ao povo, conforme a previso do artigo 1, par. nico, da CF, bem como o Processo de Reforma Constitucional (art. 60, que consiste nas normas que regulamentam o processo de alterao da Constituio) constituem verdadeiras clusulas ptreas implcitas.

Qual a profundidade das clusulas ptreas? O que significa o termo tendente a abolir? Quanto a profundidade das clusulas ptreas, o STF firmou entendimento no sentido da interpretao extensiva. Logo, deve-se conferir mxima abrangncia as clusulas ptreas. O termo tendente a abolir significa que qualquer norma legal que venha alterar, excluir, abolir o ncleo substancial de algum direito protegido por clusula ptrea explcita ou implcita estar repleta de inconstitucionalidade.

2.2.3. Condicionamento O PCD est condicionado quanto a sua atuao a duas formas previstas na Constituio:
Emenda Constitucional (Artigo 60, da Constituio).

apresentada mediante proposta dos legitimados do Artigo 60 para posterior deliberao (discusso) e votao. A votao ocorrer em 2 turnos (dupla votao) em cada uma das casas do Congresso Nacional, sendo aprovada pelo quorum de 3/5 de todos os membros das respectivas casas.

Reviso Constitucional (Artigo 3, da ADCT).

aprovada mediante votao de todos os membros do Congresso Nacional, pela maioria absoluta (metade + 1 de todos os membros).

Quanto ao aspecto material, as emendas so pontuais, isto , so especficas, pois s atingem determinado ponto da Constituio. J a reviso pode atingir um todo, todo o sistema constitucional, pois mais ampla, respeitadas as clusulas ptreas.

Anda mungkin juga menyukai