Anda di halaman 1dari 4

REFLEXO SOBRE A HISTRIA DO NEGRO NO BRASIL

Claudia Lima*

A importncia dos estudos sobre a Histria do Negro no Brasil e da Histria da frica, deve ser entendida como parte importante da construo da identidade do povo brasileiro e, em particular da populao afrodescendente, atravs do qual, regata-se uma dvida histrica, no registro histrico oficial, daqueles que colaboraram, em uma escala gigantesca, no acumulo da riqueza nacional e no complexo multicultural que caracteriza e personaliza o povo brasileiro. Tratar uma temtica to complexa como a Histria do Negro no Brasil um exerccio de busca das nossas principais razes culturais, nas quais, esto inseridas 49% da populao brasileira1. Ao estabelecer diretrizes nos estudos do negro no Brasil, deve-se levar em conta a desinformao sobre a frica, sua histria e a sua complexidade cultural, que gera sentimentos de desagregao no povo afro-brasileiro e desenvolve um processo de negao na sua origem em funo de uma histria expropriada do continente africano. A identificao com a frica nem sempre assumida com orgulho pela maioria dos negros brasileiros e, neste sentido, a eloqncia do mito da democracia racial no Brasil no ideal de branqueamento, sustentado pela mestiagem, influncia nos contornos na identidade coletiva dos afro-brasileiros induzindo-os aos refgios simblicos dos mitos e heris nacionais, os quais, no os representam. Neste contexto, a imagem caricatural do africano na sociedade brasileira a do negro acorrentado aos grilhes do passado, imagem construda pela insistncia e persistncia das representaes da frica como a terra de origem dos negros escravizados, de um continente sem histria e repleta de animais selvagens. A frica tida sempre como o diferente com relao aos outros continentes, h um bloqueio sistemtico em pensar o negro sem o vnculo da escravido. O imaginrio social brasileiro tem dificuldades no processo do exerccio da cidadania na formulao do modelo de origem dos afrodescendentes.
1

Fonte: IBGE Instituto Brasileiro Geogrfico de Estatstica.

O fortalecimento desta construo identitria dos afro-brasileiros passa pelo trabalho de reconstruo do seu lugar social, marcado por mltiplas rupturas e traumatismos na trajetria de sua prpria histria. Portanto, os grupos de pertena2 definem, o perfil de seus integrantes, estabelecendo padres prprios de ideal e auto-estima. Iniciativas como o estudo da Histria do Continente Africano, tm como relevncia social e histrica o contexto principal da Histria do Negro no Brasil, este espao deve oferecer a iniciao para buscar entender e fixar e, posteriormente, desenvolver e aprofundar, as questes referentes frica, tendo como prerrogativa desvendar curiosidades e confirmar relatos que na Histria Universal, se faz de maneira maquiada, no pressuposto da menor importncia das culturas africanas no contexto histrico mundial. Os valores materiais e simblicos dos africanos em sua terra natal, suas estruturas sociais e religiosas, denotam personalidade singular no conjunto de um rico acervo artstico e cultural, chegando aos dias de hoje, atravs de tribos de modo vivente agrrio ou nas heranas nos novos territrios da dispora negra pelo mundo. O discurso da Histria, na atualidade, tem um perfil renovador, o vasto continente africano apresenta movimentos histricos prprios. A diversidade dos povos na frica resulta de uma geografia variada e de uma longa pr-histria. As interaes entre os muitos povos africanos geraram movimentos populacionais surpreendentes nos ltimos cinco mil anos como a expanso dos bantos no continente africano. Os grandes imprios africanos so destacados com suas caractersticas singulares, como tambm o movimento de islamizao no sculo XI, at a chegada dos portugueses, espanhis, holandeses, ingleses e franceses, que se lanaram ao mar e as conquistas econmicas e polticas, gerando dvidas histricas e deixando como legado, conflituosas heranas no territrio africano, refletidas at os dias de hoje. Os fatos histricos dos negros no Brasil so registrados, paralelamente a histria oficial brasileira, em algumas produes literrias, no sendo destacada de forma coerente na historiografia brasileira, pois, tal construo foi relatada atravs da tica do europeu, que deu grande nfase, a seus heris, enaltecendo seus feitos e deixando margem a efetiva contribuio do povo negro no enriquecimento e na formao da nao brasileira.
2

GRUPO DE PERTENA: grupo ao qual o indivduo est identificado social e economicamente; grupo ao qual o indivduo se encontra vinculado por laos ideolgicos ou tnicos; grupo que reflete, identifica e representa o indivduo na sociedade a qual pertence.

A formao da populao pluritnica no Brasil, decorrente das vrias naes africanas trazidas como mo-de-obra, que denotam ainda, nos tempos atuais, peculiaridades, identidades e representaes prprias, em alguns grupos especficos. Pelas mais variadas formas de embarque e tramitao pelo territrio brasileiro, mesmo depois da proibio do trfico, o contrabando e a migrao interna, realimentaram o fenmeno da miscigenao no Brasil. Sem que se possa oferecer um balano exato da extradio da frica para o Brasil de homens, mulheres e crianas, no entanto, pode-se afirmar que em maior nmeros vieram s etnias sudanesa e banto. Na chegada ao Brasil, recebiam nomes de procedncia, muitas vezes do navio que os transportavam, outras vezes consignados em seus prprios documentos, assim, mesmo sabe-se que no possuam origem nica, assim, jjes, congos, angolas, cafres, cabindas, entre muitos outros, eram embarcados na frica, por exemplo, no Forte de So Joo da Mina e na chegada ao Brasil, eram denominados negros minas. Esta mo-de-obra foi trazida revelia da vontade destes homens e mulheres, porm, este contingente recrutado na frica produziu riquezas, primeiro para a Metrpole portuguesa e depois para os seus prprios signatrios. Primeiro no ciclo da cana-de-acar, a seguir no ciclo do ouro, depois no ciclo do caf. Tipos tnicos distintos trabalharam no Brasil nas charqueadas, nas plantaes de algodo e fumo, nos engenhos, fazendas e estncias, como pees, boiadeiros, tropeiros, capatazes, negociantes, vendedores ambulantes, arteses e como soldados, nas pelejas territoriais. Isto sem retratar a importncia do papel da mulher africana, nas artes do fazer, do cozer, do criar, do despojamento no amar e na suplantao das profundas marcas das perdas. Da frica vieram naes de diversos locais como: Acra, Ajuda, Alto Volta, Ambacas, Ambace, Amboim, Angoche, Angola, Axnti, Bacuir, Bailundo, Bamaco, Bamba, Bambara, Bambo, Banguela, Benin, Baru, Bateque, Benguela, Biafra, Bi, Biguda, Bijangs, Bissau, Cabinda, Cabo Verde, Cacheu, Cacongo, Cafraria, Calabar, Camares, Caange, Congo, Costa dos Dentes, Costa dos Escravos, Costa do Marfim, Costa da Mina, Costa do Ouro, Costa do Gro ou da Pimenta, Costa do Vento, Daom, Fnti, Gabo, Gambia, Gaza, Guin, GuinBissau, Ibo, Ilorim, Lagos, Libria, Libolos, Libongo, Libreville, Loango, Loureno Marques, Luanda, Macuana, Malaui, Malemba, Mali, Manianga, Manica, Maniema, Moambique, Nger, Nigria, Novo Redondo, Nup, Quelimane, Quianga, Quimbande, So Jorge da Mina, 3

Sego, Senegal, Senegmbia, Serra Leoa, Sofala, Sudo, Tanznia, Tete, Togo, Tombuctu, Uganda, Zama, Zmbia, Zambzia, Zanzibar. No Brasil, tais naes africanas, enfrentaram o desafio do pluralismo cultural em um processo de emprstimos e de transculturao3. A investigao histrica comprova a construo de uma identidade afro-brasileira, resgatada atravs da memria e da valorizao do povo africano. As migraes em territrio brasileiro, na poca Colonial e Imperial, propiciaram as culturas africanas estreitas relaes que formaram elos identitrios, de onde se originaram as mobilizaes e as resistncias tais como: os quilombos, as irmandades e as confrarias, as religies de cultos africanos, como tambm, as revoltas, insurreies e confrontos que contriburam no inventrio das mudanas e transformaes pela persistncia na alterao das estruturas sociais, at os dias de hoje. Os movimentos negros organizados, ao longo do tempo, nos discursos sobre as desigualdades raciais, enfatizam a reconstruo de sua identidade como plataforma mobilizadora no caminho da conquista da sua plena cidadania. O silncio foi sempre uma estratgia de sobrevivncia das culturas de origem africana, porm, o esquecimento faz parte da dvida histrica nacional brasileira.

* Claudia Lima graduada em Comunicao Social, com Especializaes em Histria da frica e do Brasil e Mestrados em Gesto de Polticas Pblicas pela Fundao Joaquim Nabuco e Cincias da Religio pela Universidade Catlica de Pernambuco, tambm etngrafa, folclorista, africanista, escritora e pesquisadora. A autora rene todas as suas pesquisas, artigos, estudos e ensaios na home-page: www.claudialima.com.br.

TRANSCULTURAO: Processo de troca recproca de valores culturais.

Anda mungkin juga menyukai