Anda di halaman 1dari 5

PROTOCOLO

Entre: O Estado Portugus, aqui representado pelo Ministro da Educao e Cincia, Prof. Doutor Nuno Paulo de Sousa Arrobas Crato, A Universidade de Lisboa, aqui representada pelo seu Reitor, Prof. Doutor Antnio Sampaio da Nvoa e A Universidade Tcnica de Lisboa, aqui representada pelo seu Reitor, Prof. Doutor Antnio Cruz Serra,

Considerando: Que o XIX Governo Constitucional assumiu no seu Programa o estudo de possveis medidas conducentes reorganizao da rede pblica de instituies de Ensino Superior; Que os Conselhos Gerais da Universidade de Lisboa e da Universidade Tcnica de Lisboa, rgos colegiais mximos das respectivas instituies, aos quais compete, nomeadamente, nos termos das alneas a) e b) do n. 2 do artigo 82. da Lei n. 62/2007, de 10 de setembro, que adotou o Regime Jurdico das Instituies de Ensino Superior (RJIES), aprovar os planos estratgicos de mdio prazo e as linhas gerais de orientao da instituio no plano cientfico, pedaggico, financeiro e patrimonial, deliberaram, em 30 de abril de 2012, propor ao Governo a fuso das mencionadas instituies de ensino superior; Que a proposta de criao de uma nova Universidade de Lisboa, mediante a fuso das Universidades de Lisboa e Tcnica de Lisboa, resulta da vontade expressa de duas instituies centenrias, que se complementam, de acompanhar a evoluo do conhecimento na cincia, na tecnologia, nas artes e nas humanidades, e de fazer parte da contnua dinmica de valorizao das grandes universidades.
1

Que a nova Universidade de Lisboa, porque ser uma universidade com o conjunto das reas do conhecimento, nela se cultivando as Artes e as Humanidades, as Cincias, as Engenharias, as Cincias da Vida, da Sade, da Terra e do Espao, o Direito, a Economia e as Cincias Sociais, e reas to cruciais do nosso tempo como o Ambiente, o Clima, a Energia, a Educao, o Desporto e o Territrio, propiciar colaboraes e sinergias, e tambm a mobilidade de estudantes, docentes e investigadores, contribuindo deste modo para o progresso do saber e para o progresso de Portugal; Que a razo principal para a criao de uma nova Universidade reside na possibilidade de expandir a capacidade de investigao e de ensino, de potenciar a fertilizao mtua entre as disciplinas e os temas de fronteira, trabalhando em reas interdisciplinares do conhecimento e em temticas de convergncia, na linha das melhores prticas internacionais. Que se pretende construir em Lisboa uma universidade de referncia na Europa e no mundo, que pode desempenhar um papel decisivo na projeco da lngua e da cultura portuguesas, bem como uma presena forte e dinmica na cidade de Lisboa e no pas.

Considerando ainda: Que o XIX Governo Constitucional assumiu no seu Programa a procura de medidas de simplificao de procedimentos burocrticos nas instituies, em ambiente de responsabilizao e de prestao de contas; Que o governo de uma universidade moderna exige grande autonomia, tal como reconhecido na Constituio da Repblica e que o Governo se empenha em respeitar, desenvolver e aprofundar; Que a flexibilidade de gesto, em particular no que diz respeito s receitas prprias, fundamental para reforar a capacidade de iniciativa das instituies e a sua participao em projectos nacionais e internacionais, de investigao, de prestao de servios, de transferncia de conhecimento e de apoio s polticas pblicas.

Considerando, finalmente, que o processo traduz a vontade praticamente unnime das duas instituies, manifestada atravs dos seus rgos
2

representativos e dos rgos das respetivas Escolas, tendo sido objeto de um intenso e participado debate interno;

celebrado o presente Protocolo, prvio ao diploma legal de fuso da Universidade de Lisboa e da Universidade Tcnica de Lisboa, doravante abreviadamente designadas por UL e UTL, respetivamente, a emitir no mbito da competncia legislativa do Governo, que se rege pelas clusulas seguintes:

Clusula 1. O Governo reconhece a importncia do projeto de fuso entre a UL e a UTL e assume, pelo presente instrumento, o compromisso de apoiar esta iniciativa das duas universidades e de aprovar o decreto-lei de fuso das referidas instituies de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 55., n. 3, da Lei n. 62/2007, de 10 de setembro (RJIES), de acordo com o calendrio infra estabelecido.

Clusula 2. A UL e a UTL assumem, pelo presente instrumento, o compromisso de trabalhar em conjunto e de forma articulada entre si, e com o Governo, na construo deste projeto, durante o tempo e as fases necessrias para a sua concretizao, de forma aberta e colaborante, designadamente com o Ministrio da Educao e Cincia, tendo em vista o desiderato comum de criao de uma nova universidade em Lisboa.

Clusula 3. O Governo compromete-se a aplicar nova universidade de Lisboa um quadro jurdico de autonomia reforada, com regras claras e rigorosas de responsabilizao e prestao de contas.

Clusula 4.
3

A nova universidade de Lisboa respeita a tradio da Universidade de Lisboa e da Universidade Tcnica de Lisboa, no que diz respeito autonomia das suas Escolas, sem prejuzo do seu carcter diferenciado e evolutivo, da possibilidade de criao de unidades transversais destinadas ao reforo da coeso interna e racionalizao dos recursos humanos, materiais e tecnolgicos.

Clusula 5. A nova universidade ser titular de todos os direitos e obrigaes das duas universidades fundidas, de qualquer fonte e natureza, designadamente no que diz respeito aos direitos dos estudantes e do pessoal docente e no docente.

Clusula 6. O diploma legal de criao da nova universidade identificar o seu patrimnio, que ser constitudo pela totalidade dos bens e direitos, mobilirios e imobilirios, que data da sua criao estejam afetos s duas universidades fundidas e s respectivas unidades orgnicas, bem como pelo patrimnio que nela seja integrado nessa ocasio.

Clusula 7. Os Estatutos da nova Universidade sero elaborados por uma assembleia estatutria constituda pelos conselhos gerais das duas universidades, devendo contar com a colaborao dos responsveis das unidades orgnicas e dos senados e ser submetidos a discusso pblica no seio das comunidades acadmicas.

Clusula 8. As partes outorgantes concordam em estabelecer, em consonncia, o seguinte calendrio de aes com vista a assegurar a concretizao da fuso da UL e da UTL no quadro temporal de 2012-2013:

- Setembro 2012: aprovao do decreto-lei de fuso, dispondo, para alm dos aspetos enunciados no n. 3 do art. 55. do RJIES, nomeadamente, acerca da prorrogao dos mandatos dos rgos das duas universidades e das respetivas Escolas; - at Maro de 2013: Elaborao e aprovao dos estatutos e incio do processo de eleio dos rgos de governo da nova Universidade.

Lido e assinado em 2 de Agosto de 2012.

Pelo Estado Portugus, em representao do Governo, O Ministro da Educao e Cincia,

Pela Universidade de Lisboa, O Reitor,

Pela Universidade Tcnica de Lisboa, O Reitor,

Anda mungkin juga menyukai