Anda di halaman 1dari 3

Como posso ter certeza de que Jesus Cristo realmente ressuscitou?

O mais poderoso sinal confirmando ser Jesus quem ele diz ser, o Filho de Deus, a
sua ressurreio dos mortos (Romanos 1:4). Esta uma questo com grandes implicaes. A ressurreio realmente aconteceu? Ela realmente a maior exceo "ao to temido e inevitvel destino do homem"? Muitos atualmente consideram a ressurreio de Cristo como um dos mais certos e seguros eventos da histria. Um debate crucial sobre a questo "Jesus realmente se levantou dos mortos?" tomou lugar recentemente entre o mundialmente renomado filsofo atesta, Dr. Anthony Flew, e o erudito do Novo Testamento e cristo, Dr. Gary Habermas. Um jri de cinco filsofos de universidades de destaque julgou o debate. Qual foi a concluso? Quatro votos para Habermas. Nenhum para Flew. Um empate.[1] Os juzes consideraram que Flew retrau-se para sofismas filosficos ao evadir-se de fatos histricos amplamente reconhecidos citados pelo Dr. Habermas. 12 FATOS HISTRICOS AMPLAMENTE RECONHECIDOS SOBRE A ressurreio: Estes fatos (citados por Habermas) incluem: [2] 1. Jesus Cristo morreu devido aos rigores da crucificao. 2. Jesus foi enterrado. 3. A morte de Jesus Cristo levou os discpulos a perderem a esperana e se desesperarem. 4. Muitos eruditos afirmam que o tmulo de Jesus foi encontrado vazio uns poucos dias depois de sua morte e sepultamento. 5. A este tempo, os discpulos haviam tido experincias reais que eles acreditavam ser experincias literais de um Jesus ressureto. 6. Os discpulos foram transformados de homens cheios de dvidas, receosos de se identificarem com Jesus, a corajosos proclamadores de sua morte e ressurreio querendo, inclusive, morrer por e ssa crena. 7. A ressurreio constitua o centro da mensagem dos discpulos. 8. A ressurreio foi proclamada em Jerusalm, onde o tmulo vazio se encontrava. Como resultado: 9. A igreja nasceu e comeou a crescer ... 10. ...sendo o domingo o dia principal para a adorao. 11. Tiago, o irmo ctico de Jesus, converteu-se por causa da ressurreio. 12. Paulo, o grande perseguidor do Cristianismo, tambm foi convertido por causa da ressurreio. 13. To grande foi o impacto deste evento nico sobre o primeiro sculo que seus efeitos tm sido descritos como um "crculo crescente de ondas" e"um pedra jogada no poo da histria". [3] Em um dos mais estranhos desfechos da histria, uma mensagem centrada em um criminoso morto (1 Corntios 1:23) veio a ser proclamada como as boas novas. Igualmente espantosa foi a extenso da transformao ocorrida em todo o Imprio Romano aps a sua roclamao. O mpeto para esta mensagem era a convico de que o mesmo Jesus que fora

crucificado estava novamente vivo. Estes fatos so admitidos mesmo pelos mais cticos.[4] 14. A histria da ressurreio, de fato, teve seus crticos desde o seu comeo. Comeando com o relatrio dado pelos guardas do tmulo emMateus 28:11f e em todas as estrias at o presente, grandes esforos tm sido empregados para explicar a ressurreio. Cada nova tentativa, entretanto, mais perversa que as anteriores[5] e, ainda assim, falha diante de fatos indisputveis. 15. Consideremos agora ... SEIS OBJEES CTICAS MAIS COMUNS levantadas pelos crticos da ressurreio de Cristo ... 1. 2. 3. 4. 5. 6. A ressurreio de Jesus Cristo um mito, e no uma histria real. As histrias da ressurreio esto cheias de contradies. Milagres no so possveis. O corpo foi roubado. Jesus somente desmaiou e depois se recuperou de suas feridas. As testemunhas estavam apenas vendo coisas.

REFERNCIAS E NOTAS
1. Gary R. Habermas e Anthony G.N. Flew, Did Jesus Rise From the Dead?toda a transcrio, Terry L. Miethe, editor (San Francisco: Harper & Row, 1987), p. XIIIf. [voltar] 2. Ibid. pp. 19-20. [voltar] 3. Karl Barth, The Word of God and the Word of Man (Harper, 1957), p. 63. [voltar] 4. Will Durant, The Story of Civilization, Vol. III (Simon and Schuster, 1972), p. 553f. [voltar] 5. John Shelby Spong argumenta que Pedro se sentiu to mal sobre a morte de Jesus que o imaginou retornando vida. [John Shelby Spong, Resurrection: Myth or Reality? (San Francisco: Harper San Francisco, 1994), p. 255.] Dr. Cavin da U.C. Irvine argumenta que Jesus tinha uma irmo gmeo que comeou uma fara sobre a ressurreio. [R.G. Cavin em William Craig vs. Robert Greg Cavin. Dead or Alive? A Debate on the Resurrection of Jesus. (California: Simon Greenleaf University, 1995).] Barbara Thiering argumenta que os Evangelhos esto em uma linguagem codificada que ela decodificou atravs dos Manuscritos do Mar Morto. Sua bizarra teoria afirma que Jesus foi drogado e crucificado perto do Mar Morto, mas sobreviveu. Ele ento se casou com Maria Madalena, e depois com outra mulher e morreu em avanada idade. Note a improbabilidade extrema aqui: A igreja primitiva teria sido completamente enganada enquanto Thiering, 20 sculos depois, descobre a verdade. [Barbara Thiering, Jesus The Man: A New Interpretation From the Dead Sea Scrolls (New York: Doubleday, 1992).] C.S. Lewis expe tais absurdas pretenses em C.S. Lewis, Mere Christianity(New York: Macmillan, 1952), p. 191f.[voltar] Translated by Ronaldo Melo Ferraz (Brazil). Autor: Rev. Gary W. Jensen, M.Div. Editor: Paul S. Taylor, Eden Communications. Suprido por Eden Communications. Copyright 1998, Todos os direitos reservados - exceto como notado na pgina Usos e Copyright que granjeia aos usurios da ChristianAnswers.Net direitos generosos de usarem esta pgina em suas casas, em seu testemunho pessoal, em suas escolas e igrejas.

www.ChristianAnswers.Net/portuguese Christian Answers Network

PO Box 200 Gilbert AZ 85299 EUA

Anda mungkin juga menyukai